Base de dados : LILACS
Pesquisa : N03.540.828 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 509 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 51 ir para página                         

  1 / 509 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1117614
Autor: Bermejo, José Carlos.
Título: Desembarazarse del pasado / Get rid of the past
Fonte: Rev. chil. endocrinol. diabetes;13(3):125-126, 2020.
Idioma: es.
Descritores: Sociedades
Ética
Humanismo
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  2 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1104461
Autor: Sarni-Muñiz, Mariana; Corbo-Bruno, José Luis.
Título: La evaluación en educación física: más allá del control social / The Evaluation in Physical Education: Beyond Social Control / A avaliação em educação física: além do controle social
Fonte: Educ. fis. deporte;39(1):https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/340354, Enero 2020.
Idioma: es.
Resumo: A la luz de las transformaciones históricas de la evaluación en Educación Física en Uruguay, problematizamos los conceptos de Evaluación para Aprender (EpA) y Evaluación Formativa y Compartida (EFyC) en torno a la formación inicial del profesorado. Ellos serán tensionados por otro, el de Evaluación para la Praxis (EpP), concepto que, a modo de ensayo, se pone a discusión de la comunidad académica. Se parte de conceptualizar evaluación, aprendizaje y praxis. En segundo lugar, y a partir de las nociones EpA y EFyC, se presenta a la EpP que, revisando las anteriores, realiza una apuesta por enfatizar el potencial transformador (y estratégico) de la evaluación en el sistema de la formación inicial del profesorado de Educación Física. Finalmente, aportamos criterios orientadores para la construcción de dispositivos de EpP ­en ese ámbito de la universidad­, enfatizando las mutaciones imprescindibles que han de vigilarse para que las formas (y los sentidos) de la evaluación, apuesten a trazar posibilidades emancipatorias.

In light of the historical transformations suffered by the evaluation in Physical Education in Uruguay, we problematize the concepts of Evaluation for Learning (EpA) and Formative and Shared Evaluation (EFyC) around the initial teacher training. These concepts will be stressed by another one, Evaluation for Practice (EpP), a concept that, as an essay, will be discussed by the academic community. The starting point is to conceptualize evaluation, learning, and praxis. Secondly, and based on the notions EpA and EFyC, it is presented the EpP which, revising the previous ones, makes a commitment to emphasize the transforming (and strategic) potential of evaluation in the system of initial training of Physical Education teachers. Finally, we provide guiding criteria for the construction of EpP devices ­in this area of the university­, emphasizing the essential mutations that must be monitored so that the forms (and the senses) of evaluation attempt to trace emancipatory possibilities.

De acordo com as transformações históricas da avaliação em Educação Física no Uruguai, problematizamos os conceitos da Avaliação para Aprender (sigla em espanhol EpA) e da Avaliação Formativa e Compartilhada (sigla em espanhol EFyC) em torno da formação inicial de professores. Eles serão contrastados com outro conceito: Avaliação para a Práxis (sigla em espanhol EpP). Conceito que, como ensaio, é colocado na discussão da comunidade acadêmica. Para isso, em primeiro lugar, oferece-se uma conceitualização de avaliação, aprendizagem e prática. Em segundo lugar, com base nas noções EpA e EFyC, apresenta-se a EpP que revisa às anteriores, além disso enfatiza o potencial transformador (e estratégico) da avaliação no sistema de treinamento inicial do corpo docente de Educação Física. Finalmente, fornecemos critérios norteadores para a construção de dispositivos de EpP ­ nessa área da universidade ­, enfatizando as mutações essenciais que devem ser monitoradas para que as formas (e os sentidos) da avaliação visem traçar possibilidades emancipatórias.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Avaliação Educacional
-Sociedades
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


  3 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-615071
Autor: León Villafuertes, Milagros.
Título: Participa Cuba en la XVIII Reunión del Grupo de Profesionales de Enfermería de Centroamerica y del Caribe / Cuban participation in the XVIII meeting of the nursing professionals group from Central America and the Caribbean (NPGCAC
Fonte: Rev. cuba. enferm;27(3):197-198, jul.-sep. 2011.
Idioma: es.
Descritores: Sociedades
Enfermagem
Saúde
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  4 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-644721
Autor: Ulloa Reyes, Luis.
Título: Orgullo de ser enfermeros, de ser profesionales / Proud of being both nurses and professionals
Fonte: Rev. cuba. enferm;28(1):1-1, ene.-mar. 2012.
Idioma: es.
Resumo: La Enfermería en sentido general no ha transitado caminos llanos, y seguramente nuevos obstáculos y dificultades irán apareciendo con el tiempo. Cuidar constituye un conjunto de actos inherentes a la condición humana y se encuentra estrechamente relacionado con el mantenimiento y desarrollo de la vida. Las prácticas de los cuidados de enfermería y la manera como sean ejercidos impactaran en gran medida sobre los indicadores de salud y seguramente sobre los de la sociedad
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde/ética
Indicadores Básicos de Saúde
Cuidados de Enfermagem/tendências
Sociedades
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  5 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1097062
Autor: Vezzosi, Jean Ícaro Pujol; Ramos, Mozer de Miranda; Segundo, Damião Soares de Almeida; Costa, Angelo Brandelli.
Título: Crenças e atitudes corretivas de profissionais de psicologia sobre a homossexualidade / Beliefs and corrective attitudes of psychology professionals on homosexuality / Creencias y actitudes correctivas de los profesionales de psicología sobre la homosexualidad
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):174-193, dez. 2019-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Muitos profissionais da Psicologia no Brasil ainda consideram a homossexualidade um transtorno mental ou um desvio daquilo que se consideraria, apesar da ausência de evidências empíricas e dos aspectos bioéticos implicados nestes julgamentos. De acordo com a literatura, esses profissionais frequentemente praticam intervenções que visam mudar ou reparar a homossexualidade. Este estudo buscou avaliar as atitudes corretivas (AC) dos profissionais da Psicologia em relação a pacientes lésbicas, gays e bissexuais (LGB), através de um questionário online. A análise mostrou que 29,48% dos(as) profissionais exibem AC quando solicitado pelo(a) paciente, e 12,43% quando não. Além disso, elas estão mais frequentemente presentes em psicoterapeutas cognitivo/comportamentais e familiares/sistêmicos. As análises de regressão demonstraram que os preditores mais fortes de AC foram a crença de que a homossexualidade é uma patologia; a crença de que as crianças criadas por pais/mães homossexuais (gays ou lésbicas ou bissexuais) têm maiores chances de desenvolverem problemas no desenvolvimento; a crença de que homossexualidade/bissexualidade é produto de um sentimento de que se é inadequado(a) ou incompetente nas relações heterossexuais; a crença de que existe uma causa para a homossexualidade/bissexualidade dos(as) pacientes; o gênero do(a) psicoterapeuta; e o nível de crença atual em relação a alguma religião. A aplicação adequada de intervenções com a população LGB deveria se dar por meio de aceitação e apoio, avaliação abrangente, enfrentamento ativo, apoio social e a exploração e desenvolvimento da identidade enquanto parte da diversidade sexual...(AU)

Many professionals in Psychology in Brazil still consider homosexuality a mental disorder or a deviation, despite the absence of empirical evidence and the bioethical aspects involved in these judgments. According to the literature, these professionals often practice interventions that aim to change or repair homosexuality. This study aimed to evaluate the corrective attitudes (CA) of Psychology professionals in relation to lesbian, gay and bisexual (LGB) patients, through an online questionnaire. The analysis showed that 29.48% of the professionals showed CA when they were asked by patients, and 12.43% when they were not. In addition, they are more often present in cognitive/behavioral and family/systemic psychotherapists. Regression analyses have demonstrated that the strongest predictors of CA were the beliefs that: homosexuality is a pathology; children raised by homosexual parents (gay or lesbian or bisexual) are more likely to develop developmental problems; homosexuality/bisexuality is the product of a feeling that one is inadequate or incompetent in heterosexual relationships; there is a cause for the homosexuality/bisexuality of patients. The genre of the psychotherapist and her/his current belief level in relation to some religion were also strong predictors. Appropriate implementation of interventions with the LGB population should take place through acceptance and support, comprehensive evaluation, active coping, social support, and the exploration and development of identity as part of sexual diversity...(AU)

Muchos psicólogos en Brasil todavía consideran que la homosexualidad es un trastorno mental o una desviación de lo que se consideraría, a pesar de la falta de evidencia empírica y los aspectos bioéticos implicados en estos juicios. Según la literatura, estos profesionales a menudo practican intervenciones destinadas a cambiar o reparar la homosexualidad. Este estudio tuvo como objetivo evaluar las actitudes correctivas (AC) de los profesionales de la Psicología hacia pacientes lesbianas, gays y bisexuales (LGB), a través de un cuestionario en línea. El análisis mostró que el 29,48% de los profesionales exhibían AC cuando el paciente lo solicitaba y el 12,43% cuando no lo hacían. Además, con mayor frecuencia están presentes en psicoterapeutas cognitivos/conductuales y familiares/sistémicos. Los análisis de regresión han demostrado que los predictores más fuertes de AC eran la creencia de que la homosexualidad es una patología; la creencia de que los niños criados por padres homosexuales (gays, lesbianas o bisexuales) tienen más probabilidades de adquirir problemas de desarrollo; la creencia de que la homosexualidad/bisexualidad es el producto de un sentimiento de que uno es inadecuado o incompetente en las relaciones heterosexuales; la creencia de que hay una causa para la homosexualidad/bisexualidad de los pacientes; el género del psicoterapeuta. y el nivel actual de creencia en relación con alguna religión. La implementación adecuada de las intervenciones con la población LGB debe realizarse a través de la aceptación y el apoyo, la evaluación integral, el afrontamiento activo, el apoyo social y la exploración y el desarrollo de la identidad como parte de la diversidad sexual...(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Clínica
Bissexualidade
Homossexualidade
Criança
Gestão da Qualidade
-Pais
Sociedades
Brasil
Minorias Sexuais e de Gênero
Diversidade de Gênero
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  6 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-785362
Autor: Rengifo-Millán, Maritza.
Título: La globalización de la sociedad del conocimiento y la transformación universitaria / Globalization of the Knowledge Society and University Transformation
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;13(2):809-822, jul. 2015.
Idioma: es.
Resumo: El mundo vive actualmente transformaciones debido a la globalización y al avance de la sociedad del conocimiento. La enseñanza superior presenta como referente principal la producción del saber, lo cual ha originado reformas en las universidades. Mi objetivo en este artículo es mostrar las características, los principales ejes estratégicos del cambio y sus resultados. Basé el plan metodológico en la descripción y análisis de estudios realizados entre 1997 y 2013, desde una perspectiva comparativa entre países desarrollados y América Latina. Concluyo que las grandes diferencias existentes son, especialmente, el escaso financiamiento para la educación superior, el limitado acceso de la juventud a las universidades, la falta de innovación e internacionalización de los currículos y la investigación, así como la insuficiente cultura de la calidad en Latinoamérica...
Descritores: Conhecimento
Ensino
Sociedades
Limites: Humanos
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


  7 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-954343
Autor: Vendruscolo, Carine; do-Prado, Marta Lenise; Kleba, Maria Elisabeth; Barison-Matos, Izabella.
Título: Representation and participation in management committees of teaching and service integration / Representación y participación en espacios colegiados de la integración docente asistencial en salud / Representação e participação em espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde
Fonte: Invest. educ. enferm;34(3):474-482, Dec. 2016.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective To analyze the representation and participation of the management, attention, teaching and social control segments in management committees of health teaching-service integration. Methods Qualitative research with exploratory-analytical approach that involved representatives of these segments who participate in the management instances of the Pro-Health integrated proposal of Chapecó, Santa Catarina, Brazil. The data was collected through semi-structured interviews with 11 members of the segments and observation of six meetings of instances between October 2012 and April 2013. Results The following categories emerged: Representation through dialogue: possibility to negotiate; Legitimacy of representation: establishing fecund relationships; Disparity in the representation of the segments: the four-way approach in disharmony. Conclusion It is incipient participation of some segments; there are different understandings as to the perception of the meaning of representation. There are conflicts, but the dialogue prevails, provided that the subjects need improve their communication skills.

Resumen Objetivo Analizar la representación y participación de los segmentos de gestión, atención, educación y control social en los espacios colegiados de integración docente-asistencial en salud. Métodos Investigación cualitativa con abordaje exploratorio-analítico realizada con representantes de los sectores que participan de las entidades colegiadas de la propuesta integrada Pro-Salud de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. La recolección de datos se realizó, por un lado, mediante entrevistas semiestructuradas a 11 miembros de los segmentos y, por otro lado, observación de las reuniones, entre octubre de 2012 y abril de 2013. Resultados Surgieron las categorías: Representación a partir del diálogo: posibilidad de negociar; legitimidad de la representación: el establecimiento de relaciones fructíferas; disparidad en la representación de los segmentos: el cuadrilátero en desarmonía. Conclusión Es incipiente la participación de algunos segmentos que tienen diferentes entendimientos con respecto a la percepción de lo que sea representación. Existen conflictos, pero el diálogo prevalece, aunque los sujetos requieren mejorar sus habilidades de comunicación.

Resumo Objetivo. Analisar a representação e a participação dos segmentos: gestão, atenção, ensino e controle social nos espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde. Métodos. Pesquisa qualitativa com abordagem exploratório-analítica que envolveu representantes desses segmentos que participam das instâncias colegiadas da proposta integrada do Pró-Saúde Chapecó, Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com 11 membros dos segmentos e observação de seis reuniões das instâncias, entre outubro de 2012 e abril de 2013. Resultados. Emergiram as categorias: Representação por meio do diálogo: possibilidade de negociar; Legitimidade da representação: estabelecendo relações fecundas; Disparidade na representação dos segmentos: o quadrilátero em desarmonia. Conclusão. É incipiente a participação de alguns segmentos; havendo entendimentos diversos quanto à percepção do significado da representação. Existem conflitos, mas o diálogo prevalece, ainda que os sujeitos necessitem aprimorar sua capacidade de comunicação.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Sociedades
Sistemas de Saúde
Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
Política de Educação Superior
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


  8 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-635408
Autor: Backes, Dirce Stein; Viero, Matheus; Paim, Caroline; Correa, Esther; Bopp, Julia; Soldera, Nathalia.
Título: Violência familiar na perspectiva do pensamento complexo / Domestic violence in the perspective of complex thinking
Fonte: Av. enferm;29(2):225-233, jul.-dic. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Tendo em vista as múltiplas dimensões que envolvem o ser humano e os fenômenos sociais, este trabalho objetivou compreender o significado da "violência familiar", a fim de ampliar e contextualizar o cuidado de enfermagem nos diferentes espaços de inserção social. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada com indivíduos, do município de Santa Maria-RS, Brasil, entre os meses de maio e junho de 2009. Os dados codificados e analisados sob o referencial teórico da análise temática resultaram em quatro eixos temáticos: questionando o papel da mídia; percebendo a influência do meio; repensando os métodos de ensino-aprendizagem e violência silenciosa. Os resultados evidenciam que contemplar as múltiplas variáveis que envolvem o fenômeno "violência" implica a apreensão do indivíduo, seja ele vítima ou agressor, como um ser singular e multidimensional, bem como na articulação dos diversos saberes profissionais.

Tomando en cuenta las múltiples dimensiones que involucran al ser humano y los fenómenos sociales, este trabajo tiene por objetivo comprender el significado de la "violencia familiar", a fin de ampliar y contextualizar el cuidado de enfermería en los diferentes espacios de inserción social. Los datos se recolectaron a través de una entrevista semi-estructurada con individuos del municipio de Santa Maria - RS, Brasil, entre los meses de mayo y junio de 2009. Los datos codificados y analizados bajo la referencia teórica del análisis temático resultaron en cuatro ejes temáticos: cuestionamiento sobre el papel de los medios; percepción de la influencia del medio; reconsideración sobre los métodos de enseñanza-aprendizaje y violencia silenciosa. Los resultados demuestran que contemplar las múltiples variables que involucran el fenómeno "violencia" implica la aprehensión del individuo, bien sea éste la víctima o el agresor, como un ser singular y multidimensional, así como en la articulación de los diversos saberes profesionales.

Taking into account the multiple dimensions involving the human being and social phenomena, this paper aims to shed light on the meaning of "domestic violence" in order to broaden and contextualize nursing care in the different areas of social inclusion. Data were collected through a semi-structured interview with individuals in the municipality of Santa Maria - RS, Brazil, between May and June 2009. The data, coded and analyzed under the theoretical framework of thematic analysis, resulted in four themes: questioning the role of the media, perception of the influence of the media, reconsideration of teaching-learning methods, and silent violence. The results show that analyzing the many variables involved the "violence" phenomenon requires a perception of the individual, either victim or aggressor, as a unique and multidimensional being, as well as of the articulation of the various professional areas.
Descritores: Sociedades
Violência
Brasil
Violência Doméstica
Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  9 / 509 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1117387
Autor: Carvalho, Juliana Bonetti de; Padilha, Maria Itayra.
Título: Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC: 50 anos de uma bela história de desafios e sucesso / Nursing course at UFSC: 50 years of a beautiful history of challenges and success / Carrera de grado en enfermería de la UFSC: 50 años de una bella historia de desafíos y éxitos
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;10(1):1-3, 20190601.
Idioma: pt.
Resumo: Este ano de 2019 é um ano de festa para a Enfermagem Catarinense, afinal são 50 anos da criação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1969-2019). Este Curso nasceu em uma época em que a situação da Enfermagem e da Saúde em Santa Catarina era caótica, número escasso de profissionais para uma infinidade de problemas de saúde que se apresentavam na população. O Curso foi pensado e criado com o objetivo de formar enfermeiros qualificados, capazes de modificar a realidade da saúde precária que se apresentava no Estado.
Descritores: Educação em Enfermagem
-Sociedades
História
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


  10 / 509 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: lil-611706
Autor: Taype-Rondán, Álvaro; Lajo-Aurazo, Yasmín; Gutiérrez-Brown, Rodrigo; Zamalloa- Masías, Natalia; Saldaña-Gonzales, Michelle.
Título: Aporte de las sociedades estudiantiles en la publicación científica en Scielo-Perú, 2009 - 2010 / Contribution of the societies of medical students to scientific publications in Scielo-Peru, 2009-2010
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;28(4):691-692, dic. 2011. tab.
Idioma: es.
Descritores: Editoração/estatística & dados numéricos
Sociedades
Estudantes de Medicina
-Bases de Dados Bibliográficas
Peru
Fatores de Tempo
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 51 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde