Base de dados : LILACS
Pesquisa : N03.219.463.100.110 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 65 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 7 ir para página                  

  1 / 65 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-970769
Autor: Mahado, María(edt).
Título: Una propuesta de plan estratégico para el Departamento de Ciencias Médicas doctor Salvador Allende La Habana Cuba / A proposal for a strategic plan for the Department of Science Medical "Science Medical Dr. Salvador Allende" Habana Cuba
Fonte: Rev. enferm. neurol;9(2):http://www.revenferneurolenlinea.org.mx/documento.php?Descarga=49, Jul - Dic 2010.
Idioma: es.
Resumo: En está investigación se presenta una propuesta del plan estratégico con una proyección de desarrollo en el Departamento Docente de Licenciatura en Enfermería de la Facultad de Ciencias Médicas doctor Salvador Allende Ciudad Habana, Cuba para una temporalidad del 2003 a 2007. Para la elaboración de la propuesta del plan estratégico de este departamento se aplica tecnología de corte estratégico diseñado para nivel institucional, la que ha sido viabilizada en esta investigación, con la teoría de inducción analítica, para el nivel departamental. El enfoque metodológico aplicado en esta propuesta esta conformado por tres etapas: filosófica, analítica y operativa. En la etapa filosófica: se logra declarar la esencia y razón de ser de la organización. Etapa analítica: basada en un análisis de la situación actual o diagnóstico y la etapa operativa donde se presenta un escenario prospectivo conformado por políticas, objetivos y estrategias. La direccionalidad del cambio se argumenta con la consideración de que el departamento constituye una organización abierta al aprendizaje, en la que se proyecta la transformación de la docencia, investigación y extensión universitaria soportada en el fortalecimiento de los recursos y la cooperación. Se sustenta el cambio con la presencia del factor humano que ha desarrollado un marco de compromisos y participación de todos los actores de la organización académica, además de la comunicación y motivación dentro del contexto del departamento.
Descritores: Proposta de Concorrência
Planejamento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


  2 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026454
Autor: Gonçalves Filho, Fabio Vilas.
Título: Implantação de comissão de pré-qualificação de materiais hospitalares no pregão eletrônico de hospital universitário: pré-requisito para controle de qualidade / Implementation of hospital materials prequalification commission on university hospital electronic trading: quality control prerequisite.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20170000. 139 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades da implantação de comissão de pré-qualificação de materiais hospitalares adquiridos por pregão eletrônico em hospital universitário. Trata-se de estudo observacional, descritivo, misto, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no segundo semestre de 2015, cujos elementos de caráter quantitativo foram submetidos à análise documental, extraídos de 136 processos de compras, de materiais hospitalares realizadas no período de 2010 a 2015, devidamente organizados em planilha Excel e pelo software R. Posteriormente analisados com base na estatística descritiva e resultados apresentados em gráficos, tabelas e quadros. Os elementos qualitativos foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com 11 médicos e 18 enfermeiros atuantes na gestão de diversos setores de internação hospitalar, no decorrer dos meses de julho a dezembro de 2015. As entrevistas foram norteadas por roteiro semiestruturado e analisadas a luz da análise de conteúdo temática. Da análise dos dados emergiram três categorias temáticas: Materiais com mais problemas: intercorrências por falta de critérios de qualidade; Credibilidade sobre solicitação de amostras para o pregão; e Conhecimento sobre o trabalho e propósitos da comissão de padronização de materiais hospitalares. Concluiu-se que as aquisições pelos pregões, adotando-se o critério menor preço, não asseguram padrões de qualidade dos materiais hospitalares, expondo pacientes e profissionais de saúde à riscos injustificáveis do ponto de vista de segurança dos pacientes e do trabalho. Razões suficientes para apontar a necessidade da implantação de comissão de pré-qualificação dos produtos para analisá-los antes dos procedimentos licitatórios. Ademais, o cenário atual de crise do financiamento público não oferece margens para desperdícios, considerando o inevitável descarte dos materiais adquiridos que não apresentem padrão de qualidade e confiabilidade para que seu uso não cause problemas adversos. Acredita-se que para solucionar os problemas ou minimizá-los, faz-se necessária a constituição da referida comissão, bem como implantar um sistema eletrônico para armazenar e compartilhar informações claras sobre a qualidade dos materiais já analisados a fim de possibilitar maior segurança aos profissionais que os utilizam e para os pacientes que são submetidos aos procedimentos terapêuticos nos hospitais de ensino

The present study aims to analyze the possibilities of the implementation of pre-qualification commission of hospital materials purchased by electronic trading in a university hospital. This is an observational, descriptive, mixed study, with a quantitative-qualitative approach, carried out in the second half of 2015, whose quantitative elements were submitted to a documentary analysis, extracted from 136 procurement processes, of hospital materials carried out in the period of 2010 To 2015, duly organized into Excel spreadsheet and software R. Subsequently analyzed based on descriptive statistics and results presented in graphs, tables and tables. The qualitative elements were produced from interviews with 11 physicians and 18 nurses working in the management of several hospital admission sectors, from July to December 2015. The interviews were guided by a semi-structured script and analyzed in light of the analysis Thematic content. From the analysis of the data emerged three thematic categories: Materials with more problems: intercurrences due to lack of quality criteria; Credibility for requesting samples for the trading session; And Knowledge about the work and purposes of the standardization committee for hospital materials. It was concluded that the acquisitions by the market, adopting the criterion lower price, do not ensure quality standards of hospital materials, exposing patients and health professionals to unjustifiable risks from the point of view of patient safety and work. Reasons sufficient to indicate the need for the implementation of pre-qualification commission of the products to analyze them before the bidding procedures. In addition, the current scenario of public financing crisis does not offer margins for waste, considering the unavoidable disposal of acquired materials that do not present quality and reliability standards so that their use does not cause adverse problems. It is believed that in order to solve the problems or minimize them, it is necessary to set up such a commission, as well as to establish an electronic system to store and share clear information about the quality of the materials already analyzed in order to provide greater security for professionals Who use them and for patients who are submitted to therapeutic procedures in teaching hospitals
Descritores: Controle de Qualidade
Proposta de Concorrência/organização & administração
Administração de Materiais no Hospital/organização & administração
-Proposta de Concorrência/normas
Hospitais Universitários/organização & administração
Administração de Materiais no Hospital/normas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


  3 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-971855
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática.
Título: Manual de boas práticas de gestão das órteses, próteses e materiais especiais (OPME).
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2016. 38 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Aparelhos Ortopédicos/normas
Próteses e Implantes/normas
Traumatologia/normas
Ortopedia/normas
-Gestão em Saúde
Especificações Técnicas
Proposta de Concorrência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Manuais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL


  4 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-905642
Autor: Aguiar, Jeanice de Azevedo; Calil, Ricardo Moreira.
Título: Análise da adequação normativa de chamadas públicas para compra de alimentos dos agricultores familiares destinados ao programa nacional de alimentação escolar / Analysis of the normative adequacy of public calls for food from family farmers for the national school feeding program
Fonte: Hig. aliment;32(278/279):22-29, 30/04/2018.
Idioma: pt.
Resumo: A agricultura familiar rural tem ancorado as famílias produtoras de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com atenção a questão social, além de incentivar e facilitar o escoamento dessa produção. O objetivo desta pesquisa foi verificar o cumprimento da Lei nº 11.947/2009 e regulamentações no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analisando as características dos documentos publicados entre janeiro e julho de 2013. Foram localizados duzentos e um editais de chamada públicas pesquisados por meio eletrônico, com representação de todas as Regiões do País. Os resultados indicaram características não conformes à legislação vigente para a maioria das Entidades Executoras, com falhas na informação dada ao produtor familiar rural, principalmente quanto ao cronograma de entrega e indicação da prioridade na escolha do projeto de venda. Considerando os resultados, concluiu-se que grande parte dos gestores deixou de colocar em prática a Lei nº 11.947/2009 e regulamentações, com maior proporção de não conformidades nas regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte, alertando para a necessidade de fiscalização rigorosa e efetiva às EEx. por parte dos órgãos fiscalizadores para o cumprimento da legislação vigente, assim como para uma melhor orientação aos produtores familiares rurais sobre esse assunto, evitando a continuidade de procedimentos não conformes.(AU)

