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Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm
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Id: biblio-1101744
Autor: Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Bohomol, Elena.
Título: Supervised internship in undergraduate nursing courses in the State of São Paulo, Brazil / Estágio curricular supervisionado nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo, Brasil / Pasantía supervisada en cursos de licenciatura en enfermería en el Estado de San Pablo, Brasil
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3288, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to analyze how nursing courses in the State of São Paulo, Brazil have operationalized the supervised curricular internship and to identify those that approach the recommendations proposed by the National Curriculum Guidelines. Method: a quantitative, descriptive-exploratory study. The sample consisted of 38 course coordinators. The data collection instrument was developed based on the Curricular Guidelines. Data collection took place electronically and, for data analysis, descriptive and inferential statistics were used. Results: the undergraduate schools have developed internships for a mean of 860.4 hours in primary and tertiary care settings, with learning based on professional practice being the main teaching method. Formative assessment is the predominant mode of assessment, and nurses from health institutions participate in 44.7% of courses. The mean score obtained was 3.1 points (scale from 1 to 5), with the evaluation processes used being the most influential factor (p<0.001). Conclusion: the courses have partially met the educational legislation regarding the hours and participation of professionals from health institutions granting internship field, which can compromise the quality of training and the safety of care.

Objetivo: analisar como os cursos de enfermagem no Estado de São Paulo, Brasil têm operacionalizado o estágio curricular supervisionado e identificar os que se aproximam das recomendações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Método: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 38 coordenadores de curso. O instrumento de coleta de dados foi elaborado a partir das Diretrizes Curriculares. A coleta de dados ocorreu por meio eletrônico, e para a análise de dados utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Resultados: as escolas de graduação têm desenvolvido o estágio por meio de 860,4 horas, em média, em cenários de atenção básica e terciária, sendo a aprendizagem baseada na prática profissional o principal meio de ensino. A avaliação formativa é o modo predominante de avaliação, e há a participação dos enfermeiros das instituições de saúde em 44,7% dos cursos. A pontuação média obtida foi de 3,1 pontos (escala de 1 a 5), sendo os processos de avaliação utilizados o fator de maior influência (p<0,001). Conclusão: os cursos têm atendido parcialmente a legislação educacional quanto à carga horária e participação dos profissionais das instituições de saúde concedentes de campo de estágio, o que pode comprometer a qualidade na formação e a segurança dos cuidados.

Objetivo: analizar de qué manera los cursos de enfermería en el Estado de San Pablo, Brasil, han puesto en práctica la pasantía curricular supervisada e identificar aquellos que se acercan a las recomendaciones propuestas por las Directrices Curriculares Nacionales. Método: estudio cuantitativo, descriptivo-exploratorio. La muestra consistió en 38 coordinadores de cursos. El instrumento de recolección de datos se desarrolló en base a las Directrices Curriculares. La recolección de datos se realizó electrónicamente y para el análisis de datos se utilizaron estadísticas descriptivas e inferenciales. Resultados: las instituciones de títulos de grado han desarrollado pasantías por una media de 860,4 horas en entornos de atención primaria y terciaria, siendo el aprendizaje basado en la práctica profesional el método principal de enseñanza. La evaluación formativa es el modo predominante de evaluación, y los enfermeros de las instituciones de salud participan en el 44,7% de los cursos. El puntaje medio obtenido fue de 3,1 puntos (escala de 1 a 5), siendo los procesos de evaluación utilizados el factor más influyente (p<0,001). Conclusión: los cursos han cumplido parcialmente la legislación educativa sobre la carga horaria y la participación de profesionales de instituciones de salud que otorgan pasantías, lo que puede comprometer la calidad de la capacitación y la seguridad de la atención.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-571076
Autor: Gotuzzo, Eduardo; González, Elsa; Verdonck, Kristien.
Título: Formación de investigadores en el contexto de proyectos colaborativos: experiencias en el Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humboldt”, Universidad Peruana Cayetano Heredia / Researchers training in the context of the collaborative projects: experiences of Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humbolt”, Universidad Peruana Cayetano Heredia
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;27(3):419-427, jul.-set. 2010. tab, graf, ilus.
Idioma: es.
Resumo: La investigación constituye un elemento fundamental de desarrollo humano y social. Bajo esta perspectiva, supone desafíos y oportunidades particulares para los llamados países “en vías de desarrollo”. Una aproximación a tales desafíos y oportunidades se desprende del análisis de dos actividades interrelacionadas: la formación de nuevos investigadores y el desarrollo de investigación con instituciones o investigadores externos a la propia institución (“investigación colaborativa”). Ambas actividades son esenciales en la consolidación, ampliación y actualización de las capacidades institucionales de producción científica. Presentamos aquí las experiencias del Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humboldt” de la Universidad Peruana Cayetano Heredia con relación a la formación de investigadores, discutimos los cuatro elementos que consideramos clave en dicho proceso: promoción de entornos estimulantes para investigación, identificación proactiva de becarios, asesorías complementarias y consolidación de redes; y analizamos tres modelos de colaboración internacional exitosos en la formación de nuevos investigaciones bajo distintas aproximaciones institucionales.

Research is a main element for human and social development. Under this point of view, it involves particular challenges and opportunities for the so-called “developing countries”. An approach for those challenges and opportunities comes from the analysis of two interrelated activities; the training of new researchers and the research development with institutions or researchers which are external to the institution (“collaborative research”). Both activities are essential for the consolidation, widening and updating of the institutional capabilities for scientific production. We present here the experiences of the Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humboldt” of the Universidad Peruana Cayetano Heredia, in relation to the training of new researchers, we discuss the four elements we consider key for this process; the promotion of stimulating environments for research, the proactive identification of fellows, the complementary advice and networks consolidation; and we analyze three successful models of international collaboration for the training of new researchers under different institutional approaches.
Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Cooperação Internacional
Pesquisa Biomédica
Mentores
-Peru
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central


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Id: lil-56492
Autor: Prialé Jaime, Pedro José.
Título: Enseñanza de la epidemiología y formación de epidemiólogos / Epidemiology education and the epidemiologist education
Fonte: Rev. peru. epidemiol;1(2):47-53, nov. 1986.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Jornada Nacional de Epidemiología, 1, Lima, s.f.
Descritores: Epidemiologia/educação
Educação Médica/história
-Peru
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-236025
Autor: Motta, F; Frisancho, A.
Título: La experiencia serums y la formación profesional / The experence serums and the profesional formation
Fonte: Rev. peru. epidemiol. (Online);5(2):24-8, nov. 1992.
Idioma: es.
Resumo: En ocasión del Seminario Taller "Intercambio de Experiencias en la Enseñanza de la Salud Pública y Atención Primaria de Salud en las Facultades de Medicina Humana en el Perú", organizado en Cusco por la Facultad de Medicina Humana de UNSAAC, el Programa de Salud Comunitaria en el Trapecio Andino presentó la experiencia de tres años de trabajo con los profesionales que cumplen con el Servicio Rural y Urbano-Marginal de Salud. Con la finalidad de intercambiar puntos de vista con las entidades formadoras, se analiza la relación entre la formación universitaria y la realidad del trabajo rural y en Salud Pública, se describe la propuesta del PSCTA hacia los profesionales SERUMS, formulada como Proyecto SERUMS y Plan de Capacitación, y se ofrecen los principales resultados de la evaluación de experiencias.
Descritores: Serviços de Saúde Rural
Internato e Residência
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-765174
Autor: Gutiérrez Fraile, Miguel; Franco, Dolores.
Título: La formación del médico psiquiatra en España: de los estudios de pregrado a la formación especializada / The formation of the psychiatrist in Spain: from the undergraduate studies to the specialized training
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;76(3):137-144, jul.-sept. 2013.
Idioma: es.
Resumo: En el presente trabajo se revisa el proceso de formación del médico especialista en psiquiatría en España. A puntode partida de la reforma educativa universitaria luego de la creación del Espacio Europeo de Educación Superior yel llamado Acuerdo de Bolonia, se introdujeron importantes reformas curriculares, metodológicas y tecnológicasen las Facultades de Medicina del país. Este proceso histórico llevó a la promulgación del Real Decreto de 2008,a través del cual se regula el nuevo programa de formación de la especialidad de Psiquiatría. Se comentan tambiénpropuestas del esperado “proyecto de troncalidad” que permita que la Psiquiatría sea una disciplina-eje, conPsiquiatría Infantil y del Adolescente como su rama específica.

This article reviews the training process of psychiatry's specialist physician in Spain. With the university educationreform following the creation of the European Space of Superior Education and the Bologna Accord as points ofdeparture, important curricular, methodological and technological changes were introduced in Spanish medicalschools. This historical process led to the promulgation of the 2008 Royal Decree through which the new specialtytraining in Psychiatry was regulated. Proposals on the expected “troncality process” which will allow Psychiatryto become a unitary, axis-like discipline with Child and Adolescent fields as a specific branch are also commentedupon.
Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Psiquiatria
-Espanha
Limites: Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-1098426
Autor: Magalhães, Rayanne Pinto; Altoé, Sonia Elisabete.
Título: Dentro e fora: tecendo reflexões sobre um hospital de custódia / Inside and out: casting reflections upon a custody hospital / Dentro y fuera: tejiendo reflexiones en un hospital de custodia
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;15(1):1-13, jan.-abr. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho, buscamos refletir se em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), atualmente, existem ou não ações consoantes ao processo da Reforma Psiquiátrica brasileira. Para ilustrar essa questão, é apresentado um caso clínico sobre um paciente acompanhado durante estágio em um HCTP. Consideramos que os princípios e objetivos do movimento de Reforma Psiquiátrica, em geral, não são referências aos modelos de funcionamento dos HCTP, mas ressaltamos a existência de ações psicossociais sendo feitas nesse tipo de instituição.

In this work we seek to reflect on whether, in a Custody and Psychiatric Treatment Hospital (CPTH), there currently are actions in accordance with the process of Brazilian Psychiatric Reform or not. To illustrate this issue, a clinical case is presented about a patient accompanied during internship at this institution. We consider that the principles and objectives of the psychiatric reform movement, in general, are not references to the functioning models of the CPTH, but we emphasize the existence of psychosocial actions being practiced within this institution.

En este artículo buscamos indentificar la existencia o no de acciones basadas en la reforma psiquiátrica brasileña en un Hospital de Custodia y Tratamiento Psiquiátrico (HCTP). Para ilustrar esa cuestión, se presenta un caso clínico sobre un paciente acompañado durante las prácticas en un HCTP. Consideramos que los principios y objetivos del movimiento de Reforma Psiquiátrica, en general, no actúan como referencia a los modelos de funcionamiento de los HCTP. Sin embargo, resaltamos La existencia de acciones psicosociales realizadas dentro de esa institución.
Descritores: Saúde Mental
Hospitais Psiquiátricos
-Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Psiquiatria Legal
Sistemas de Apoio Psicossocial
Psicologia Forense
Hospitais Especializados
Internato e Residência
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-850208
Autor: Silva Junior, Manoelito Ferreira; Pacheco, Karina Tonini dos Santos; Carvalho, Raquel Baroni de.
Título: Multiplicidade de atuações do acadêmico de Odontologia no estágio curricular: relato de experiência / Multiplicity of activities performed by dental students in their internships: experience report
Fonte: Arq. odontol;51(04):194-204, 2015. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Apresentar a multiplicidade de atuações do acadêmico de Odontologia durante o estágio no Sistema Único de Saúde. Material e Métodos: Por meio de um relato de experiência do Estágio Extramuros em Promoção de Saúde II (EEMPS II) do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, será abordada uma diversidade de ações práticas e teóricas que podem ser realizadas durante o estágio curricular supervisionado. As atividades compreendem atendimento clínico individual, ações coletivas de educação em saúde e prevenção das doenças bucais, que são desenvolvidas em Unidades de Saúde e/ou em espaços sociais. Resultados: As atividades propostas pelo estágio apresentam planejamento e objetivos claros, condizentes com a realidade local, permitindo novas experiências e benefícios reais tanto para o serviço, quanto para a formação profissional dos acadêmicos. Conclusão: A experiência exitosa vivenciada durante o período de existência do EEMPS II revela que existem diversas possibilidades de atuações para acadêmico de Odontologia no SUS, que contribuem efetivamente para uma melhor formação profissional.Descritores: Sistema Único de Saúde. Serviços de integração docente-assistencial. Odontologia.

Aim: To present the multiplicity of actions performed by dental students in their internships in the Brazilian Unified Health System (SUS). Methods: Through an experience report of one's Extramural Internship in Health Promotion II (EEMPS II) course from the School of Dentistry of the Federal University of Espírito Santo, this study will treat a wide range of theoretical and practical actions that can be performed during one's supervised internship. Activities include from individual clinical care services to collective health education activities and the prevention of oral diseases, developed in public health units and social spaces. Results: The activities proposed by this internship program present the planning and clear aims, which are representative of the local reality, thus opening the door to truly successful and beneficial experiences both for the dental care services, as well as for the dental student. Conclusion: The successful experience lived during the short period of the EEMPS II course reveals that there are several possibilities of activities for dental students within SUS, which effectively contribute to better professional training
Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Desempenho Acadêmico
Estudantes de Odontologia
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Sistema Único de Saúde
-Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Odontologia
Prática Profissional
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Venancio, Sonia Isoyama
Bógus, Cláudia María
Id: lil-284224
Autor: Donato, Ausonia Favorido.
Título: Educaçäo em saúde: um trabalho realizado no Instituto de Saúde / Health education: a work realized at Health Institute
Fonte: In: Escuder, Maria Mercedes Loureiro; Martins, Maria Cezira Fantini Nogueira; Venâncio, Sonia Isoyama; Bogus, Claudia Maria. Aprimoramento em saúde coletiva: reflexöes. Säo Paulo, Säo Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Instituto de Saúde, 2000. p.80-3. (Coleçäo Temas em saúde coletiva, 1).
Idioma: pt.
Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Avaliação da Capacidade de Trabalho
Educação em Saúde
-Educação Continuada
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; E74a


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Id: lil-268681
Autor: Pereira, Maria Lucia; Silva, Evanice Juliäo da; Almeida, Edison de; Amaro, Cybele de Moraes; Santos, Nivaldo Leal dos; Tozzi, Devanil A.
Título: Papel da educaçäo na açäo preventiva ao abuso de drogas e às dst/aids / Paper of the education in preventive action substance-related disorders and dst/aids.
Fonte: Säo Paulo; FDE; 1996. 250 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta publicaçäo foi elaborada com o objetivo de subsidiar as equipes escolares, as Delegacias de Ensino e a comunidade no Projeto de Prevençäo as DST/AIDS e ao Uso/Abuso de Drogas na Rede Publica Estadual de Säo Paulo. Os temas apresentados säo resultantes do Projeto Prevençäo Também se Ensina, um trabalho conjunto das Secretarias de Estado da Educaçäo e da Saúde, que envolve, atualmente, 717 escolas da Capital, Grande Säo Paulo e Interior. Procurando facilitar sua utilizaçäo, os textos säo divididos em cinco blocos temáticos, disposto da seguinte maneira: Prevençäo nas Escolas, Sexualidade, AIDS, Drogas, e Comunicaçäo e Relacionamento
Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Sexualidade
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Educação
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/prevenção & controle
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/psicologia
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L0288


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Id: biblio-972901
Autor: Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar; Panes, Vanessa Clivelaro Bertassi.
Título: Sharing knowledge and teaching experiences in a reference center for leprosy / Compartilhando saberes e experiências de ensino em um Centro de Referência em Hanseníase
Fonte: Hansen. int;41(1/2):105-113, 2016.
Idioma: en.
Resumo: This study aims to report an experience of a curricular internship in nursing based on the investigative methodology in a Reference Center for Leprosy. It is an experience report structured in the description of a series of activities, components of a didactic sequence, whose contents permeate the construction of the care for adults and the elderly with Leprosy and /or other skin and appendages alterations. The educational goals and the teaching techniques used supported the discussion on the construction of knowledge from the perspective of the critical pedagogy and public policies that guide the academic formation in the health area. Among the lessons learned, we highlight the role of intervention and teaching mediation in the learning process, as well as the relevance of the reflective practice as essential and leveraging of transformation in the educational process.

Este manuscrito tem por objetivo discutir uma experiência de estágio curricular em enfermagem fundamentada na metodologia problematizadora, em um Centro de Referência em Hanseníase. Trata-se de um relato de experiência estruturado na descrição de uma série de atividades, componentes de uma sequência didática, cujos conteúdos permearam a construção do cuidado a adultos e idosos com Hanseníase e/ou outras alterações da pele e anexos. Os objetivos educativos e as técnicas de ensino utilizadas subsidiaram a discussão sobre a construção do conhecimento na perspectiva da pedagogia crítica e das políticas públicas orientadoras da formação acadêmica na área da saúde. Dentre as lições apreendidas destaca-se o papel da intervenção e da mediação docente no processo de aprendizagem e a relevância dos registros reflexivos como essenciais e alavancadores de transformações no processo educativo.
Descritores: Hanseníase/enfermagem
Hanseníase/terapia
Cuidados de Enfermagem
-Brasil
Hospitais de Dermatologia Sanitária de Patologia Tropical
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Adulto
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer



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