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Id: biblio-1135787
Autor: Pietrani, Elina Eunice Montechiari; Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de.
Título: A psicologia organizacional em uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica: a produtividade em questão / La psicología organizacional en una perspectiva fenomenológicahermenéutica: la productividad en questión / The organizational psychology in a phenomenological-hermeneutic perspective: the productivity in question
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e42516, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Neste estudo procura-se explicitar como a exigência de produtividade se encontra presente no processo de treinamento e desenvolvimento que se articula nas organizações pela psicologia. Por meio de um pensar calcado na tecnocracia, a relação que o trabalhador detém com seu trabalho e, por tabela, sua qualificação, passou a ser medida pela sua produção, requisito fundamental para a manutenção do indivíduo na organização. Com base no pensamento fenomenológico-hermenêutico, tal como elaborado por Martin Heidegger, o objetivo deste artigo é apresentar outra proposta em psicologia e suas práticas no contexto corporativo. Nesta proposta, procura-se deslocar a ênfase depositada na produtividade excessiva para o processo singular, de forma a valorizar o modo como cada um se articula com sua tarefa laboral. Com isso, importa pensar como cada um se apropria de sua relação com o trabalho, considerando que a exigência de produção excessiva se edifica no contexto epocal no qual o trabalho e o trabalhador vêm se articulando e que Heidegger denomina de era da técnica.

RESUMEN. En este estudio se busca explicar cómo el requisito de productividad está presente en el proceso de formación y desarrollo que se articula en las organizaciones por la Psicología. Por intermedio de un pensamiento basado en la tecnocracia, la capacidad del trabajador comenzó a medirse por su producción, un requisito fundamental para el mantenimiento del individuo en la organización. Basado en el pensamiento fenomenológico-hermenéutico, como elaborado por Martin Heidegger, el objetivo de este artículo es presentar otra propuesta en psicología y sus prácticas en la organización. En esta propuesta, el énfasis pasa de la productividad excesiva al proceso singular para valorar la forma en que cada uno se articula con su tarea de trabajo. Con esto se trata de respectar el hombre singular según su ritmo, ya que cada uno se apropia de su manera de la relación con el trabajo, teniendo en cuenta que la demanda de producción excesiva se construye en el contexto actual en el que el trabajo y el trabajador se han estado articulando y lo que Heidegger llama de era de la técnica.

ABSTRACT This study sought to explain how the demand for productivity is present in the training and development process that is articulated in organizations by Psychology. Through thinking based on technocracy, the relationship that the worker has with his work and, according to his qualification, started to be measured by his production, a fundamental requirement for the maintenance of the individual in the organization. Based on phenomenological-hermeneutic thinking, as elaborated by Martin Heidegger, the objective of this study was to present another proposal in psychology and its practices in the organization. In this proposal, we sought to shift the emphasis placed on excessive productivity to the singular process, in order to value the way in which each one articulates with his work task. With this, it is important to think about how each one appropriates his relationship with work, considering that the demand for excessive production is built in the epochal context, in which work and the worker has been articulating and what Heidegger calls the era of technique.
Descritores: Psicologia/organização & administração
Organizações
Eficiência Organizacional
Hermenêutica
-Desenvolvimento de Pessoal
Emprego/psicologia
Capacitação Profissional
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1100626
Autor: Galindo, Wedna Cristina Marinho; Tamman, Bianca Falcão; Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e.
Título: Estratégias formativas em serviços-escola de psicologia: revisão bibliográfica da produção científica / Educational strategies in psychology school-services: a bibliographic review of scientific publications / Estrategias de formación en servicios escolares de psicología: revisión bibliográfica de la producción científica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta revisão bibliográfica sobre estratégias formativas em serviços-escola de Psicologia. Reúne artigos completos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde em Psicologia (BVS-psi), publicados entre 2011 e 2015. A pesquisa a partir dos termos, em separado: formação de psicólogos; formação profissional e clínica-escola, identificou 13 artigos, que foram organizados em três blocos temáticos: ensino/transmissão da psicanálise; relatos de procedimentos pedagógicos; referências a supervisor e/ou supervisão. Ainda é expressiva, nas publicações, a presença da área da Psicologia Clínica, com destaque para a prática da psicoterapia. A psicanálise tem sido revisitada, em especial, quanto à possibilidade de sua transmissão na Universidade. Relatos de procedimentos pedagógicos e produções sobre a relação supervisão-estagiário/a têm a importante função de ampliar o debate sobre projeto político-pedagógico e sua execução na rotina das instituições de ensino e de serviços-escola. Entendemos que a psicanálise tem encontrado mediações para a questão que lhe é peculiar de questionar-se sobre a possibilidade de sua transmissão em instituição com regras próprias, como a Universidade. Os relatos de procedimentos explicitam estratégias micropolíticas na relação docente-estudante, supervisor/a-estagiário/a. As questões sobre supervisor/a e/ou supervisão indicam a complexidade de aspectos envolvidos na relação e as especificidades de vivência de cada um dos envolvidos. Consideramos que o tema em questão carece de estudos que explicitem estratégias macropolíticas de formação, bem como pesquisas que abordem o que se passa com o/a estagiário/a em seu processo formativo. Otimistas, acreditamos que a riqueza de experiências em torno das estratégias formativas, não necessariamente ganharam as páginas de periódicos...(AU)

The article presents a literature review on educational strategies in Psychology School-Services. It brings together complete articles available in the Virtual Library of Health in Psychology (BVS-psi), published between 2011 and 2015. The research of the terms, individually: training of psychologists; professional training and clinical-school, identified 13 articles, which were organized into three thematic blocks: teaching/transmission of psychoanalysis; reports of pedagogical procedures; references to supervisor and/or supervision. It is still expressive in the publications the presence of the area of Clinical Psychology, with emphasis on the practice of psychotherapy. Psychoanalysis has been revised, in particular, regarding the possibility of its transmission in the University. Reports of pedagogical procedures and productions on the supervisor-intern relationship have the important function of broadening the debate on Psychology's political-pedagogical project and its execution in the routine of educational institutions and School-Services. We understand that psychoanalysis has found mediations for its peculiar question of the possibility of its transmission in an institution with its own rules, such as the University. The reports of procedures explain micropolitical strategies in the teacher-student relationship, supervisor/intern. Supervisory and/or supervision issues indicate the complexity of aspects involved in the relationship and the specificities of the experience of each of those involved. We consider that the subject in question needs studies that explain macro-political educational strategies, as well as research that addresses what happens to the intern in his/her educational process. Optimists, we believe that the wealth of experiences around the educational strategies hasn't necessarily been brought to the pages of journals...(AU)

El artículo presenta una revisión bibliográfica sobre estrategias de capacitación en servicios escolares de psicología. Reúne artículos completos disponibles en la Biblioteca Virtual en Salud en Psicología (BVS-psi), publicados entre 2011 y 2015. La investigación basada en los términos, por separado: capacitación de psicólogos; la formación profesional y la clínica-escuela identificaron 13 artículos, que se organizaron en tres bloques temáticos: enseñanza/transmisión del psicoanálisis; informes de procedimientos pedagógicos; referencias al supervisor y/o supervisión. La presencia del área de Psicología Clínica sigue siendo significativa en las publicaciones, con énfasis en la práctica de la psicoterapia. El psicoanálisis ha sido revisado, en particular, con respecto a la posibilidad de su transmisión en la Universidad. Los informes de procedimientos pedagógicos y producciones sobre la relación supervisión-pasante tienen la importante función de expandir el debate sobre el proyecto político-pedagógico y su ejecución en la rutina de las instituciones educativas y los servicios escolares. Entendemos que el psicoanálisis ha encontrado mediaciones para el tema que le es peculiar: cuestionarse sobre la posibilidad de su transmisión en una institución con sus propias reglas, como la Universidad. Los informes de procedimiento explican las estrategias micro-políticas en la relación profesor-alumno, supervisor(a)/pasante. Las preguntas sobre el supervisor(a) y/o supervisión indican la complejidad de los aspectos involucrados en la relación y los detalles de la experiencia de cada uno involucrado. Consideramos que el tema en cuestión carece de estudios que expliquen las estrategias de capacitación macro-política, así como de investigaciones que aborden lo que sucede con el pasante en su proceso de capacitación. Optimistas, creemos que la riqueza de experiencias en torno a las estrategias de capacitación, no necesariamente han tenido destaque en las páginas de los periódicos...(AU)
Descritores: Organização e Administração
Psicanálise
Psicologia
Psicologia Clínica
Ensino
Capacitação Profissional
-Psicoterapia
Publicações
Pesquisa
Instituições Acadêmicas
Universidades
Organizações
Bibliotecas Digitais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-839731
Autor: Vega Monsalve, Ninfa del Carmen.
Título: Razones del incumplimiento de los controles de seguridad en el trabajo en empresas colombianas / Reasons of the breach of the safety controls in the work in Colombian companies
Fonte: Cienc. Trab;18(57):154-158, dic. 2016. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Conocer las razones del incumplimiento de los controles de seguridad en el trabajo en empresas colombianas. MÉTODO: Estudio transversal con una muestra de 675 gestores de seguridad y salud en el trabajo de 120 municipios del país. Se realizaron igual número de encuestas, tres grupos focales y nueve entrevistas. Para los datos cuantitativos se efectuaron cálculos estadísticos descriptivos; para los cualitativos análisis del discurso, identificación y clasificación estructural de dimensiones estratégicas y búsqueda de patrón de comportamiento común. RESULTADOS: Se encontró que el 23,11% de los profesionales consultados, durante el último año, casi siempre estuvo frustrado por no poder implementar los controles de seguridad laboral que sabía requería la empresa donde labora. Entre otras, las principales razones fueron: con un 31% falta de apoyo de la gerencia y un 27,1% falta de apoyo del resto de coordinadores. CONCLUSIONES: El sistema de gestión en seguridad y salud en el trabajo requiere una visión más estratégica por parte de las empresas y una acción más convincente por parte de los profesionales del área.

OBJECTIVE: To describe the reasons of the breach of the safety controls in the work in Colombian companies. METHOD: Cross-sectional study with a sample of 675 managers of safety and health in the work of 120 municipalities of Colombian. They were realised equal number of focal surveys, three groups and nine interviews. Indicator of 3,74% of error and 95% of confidence. Descriptive statistical calculations took place. RESULTS: One was that the 23,11% of the professionals consulted, during the last year were frustrated almost always, by not being able to implement the job safety controls that knew required the company where it toils. Among others, the main reasons were: With a 31% lack of support of the management and 27,1% lack of support of the rest of coordinators. CONCLUSIONS: The system of management in safety and health in the work requires a more strategic vision on the part of the companies and a more convincing action on the part of the professionals of the area.
Descritores: Comportamentos Relacionados com a Saúde
Organizações
Saúde do Trabalhador
Gestão da Segurança
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Segurança
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Colômbia
Comportamento Cooperativo
Frustração
Indústrias
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122746
Autor: Schmitt, Beatriz D; Bataglion, Giandra A; Mazo, Janice Z.
Título: Estudos socioculturais: um olhar para os grupos de pesquisa do brasil / Sociocultural studies: a glance towards brazilian research groups
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):76-88, abr.-jun. 2020. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: o objetivo do estudo foi identificar e caracterizar os grupos de pesquisa em estudos socioculturais cadastrados no diretório dos grupos de pesquisa do brasil (dgpb). Trata-se de uma pesquisa documental a partir de dados disponíveis no dgpb e na plataforma lattes. Foram coletadas informações sobre: localização, instituição de ensino superior, recursos humanos, linhas de pesquisa, líderes e o ano de formação dos grupos. Os dados foram armazenados no programa microsoft excel e para a análise, utilizouse estatística descritiva. Identificaram-se 24 grupos de pesquisa em estudos socioculturais cadastrados no dgpb, sendo 21 vinculados a instituições federais ou estaduais e três a instituições privadas. Os grupos estão localizados em todas as regiões do país, majoritariamente no sudeste (n=11), sul (n=5) e nordeste (n=5). No item "recursos humanos", foram encontrados 675 integrantes: 215 pesquisadores, 252 estudantes, sete técnicos, seis estrangeiros e 195 egressos. Estes grupos apresentam de uma a oito linhas de pesquisa, sendo que a maioria se constitui por até duas linhas de pesquisa (n=9), enquanto outros grupos oscilam de três a quatro linhas de pesquisa (n=7) e de cinco a seis linhas de pesquisa (n=7). Cada grupo é coordenado por um líder (n=11) ou dois líderes (n=13), dos quais 34 são doutores e dois são mestres. Desde a fundação do primeiro grupo, foram publicados 2.161 trabalhos científicos, havendo prevalência de artigos científicos. Os grupos localizados foram cadastrados no dgpb a partir do ano de 1996. Contudo, foi a partir da década de 2000 que se intensificou a criação dos grupos de pesquisa na área, sendo o último grupo cadastrado no dgpb no ano de 2018. Os grupos de pesquisa, situados em distintas áreas do conhecimento, com predomínio da educação física (n=9), se circunscrevem como imperativos para a construção e a consolidação do campo dos estudos socioculturais no brasil...(AU)

the main objective was to identify and characterize research groups in sociocultural studies registered in the brazilian research groups directory (dgpb). This is a documentary research based on data available in the dgpb and the lattes platform. Information was collected on: location, higher education institution, human resources, research line, group leaders and year of group formation. The data were stored in microsoft excel and the analysis was made by descriptive statistics. Twenty-four research groups in sociocultural studies registered in the dgpb (21 linked to federal or state institutions and three to private institutions) were identified. The groups are located in all regions of the country, mainly in the southeast (n=11), south (n=5) and northeast (n=5). In the item "human resources", a total of 675 members were found: 215 researchers, 252 students, seven technicians, six foreigners and 195 graduates. These groups have one to eight lines of research, the majority of which consists of up to two lines of research (n = 9), while other groups range from three to four lines of research (n = 7) and five to six lines of research (n = 7). Each group is coordinated by a leader (n = 11) or two leaders (n = 13), of whom 34 are doctors and two are masters. Since the foundation of the first group, 2,161 scientific papers have been published, with scientific papers being prevalent. The groups located were registered in the dgpb from 1996. However, it was from the 2000s that the creation of research groups in the area was intensified, the last group being registered in the dgpb in the year 2018. The research groups, situated in different areas of knowledge, mainly physical education (n=9), are circumscribed as imperatives for the construction and consolidation of the field of sociocultural studies in brazil...(AU)
Descritores: Pesquisa
Pesquisadores
Grupos de Pesquisa
-Organizações
Conhecimento
Educação Superior
Informação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Conjunto de Dados
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1138843
Autor: Crespo-P. , Freddy A.
Título: Debate teórico sobre el proceso de instalación de una cultura de la violencia en Venezuela / Debate teórico sobre el proceso de instalación de una cultura de la violencia en Venezuela / Debate teórico sobre o processo de instalação de uma cultura da violência em Venezuela
Fonte: Rev. crim;62(1):117-132, ene.-abr. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El presente trabajo busca como objetivo analizar y debatir teóricamente los cambios sociales y las respuestas a estos en Venezuela. Estos cambios sociales afectaron directamente los procesos sociales en los que la violencia se incluyó dentro de la dinámica e interacción social y moral general de la sociedad venezolana, presentándose para el individuo como una conducta válida para relacionarse con las demás personas y con la estructura social en general. Por lo tanto, se propone la discusión teórica en la que se amplíen e interpreten las nociones de diferentes disciplinas, para sostener que en Venezuela este proceso social de asimilación de la violencia en la dinámica social general conllevó a la instalación de una Cultura de la Violencia y esta al mismo tiempo, retroalimentó a la acción violenta extendiéndola tanto cualitativa como cuantitativamente en la sociedad venezolana. Se concluye que diferentes factores sociales e institucionales produjeron una falla en el sistema a social venezolano para sostener la validez de la norma y la conducta cultural e institucionalmente aceptable. Como consecuencia, la violencia ingresó a la estructura social y, al no ser sancionada efectivamente, se legitimó como una conducta aceptable para la obtención de gratificaciones sociales, mientras que al mismo tiempo se deslegitimaron las instituciones, provocando que la violencia se presentará como una acción social aceptada para el individuo e incluso para las mismas instituciones, promoviéndose así, una generación de individuos socialmente más proclives a la violencia.

Abstract The current work aims to analyze and debate theoretically the social changes and the responses to these in Venezuela. These social changes directly affected the social processes in which violence was included within the social dynamics and interaction and general moral of Venezuelan society, presenting itself to the individual as a valid behavior to relate to other people and to the social structure in general. Therefore, the theoretical discussion is proposed in which the notions of different disciplines are expanded and interpreted, in order to sustain that in Venezuela, this social process of assimilation of violence in the general social dynamic led to the installation of a Culture of Violence and this, at the same time, fed the violent action by extending it both qualitatively and quantitatively in Venezuelan society. It is concluded that different social and institutional factors produced a failure in Venezuelan social system to sustain the validity of the norm and culturally and institutionally acceptable behavior. As a consequence, violence entered the social structure and, not being effectively sanctioned, it was legitimized as an acceptable behavior for obtaining social gratifications, while at the same time institutions were delegitimized, causing violence to be presented as a socially accepted action for the individual and even for the same institutions, thus promoting a generation of individuals more socially prone to violence.

Resumo O presente trabalho procura como objetivo analisar e debater teoricamente as mudanças sociais e as respostas a estes na Venezuela. Estas mudanças sociais afetaram diretamente os processos sociais nos quais a violência foi incluída dentro da dinâmica e interação social e moral geral da sociedade venezuelana, se apresentando para o indivíduo como uma conduta válida para se relacionar com as demais pessoas e com a estrutura social em geral. Portanto, propõe-se uma discussão teórica na qual se ampliem e interpretem as noções de diferentes disciplinas, para sustentar que na Venezuela este processo social de assimilação da violência na dinámica social geral levou à instalação de uma Cultura da Violência e esta ao mesmo tempo, retroalimentou à ação violenta estendendo-a tanto qualitativa quanto quantitativamente na sociedade venezuelana. Conclui-se que diferentes fatores sociais e institucionais produziram uma falha no sistema social venezuelano para sustentar a validade da norma e a conduta cultural e institucionalmente aceitável. Como consequência, a violência ingressou à estrutura social e, ao não ser sancionada efetivamente, legitimou-se como uma conduta aceitável para a obtenção de gratificações sociais, enquanto que ao mesmo tempo deslegitimaram-se as instituições, provocando que a violência se apresentara como uma ação social aceitada para o indivíduo e incluso para as mesmas instituições, se promovendo assim, uma geração de indivíduos socialmente mais propensos à violência.
Descritores: Violência
-Organizações
Cultura
Homicídio
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Artigo Clássico
Responsável: CO340.1 - Centro de Investigaciónes Criminológicas


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Id: biblio-1020683
Autor: Vela-Fernández, María.
Título: Policía Comunitaria y Sistema de Dirección por Objetivos en la Policía Municipal de Madrid / Community police and System of Management by Objectives in the Madrid Municipal Police / Polícia Comunitária e Sistema de Administração por Objetivos na Polícia Municipal de Madrid
Fonte: Rev. crim;61(2):41-58, May-Ago 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En el ámbito de la organización policial, fundamentalmente durante las décadas comprendidas entre los 70, 80 y 90, numerosas investigaciones criminológicas, principalmente, en Estados Unidos empezaron a cuestionar el modelo tradicional de actuación policial. Las principales críticas se centraron en aspectos relacionados con la efectividad de las estrategias policiales tradicionales, pero también en el distanciamiento existente entre policía y comunidad. En este contexto y en consonancia con el auge de las políticas neoliberales apoyadas en la Nueva Gestión Pública, las organizaciones policiales van progresivamente incorporando sistemas de gestión del rendimiento, descentralización, rendición de cuentas, dirección por objetivos, entre otros. El presente artículo toma como estudio de caso la Policía Municipal de Madrid y pone de manifiesto las contradicciones existentes entre su sistema de Dirección por Objetivos y la pretendida implantación de un modelo de Policía Comunitaria. Las dificultades y deficiencias se hacen evidentes debido a la complejidad del sistema, a la naturaleza cuantitativa de los indicadores encargados de medir la calidad del trabajo, y también al componente económico ligado al cumplimiento de dichos indicadores. Todo lo cual hace que un sistema a priori encargado de mejorar la calidad del servicio pueda llegar a ser contraproducente para la propia función policial.

Abstract In the field of the police organization, mainly during the 70s, 80s and 90s decades, numerous criminological investigations, mostly in the United States, began to question the traditional model of police action. The main criticisms were centered in aspects related with the effectiveness of the traditional police strategies, but also in the existing aloofness between police and community. In this context and in line with the rise of the neoliberal policies supported in the New Public Management, the police organizations are progressively incorporating management systems of performance, decentralization, accountability, management by objectives, among others. This article takes as case study the Madrid Municipal Police and reveals the existing contradictions between its system of Management by Objectives and the so-called implementation of a model of Community Police. The difficulties and deficiencies become evident due to the complexity of the system, to the quantitative nature of the indicators in charge of measure the work quality, and also to the economical component linked to the fulfillment of those indicators. All of this makes that a system a priori in charge of improve the quality of the service may be grow into counterproductive for the police function itself.

Resumo No âmbito da organização policial, fundamentalmente durante as décadas compreendidas entre os 70, 80 e 90, numerosas investigações criminológicas, principalmente em Estados Unidos, começaram a questionar o modelo tradicional de atuação policial. As principais críticas centraram-se em aspectos relacionados com a efetividade das estratégias policiais tradicionais, mas também no afastamento existente entre polícia e comunidade. Neste contexto e em consonância com o auge das políticas neoliberais apoiadas na Nova Gestão Pública, as organizações policiais vão progressivamente incorporando sistemas de gestão do rendimento, descentralização, rendição de contas, administração por objetivos, entre outros. O presente artigo toma como estudo de caso a Polícia Municipal de Madrid e revela as contradições existentes entre o seu sistema de Administração por Objetivos e a pretendida implantação de um modelo de Polícia Comunitária. As dificuldades e deficiências se fazem evidentes devido à complexidade do sistema, à natureza quantitativa dos indicadores encarregados de medir a qualidade do trabalho, e também ao componente económico ligado ao cumprimento de tais indicadores. Tudo isso faz que um sistema a priori encarregado de melhorar a qualidade do serviço possa chegar a ser contraproducente para a própria função policial.
Descritores: Polícia
-Pesquisa
Segurança
Organizações
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Artigo Clássico
Responsável: CO340.1 - Centro de Investigaciónes Criminológicas


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Texto completo SciELO Brasil
Sá, Lenilde Duarte de
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Id: lil-767772
Autor: Oliveira, Rita de Cassia Cordeiro de; Sá, Lenilde Duarte de; Dias, Dayse Caetano Beserra; Pinheiro, Patrícia Geórgia Oliveira Diniz; Palha, Pedro Fredemir; Nogueira, Jordana de Almeida.
Título: Discursos de gestores sobre a política do tratamento diretamente observado para tuberculose / Discursos de gerentes sobre la política del tratamiento directamente observado para tuberculosis / Speeches of managers about the policy of the directly observed treatment for tuberculosis
Fonte: Rev. bras. enferm;68(6):1069-1077, nov.-dez. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar os discursos dos gestores, acerca da transferência de política do tratamento diretamente observado (TDO) para o controle da tuberculose no município de João Pessoa/PB Método: trata-se de estudo qualitativo, desenvolvido em maio e junho de 2013, por meio de entrevista semidirigida, com vinte profissionais de saúde nos cinco distritos sanitários de saúde em João Pessoa/ PB. O material empírico produzido foi analisado conforme o aporte teórico-analítico de Análise de Discurso da linha francesa pecheutiana. Resultados: o estudo evidenciou fragilidades na condução e organização das ações em relação ao TDO. Revelou que o desconhecimento desses gestores acerca dessa política traz implicações diretas para o cuidado ao doente de tuberculose. Conclusão: sugere-se que a gestão trace planos estratégicos para repensar as práticas de cuidado e, assim, reorganize toda a rede de atenção ao usuário, de modo que possam efetivamente contribuir para a adesão deste ao combate à tuberculose.

RESUMEN Objetivo: analizar los discursos de los gestores, acerca de la transferencia de política del tratamiento directamente observado (TDO) para el control de la tuberculosis en el municipio de João Pessoa/PB. Método: se trata de un estudio cualitativo, desarrollado en mayo y junio de 2013, por medio de entrevista semi-dirigida, con veinte profesionales de salud en los cinco distritos sanitarios de salud en João Pessoa/PB. El material empírico producido fue analizado conforme el aporte teórico-analítico de Análisis de Discurso en la línea francesa pecheutiana. Resultados: el estudio evidenció fragilidades en la conducción y organización de las acciones en relación al TDO. Reveló que el desconocimiento de esos gestores acerca de esa política trae implicaciones directas al cuidado del enfermo de tuberculosis. Conclusión: se sugiere que la gestión trace planes estratégicos para repensar las prácticas de cuidado y así reorganizar toda la red de atención al usuario, de modo que puedan efectivamente contribuir para la adhesión de este al combate a la tuberculosis.

ABSTRACT Objective: to analyze the managers' speeches about the policy transfer of the directly observed treatment (DOT) for tuberculosis control in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Method: this is a qualitative study developed in May and June, 2013 through semi-directed interviews with twenty health professionals in five health districts in João Pessoa/PB. The empirical material produced was analyzed according to the theoretical-analytical basis of the French Discourse Analysis by Pêcheux. Results: the study demonstrated weaknesses in the conduction and organization of actions in relation to the DOT. It revealed that the lack of knowledge of the managers about this policy has direct implications to the care of tuberculosis patients. Conclusion: the management should trace strategic plans to rethink the care practices and thus, reorganize the entire care network to users in order to effectively contribute to user adherence in the fight against tuberculosis.
Descritores: Tuberculose/tratamento farmacológico
Pessoal de Saúde
Terapia Diretamente Observada
-Brasil
Organizações
Assistência à Saúde/organização & administração
Pesquisa Qualitativa
Antituberculosos/administração & dosagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1129030
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social.
Título: Organización de los servicios y preparación de la respuesta hospitalaria, para el manejo de pacientes asintomáticos leves ante el COVID -19 / Organization of services and preparation of the hospital response, for the management of mild asymptomatic patients to COVID -19.
Fonte: Guatemala; MSPAS; 9 jun. 2020. 15 p. graf.
Idioma: es.
Resumo: Este documento de orientación provisional procura fortalecer la respuesta de los servicios hospitalarios y a nivel domiciliar ante la posibilidad de tener casos en el país de COVID-19, especialmente en la parte de prevención de la transmisión a del fortalecimiento de las precauciones estándar para la prevención y control de infecciones, con énfasis en el lavado de manos y el uso de equipo protección personal por parte del personal de salud. Además, provee orientaciones para organizar los servicios hospitalarios para adecuar áreas de aislamiento, cuidados intermedios y áreas de triage. El documento también orienta para la proyección de costos de insumos: Material medico quirúrgico, medicamentos, recursos humanos, entre otros como preparación para la respuesta.
Descritores: Serviços Hospitalares
Desinfecção das Mãos
Controle de Infecções/organização & administração
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
-Pacientes
Preparações Farmacêuticas
Organizações
Pessoal de Saúde
Proteção Pessoal
Equipamentos e Provisões/provisão & distribução
Recursos Humanos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez


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Id: biblio-1120798
Autor: Tocantins (Estado). Secretaria da Saúde.; .Comissão de Integração Ensino-Serviço; .Comissão Intergestores Bipartite.
Título: Regimento interno [CIES. CIB-TO] / Internal regulations [CIES. CIB-TO].
Fonte: Palmas; [Secretaria de Estado da Saúde]; 25 set. 2020. 22 p.
Idioma: pt.
Resumo: Regimento para estabelecer normas, competências e procedimentos da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço do Estado do Tocantins - CIES Estadual/CIB-TO, que é uma instância intersetorial e interinstitucional permanente que participa da formulação, condução, monitoramento e avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde ­ EPS e atende o disposto no artigo 14 da Lei 8.080/1990, regulamentada pelo Decreto Presidencial N°. 7.508, de 28 de junho de 2011, e a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos em Saúde (NOB/RH-SUS).

Rules to establish rules, competences and procedures of the Permanent Commission for Teaching-Service Integration of the State of Tocantins - State CIES / CIB-TO, which is a permanent intersectoral and interinstitutional body that participates in the formulation, conduction, monitoring and evaluation of the Education Policy Permanent in Health - EPS and meets the provisions of article 14 of Law 8.080 / 1990, regulated by Presidential Decree N °. 7,508, of June 28, 2011, and the Basic Operational Standard for Human Resources in Health (NOB / RH-SUS).

Normas para establecer normas, competencias y procedimientos de la Comisión Permanente de Integración Docente-Servicio del Estado de Tocantins - Estatal CIES / CIB-TO, que es un órgano permanente intersectorial e interinstitucional que participa en la formulación, conducción, seguimiento y evaluación de la Política Educativa. Permanente en Salud - EPS y cumple con lo dispuesto en el artículo 14 de la Ley 8.080 / 1990, reglamentado por Decreto Presidencial N °. 7,508, del 28 de junio de 2011, y la Norma Básica Operativa de Recursos Humanos en Salud (NOB / RH-SUS).
Descritores: Diretrizes para o Planejamento em Saúde
-Organizações/normas
Colaboração Intersetorial
Guias como Assunto/normas
Regulamentação Governamental
Educação Continuada/organização & administração
Direção e Governança do Setor de Saúde/normas
Conselho Diretor/normas
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Livro-Texto
Responsável: BR1965


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Id: biblio-1140430
Autor: Santiago, Emiliane Silva.
Título: Tradição e modernidade: desanexação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) / Tradition and Modernity: detaching the School of Nursing from the University of São Paulo (EEUSP).
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 218 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar o processo histórico da desanexação da Escola de Enfermagem de São Paulo - EEUSP - da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP. Para tanto, pretendeu-se apontar alguns antecedentes assim como descrever sumariamente a conjuntura da enfermagem no país e a fundação dessa Escola. Este estudo qualitativo descritivo tem como interesse a garantia da memória da profissão de enfermagem e da EEUSP, incentivando a concretização da identidade desta profissão, através da análise de diversas fontes encontradas sobre o processo de desanexação da EEUSP. Entre essas, o Boletim do SESP, imagens fotográficas, cartas de Miss Tennant e Sr. Sopper da Fundação Rockefeller, edições da Revista Médico-Social, documentos e relatórios da fundação Rockefeller sobre a criação da Escola de Enfermagem de São Paulo, as Atas do Conselho Técnico e Administrativo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Congregação da mesma instituição, assim como também as Atas da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção de São Paulo (ABEn - SP), Conselho Técnico Acadêmico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e no arquivo da Reitoria, as ATAS do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (CO-USP). A análise dos diversos documentos encontrados possibilitou realizar um breve apanhado histórico da fundação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo até sua desanexação. Para tanto, foi necessárioampliar o olhar e conhecer um pouco das instituições e personagens que estão diretamente ligadas a essa história, como a própria Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, alguns de seus diretores e a própria Escola de Enfermagem da USP e suas primeiras diretoras. Com amplo apoio da elite intelectual, política e econômica paulista, a Universidade de São Paulo foi criada pelo Decreto nº 6233, de 25 de janeiro de 1934 e congregou as outras faculdades que já existiam. A Escola de Enfermagem deveria ser criada como universitária conectada a Faculdade de Medicina, ao Instituto de Higiene a ao Hospital das Clínicas, a intenção da construção de importante centro de excelência em saúde, sempre integrado: a Faculdade de Medicina, o Instituto de Higiene e a futura Escola de Enfermagem. O planejamento do mais importante complexo de saúde da América Latina firmava o claro princípio da integralidade. Com a recomendação do Presidente Juscelino Kubitscheck de que as obstetrizes sejam formadas nas escolas de enfermagem num regime de uma fase de ensino comum e outra diversificada e em virtude da USP manter uma conceituada escola de enfermagem, com toda a estrutura necessária para a formação dos dois profissionais e as contribuições de Maria Rosa Sousa Pinheiro foi determinante para concretização do processo de desanexação.

This study aimed at analyzing the historical process of the School of Nursings detachment from the University of São Paulo (USP), Medical School (FMUSP) to which it was annexed when created. To this end, a study was done in order to point out some background on nursing status at the time of the foundation of the Nursing School (EEUSP). This is a qualitative, historical and descriptive study. It intends to preserve the memory of the nursing profession and of the School, and to encourage the finding of the professions identity profession, through the analysis of several sources found within the process of detaching the School of Nursing. Among the documentation found, the \"Bulletin of the SESP (Public Health Special Service)\", photographs, letters from Miss Tennant and Mr. Soper, (representatives of the Rockefeller Foundation), old editions of the Medical-Social journal, reports from the Rockefeller Foundation related to the establishment of the Nursing School of Sao Paulo, Minutes of the FMUSP Technical and Administrative Committee and of the Congregation (its highest body), as well as the minutes of the Brazilian Nursing Association, São Paulo Section (ABEn - SP), of the Nursing School itself found in the file of the Rectory, and the minutes of the University Council, the highest body at the University of São Paulo (USP-CO). Analysis of several documents found facilitated the understanding related to the founding of this School of Nursing, University of São Paulo untilits detachment from the Medical School. For this purpose, it was necessary to broaden perspectives and learn a little more about these institutions and their characters directly related to this history, some of their principals and first deans. The University of São Paulo was established by Decree no. 6233, on 25th January 1934, and gathered other colleges that already existed. The School of Nursing was planned to be created within this University, annexed to the Medical School, as Nursing did not have much autonomy at that time. The Medical School needed a hospital for practice of medical students. Therefore a hospital was also founded in the 40s and it became nowadays the largest health complex in Latin America, with thousands of beds and all medical and health specialties, a real excellence center. The principle of comprehensiveness. At the recommendation of President Juscelino Kubitschek that midwives are trained in nursing schools in a system of one phase of education policy and other diverse and because of the USP to maintain a reputable nursing school, with the entire infrastructure necessary for the formation of two professionals and the contributions of Maria Rosa Sousa Pinheiro was crucial to completing the process of detaching.
Descritores: Mulheres
Organizações
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1



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