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Id: biblio-961393
Autor: Cortés, Claudia P; Lizana, Danae; Northland, Rebeca; Wolff R, Marcelo.
Título: Evolución de mortalidad, abandono, traslado y retención a corto, mediano y largo plazo en pacientes con infección por VIH: Fundación Arriarán 1990-2015 / Evolution of mortality, retention and loss to follow up of HIV infected subjects followed in a special clinic
Fonte: Rev. méd. Chile;146(3):290-299, mar. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: National Institute of Health, EE. UU..
Resumo: Background: The HIV epidemic reached Chile in late 1980s and as an early response, AIDS care centers were organized. Fundación Arriarán (FA) was the first center. Free antiretroviral therapy (ART) was later provided with progressive coverage and complexity over the years. Aim: To quantify evolution of mortality, retention and loss to follow up (LTFU) over 25 years according to different periods of access to ART, from no availability to full coverage with current drugs at FA center. Material and Methods: Retrospective analysis of FA database of 5,080 adults admitted between 1990 and 2014. The sample was distributed in 7 groups: A: no ART (1990-92), B: monotherapy, C: dual therapy, D: dual/triple ART, E: early triple therapy with incomplete coverage, F same as E but with complete coverage and G: contemporary ART (2008-14). Mortality, retention and LTFU were evaluated at 1, 3, 5, 7 and 10 years and at 31/12/2015. Results: Mortality varied from 40% to 2%, and 62% to 7% at 1 and 5 years, for groups A and G respectively; from 71% to 16% at 10 years for groups A and E, respectively. Retention at 5 years were 28%, 23%, 39%, 62%, 75%, 75% and 77% for groups A to G, respectively. LTFU was 10%, 19%, 15%, 17%, 9% 12% and 10% at 5 years for same groups, respectively. At 12/31/2015 22% of patients had died, 11% were LTFU, 60% were retained in care and 6% had been transferred. Conclusions: There is a marked reduction in mortality and increase in retention of HIV patients' concomitant to expanded access to modern therapy, although LTFU remains a problem.
Descritores: Infecções por HIV/mortalidade
Infecções por HIV/tratamento farmacológico
Recusa do Médico a Tratar/estatística & dados numéricos
Antirretrovirais/administração & dosagem
Programas Nacionais de Saúde
-Chile/epidemiologia
Estudos Retrospectivos
Seguimentos
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-953186
Autor: Cesar, Paulo Augusto Monteclaro; Liberal, Márcia Mello Costa De; Marvulle, Valdecir; Zucchi, Paola.
Título: Analysis of the indicators of the Family Health Program in the Metropolitan Region of São Paulo / Análise dos indicadores do Programa Saúde da Família na Região Metropolitana de São Paulo
Fonte: Einstein (Säo Paulo);16(3):eGS4174, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To analyze the Family Health Program replaced by the Family Health Strategy in 2011, based on health indicators and diseases classified as primary care sensitive. Methods This was a descriptive, analytical and documental study carried out in the Metropolitan Region of São Paulo between 2002 and 2007. We analyzed data from Health observatory for the Metropolitan Region of São Paulo. Pearson's correlation and the Statistical Package for the Social Sciences software version 17.0 were used to calculate data associations. Results We used 30 of the 31 health indicators of 24 from the 39 studied municipalities. A total of 720 (100%) health primary care sensitive indicators were analyzed in the Metropolitan Region of São Paulo. Conclusion Percentages of improvements and worsening were low. In addition, some data were not presented. The majority of indicators remained stable.

