Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1102662
Autor: Mayer, Barbara Letícia Dudel; Banaszeski, Célio Luiz.
Título: Gestão de custos assistenciais em operadoras de planos de saúde: interface com auditoria do cuidado / Management of assistance costs in health plan operators: interface with audit of care / Gestión de costos de asistencia en operadores del plan de salud: interfaz con la auditoría de cuidado
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(264):3952-3958, maio.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: este estudo buscou identificar estratégias utilizadas na Gestão de Custos Assistenciais com interface na Auditoria do Cuidado. Método: trata-se de pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão integrativa da literatura. Foi realizada busca em bases de dados da área da saúde: SciELO, Pubmed, LILACS e Ibecs. O período de publicação compreendeu os últimos cinco anos, artigos disponíveis online e em língua portuguesa, inglês ou espanhola. Foram selecionados 11 artigos. Resultados: a análise dos dados teve como base o proposto pela pesquisa qualitativa em saúde, conforme Minayo. Uma categoria temática intitulada: 'Gestão de custos assistenciais e a interface com auditoria do cuidado'. Conclusões: o enfermeiro é o profissional que pode realizar a auditoria voltada a qualidade do cuidado, gerenciando os custos relacionados ao mesmo. Quando associado a tecnologias, protocolos, instrumentos avaliativos, a auditoria do cuidado se mostra mais efetiva, sendo estas as principais estratégias para a gestão de custos assistenciais com interface direta na auditoria do cuidado.(AU)

Objective: this study sought to identify strategies used in the Management of Assistance Costs with an interface in the Care Audit. Method: this is a qualitative research of the type of integrative literature review. A search was carried out in health databases: SciELO, Pubmed, LILACS and Ibecs. The publication period included the last five years, articles available online and in Portuguese, English or Spanish. Eleven articles were selected. Results: the data analysis was based on that proposed by qualitative health research, according to Minayo. A thematic category entitled: 'Care cost management and the interface with care audit'. Conclusions: the nurse is the professional who can perform the audit focused on the quality of care, managing the costs related to it. When associated with technologies, protocols, evaluation instruments, the audit of care is more effective, these being the main strategies for the management of care costs with a direct interface in the audit of care.(AU)

Objetivo: este estudio buscó identificar estrategias utilizadas en la Gestión de Costos de Asistencia con una interfaz en la Auditoría de Atención. Método: se trata de una investigación cualitativa del tipo de revisión bibliográfica integradora. Se realizó una búsqueda en bases de datos de salud: SciELO, Pubmed, LILACS e Ibecs. El período de publicación incluyó los últimos cinco años, artículos disponibles en línea y en portugués, inglés o español. Once artículos fueron seleccionados. Resultados: el análisis de datos se basó en lo propuesto por la investigación cualitativa en salud, según Minayo. Una categoría temática titulada: "Gestión de costos de atención y la interfaz con la auditoría de atención". Conclusiones: la enfermera es el profesional que puede realizar la auditoría centrada en la calidad de la atención, gestionando los costos relacionados con ella. Cuando se asocia con tecnologías, protocolos, instrumentos de evaluación, la auditoría de atención es más efectiva, siendo estas las estrategias principales para la gestión de los costos de atención con una interfaz directa en la auditoría de atención.(AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Planos de Pré-Pagamento em Saúde/organização & administração
Redução de Custos
Auditoria de Enfermagem
-Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-960782
Autor: Silva, Kênia Lara; Sena, Roseni Rosângela de; Castro, Wesley Souza.
Título: A desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais: desafios e possibilidades / Desinstitucionalización en un hospital general público de Minas Gerais: retos y posibilidades / Dehospitalisation at a general hospital in Minas Gerais: challenges and prospects
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(4):e67762, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar o processo de desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais na perspectiva dos diretores, dos profissionais de saúde e dos familiares. MÉTODO Estudo descritivo e exploratório, utilizando a abordagem qualitativa, com orientação teórico-metodológica da dialética. Participaram do estudo 24 profissionais de saúde e 15 familiares de usuários em processo de desospitalização. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a junho em 2015, com entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. RESULTADOS A análise do material empírico permitu a construção das categorias: Desospitalização: perspectiva da instituição e Organização da família para o processo de desospitalização. CONCLUSÃO Existem fragilidades no processo que envolve questões de implementação, sistematização, reorganização interna e continuidade após a desospitalização. Assim, as estratégias utilizadas para a desospitalização têm sido insuficientes para favorecer a integralidade e a continuidade do cuidado no domicílio.

Resumen OBJETIVO Analizar el proceso de desinstitucionalización de un hospital general público de Minas Gerais desde la perspectiva de los gestores, de los profesionales de la salud y de los familiares. MÉTODOS Estudio descriptivo y exploratorio de enfoque cualitativo con orientación teórico- metodológica de la dialéctica. Participaron 24 profesionales de la salud y 15 familiares de usuarios en proceso de desinstitucionalización. La recogida de datos se llevó a cabo entre abril y junio de 2015 con entrevistas semiestructuradas y registros en el diario de campo . Los datos recogidos fueron sometidos a análisis de contenido temático. RESULTADOS El análisis de los materiales empíricos permitu la construcción de categorías: la desinstitucionalización: Perspectiva institución y organización de la familia al proceso de desinstitucionalización. CONCLUSIÓN Se concluye que en el procesohay fragilidades que involucran cuestiones de implementación, sistematización, reorganización interna y continuidad después de la desinstitucionalización. Las estrategias empleadas para la desinstitucionalización no han sido suficientes para promover la integralidad y continuidad de los cuidados domiciliarios.

Abstract OBJECTIVE To analyse the dehospitalisation process at a general public hospital in Minas Gerais, Brazil, from the perspective of managers, health workers, users and their families. METHODS This is a qualitative, exploratory, descriptive study based on the principles of methodological and theoretical dialectics. The participants were 24 hospital health workers and 15 companions of users going through the process of dehospitalisation. Data were collected from April to June 2015 using semi-structured interviews and a field journal records and subsequently subjected to content analysis. RESULTS Analysis of the empirical material led to the construction of the following categories: Dehospitalisation: viewpoint of the institution and Family organisation for the dehospitalisation process. CONCLUSION The study reveals a deficiency in the implementation, systematisation, internal reorganisation and continuity of care after dehospitalisation. Current dehospitalisation strategies do not favour comprehensiveness and continuity of home care.
Descritores: Cuidadores/educação
-Alta do Paciente/economia
Brasil
Entrevistas como Assunto
Satisfação do Paciente
Custos de Cuidados de Saúde
Redução de Custos
Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar/economia
Pesquisa Qualitativa
AMERICAN NURSES' ASSOCIATIONABREACTION
Assistência Domiciliar/educação
Hospitalização/economia
Hospitais Gerais/economia
Motivação
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-859099
Autor: Marraschi, Vítor; Cocco, Amanda Cristina; Gaspar, Adrielly Raymundo; Vedovato, Cleuza Aparecida; Boaventura, Ana Paula.
Título: Avaliação e controle de instrumentais utilizados em sala operatória durante cirurgias torácicas / Assessment and control of instruments utilized in operating room during thoracic surgeries / Evaluación y control de instrumentales utilizados en quirófano durante cirugías torácicas
Fonte: Rev. SOBECC;22(3):123-130, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o número de instrumentais cirúrgicos não utilizados durante as cirurgias torácicas realizadas em um hospital universitário. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado a partir do levantamento de dados sobre a utilização ou não de instrumentais cirúrgicos presentes nas caixas cirúrgicas. Resultados: Foram observadas 30 cirurgias torácicas, sendo a média de instrumentais utilizados por cirurgia de 84,53% e a média de instrumentais não utilizados de 15,48%. Conclusão: São necessárias reformulações na composição das caixas cirúrgicas dessa especialidade a fim de otimizar a utilização e o processamento dos instrumentais.

Objective: To assess the number of unused surgical instruments during thoracic surgeries performed at a university hospital. Methods: An exploratory, descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach, conducted by gathering data on the use or lack of use of surgical instruments present in the surgical box. Results: A total of thirty thoracic surgeries were observed, with a mean of 84.53% of instruments utilized for surgery and a mean of 15.48% of instruments left unused. Conclusion: A reconfiguration of the surgical boxes for this specialty is needed in order to optimize the utilization and the process of these instruments.

Objetivo: Evaluar el número de instrumentales quirúrgicos no utilizados durante las cirugías torácicas realizadas en un hospital universitario. Métodos: Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, transversal con abordaje cuantitativo, realizado a partir del levantamiento de datos sobre a utilización o no de instrumentales quirúrgicos presentes en las cajas quirúrgicas. Resultados: Fueron observadas 30 cirugías torácicas, siendo el promedio de instrumentales utilizados por cirugía del 84,53% y el promedio de instrumentales no utilizados del 15,48%. Conclusión: Son necesarias reformulaciones en la composición de las cajas quirúrgicas de esa especialidad a fin de optimizar la utilización y el procesamiento de los instrumentales.
Descritores: Equipamentos Cirúrgicos
Cirurgia Torácica
Redução de Custos
Otimização
-Sala de Recuperação
Centros Cirúrgicos
Esterilização
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-659898
Autor: Alvis-Guzmán, Nelson; Alvis-Estrada, Luis; de La Hoz, Fernando.
Título: The cost of connecting poor households to natural gas in Colombia and its impact on health, 2007 / Impacto en la salud y el costo de conexión de gas natural domiciliario en los hogares pobres en Colombia, 2007
Fonte: Rev. salud pública (Córdoba);14(1):28-40, jun. 2010. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective Assessing the cost of subsidizing access to household natural gas (HNG) and its impact on the health of about 35,000 poor households (socioeconomic strata 1 and 2) in Colombia, sponsored by a Global Partnership on Output-Based Aid (GPOBA) project. Methods The following studies were combined: an analysis of secondary data and analysis of databases provided by the Promigas foundation, demographic data from the 2005 DANE census and databases regarding Central Bank economic statistical series; an analysis of the burden of disease estimated from parameters identified in previous studies; an analysis of the cost of the burden of illness and the estimated costs which were avoided by implementing the HNG connections program; and an analysis of the cost effectiveness of the program linking homes to HNG services. Results The OBA project led to about 4,000 to 5,000 cases of acute respiratory disease (ARD) and 1,200 to 2,300 outpatient cases of chronic obstructive pulmonary disease (COPD) being avoided during the study period; around 1,200 hospitalizations due to ARD and 500 due to COPD were also avoided. Forty-five to 170 deaths (representing about 45,000 to 90,000 disability-adjusted life years (DALY)) were also avoided. The economic cost of the burden of disease arising from ARI and COPD in such scenario without HNG would have been between 10.7 and 23.6 million dollars, whilst HNG led to costs becoming reduced by about 32 %. Conclusions This study was a good estimator of the potential impact of the poorest and most vulnerable households gaining universal access to HNG.

Objetivo Valorar el impacto sanitario y económico de subsidiar el acceso al Gas Natural Domiciliario (GND) a hogares pobres (estratos socioeconómicos 1 y 2) en Colombia, auspiciado por Global Partnership on Output Based Aid (GPOBA), proyecto OBA. Métodos Se combinaron los siguientes estudios: a) Análisis de bases de datos secundarios tomadas de Fundación Promigas, censo DANE 2005, y series estadísticas del Banco de la República b) Análisis de carga de enfermedad estimada a partir de los parámetros de estudios previos c) Análisis de costos de la carga de enfermedad estimada y de los costos evitados luego de implementado el programa de conexiones de GND d) Análisis de costo efectividad del programa de conexiones de los hogares al servicios de GND. Resultados La presencia del proyecto OBA evitaría, durante el periodo de estudio, cerca de 4 mil y 5 mil casos ambulatorio de IRA y entre 1 200 y 2 300 de EPOC. Además, se evitarían cerca de 1200 hospitalizaciones por IRA y cerca de 500 por EPOC. Igualmente se evitaría entre 45 y 170 muertes que representaría cerca de 45 mil a 90 mil AVAD. Los costos económicos de la carga de enfermedad por IRA y EPOC en el escenario sin GND serían entre 10,7 y 23,6 millones de dólares mientras que con GND los costos se reducirían en cerca de un 32 %. Conclusiones El presente estudio es un buen estimador de los potenciales efectos de la universalización del acceso al GND por parte de los hogares más pobres y vulnerables.
Descritores: Redução de Custos/estatística & dados numéricos
Efeitos Psicossociais da Doença
Financiamento Governamental
Gás Natural/economia
Custos de Cuidados de Saúde/estatística & dados numéricos
Áreas de Pobreza
Doenças Respiratórias/prevenção & controle
-Colômbia
Análise Custo-Benefício
Árvores de Decisões
Seguimentos
Gás Natural/provisão & distribução
Hospitalização/economia
Anos de Vida Ajustados por Qualidade de Vida
Doenças Respiratórias/economia
Doenças Respiratórias/epidemiologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-876621
Autor: Balsanelli, Alexandre Pazetto.
Título: Liderança do enfermeiro e a sustentabilidade do sistema de saúde / Nursing leadership and sustainability of the health system
Fonte: Rev. SOBECC;22(4):179-179, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Descritores: Mudança Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Liderança
-Centros Cirúrgicos
Redução de Custos
Enfermeiros
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR2499


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Id: biblio-882684
Autor: Alvim, André Luiz Silva; de Souza, Karinne Ferreira.
Título: Causas de retrabalho de produtos para saúde no centro de materiais e esterilização / Causes of rework of health products at the material and sterilization center / Causas de retrabajo de productos para salud en el centro de materiales y esteriliz
Fonte: Rev. SOBECC;23(1):3-6, jan.-mar.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Identificar as principais causas de retrabalho de produtos para saúde (PPS) detectadas no Centro de Materiais e Esterilização (CME) de um hospital particular de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Método: Estudo descritivo, desenvolvido em um CME de classe II de um hospital privado de Belo Horizonte. Foi realizada análise documental entre janeiro e junho de 2016, por meio de 181 registros de checklist e documentos de trabalho. Para tratamento dos dados, utilizou-se análise estatística descritiva para apresentação de valores absolutos e porcentagens geradas pelo programa EpiInfo 7®. Resultados: Foram encontrados 605 itens de retrabalho, que representaram uma taxa de 0,75% do total de caixas e pacotes produzidos. As principais causas foram relacionadas a produtos vencidos (74%) e resíduos orgânicos pós-esterilização (13%). Conclusão: O enfermeiro deve trabalhar com a equipe para redução das causas de retrabalho que impactam em desperdícios e custos desnecessários.

Objective: To identify the main causes of rework of health products detected at the Materials and Sterilization Center of a private hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Methods: A descriptive study was developed in a class II Sterilization Center of a private hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Documentary analysis was performed between January and June 2016, through 181 checklist records and working documents. For data treatment, descriptive statistical analysis was used for the presentation of absolute values and percentages generated by the Epi Info 7® program. Results: We found 605 rework items, which represented the rate of 0.75% of the total boxes and packages produced. The main causes were related to overdue products (74%) and post-sterilization organic wastes (13%). Conclusion: The nurse must work with its team to reduce the causes of rework, that impact unnecessary waste and costs.

Objetivo: Identificar las principales causas de retrabajo de productos para salud (PPS) detectadas en el Centro de Materiales y Esterilización (CME) de un hospital privado de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Método: Estudio descriptivo, desarrollado en un CME de clase II de un hospital privado de Belo Horizonte. Se realizó un análisis documental entre enero y junio de 2016, a través de 181 registros de checklist y documentos de trabajo. Para el tratamiento de los datos, se utilizó análisis estadístico descriptivo para presentación de valores absolutos y porcentajes generados por el programa EpiInfo 7®. Resultados: Se encontraron 605 ítems de retrabajo, que representaron una tasa del 0,75% del total de cajas y paquetes producidos. Las principales causas fueron relacionadas con productos vencidos (74%) y residuos orgánicos post-esterilización (13%). Conclusión: El enfermero debe trabajar con un equipo para reducir las causas de retrabajo, que impactan en desperdicios y costos innecesarios.
Descritores: Gestão da Qualidade
Processos de Substâncias, Produtos e Materiais
Equipe de Enfermagem
-Resíduos
Redução de Custos
Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Ugá, Maria Alicia D
Id: lil-528557
Autor: Ugá, Maria Alicia D(org); Gurgel, Marcelo(org); Lintomen, Bruno(org).
Título: Anais do V Encontro Nacional de Economia da Saúde / Annals of Fifth National Meeting on Health Economics.
Fonte: Salvador; Associação Brasileira de Economia da Saúde; 1999. 248 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Encontro Nacional de Economia da Saúde, Apresentado em: (5., Salvador), 1999.
Descritores: Desenvolvimento Econômico
Política Pública
-Economia da Saúde
Financiamento da Assistência à Saúde
Indicadores Econômicos
Redução de Custos/métodos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 338.43614, 1, 5.. 50596/2009


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Id: biblio-1016415
Autor: Aymat, Ana.
Título: El alcance real de la práctica de los médicos de familia es menor que el previsto al finalizar la residencia / Actual scope of practice of family medicine phisicians is narrower than intended at the end of the residency program
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;21(2):62-62, jul. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Padrões de Prática Médica/estatística & dados numéricos
Pesquisas sobre Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Intenção
Medicina de Família e Comunidade/estatística & dados numéricos
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
-Médicos de Família/estatística & dados numéricos
Psicometria
Qualidade da Assistência à Saúde
Certificação
Estudos Transversais
Fatores Etários
Redução de Custos
Emprego/estatística & dados numéricos
Melhoria de Qualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-965437
Autor: Menezes, Renata Oliveira dos Santos; Santana, Erika de Melo; Nascimento, Maria Oliveira Lima.
Título: Elaboração de fichas técnicas das preparações oferecidas em serviço de alimentação e nutrição de Hospital Público de Salvador, BA / Elaboration of files preparations techniques offered in service of Food and nutrition of public hospital Salvador, BA
Fonte: Hig. aliment;32(284/285):46-50, out. 30, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Ficha Técnica de Preparo é um instrumento gerencial de apoio operacional, onde se registram custos, ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional das preparações, especificando, em um formato padrão, as características de produção de cada preparação, sendo necessária observação do modo de preparo das refeições no local avaliado. O presente estudo foi desenvolvido em uma unidade de médio porte, onde diariamente são servidas cerca de 220 refeições no almoço, para funcionários e acompanhantes de pacientes internados. Foram elaboradas Fichas Técnicas de Preparo (FTP) dos pratos e principais e das opções presentes no cardápio do almoço elaborado para funcionários e acompanhantes no período de sete dias úteis, objetivando propor a padronização na elaboração destas preparações do cardápio da UAN. As informações coletadas foram organizadas em fichas contendo o nome da preparação, a categoria, as porções, valores per capita, ingredientes, equipamentos e utensílios, modo de preparo, Peso Bruto, Peso Líquido, Peso Cozido, Fator de Correção e Índice de Cocção, informações nutricionais e o custo das preparações. O uso das FTP poderá possibilitar o controle e redução de custos, a padronização das preparações e o conhecimento dos valores nutricionais das preparações, além de permitir a análise de quais preparações são menos custosas para o serviço.

The technical card of preparation is a management tool for operational support, in which is made the raising of costs, preparation sorting and is calculated the nutritional value of preparations, specifying, in a standard format, the production characteristics of each preparation, and requires method of preparation of on-site observation. This study was conducted in a mid-sized unit where is served daily around 220 meals at lunch for staff and companions of hospitalized patients. Were made Technical Preparation Cards of the main course and the options at lunch menu prepared for staff and caregivers within 7 working days, aiming to propose standardization in the preparation of the UAN menu preparations. The data were organized into records containing the name of the preparation, the category, the portions, per capita values, ingredients, equipment and utensils, preparation mode, Gross Weight, Net Weight, Cooked Weight, Correction Factor and Cooking Index, nutritional information and the cost of preparations. The use of FTP can allow control and cost reduction, standardization of preparations and knowledge of nutritional values of preparations, and allows analysis of which preparations are less costly to service.
Descritores: Organização e Administração
Controle de Qualidade
Refeições
Serviços de Alimentação
Valor Nutritivo
-Redução de Custos
Controle de Custos
Fichas de Dados de Segurança de Materiais
Alimentos, Dieta e Nutrição
Planejamento de Cardápio
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-549248
Autor: Matto, Gabriel; Muller, Fernando; Costanzo, Patricia.
Título: Preparación centralizada de citostásticos / Centralized preparation of cytotoxic drugs
Fonte: Med. infant;2(3):186-189, sept. 1995. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: En nuestro país las drogas oncológicas son dispensadas habitualmente por los servicios de farmacia en sus envases originales. La tendencia actual es que estos medicamentos se preparen en forma centralizada en una Unidad de Reconstitución de Citostáticos, dependiente del Servicio de Farmacia. Con el objeto de disminuir los costos de la quimioterapia, reducir gasto de tiempo de enfermería y establecer pautas de buenas prácticas de manufactura se inauguró en 1991 la Universidad de Recontitución de Citostáticos en el Hospital Garrahan, estableciéndose una metodología de trabajo estructurada y sencilla. Los resultados obtenidos fueron la disminución del tiempo de enfermería afectado a la preparación de las dósis terapéuticas, un importante ahorro de drogas, así como la detección de errores y la protección del operador y del medio ambiente. Se observa que las normas y recomendaciones internacionales se cumplen más estrechamente cuando el servicio de Famacia interviene en la preparación de estas drogas, significando un aporte al trabajo interdisciplinario.
Descritores: Antineoplásicos/farmacologia
Redução de Custos
Composição de Medicamentos
Custos de Medicamentos
Escalas de Preparação
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



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