Base de dados : LILACS
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Id: biblio-897264
Autor: Reis, Paulo Ricardo da Costa; Cabral, Sandro.
Título: Para além dos preços contratados: fatores determinantes da celeridade nas entregas de compras públicas eletrônicas / Más allá de los precios contratados: factores determinantes para la rapidez en las entregas de compras públicas electrónicas / Beyond contracted prices: determinants of agility in government electronic procurement
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(1):107-125, jan.-fev. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Estudos sobre a efetividade das compras públicas frequentemente enfatizam o preço de aquisição. Pouco se sabe, contudo, sobre outras dimensões de desempenho das contratações realizadas pelo governo, incluindo as relações de interdependência entre custo de aquisição e qualidade. Usando a celeridade na entrega como dimensão alternativa de desempenho, este estudo investigou quais são os mecanismos que ajudam a compreender a redução dos preços contratados e dos prazos de entrega dos objetos adquiridos por meio de compras públicas eletrônicas, bem como a influência da economia obtida na fase de licitação sobre a celeridade da entrega. Analisando uma base de dados única, com informações detalhadas de 3.755 processos de compras realizadas por um órgão do governo federal, constatou-se que, embora as licitações eletrônicas sejam eficazes para reduzir preços contratados nos certames de intensa competição, não há relação significativa entre o acirramento da concorrência entre os participantes e a celeridade na entrega. Ademais, os resultados indicam que fornecedores com histórico de desempenho insatisfatório são exatamente aqueles que continuam comprometendo o resultado das compras públicas.

Resumen Estudios sobre la efectividad de las compras públicas frecuentemente enfatizan sobre el precio de adquisición. Sin embargo, se sabe poco sobre otras dimensiones de desempeño de las contrataciones realizadas por los gobiernos. Usando la rapidez en la entrega como una segunda dimensión de desempeño, este estudio investigó cuáles son los mecanismos que ayudan a comprender la reducción de los precios contratados y de los plazos de entrega de los objetos adquiridos en un portal electrónico de compras públicas, así como la influencia del ahorro obtenido en la fase de licitación sobre la rapidez en la entrega. Analizando una base de datos única, con informaciones detalladas de 3.755 procesos de compras realizadas por un órgano del gobierno federal, se comprobó que, aun cuando las licitaciones electrónicas sean eficaces para reducir los precios contratados en concursos de intensa competición, no existe una relación significativa entre la agresiva competencia entre los participantes y la rapidez en la entrega. Además, los resultados indican que proveedores con histórico de desempeño insatisfactorio son exactamente aquellos que continúan comprometiendo el resultado de las compras públicas.

Abstract Studies on the effectiveness of government procurement have a prominent focus on contracted prices. However, not much is known about other dimensions of the performance of contracts awarded by the government such as the relation of interdependence between contracted prices and quality. Using delivery time as a dimension for quality, this study explores the mechanisms that influence contracted prices and delivery time. It also discusses how price reduction influences ex-post quality in the context of government electronic procurement. Analysis using a data base with detailed information of 3,755 procurement processes executed by a Brazilian organization of the Federal Public Administration shows that, despite procurement processes being effective to reduce prices in competitive bids, there is no evidence that this price reduction negatively affects delivery time. In addition, results show that suppliers with a history of poor performance are those that keep harming government procurement performance.
Descritores: Administração Pública
Proposta de Concorrência
Setor Público
Governança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-897263
Autor: Almeida, Alessandro Anibal Martins de; Sano, Hironobu.
Título: Função compras no setor público: desafios para o alcance da celeridade dos pregões eletrônicos / La función de compras en el sector público: desafíos para lograr la celeridad en las licitaciones electrónicas / Purchasing function in the public sector: challenges to promote agility in electronic reverse auctions
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(1):89-106, jan.-fev. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo aborda a questão dos prazos nos processos de compras no âmbito da administração pública federal. Seu principal objetivo é analisar os fatores que influenciaram na execução das subfases do pregão eletrônico na Base Aérea de Natal (Bant), tendo como parâmetro o princípio da celeridade. Baseado na teoria sobre a função compras, quatro dimensões foram estabelecidas: "Legislação e processos de compras", "Estrutura e organização do setor de compras", "Sistemas de compras" e "Recursos humanos do setor de compras". No campo metodológico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os agentes públicos da Bant. A análise por subfases, procedimento inédito na literatura, identificou novos fatores que afetam a celeridade: falta de integração entre o setor requisitante e o de compras, falta de integração entre o setor requisitante e o pregoeiro, e falhas no banco de dados do Comprasnet.