RESUMO Objetivo Analisar o Programa Saúde da Família, substituído pela Estratégia Saúde da Família em 2011, considerando os indicadores de saúde e as doenças classificadas como sensíveis à Atenção Primária. Métodos Trata-se de estudo descritivo, analítico e documental, realizado na Região Metropolitana de São Paulo, no período de 2002 a 2007. Foram analisados dados fornecidos pelo Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo. Após a coleta, calcularam-se, com base na correlação de Pearson e por meio do software SPSS, versão 17.0, as associações entre os dados. Resultados Foram usados 30 dos 31 indicadores de saúde de 24 dos 39 municípios pesquisados. Foram analisados 720 (100%) indicadores de saúde sensíveis à Atenção Primária na Região Metropolitana de São Paulo. Conclusão Foram baixos os percentuais de melhoras e pioras, ou, ainda, os dados não foram apresentados. A maioria permaneceu estável.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Saúde da Família/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
População Urbana
Brasil
Características de Residência
Estudos Retrospectivos
Cidades
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-840292
Autor: Oliveira, João Lucas Campos de; Silva, Simone Viana da; Santos, Pamela Regina dos; Matsuda, Laura Misue; Tonini, Nelsi Salete; Nicola, Anair Lazzari.
Título: Patient safety: knowledge between multiprofessional residents / Segurança do paciente: conhecimento entre residentes multiprofissionais
Fonte: Einstein (Säo Paulo);15(1):50-57, Jan.-Mar. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To assess the knowledge of multiprofesional residents in health about the security of the patient theme. Methods Cross-sectional study, quantitative, developed with graduate courses/residence specialties of health in a public university of Paraná, Brazil. Participants (n=78) answered a questionnaire containing nine objective questions related to patient safety. Data were analyzed using descriptive statistics, in proportion measures. The minimum 75% of correct answers was considered the cutoff for positive evaluation. Results The sample was predominantly composed of young people from medical programs. Almost half of the items evaluated (n=5) achieved the established positive pattern, especially those who dealt with the hand hygiene moments (98.8%) and goal of the Patient Safety National Program (92.3%). The identification of the patient was the worst rated item (37.7%). In the analysis by professional areas, only the Nursing reached the standard of hits established. Conclusion Knowledge of the residents was threshold.

RESUMO Objetivo Verificar o conhecimento de residentes multiprofissionais na área da saúde sobre o tema segurança do paciente. Métodos Estudo transversal, quantitativo, desenvolvido com pós-graduandos dos cursos/especialidades de residência da área da saúde de uma universidade pública do Paraná. Os participantes (n=78) responderam um questionário contendo nove questões objetivas relacionadas com a segurança do paciente. Os dados foram analisados por estatística descritiva, em medidas de proporção. O mínimo de 75% de acertos foi considerado ponto de corte para avaliação positiva. Resultados A amostra foi composta por profissionais predominantemente jovens, oriundos de programas médicos. Quase metade dos itens avaliados (n=5) alcançou o padrão de positividade estabelecido, com destaque para os que trataram dos momentos de higienização das mãos (98,8%) e o objetivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente (92,3%). A identificação do paciente foi o pior item avaliado (37,7%). Na análise por áreas profissionais, somente a Enfermagem alcançou o padrão de acertos estabelecido. Conclusão O conhecimento dos residentes foi limiar.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Segurança do Paciente
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
Corpo Clínico Hospitalar/estatística & dados numéricos
-Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Pessoa de Meia-Idade
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-989783
Autor: Oliveira, Inês Paula Regina Mainini; Meneguin, Silmara.
Título: Resolubility of eye care in a secondary care center: a quantitative approach / Resolubilidade do cuidado oftalmológico em um centro de atendimento secundário: abordagem quantitativa
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(3):eGS4385, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the resolubility of ophthalmologic care in an integrated health center. Methods This was a cross-sectional study including 816 patients who were attended from November 2013 to November of 2015. Data were collected from a medical consultation database and patients' medical records. Results The majority of participants were women, non-diabetic, and had high school education. The main cause of referral for ophthalmologic evaluation was the consultation with a specialist, the waiting time for consultation was shorter for non-diabetic patients. Conclusion This Integrated health center presented, partial resolubility conditions to meet the ophthalmologic needs of users of the Brazilian Unified Health System. Eye care needs to be reorganized particularly by consider the priority cases of those at ophthalmological risk, and referrals should be done to the adequate care level and on time to guarantee resolubility.

RESUMO Objetivo Avaliar a resolubilidade do cuidado oftalmológico em um centro integrado de saúde. Métodos Trata-se de estudo transversal realizado com 816 pacientes atendidos no período de novembro de 2013 a novembro de 2015. Os dados foram coletados consultando-se o banco de dados institucional e os prontuários. Resultados A maioria dos participantes era não diabética, do sexo feminino, e com Nível Médio de ensino. A principal causa de solicitação de avaliação oftalmológica foi a consulta com o especialista, cujo tempo de espera foi menor para os não diabéticos. Conclusão Este centro integrado de saúde apresentou, em parte, condições de resolubilidade para atender as necessidades oftalmológicas dos usuários do Sistema Único de Saúde, mas notou-se necessidade de reorganização deste cuidado, considerando prioridades baseadas em critérios de risco oftalmológico, conferindo que o encaminhamento ao nível de atenção deve ser capaz de propiciar, em tempo, a resolubilidade.
Descritores: Encaminhamento e Consulta/estatística & dados numéricos
Transtornos da Visão/diagnóstico
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Diabetes Mellitus
Tempo para o Tratamento
Centros de Cuidados de Saúde Secundários
Pessoa de Meia-Idade
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1039730
Autor: Szpak, Renata; Strapasson, Giovanna Chipon; Böger, Beatriz; Rattmann, Yanna Dantas; Gomes, Eliane Carneiro.
Título: Legal demands of the tiotropium bromide for treatment of chronic obstructive pulmonary disease and their financial impact for the State of Paraná, Brazil / Demandas judiciais do uso de brometo tiotrópio para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica e o impacto financeiro para o Estado do Paraná, Brasil
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eGS4442, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To analyze the legal demands of tiotropium bromide to treat chronic obstructive pulmonary disease. Methods We included secondary data from the pharmaceutical care management systems made available by the Paraná State Drug Center. Results Public interest civil action and ordinary procedures, among others, were the most common used by the patients to obtain the medicine. Two Health Centers in Paraná (Londrina and Umuarama) concentrated more than 50% of the actions. The most common specialty of physicians who prescribed (33.8%) was pulmonology. There is a small financial impact of tiotropium bromide on general costs with medicines of the Paraná State Drug Center. However, a significant individual financial impact was observed because one unit of the medicine represents 38% of the Brazilian minimum wage. Conclusion Our study highlights the need of incorporating this medicine in the class of long-acting anticholinergic bronchodilator in the Brazilian public health system.

RESUMO Objetivo Analisar as demandas judiciais do brometo de tiotrópio para tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica. Métodos Foram considerados dados secundários dos sistemas gerenciais de assistência farmacêutica, disponibilizados pelo Centro de Medicamentos do Paraná. Resultados Ações civis públicas e ações ordinárias, de procedimento comum, entre outras, foram as mais praticadas pelos pacientes para obter o medicamento. Duas Regionais de Saúde do Paraná (Londrina e Umuarama) concentraram mais de 50% das ações. Quanto à especialidade dos médicos prescritores, 33,8% eram pneumologistas. Verificou-se discreto impacto financeiro do brometo de tiotrópio nos gastos gerais com medicamentos pelo Centro de Medicamentos do Paraná. Entretanto, também houve relevante impacto financeiro individual, pois uma unidade do medicamento consome 38% do salário mínimo. Conclusão O estudo aponta para a necessidade de incorporação deste medicamento da classe broncodilatadores anticolinérgicos de longa duração, no Sistema Único de Saúde.
Descritores: Broncodilatadores/economia
Medicamentos Essenciais/provisão & distribuição
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica/economia
Função Jurisdicional
Brometo de Tiotrópio/economia
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/legislação & jurisprudência
-Fatores de Tempo
Brasil
Estudos Retrospectivos
Estatísticas não Paramétricas
Medicamentos Essenciais/economia
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica/tratamento farmacológico
Acesso aos Serviços de Saúde/economia
Acesso aos Serviços de Saúde/legislação & jurisprudência
Acesso aos Serviços de Saúde/tendências
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/economia
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/tendências
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1056069
Autor: Rodrigues, Nayara Luiza Pereira; Zaia, Victor; Viana, Joseval Martins; Nascimento, Paulo Roberto do; Montagna, Erik.
Título: Economic evaluation of an active search system to monitor the outcomes of health-related claims / Avaliação econômica de um sistema de busca ativa para monitoramento de desfechos em demandas de saúde judicializadas
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eGS5129, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: Economic evaluation of a scientific advisory program with the Public Defenders Office to mitigate the impacts of the judicialization on health in the municipality, as well as the implementation of an active follow-up program to monitor health outcomes arising from court demands. Methods: A two-step study, the first documental, retrospective, with data collection of lawsuits in the region of Barbalha (CE), Brazil, from 2013 to 2018, and the second stage, prospective and intervention, through mediation between the citizen and the Public Defenders Office, aiming to reduce the occurrence of the judicialization, and the monitoring of the health outcomes of the processes. The study adopted the Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards protocol for economic health assessments. The data obtained from the processes were grouped and treated for characterization of the scenario. A comparison of the profile of the lawsuits in the period of 12 months before and after the installation of the program to delimit a complete fiscal cycle was carried out. Results: The advisory service promoted a decrease of 40% (p=0.01) in lawsuits. There was a 31% reduction in court costs (p=0.003), with medicines accounting for 33% of this amount. There was a decrease in inputs outside the Sistema Único de Saúde lists (27%; p=0.003), however there was no statistical difference among several demanding groups, suggesting an equanimous approach. Conclusion: Data from the initial survey were comparable to those reported in Brazil regarding the profile of judicial demands. In view of the scenario, the proposal proved feasible as a means to mitigate the costs of the judicialization through mediation. Finally, the initiative can serve as a model for adoption by municipalities that have characteristics similar to those presented in this study.

RESUMO Objetivo: Avaliação econômica de um programa de aconselhamento científico junto à defensoria pública para minimizar o impacto da judicialização da saúde no município, bem como da implementação de um programa de pesquisa ativa para monitorar os desfechos em saúde provenientes de demandas judiciais. Métodos: Estudo conduzido em duas etapas. A primeira foi documental, retrospectiva, e composta por dados coletados de processos judiciais de 2013 a 2018 da região de Barbalha, no estado do Ceará. A segunda etapa foi prospectiva e de intervenção, conduzida por meio da mediação entre o cidadão e a defensoria pública, com o objetivo de reduzir a ocorrência da judicialização e monitorar os resultados dos processos de saúde. O estudo adotou o protocolo para avaliações econômicas em saúde Roteiro para Relato de Estudos de Avaliação Econômica. Os dados obtidos foram agrupados e tratados para caracterização do cenário. Comparou-se o perfil dos processos no período de 12 meses antes e após a instalação do programa para delimitar ciclo fiscal completo. Resultados: O serviço de consultoria promoveu redução de 40% (p=0,01) nas ações judiciais. Além disso, observou-se redução de 31% nos custos judiciais (p=0,003) com a medicação sendo responsável por 33% desse valor. Observou-se redução no uso de insumos não constantes nas listas do Sistema Único de Saúde (27%; p=0,003), contudo, sem diferença estatística entre os grupos. Conclusão: Os dados desta pesquisa foram comparáveis aos já relatados em pesquisas brasileiras quanto ao perfil de demandas. A proposta mostrou-se viável como meio de mitigar os custos da judicialização por meio da mediação. Essa iniciativa pode servir como modelo para os municípios que possuem características similares às apresentadas em nosso estudo.
Descritores: Função Jurisdicional
Acesso aos Serviços de Saúde/legislação & jurisprudência
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/legislação & jurisprudência
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Retrospectivos
Cidades
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Custos de Cuidados de Saúde/legislação & jurisprudência
Acesso aos Serviços de Saúde/economia
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/economia
Programas Nacionais de Saúde/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Acúrcio, Francisco de Assis
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Id: biblio-903390
Autor: Faleiros, Daniel Resende; Acurcio, Francisco de Assis; Álvares, Juliana; Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Costa, Ediná Alves; Guibu, Ione Aquemi; Soeiro, Orlando Mario; Leite, Silvana Nair; Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira; Costa, Karen Sarmento; Guerra Junior, Augusto Afonso.
Título: Financing of Pharmaceutical Services in the municipal management of the Brazilian Unified Health System / Financiamento da assistência farmacêutica na gestão municipal do Sistema Único de Saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(supl.2):14s, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian Ministry of Health.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To discuss factors related to the financing of the Basic Component of Pharmaceutical Services within the municipal management of the Brazilian Unified Health System. METHODS The Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil - Serviços (PNAUM - National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines - Services) is a cross-sectional, exploratory, and evaluative study that performed an information survey in a representative sample, stratified by Brazilian regions It considered different study populations in the sampling plan, which represent primary health care services in the cities. Data were collected in 2015 by two methods: in person, by applying direct observation scripts and interviews with users, physicians, and professionals responsible for the dispensing of medicines in primary care services; by telephone interviews with municipal health managers and municipal professionals responsible for Pharmaceutical Services. The results were extracted from the questionnaires applied by telephone. RESULTS Of the sample of 600 eligible cities, we collected 369 interviews (61.5%) with secretaries and 507 (84.5%) with pharmaceutical services managers. 70.8% of the cities have a computerized management system; and 11.9% have qualification/training of professionals. More than half (51.3%) of the cities received funds for the structuring of pharmaceutical services, and almost 60% of these cities performed this type of spending. In 35.4% of cases, municipal secretaries of health said that they use resources of medicines from the Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF - Basic Component of Pharmaceutical Services) to cover demands of other medicines, but only 9.7% believed that these funds were sufficient to cover the demands. The existence of a permanent bidding committee exclusively for acquiring medicines was reported in 40.0% of the cities. CONCLUSIONS We found serious deficiencies in the public financing of medicines, as well as little concern about the formality in the use of public resources, expenses that meet individual demands to the detriment of the community, insufficient resources allocated to the Basic Component of Pharmaceutical Services, and exhaustion of the financing model.

RESUMO OBJETIVO Discutir fatores relacionados ao financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito da gestão municipal do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS A Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil - Serviços é um estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, que realizou levantamento de dados em amostra estratificada pelas regiões brasileiras, consideradas diferentes populações de estudo no plano de amostragem representativa de serviços de atenção primária em municípios. Os dados foram coletados em 2015, na forma presencial mediante a aplicação de roteiros de observação direta, entrevistas com usuários, médicos e responsáveis pela entrega dos medicamentos nos serviços de atenção primária e entrevistas telefônicas com gestores municipais de saúde e responsáveis municipais pela assistência farmacêutica. Os resultados foram extraídos dos questionários aplicados por telefone. RESULTADOS Da amostra de 600 municípios elegíveis, foram coletadas 369 entrevistas (61,5%) com secretários e 507 (84,5%) com responsáveis pela assistência farmacêutica. Em 70,8% dos municípios existe sistema informatizado de gestão; e em 11,9% qualificação/capacitação dos profissionais. Mais da metade (51,3%) dos municípios receberam recursos destinados à estruturação da assistência farmacêutica, quase 60% desses municípios realizou este tipo de gastos. Em 35,4% dos casos, secretários municipais de saúde afirmaram utilizar recursos de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para cobrir demandas de outros medicamentos, mas apenas 9,7% acreditam que esses recursos são suficientes para atender à demanda. A existência de comissão permanente de licitação exclusiva para a aquisição de medicamentos foi registrada em 40,0% dos municípios. CONCLUSÕES São graves as deficiências, a pouca preocupação com a formalidade na execução dos recursos públicos, os gastos ocorridos para atendimento de demandas individuais em detrimento da coletividade, a insuficiência de recursos destinados ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica e a exaustão do modelo de financiamento.
Descritores: Assistência Farmacêutica/economia
Preparações Farmacêuticas/economia
-Atenção Primária à Saúde
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Inquéritos Epidemiológicos
Financiamento da Assistência à Saúde
Financiamento Governamental
Programas Nacionais de Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Acúrcio, Francisco de Assis
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Id: biblio-903391
Autor: Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Álvares, Juliana; Guerra Junior, Augusto Afonso; Gomes, Isabel Cristina; Silveira, Micheline Rosa; Costa, Ediná Alves; Leite, Silvana Nair; Costa, Karen Sarmento; Soeiro, Orlando Mario; Guibu, Ione Aquemi; Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira; Acurcio, Francisco de Assis.
Título: Polypharmacy: a challenge for the primary health care of the Brazilian Unified Health System / Polifarmácia: uma realidade na atenção primária do Sistema Único de Saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(supl.2):19s, 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian Ministry of Health.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To characterize the polypharmacy in primary health care patients and to identify its associated factors. METHODS This is a cross-sectional, exploratory, and evaluative study, part of the Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Serviços, 2015 (PNAUM - National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines - Services, 2015). The variable of interest was polypharmacy, defined as the use of five or more medicines. We sought to identify the association of sociodemographic variables and indicators of health conditions to polypharmacy. For group comparison, the Pearson's Chi-square test was used. The association between polypharmacy and explanatory variables was evaluated by logistic regression model (p < 0.05). The quality of the adjustment was verified by Hosmer-Lemeshow test. RESULTS The prevalence of polypharmacy among medicine users was 9.4% (95%CI 7.8-12.0) in the general population and 18.1% (95%CI 13.6-22.8) in older adults above 65 years old. We found statistically significant association between polypharmacy and age above 45 years, lower self-perception of health, presence of chronic diseases, having health insurance, care in emergency services, and region of the Country. South users presented the highest chances to polypharmacy. The most used medicines were those of the cardiovascular system, being compatible with the national epidemiological profile. CONCLUSIONS Polypharmacy is a reality in the population met within the primary care of Brazilian Unified Health System and may be related to excessive or inappropriate use of medicines. The main challenge to qualify health care is to ensure that prescription of multiple medicines be appropriate and safe.

RESUMO OBJETIVO Caracterizar a polifarmácia em usuários da atenção primária e identificar fatores a ela associados. MÉTODOS Estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, integrante do Componente Serviços da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos, 2015. A variável de interesse foi a polifarmácia, definida como o uso de cinco ou mais medicamentos. Buscou-se identificar a associação de variáveis sociodemográficas e indicadores de condições de saúde à polifarmácia. Para a comparação de grupos utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson. A associação entre polifarmácia e variáveis explicativas foi avaliada por modelo de regressão logística (p < 0,05). A qualidade do ajuste foi verificada pelo teste de Hosmer-Lemeshow. RESULTADOS A prevalência de polifarmácia entre os usuários de medicamentos foi de 9,4% (IC95% 7,8-12,0) na população geral e de 18,1% (IC95% 13,6-22,8) em idosos acima de 65 anos. Houve associação estatisticamente significante entre polifarmácia e faixa etária acima de 45 anos, baixa autopercepção de saúde, presença de doenças crônicas, ter plano de saúde, atendimento em serviço de emergência e região do país. Usuários do Sul apresentaram as maiores chances para polifarmácia. Os medicamentos mais utilizados foram os do aparelho cardiovascular, sendo compatível com o perfil epidemiológico nacional. CONCLUSÕES A polifarmácia é uma realidade na população atendida no âmbito da atenção primária do Sistema Único de Saúde e pode estar relacionada ao uso exacerbado ou inapropriado de medicamentos. O principal desafio para qualificar a atenção em saúde é garantir que a prescrição de múltiplos medicamentos seja apropriada e segura.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Polimedicação
-Autoimagem
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Inquéritos Epidemiológicos
Distribuição por Sexo
Distribuição por Idade
Estilo de Vida
Pessoa de Meia-Idade
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Acúrcio, Francisco de Assis
Texto completo
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Id: biblio-903392
Autor: Gerlack, Letícia Farias; Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira; Areda, Camila Alves; Galato, Dayani; Oliveira, Aline Gomes de; Álvares, Juliana; Leite, Silvana Nair; Costa, Ediná Alves; Guibu, Ione Aquemi; Soeiro, Orlando Mario; Costa, Karen Sarmento; Guerra Junior, Augusto Afonso; Acurcio, Francisco de Assis.
Título: Management of pharmaceutical services in the Brazilian primary health care / Gestão da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(supl.2):15s, 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian Ministry of Health.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To identify limiting factors in the management of pharmaceutical services in the primary health care provided by the Brazilian Unified Health System (SUS). METHODS This study was based on the data from the Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM - National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines), and it was conducted by interviews with professionals responsible for pharmaceutical services in Brazilian cities, in 2015. To identify the management limiting factors, we considered the organizational, operational, and sustainability indicators of the management. For the analyses, we included the weights and structure of analysis plan for complex samples. The results were expressed by frequencies and measures of central tendency with 95% confidence interval, considering the Brazilian geographic regions. RESULTS We identified the following limiting factors: lack of pharmaceutical services in the Municipal Health Secretariat organization chart (24%) and in the health plan (18%); lack of participation of managers in the Health Board and the absence of reference to this topic in the agenda of meetings (58.4%); lack of financial autonomy (61.5%) and lack of knowledge on the available values (81.7%); lack of adoption of operational procedures (about 50%) for selection, scheduling, and acquisition; and the fact that most professionals evaluate the organization of pharmaceutical services as good and great (58.8%), despite the worrisome indicators. CONCLUSIONS Pharmaceutical services management is currently supported by a legal and political framework that should guide and contribute to improve the pharmaceutical services in the Brazilian Unified Health System primary health care. However, there is a mismatch between the goals established by these guidelines and what is actually happening.

RESUMO OBJETIVO Identificar fatores condicionantes da gestão da assistência farmacêutica na atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS Estudo com dados obtidos da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM) - Serviços, realizada por meio de entrevistas com responsáveis pela assistência farmacêutica em municípios, em 2015. Para identificar os fatores condicionantes da gestão foram considerados indicadores organizacionais, operacionais e de sustentabilidade da gestão. Para as análises consideraram-se os pesos amostrais e a estrutura do plano de análise para amostras complexas. Os resultados foram expressos por meio de frequências e medidas de tendência central com intervalo de confiança de 95%, por regiões geográficas do Brasil. RESULTADOS Foram identificados os fatores condicionantes: a ausência da assistência farmacêutica no organograma da secretaria (24%) e no plano de saúde (18%), a não participação dos gestores no conselho de saúde e a não referência desse tema na pauta das reuniões (58,4%), falta de autonomia financeira (61,5%) e conhecimento dos valores disponíveis (81,7%), falta de adoção de procedimentos operacionais em cerca de 50% para seleção, programação e aquisição e o fato da maioria avaliar a organização da assistência farmacêutica como boa e ótima (58,8%), apesar dos indicadores preocupantes apontados. CONCLUSÕES A gestão da assistência farmacêutica encontra-se respaldada em um arcabouço legal e político, que deveria nortear e contribuir para melhoria da assistência farmacêutica na atenção primária no Sistema Único de Saúde. No entanto, há um descompasso entre os objetivos fixados por essas normativas e o que se observa na realidade.
Descritores: Assistência Farmacêutica/organização & administração
Atenção Primária à Saúde
-Assistência Farmacêutica/provisão & distribuição
Brasil
Estudos Transversais
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Acúrcio, Francisco de Assis
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Id: biblio-903393
Autor: Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Álvares, Juliana; Guerra Junior, Augusto Afonso; Gomes, Isabel Cristina; Costa, Ediná Alves; Leite, Silvana Nair; Costa, Karen Sarmento; Soeiro, Orlando Mario; Guibu, Ione Aquemi; Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira; Acurcio, Francisco de Assis.
Título: Availability of essential medicines in primary health care of the Brazilian Unified Health System / Disponibilidade de medicamentos essenciais na atenção primária do Sistema Único de Saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(supl.2):10s, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian Ministry of Health.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To characterize the availability of tracer medicines in pharmaceutical services in primary health care of the Brazilian Unified Health System (SUS). METHODS This is a cross-sectional and evaluative study, part of the Pesquisa Nacional Sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Serviços, 2015 (PNAUM - National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines - Services, 2015). To analyze the availability of medicines, we verified 50 items selected from the Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename - National List of Essential Medicines) of 2012. Observation scripts were applied to medicine dispensing services in the primary health care. Interviews were carried out with patients, health care professionals, and public managers, using semi-structured questionnaires. The availability index was presented as the percentage of health units where the medicines were available. For statistical analysis, absolute, relative, and mean frequencies were presented (with 95% confidence intervals). The comparison of groups was carried out by Pearson Chi-square tests or variance analysis, when needed. RESULTS One thousand, one hundred, and seventy-five observation scripts were filled in a national representative sample composed by 273 cities. Statistically significant differences were observed regarding the type of unit, infrastructure, and presence of a pharmacist between regions of Brazil. The average availability of tracer medicines in primary health care was 52.9%, with differences between regions and sampling strata. This index increased to 62.5% when phytotherapic medicines were excluded. We found limited availability of medicines for treatment of chronic and epidemiological diseases, such as tuberculosis and congenital syphilis. CONCLUSIONS The low availability of essential medicines purchased centrally by the Brazilian Ministry of Health indicates deficiencies in supply chain management. The different views on the availability of tracer medicines in SUS confirm the general availability verified in this study. Among patients, about 60% said they obtain medicines in SUS units, data consistent with the lack of medicines reported by medicine dispensers and in line with physicians' evaluations.

RESUMO OBJETIVO Caracterizar a disponibilidade física de medicamentos traçadores nos serviços de assistência farmacêutica na atenção primária do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS Estudo transversal de natureza avaliativa, integrante da Pesquisa Nacional Sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Serviços, 2015. Para a análise da disponibilidade física, foram verificados 50 itens selecionados da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais 2012. Roteiros de observação foram aplicados nos serviços de dispensação de medicamentos na atenção primária. Foram realizadas entrevistas com usuários, profissionais de saúde e gestores municipais, por meio de questionários semiestruturados. O índice de disponibilidade foi apresentado como o percentual de unidades de saúde onde os medicamentos estavam disponíveis. Para a análise estatística foram apresentadas frequências absolutas, relativas e médias (com intervalos de 95% de confiança). A comparação de grupos foi realizada por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson ou análise de variância, quando adequados. RESULTADOS Foram preenchidos 1.175 roteiros de observação em amostra nacional representativa composta por 273 municípios. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes em relação ao tipo de unidade, infraestrutura e presença do profissional farmacêutico entre as regiões do Brasil. A disponibilidade média dos medicamentos traçadores na atenção primária foi de 52,9%, com diferenças entre regiões e estratos amostrais. Quando analisados todos os medicamentos, exceto os fitoterápicos, o índice elevou para 62,5%. Verificou-se disponibilidade inadequada de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas e para doenças epidemiologicamente importantes, como a tuberculose e a sífilis congênita. CONCLUSÕES A baixa disponibilidade de medicamentos de aquisição centralizada indica possíveis deficiências na gestão da cadeia logística. As diferentes percepções sobre a disponibilidade dos medicamentos traçadores no SUS corroboram com os índices de disponibilidade geral verificados pelo estudo. Dentre os usuários, aproximadamente 60% afirmaram obter os medicamentos que necessitaram nas unidades do SUS, informação coerente com a falta de medicamentos relatada pelos responsáveis pela dispensação de medicamentos e com a avaliação dos médicos.
Descritores: Assistência Farmacêutica/organização & administração
Atenção Primária à Saúde
Medicamentos Essenciais/provisão & distribuição
-Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Pessoal de Saúde
Medicamentos Essenciais/classificação
Política de Saúde
Pessoa de Meia-Idade
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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