Rural family agriculture has anchored the food producing families through the Food Acquisition Program and the National School Feeding Program, with attention to the social issue, besides encouraging and facilitating the disposal of this production. The objective of this research was to verify compliance with Law 11.947 / 2009 and regulations in the National School Feeding Program (PNAE), analyzing the characteristics of the documents published between January and July 2013. Two hundred and one public call notices were searched by electronic means, with representation from all Regions of the Country. The results indicated characteristics that do not conform to the legislation in force for most of the Executing Entities, with deficiencies in the information given to the rural family producer, mainly regarding the delivery schedule and indication of priority in the choice of the sales project. Considering the results, the conclusion is that most of the managers failed to put into practice Law 11.947 / 2009 and regulations, with a higher proportion of nonconformities in the Midwest, Northeast and North regions, alerting to the need for rigorous and effective supervision to the EEx. by the enforcement agencies to comply with current legislation, as well as to provide guidance to rural family farmers on the subject, avoiding the continuation of non-compliant procedures.
Descritores: Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Alimentação Escolar
Proposta de Concorrência/organização & administração
População Rural
Agricultura Orgânica/economia
-Brasil
Zona Rural
Abastecimento de Alimentos/economia
Legislação sobre Alimentos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR908


  5 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-934475
Autor: Carrapateria, Yeda Roque.
Título: Avaliação técnica de material de consumo hospitalar: um subsídio para o cuidado de qualidade.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2000. 68 p. tab.
Idioma: pt; pt.
Tese: Apresentada a Instituto Nacional de Câncer. Especialização em enfermagem controle do câncer para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Sem resumo
Descritores: Equipamentos e Provisões Hospitalares
Serviço Hospitalar de Compras/organização & administração
Gestão da Qualidade
-Proposta de Concorrência
Administração Hospitalar
Planejamento Hospitalar
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 353.6, C311a MON, HCI


  6 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-911169
Autor: Faria, Suzi da Silva.
Título: Mapeamento do processo de compras públicas: uma ferramenta para gestão de materiais em saúde / Mapping of the public procurement process: a tool for health materials management.
Fonte: Niterói; s.n; 2017. 98 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos, de cenários cada vez mais competitivos e da escassez de recursos financeiros; a sociedade insatisfeita com o atendimento na saúde cobra uma administração pública eficiente e eficaz. Essas demandas impulsionam o gestor a buscar mais agilidade e transparência com o gasto público. Esta pesquisa tem como objetivo geral aplicar a metodologia de gestão por processos no mapeamento de compras de material médico-hospitalar de consumo visando a melhoria das etapas de normalização e de aquisição realizadas pela Coordenação de Qualificação de Material. Os objetivos específicos são: mapear o processo de normalização (padronização/seleção) e de aquisição de materiais de consumo (descartáveis) na Coordenação de Qualificação de Materiais e construir protocolos organizacionais fundamentados na gestão por processos para subsidiar a normalização e a aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo e sua avaliação através de indicadores. A metodologia é composta por uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem quantitativa, documental e transversal operacionalizada pela gestão por processos para facilitar a visão sistêmica da organização. O cenário de estudo foi a Coordenação de Qualificação de Material, um setor que assessora a Coordenação de Licitação na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A definição das amostras foi através da seleção de pregão eletrônico para aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo nos anos de 2014, 2015 e 2016. O levantamento dos dados foi realizado de junho de 2016 a abril de 2017, período em que todos os pregões de 2016 haviam sido encerrados (adjudicados/homologados). Dentro do recorte de três anos foram analisados n=135 pregões de materiais médico-hospitalar de consumo totalizando n=715 itens para aquisição. Deste total: n=364 itens aprovados para aquisição equivalendo a um percentual de 50.9% e 49.1% sem possibilidades de serem adquiridos. As causas para a não aquisição, identificadas como gargalo do processo, foram: n=201 itens fracassados (28.11%), n=80 itens desertos (11.18%), n=52 itens revogados (7.27%) e n=18 itens anulados (2.51%). Através do mapeamento do processo foi possível traçar proposta de tecnologia gerencial do tipo inovação organizacional com a elaboração de um sistema de indicadores para gerenciar o monitoramento dos processos de normalização e de aquisição, além de lançar a proposta do protocolo organizacional para a pré-qualificação de marcas como subsídio para tomada de decisão mais ágil. Conclui-se com o trabalho que é necessário redesenhar os processos a fim de manter uma visão sistêmica estabelecendo canais de comunicação com todos os envolvidos no processo. E mais do que isso poder contar com a participação e interação dos usuários da rede para agregar valor ao serviço público otimizando os gastos com a aquisição de materiais

In the face of technological advances, increasingly competitive scenarios and scarce financial resources; the society dissatisfied with health care charges an efficient and effective public administration. These demands encourage the manager to seek more agility and transparency with public spending. This research has as general objective to apply the methodology of management by processes in the mapping of purchases of medical-hospital material of consumption aiming at the improvement of the stages of normalization and acquisition carried out by the Material Qualification Coordination. The specific objectives are: to map the process of standardization (standardization / selection) and acquisition of consumer materials (disposable) in the Coordination of Qualification of Materials and build organizational protocols based on process management to subsidize standardization and acquisition of medical materials consumption indicators and their evaluation through indicators. The methodology is composed of an applied, exploratory research, with a quantitative, documentary and transversal approach operationalized by the management by processes to facilitate the systemic view of the organization. The study scenario was the Coordination of Material Qualification, a sector that advises the Bidding Coordination at the State Health Secretariat of Rio de Janeiro. The definition of the samples was through the selection of electronic trading sessions for the acquisition of medical and hospital consumables in the years 2014, 2015 and 2016. The data was collected from June 2016 to April 2017, during which time all trading sessions had been closed (awarded / approved). Within the three-year cut-off, n = 135 trading sessions of medical-hospital supplies were analyzed, totaling n = 715 items for acquisition. Of this total: n = 364 items approved for acquisition equivalent to a percentage of 50.9% and 49.1% with no possibility of being acquired. The causes for non-acquisition, identified as process bottlenecks, were: n = 201 failed items (28.11%), n = 80 deserted items (11.18%), n = 52 revoked items (7.27%) e n = 18 canceled items 2.51%). Through the mapping of the process it was possible to draw a proposal of managerial technology of the type organizational innovation with the elaboration of a system of indicators to manage the monitoring of the standardization and acquisition processes, besides launching the proposal of the organizational protocol for the pre-qualification of brands as a subsidy for more agile decision-making. It concludes with the work that it is necessary to redesign the processes in order to maintain a systemic vision establishing channels of communication with all those involved in the process. And more than that to be able to count on the participation and interaction of the users of the network to add value to the public service optimizing the expenses with the acquisition of materials
Descritores: Proposta de Concorrência
Sistemas de Informação
Enfermagem
Avaliação da Tecnologia Biomédica
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 610.73, F224


  7 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-905106
Autor: Melo, Vangelina Lins.
Título: Implicações dos processos licitatórios na psicodinâmica do trabalho de uma Unidade Pública de Alimentação e Nutrição / Implications of bidding processes in the work psychodynamics of a Food and Nutrition Public Unit.
Fonte: Niterói; s.n; 2013. 226 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trabalhadores do segmento de alimentação estão expostos a situações que podem alterar sua saúde por condições inadequadas de trabalho, por problemas de ambiente, processos de trabalho e por equipamentos e insumos provavelmente adquiridos nas licitações. Considerando estes aspectos, o presente estudo objetivou identificar os insumos e equipamentos adquiridos nas licitações que ocasionam provável sofrimento no trabalho; descrever os mecanismos utilizados por este sujeito, de forma defensiva e/ou criativa, quanto à existência de possíveis sofrimentos relacionados aos produtos adquiridos nas licitações e analisar a relação entre necessidades laborais dos trabalhadores de Unidade de Alimentação e Nutrição e os insumos e equipamentos licitados, que implicam na psicodinâmica do trabalho, visando minimizar seu possível sofrimento. Estudo de abordagem exploratória, descritiva, qualitativa que seguiu a partir de pressupostos metodológicos de um estudo de caso, tendo como sujeitos quarenta trabalhadores de um restaurante universitário, Niterói ­ RJ. A coleta de dados ocorreu por observação direta não participativa com registros em diário de campo e fotográfico e entrevista semiestruturada individual com perguntas sobre condições de trabalho. Para análise dos dados utilizou-se o software ALCESTE, que é uma técnica computadorizada e também uma metodologia de análise lexical de conteúdo, baseada nas coocorrências. Os dados obtidos foram triangulados e confrontados com as concepções de sofrimento no trabalho de Christophe Dejours. Como resultados desta pesquisa 28 entrevistados eram do gênero masculino e 12 do feminino, idade variou entre 46 e 55 anos, 13 servidores públicos e 27 contratados, admitidos há mais de 36 meses na unidade, com jornada de trabalho de 8 horas/diárias no período da manhã, desenvolvida majoritariamente nos setores de pré-preparo de vegetais e distribuição de refeições. Na observação verificou-se que os trabalhadores elaboram estratégias defensivas visando minimizar o sofrimento laboral. A análise do ALCESTE dividiu o corpus em sete classes, destas classes emergiram quatro categorias, a saber: Percepção do trabalhador acerca de utilização de uniforme, touca e calçado e a participação do trabalhador em opinar nas aquisições de seus instrumentos de trabalho; Percepção do trabalhador acerca de utilização de Equipamento de Proteção Individual; Necessidades e dificuldades laborais e estratégias defensivas/criativas dos trabalhadores e Dificuldades laborais e Doenças ocupacionais de trabalhadores de Unidade de Alimentação e Nutrição. As categorias apresentadas discutem as condições de trabalho, os incômodos/sofrimentos dos trabalhadores, seus problemas de saúde, além da realização de estratégias defensivas/criativas para desvencilhar-se do sofrimento. Conclui-se que ocorre sofrimento laboral dos trabalhadores na unidade pesquisada e que esta situação leva à elaboração, por parte dos trabalhadores, de estratégias defensivas para suportarem as condições adversas de trabalho e que muitas de suas necessidades para o exercício de suas funções poderão ser atendidas pelos processos licitatórios. Este estudo pode contribuir para uma condição favorável de trabalho e de saúde dos trabalhadores e estimular o desenvolvimento de futuras pesquisas referentes à licitação e ambiente laboral

Workers of the segment are alimentation exposed to situations that can change your health for poor working conditions, problems of environment, work processes and equipment and supplies probably acquired in bidding. Considering these aspects , the present study aimed to identify the inputs and equipment acquired at auctions, likely to cause pain at work; describe the mechanisms used by this subject, and/or creative defensively, as to the possible existence of the suffering related products acquired at auctions and analyze the relationship between labor needs of workers Food and Nutrition Unit and the inputs and equipment procured, implying the psychodynamics of work in order to minimize their possible suffering. Exploratory qualitative study approach, descriptive, which followed from methodological assumptions of a case study, having forty workers as subjects in a university restaurant, Niterói - RJ. Data collection occurred by direct non-participative observation with records in a field diary and photographic and individual semi-structured interviews with questions about working conditions. For data analysis we used the ALCESTE software, which is a computerized technique and also a methodology of lexical content analysis, based on cooccurrences. Data were triangulated and compared with concepts of suffering in the work of Christophe Dejours. The results of this survey respondents were 28 males and 12 females, age ranged between 46 and 55 years, 13 civil servants and 27 contractors, admitted more than 36 months in the unit, with workday of 8 hours/day during the morning, mostly developed in the pre - prepare vegetables and meal distribution sectors. The observation it was found that workers elaborate defensive strategies to minimize labor pain. The analysis of the corpus ALCESTE divided into seven classes, these classes emerged four categories, namely: Perception worker about using uniform, cap and shoes and worker participation in opine on purchase of their tools; Worker's perception about the use of Personal Protective Equipment; Needs and labor difficulties and defensive/creative workers and Strategies - labor difficulties and occupational diseases of workers from the Food and Nutrition Unit. The categories shown discussing working conditions, disturbances/sufferings of workers, their health problems, in addition to conducting defensive/creative strategies to extricate himself from suffering. Labor occurring suffering of workers in the unit researched and it is concluded that this situation leads to the elaboration, by workers of defensive strategies to withstand the harsh conditions of work and that many of their needs for the exercise of their functions may be met the bidding process. This study may contribute to a favorable working condition and health of workers and stimulate the development of future research regarding bidding and work environment

Los trabajadores del segmento son la alimentación expuestos a situaciones que pueden cambiar su estado de salud para las condiciones de trabajo deficientes, problemas de medio ambiente, procesos y equipos de trabajo y suministros probablemente adquiridos en la licitación. Teniendo en cuenta estos aspectos, el presente estudio tuvo como objetivo identificar los insumos y equipos adquiridos en las subastas, que pueden causar sufrimiento en el trabajo; describir los mecanismos utilizados por este tema, y/o creativa a la defensiva, en cuanto a la posible existencia de los productos relacionados con el sufrimiento adquiridos en las subastas y analizar la relación entre las necesidades laborales de los trabajadores Unidad de Nutrición y Alimentos y los insumos y equipos adquiridos, lo que implica la psicodinámica del trabajo con el fin de minimizar su sufrimiento posible. Enfoque exploratorio estudio cualitativo, descriptivo, que siguió a partir de los supuestos metodológicos de un estudio de caso, con cuarenta trabajadores como sujetos en un restaurante universitario, Niterói - RJ. Los datos fueron recolectados por observación no participativa directa con los registros en un diario de campo y las entrevistas semi - estructuradas fotográficos e individuales con preguntas sobre las condiciones de trabajo. Para el análisis de los datos se utilizó el software ALCESTE, que es una técnica computarizada, así como una metodología de análisis de contenido léxico, sobre la base de co-ocurrencias. Los datos fueron triangulados y comparados con los conceptos de sufrimiento en el trabajo de Christophe Dejours . Los resultados de esta encuesta los encuestados fueron 28 hombres y 12 mujeres, la edad osciló entre 46 y 55 años, 13 funcionarios y 27 contratistas, admitieron más de 36 meses en la unidad, con jornada laboral de 8 horas/día durante la mañana, en su mayoría desarrollados en los sectores de distribución de comida de vegetales pre - preparar y. La observación se encontró que los trabajadores elaboran estrategias defensivas para reducir al mínimo el dolor del parto. El análisis de la ALCESTE corpus dividido en siete clases, estas clases surgió cuatro categorías, a saber: Trabajador Percepción sobre el uso de uniforme, gorra y zapatos y participación de los trabajadores en opinar sobre compra de sus herramientas; La percepción de los trabajadores sobre el uso del equipo de protección personal; Necesidades y dificultades laborales y trabajadores defensivos/creativos y estrategias Dificultades laborales y enfermedades profesionales de los trabajadores de la Unidad de Alimentación y Nutrición. Las categorías que se muestran discutir las condiciones de trabajo, alteraciones/sufrimientos de los trabajadores, sus problemas de salud, además de la realización de estrategias defensivas/creativas para liberarse del sufrimiento. Labor que ocurre el sufrimiento de los trabajadores de la unidad investigada y se concluye que esta situación conduce a la elaboración, por los trabajadores de las estrategias defensivas para resistir las duras condiciones de trabajo y que muchas de sus necesidades para el ejercicio de sus funciones pueden cumplirse el proceso de licitación. Este estudio puede contribuir a una condición de trabajo favorable y la salud de los trabajadores y estimular el desarrollo de la investigación futura en relación con la licitación y ambiente de trabajo
Descritores: Alimentação Coletiva
Proposta de Concorrência
Dor
Condições de Trabalho
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 613.62, M528


  8 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-870412
Autor: Mota, Sonali da Silva.
Título: Análise comparativa entre o RDC e a Lei 8.666 em obras e serviços de engenharia: uma perspectiva para a FIOCRUZ / Comparative analysis between the DRC and the Law 8666 in engineering works and services: a perspective for the FIOCRUZ.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2015. 137 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise comparativa entre a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considerada a Lei Geral de Licitações (LGL) e o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), nova modalidade de licitação criada para atender às demandas dos grandes eventos esportivos mundiais sediados no Brasil, porém foi expandido para obras e serviços de engenharia para o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo identificou as vantagens e desvantagens dos modelos, os limites e avanços, bem como os recursos operacionais de cada um a fim de eleger o regime que apresente a forma mais adequada, com a otimização dos recursos, bem como garantias de prazos e qualidade necessários à efetiva realização das obras e serviços de engenharia, numa perspectiva para a FIOCRUZ. A metodologia adotada foi a pesquisa documental e bibliográfica, incluindo o espectro normativo vigente sobre o tema compras públicas. Da análise dos dados obtidos, evidenciou-se que a LGL é dotada de princípios eficazes e de determinantes essenciais ao bom agir da Administração Pública. Contudo, encontra-se obsoletada do ponto de vista operacional, com procedimentos inadequados às tecnologias da informação e aos recursos de eficiência que surgiram após a sua edição. Paralelamente, constatou-se que o RDC intensifica os princípios da LGL, além de se valer de muitos de seus ditames trazendo, ainda, a incorporação de todas as inovações positivas introduzidas no ordenamento jurídico das licitações nacionais e internacionais, promovendo agilidade e eficiência ao processo. Por fim, a conclusão que se apresenta, após considerar o referencial teórico e os dados obtidos na pesquisa, é a superioridade do RDC em relação à LGL. As recomendações finais se consubstanciam na proposição de melhorias nos processos de contratação da FIOCRUZ, com a adoção do RDC, a capacitação dos atores envolvidos no processo, bem como a elaboração de um manual de operação do RDC e a padronização dos editais de licitação, ações que servirão de auxílio à Instituição para que as previsões de manutenção de suas Unidades e de sua expansão em território nacional possam ser cumpridas, atendendo de forma eficiente ao interesse público.

This work aims the comparative analysis of law No. 8,666, June 21, 1993, considered the general law of Bids (LGL) and the Differential Regime of Public Contracts (RDC), new bidding mode created to meet the demands of major world sporting events hosted in Brazil, expanded to works and engineering services for the unified health system (SUS).The study identified the advantages and disadvantages of the models, the limits and advances, as well as the operational capabilities of each, in order to elect the regime to provide the most appropriate way, with resource optimization, deadlines and quality assurances, required the effective realization of works and engineering services, with a view to the FIOCRUZ. The methodology adopted was the documentary and bibliographical research, including prevailing regulatory and spectrum on the theme public purchases. The analysis of the data obtained, left evidenced that the LGL is equipped with effective principles and key determinants in the proper act of the public administration. However, if you find obsolete operational point of view, with inadequate procedures to information technologies that emerged after their issue. In addition, it was noted that the RDC intensifies the principles of LGL, as well as for many of his leadings, bringing the incorporation of all the positive innovations introduced in the legal framework of national and international bids, by promoting speed and efficiency to the process. Finally, the conclusion that, after considering the theoretical framework and the data obtained in the survey is the superiority of the RDC in relation to LGL. The final recommendations are on the proposition of improvements in hiring processes of FIOCRUZ, with the adoption of the RDC, training of the actors involved in the process, as well as the preparation of a manual of operation of the RDC and the standardization of bidding notices, actions that serve to aid the institution para forecasts of maintenance of their units and of its expansion in the national territory may be fulfilled in view of the public interest efficiently.
Descritores: Legislação como Assunto
Administração Pública
Proposta de Concorrência/legislação & jurisprudência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; T795.4152, M917a


  9 / 65 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-845903
Autor: Ferigollo, Daniele; Kirsten, Vanessa Ramos; Heckler, Dienifer; Figueredo, Oscar Agustín Torres; Perez-Cassarino, Julian; Triches, Rozane Márcia.
Título: Products purchased from family farming for school meals in the cities of Rio Grande do Sul / Aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar em municípios do Rio Grande do Sul
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;51:6, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE This study aims to verify the adequacy profile of the cities of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, in relation to the purchase of products of family farming by the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE - National Program of School Meals). METHODS This is a quantitative descriptive study, with secondary data analysis (public calls-to-bid). The sample consisted of approximately 10% (n = 52) of the cities in the State, establishing a representation by mesoregion and size of the population. We have assessed the percentage of food purchased from family farming, as well as the type of product, requirements of frequency, delivery points, and presence of prices in 114 notices of public calls-to-bid, in 2013. RESULTS Of the cities analyzed, 71.2% (n = 37) reached 30% of food purchased from family farming. Most public calls-to-bid demanded both products of plant (90.4%; n = 103) and animal origin (79.8%; n = 91). Regarding the degree of processing, fresh products appeared in 92.1% (n = 105) of the public calls-to-bid. In relation to the delivery of products, centralized (49.1%; n = 56) and weekly deliveries (47.4%; n = 54) were the most described. Only 60% (n = 68) of the public calls-to-bid contained the price of products. CONCLUSIONS Most of the cities analyzed have fulfilled what is determined by the legislation of the PNAE. We have found in the public calls-to-bid a wide variety of food, both of plant and animal origin, and most of it is fresh. In relation to the delivery of the products, the centralized and weekly options prevailed.

