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Id: biblio-881245
Autor: Castro Filho, Eno Dias de; Gusso, Gustavo Diniz Ferreira; Demarzo, Marcelo Marcos Piva; Stein, Airton; Schneider, João Carlos; Dalla, Marcello Dala Bernardina; Anderson, Maria Inez Padula; Tavares, Mário Roberto Garcia; Rodrigues, Ricardo Donato; Castro Filho, José de Almeida; Aguiar, Raphael Augusto Teixeira de.
Título: A especialização em MFC e o desafio da qualificação médica para a Estratégia Saúde da Família: proposta de especialização, em larga escala, via educação à distância / Specialization in FCM and the challenge of medical qualification for the Family Health Strategy: a proposal for large-scale specialization through distance education
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;3(9):199-209, nov. 2007. ilus..
Idioma: en; pt.
Resumo: A necessidade de um processo de especialização em larga escala em Medicina de Família e Comunidade (MFC) para os médicos da Estratégia Saúde da Família no Brasil (ESF) é identificada nesse documento. Os programas de residência médica (PRMs) seguem como padrão-ouro de especialização, mas não são suficientes para atingir o objetivo acima. Estimula-se que o processo seja acreditado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e que seus concluintes sejam certificados por meio do concurso de titulação TEMFC. Modalidades à distância com momentos presenciais são as mais adequadas, observando-se propiciar acesso a profissionais já inseridos em serviço, valorizar sua continuidade nos mesmos, orientar o aprendizado para uma integralidade inteligente e coordenar diferentes recursos para viabilizar o ensino-aprendizagem. As competências buscadas são as definidas pela WONCA, adaptadas à realidade nacional. Aprender a aprender como um MFC é o principal objetivo visado. Casos complexos,construídos de acordo com uma matriz de agravos e problemas diversos, atendidas às realidades regionais, são a principal ferramenta do processo. A SBMFC propõe-se a impulsionar tal estratégia

This document identifies the need for large-scale specialization in Family and Community Medicine (FCM) for the physicians of the Brazilian Family Health Program (FHP). The medical residency programs (MRP) continue the golden-standard for graduate education, but they are not enough to fill that gap. It is suggested that the Brazilian Society of Family and Community Medicine (SBMFC) shall be in charge of certifying the process. E-learning with some presential moments is considered the most suitable modality for propitiating access to health professionals already in service; valuing their continuity in the services; directing the teaching-learning process towards comprehensive intelligence and for coordinating different learning resources. The competences are those defined by the WONCA, adapted to the Brazilian reality. .Learn to learn. as a Family Doctor is the main goal. Complex cases constructed according to a framework of different clinical problems adapted to regional realities are the main tool for this process and the SBMFC offers itself to encourage such strategy.
Descritores: Educação a Distância
-Pessoal de Saúde
Credenciamento
Estratégia Saúde da Família
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Medicina de Família e Comunidade
Internato e Residência
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-625415
Autor: Knihs, Neide da Silva; Schirmer, Janine; Roza, Bartira de Aguiar.
Título: Adaptación del modelo español de gestión en trasplante para la mejora en la negativa familiar y mantenimiento del donante potencial / Adapting the Spanish transplant management model to reduce family rejection and maintain the potential donor / Adaptação do modelo espanhol de gestão em transplantes para a melhora da negativa familiar e manutenção do potencial doador
Fonte: Texto & contexto enferm;20(spe):59-65, 2011.
Idioma: es.
Resumo: El propósito del estudio fue comparar los datos relacionados a la formación y perfil de los coordinadores de trasplante de Brasil y España para evaluar oportunidades de mejoría en la negativa familiar y el mantenimiento del donante en nuestro país. Una minuciosa evaluación fue realizada, comparando los datos de formación del coordinador de trasplante, perfil del coordinador de trasplante y de la metodología de trasplante de cada país. En Brasil el promedio de horas de capacitación recibida antes de empezar a trabajar con trasplantes es de ocho horas, en España de 42 horas. En Brasil 22,9% de los coordinadores de trasplante son médicos y en España 95% son médicos. El tiempo que actúa el coordinador de trasplantes en Brasil es de nueve meses y 22 días y en España 60 meses. El Modelo de Gestión de la Organización Nacional de Trasplante, puede ser adaptado en Brasil, como una forma de mejoría en la formación del coordinador de trasplante y de cambiar las tasas por negativa familiar y por pérdidas de mantenimiento.

The purpose of this study was to compare data related to professional education and profiles of transplant coordinators in Brazil and Spain in order to evaluate opportunities for improvement, due to family rejection and maintaining the potential donor within the country. A detailed evaluation was carried out which compares the formal education data of the transplant coordinator, the coordinator's profile, and the transplant methodology of each country. In Brazil, there is an average of eight hours in training prior to beginning work with transplants, whereas in Spain, 42 hours are necessary. In Brazil 22.9 % of transplant coordinators are physicians, while in Spain 95% are physicians. The average length of time that the transplant coordinator has worked in Brazil was nine months and twenty-two days, while in Spain it was sixty months. The National Transplant Organization Management Model (El Modelo de Gestión de la Organizacion Nacional) may be adapted in Brazil as a way to improve transplant coordinator education and family rejection and maintenance losses.

O propósito do estudo foi comparar os dados relacionados à formação e perfil dos coordenadores de transplantes do Brasil e Espanha para avaliar oportunidades de melhorias em relação à recusa familiar e manutenção do potencial doador. Uma minuciosa avaliação foi realizada, comparando os dados de formação do coordenador de transplante, perfil do coordenador de transplantes e da metodologia de transplante em cada país. No Brasil, a média de horas de capacitação recebida antes de começar a trabalhar foi de oito horas e na Espanha foi de 42 horas. No Brasil, 22,9% dos coordenadores de transplante são médicos, na Espanha 95% são médicos. O tempo que atua o coordenador de transplante no Brasil foi nove meses e 22 dias, na Espanha, 60 meses. O Modelo de Gestão da Organização Nacional de Transplante pode ser adaptado no Brasil como forma de melhoria nas perdas por negativa familiar e por perdas na manutenção.
Descritores: Transplante
Obtenção de Tecidos e Órgãos
Enfermagem
Credenciamento
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1120137
Autor: Silva, Rosana Maria de Oliveira.
Título: Especialização em enfermagem sob a forma de residência: experiência transicional na trajetória das egressas / Nursing Specialization Course under the Form of Residency: transitional experience in the trajectory of the graduate student.
Fonte: Salvador; s.n; 2013. 287P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O estudo enfoca a experiência transicional na trajetória pessoal e profissional das egressas do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica sob a forma de Residência da Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo geral analisar a experiência transicional na trajetória pessoal e profissional das egressas do Curso. Como objetivos específicos: caracterizar as egressas, certificadas no período compreendido entre 1996 a 2009; apreender os motivos geradores da experiência transicional; descrever a experiência transicional; e, evidenciar as mudanças ocorridas na trajetória pessoal e profissional das egressas, oriundas da experiência transicional. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental, com abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi História Oral de Vida Temática. A Teoria de Transição de Afaf Meleis, considerada uma teoria de médio alcance, é utilizada como suporte teórico. O campo de pesquisa empírica tem como referência a Escola de Enfermagem da UFBA, mas a coleta de informações ocorreu, também, em outros espaços, como residência e locais de trabalho, escolhidos pelas colaboradoras após agendamento prévio, de dezembro de 2010 a março de 2011. Foram entrevistadas 40 egressas, certificadas no período compreendido entre 1996 a 2009, residentes no Estado da Bahia. Utilizou-se como instrumento de coleta das informações um roteiro, que foi aplicado na entrevista semiestruturada, gravada e submetida à Análise de Conteúdo de Bardin e Vala. Foram construídas três categorias de análise e respectivas subcategorias: Motivos geradores da experiência transicional: insuficiência da graduação; necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; e experiência prévia com os cenários de prática. Vivência da experiência transicional: condições favoráveis, condições desfavoráveis e consciência da experiência transicional. Mudanças oriundas da experiência transicional: domínio de habilidades e reconstrução identitária. Concluo que a trajetória pessoal e profissional das egressas ocorreu de forma processual e dinâmica, encontrando-se a experiência transicional da realização do Curso como principal evento de mudança. A evidência das mudanças reflete uma transição bem sucedida. As mudanças culminaram por conduzir a egressa ao domínio das habilidades cognitivas, técnico-profissionais e relacionais e, à reconstrução identitária.(AU)
Descritores: Especialização
Educação Continuada em Enfermagem
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Internato não Médico
-Credenciamento
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1122840
Autor: Silva, Rafael Celestino da; Ferreira, Márcia de Assunção; Apostolidis, Thémis.
Título: Doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem / Sandwich doctorate as a strategy for the internationalization of nursing knowledge
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;13(4):782-787, 2014-12-15.