Resumen Este artículo aborda el tema de los plazos en los procesos de compras en la administración pública federal brasileña. El principal objetivo es analizar los factores que influyeron en el logro de las sub-fases de la licitación electrónica en la Base Aérea de Natal (Bant) teniendo como base el principio de la celeridad. Basado en la teoría de la función de compras, cuatro dimensiones fueran establecidas: "Legislación y procesos de compras", "Estructura y organización del sector de compras", "Sistemas de compras" y "Recursos humanos del sector de compras". En el ámbito metodológico se realizaron entrevistas semiestructuradas con los agentes públicos de Bant. El análisis por sub-fases, procedimiento sin precedentes en la literatura, identificó nuevos factores: falta de integración entre el sector solicitante y el de compras, falta de integración entre el sector solicitante y el pregonero, y fallas en la base de datos Comprasnet.

Abstract This paper analyses the issue of delivery time in the procurement process within the Brazilian federal public administration. Based on the principle of celerity, the main goal is to analyze the factors that have influenced the implementation of the sub-phases of electronic auctions held at the Base Aérea de Natal (Bant). Based on the theoretical framework of the procurement function, four dimensions were established: Legislation and procurement processes, Structure and organization of the purchasing sector, Purchasing systems and Human resources of the purchasing sector. The methodology consisted of semi-structured interviews carried out with the public agents of Bant. The analysis by sub-phases, an unprecedented strategy, identified new factors: lack of integration between the requesting and purchasing sectors, lack of integration between the requesting sector and the auctioneer and failures in the data base Comprasnet.
Descritores: Administração Pública
Setor Público
-Proposta de Concorrência
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-698496
Autor: Melo, Vangelina Lins; Sá, Selma Petra Chaves.
Título: Implications of the bidding processes in the psychodynamics of work: a case study
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);12(suplementar), out. 2013.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Introduction: When purchasing supplies and equipment for the use of workers of a Meal Producing Unit (MPU), the purchasing of products that interfere with the psychodynamics of work may occur as part of the bidding process, possibly causing workers to suffer. Aim: To analyze the relationship between the labor needs of workers of an MPU and the supplies and equipment acquired in a bidding, which affect the psychodynamics of work, in order to minimize the possible suffering of workers. Method: A case study qualitative approach was used in this research that will be undertaken in Rio de Janeiro in 2013. The subjects of this study were the workers of an MPU of a university restaurant in Niterói, RJ, Brazil, who meet the inclusion criteria. Data collection: This will involve non-participative direct observation, individual structured interviews and photographic records. Alceste software will be used for the textual analysis, as well as Bardin's content analysis. The data will be compared to the Dejours' benchmark...
Descritores: Alimentação Coletiva
Condições de Trabalho
Dor
Proposta de Concorrência
Psicoterapia Psicodinâmica
Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-970769
Autor: Mahado, María(edt).
Título: Una propuesta de plan estratégico para el Departamento de Ciencias Médicas doctor Salvador Allende La Habana Cuba / A proposal for a strategic plan for the Department of Science Medical "Science Medical Dr. Salvador Allende" Habana Cuba
Fonte: Rev. enferm. neurol;9(2):http://www.revenferneurolenlinea.org.mx/documento.php?Descarga=49, Jul - Dic 2010.
Idioma: es.
Resumo: En está investigación se presenta una propuesta del plan estratégico con una proyección de desarrollo en el Departamento Docente de Licenciatura en Enfermería de la Facultad de Ciencias Médicas doctor Salvador Allende Ciudad Habana, Cuba para una temporalidad del 2003 a 2007. Para la elaboración de la propuesta del plan estratégico de este departamento se aplica tecnología de corte estratégico diseñado para nivel institucional, la que ha sido viabilizada en esta investigación, con la teoría de inducción analítica, para el nivel departamental. El enfoque metodológico aplicado en esta propuesta esta conformado por tres etapas: filosófica, analítica y operativa. En la etapa filosófica: se logra declarar la esencia y razón de ser de la organización. Etapa analítica: basada en un análisis de la situación actual o diagnóstico y la etapa operativa donde se presenta un escenario prospectivo conformado por políticas, objetivos y estrategias. La direccionalidad del cambio se argumenta con la consideración de que el departamento constituye una organización abierta al aprendizaje, en la que se proyecta la transformación de la docencia, investigación y extensión universitaria soportada en el fortalecimiento de los recursos y la cooperación. Se sustenta el cambio con la presencia del factor humano que ha desarrollado un marco de compromisos y participación de todos los actores de la organización académica, además de la comunicación y motivación dentro del contexto del departamento.
Descritores: Proposta de Concorrência
Planejamento
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-1054561
Autor: Rauen, André Tortato; Barbosa, Caio Márcio Melo.
Título: Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas.
Fonte: BrasÍ­lia; IPEA; 2019. 99 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta publicação tem por objetivo contribuir com o debate acerca das encomendas tecnológicas (ETECs) no Brasil. De forma mais específica, pretende-se apresentar os princípios gerais para sua gestão pública. Assim, trata-se de um texto dedicado, principalmente, aos gestores públicos voltados a aplicar o uso do poder de compra do Estado como instrumento de estímulo à inovação.
Descritores: Contratos
Governo Federal
Proposta de Concorrência
Setor de Assistência à Saúde
Sistema Único de Saúde
Tecnologia Biomédica
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
338.064; 338.064; BR1541.1


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Id: biblio-1074059
Autor: Silva, Antônio Caldeira da; Batista, Maria do Carmo Dias dos Santos; Steinberg, Mina Ruchel; Campos, Letícia Maria Salete de.
Título: Respostas sobre as 13 questões relativas às diretrizes do SUDS nos Estados / Answers on the 13 relative questions to the lines of direction of the SUDS in the States..
Fonte: São Paulo; s.n; 1990. 37 p.
Idioma: pt.
Descritores: Proposta de Concorrência
Sistemas de Saúde
-Inquéritos e Questionários
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA541.1, S586r, 1990


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Id: biblio-1026454
Autor: Gonçalves Filho, Fabio Vilas.
Título: Implantação de comissão de pré-qualificação de materiais hospitalares no pregão eletrônico de hospital universitário: pré-requisito para controle de qualidade / Implementation of hospital materials prequalification commission on university hospital electronic trading: quality control prerequisite.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20170000. 139 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades da implantação de comissão de pré-qualificação de materiais hospitalares adquiridos por pregão eletrônico em hospital universitário. Trata-se de estudo observacional, descritivo, misto, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no segundo semestre de 2015, cujos elementos de caráter quantitativo foram submetidos à análise documental, extraídos de 136 processos de compras, de materiais hospitalares realizadas no período de 2010 a 2015, devidamente organizados em planilha Excel e pelo software R. Posteriormente analisados com base na estatística descritiva e resultados apresentados em gráficos, tabelas e quadros. Os elementos qualitativos foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com 11 médicos e 18 enfermeiros atuantes na gestão de diversos setores de internação hospitalar, no decorrer dos meses de julho a dezembro de 2015. As entrevistas foram norteadas por roteiro semiestruturado e analisadas a luz da análise de conteúdo temática. Da análise dos dados emergiram três categorias temáticas: Materiais com mais problemas: intercorrências por falta de critérios de qualidade; Credibilidade sobre solicitação de amostras para o pregão; e Conhecimento sobre o trabalho e propósitos da comissão de padronização de materiais hospitalares. Concluiu-se que as aquisições pelos pregões, adotando-se o critério menor preço, não asseguram padrões de qualidade dos materiais hospitalares, expondo pacientes e profissionais de saúde à riscos injustificáveis do ponto de vista de segurança dos pacientes e do trabalho. Razões suficientes para apontar a necessidade da implantação de comissão de pré-qualificação dos produtos para analisá-los antes dos procedimentos licitatórios. Ademais, o cenário atual de crise do financiamento público não oferece margens para desperdícios, considerando o inevitável descarte dos materiais adquiridos que não apresentem padrão de qualidade e confiabilidade para que seu uso não cause problemas adversos. Acredita-se que para solucionar os problemas ou minimizá-los, faz-se necessária a constituição da referida comissão, bem como implantar um sistema eletrônico para armazenar e compartilhar informações claras sobre a qualidade dos materiais já analisados a fim de possibilitar maior segurança aos profissionais que os utilizam e para os pacientes que são submetidos aos procedimentos terapêuticos nos hospitais de ensino

The present study aims to analyze the possibilities of the implementation of pre-qualification commission of hospital materials purchased by electronic trading in a university hospital. This is an observational, descriptive, mixed study, with a quantitative-qualitative approach, carried out in the second half of 2015, whose quantitative elements were submitted to a documentary analysis, extracted from 136 procurement processes, of hospital materials carried out in the period of 2010 To 2015, duly organized into Excel spreadsheet and software R. Subsequently analyzed based on descriptive statistics and results presented in graphs, tables and tables. The qualitative elements were produced from interviews with 11 physicians and 18 nurses working in the management of several hospital admission sectors, from July to December 2015. The interviews were guided by a semi-structured script and analyzed in light of the analysis Thematic content. From the analysis of the data emerged three thematic categories: Materials with more problems: intercurrences due to lack of quality criteria; Credibility for requesting samples for the trading session; And Knowledge about the work and purposes of the standardization committee for hospital materials. It was concluded that the acquisitions by the market, adopting the criterion lower price, do not ensure quality standards of hospital materials, exposing patients and health professionals to unjustifiable risks from the point of view of patient safety and work. Reasons sufficient to indicate the need for the implementation of pre-qualification commission of the products to analyze them before the bidding procedures. In addition, the current scenario of public financing crisis does not offer margins for waste, considering the unavoidable disposal of acquired materials that do not present quality and reliability standards so that their use does not cause adverse problems. It is believed that in order to solve the problems or minimize them, it is necessary to set up such a commission, as well as to establish an electronic system to store and share clear information about the quality of the materials already analyzed in order to provide greater security for professionals Who use them and for patients who are submitted to therapeutic procedures in teaching hospitals
Descritores: Controle de Qualidade
Proposta de Concorrência/organização & administração
Administração de Materiais no Hospital/organização & administração
-Proposta de Concorrência/normas
Hospitais Universitários/organização & administração
Administração de Materiais no Hospital/normas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-971855
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática.
Título: Manual de boas práticas de gestão das órteses, próteses e materiais especiais (OPME).
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2016. 38 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Aparelhos Ortopédicos/normas
Próteses e Implantes/normas
Traumatologia/normas
Ortopedia/normas
-Gestão em Saúde
Especificações Técnicas
Proposta de Concorrência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Manual de Referência
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL


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Id: biblio-905642
Autor: Aguiar, Jeanice de Azevedo; Calil, Ricardo Moreira.
Título: Análise da adequação normativa de chamadas públicas para compra de alimentos dos agricultores familiares destinados ao programa nacional de alimentação escolar / Analysis of the normative adequacy of public calls for food from family farmers for the national school feeding program
Fonte: Hig. aliment;32(278/279):22-29, 30/04/2018.
Idioma: pt.
Resumo: A agricultura familiar rural tem ancorado as famílias produtoras de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com atenção a questão social, além de incentivar e facilitar o escoamento dessa produção. O objetivo desta pesquisa foi verificar o cumprimento da Lei nº 11.947/2009 e regulamentações no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analisando as características dos documentos publicados entre janeiro e julho de 2013. Foram localizados duzentos e um editais de chamada públicas pesquisados por meio eletrônico, com representação de todas as Regiões do País. Os resultados indicaram características não conformes à legislação vigente para a maioria das Entidades Executoras, com falhas na informação dada ao produtor familiar rural, principalmente quanto ao cronograma de entrega e indicação da prioridade na escolha do projeto de venda. Considerando os resultados, concluiu-se que grande parte dos gestores deixou de colocar em prática a Lei nº 11.947/2009 e regulamentações, com maior proporção de não conformidades nas regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte, alertando para a necessidade de fiscalização rigorosa e efetiva às EEx. por parte dos órgãos fiscalizadores para o cumprimento da legislação vigente, assim como para uma melhor orientação aos produtores familiares rurais sobre esse assunto, evitando a continuidade de procedimentos não conformes.(AU)

Rural family agriculture has anchored the food producing families through the Food Acquisition Program and the National School Feeding Program, with attention to the social issue, besides encouraging and facilitating the disposal of this production. The objective of this research was to verify compliance with Law 11.947 / 2009 and regulations in the National School Feeding Program (PNAE), analyzing the characteristics of the documents published between January and July 2013. Two hundred and one public call notices were searched by electronic means, with representation from all Regions of the Country. The results indicated characteristics that do not conform to the legislation in force for most of the Executing Entities, with deficiencies in the information given to the rural family producer, mainly regarding the delivery schedule and indication of priority in the choice of the sales project. Considering the results, the conclusion is that most of the managers failed to put into practice Law 11.947 / 2009 and regulations, with a higher proportion of nonconformities in the Midwest, Northeast and North regions, alerting to the need for rigorous and effective supervision to the EEx. by the enforcement agencies to comply with current legislation, as well as to provide guidance to rural family farmers on the subject, avoiding the continuation of non-compliant procedures.
Descritores: Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Alimentação Escolar
Proposta de Concorrência/organização & administração
População Rural
Agricultura Orgânica/economia
-Brasil
Zona Rural
Abastecimento de Alimentos/economia
Legislação sobre Alimentos
Limites: Humanos
Responsável: BR908


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Id: biblio-934475
Autor: Carrapateria, Yeda Roque.
Título: Avaliação técnica de material de consumo hospitalar: um subsídio para o cuidado de qualidade.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2000. 68 p. tab.
Idioma: pt; pt.
Tese: Apresentada a Instituto Nacional de Câncer. Especialização em enfermagem controle do câncer para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Sem resumo
Descritores: Equipamentos e Provisões Hospitalares
Serviço Hospitalar de Compras/organização & administração
Gestão da Qualidade
-Proposta de Concorrência
Administração Hospitalar
Planejamento Hospitalar
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 353.6, C311a MON, HCI



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