RESUMO OBJETIVO Verificar o perfil de adequação dos municípios do Rio Grande do Sul no que tange à aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. MÉTODOS Trata-se de estudo quantitativo descritivo, com análise de dados secundários (chamadas públicas). A amostra foi composta por aproximadamente 10% (n = 52) dos municípios do estado, tomando-se o cuidado de estabelecer uma representatividade por mesorregião e tamanho da população. Foi avaliado o percentual destinado às compras de gêneros alimentícios da agricultura familiar, bem como o tipo de produto, exigências de periodicidade, pontos de entrega e presença de preços em 114 editais de chamadas públicas, no ano de 2013. RESULTADOS Dos municípios analisados, 71,2% (n = 37) atingiram 30% de gêneros alimentícios oriundos de agricultura familiar. A maioria das chamadas públicas demandou tanto produtos de origem vegetal (90,4%; n = 103) como de origem animal (79,8%; n = 91). Quanto ao grau de processamento dos alimentos, os produtos in natura apareceram em 92,1% (n = 105) das chamadas públicas. Em relação à entrega dos produtos, a centralizada (49,1%; n = 56) e as entregas semanais (47,4%; n = 54) foram as mais descritas. Apenas 60% (n = 68) das chamadas públicas continham preço dos produtos. CONCLUSÕES A maioria dos municípios analisados cumpriu o determinado pela legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Encontrou-se nas chamadas públicas uma grande diversidade de alimentos, tanto de origem vegetal quanto de origem animal, sendo a maior parte deles in natura. Em relação à entrega dos produtos, prevaleceu a centralizada e a semanal.
Descritores: Agricultura/métodos
Cidades/estatística & dados numéricos
Proposta de Concorrência/estatística & dados numéricos
Abastecimento de Alimentos/estatística & dados numéricos
Instituições Acadêmicas/estatística & dados numéricos
-Agricultura/legislação & jurisprudência
Brasil
Fazendeiros/estatística & dados numéricos
Abastecimento de Alimentos/legislação & jurisprudência
Mapeamento Geográfico
Refeições
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 65 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Bocchi, Edimar Alcides
Texto completo
Id: lil-761503
Autor: Brandão, Sara Michelly Gonçalves; Issa, Victor Sarli; Ayub-Ferreira, Silvia Moreira; Storer, Samantha; Gonçalves, Bianca Gigliotti; Santos, Valter Garcia; Carvas Junior, Nelson; Guimarães, Guilherme Veiga; Bocchi, Edimar Alcides.
Título: Reverse Auction: A Potential Strategy for Reduction of Pharmacological Therapy Cost / Pregão: Estratégia para Redução do Custo da Terapia Farmacológica em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco
Fonte: Arq. bras. cardiol;105(3):265-275, Sept. 2015. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Background:Polypharmacy is a significant economic burden.Objective:We tested whether using reverse auction (RA) as compared with commercial pharmacy (CP) to purchase medicine results in lower pharmaceutical costs for heart failure (HF) and heart transplantation (HT) outpatients.Methods:We compared the costs via RA versus CP in 808 HF and 147 HT patients followed from 2009 through 2011, and evaluated the influence of clinical and demographic variables on cost.Results:The monthly cost per patient for HF drugs acquired via RA was $10.15 (IQ 3.51-40.22) versus $161.76 (IQ 86.05‑340.15) via CP; for HT, those costs were $393.08 (IQ 124.74-774.76) and $1,207.70 (IQ 604.48-2,499.97), respectively.Conclusion:RA may reduce the cost of prescription drugs for HF and HT, potentially making HF treatment more accessible. Clinical characteristics can influence the cost and benefits of RA. RA may be a new health policy strategy to reduce costs of prescribed medications for HF and HT patients, reducing the economic burden of treatment.

Fundamento:A polifarmácia tem um significativo peso econômico.Objetivo:Testar se o uso de pregão em comparação ao de farmácias comerciais (FC) para a compra de medicamentos reduz o custo do tratamento de pacientes ambulatoriais de insuficiência cardíaca (IC) e transplante cardíaco (TC).Métodos:Comparação dos custos do tratamento através de pregão versus FC em pacientes de IC (808) e TC (147) acompanhados de 2009 a 2011, avaliando-se a influência de variáveis clínicas e demográficas no custo.Resultados:Os custos mensais por paciente para medicamentos de IC adquiridos através de pregão e através de FC foram $10,15 (IQ 3,51-40,22) e $161,76 (IQ 86,05-340,15), respectivamente. Para TC, aqueles custos foram $393,08 (IQ 124,74-774,76) e $1.207,70 (IQ 604,48-2.499,97), respectivamente.Conclusão:O pregão pode reduzir o custo dos medicamentos prescritos para IC e TC, podendo tornar o tratamento de IC mais acessível. As características clínicas podem influenciar o custo e os benefícios do pregão, que pode ser uma nova estratégia de política de saúde para baixar os custos dos medicamentos prescritos para IC e TC, diminuindo o peso econômico do tratamento. (Arq Bras Cardiol. 2015; [online].ahead print, PP.0-0).
Descritores: Proposta de Concorrência/economia
Custos de Medicamentos/estatística & dados numéricos
Tratamento Farmacológico/economia
Insuficiência Cardíaca/economia
Transplante de Coração/economia
-Brasil
Controle de Custos
Análise Custo-Benefício
Prescrições de Medicamentos/economia
Insuficiência Cardíaca/tratamento farmacológico
Pacientes Ambulatoriais/estatística & dados numéricos
Estudos Retrospectivos
Estatísticas não Paramétricas
Volume Sistólico
Função Ventricular Esquerda
Limites: Adulto
Idoso
Seres Humanos
Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 7 ir para página                  
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde