Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1147965
Autor: Espósito, María Emilia.
Título: La aplicación de la vacuna contra el virus del papiloma humano no aumentaría la incidencia de enfermedades de trasmisión sexual en mujeres adolescentes / Application of human papillomavirus vaccine would not increase incidence of sexually transmitted infections among adolescent females
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(4):120-120, 2016. tab.
Idioma: es.
Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção & controle
Vacinas contra Papillomavirus/administração & dosagem
-Estados Unidos
Revisão da Utilização de Seguros
Infecções por Chlamydia/prevenção & controle
Gonorreia/prevenção & controle
Herpes Genital/prevenção & controle
Sífilis/prevenção & controle
Infecções por HIV/prevenção & controle
Modelos Logísticos
Incidência
Estudos Longitudinais
Bases de Dados Factuais
Sexo sem Proteção/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-2248
Autor: Borges, Hugo; Abrão, Nathércia; Almeida, Carlos Rafael.
Título: Sinistralidade em cooperativas médicas / Sinistrality in medical cooperatives
Fonte: HU rev;31(1/2):52-57, jan.-ago. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: No presente artigo, os autores se debruçarão sobre a questão da sinistralidade, que aqui conceituam como a proporção entre o quanto as empresas gastam com os atendimentos aos seus usuários e o quanto arrecadam com as mensalidades dos planos. Entendem que o índice de sinistralidade é um fator preocupante para o setor de seguros e planos de saúde e apontam dados de especialistas que recomendam que esse índice fique, no máximo, ao redor dos 75%, para que as operadoras possam dispor dos recursos necessários para arcar com as despesas de comercialização, financeiras e administrativas. Para dar desenvolvimento à discussão que postulam, os autores partirão de uma descrição da situação atual do mercado brasileiro de planos de saúde, passando depois a analisar a questão dos recursos de uma cooperativa médica. A seguir, estudarão com mais detalhes e baseados em exemplos concretos o problema mais específico da sinistralidade, mostrando, inclusive, a situação prática de tal problemática no Sistema UNIMED e na UNIMED Juiz de Fora, uma das Singulares que fazem parte desse complexo empresarial. Concluirão analisando a participação do médico, enquanto sócio, na geração de despesas e sua responsabilidade na racionalização da sinistralidade.
Descritores: Revisão da Utilização de Seguros
Seguro Saúde/organização & administração
-Saúde Suplementar
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-777174
Autor: MIRANDA, Geraldo Elias; SIQUEIRA, Marta Cristina Portes; FERREIRA, Ricardo Luiz Siqueira Magalhães; DELWING, Fábio; DARUGE JÚNIOR, Eduardo.
Título: Administrative and clinical denials by a large dental insurance provider
Fonte: Braz. oral res. (Online);29(1):1-8, 2015. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: The objective of this study was to assess the prevalence and the type of claim denials (administrative, clinical or both) made by a large dental insurance plan. This was a cross-sectional, observational study, which retrospectively collected data from the claims and denial reports of a dental insurance company. The sample consisted of the payment claims submitted by network dentists, based on their procedure reports, reviewed in the third trimester of 2012. The denials were classified and grouped into ‘administrative’, ‘clinical’ or ‘both’. The data were tabulated and submitted to uni- and bivariate analyses. The confidence intervals were 95% and the level of significance was set at 5%. The overall frequency of denials was 8.2% of the total number of procedures performed. The frequency of administrative denials was 72.88%, whereas that of technical denials was 25.95% and that of both, 1.17% (p < 0.05). It was concluded that the overall prevalence of denials in the studied sample was low. Administrative denials were the most prevalent. This type of denial could be reduced if all dental insurance providers had unified clinical and administrative protocols, and if dentists submitted all of the required documentation in accordance with these protocols.
Descritores: Revisão da Utilização de Seguros/estatística & dados numéricos
Seguro Odontológico/estatística & dados numéricos
-Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais
Regulamentação Governamental
Formulário de Reclamação de Seguro
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Martins, Monica
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Id: lil-770620
Autor: Vieira Junior, Wilson Marques; Martins, Mônica.
Título: Idosos e planos de saúde no Brasil: análise das reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar / The elderly and healthcare plans in Brazil: analysis of the complaints received by the National Regulatory Agency for Private Health Insurance and Plans
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;20(12):3817-3826, Dez. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: Resumo Embora conte com um Sistema Único de Saúde com cobertura universal, cerca de 25% da população brasileira possui seguros de saúde privados. Considerando o contexto atual de envelhecimento populacional, prevalência de doenças crônicas e altos custos associados aos cuidados em saúde, o presente estudo tem o objetivo de avaliar se as barreiras ao acesso e ao uso dos serviços dos planos de saúde, expressas em reclamações de beneficiários, afetam de forma mais contundente a população idosa, comparativamente a adultos e crianças. Estudo transversal e exploratório que adotou uma abordagem quantitativa descritiva utilizando dados secundários da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Foram analisadas reclamações recebidas pela ANS de beneficiários da Região Sudeste do Brasil no período de 2010-2012. A população de estudo correspondeu a 92.235 reclamações. Os idosos foram o grupo populacional que proporcionalmente apresentou mais reclamações (60,8 versus 25,5 reclamações/10.000 beneficiários). O tema mais frequente das reclamações dos idosos esteve relacionado à cobertura assistencial (68,1%). Os resultados reforçam a ideia de que dispositivos organizacionais dos planos de saúde privados afetam em especial os grupos mais propensos a utilizar os serviços de saúde.

Abstract Although the Unified Healthcare System provides universal coverage, about 25% of the population in Brazil has some form of private healthcare. Considering that the population is aging, the prevalence of chronic diseases and the high costs associated with healthcare, the goal of this study is to assess if the barriers to access and use of the services offered by healthcare plans, expressed as beneficiary complaints, have a greater impact on the elderly than on adults and children. Transverse, exploratory study using a quantitative descriptive approach and secondary data provided by the ANS (the National Regulatory Agency for Private Health Insurance and Plans). This study analyzed complaints filed with the ANS by beneficiaries in the Southeast of Brazil between 2010 and 2012. The study population corresponded to 92,235 complaints. The elderly filed proportionately more complaints (60.8 vs. 25.5 complaints per 10 thousand beneficiaries). The most frequent (68.1%) complaints by the elderly were related to coverage. The results reinforce the idea that the organizational elements of private healthcare plans affect especially those groups most likely to use healthcare plans.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Seguro Saúde
-Envelhecimento
Brasil
Revisão da Utilização de Seguros
Setor Privado
Sistema de Fonte Pagadora Única
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Medeiros, Marcelo
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Id: lil-553195
Autor: Medeiros, Marcelo; Granja, Fábio Henrique; Sawaya Neto, Melchior.
Título: Mudança do conceito de família do benefício de prestação continuada / Change the concept of family the benefit of continued provision.
Fonte: Brasília; IPEA; 2009. 17 p. (IPEA - Texto para discussão, 1411).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Renda
Assistência a Idosos
Pensões
Renda per Capita
-Brasil
Censos
Revisão da Utilização de Seguros
SOCIAL ASSISTANCE
Mobilidade Social
Previdência Social
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 330.981, 23, n.1411. 51154/2009


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Cardozo, Hilda Ferreira
Id: lil-532704
Autor: Cosentino, Suely Rizzo Cavalcanti; Cardozo, Hilda Ferreira.
Título: Perícia de ressarcimento de danos em companhias seguradoras: análise da adequação dos tratamentos propostos, custos de tratamentos e documentação / Damage compensation investigation in insurance companies: analysis of the suitability of proposed treatments, their costs and documentation
Fonte: Rev. paul. odontol;30(3):23-27, out.-dez. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os dados dos processos de sinistros de seguradoras nas apólices de dano à pessoa. Foram descritas informações atinentes ao perfil do seguro, às características do trauma, às características da lesão e dos tratamentos reabilitadores, à adequação dos tratamentos propostos aos honorários e às documentações. Também foram elencadas as falhas detectadas nas apólices cuja documentação foi insuficiente. O estudo abrangeu 151 processos, dos quais 132 são de avisos de acidente (Iniciais), e de 19 de avisos de continuidade...
Descritores: Honorários e Preços
Honorários Odontológicos
Seguradoras
Revisão da Utilização de Seguros
Responsável: BR310.1 - Biblioteca Professor Guilherme Simões Gomes


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Id: lil-468869
Autor: Jiménez P., Ángela María; Londoño V., Oscar B.; Restrepo V., Olga Lucía.
Título: Diseño del proceso de estudio de cuentas de cobro por S.O.A.T. en Seguros del Estado S.A., 1998 / Study process design on billing to S.O.A.T. (Traffic Accidents Mandatory Insurance) in Seguros del Estado S.A. 1998
Fonte: CES med;12(1):20-25, ene.-jun. 1998.
Idioma: es.
Resumo: Seguros del Estado S.A. maneja en la actualidad el 30 por ciento del mercado Seguro Obligatorio de Accidente de Tránsito (SOAT), volumen que ha causado en la empresa un atraso en los pagos a los diferentes acreedores, esto hace que surja la necesidad de revisar el proceso y elaborar el rediseño del mismo para optimizarlo. Para su desarrollo se siguieron los siguientes pasos: revisión del marco teórico, análisis de la organización, levantamiento del proceso actual, rediseño del proceso, presentación de la propuesta a la gerencia y elaboración del informe final. El análisis del proceso detectó múltiples falencias tales como, falta de delegación, duplicación de actividades, manual de funciones inadecuado, subutilización del talento humano, etc. Se incluyó que se debe rediseñar el proceso y elaborar un nuevo manual de funciones.
Descritores: Revisão da Utilização de Seguros
Seguro de Acidentes
Seguro Saúde
-Seguro
Formulário de Reclamação de Seguro
Responsável: CO83.1 - Biblioteca Fundadores


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Id: lil-413677
Autor: Terreri, Maria Teresa; Len, Cláudio; Hilário, Maria Odete Esteves; Goldenberg, José; Ferraz, Marcos Bosi.
Título: Utilização de recursos e custos de pacientes com febre reumática / Resource utilization and costs entailed to patients with rheumatic fever
Fonte: Rev. bras. reumatol;42(4):211-217, jul.-ago. 2002. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O impacto sócio-econômico da febre reumática (FR) no Brasil (utilização de recursos, custos diretos e indiretos para os pacientes/familiares e para a sociedade) ainda é desconhecido. O nosso objetivo foi avaliar a utilização de recursos e custos diretos e indiretos de pacientes com FR em um serviço de atenção terciária de população carente na cidade de São Paulo. Métodos: Foram selecionados consecutivamente 100 pacientes com FR com idade de até 18 anos incompletos, período mínimo de 12 meses de seguimento, cujos pais ou crianças tivessem condições de responder às perguntas formuladas e que dispusessem de prontuário com os dados necessários para a pesquisa. Foi avaliada a utilização de recursos e foram determinados os custos com a doença durante toda a sua evolução. Resultados: A população com FR estudada apresentou baixo nível sócio-econômico (renda familiar média de R$ 719,0). O índice de analfabetismo dos pais foi de 16%. O tempo médio de evolução da doença foi de 3,9 anos (variação de 1 a 10 anos). Os pacientes foram submetidos a 1.657 consultas, 22 internações de enfermaria e 4 de UTI. Dois pacientes foram submetidos a cirurgia cardíaca. A perda de dias de trabalho de pais ou mães dos pacientes foi de 22,9% ( total de 901 dias). Cerca de 5% dos pais perderam o seu emprego. Os nossos pacientes mostraram alto índice de repetência (22%). O custo total (direto e indireto) sob a perspectiva da sociedade dentro do sistema público de assistência à saúde foi de R$ 367,6 por paciente/ano. Conclusões: A FR e a cardite reumática acarretam um importante impacto sócio-econômico no Brasil (cerca de 1,3% da renda familiar anual).
Descritores: Custos de Cuidados de Saúde
Revisão da Utilização de Seguros
Doenças Reumáticas
Febre Reumática
Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR396.3 - Biblioteca Setorial Umuarama


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Id: lil-413178
Autor: Wikinski, Jaime; Salgueiro, Carlos; Papagni, Héctor.
Título: Las lecciones derivadas del ASA Closed Claims Project (ASACCP). Proyecto de la ASA acerca de las razones que promovieron demandas contra anestesiólogos cuyos casos estuviesen ya archivados. 5a. parte: Pérdida de la visión y otras complicaciones oculares del postoperatorio / Lessons learned from the ASA Closed Claims Project (ASACCP). ASA project about the reasons for wich claims against anesthesiologists were renewed in cases that had already been closed. Part 5: Loss of vision and other postoperative ocular complications
Fonte: Rev. argent. anestesiol;62(5):334-355, sept.-oct. 2004. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: A pesar de ser la ceguera postoperatoria una complicación rara en la cual la neuropatía isquémica del nervio óptico parecer ser la causa predominante, ella se habría incrementado en los últimos tiempos, por lo menos en lo que respecta a la frecuencia con que aparece descripta en la literatura médica. El ASACCP, luego de analizar más de 5.800 expedientes cuyos juicios por presunta mala praxis estaban concluídos, descubrió que solamente el 3 por ciento de las demandas estaban relacionadas con amaurosis postoperatoria en cirugías no oftalmológicas. A partir de este estudio, y con el objeto de ahondar más en las causas de una complicación tan grave, en junio de 1999 la ASA formó una comisión especial dentro del ASACCP (ASA Closed Claims Proyect), el Postoperative Visual Loss Registry (PVLR) que elaboró un formulario para ser llenado, en forma anónima, por los miembros de la entidad cuando se enfrentan con un caso de lesión ocular postoperatoria. En este trabajo se analizan las causas dela ceguera postoperatoria y se describe su aparición durante distintos procedimientos quirúrgicos y anestésicos.
Descritores: Anestesia Geral/efeitos adversos
Cegueira/etiologia
Complicações Pós-Operatórias
-Anestesia/efeitos adversos
Nervo Óptico/anatomia & histologia
Nervo Óptico/irrigação sanguínea
Olho/anatomia & histologia
Olho/fisiopatologia
Decúbito Ventral
Revisão da Utilização de Seguros/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Id: lil-409218
Autor: Bolivia. Proyecto de Salud Rural Ichilo Sara. Cooperación Técnica Belga.
Título: Sub-sistema de suministro de medicamentos e insumos esenciales para fondos rotatorios y los diferentes seguros nacionales en las redes de salud del norte integrado / Sub-system of supply of drugs and essential supplies for revolving funds and the different national insurance in the networks of health of the integrated north.-v.6
Fonte: Santa Cruz de la Sierra; BTC;CTB;PSRIS; ene. 2004. 55 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento tiene como objetivo valorar y compartir las experiencias y logros más relevantes en la construcción de manera interinstitucional entre el 2000 y el 2003 de un sistema de mejoramiento del sector salud en las provincias Ichilo y Sara. Estas experiencias coincidieron y fueron vivenciados con el Proyecto de Salud Ichilo Sara de la Cooperación Técnica Belga.
Descritores: Medicamentos Essenciais
Preparações Farmacêuticas
-Redes Comunitárias
Revisão da Utilização de Seguros
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación
BO2.1; QV55 P969m



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