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Abreu, Mery Natali Silva
Lana, Francisco Carlos Felix
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Id: biblio-1290299
Autor: Almeida, Camila Souza de; Abreu, Mery Natali Silva; Andrade, Silmara Nunes; Lana, Francisco Carlos Félix.
Título: Factors associated to alcohol use by adolescents / Factores asociados al consumo de alcohol por parte de adolescentes / Fatores associados ao uso de álcool por adolescentes
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;30:e20190008, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective to analyze the association between alcohol use by adolescents and environmental, family and social relations factors. Method and epidemiological study, of the cross-sectional cohort type, with a sample consisting of 303 students from the Brazilian 9thgrade of elementary level of public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais, Brazil. Data was collected through the replication of the "General Information" and "Use of Alcohol" modules from the National Survey of School Health - 2015. The answer variable was alcohol consumption in life, associating it with explanatory variables related to: living with parents, maternal schooling, administrative dependency of the school, alcohol use by friends, and future perspectives. Univariate and multivariate analyses were used using Pearson's chi-square tests and Poisson's model for robust variances. Results an association was found in the multivariate analysis between consumption of beverages and intending to study only until high school or technical school (p=0.007), continuing to study and work (p=0.003), not living with parents (p=0.010), and having friends who make use alcohol (p=0.009). Conclusion social relationships were the most relevant factor for alcohol consumption by adolescents, mainly influenced by friends who use it and by the interpersonal relationships established by them.

RESUMEN Objetivo analizar la asociación entre el consumo de alcohol por parte de adolescentes y los factores ambientales, familiares y de relaciones sociales. Método estudio epidemiológico de coorte transversal, con una muestra constituida por 303 estudiantes del 9º año do enseñanza fundamental de escuelas públicas y privadas de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Los datos se recolectaron por medio de la replicación de los módulos de "Información general" y "Consumo de Alcohol" de la Investigación Nacional de Salud Escolar - 2015. La variable de respuesta fue el consumo de alcohol en la vida, asociándola a las variables explicativas relacionadas con lo siguiente: vivir con los padres, escolaridad materna, dependencia administrativa de la escuela, consumo de alcohol en amigos y perspectivas a futuro. Se empleó análisis univariado y multivariado por medio de las pruebas de chi-cuadrado de Pearson y el modelo de Poisson para las varianzas robustas. Resultados se obtuvo una asociación en el análisis multivariado entre consumir bebidas alcohólicas y tener pensado estudiar solamente hasta el nivel medio o técnico (p= 0,007), seguir estudiando y trabajar (p=0,003), no vivir con los padres (p=0,010) y tener amigos que consumen alcohol (p=0,009). Conclusión las relaciones sociales fueron el factor más relevante para el consumo de alcohol por parte de los adolescentes, influenciado principalmente por los amigos que lo consumen y por las relaciones interpersonales por ellos establecidas.

RESUMO Objetivo analisar a associação entre uso de álcool por adolescentes e os fatores ambientais, familiares e de relações sociais. Método estudo epidemiológico, de coorte transversal, com amostra constituída por 303 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio da replicação dos módulos "Informações Gerais" e "Uso de Álcool" da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - 2015. A variável resposta foi consumo de álcool na vida, associando-a a variáveis explicativas relacionadas com: morar com os pais, escolaridade materna, dependência administrativa da escola, uso de álcool por amigos e perspectivas futuras. Utilizou-se de análise univariada e multivariada por meio dos testes de qui-quadrado de Pearson e modelo de Poisson para as variâncias robustas. Resultados obteve-se associação na análise multivariada entre fazer uso de bebidas e pretender estudar apenas até o ensino médio ou técnico (p=0,007), continuar a estudar e trabalhar (p= 0,003), não morar com os pais (p=0,010) e ter amigos que fazem uso de álcool (p= 0,009). Conclusão as relações sociais foram o fator mais relevante para o uso de álcool por adolescentes, influenciado principalmente pelos amigos que fazem o uso e as relações interpessoais estabelecidas por eles.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Estudos Transversais
Adolescente
Comportamento do Adolescente
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Alcoolismo
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1282595
Autor: Carvalho, Katrine Nascimento de; Zanin, Luciane; Flório, Flavia Martão.
Título: Percepção de escolares e enfermeiros quanto às práticas educativas do programa saúde na escola / Students and nurses perception regarding the educational practices of the health at school program / Percepción de estudiantes y enfermeras sobre las prácticas educativas del programa de salud en la escuela
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;15(42):2325, 20200210. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Identificar as dificuldades do enfermeiro nas ações desenvolvidas no PSE e avaliar a percepção dos alunos sobre o programa. Métodos: 6 enfermeiros e 358 alunos de escolas públicas vinculadas ao PSE do município de Parnaíba-Piauí-Brasil responderam a um questionário pré-testado, adequado ao público alvo: escolares ou profissionais. Resultados: Alunos reconheceram a atuação do enfermeiro no cenário escolar, mas a maioria relatou que não houve avaliação dos problemas de saúde, que não teve pressão arterial verificada, que não foram orientados sobre hábitos nutricionais e que nunca receberam orientações sobre vacinação. A ação com maior coerência nas respostas entre os participantes foi aferição do peso e altura (65,6%) e a de menor foi a avaliação da visão (15,4%). Conclusão: Os enfermeiros destacam que o excesso de atribuições na UBS, a ausência de envolvimento das escolas e a falta de articulação intersetorial são os principais problemas para a boa execução do PSE.

Objective: To identify the difficulties of the nurse performance in the actions carried out in the PSE, and to evaluate the student's perception about the program through validated questionnaires containing open and closed questions. Methods: 6 nurses and 358 students from public schools located in the city of Parnaíba-Piauí-Brazil answered a pre-tested questionnaire appropriate for the target audience: students or professionals. Results: Students acknowledged the nurse's performance in the school setting, but the majority reported that there was no assessment of health problems, no blood pressure checked, no orientation on nutritional habits and no guidance on vaccination. The action with the most coherence in the responses among the participants was the measurement of weight and height (65.6%) and the lowest was the assessment of vision (15.4%). Conclusion: The nurses highlight that the excess of assignments in the UBS, the lack of involvement of schools and the lack of intersectoral articulation are the main problems for the good execution of the PSE.

Objetivo: Identificar las dificultades de los enfermeros en las acciones desarrolladas en el PSE y evaluar la percepción de los estudiantes sobre el programa. Métodos: 6 enfermeros y 358 estudiantes de escuelas públicas de la ciudad de Parnaíba-Piauí-Brasil respondieron un cuestionario previamente aprobado. Resultados: Los estudiantes reconocieron el desempeño de lo enfermero en el entorno escolar, pero la mayoría informó que no hubo una evaluación de los problemas de salud, no se verificó la presión arterial, no hubo orientación sobre los hábitos nutricionales y ningún consejo sobre la vacunación. La acción con la mayor coherencia en las respuestas entre los participantes fue la medición del peso y la altura (65,6%) y la más baja fue la evaluación de la visión (15,4%). Conclusión: Las enfermeras destacan que el exceso de atribuciones en la UBS, la falta de participación de las escuelas y la falta de articulación intersectorial son los principales problemas para la buena ejecución del PSE.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Atenção à Saúde
Promoção da Saúde
Serviços de Saúde
Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1284549
Autor: Araújo, Karla Brandão de; Abinader, Erika Oliveira; Araújo, Vanessa Brandão de; Castro, Jamilly Brandão de; Brandão, Karem de Souza.
Título: Serviço de saúde escolar: evidências da literatura / School health service: evidence fromtheliterature / Servicio de salud escolar: evidencia de laliteratura
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):227-238, maio 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Serviços de Saúde Escolar
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Serviços de Saúde
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Tipo de Publ: Revisão de Integridade Científica
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1289395
Autor: Reyna Rosales, Karina; Paredes Solís, Sergio; Flores Moreno, Miguel; Rios Rivera, Claudia Erika; Paredes Juárez, Sergio; Andersson, Neil.
Título: Caries en primeros molares permanentes y factores asociados a esta en escolares de Acapulco / Caries in permanent first molars and associated factors with its in schoolchildren from Acapulco
Fonte: Rev. cuba. estomatol;58(2):e3156, 2021. graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La caries es una de las enfermedades bucodentales más frecuentes y, por ser las primeras en emerger, los primeros molares permanentes son las piezas más susceptibles a esta afección. Objetivo: Estimar la prevalencia de caries y factores asociados a esta en los primeros molares permanentes en escolares de segundo grado de primaria. Métodos: Estudio transversal, en estudiantes de segundo grado en 17 de 67 escuelas públicas de Acapulco, Guerrero. Un cuestionario autoadministrado se utilizó para obtener datos sociodemográficos y hábitos de higiene dental. La caries y la presencia de placa dentobacteriana se midieron a través de índices epidemiológicos, el CPOD (diente cariado, obturado y perdido) y el O'Leary. Se estimó la razón de momios e intervalo de confianza de 95 por ciento, ajustada por conglomerado, como medida de la fuerza de asociación mediante análisis multivariado. Resultados: Se revisaron 3332 primeros molares permanentes, el 21 por ciento tuvo caries, el 6 por ciento tuvo obturaciones y el 1 por ciento ya se había extraído. El índice CPOD de caries grupal fue 0,27. Cinco factores estuvieron asociados a la caries de los primeros molares permanentes: higiene dental deficiente (RMa = 2,87), técnica de cepillado dental inadecuada (RMa = 1,70), tomar alguna bebida dulce antes de ir a dormir (RMa = 1,68), visitar al dentista (RMa = 0,67) y aplicación de flúor (RMa = 0,61). Conclusiones: La prevalencia de caries en los primeros molares permanentes fue 21 por ciento dentro del rango reportado en otros estudios. Fueron identificados cinco factores asociados a la caries: higiene dental deficiente, técnica de cepillado inadecuado, consumo de azúcares antes de dormir, visitas al dentista y aplicación de flúor. Estos factores orientan sobre qué medidas preventivas se deben promover en los escolares para la preservación de sus piezas dentales(AU)

Introduction: Caries is the most frequent oral disease and the first permanent molars are very susceptible to this condition because they are the first teeth to emerge. Objective: To estimate the prevalence of caries its associated factors in the first permanent molars in second grade primary school children. Methods: A cross-sectional study was carried out in second grade students in 17 out of 67primary public schools in Acapulco, Guerrero. We applied a self-administered questionnaire to obtain sociodemographic data and dental hygiene habits. Caries and the presence of dentobacterial plaque were measured through epidemiological indices, CPOD (decayed, blocked and lost tooth) and O'Leary index. The odds ratio and 95 percent confidence interval, adjusted by cluster, were estimated as a measure of strength of association through multivariate analysis. Results: We reviewed 3 332 permanent first molars, 21 percent had cavities, 6 percent had seals and 1 percent had already been removed. The CPOD index of group caries was 0,27. We found five factors associated with caries of the first permanent molars: deficient dental hygiene (RMa=2,87), inadequate tooth brushing technique (RMa=1,70), drinking a sweet drink before bedtime (RMa=1,68), visiting the dentist (RMa=0,67) and fluoride application (RMa=0,61). Conclusions: Prevalence of caries in the first permanent molars was 21 percent, within the range reported in other studies. Five factors associated with caries were identified: poor dental hygiene, inadequate brushing technique, consumption of sugars before going to sleep, visits to the dentist and application of fluoride. These factors guide what preventive measures should be promoted in schoolchildren for the preservation of their teeth(AU)
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Escovação Dentária/métodos
Cárie Dentária/epidemiologia
Dente Molar/lesões
-Higiene Bucal/métodos
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1290315
Autor: Baggio, Maria Aparecida; Alves, Karine Ribeiro; Cavalheiro, Raiana Friedrich; Matias, Laurinda de; Hirano, Aline Renata; Machineski, Gicelle Galvan; Caldeira, Sebastião.
Título: Childhood obesity in the perception of children, families and health and education professionals / La obesidad infantil desde la óptica de los niños, familiares y profesionales de la salud y la educación / Obesidade infantil na percepção de crianças, familiares e profissionais de saúde e de educação
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;30:e20190331, 2021.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to understand the perspective of children, families and health and education professionals about childhood obesity. Method: a qualitative research study with the participation of 13 children, 12 family members, seven health professionals in primary care and seven education professionals, all linked to the Health at School Program. Data was collected through semi-structured interviews, using recreational resources and applying a scale of silhouettes with children, during the period from April 2017 to March 2018. The analysis was based on the assumptions of thematic content analysis. Results: three categories were identified: Multifactoriality of childhood obesity; Body image by the child, by family members and bullying at school; Perspectives and actions associated with childhood obesity. For the study participants, childhood obesity is conditioned by overeating, with a low nutritional value, in addition to insufficient physical activity. They also understand that the actions to combat obesity proved to be incipient or insufficient. For children, obesity implies dissatisfaction with body image and bullying at school. Conclusion: according to the perspective of the participants, there is a need for integrated actions between health and education professionals, including children and family members, to prevent and combat childhood obesity; in addition to governmental actions to strengthen public policies that consider health promotion and prevention of harms to the child population.

RESUMEN Objetivo: comprender la perspectiva de los niños, familiares y profesionales de la salud y la educación sobre la obesidad infantil. Método: investigación cualitativa con la participación de 13 niños, 12 familiares, siete profesionales de la salud de atención primaria y siete profesionales de la educación, todos vinculados al Programa Salud en la Escuela. La recolección de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas, mediante la utilización de recursos lúdicos y la aplicación de una escala de siluetas con niños, de abril de 2017 a marzo de 2018. El análisis se basó en los supuestos del análisis de contenido temático. Resultados: se identificaron tres categorías: Multifactorialidad de la obesidad infantil; Imagen corporal desde la óptica del niño, los familiares y el bullying infantil; Perspectivas y acciones asociadas a la obesidad infantil. Para los participantes del estudio, la obesidad infantil está condicionada por la sobrealimentación, con bajo valor nutricional, además de una actividad física insuficiente. También entienden que las acciones para combatir la obesidad resultaron ser incipientes o insuficientes. Para los niños, la obesidad implica insatisfacción con la imagen corporal y bullying escolar. Conclusión: desde la perspectiva de los participantes, existe la necesidad de implementar acciones integradas entre los profesionales de la salud y la educación, los niños y los familiares, para prevenir y combatir la obesidad infantil; además de acciones gubernamentales para fortalecer políticas públicas que consideren la promoción de la salud y la prevención de lesiones en la población infantil.

RESUMO Objetivo: compreender a perspectiva de crianças, familiares e profissionais da saúde e da educação acerca da obesidade infantil. Método pesquisa qualitativa com participação de 13 crianças, 12 familiares, sete profissionais da saúde da atenção básica e sete profissionais da educação, todos vinculados ao Programa Saúde na Escola. A coleta de dados foi por entrevista semiestruturada, utilização de recursos lúdicos e aplicação de escala de silhuetas com crianças, no período de abril de 2017 a março de 2018. A análise foi fundamentada nos pressupostos da análise temática de conteúdo. Resultados: foram identificadas três categorias: multifatorialidade da obesidade na infância; Imagem corporal pela criança, por familiares e o bullying na escola; Perspectivas e ações associadas à obesidade infantil. Para os participantes do estudo a obesidade infantil é condicionada por alimentação excessiva, com baixo valor nutricional, além da prática insuficiente de atividade física. Entendem, ainda, que as ações para combater a obesidade se mostraram incipientes ou insuficientes. Para as crianças a obesidade implica na insatisfação com a imagem corporal e no bullying escolar. Conclusão: conforme a perspectiva dos participantes, aponta-se para a necessidade de ações integradas entre profissionais da saúde e da educação, que incluam crianças e familiares, para prevenção e combate da obesidade infantil; além de ações governamentais para o fortalecimento das políticas públicas que consideram a promoção da saúde e prevenção de agravos à população infantil.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Família
Saúde da Criança
Educação
Obesidade Pediátrica
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1282276
Autor: Coelho Neto, Rogerio Luz.
Título: Reduzindo iniquidades uma defesa da reabertura de escolas no Brasil / Reducir las inequidades: una defensa de la reapertura de escuelas en Brasil / Reducing inequities: a defense of the reopening of schools in Brazil
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;16(43):2695, 20210126.
Idioma: pt.
Resumo: Nesse artigo se desenvolve uma defesa para a reabertura das escolas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Devido ao avanço do conhecimento da pandemia, atualmente, sabemos que crianças se infectam menos e são menos infecciosas que os adultos pelo vírus SARS-Cov-2. O fechamento de escolas como única forma de isolamento social não parece efetivo em diminuir a transmissão comunitária, nem a redução da curva de utilização de leitos ou de UTI por COVID-19. Faria sentido as escolas fechadas sendo associado a outras formas de mitigação da transmissão e se isso fosse incentivado por uma comunicação objetiva e clara por parte dos agentes governamentais. Como isso não ocorre e o isolamento não está sendo seguido pela população em geral, o fechamento das escolas só traz prejuízo para as crianças, em especial as mais vulneráveis. Este artigo conclui que protocolos de reabertura segura e informada das escolas deveriam ser imediatamente considerados

This article defends the reopening of schools during the COVID-19 pandemic in Brazil. Due to the advancement of knowledge about the pandemic, we now know that children are less infected and less infectious than adults with the SARS-Cov-2 virus. School closure as the only form of social distancing does not seem to be effective in reducing community transmission, nor in flattening the curve of beds or ICU usage by COVID-19. It would make sense if school closure was associated with other forms of mitigating the transmission and if these were encouraged by objective and clear communication by government officials. As this did not happen and isolation is not being followed by the general population, the closing of schools only brings harm to children, especially the most vulnerable. This article concludes that protocols for safe and informed reopening of schools should be considered immediately

En este artículo, se desarrolla una defensa para la reapertura de escuelas durante la pandemia COVID-19 en Brasil. Debido al avance del conocimiento sobre la pandemia, ahora sabemos que los niños están menos infectados y son menos infecciosos que los adultos con el virus SARS-Cov-2. El cierre de escuelas como única forma de aislamiento social no parece ser efectivo en la reducción de la transmisión comunitaria, ni en la reducción de la curva de uso de camas o UCI por COVID-19. Tendría sentido que las escuelas cerradas se asociaran con otras formas de mitigar la transmisión y si esto fuera alentado por una comunicación objetiva y clara por parte de los funcionarios gubernamentales. Como esto no sucede y la población en general no sigue el aislamiento, el cierre de las escuelas solo trae daños a los niños, especialmente a los más vulnerables. Este artículo concluye que los protocolos para la reapertura segura e informada de las escuelas deben considerarse de inmediato.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Infecções por Coronavirus
-Índice de Vulnerabilidade Social
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1290682
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública. Dirección de Promoción de la Salud.
Título: Cartilla educativa para la promoción de la salud ocular en las instituciones educativas. Dirigido a docentes / Educational booklet for the promotion of eye health in educational institutions. Aimed at teachers.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública. Dirección de Promoción de la Salud; Oct. 2017. 19 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación describe los lineamientos básicos en los que descansa la salud ocular de cualquier país; es pues, un complemento de los manuales de atención integral de salud. Está escrito en un lenguaje sencillo y directo para la mejor comprensión de los conocimientos y técnicas que se describen. Está elaborado para ser utilizado por el docente, que orienta al personal de salud en la enseñanza teórica y en los aspectos prácticos
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Saúde Ocular
Técnicas, Medidas, Equipamentos de Medição
Docentes
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1290680
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública. Dirección de Promoción de la Salud.
Título: Módulo educativo para la promoción de la salud ocular en las instituciones educativas. Dirigido al personal de salud / educational module for promoting eye health in educational institutions. Directed health personnel.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública. Dirección de Promoción de la Salud; Oct. 2017. 67 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El módulo educativo está estructurado en tres sesiones de aprendizaje, cada sesión educativa considera un marco teórico de referencia y un diseño de aprendizaje basado en la metodología de educación para adultos. En el módulo se emplea una metodología participativa, vivencial y reflexiva, que valora las capacidades y conocimientos previos de los participantes. Esta metodología prioriza las sesiones de acuerdo a las necesidades de los participantes y que puedan desarrollarse en un taller con una duración de seis horas o en reuniones periódicas
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Saúde Ocular
Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1003720
Autor: Castro-Sandoval, Grace; Carrasco-Portiño, Mercedes; Solar-Bustos, Francisca; Catrien-Carrillo, Marcelo; Garcés-González, Camila; Marticorena-Guajardo, Camila.
Título: Impacto de las políticas de educación sexual en la salud sexual y reproductiva adolescente en el sur de chile, período 2010 - 2017 / Impact of sexual education policies on adolescent sexual and reproductive health in southern Chile, period 2010 - 2017
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol. (En línea);84(1):28-40, feb. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Antecedentes: Desde los años 2001 y 2012 se incorporan contenidos sobre sexualidad en el currículum de 6º/7º básico y 2º/3o medio. A partir del año 2010 se legaliza que la población adolescente debe recibir educación sexual. Se propusieron siete programas en esta materia para establecimientos educacionales. Su implementación y sus resultados no han sido evaluados. Objetivo: Evaluar el impacto de las políticas de educación sexual implementadas en Chile, en la salud sexual y reproductiva de la población adolescente de la comuna de Concepción entre los años 2010 y 2017. Material y método: Estudio ecológico en establecimientos educacionales e indicadores de salud sexual y reproductiva en adolescentes. Incluyó 51 establecimientos y estadísticas de embarazo, uso de métodos anticonceptivos (MAC), casos de infecciones de transmisión sexual (ITS) y violencia sexual. Resultados: El 43% de éstos implementaron algún programa de educación sexual; El 80% ha incorporado los contenidos curriculares, y la misma cifra ha ejecutado iniciativas propias de sexualidad y asesorías externas con un alcance del 84%. Se observa un descenso del embarazo adolescente, aumento del uso de MAC, pero disminuyó el uso de condón masculino, y un aumento de los casos de gonorrea y VIH, así como las cifras de violencia sexual hacia adolescentes. Conclusiones: A pesar del descenso de algunos indicadores de salud sexual y reproductiva en adolescentes, es preocupante el aumento de las ITS y la disminución del uso de métodos que previenen su contagio, así como la violencia sexual que también es un riesgo para adquirir ITS.

ABSTRACT Background: In 2001 and 2012, contents on sexuality were added to the curriculum of the 6th and 7th grades of primary school, and to the 2nd and 3rd grades of secondary school. In 2010, sex education became compulsory for adolescents. There are seven sex education programs for schools, but their implementation and results have not been evaluated. Objective: To evaluate the impact of Chilean sex education policies on the sexual and reproductive health of teenagers from the commune of Concepción between 2010 and 2017. Material and methods: Ecological study, using schools and teenagers' sexual and reproductive health indicators. 51 schools were included in this study, and the indicators used were pregnancy statistics, use of contraceptives, cases of sexually-transmitted diseases (STDs), and sexual violence. Results: 43% of schools have implemented a sex education program. 80% have included the curriculum content. The same percentage of schools has implemented their own initiatives on the topic, while an 84% has asked for external counsel. Teenage pregnancy rates have decreased and the use of contraceptives has increased, but we also observed a decrease in the use of male condom and a higher rate of gonorrhea and HIV cases. The cases of sexual violence against adolescents have increased as well. Conclusions: Despite the decrease seen in some indicators, the higher rate of STDs and the lower use of methods to prevent them are alarming. The higher rate of sexual violence is worrying as well, as it is associated with STDs.
Descritores: Educação Sexual/métodos
Saúde Sexual e Reprodutiva
Política de Saúde
-Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Chile
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155292
Autor: Matos, Raiani Spalenza; Siqueira, Jordana Herzog; Cunha, Diana Barbosa; Molina, Maria del Carmen Bisi.
Título: Impact of a randomized school-based intervention program on blood pressure levels / Impacto de um programa de intervenção escolar randomizado sobre os níveis de pressão arterial
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(4):965-974, Oct-Dec. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to evaluate the impact of a health program performed in a school setting on the blood pressure levels of schoolchildren in the public school system in Vitória/ES-Brazil. Methods: a randomized community trial was performed with 237 schoolchildren (6 to 12 years) from two public schools, randomly defined as the intervention and control school. Participants of the intervention group attended 11 education sessions over 4 months (July to October 2014). To test for differences between groups, the chi-square (categorical variables), and the paired t test or Wilcoxon (continuous variables) was used. The rate of variation of systolic blood pressure (SBP) and diastolic blood pressure (DBP) throughout the follow-up, according to allocation group, was evaluated using linear generalized models for time-repeated measures. Results: there was a reduction in the means of SBP (0.5 mmHg) and DBP (0.6 mmHg) in the intervention group and an increase in the control group, with a significant difference in the BP variation between groups over the follow-up period (p<0.05). Conclusion: a low-cost and easily implemented intervention may be one of the factors associated with the lowest blood pressure levels in the group studied, and reproduction in a school environment is feasible.

Resumo Objetivos: avaliar o impacto de um programa de saúde realizado em ambiente escolar nos níveis pressóricos de escolares da rede pública de ensino de Vitória/ES-Brasil. Métodos: foi realizado um ensaio comunitário randomizado com 237 escolares (6 a 12 anos) de duas escolas públicas, definidas aleatoriamente como escola intervenção e controle. Os indivíduos do grupo intervenção participaram de 11 sessões de educação em saúde durante 4 meses (julho a outubro de 2014). Para testar as diferenças entre os grupos, foram utilizados o teste do qui-quadrado (variáveis categóricas) e o teste tpareado ou Wilcoxon (variáveis contínuas). A taxa de variação da pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) ao longo do seguimento, de acordo com o grupo de alocação, foi avaliada usando modelos generalizados lineares para medidas repetidas no tempo. Resultados: houve redução nas médias de PAS (0,5 mmHg) e PAD (0,6 mmHg) no grupo intervenção e aumento no grupo controle, com diferença significativa na variação da PA entre os grupos ao longo do período de acompanhamento (p <0,05). Conclusão: uma intervenção de baixo custo e fácil implementação pode ser um dos fatores associados a menores níveis pressóricos sanguíneos no grupo estudado, sendo possível a reprodução em ambiente escolar.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Educação em Saúde
Prevalência
Ensino Fundamental e Médio
Pressão Arterial
-Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Estatísticas não Paramétricas
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança



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