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Id: biblio-1051723
Autor: Herrera Guerra, Eugenia del Pilar; Céspedes Cuevas, Viviana Marycel.
Título: Design and validation of educational material aimed at adults with Heart Failure / Diseño y validación de material educativo dirigido a adultos con Falla Cardíaca / Desenho e validação do material educativo dirigido a adultos com insuficiência cardíaca
Fonte: Rev. cienc. cuidad;17(1):31-42, 2020.
Idioma: en.
Resumo: Objective: Design and validate educational material aimed at adults with heart failure as an intervention of the disease centered on the decision making for the management of the symptoms. Materials and methods: Methodological study made following the Guide for the design, use and evaluation of educational material about health and the instrument of Specific Guidelines for the Evaluation of printed education materials developed by the Pan American Health Organization. For the design a group of 2 adults with heart failure, 2 caregivers, 2 nurses and 1 cardiologist participated. The educational material in its preliminary design was subject of evaluation by experts (n=7= and by adults with heart failure (n=10). Results: The design of educational material (pamphlet) is supported by the Situation-specific Theory of heart failure self-care and its empirical indicator is the scale of Self-care of Heart Failure Index. The experts and adults with heart failure who participated on this study agreed that the pamphlet meets the criteria of potential effectiveness on all the educational material. The scores obtained in the specific guidelines indicated that it should be used as designed and some evaluators indicated that the design should have some changes from the preliminary version. The production of the final version was made considering the observations of the evaluators. Conclusions: The steps for the design and validation of educational material are explained in detail and supported by the nursing theory and is made available to be used in the practice and research.

Objetivo: Diseñar y validar material educativo dirigido a adultos con Falla Cardíaca para una intervención de enfermería centrada en la toma de decisiones para el manejo de los síntomas. Materiales y métodos: Estudio metodológico realizado siguiendo la Guía para el diseño, utilización y evaluación de material educativo en Salud y el instrumento de Pautas Específicas para Evaluación de material educativo impreso, desarrollados por la Organización Panamericana para la Salud. En el diseño participó un grupo conformado por 2 adultos con Falla Cardíaca, 2 cuidadores, 2 enfermeras y un 1 cardiólogo. El material educativo en su diseño preliminar fue sometido a prueba por expertos (n=7) y por adultos con Falla Cardíaca (n=10). Resultados: El diseño del material educativo tipo folleto está sustentado en la Teoría de Situación Especifica Autocuidado en Falla Cardíaca y su indicador empírico es la escala Self-care Heart Failure Índex. Los expertos y los adultos con Falla Cardíaca que participaron en el estudio convinieron en que el folleto cumple con los criterios de efectividad potencial de todo material educativo. Los puntajes obtenidos en las pautas específicas indicaron que se debe usar como está diseñado y algunos evaluadores indicaron algunas reformas a la versión preliminar. La producción de la versión definitiva se realizó atendiendo las observaciones de los evaluadores. Conclusiones: Se detallan los pasos para el diseño y validación de un material educativo sustentado en una teoría de enfermería y se pone a disposición para ser utilizado en la práctica y la investigación.

Objetivo: Desenhar e validar material educativo dirigido a adultos com insuficiência cardíaca para uma intervenção de enfermagem centrada na toma de decisões para o manejo dos sintomas. Materiais e métodos: Estudo metodológico realizado seguindo a Guia para o Desenho, Utilização e avaliação de Material Educativo em Saúde e o instrumento Pautas Específicas para a Avaliação de Material Educativo Impresso, ambos desenvolvidos pela Organização Pan-Americana da Saúde. No desenho participaram um grupo que contava com 2 adultos com insuficiência cardíaca, 2 cuidadores, 2 enfermeiras e 1 cardiologista. O material educativo prelimitar submeteu-se a provas por expertos (n=7) e por adultos com insuficiência cardíaca (n=10). Resultados: O material desenhado fundamentou-se na teoria de situação específica "Autocuidado em Insuficiência Cardíaca" e o seu indicador empírico foi a escala Self-care Heart Failure Index. Os expertos e os adultos com insuficiência cardíaca que participaram no estudo concordaram na determinação que o material educativo cumpre com critérios de efetividade potencial de todo material educativo. As pontuações obtidas nas pautas específicas indicaram que deve empregar-se como foi desenhado e alguns dos avaliadores sugeriram algumas modificações na versão preliminar. A produção da versão definitiva realizou-se atendendo as recomendações dos avaliadores. Conclusão: Foram descritos em detalhe as etapas para o desenho e validação do material educativo sustentado na teoria de enfermagem e se põe a disposição para ser utilizado na prática e em pesquisa.
Descritores: Educação em Saúde
-Autocuidado
Doenças Cardiovasculares
Autogestão
Responsável: CO648.1


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Id: biblio-1048910
Autor: Costa, Sabrina Araujo Pinho.
Título: Eficácia da terapia paliativa com laser com emissão no espectro do vermelho, infravermelho ou combinados no tratamento da disfunção temporomandibular: estudo clinico randomizado duplo-cego / Efficacy of palliative laser therapy with emission in the red, infrared spectrum or combined in the treatment of temporomandibular dysfunction: a double blind randomized clinical study.
Fonte: São Paulo; s.n; 20190000. 211 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objetivo do presente ensaio clínico controlado foi avaliar a eficácia da laserterapia com emissão nos espectros do infravermelho, vermelho visível e os dois combinados (808 nm, 660 nm, 808 nm + 660 nm) sobre a dor, função, qualidade de vida e qualidade do sono, no tratamento de pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM). Pacientes que compareceram à Clínica de DTM e Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que foram diagnosticados com artralgia e/ou mialgia por meio do RDC/TMD e apresentaram dor espontânea igual ou maior à 4 (mensurados pela Escala Visual Analógica de Dor - EVA), foram instruídos sobre educação e auto-manejo através de uma palestra. Estes pacientes foram reavaliados em retornos subsequentes de 7 e 15 dias. Aqueles pacientes que, após 15 dias de auto-manejo não apresentaram melhora significativa, ou seja, obtiveram valores na escala de dor igual ou maior a 4, foram alocados para participarem da pesquisa, onde foram submetidos à terapia de fotobiomodulação com laser de baixa potência (TFBM). Os participantes da pesquisa foram divididos em quatro grupos, de forma randomizada: Grupo A (n=18): foram submetidos à terapia com LBP no comprimento de onda de 808 nm, no infravermelho; Grupo B (n=18): foram submetidos à terapia com LBP no comprimento de onda de 660 nm, no vermelho visível, Grupo C (n=18): foram submetidos à terapia com LBP com os dois comprimentos de onda combinados (infravermelho (808 nm) e vermelho visível (660 nm), na mesma ponteira e Grupo D (n= 18): foi o grupo placebo (SHAM), no qual foi colocada a ponteira laser, porém, não foi emitido luz. Foram realizadas 2 sessões por semana, por 3 semanas, num total de 6 sessões. Os seguintes parâmetros foram mensurados, na 1ª, 3ª e 6ª sessão e 30 dias após a última sessão de laserterapia: dor à palpação muscular (algômetro de pressão) e articular (palpação manual) e máxima abertura bucal (paquímetro). A presença e intensidade de dor espontânea (EVA) foram avaliadas em todas as sessões e para a análise do impacto da dor na qualidade de vida, foi utilizado o questionário OHIP-14 e no impacto da qualidade do sono, foi utilizado o questionário de Pittsburg, ambos foram avaliados na 1ª, 3ª e 6ª sessão e 30 dias após a última sessão. No primeiro retorno após a primeira aplicação do laser, aqueles pacientes que apresentaram níveis de dor maior que o nível de dor inicial, foram submetidos à medicação de resgaste com paracetamol 750 mg. O laser foi aplicado pontualmente nos músculos masseter e temporal bilateralmente, lateral e posterior à cápsula articular, totalizando 9 pontos por lado da cabeça e da face. Os dados foram analisados usando os testes Exato de Fisher, teste não paramétrico de análise de variância (ANOVA) e Wilcoxon, adotando-se nível de significância de 5%. A abertura bucal ,EVA e dor apresentaram resultados positivos de melhora à medida que as sessões foram realizadas, independentemente do tipo de tratamento que o paciente foi submetido, sendo que a abertura bucal ativa apresentou significância estatística de melhora apenas nos grupos A e C e a terapia de fotobiomodulação também influenciou positivamente a qualidade de vida e dos sonos dos pacientes com disfunção temporomandibular, nos 4 grupos avaliados, não podendo afirmar a superioridade da laserterapia sobre o placebo. Observou-se também que apenas a abertura passiva nos grupos C e D e a EVA no grupo B mantiveram efeito residual por 30 dias após a finalização do tratamento. Aparelho de fotobiomodulação que combina duas fontes de luz laser na mesma ponteira e diferentes densidades no mesmo dispositivo é uma novidade no mercado de reabilitação, mas não encontramos significância estatística que comprove que o seu uso combinado seja melhor que o uso isolado ou placebo do laser para as pessoas com disfunções temporomandibulares. A tentativa de se estudar a eficácia da fotobiomodulação na emissão dos espectros combinados em pacientes com DTM se justifica frente à lacuna que existe na literatura. Desse modo, esse estudo foi desenvolvido em busca de uma resposta à essa lacuna da literatura atual, que demanda a determinação de protocolos para o manejo da disfunção temporomandibular com a terapia de fotobiomodulação, contemplando análises subjetivas que levem em consideração a complexidade do quadro apresentado
Descritores: Qualidade de Vida
Articulação Temporomandibular
Dor Facial
Artralgia
Aconselhamento
Terapia com Luz de Baixa Intensidade
Autogestão
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


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Id: biblio-1048087
Autor: Lindenmeyer, Thales William Borges; Diello, Maria Luiza; Azambuja, Marcos Adegas de.
Título: Redução de danos e gestão autônoma da medicação: cartografando a experiência de um acadêmico em psicologia / Harm reduction and autonomous medication management: cartographing the experience of an academic in psychology
Fonte: Barbarói;(55):119-136, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo cartografar a experiência de um acadêmico de Psicologia em um encontro na cidade de Santa Maria/RS, com a temática de Redução de Danos (RD) e Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Na ocasião estavam presentes usuários, estudantes, residentes, professores e profissionais do campo da saúde mental, álcool e outras drogas. O gatilho para o pesquisar foi a afetação do estudante a partir da fala de uma profissional que disse: "eu prefiro um usuário de crack internado, amarrado e babando numa maca de hospital do que oferecendo perigo para a sociedade. Nunca vi um usuário de medicamento matar para sustentar o vício". Um usuário, por sua vez, a respondeu: "a senhora nunca viu um usuário de medicamentos matar para sustentar o vício porque a droga dele tem em qualquer farmácia". Inspirados pela cartografia, efetuamos um olhar para as reverberações desse acontecimento, constituindo nossa trajetória/método. Buscamos construir uma narrativa histórica das drogas por meio do campo discursivo da RD e GAM, além de mapear a produção de subjetividade na relação com as drogas nos movimentos desse encontro. Consideramos, por fim, que há algo de novo entre RD e GAM: o uso de medicamentos vem se tornando um problema tão importante quanto o consumo de drogas ilícitas. São investidos saberes e práticas para dar conta de inventar e disputar formas de entender e conduzir os modos de vida que incluem as substâncias psicoativas.(AU)

This paper aims to map the experience of a psychology student in a meeting about the theme of Harm Reduction (HR) and Autonomous Medication Management (GAM) in the city of Santa Maria/RS, where were participating patients, students, teachers and professionals in the field of mental health, alcohol and other drugs. The motivation for the research was the speech of a professional who said she preferred an interned and tied crack user rather than offering danger to society, because someone who consumes a benzodiazepine does not kill to sustain his addiction. One patient, in turn, responded by saying that she did not see it happening because the drug is available at any pharmacy. We look at the reverberations of this event, constituting our trajectory / method, inspired by cartography. We seek to build a historical narrative of drugs through the discursive field of HR and GAM, and map the production of subjectivity in the relationship with drugs in the movements of this meeting. Finally, we consider that there is something new between HR and GAM: the medicament use is becoming as important a problem as illicit drug use. Knowledge and practices are invested to invent and dispute ways of understanding and leading the ways of life that include psychoactive substances.(AU)
Descritores: Redução do Dano
Autogestão
-Adesão à Medicação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-842223
Autor: Cadime, Irene; Cruz, Joana; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda.
Título: Homework self-regulation strategies: a gender and educational-level invariance analysis
Fonte: Psicol. reflex. crit;30:8, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Psychology Research Centre; . FEDER; . FEDER.
Resumo: Abstract This study investigates the measurement invariance as a function of gender and educational level of the Homework Behavior Questionnaire (Ktpc), an instrument developed to assess students' homework self-regulation strategies. A sample of 1400 elementary and middle school students was used. Results of confirmatory factor analysis indicated a good fit of the theoretical model composed of three dimensions: planning, execution and evaluation of the homework completion. The results also provided evidence for the existence of metric invariance and partial scalar measurement invariance across boys and girls and across the elementary school and the middle school students. The reliability of the scores in the three dimensions was high. Girls obtained higher scores than boys in planning, execution and evaluation. Middle school students had lower scores in planning compared to the elementary school students. These findings are discussed, and their implications for practice are highlighted. (AU)
Descritores: Psicometria
Estudantes/psicologia
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Ensino Fundamental e Médio
Autogestão/psicologia
-Portugal
Escolaridade
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1019345
Autor: BEERTEN-DUIJKERS, JUDITH C. L. M; VISSERS, CONSTANCE TH. W. M; RINCK, MIKE; BARKLEY, RUSSELL A; EGGER, JOS I. M.
Título: Dutch translation and adaptation of the Barkley Deficits in Executive Functioning Scale (BDEFS)
Fonte: Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) = Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo) = Psiquiatria clínica;46(4):89-96, July-Aug. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background Based on his model of self-regulation and executive functions, Barkley developed a self- and other-report questionnaire (the Barkley Deficits in Executive Functioning Scale - BDEFS). The BDEFS measures deficits in executive functions as expressed in daily life activities like self-management of time, self-organization, self-restraint, self-motivation, and self-regulation of emotion. Objectives This study created and analyzed a Dutch translation and adaptation in conformance with official guidelines. Methods The Dutch and English BDEFS were completed by 25 bilingual Dutch adults to evaluate semantic correspondence. Consequently, 60 Dutch participants completed the Dutch BDEFS, Barratt Impulsiveness Scale-Eleventh edition (BIS-11) and the Dysexecutive Questionnaire (DEX) to evaluate concurrent validity and internal consistency. Results The versions demonstrated sufficient semantic equivalence and Spearman's rho of total scores was high; items mostly showed moderate-to-high correlations. Regression analysis showed no proportional bias. Internal consistency was also high. Correlations between BDEFS, BIS-11 and DEX supported concurrent validity. Discussion We conclude that a successful BDEFS translation and adaptation was created with satisfactory reliability and validity. Further research should assess the utility of the BDEFS in Dutch clinical practice.
Descritores: Tradução
Inquéritos e Questionários
Função Executiva/fisiologia
Escala de Avaliação Comportamental
-Psicometria
Valor Preditivo dos Testes
Reprodutibilidade dos Testes
Autogestão/psicologia
Países Baixos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1025380
Autor: Nunes, Tiago de Garcia.
Título: Avanços e desafios do trabalho associado em processo de autogestão / Advances and challenges of associated work in selfmanagement process / Avances y desafíos del trabajo asociado en el proceso de autogestión
Fonte: Barbarói;(53):227-250, 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é verificar se, e, em que medida o processo autogestionário em quatro Organizações de Trabalho Associado (OTAs) pode impulsionar transformações cotidianas das relações de trabalho, e se este processo está relacionado a outras perspectivas mais amplas de resistência política. Tal abordagem, influenciada pela pesquisa-ação e pela enquete operária de Karl Marx, interpreta o impacto da relação (autogestão x processo de consciência) e os seus condicionantes, para problematizar os avanços e desafios da autogestão como mediação para aprimorar o processo de consciência e autodeterminação dos/as trabalhadores/as, ou seja: as rupturas e as continuidades do Trabalho Associado com a antiga forma (heterogestionária) merecem e precisam ser apuradas. O cruzamento e a interpretação dos indicadores institucionais e comportamentais utilizados na pesquisa concluem a existência de 3 tipologias de consciência dominantes nas Organizações de Trabalho Associado em processo de autogestão.(AU)

The aim of this research is to verify if and to what extent the self-management process in four Associated Work Organizations drives daily transformations of labor relations and is related to other broader perspectives of political struggle. Such an approach, influenced by action research and worker poll, interprets the impact of the relationship (self-management x consciousness) and its constraints, to problematize the limits and possibilities of selfmanagement as mediation to improve the process of self-determination and self-determination workers, that is: the ruptures and continuities of Work Associated with the old form deserve and need to be unveiled. The intersection and interpretation of the institutional and behavioral indicators used in the research conclude the existence of 3 dominant typologies of consciousness in Associate Work Organizations in self-management process.

El patrón de sociabilidad forjado por el capital no puede ser superado por decreto, como en un pase de hechizos, o por la simple socialización de los medios de producción. El objetivo de esta investigación es verificar si, y en qué medida, el proceso autogestionario en cuatro Organizaciones de Trabajo Asociado impulsa transformaciones cotidianas de las relaciones de trabajo, y se relaciona con otras perspectivas más amplias de lucha política. Este enfoque, influenciado por la investigación-acción y la encuesta obrera, interpreta el impacto de la relación (autogestión x conciencia) y sus condicionantes, para problematizar los límites y las posibilidades de la autogestión como mediación para perfeccionar el proceso de conciencia y autodeterminación de los / as, los trabajadores / as, es decir: las rupturas y las continuidades del Trabajo Asociado con la antigua forma merecen y necesitan ser desveladas. La intersección e interpretación de los indicadores institucionales y de comportamiento utilizados en la investigación concluyen la existencia de 3 tipologías dominantes de conciencia en las Organizaciones de Trabajo Asociadas en el proceso de autogestión.(AU)
Descritores: Trabalho
Autogestão
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1024596
Autor: Gonçalves, Andresa Ferreira.
Título: Avaliação dos benefícios da educação e automanejo no tratamento de pacientes portadores da disfunção temporomandibular / Evaluation of the benefits of self-management and education in the treatment of temporomandibular disorders patients.
Fonte: São Paulo; s.n; 20180000. 90 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A Disfunção temporomandibular é definida como um conjunto de distúrbios que afetam os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A dor e desconforto nas regiões da ATM e da musculatura mastigatória; são sintomas frequentemente relacionados à DTM. O tratamento das DTMs tem como objetivos, reduzir a dor, diminuir a sobrecarga adversa e restaurar a função. O estudo foi composto por 100 pacientes consecutivos, que procuraram o ambulatório de dor e apresentavam o diagnóstico de DTM de acordo com os critérios de diagnóstico e pesquisa - RDC-TMD. Os Pacientes foram acompanhados por 3 semanas, foram avaliados quanto a intensidade da dor, por meio da escala EVA, abertura máxima passiva e ativa, movimentos excursivos, o impacto do tratamento na qualidade de vida por meio do questionário OHIP-14 e a qualidade de sono desses pacientes durante o tratamento, por meio do PSQI. Os questionários foram aplicados no baseline e no final do tratamento. O tratamento com aconselhamento e automanejo consistiu em, por meio de uma palestra, a elucidação dos pacientes, quanto aos fatores etiológicos da doença e orientação de como diminuir a sobrecarga e hábitos nocivos á ATM, músculos da mastigação e estruturas adjacentes. Os resultados demonstraram que o tratamento promove melhorias na qualidade de sono (p=0.0200), no relato da dor espontânea (p<0.0001), além de colaborar para melhora na amplitude dos movimentos excursivos direito (p=0.0040) e esquerdo (p=0.0002). De acordo com os resultados obtidos neste estudo, concluímos que a educação e automanejo influencia na melhora da dor aferida pela escala EVA, cinemática mandibular, qualidade de vida e na qualidade de sono.
Descritores:
Dor
Qualidade de Vida
Autogestão
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


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Id: biblio-1019734
Autor: Malheiro, Maria Isabel Dias da Costa; Gaspar, Maria Filomena; Barros, Luísa.
Título: Programa de educação para a autogestão em adolescentes com spina bífida: o que dizem os jovens e seus cuidadores / Programa educativo de autogestión para adolescentes con espina bífida: qué dicen los jóvenes y cuidadores / Educational program for self-management on adolescents with spina bifida: what do youths and their caregivers have to say?
Fonte: Cogitare enferm;24:e62222, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar um programa e os seus efeitos nas competências de autogestão, na perspetiva dos jovens e de seus pais/cuidadores. Método: entrevistas em grupo focal, com os 51 jovens com Spina Bifida (10-18 anos) que realizaram o programa e 30 pais/cuidadores. Resultados: revelam melhoria no comportamento de autogestão dos jovens, mais responsáveis, proactivos, confiantes, competentes na resolução de problemas, e autónomos. Quanto ao programa, destacam as estratégias psicoeducativas utilizadas, como a técnica de resolução de problemas, o roleplaying, os vídeos, o regime de tutoria entre pares e a modelagem (Lay led's). Conclusão: o programa obteve resultados positivos na capacitação dos jovens para a autonomia. As mudanças verificadas no jovem ao assumir o papel de tutor permitem destacar a eficácia desta estratégia e o seu potencial na criança com condição crónica.

RESUMEN Objetivo: Evaluar un programa y sus efectos en las competencias de autogestión, conforme la visión de los jóvenes y de sus padres/cuidadores. Método: Entrevistas en grupo focal, con los 51 jóvenes con espina bífida (10-18 años) que realizaron el programa y 30 padres/cuidadores. Resultados: Expresan mejora conductual de la autogestión de los jóvenes, más responsables, proactivos, confiados, competentes para resolver problema, autónomos. Respecto del programa, destacan las estrategias psicoeducativas utilizadas, como la técnica de resolución de problemas, el roleplaying, los vídeos, el régimen de tutoría entre pares y el modelado (Lay led's). Conclusión: El programa tuvo resultados positivos en la capacitación de los jóvenes para su autonomía. Los cambios verificados en el joven al asumir el rol de tutor permiten destacar la eficacia de esta estrategia y su potencial en el niño con enfermedad crónica.

ABSTRACT Objective: To evaluate an educational program and its effects on self-management skills, from the perspective of youths and their parents/caregivers. Method: The present study conducted interviews in focus groups with 51 youths with spina bifida (10-18 years old) who participated in the program and 30 parents/caregivers. Results: Improvements were observed in the youths' self-management skills, who displayed greater responsibility, proactivity, confidence, problem-solving skills and autonomy. In terms of the psychoeducational strategies used in the program, emphasis goes to the problem-solving technique, role-playing, videos, peer mentorship, and modeling (lay led model). Conclusion: The results of the program showed that the youths built skills that fostered their autonomy. The changes observed in the youths on taking on the role of mentors point to the effectiveness of this strategy and its potential for children with chronic conditions.
Descritores: Doença Crônica
Adolescente
Programas
-Capacitação
Autogestão
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-503788
Autor: Monceau, Gilles.
Título: Implicação, sobreimplicação e implicação profissional / Implication, over implication and professional implication
Fonte: Fractal rev. psicol;20(1):19-26, jan.-jun. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo busca discutir um dos conceitos básicos da Análise Institucional, a implicação. Para tanto, traz também outros conceitos que dela derivam e/ou modulam: sobreimplicação e implicação profissional. Trazendo exemplos presentes em diferentes espaços, na escola, na universidade, no hospital analisa a tendência da "universitarização" das profissões, onde os profissionais são convocados a trabalhar suas dificuldades práticas pelo discurso, ao modo do fazer universitário, como se a análise discursiva da prática permitisse fazer evoluir a própria prática.(AU)

This article debates one of the basic concepts of Institutional Analysis: implication. For that purpose, brings two other concepts that stem from it: over implication and professional implication. Both rather important for the implications analyses process. Pointing out that implication analyses is a collective work, the text board the devices that those analyses can construct. Bringing examples of different spaces, in the school, in the university, in the hospital, it is analysed the tendency to give a universitarian form to the professions, when professionals are called to work their practical difficulties, doing it through the discourse, as used in the universities, as if the discursive analyses of the practice allowed the evolution of their practice.(AU)
Descritores: Capacitação Profissional
Autogestão
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Beuter, Margrid
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Id: biblio-991146
Autor: Maldaner, Claudia Regina; Beuter, Margrid; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Benetti, Eliane Raquel Rieth; Pauletto, Macilene Regina; Silva, Matheus Souza.
Título: Cirurgia de revascularização miocárdica: mudanças na vida de indivíduos e o cuidado de si / Myocardial revascularization surgery: individual life changes and self-care / Cirugía de revascularización miocárdica: cambios en la vida de individuos y el cuidado de sí
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e23747, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar as mudanças provocadas pela Cirurgia de Revascularização Miocárdica (CRM) e o cuidado de si de indivíduos revascularizados. Método: pesquisa qualitativa realizada com dez indivíduos pós CRM, em um hospital escola do Sul do Brasil. Os dados foram coletados em 2013, por meio de entrevista narrativa e submetidos à análise temática. Projeto aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa Resultados: da análise emergiu a categoria, mudanças provocadas pela CRM e o cuidado de si de indivíduos revascularizados com as subcategorias: agora eu me cuido; a mão dupla do cuidado; a imposição do cuidado; a valorização da vida; mudança de atitude nos relacionamentos; e, a família mais próxima. Conclusão: após a cirurgia, os indivíduos passam a repensar suas atitudes consigo e com as outras pessoas, valorizando sua vida, a saúde e a família. Os bens materiais e problemas que permeiam o cotidiano tornam-se menos relevantes, procurando assumir atitudes que lhe tragam prazer e bem-estar.

Objective: to examine changes brought about by myocardial revascularization surgery (coronary artery bypass graft, CABG) and self-care by revascularized individuals. Method: in this qualitative study of ten individuals post-CABG at a teaching hospital in southern Brazil, data were collected by narrative interview and submitted to thematic analysis. Results: analysis revealed the category "changes caused by CABG, and revascularized individuals self-care" with the subcategories "now I take care of myself"; "care as two-way process"; "care as imposition"; "valuing life"; "changed attitude in relationships"; and "closest relatives". Conclusion: after surgery, individuals begin to rethink their attitudes to themselves and other people, valuing their life, health and family. Material possessions and everyday problems become less relevant, and individuals endeavor to act in ways that bring pleasure and well-being.

Objetivo: analizar los cambios producidos por la cirugía de revascularización miocárdica (CRM) y el cuidado de sí de los individuos revascularizados. Método: investigación cualitativa realizada con diez individuos después de CRM, en un hospital universitario en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de una entrevista narrativa y sometidos al análisis temático. Resultados: del análisis surgió la categoría cambios causados por el CRM y el cuidado de sí de los pacientes revascularizados con subcategorías: ahora me cuido; la doble vía del cuidado; la imposición del cuidado; la valorización de la vida; la actitud en los relacionamientos y la familia más cerca. Conclusión: Después de la cirugía, las personas comienzan a replantearse sus actitudes con usted y otras personas, valorando su vida, la salud y la familia. Materiales y mercancías temas que permean la vida cotidiana se vuelve menos relevante, buscando tomar acciones que dan placer y bienestar.
Descritores: Atitude Frente à Saúde
Autogestão
Revascularização Miocárdica/reabilitação
Cuidados de Enfermagem
-Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem Cardiovascular
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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