Base de dados : LILACS
Pesquisa : N03.540.828 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 470 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 47 ir para página                         

  1 / 470 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1052722
Autor: Binder, Alberto.
Título: La sociedad fragmentada / The fragmented society
Fonte: In: Rovere, Mario. Redes en salud: los grupos, las instituciones y la comunidad. Córdoba, El Ágora, 2016. p.288-288.
Idioma: es.
Resumo: Alberto Binder analiza el problema de la fragmentación de la sociedad, donde la mayoría es transformada en un conjunto de grupos aislados (minorías), que se enfrentan entre sí y adquieren una condición dual de víctimas y victimarios. La fragmentación, es entendida como una estrategia política del poder dominante. Esta estrategia se basa en la puesta en marcha de mecanismos de "desorientación social"
Descritores: Sistemas Políticos
Sociedades
Atividades Humanas
-Ciências Sociais
Democracia
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; aPROGSAL81; Ar381.1; aELEC196


  2 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1018392
Autor: Chávez Bustamante, Nancy Felicia.
Título: Impacto del programa de acción de la Asociación Paraguaya de Enfermería en los profesionales de Enfermería del Hospital Barrio Obrero y San Pablo.
Fonte: Asunción; s.n; 1999. 50 p. tab, graf. (PY).
Idioma: es; en.
Tese: Apresentada a Escuela de Enfermería.UNA para obtenção do grau de Licenciado.
Símbolo: PY.
Resumo: Estudio descriptivo de la importancia del programa de acción de la Asociación Paraguaya de Enfermería en los profesionales enfermeros que trabajan en el Hospital Barrio Obrero y San Pablo. Describe el campo de acción de la institución para conocer el grado de conocimiento de los beneficiados, referente al programa. Presenta factores socioeconómicos culturales que caracterizan al personal de enfermería
Descritores: Associação
Enfermeiras e Enfermeiros
Impacto Psicossocial
Sociedades
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
10.7306. 10.7306; HA, HA


  3 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-891362
Autor: Viera Hurtado, Yeney; González Peña, Jorge Oscar; Quintanilla Gómez, Félix Felipe.
Título: La educación ambiental desde lo curricular: tarea pendiente en la formación de los futuros profesionales / Environmental education through the curriculum: pending task in the training of future professionals
Fonte: Edumecentro;9(4):245-249, oct.-dic. 2017. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Sociedades
Educação Ambiental
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  4 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-963015
Autor: David, Helena Maria Scherlowski Leal; Pina, Jose Augusto; Stotz, Eduardo Navarro; Lima Júnior, Ivo Aurélio; Vasconcellos, Laíra Augusta Viegas; Mattos, Leonardo Vidal; Silveira, Lucas Bronzatto; Sumar, Norhan.
Título: Curso para a formação histórico-política na graduação em saúde: análise de uma construção partilhada / Historical and political education course for undergraduate health students: analysis of a shared construction / Curso para la formación histórico-política en la graduación en salud: análisis de una construcción compartida
Fonte: Trab. educ. saúde;16(3):997-1015, Sept.-Dec. 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Ministério da Saúde; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo A graduação universitária das áreas da saúde vem sendo debatida quanto às necessidades de mudanças curriculares em torno dos princípios do Sistema Único de Saúde, entre outros temas. Dentre os desafios apontados, está o da superação da formação tecnicista e operacional e a ampliação da capacidade de reflexão crítica do aluno sobre as determinações históricas e políticas da saúde. O texto analisa o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica a partir do curso para a Formação Histórica e Política de Estudantes de Graduação das Áreas da Saúde, atividade extensionista desenvolvida na modalidade semipresencial em nível nacional, apoiada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. No presente artigo, foi analisada a experiência vivenciada no curso ocorrido de março a dezembro de 2014. O desenvolvimento do curso apoiou-se na concepção teórica e metodológica da construção compartilhada do conhecimento, orientada pelo campo da Educação Popular e Saúde. O artigo apresenta: histórico e processo de construção do curso, projeto político-pedagógico, material didático-pedagógico e contribuições e questões, com apontamentos sobre potenciais desdobramentos futuros em processos formativos na área da saúde.

