Base de dados : LILACS
Pesquisa : N03.540.828 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 463 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 47 ir para página                         

  1 / 463 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1043574
Autor: OLIVEIRA, MAELI DOS SANTOS VARELA DE; WINTER, CÉLIA FERREIRA CARTA.
Título: Manifestations of hysteria in contemporaneity / Manifestações da histeria na contemporaneidade
Fonte: Ágora (Rio J. Online);22(3):353-361, set.-dez. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este artigo aborda as manifestações da histeria na contemporaneidade, retomando os conceitos de corpo e sintoma como construções subjetivas do sujeito psíquico, nos constructos de Freud e Lacan. Do corpo, nas neuroses clássicas, ao corpo nas neuroses hoje, surge a questão da diferença na apresentação dos sintomas neuróticos. Propomos o conceito de histeria rígida de Lacan para compreender os sintomas histéricos apresentados hoje, como formações do agenciamento de gozo do corpo pelo registro real, afastando-se das histerias clássicas freudianas de ordenamento simbólico. Esta modalidade histérica requer um tratamento clínico orientado pelo real, exigindo outras posições de escuta.

Abstract: This article addresses the manifestations of hysteria in the contemporary world retaking the concepts of body and symptom, as subjective constructions of the psychic subject, in the constructs of Freud and Lacan's theories. From the body, in the classic neuroses, to the body in the neuroses today, the question arises of the difference in the presentation of the neurotic symptoms. We propose the concept of Lacan's rigid hysteria to understand the hysterical symptoms presented today as formations of agency of enjoyment of the body by the real record, moving away from the classic Freudian hysteria of symbolic ordering. This hysterical modality requires a clinical treatment guided by the real registry, requiring other listening positions.
Descritores: Psicanálise
Sociedades
Histeria
-Sinais e Sintomas
Corpo Humano
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  2 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-965060
Autor: Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, Luiz Alex Silva; Martins, José Clerton Oliveira.
Título: Abordagem Sociocognitiva do discurso: uma alternativa para análise crítica pelos Estudos do Lazer / The Sociocognitive approach of discourse: an alternative for critical analysis by Leisure Studies
Fonte: Licere (Online);21(3):i:193-f:232, set.2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.

Research with a qualitative approach presents different techniques for the interpretation of the data. One of the alternatives is the sociocognitive approach of the discourse proposed by the linguist Van Dijk. The emphasis is the interaction of three categorical dimensions: ideology, social context, and cognition. Thus, the purpose of this study is to present this proposal as a possibility for interpretation in the Leisure Studies. As an empirical basis we analyze the understanding that Physical Education professionals and students of a governmental program of physical activity in Belo Horizonte/MG have about leisure. The results demonstrate a theoretical-practical paradox between the understanding and the experience of leisure, especially regarding the physical activity performed in said program. We conclude that the use of this approach makes an important contribution to the critical analysis of the social phenomenon of leisure.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Sociedades
Interpretação Estatística de Dados
Cognição
Discursos
Academias de Ginástica
FUNERAL RITES1
Atividades de Lazer
Processos Mentais
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  3 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1043573
Autor: CLÉMENT, JÉRÉMIE.
Título: O "discurso do neoliberalismo" como uma nova leitura do discurso do capitalista / The "discourse of neoliberalism" as a new reading of the capitalist's discourse
Fonte: Ágora (Rio J. Online);22(3):264-272, set.-dez. 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT: In this article we aim at updating the status of the capitalist's discourse as first introduced by Jacques Lacan in the early 1970s, in light of the permeating trend of neoliberalism towards unlimited extension in our present-day societies. After examining the written logic of discourses proposed by Jacques Lacan, we will present the four discourses and their latest corollary: the capitalist's discourse. We will then submit and discuss the syntagm of "discourse of neoliberalism", by comparing it as a variant of the capitalist's discourse. Finally, we will present neoliberalism as a reinforced Master's discourse, so as to call it the "hypermodern Master's discourse".

Resumo: Neste artigo, pretendemos atualizar o estatuto do discurso capitalista tal como introduzido por Jacques Lacan no início dos anos 1970, à luz da tendência permeável do neoliberalismo em direção à extensão ilimitada em nossas sociedades atuais. Após examinar a lógica escrita dos discursos proposta por Jacques Lacan, apresentaremos os quatro discursos e seu último corolário: o discurso do capitalista. Em seguida, apresentaremos e discutiremos o sintagma do "discurso do neoliberalismo", comparando-o como uma variante do discurso do capitalista. Por fim, apresentaremos o neoliberalismo como um discurso de Mestre reforçado, de modo a chamá-lo de "discurso do Mestre hipermoderno".
Descritores: Sociedades
Capitalismo
Internacionalidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  4 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1025091
Autor: Caprara, Bernardo.
Título: Sociedade, educação e desigualdade: um panorama sobre teorias e pesquisa / Society, education and inequality: an overview of theories and research
Fonte: Barbarói;(53):89-116, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute as relações entre sociedade, educação e desigualdades sociais. O objetivo do texto é mapear as contribuições sobre a temática, com o foco em diferentes abordagens, partindo do funcionalismo, passando pelas teorias da reprodução, pela estratificação educacional e a Sociologia da escola, até chegar à diversidade de análises proposta a partir da década de 1980. Resgata as contribuições dessas teorias e pesquisas, de maneira introdutória, considerando seus avanços e recuos, seus alcances e limitações. Assim, organiza um panorama em forma de síntese acerca de uma das relações mais frequentes nos debates sobre os fenômenos educacionais da modernidade.(AU)

The article discusses the relations between society, education and social inequalities. The objective of the text is to map the contributions on the theme, focusing on different approaches, starting from the functionalism, through the reproduction theories, the educational stratification and the sociology of the school, until reaching the diversity of analyzes proposed from the decade of 1980. Rescues the contributions of these theories and research, introductory, considering their advances and setbacks, their scope and limitations. Thus, it organizes a synthetic overview about one of the most frequent relations in the debates about the educational phenomena of modernity.(AU)
Descritores: Sociedades
Fatores Socioeconômicos
Educação
-Ciências Humanas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  5 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Venezuela
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: lil-748434
Autor: Baldó Ayala, Josefina.
Título: Ciudades saludables / ciudades enfermas / Healthy cities / sick cities
Fonte: An. venez. nutr;27(1):193-201, jun. 2014.
Idioma: es.
Resumo: Las ciudades son el producto material más grandioso, complejo, e importante del hombre. Su proliferación y dominio como forma de asentamiento humano ha sido indetenible. Hoy día la ciudad es la principal fuerza productiva, indispensable para contar con sociedades más avanzadas. La forma contemporánea de las ciudades presenta características y problemas complejos no resueltos. En las ciudades de Asia, África y América Latina, el desempleo y el subempleo campean, las normas de habitabilidad no valen y existen zonas desprovistas de servicios urbanos, incluidos el suministro de agua potable y el saneamiento básico. Es necesario repensar la ciudad, tal como la conocemos hoy, fortaleciendo las ciudades existentes con especial énfasis en el desarrollo de las infraestructuras, el desarrollo de las áreas públicas, así como el transporte colectivo eficiente para todo el conjunto urbano. Debe lograrse la mayor calidad del medio ambiente que facilite la vida urbana al conjunto de pobladores, incluyendo desarrollar programas especiales para homologar en estas condiciones de vida a los habitantes de los desarrollos no controlados o barrios(AU)

Cities are the greatest, most complex and important achievements produced by humankind. Their growth and power as human settlements are unstoppable. Today the city is considered to be the principal productive settlement necessary for advanced societies. Contemporary cities present features as well as acute problems yet unsolved. In cities of Asia, Africa and Latin America unemployment and under-employment prevail while living standards are deprived of their value; at the same time, these cities face the problem of being constituted by large settlements which are characterized by the lack of adequate (in some cases, almost to the point of non-existence)urban services, including water supply and basic drainage. Therefore is necessary to rethink cities, as we know them today, in order to reinforce them with special emphasis on infrastructure development, the construction of public spaces as well as public transportation for the city as a whole. The best way of building a healthy environment is through the task of providing the benefits of urban life to all inhabitants. This policy must include the implementation of special upgrading programs in order to cope with the growing problem of uncontrolled settlements or squatters(AU)
Descritores: População Rural/estatística & dados numéricos
População Urbana/estatística & dados numéricos
Cidade Saudável
Internacionalidade
Países em Desenvolvimento
-Sociedades
Eficiência
Emprego
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Congressos
Responsável: VE557.1 - Biblioteca Fundación Bengoa


  6 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: lil-582736
Autor: Maiolino, Ângelo.
Título: The AIBE and the new phase of the RBHH
Fonte: Rev. bras. hematol. hemoter;33(1):3-3, Feb. 2011. [].
Idioma: en.
Descritores: Sociedades
Hematologia
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  7 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Carrara, Sergio
Texto completo
Id: biblio-986128 LILACS-Express
Autor: Carrara, Sérgio; Zilli, Bruno; Mora, Claudia; Aguião, Silvia.
Título: Una perspectiva de los diez años de Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana: actualizar problemáticas neurálgicas / Uma perspectiva para os dez anos de Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana: atualizando problemáticas caras à região / A 10-year perspective on Sexuality, Health and Society - Latin American Journal: updating important issues for the region
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(30):3-21, set.-dez. 2018.
Idioma: es.
-Sociedades
Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Editorial
Sexualidade
Vulnerabilidade Social
Publicações Periódicas
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  8 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-967437
Autor: Furtado, Heitor Luiz; Amgarten Quitzau, Evelise; Silva, Marcelo Moraes e.
Título: Blumenau e seus imigrantes: apontamentos acerca da emergência de uma cultura física (1850-1899) / Blumenau and its immigrants: notes about the emergence of a physical culture (1850-1899) / Blumenau y sus inmigrantes: apuntes acerca de la emergencia de una cultura física (1850-1899)
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(2):665-676, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Situada no nordeste de Santa Catarina, na região do Vale do Itajaí, Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Nesse sentido, o presente ensaio foi norteado pela seguinte questão: como os clubes de tiro foram utilizados pelos imigrantes para a emergência de uma cultura física na cidade de Blumenau? As análises realizadas apontam para a centralidade dos Schützenvereine enquanto espaços importantes para o desenvolvimento e cultivo de tradições de práticas corporais trazidas do velho continente, bem como para a formação de importantes dispositivos para consolidação de uma cultura física por parte dos habitantes de Blumenau

Located on the northeast of Santa Catarina, in the Itajaí Valley, Blumenau is known in Brazil as one of the cities with greater German influence over its culture and history. Therefore, the following question guides this essay: how did German immigrants use shooting clubs as a means for the emergence of a physical culture in the city? The analyses point to the centrality of the Schützenvereine as important spaces to develop and cultivate traditions and bodily practices brought from the old continent as well as to establish important devices for consolidation of a physical culture by part of Blumenau's residents

Ubicada en el noreste de Santa Catarina, en el Valle del Itajaí, Blumenau es conocida en todo Brasil como una de las ciudades con mayor influencia germana en su cultura e historia. En ese sentido, el presente ensayo ha sido orientado por la siguiente pregunta: ¿cómo fueron utilizados los clubes de tiro por los inmigrantes para la emergencia de una cultura física en la ciudad de Blumenau? Los análisis realizados indican la centralidad de los Schützenvereine como espacios importantes para el desarrollo y cultivo de tradiciones de prácticas corporales traídos del viejo continente, así como para la formación de importantes dispositivos para la consolidación de una cultura física por parte de los habitantes de Blumenau
Descritores: Esportes/história
Grupos Étnicos
Emigrantes e Imigrantes/história
-Sociedades
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  9 / 463 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1019287
Autor: Suárez-Mora, Gloria; Fazio-Zegarra, Alessandra; Manzanares-Medina, Eduardo.
Título: Psychometric properties of the Organizational-Learning Levels and Conditions Scale (for its Spanish acronym, ENCAO) in employees of a Peruvian private company / Propriedades psicométricas da Escala de Níveis e Condições de Aprendizagem Organizacional (ENCAO) em trabalhadores de uma empresa privada peruana / Propiedades psicométricas de la Escala de Niveles y Condiciones de Aprendizaje Organizacional (ENCAO) en trabajadores de una empresa privada peruana
Fonte: Acta colomb. psicol;22(2):319-341, July-Dec. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The objective of the present study was to analyze the psychometric properties (evidences of validity and reliability) of the ENCAO in employees of a private company of the hydrocarbon sector in Metropolitan Lima. A sample of 384 participants was evaluated, of whom 64 % were women and 36% men, aged between 19 and 56 years (M = 29.57 years, SD = 7.33). As evidences of validity related to the internal structure, an exploratory factorial analysis (EFA) and a confirmatory factorial analysis (CFA) were carried out, resulting in a structure of four related factors (Organizational Learning and Culture, Social Learning, Group Learning and Strategic Individual Learning) with the 21 items on the scale that explained 60.33 % of the total variance and with adequate goodness of fit indexes (x 2 = 371.6, x 2/df = 2.03, CFI = .99, RMSEA = .041). As a source of external validity, moderate correlations (between .31 and .46) were obtained with the variable Job Satisfaction. The Cronbach alpha coefficients of the four factors obtained ranged between .60 and .84. It is concluded that the ENCAO and its derived scores are a valid and reliable measure to measure organizational learning in the evaluated labor sector.

Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar as propriedades psicométricas (evidências de validade e confiabilidade) da ENCAO em trabalhadores de uma empresa privada do setor de hidrocarbonetos na região metropolitana de Lima, no Peru. Para isso, avaliou-se uma amostra de 384 participantes, 64 % mulheres e 36 % homens, com idades compreendidas entre 19 e 56 anos (M= 29.57 anos, DP = 7.33). Como evidências de validade relacionada à estrutura interna, realizou-se uma análise fatorial exploratória (AFE) e uma análise fatorial confirmatória (AFC) com as quais foi encontrada uma estrutura de quatro fatores relacionados (formação e cultura organizacional, aprendizagem social, aprendizagem grupal e aprendizagem estratégica individual) com os 21 itens da escala, os quais explicaram o 60.33 % da variância total e obtiveram adequados índices de bondade de ajuste (x 2 = 371.66; x 2 /gl = 2.03; CFI = .99; RMSEA = .041). Como fonte de validade externa foram obtidas correlações moderadas (entre .31 e .46) com a variável satisfação laboral. Os coeficientes alfa de Cronbach dos quatro fatores oscilaram entre .60 e .84. Conclui-se que a ENCAO e suas pontuações derivadas são uma medida válida e fiável para medir a aprendizagem organizacional no setor laboral avaliado.

Resumen El objetivo del presente estudio fue analizar las propiedades psicométricas (evidencias de validez y confiabilidad) de la ENCAO en trabajadores de una empresa privada del sector de hidrocarburos en Lima Metropolitana. Para esto, se evaluó a una muestra de 384 participantes, 64 % mujeres y 36 % hombres, con edades entre los 19 y los 56 años (M= 29.57 años, DE = 7.33). Como evidencias de validez de la estructura interna del instrumento, se realizó un análisis factorial exploratorio (AFE) y un análisis factorial confirmatorio (AFC), donde se encontró una estructura de cuatro factores relacionados (formación y cultura organizacional, aprendizaje social, aprendizaje grupal y aprendizaje estratégico individual) con los 21 ítems de la escala, los cuales explicaron el 60.33 % de la varianza total y obtuvieron adecuados índices de bondad de ajuste (x 2 = 371.66; x 2 /gl = 2.03; CFI = .99; RMSEA = .041). Como fuente de validez externa se obtuvieron correlaciones moderadas (entre .31 y .46) con la variable satisfacción laboral. Los coeficientes alfa de Cronbach de los cuatro factores oscilaron entre .60 y .84. Se concluye que la ENCAO y sus puntuaciones derivadas son una medida válida y fiable para medir el aprendizaje organizacional en el sector laboral evaluado.
Descritores: Sociedades
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO320.1 - Biblioteca General


  10 / 463 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-968179
Autor: Silva, Walan Robert; Melo, Gislane Ferreira; Silva, Amanda Alves; Sampaio, Tânia Mara Vieira; Cardoso, Fernando Luiz.
Título: Estereótipos aplicados aos estudantes e profissionais de educação física / Stereotypes applied to physical education` students and professionals / Estereotipos aplicados a los estudiantes y profesionales de educación física
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(3):683-689, jul.-set.2018. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os estudantes e profissionais de Educa- ção Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários, que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto-astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforça os estereótipos aplicados aos estudantes e profissionais de Educação Física.

The objective of this study is to evaluate the stereotypes that students and professionals of Physical Education receive from other professionals. The study was attended by 117 university students who described in a form five positive and five negative adjectives related to the image of Physical Education professionals. The positive adjectives that were most repeated were related to the physical aspect (willing, healthy, athletic, dynamic) and to the emotional aspect (cheerful, humorous, high astral). Negative adjectives were related to the cognitive aspect (lazy, disinterested, little studious, accommodated). In conclusion, it was possible to identify that most of the university students investigated reinforce the stereotypes applied to students and professionals of Physical Education.

El objetivo de este estudio es analizarlos estereotipos que los alumnos y profesionales de Educación Física reciben de otros profesionales. Participaron del estudio 117 universitarios que describieron en un formulario cinco adjetivos positivos y cinco negativos relacionados a la imagen de los profesionales de Educación Física. Los adjetivos positivos que más se repetían estaban relacionados al aspecto físico (dispuesto, saludable, atlético, dinámico) y al aspecto emocional (alegre, bien humorado, alto-astral), ya los adjetivos negativos estaban relacionados al aspecto cognitivo (perezoso, desinteresado, poco estudiosos, acomodados). En conclusión, fue posible identificar que la mayoría de los universitarios investigados refuerzan los estereotipos aplicados a los alumnos y profesionales de Educación Física.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Autoimagem
Sociedades
Estereotipagem
Estudantes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



página 1 de 47 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde