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Id: biblio-1147067
Autor: El Salvador. Ministerio de Salud.
Título: Manual de organización y funciones de la Unidad Financiera Institucional / Organization and functions manual of the Institutional Finance Unit.
Fonte: San Salvador; MINSAL; ene. 11, 2021. 21 p. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento normativo tiene el propósito de exponer la conformación organizativa de la Unidad Financiera Institucional y las áreas que la componen, se define la dependencia jerárquica del Titular y su dependencia funcional de la Gerencia General

The present normative document has the purpose of exposing the organizational structure of the Institutional Financial Unit and the areas that compose it, it defines the hierarchical dependence of the Holder and its functional dependence of the General Management
Descritores: Administração Financeira
Manuais como Assunto
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


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Id: biblio-1143902
Autor: Teixeira, Marcelo de Sousa.
Título: Divergências metodológicas dos Tribunais de Contas e seus efeitos sobre as regras de despesa com pessoal / Divergencias metodológicas de las Cortes de Cuentas y sus efectos en el gasto con funcionarios públicos / Courts of accounts divergent methodologies and its impacts on personnel expenditure rules
Fonte: Rev. adm. pública (Online);54(6):1747-1759, Nov.-Dec. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente artigo expõe as divergências entre as metodologias adotadas pelos Tribunais de Contas e as apresentadas no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o cálculo das despesas com pessoal, segundo a Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, ou Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Avalia-se, portanto, como as divergências metodológicas influenciam no cumprimento dos limites das despesas com pessoal dos próprios Tribunais de Contas, a partir dos Relatórios de Gestão Fiscal (RGFs) referentes aos terceiros quadrimestres dos anos de 2016 a 2018, comparando com o disposto no MDF e com as informações inseridas no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Demonstrar-se-á que alguns Tribunais de Contas ultrapassariam os limites de despesa com pessoal se fosse adotada a metodologia do MDF, o que indica a necessidade de convergência de regras para evitar que a contabilidade criativa de alguns órgãos de controle externo contribua para o desequilíbrio fiscal do ente federativo.

Resumen El presente artículo expone las divergencias metodológicas entre las Cortes de Cuentas de los entes subnacionales brasileños y la Secretaría del Tesoro Nacional, del Ministerio de Economía, acerca de los gastos presupuestarios con funcionarios públicos, según la Ley de Responsabilidad Fiscal. Presenta cómo las divergencias metodológicas permiten que las Cortes de Cuentas cumplan sus límites de gastos con sus funcionarios, a partir de demostrativos fiscales de 2016 a 2018, comparándolos con la metodología del Manual para Demostrativos Fiscales publicado por el Ministerio de Economía. Se propone demostrar que las Cortes de Cuentas excederían los límites de gastos con empleados si fueran aplicados los patrones del gobierno central, lo que indica la necesidad de convergencia para evitar que la contabilidad creativa de algunas Cortes contribuya al desequilibrio fiscal subnacional.

Abstract This article describes how Brazilian Courts of Accounts at the subnational level diverge with the National Secretariat of Treasury of the Ministry of Economy, on how to measure the personnel expenditure cap, a rule according to the Fiscal Responsibility Law of 2001. Since the Courts of Accounts can decide how to measure the personnel expenditure rule in their jurisdictions, the article describes how those decisions, presented in the Fiscal Management Report from 2016 to 2018, diverge with the federal standards described in the Manual of Fiscal Reports (MDF) and compiled in the System of Public Sector Fiscal and Accounting Information (Siconfi). It concludes that some Courts of Accounts would exceed the personnel expenditure cap if they adopted the federal standards described by the central government, which indicates the existence of fiscal accountability practices with a contagious effect upon subnational entities under its jurisdiction, increasing the risks of fiscal imbalances in the federation.
Descritores: Recursos Humanos/organização & administração
Administração Financeira/normas
Despesas Públicas
Prestação de Contas Financeiras
Contabilidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm
Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira
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Id: biblio-958695
Autor: Rodrigues, July Anne Rossi Michelin; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço.
Título: Out-of-pocket payments in hospital bills: a challenge to management / Glosas en cuentas hospitalarias: un desafío a la gestión / Glosas em contas hospitalares: um desafio à gestão
Fonte: Rev. bras. enferm;71(5):2511-2518, Sep.-Oct. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objetive: To analyse out-of-pocket payments (OOP) by health insurance company in hospital bills. Method: Cross-sectional study with quantitative approach. The information was obtained in the database of a health insurance company in the north of Paraná State and categorised into administrative and technical OOP. We analysed reports regarding OOP made in eight hospitals of the accredited network company, from 2013 to 2015. Results: The analysed data totalled 36 thousand items paid out-of-pocket. The highest OOP rates occurred in hospital 1 (67.6%); emergency room service (50.1%); time of hospitalization, ≤ 1 day (70.8%) and medical-hospital materials (59.2%). The year with the highest rates of administrative (54.51%) and technical (48.05%) OOP was 2013. Conclusion: We concluded that OOP are indicators for the institutions to check the critical topics to be improved and that managers must work on originator aspects of OOP, to prevent greater loss.

RESUMEN Objetivo: Analizar glosas efectuadas por operadora de plan de salud en cuentas hospitalarias. Método: Investigación descriptiva transversal, con abordaje cuantitativo. Las informaciones fueron obtenidas en el banco de datos de una operadora de plan de salud del norte del estado del Paraná y categorizadas en glosas administrativas y técnicas. Se analizaron informes referentes a las glosas efectuadas en ocho hospitales de la red acreditada de la operadora, en el período de 2013 a 2015. Resultados: Los datos analizados totalizaron 36 mil elementos glosados. Los índices más altos de glosa ocurrieron en el hospital 1 (67,6%); servicio de emergencias (50,1%); tiempo de internación, ≤ 1 día (70,8%) y materiales médico-hospitalarios (59,2%). El año de 2013 presentó el índice más alto de glosas administrativas (54,51%) y técnicas (48,05%). Conclusión: Se concluyó que las glosas son indicadores para que las instituciones comprueben los puntos críticos a ser mejorados y que se necesita atención de los gestores para trabajar aspectos que causan las glosas, como forma de prevención de pérdidas más grandes.

RESUMO Objetivo: Analisar glosas efetuadas por operadora de plano de saúde em contas hospitalares. Método: Pesquisa descritiva transversal, com abordagem quantitativa. As informações foram obtidas no banco de dados de uma operadora de plano de saúde do norte do Paraná e categorizadas em glosas administrativas e técnicas. Foram analisados relatórios referentes às glosas efetuadas em oito hospitais da rede credenciada da operadora, no período de 2013 a 2015. Resultados: Os dados analisados totalizaram 36 mil itens glosados. Os maiores índices de glosa ocorreram no hospital 1 (67,6%); serviço de pronto-socorro (50,1%); tempo de internação, ≤ 1 dia (70,8%) e materiais médico-hospitalares (59,2%). O ano de 2013 apresentou maior índice de glosas administrativas (54,51%) e técnicas (48,05%). Conclusão: Concluiu-se que as glosas são indicadores para as instituições verificarem os pontos críticos a serem melhorados e que é preciso atenção dos gestores para trabalhar aspectos causadores das glosas, como forma de prevenção de prejuízos maiores.
Descritores: Custos de Cuidados de Saúde/tendências
Gastos em Saúde/tendências
Administração Financeira/métodos
-Estudos Transversais
Administração Financeira/tendências
Hospitalização/economia
Hospitais
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-912089
Autor: Chavarría, T.
Título: Desarrollo e implementación de una herramienta para la validación de cuentas médicas y gestión de glosas en el sector salud en Colombia / Development and implementation of a validation tool for medical bills and disallowance management in the health sector in Colombia / Desenvolvimento e implementação de uma ferramenta para a validação de contas médicas e gestão de glosas no setor saúde na Colômbia
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;37(2):131-141, 22 de agosto de 2018.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: la investigación pretende validar una herramienta de auditoría para la validación de cuentas médicas y la gestión de glosas en los procesos de auditoría con el fin de evaluar, controlar y mejorar los estándares de calidad y gestión en las instituciones de salud. Metodología: se optó por un estudio de corte exploratorio mixto. La investigación se realizó en tres fases: primero, se identificaron las principales causas por la que las EPS glosan las facturas a las IPS; posteriormente, se diseñó una herramienta que permite la auditoría interna de las facturas, previo envío a las EPS y la gestión de las glosas recibidas y; finalmente, se sometió la herramienta a validación por medio de un panel de expertos. Resultados: se diseñó una herramienta incorporando criterios de validación de facturas para los conceptos de tarifas y soportes, se incorporaron seis módulos que permiten parametrizar contratos EPS ­ IPS, registrar facturas, auditar soportes y tarifas, cargar facturas de forma masiva, gestionar glosas y generar indicadores y soportes del proceso de gestión. La herramienta fue validada con un panel de expertos, conformado por cinco miembros, quienes valoraron la usabilidad, claridad, facilidad y factibilidad de aplicación de la herramienta en el sector salud. Conclusiones: la investigación propone una herramienta constituida por diferentes módulos de acuerdo con el proceso y se valoraron criterios de claridad, cumplimiento de normatividad y factibilidad de aplicación en las IPS del país. El panel de expertos coincidió en la importancia del desarrollo de estas herramientas que entregan información de cumplimiento normativo y de la gestión hospitalaria ya que benefician la toma de decisiones acertada y oportuna en la gestión de glosas y los procesos de recuperación de cartera en las IPS.

Objective: This study aims to validate an audit tool for medical accounts and the management of disallowances in the audit processes to assess, control, and improve quality standards and management in the hospitals. Methodology: A mixed, exploratory study was conducted. Research was carried out in three phases: first, we identified the main causes for which the EPS deny the medical bills to the IPS; subsequently, a tool was designed to internally audit invoices before sending them to the EPS and the management of the disallowances received; lastly, the tool was submitted to validation by a panel of experts. Results: A tool was designed that incorporates the validation of rates and supports. Six modules were incorporated to parameterize EPS - IPS contracts, register invoices, validate accounting supports and rates, batch invoicing, manage disallowances and generate indicators and accounting supports of the management process. The tool was validated by 5-member panel of experts who evaluated the usability, clarity, ease, and viability of the application of the tool in the health sector. Conclusions: This study proposes a tool made up of different modules based on the process and the criteria assessed included clarity, regulation compliance, and feasibility of application in the IPS offices around the country. The panel of experts agreed on the importance of the development of tools that provide information on regulation compliance and hospital management, as they benefit correct and opportune decision-making in the management of disallowances and portfolio recovery processes in the hospitals.

Objetivo: a investigação pretende validar una ferramenta de auditoria para a validação de contas médicas e a gestão de glosas nos processos de auditoria com o fim de avaliar, controlar e melhorar os padrões de qualidade e gestão nas instituições de saúde. Metodologia: se optou por um estudo de corte exploratório misto. A investigação se realizou em três fases: primeiro, se identificaram as principais causas pela que as EPS glosam as faturas às IPS; posteriormente, se desenhou uma ferramenta que permite a auditoria interna das faturas, prévio envio às EPS e a gestão das glosas recebidas e; finalmente, se submeteu a ferramenta a validação por meio de um painel de especialistas. Resultados: se desenhou uma ferramenta incorporando critérios de validação de faturas para os conceitos de tarifas e suportes, se incorporaram seis módulos que permitem parametrizar contratos EPS ­ IPS, registrar faturas, auditar suportes e tarifas, carregar faturas de forma massiva, gerir glosas e gerar indicadores e suportes do processo de gestão. A ferramenta foi validada com um painel de especialistas, conformado por cinco membros, quem valoraram a usabilidade, claridade, facilidade e factibilidade de aplicação da ferramenta no setor saúde. Conclusões: a investigação propõe uma ferramenta constituída por diferentes módulos de acordo com o processo e se valorizaram critérios de claridade, cumprimento de normatividade e factibilidade de aplicação nas IPS do país. O painel de especialistas coincidiu na importância do desenvolvimento destas ferramentas que entregam informação de cumprimento normativo e da gestão hospitalar já que beneficiam a toma de decisões acertada e oportuna na gestão de glosas e os processos de recuperação de carteira nas IPS.
Descritores: Auditoria Médica
-Organização e Administração
Faturamento
Contratos
Administração Financeira
Administração Hospitalar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-1121553
Autor: Farias, Maria Aparecida Brasil.
Título: A reorganização do setor de administração financeira da VI gerência regional de saúde do estado de Pernambuco / The reorganization of the financial administration sector of the VI regional health management in the state of Pernambuco.
Fonte: Arcoverde; s.n; 2017. 20 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O presente projeto de intervenção tem por objetivo propor atividades de capacitação profissional de servidores públicos do setor de administração financeira de uma unidade da Gerência de Saúde de Pernambuco, localizada na cidade de Arcoverde-PE. Espera-se, com a intervenção proposta, desenvolver a autonomia de servidores no que se refere à elaboração de planejamentos orçamentários conscientes e exequíveis a fim de que se possa, senão encerrar, diminuir as dificuldades envolvidas nas atividades dos servidores, que os tornam sujeitos dependentes dos colegas para a realização produtiva de tarefas. Busca-se, assim, procurar descentralizar as atividades das mãos de funcionários específicos de modo a garantir a equidade de trabalho e de posicionamentos quando das decisões orçamentárias que devem ser implementadas.(AU)
Descritores: Capacitação Profissional
Empregados do Governo
-Organização e Administração
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração Pública
Administração Financeira
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 658.15:614(813.42), F224r


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Id: biblio-960843
Autor: Alves, Poliana Farias; Kantorski, Luciane Prado; Andrade, Ana Paula Müller de; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Oliveira, Michele Mandagará de; Silveira, Karine Langmantel.
Título: Ser autônomo: o que os serviços de saúde mental indicam? / Ser autónomo: ¿qué indican los servicios de salud mental? / Being autonomous: what do mental health services indicate?
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e63993, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Construir indicadores qualitativos de resultado na Atenção Psicossocial relacionados à autonomia na perspectiva dos usuários e familiares. MÉTODO Estudo de caso avaliativo, com referencial teórico hermenêutico-dialético em um Centro de Atenção Psicossocial no Rio Grande do Sul, Brasil. A primeira etapa da coleta de dados, fevereiro-julho/2014, consistiu na construção de indicadores a partir da análise dos dados qualitativos de duas pesquisas avaliativas neste mesmo serviço. A segunda etapa, agosto-setembro/2014, validou os indicadores construídos por meio de grupos focais com nove usuários e nove familiares. RESULTADO Os participantes apontaram três indicadores qualitativos relacionados à sua autonomia como resultado da inserção no serviço, sendo eles, melhora na autogestão da renda, melhor desenvolvimento das atividades do cotidiano e maior poder de negociação. CONCLUSÃO A metodologia utilizada mostrou-se adequada para criação de indicadores qualitativos na perspectiva de usuários e familiares, bem como apontou que o serviço auxilia no processo de conquista da autonomia.

Resumen OBJETIVO Construir indicador cualitativo de resultado en la Atención Psicosocial relacionado con la autonomía desde la perspectiva de los usuarios y familias. METODOLOGÍA Estudio de caso evaluativo, realizado en un Centro de Atención Psicosocial del Rio Grande do Sul, Brasil. La primera etapa de recopilación de datos, febrero-julio/2014, consistió en la construcción de indicadores a partir del análisis de los datos cualitativos a partir de dos investigaciones de evaluación en este mismo servicio. La segunda etapa, agosto-septiembre/2014, validó los indicadores construidos a través de grupos focales con nueve miembros y nueve familiares. RESULTADOS Los usuarios y familias mostraron tres indicadores cualitativos relacionados con su autonomía como consecuencia de la entrada en lo servicio: mejora de la auto-gestión de los ingresos, mejor desarrollo de las actividades diarias y aumento de la capacidad de negociación. CONCLUSIÓN Lo servicio ayuda en el proceso de desarrollo de la autonomía.

Abstract OBJECTIVE To build qualitative outcome indicators in psychosocial care regarding autonomy from the perspective of users and their families. METHODOLOGY This is an evaluative case study based on the dialectical hermeneutics theoretical framework, conducted at a mental health community service, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The first stage of data collection occurred between February and July 2014, and consisted of constructing indicators based on qualitative data analysis of the two evaluative studies conducted at this same service. The second stage, between August and September 2014, consisted of validating the indicators constructed through the focus groups with nine users and nine family members. RESULTS The users and relatives stated three qualitative indicators related to their autonomy resulting from their insertion in the service. The indicators were better self-management of income, improved everyday activities, and greater bargaining power. CONCLUSION The methodology proved appropriate to create qualitative indicators, from the perspective of the participants, and revealed that the service helps users achieve autonomy.
Descritores: Serviços Comunitários de Saúde Mental
Autonomia Pessoal
Desinstitucionalização
Transtornos Mentais/psicologia
-Pacientes Ambulatoriais/psicologia
Satisfação Pessoal
População Urbana
Brasil
Atividades Cotidianas
Família
Negociação
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Estigma Social
Administração Financeira
Autogestão
Transtornos Mentais/reabilitação
Pessoa de Meia-Idade
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1118743
Autor: Alves, Tammy Angélica Torres de Carvalho.
Título: Implantação de centro de custos como ferramenta gerencial na xi gerência regional de saúde / Implementation of cost center as a management tool in xi regional health management.
Fonte: Serra Talhada; s.n; 2017. 21 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo deste trabalho é implantar a gestão de custos e demonstrar a sua importância para a tomada de decisão em uma unidade administrativa da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco. O foco é demonstrar, através da aplicação de um modelo de rateio de custos por departamento e por ações a importância da gestão de custos para a geração de informações úteis à tomada de decisão. O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) foi elaborado a partir da necessidade de conhecer os custos dos produtos e serviços e avaliar os respectivos resultados. Foi implantado como eficiente técnico gerencial devido à crescente complexidade das instituições de saúde integradas ao SUS fazendo parte das suas ações estratégicas. A XI Gerência Regional de Saúde está situada na cidade de Serra Talhada, Pernambuco e foi criada no ano de 2006, sendo desde o ano de 2011 sede da III Macrorregião de Saúde, integrando a VI, X e XI Geres, numa população total de 834.344 habitante. A Regional possui departamentos ligados diretamente à Gerência como: Secretaria, Ouvidoria, CPL ­ Comissão Permanente de Licitação e NAFCM ­ Núcleo de Assistência às Famílias com Microcefalia, além de 5 (cinco) coordenações, sendo Coordenação de Planejamento e Regulação, Coordenação de Atenção à Saúde, Coordenação da Vigilância em Saúde, Coordenação do Programa Mãe Coruja e Coordenação Administrativa e Financeira. A implantação de centro de custos nos órgãos/instituições visa à otimização dos recursos sem comprometer a funcionalidade e qualidade dos serviços oferecidos, e por isso deve ser um objetivo na instituição.(AU)
Descritores: Custos e Análise de Custo
-Organização e Administração
Administração Financeira/organização & administração
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 35:614(813.42), C331i


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1092381
Autor: Magro, Cristian Baú Dal; Klann, Roberto Carlos.
Título: Novo olhar ao board interlocking: evidências a partir das redes sociais corporativas / Nueva mirada al board interlocking: evidencias a partir de las redes sociales corporativas / A new look at board interlocking: evidence from corporate social networks
Fonte: Rev. adm. pública (Online);54(1):121-141, jan.-fev. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar as estruturas de interligações pelos membros do conselho de administração (CA) com expertise política e financeira de empresas listadas na B3. A amostra foi composta por 2.474 observações no período de 2010 a 2015. Por meio da Teoria da Agência, sugere-se que o board interlocking (BI) pela expertise financeira pode auxiliar o monitoramento corporativo e servir como mitigador dos conflitos da agência. Por outro lado, o BI pela expertise política pode maximizar o comportamento oportunista. Na visão da Teoria da Dependência de Recursos, o BI pela expertise financeira pode auxiliar as empresas na captação de recursos financeiros, enquanto o BI pela expertise política pode maximizar os resultados mediante contratos mais lucrativos e vantagens oferecidas pelos políticos. Conclui-se que a sistematização do BI pelos diferentes tipos de expertise pode ser utilizada em futuras pesquisas para explicar as estratégias, as decisões e os fenômenos corporativos, bem como para avaliar as causas e os efeitos de tais estruturas na gestão das organizações.

Resumen El estudio tiene como objetivo evaluar las estructuras de interconexiones entre los miembros del Consejo de Administración (CA) con experiencia política y financiera de empresas que cotizan en la B3. La muestra se compuso de 2.474 observaciones en el período 2010-2015. Por medio de la Teoría de la Agencia, se sugiere que el board interlocking (BI) por la experiencia financiera puede auxiliar al monitoreo corporativo y servir como mitigador de los conflictos de la agencia. Por otro lado, el BI por la experiencia política puede maximizar el comportamiento oportunista. En la visión de la Teoría de la Dependencia de Recursos, el BI por la experiencia financiera puede auxiliar a las empresas en la captación de recursos financieros, mientras que el BI por la experiencia política puede maximizar los resultados mediante contratos más lucrativos y ventajas ofrecidas por los políticos. Se concluye que la sistematización del BI por las diferentes experiencias puede ser utilizada en las investigaciones futuras para explicar las estrategias, decisiones y fenómenos corporativos, así como para evaluar las causas y los efectos de tales estructuras en la gestión de las organizaciones.

Absract The study aims to evaluate the interconnection structures by members of the Board of Directors with political and financial expertise of companies listed in the Brazilian stock market B3. The sample consisted of 2,474 observations in the period from 2010 to 2015. It is suggested by the Agency Theory that board interlocking (BI) for financial expertise can help in corporate monitoring and mitigates the agency's conflicts. On the other hand, BI by political expertise can maximize opportunistic behavior. In the view of Resource Dependency Theory, BI for financial expertise can assist companies in attracting financial resources, while BI for policy expertise can maximize results through more lucrative contracts and advantages offered by policymakers. It is concluded that the systematization of BI by different expertise can be used in future research to explain corporate strategies, decisions, and phenomena, as well as to evaluate the causes and effects of such structures in the management of organizations.
Descritores: Organização e Administração
Corporações Profissionais
Organizações
Rede Social
Administração Financeira
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1092384
Autor: Sela, Vilma Meurer; Gonzalez, Lauro; Christopoulos, Tania P.
Título: Construção da agenda de inclusão financeira à luz da Teoria Ator-Rede / Construcción de la agenda de inclusión financiera a la luz de la teoría actor-red / Construction of the financial inclusion agenda in light of the actor-network theory
Fonte: Rev. adm. pública (Online);54(1):162-180, jan.-fev. 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo procurou compreender a atuação dos atores no processo de construção social da agenda de inclusão financeira no Brasil, utilizando a Teoria Ator-Rede (TAR) como lente teórica, visto que a formação da agenda pode ser compreendida como um contínuo processo de associações que envolve diferentes mediadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes das instituições envolvidas no processo de construção da agenda em tela, bem como de fontes documentais. A dinâmica do processo de construção da agenda de inclusão financeira foi analisada considerando os quatro momentos da translação (problematização, atração de interesses, recrutamento e mobilização) apresentados na literatura pertinente. Verificou-se que a agenda de inclusão financeira no Brasil é fruto de um processo incremental, que contou com a atuação de uma ampla gama de atores (do governo, do mercado, fomentadores e estudiosos e internacionais) e que foi influenciada por alguns elementos não humanos, destacando-se o Banco Central do Brasil (BCB) como ator focal do processo.

Resumen Este artículo se propuso comprender el papel de los actores en el proceso de construcción social de la agenda de inclusión financiera en Brasil, utilizando la teoría del actor-red (TAR) como lente teórica, ya que la formación de la agenda puede entenderse como un proceso continuo de asociaciones que involucra a diferentes mediadores. Los datos se recolectaron a través de entrevistas semiestructuradas con representantes de las instituciones involucradas en el proceso de construcción de la agenda en cuestión, así como de fuentes documentales. Se analizó la dinámica del proceso de construcción de la agenda de inclusión financiera considerando los cuatro momentos de la traducción (problematización, participación, enrolamiento y movilización) presentados en la literatura relevante. Se comprobó que la agenda de inclusión financiera en Brasil es el resultado de un proceso incremental, al que asistieron una amplia gama de actores (gobierno, mercado, desarrolladores y académicos, así como internacionales) y que fue influenciada por algunos elementos no humanos, entre los que se destaca el Banco Central do Brasil (BCB) como el actor central del proceso.

Abstract This article adopts the perspective of the actor-network theory to understand the role of the actors in the process of social construction of the financial inclusion agenda, considering that agenda-setting can be seen as a continuous process of associations that involves different mediators. Data were collected through semi-structured interviews with representatives of the institutions involved in the process of agenda-setting examined, as well as from documentary sources. The dynamics of the process of developing the financial inclusion agenda were analyzed considering the four moments (problematization, interessement, enrolment, and mobilization) presented in the relevant literature. The research found out that the financial inclusion agenda in Brazil is the result of an incremental process, which was attended by a wide range of actors (government, market, developers and scholars, and also international actors) and it was influenced by some non-human elements, among which the Central Bank of Brazil (BCB) stands out as the focal actor of the process.
Descritores: Admissão e Escalonamento de Pessoal
Política Financeira
Administração Financeira
-Política Pública
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1092386
Autor: Garcia, Leice Maria; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa.
Título: Limits of Brazilian public accounting and control systems to address the systemic corruption problem: lessons from the Swedish and Italian cases / Análisis de los límites de los sistemas de contabilidad y control para enfrentar el problema de la corrupción sistémica en Brasil: lecciones de los casos de Suecia e Italia / Análise de limites dos sistemas de contabilidade e controle para o enfretamento do problema da corrupção sistêmica no Brasil: lições dos casos da Suécia e da Itália
Fonte: Rev. adm. pública (Online);54(1):79-98, jan.-fev. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This article seeks to understand the reasons for the persistence of corruption in the Brazilian federal government, despite strong public accounting and financial control systems in the country. More than two-thirds of the states in the world, including Brazil, face the challenge of plundering public finances by political, economic, and bureaucratic elites. In this context, the exclusive use of the dominant approach of economic theories for the structuring of public control systems is limited. It is more appropriate to consider corruption as a problem of collective action. Hence, the theoretical reference chosen includes Bourdieu's theory of practice and Tocqueville's and Ostrom's collective action theories, as they have been understood respectively by Mungiu-Pippidi and Rothstein. The methodological strategy adopted is an exploratory analysis of the cases of contemporary day Brazil, based on the lessons learned from nineteenth-century Sweden, and Italy in the 1990s. The results indicated that overcoming systemic corruption requires more than control systems. It demands, at least, a trigger to disrupt the perverse social imbalance, institutional capacity to offer normative effectiveness and a cohesive and active civil society.

Resumen El artículo se propone a comprender las razones de la persistencia de la corrupción en el gobierno federal brasileño, aunque este ya cuente con comprensivos sistemas de contabilidad pública y control financiero. Más de dos tercios de los estados del mundo, incluso Brasil, enfrentan un alto nivel de desvío de dinero público por parte de las élites políticas, económicas y burocráticas. En este tipo de contexto, es muy limitado el uso exclusivo del abordaje dominante de las teorías económicas para la estructuración de los sistemas de control público. El artículo argumenta ser más apropiado buscar soluciones derivadas del enfoque de las teorías de acción colectiva. Él utiliza la teoría de la práctica de Bourdieu y las teorías de la acción colectiva de Tocqueville y Ostrom, conforme adoptadas por Mungiu-Pippidi y Rothstein, respectivamente. La estrategia metodológica es un análisis exploratorio del caso brasileño, a la luz de las lecciones de Suecia en el siglo XIX, e Italia en la década de 1990. Los resultados indican que superar la corrupción sistémica puede requerir más que establecer sistemas de contabilidad y de control fuerte. Es necesario, por lo mínimo, un gatillo que desestabilice el equilibrio social perverso existente, cierta capacidad institucional para conferir efectividad normativa y una sociedad civil activa y cohesiva.

Resumo O artigo busca entender as razões para a persistência da corrupção no governo federal brasileiro, apesar de este nível de governo já contar com robustos sistemas de contabilidade pública e de controle financeiro. Mais de dois terços dos estados do mundo, incluindo o Brasil, enfrentam elevado nível de desvio de dinheiros públicos por parte de elites políticas, econômicas e burocráticas. Neste tipo de contexto, o uso exclusivo da abordagem dominante das teorias econômicas para a estruturação dos sistemas de controle público é muito limitado. O artigo defende que é mais adequado buscar soluções derivadas de abordagem das teorias de ação coletiva. Para isso utiliza a teoria da prática de Bourdieu e as teorias de ação coletiva, de Tocqueville e Ostrom, conforme acolhidas respectivamente por Mungiu-Pippidi e Rothstein. A estratégia metodológica é de análise exploratória do Brasil atual, à luz das lições da Suécia do século XIX e da Itália da década de 90. Os resultados indicam que a superação da corrupção sistêmica requer mais do que a constituição de sistemas de contabilidade e de controle fortes. Exige, no mínimo, um fator desencadeante que desestabilize o equilíbrio social perverso vigente, capacidade institucional para conferir eficácia normativa, além de uma sociedade civil coesa e ativa.
Descritores: Brasil
Setor Público
Participação da Comunidade
Governo Federal
Administração Financeira
Corrupção
Contabilidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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