Abstract Undergraduate studies in the fields of health are currently being debated regarding the need for change in their syllabuses concerning the principles of the Brazilian Unified Health System, among other topics. Overcoming the operational and technicist education and expanding the critical thinking abilities of the students about the historical and political determinations of health are among the challenges highlighted. The article analyzes the teaching/learning process with a critical perspective based on the Historical and Political Education Course for Undergraduate Health Students, an extension semi-virtual course offered nationally, and supported by the National Policy for Popular Education in Health within the Unified Health System. In the present article, we analyzed the experiences brought about by the course, which took place between March and December 2014. The development of the course was based on the theoretical and methodological conceptions of the construction of shared knowledge, guided by the field of Popular Education and Health. The article presents: the history and the process of development of the course, the political and pedagogical project, the educational and pedagogical materials, and the contributions and questions, with notes on the potential future implications in educational processes in the field of health.

Resumen La graduación universitaria de las áreas de salud ha sido objeto de debate respecto a la necesidad de cambios curriculares en torno a los principios del Sistema Único de Salud, entre otros temas. Entre los desafíos señalados se encuentra la superación de la formación técnica y operativa, y la ampliación de la capacidad de reflexión crítica del aluno sobre las determinaciones históricas y políticas de la salud. El texto analiza el proceso de enseñanza aprendizaje desde una perspectiva crítica a partir del curso para la Formación Histórica y Política de Estudiantes de Grado de las Áreas de Salud, actividad de extensión desarrollada en la modalidad semipresencial a nivel nacional, con el apoyo de la Política Nacional de Educación Popular en Salud en el Sistema Único de Salud. En el presente artículo se analizó la experiencia vivida durante el curso que tuvo lugar entre marzo y diciembre del 2014. El desarrollo del curso se basó en la concepción teórica y metodológica de la construcción compartida del conocimiento, orientada por el campo de la Educación Popular y Salud. El artículo presenta: histórico y proceso de construcción del curso, proyecto político pedagógico, material didáctico pedagógico y contribuciones y cuestiones, mencionando posibles especializaciones o derivaciones futuras en procesos formativos en el área de salud.
Descritores: Sociedades
Trabalho
Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  5 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-986127
Autor: Filgueiras, Sandra Lúcia; Maksud, Ivia.
Título: Da política à prática da profilaxia pós-exposição sexual ao HIV no SUS: sobre risco, comportamentos e vulnerabilidades / From policy to practice of sexual post-exposure prophylaxis to HIV in the Brazilian Public Health System (SUS): about risk, behaviors and vulnerabilities / De la política a la práctica de la profilaxis post-exposición sexual al VIH en el Sistema Único de Salud Pública de Brasil (SUS): sobre riesgo, comportamientos y vulnerabilidades
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(30):282-304, set.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os efeitos da terapia antirretroviral na transmissibilidade do HIV intensificaram a difusão de novas tecnologias biomédicas na prevenção do vírus. Este artigo discute concepções de risco e práticas de saúde em narrativas de profissionais e usuários sobre a Profilaxia Pós-Exposição sexual consentida ("PEP sexual"). Os dados resultam de um estudo de caso realizado em um serviço público de saúde. A análise pautou-se em estudos sobre risco e vulnerabilidades. Os resultados evidenciaram que os critérios epidemiológicos não são suficientes para responder à indicação da profilaxia, que os espaços de intersubjetividade circunscritos pela PEP sexual são atravessados por distintas lógicas de risco e por padrões morais discriminatórios. A concretização de práticas de saúde orientadas pela perspectiva do exercício da sexualidade como afirmação de um direito continua sendo um desafio.

Abstract The effects of the antiretroviral therapy on the HIV transmissibility intensified the diffusion of new biomedical technologies in the virus prevention. This article discusses risk perceptions and health practices, in narratives of both professionals and patients, about the Sexual Post-Exposure Prophylaxis ("sexual PEP"). The data are the result of a case study carried out in a public health service. Analysis was based on risks and vulnerability studies. The results showed that the epidemiological criteria are not sufficient to respond the prophylaxis indication, that the intersubjectivity spaces circumscribed by the sexual PEP are crossed by distinct logics of risk and by discriminatory moral standards. The concretization of health practices oriented by the perspective of sexuality exercise as an affirmation of a right keeps being a challenge.

Resumen Los efectos de la terapia antirretroviral en la transmisibilidad del VIH intensificaron la difusión de nuevas tecnologías biomédicas en la prevención del virus. Este artículo discute concepciones de riesgo y prácticas de salud en las narrativas de profesionales y usuarios sobre la profilaxis a la post-exposición sexual consentida ("Pep sexual"). Los datos resultan de un estudio de caso realizado en un servicio de salud pública. El análisis se basa en estudios sobre riesgo y vulnerabilidad. Los resultados evidenciaron que los criterios epidemiológicos no son suficientes para responder a la indicación de la profilaxis, ya que los espacios de intersubjetividad circunscritos por la PEP sexual son atravesados por distintas lógicas de riesgo y por estándares morales discriminatorios. La concretización de prácticas de salud guiadas por la perspectiva del ejercicio de la sexualidad como afirmación de un derecho sigue siendo un reto.
Descritores: Sociedades
Brasil
Saúde
Doença
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Editorial
Sexualidade
Vulnerabilidade Social
Tipo de Publ: Revisão
Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  6 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1042241
Autor: Silveira, Leonardo Souza; Tomas, Maria Carolina.
Título: Fluidez racial na Região Metropolitana de Belo Horizonte: características individuais e contexto local na construção da raça / Racial fluidity in the Metropolitan Region of Belo Horizonte: individual characteristics and local context in the construction of race / Fluidez racial en la Región Metropolitana de Belo Horizonte: características individuales y contexto local en la construcción de la raza
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0081, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute como variáveis individuais e características do local de moradia influenciam a heteroclassificação e suas diferenças com a autoclassificação racial, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A análise busca compreender a construção social da raça e sua fluidez na sociedade, uma vez que as classificações refletem formas de vivências e interpretações da raça. Os dados utilizados são do BH Area Survey (2005), do Censo Demográfico (2010) e do Atlas do Desenvolvimento Humano (2013), por meio de modelos de regressão logística. Os resultados apontam que a heteroclassificação é influenciada por características individuais e contextuais. Para aqueles que se autoidentificam brancos, a escolaridade, a renda e a distribuição racial local se associam às chances de serem heteroclassificados como brancos, ao passo que para os autoidentificados negros, apenas a escolaridade aumenta as chances de sua heteroclassificação ser branca. Dessa forma, sustenta-se que há fluidez racial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no sentido de que a classificação é influenciada pelas características socioeconômicas e contextuais.

The article discusses how individual variables and neighborhood characteristics influence heteroclassification and its differences with racial self-classification, in the Belo Horizonte Metropolitan Area. The analysis seeks to understand the social construction of race and its fluidity in society, given that different types of classifications reflect distinct experiences and interpretations of race. Data used are from the BH Area Survey (2005), the Brazilian Demographic Census (2010) and the Human Development Atlas (2013), for the analysis we used logistic regression models. Results indicate that hetero-classification is influenced by individual and contextual characteristics. For those who self-identify as white, schooling, income and local racial distribution are associated with opportunities of being hetero-classified as white, whereas for individuals self-identifying as black, only schooling increases the chances of being hetero-classified as white. Thus, we conclude that there is racial fluidity in the Belo Horizonte Metropolitan Area, in the sense that classification is influenced by socioeconomic and contextual characteristics.

El artículo discute cómo variables individuales y características de la vivienda influencian la heteroclasificación y sus diferencias con la autoclasificación racial, en la Región Metropolitana de Belo Horizonte. El análisis busca comprender la construcción social de la raza y su fluidez en la sociedad, ya que las clasificaciones reflejan formas de vivencias e interpretaciones de ella. Los datos utilizados son del BH Area Survey de 2005, del censo demográfico de 2010 y del Atlas del Desarrollo Humano (2013). Para el análisis se usaron modelos de regresión logística. Los resultados apuntan a que la heteroclasificación es influenciada por características individuales y contextuales. Para aquellos que se autoidentifican blancos, la escolaridad, la renta y la distribución racial local se asocian a las posibilidades de ser heteroclasificado como blanco, mientras que para los autoidentificados negros, solo la escolaridad aumenta las posibilidades de su heteroclasificación ser blancos. De esta forma, se sostiene que hay fluidez racial en la Región Metropolitana de Belo Horizonte, en el sentido de que la clasificación es influenciada por las características socioeconómicas y contextuales.
Descritores: Sociedades
Modelos Logísticos
Demografia
Censos
Grupo com Ancestrais do Continente Africano/classificação
-Relações Raciais
Fatores Socioeconômicos
Características da População
Escolaridade
Segregação Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  7 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1040885
Autor: Chrisóstomo, Maria Cione; Moreira, Jacqueline de Oliveira; Guerra, Andréa Maria Campos; Kyrillos Neto, Fuad.
Título: A pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais: algumas considerações / Psychoanalytical research on social phenomena: a few considerations / La investigación psicoanalítica de fenómenos sociales: algunas consideraciones
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):645-660, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo parte de uma breve reflexão sobre a relação da psicanálise com a ciência, para, posteriormente, pensar as possibilidades de intervenção da primeira nas pesquisas que ultrapassam a clínica. Constata-se que a psicanálise, como a ciência, apresenta-se de dupla forma: se, por um lado, é herdeira da ciência moderna, por outro, propõe a subversão do sujeito pela lógica do inconsciente. O objeto da investigação psicanalítica é o sujeito que fala. Assim, deve-se buscar a precisão no terreno da linguagem e ordenar os fenômenos a partir da hipótese de que o inconsciente está estruturado como linguagem. Assevera-se que as perspectivas para pensar a pesquisa psicanalítica são tributárias da fidelidade aos significantes deixando-se surpreender por sua captura e por seus escapes. Conclui-se, ressaltando que a ênfase na apreensão singular do real, presentificada no fato social, é o pilar da orientação metodológica da psicanálise aplicada à pesquisa de fenômenos sociais.

This article proposes a brief reflection on the relation between psychoanalysis and science, in order to consider the possibilities of intervention of the former in researches that surpass clinic. We observed that psychoanalysis, as much as science, presents itself in a dubious manner: on the one hand, it is an inheritor of modern science; and, on the other hand, it proposes a subversion of the subject through the logic of the unconscious. The object of psychoanalytical investigation is the subject who speaks. Therefore, it is necessary to seek precision in the language realm and organize phenomena based on the hypothesis that the unconscious is structured as the language. The perspectives to think the psychoanalytical research owe fidelity to signifiers, being possibly surprised by their captures and escapes. We conclude that the emphasis on singular apprehension of reality, which is made present in social facts, is the base for the methodological orientation of psychoanalysis applied to social phenomena.

Este artículo parte de una reflexión sobre la relación del psicoanálisis con la ciencia, para pensar las posibilidades de intervención del primero en investigaciones que ultrapasan la clínica. Se constata que el psicoanálisis, como la ciencia, se presenta de doble forma: por un lado es heredero de la ciencia moderna y por otro propone la subversión del sujeto por la lógica del inconsciente. El objeto de la investigación psicoanalítica es el sujeto que habla. Así, se debe buscar la precisión en el terreno del lenguaje y ordenar los fenómenos partiendo de la hipótesis de que el inconsciente está estructurado como lenguaje. Las perspectivas para pensar la investigación psicoanalítica son tributarias de la fidelidad a los significantes, dejándose sorprender por su captura y por sus escapes. Concluimos destacando que el énfasis en la aprensión singular de lo real, presentificada en el hecho social, es el pilar de la orientación metodológica del psicoanálisis aplicado a la investigación de fenómenos sociales.
Descritores: Psicanálise
Pesquisa
Sociedades
Linguagem
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


  8 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1040884
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Alterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade / Alterations in the individual's formation in the transition of liberal capitalism to monopoly capitalism: the anachronism of freudian psychoanalysis in the light of the critical theory of society / os cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al capitalismo monopolista: el anacronismo del psicoanálisis freudiano a la luz de la teoría crítica de la sociedad
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):638-654, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como referencial teórico a teoria crítica da sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse, e tem como objetivo discutir as alterações da formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista. Para tanto, a psicanálise freudiana é utilizada como instrumento para ilustrar como as profundas mudanças econômicas, sociais e culturais impactaram a formação do indivíduo, apontando para a fragilização destes, levando ao favorecimento da adesão a movimentos de massas e totalitários. O anacronismo da psicanálise, portanto, não se refere ao envelhecimento dessa teoria, apesar de seus elementos ideológicos, mas para demonstrar o quanto o progresso se tornou em regressão nas transformações do capitalismo.

The theoretical framework of this paper is the critical theory of society proposed by the first generation of the Frankfurt School, especially the contributions of T. W. Adorno and H. Marcuse. It aims to discuss the changes in the formation of the individual in the transition of liberal capitalism into monopoly capitalism. Therefore, Freudian psychoanalysis is used as a tool to illustrate the way profound economic, social and cultural changes affected the formation of the individual pointing to their weakening, favoring the adhesion to movements of masses and totalitarianism. The anachronism of psychoanalysis, therefore, does not refer to the aging of this theory, despite its ideological elements, but it shows how progress has turned into regression in the capitalism transformations.

Este artículo tiene como referencial teórico la teoría crítica de la sociedad propuesta por la primera generación de la Escuela de Frankfurt, especialmente las contribuciones de T. W. Adorno y H. Marcuse y tiene como objetivo discutir los cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al monopolista. Para eso, el psicoanálisis freudiano se emplea como una herramienta para ilustrar cómo los profundos cambios económicos, sociales y culturales afectaron a la formación del individuo, señalando un debilitamiento de éstos, lo que lleva a lo favorecimiento de la adhesión a movimientos de masas y totalitarios. El anacronismo del psicoanálisis, por lo tanto, no se refiere al envejecimiento de esta teoría, a pesar de sus elementos ideológicos, sino a demostrar cuanto el progreso se convirtió en regresión en las transformaciones del capitalismo.
Descritores: Capitalismo
Teoria Crítica
-Sociedades
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


  9 / 470 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-965060
Autor: Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, Luiz Alex Silva; Martins, José Clerton Oliveira.
Título: Abordagem Sociocognitiva do discurso: uma alternativa para análise crítica pelos Estudos do Lazer / The Sociocognitive approach of discourse: an alternative for critical analysis by Leisure Studies
Fonte: Licere (Online);21(3):i:193-f:232, set.2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.

Research with a qualitative approach presents different techniques for the interpretation of the data. One of the alternatives is the sociocognitive approach of the discourse proposed by the linguist Van Dijk. The emphasis is the interaction of three categorical dimensions: ideology, social context, and cognition. Thus, the purpose of this study is to present this proposal as a possibility for interpretation in the Leisure Studies. As an empirical basis we analyze the understanding that Physical Education professionals and students of a governmental program of physical activity in Belo Horizonte/MG have about leisure. The results demonstrate a theoretical-practical paradox between the understanding and the experience of leisure, especially regarding the physical activity performed in said program. We conclude that the use of this approach makes an important contribution to the critical analysis of the social phenomenon of leisure.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Sociedades
Interpretação Estatística de Dados
Cognição
Discursos
Academias de Ginástica
FUNERAL RITES1
Atividades de Lazer
Processos Mentais
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  10 / 470 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1043574
Autor: OLIVEIRA, MAELI DOS SANTOS VARELA DE; WINTER, CÉLIA FERREIRA CARTA.
Título: Manifestations of hysteria in contemporaneity / Manifestações da histeria na contemporaneidade
Fonte: Ágora (Rio J. Online);22(3):353-361, set.-dez. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este artigo aborda as manifestações da histeria na contemporaneidade, retomando os conceitos de corpo e sintoma como construções subjetivas do sujeito psíquico, nos constructos de Freud e Lacan. Do corpo, nas neuroses clássicas, ao corpo nas neuroses hoje, surge a questão da diferença na apresentação dos sintomas neuróticos. Propomos o conceito de histeria rígida de Lacan para compreender os sintomas histéricos apresentados hoje, como formações do agenciamento de gozo do corpo pelo registro real, afastando-se das histerias clássicas freudianas de ordenamento simbólico. Esta modalidade histérica requer um tratamento clínico orientado pelo real, exigindo outras posições de escuta.

Abstract: This article addresses the manifestations of hysteria in the contemporary world retaking the concepts of body and symptom, as subjective constructions of the psychic subject, in the constructs of Freud and Lacan's theories. From the body, in the classic neuroses, to the body in the neuroses today, the question arises of the difference in the presentation of the neurotic symptoms. We propose the concept of Lacan's rigid hysteria to understand the hysterical symptoms presented today as formations of agency of enjoyment of the body by the real record, moving away from the classic Freudian hysteria of symbolic ordering. This hysterical modality requires a clinical treatment guided by the real registry, requiring other listening positions.
Descritores: Psicanálise
Sociedades
Histeria
-Sinais e Sintomas
Corpo Humano
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca



página 1 de 47 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde