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Id: biblio-964833
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Promoción de la Salud; .Dirección de Promoción de Vida Sana.
Título: Gestión local para la implementación y el funcionamiento de la casa materna / Local management for the implementation and operation of the mother house.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 2010000. 56 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El documento técnico, propone estandarizar la gestión local con participación de la comunidad y de los actores sociales, dentro de los cuales, el Gobierno Regional y Local, juegan un papel fundamental como gestores principales para el desarrollo de la estrategia de la Casa Materna en el marco de los procesos de Descentralización, Aseguramiento Universal en Salud y del Presupuesto por Resultados. Así mismo, establece y describe el proceso de implementación de la Casa Materna a través de sus 05 fases, planteando las responsabilidades de cada uno de los involucrados en el mismo y señalando que el personal de salud juega un rol de facilitador mientras que el Comité de Gestión de la Casa Materna es el responsable de la implementación, funcionamiento y sostenibilidad de la misma.
Descritores: Promoção da Saúde
-Orçamentos
Competência Cultural
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-383740
Autor: Telyukov, Alexander; Novak, Kathleen; Bross, Christopher.
Título: Alternativas de pago a los proveedores para América Latina: conceptos y estrategías de las partes interesadas / Provider payment alternatives for Latin America: concepts and stakeholder strategies.
Fonte: s.l; OPS; Mar. 2001. 44 p. tab. (LAC-RSS. Iniciativa Reforma Sector Salud, 4, ed. esp).
Idioma: es.
Projeto: USAID. Colaboración para la Reforma de la Salud.
Descritores: Honorários e Preços
Assistência à Saúde/economia
-Capitação/organização & administração
Chile
Colômbia
Costa Rica
Estratégias
Medição de Risco/economia
México
Orçamentos
Peru
Pessoal de Saúde
Planos de Pagamento por Serviço Prestado/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S.
Guia
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3779.00


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Id: lil-37331
Autor: Ayres, Marco Antonio; Chirinos, Octavio; La Torre, José Carlos Vera.
Título: Financiamiento y gasto del Ministerio de Salud del Peru: informe técnico n§ 7 / Financing and costs the Ministerio de Salud del Peru: technical report no. 7.
Fonte: s.l; Peru. Ministerio de Salud; mayo 1986. 193 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Projeto: USAID. Análisis del Sector Salud en el Peru.
Descritores: Orçamentos
Financiamento Governamental
Planejamento em Saúde
-Peru
Custos e Análise de Custo
Serviços de Saúde/economia
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/307.70


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-955888
Autor: Santos, Margarida; Batel, Susana; Gonçalves, Maria Eduarda.
Título: Participar está na moda: uma abordagem psicossocial dos orçamentos participativos / Participar está de moda: un enfoque psicosocial de los presupuestos participativos / Participation is trendy: a social psychological approach to the participatory budget
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e165726, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: FCT/Portugal; . SFRH; . Cis-IUL, ISCTE-IUL.
Resumo: RESUMO Autores têm apontado para como os processos de participação institucionalizados poderão não ser verdadeiramente participativos. Este estudo analisa factores estruturais condicionantes destes processos, tendencialmente esquecidos nos estudos sobre a participação no âmbito da Psicologia Social, através de análise exploratória das sessões de Orçamento Participativo (OP) em três municípios em Portugal. Partindo de uma perspectiva etnográfica, procurámos perceber que factores estão relacionados com os modelos de OP e em que medida os contextos social, cultural e político de cada município poderão explicar as diferenças verificadas na participação local; em que medida a organização espacial das sessões, os recursos utilizados e o tipo de comunicação poderão estar associados às mesmas. As análises sugerem uma relação complexa entre a natureza mais ou menos deliberativa/consultiva do procedimento e o nível de participação, demonstrando que a retórica institucional participativa utilizada pelos decisores nem sempre corresponde a práticas mais ou menos participativas por parte dos cidadãos.

RESUMEN Autores han señalado cómo los procesos de participación institucionalizados pueden no ser verdaderamente participativos. Se analizam factores estructurales condicionantes de estos procesos, tendencialmente olvidados en los estudios sobre la participación en la Psicología Social, a través de análisis exploratorio de las sesiones de Presupuesto Participativo (PP) en tres municipios en Portugal. A partir de una perspectiva etnográfica, intentamos percibir qué factores están relacionados con los modelos de PP y en qué medida los contextos social, cultural y político de cada municipio pueden explicar las diferencias en la participación local; en qué medida la organización espacial de las sesiones, los recursos utilizados y el tipo de comunicación podrán estar asociados a las mismas. Los análisis sugieren una relación compleja entre la naturaleza más o menos deliberativa/consultiva del procedimiento y el nivel de participación, donde la retórica institucional participativa utilizada por los decisores no siempre corresponde a prácticas más o menos participativas por parte de los ciudadanos.

ABSTRACT Institutionalized participatory processes may not be truly participative. This study aims to analyze structural factors underlying participation, often neglected by social psychology. An exploratory study was carried out on participatory budgeting sessions in three municipalities in Portugal. From an ethnographic perspective, we have compared contextual factors related to different participatory budgeting models; differences in citizens' participation which may be attributed to the social, cultural and political contexts of each municipality; and how the spatial organization, the resources applied and the type of communication used in the different budgeting sessions may possibly shape the ways different agents interact. Results suggest that there is a complex relation between the deliberative/consultative natures of the participatory budgeting and the level of the citizens' participation, showing that the participatory institutional rhetoric used by policymakers does not always correspond to citizens' participatory practices.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Orçamentos
Participação da Comunidade/tendências
Institucionalização
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-198287
Autor: Costa, Guilherme Antonio de Moura.
Título: Programas governamentais de saúde pública. Estudo de caso: o programa de controle do dengue na Costa Rica, Venezuela e Estado de Säo Paulo (Brasil) seus recursos e custos. O custo-efetividade no período de 1990 a 1994 / Governmentals programs of public health. Case study: The program of control of Dengue in Costa rica, Venezuela and State of Säo Paulo (Brazil) their resources and costs. The cost-effectiveness in the period 1990-1994.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1997. 164 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Programa de Pós-Graduaçäo em Integraçäo da América Latina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho refere-se ao estudo dos programas governamentais de saúde pública, especialmente ao controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor do dengue, doença endêmica na América Latina e que caminha a curto prazo para um nível epidêmico de dengue hemorrágico, em várias regioes da América Latina e Caribe. É abordado aqui a situaçäo epidemiológica de três Regiöes-Estados latinos-americanos: Costa Rica, Venezuela e o Estado de Säo Paulo (Brasil). Na parte econômica, foco principal deste estudo, é feita uma análise sobre seus recursos orçamentários destinados com esse programa de controle do dengue, sobre seus custos totais e unitários de produçäo e custos-efetividade também, no período de 1990-1994.
Descritores: Dengue/prevenção & controle
Análise Custo-Benefício/estatística & dados numéricos
Orçamentos/estatística & dados numéricos
Programas Nacionais de Saúde/economia
-Venezuela/epidemiologia
Brasil/epidemiologia
Costa Rica/epidemiologia
Dengue/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 2988.00; BR93.2; 14.571, 837p


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Id: biblio-1025644
Autor: Ceriani, Leticia.
Título: Hantavirus o cómo un Estado ausente agrava las situaciones epidemiológicas / Hantavirus or how an absent state aggravates epidemiological situations
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);23(5):473-475, jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Orçamentos
Saúde Pública
Hantavirus
Política de Saúde
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-955230
Autor: Gonçalves, Angélica Lopes; Caramaschi, Sandro; Feijó, Marianne Ramos.
Título: Conjugalidade e gestão do orçamento doméstico: um estudo qualitativo / Conjugality and management of the household budget: a qualitative study
Fonte: Pensando fam;22(1):29-43, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é um relato de pesquisa qualitativa de mestrado, cujo objetivo é descrever como casais não clínicos percebem as dificuldades e as divergências ao lidar com o orçamento doméstico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis casais, com e sem filhos, com até cinco anos de casamento. Os resultados mostraram que as divergências estão relacionadas aos custos dos produtos e ao grau de autonomia de cada cônjuge nas decisões de compras. Questões culturais como gênero e o consumismo influenciam o modo de lidar com o dinheiro, além da repetição intergeracional de comportamentos e de padrões de interação familiar. O conhecimento sobre tais dinâmicas contribui para a compreensão por parte de psicólogos e de terapeutas de casais da dimensão financeira no casamento, bem como para a estruturação de futuras práticas terapêuticas, educativas e preventivas em situações de conflitos conjugais.(AU)

This article is a qualitative research report of a master's degree, whose purpose is to describe how non-clinical couples meet the struggle and divergences when dealing with the household finances. Six couples, with and without children, that has been married for up to five years were interviewed. The results have shown that the divergences are related to the price of products and each partner's self-sufficiency in making shopping decisions. Cultural factors like gender and consumption affect their money management, besides the intergenerational repetition of behavior patterns and family interaction. Insight about these dynamics contributes to the understanding of the marriage's financial dimension by therapists and psychologists, as well as to developing future therapeutic, preventive and educational methods in marital conflict situations.(AU)
Descritores: Orçamentos
Comportamento do Consumidor/economia
Estado Conjugal
Conflito Familiar/economia
-Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-981190
Autor: Santos, Edmilson Santos dos; Starepravo, Fernando Augusto.
Título: Análise da capacidade fiscal per capita na descentralização do Programa Segundo Tempo/ME junto aos municípios / Analysis of municipal governments' per capita tax capacity for decentralization of Program Segundo Tempo / Análisis de la capacidad fiscal por habitante en la descentralización del Programa Segundo Tiempo/ME junto a los municipios
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4), out.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Um dos constrangimentos que dificultariam a implementação de programas que exigem contrapartida é a capacidade fiscal das prefeituras. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo verificar se a capacidade fiscal per capita é um fator relevante na distribuição do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte. As informações sobre a capacidade fiscal foram coletadas no IBGE, e sobre o programa diretamente do site do PST. Foram analisados os dados referentes ao período que vai de 2003 a 2012. Os resultados apontam que a capacidade fiscal (CF) per capita não interferiu na distribuição do PST. Além disso, não foi possível confirmar a hipótese de que a CF per capita diminui a capacidade de descentralização do programa

One of the constraints hampering implementation of programs that demand a counterpart contribution would be the tax capacity of municipal governments. Therefore, this study aims to verify whether per capita tax capacity is a factor in the distribution of the Ministry of Sports' Program Segundo Tempo (PST). Information on tax capacity was collected from IBGE's website and while data on the Program itself was collected from its own website. We analyzed Data on 2003-2012. Results show that per capita tax capacity did not interfere on PST distribution. In addition, the hypothesis that per capita tax capacity decreases the ability to decentralize the program could not be confirmed

Una de las limitaciones que dificultan la aplicación de programas que requieren una contrapartida es la capacidad fiscal de las municipalidades. Por ello, este estudio tuvo como objetivo verificar si la Capacidad Fiscal por habitante es un factor relevante en la distribución del Programa Segundo Tiempo (PST) del Ministerio de Deportes. Las informaciones sobre la Capacidad Fiscal se recogieron en el IBGE, y sobre el programa directamente desde la web del PST. Se analizaron los datos referentes al período que va de 2003 a 2012. Los resultados muestran que la Capacidad Fiscal por habitante no afectó a la distribución del PST. Además, no fue posible confirmar la hipótesis de que la Capacidad Fiscal disminuye la capacidad de descentralización del programa
Descritores: Política Pública
Esportes/economia
-Orçamentos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-948071
Autor: Castro, Suélen Barboza Eiras de; Starepravo, Fernando Augusto; Souza, Doralice Lange de.
Título: Programa "Esporte e Lazer da Cidade": uma análise da composição orçamentária (2004-2011) / Program "Sport and Leisure of the City": an analysis of its budget composition (2004-2011) / Programa "Esporte e Lazer da Cidade": un análisis de la composición del presupuesto (2004-2011)
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(2):383-398, abr.-jun. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar a composição orçamentária do programa "Esporte e Lazer da Cidade" (PELC) no decorrer dos processos de elaboração e execução orçamentária de 2004 a 2011. Esta pesquisa foi de natureza quantitativa e de cunho exploratório e os dados orçamentários foram coletados do portal "Siga Brasil". Concluímos que o PELC se caracterizou por somar o maior volume de recursos previstos e executados na função "Desporto e Lazer" e por apresentar um orçamento composto em sua quase totalidade de emendas parlamentares. A programação orçamentária prevista e executada no programa apontou para a priorização da implantação de infraestrutura esportiva no país em detrimento da proposição de atividades esportivas do programa. A composição orçamentária também indicou que o financiamento de infraestrutura e a proposição de atividades esportivas não estavam diretamente vinculados entre si.

This study investigated the budget composition of program Sport and Leisure of the City (Esporte e Lazer da Cidade, PELC) during budget planning and execution from 2004 to 2011. The study was quantitative and exploratory, and data were collected on the internet portal "Siga Brasil". We concluded that the PELC had most of its resources planned and executed under the "Sports and Leisure" item and presented a budget made almost entirely of parliamentary amendments to it. The budget planned and executed in the program focused on implementing sports infrastructure in the country over sports program activities. The budget composition also indicated that infrastructure funding and sports activities proposals were not directly linked.

Este estudio tiene como objetivo investigar la composición del presupuesto del programa "Esporte e Lazer da Cidade" (PELC) durante los procesos de elaboración y ejecución de los presupuestos para los años que van de 2004 a 2011. Esta investigación tuvo carácter cuantitativo y exploratorio y se recogieron los datos de presupuestos en el portal "Siga Brasil". Concluimos que el PELC se caracterizó por sumar el mayor volumen de recursos previstos y aplicados en la función "Deporte y Ocio" y por presentar un presupuesto compuesto en su casi totalidad por enmiendas parlamentarias. El presupuesto previsto y ejecutado en el programa apuntó a la priorización de la implementación de infraestructura deportiva en el país a expensas de la propuesta de actividades deportivas del programa. La composición del presupuesto también indicó que la financiación de infraestructuras y la propuesta de actividades deportivas no estaban directamente vinculados entre si.
Descritores: Política Pública
Orçamentos
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-515146
Autor: Organização Pan-Americana da Saúde.
Título: Plano de Trabalho Bianual 2008-2009 / Biannual Work Plan 2008-2009.
Fonte: Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde;Organização Mundial da Saúde; 2008. 112 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Cooperação Internacional
Cooperação Técnica
Organização Pan-Americana da Saúde/organização & administração
-Administração de Recursos Humanos
Brasil
Estratégias Nacionais
Orçamentos/organização & administração
Planos e Programas de Saúde/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
NLM: WA 530; NLM: WA 530



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