Idioma: pt.
Resumo: In recent times, the need for qualified education at PhD level has called attention to the indicators of knowledge internationalization. The goal is to discuss, through an experience report, sandwich doctorate programs as a strategy for the internationalization of nursing knowledge. The gains deriving from the internationalization process based on this experience comprise the advancement of knowledge in terms of the research methods, the social representations theory and scientific knowledge production itself. In addition, the reality experienced permitted a critical analysis of the structural characteristics of post-graduate studies in Brazil, as well as the tracking of related study domains in which international bi-center research agreements and academic mobility programs can be established. In conclusion, the sandwich doctorate is a fruitful strategy of knowledge internationalization and educational enhancement. It is up to the institutions to attract and stimulate the young talents who have the profile and the research potential to invest inits accomplishment.

A necessidade de formação qualificada do doutor na atualidade vem exigindo atenção aos indicadores de internacionalização do conhecimento. Objetiva-se discutir, através de um relato de experiência, o estágio doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem. Os ganhos advindos do processo de internacionalização a partir desta experiência de estágio abarcam o avanço do conhecimento no que tange aos métodos de pesquisa, a teoria das representações sociais e a própria produção do conhecimento científico. Além disso, a realidade vivenciada oportunizou uma análise crítica das características estruturais da pós-graduação no Brasil, e permitiu rastrear domínios de estudos afins dentro dos quais podem ser estabelecidos convênios de pesquisa internacional bicêntricos e programas de mobilidade acadêmica. Conclui-se que o doutorado sanduíche configura-se como uma estratégia profícua de internacionalização do conhecimento e incremento à formação, cabendo às instituições atrair e estimular os jovens talentos com perfil e potencial para pesquisa a investirem na sua realização
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional
-Aptidão
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Conhecimento
Credenciamento
Disseminação de Informação
Internacionalidade
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1123217
Autor: Gomes, Andréa da Anunciação.
Título: Formação por competência: análise de sua incorporação em um curso para profissionais do SUS / Formation by competence: analysis of its incorporation in a course for SUS professionals.
Fonte: Salvador; s.n; 2014. 46 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Diante do desafio de promover a formação dos trabalhadores de nível universitário do SUS, considerando as transformações socioeconômicas e a incorporação de novas tecnologias e modelos de gestão, ganha espaço propostas de formação baseadas no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. O estudo objetivou analisar a incorporação da concepção de competência no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde ofertado pela Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: sistematizar os diferentes modelos de formação por competências encontrados na literatura nacional; identificar o modelo de formação por competências adotado no projeto pedagógico do referido curso; descrever a proposta do curso analisando a coerência com o modelo adotado. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica e análise documental. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática da formação por competência e a análise do projeto pedagógico do curso de modo a identificar coerência e limites no que refere à incorporação do modelo de competência. Observa-se que a modelo por competência adotada pela EESP se aproxima do modelo crítico emancipatório, apesar de demonstrar algumas lacunas de acordo com o referencial teórico utilizado
Descritores: Sistema Único de Saúde
Pessoal de Saúde
Educação Baseada em Competências
Credenciamento
Currículo
Educação Continuada
-Faculdades de Saúde Pública
Limites: Humanos
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
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Id: biblio-1041327
Autor: Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de; Bricarello, Liliana Paula; Costa, Nilce Maria da Silva Campos; Moraes, Bibiana Arantes; Akutsu, Rita de Cassia Coelho de Almeida.
Título: The 80-year history of the professional associations of nutritionists in Brazil: A historical-documentary analysis / As entidades de classe na história de 80 anos do nutricionista no Brasil: uma análise histórico-documental
Fonte: Rev. Nutr. (Online);32:e180160, 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To carry out a mapping of the historical trajectory of the professional associations of nutritionists (scientific associations, councils and professional labor unions) in Brazil. Methods The study consists of a historical-documentary analysis. To obtain the data, information and documents, the websites of the Federal Council of Nutritionists; Brazilian Association of Food and Nutrition; National Federation of Nutritionists and Nutritionists' Unions were browsed. A systematic bibliographic survey was carried out in the databases of the Scientific Electronic Library Online and National Library of Medicine to retrieve scientific articles about the associations of nutritionists in Brazil over the 80 years of their history, focusing on the last ten years. Results The historical analysis indicates that, over the course of eighty years, there has been strengthening of professional associations of nutritionists and achievements concerning training regulation, professional practice, fields of work and working conditions. The labor reform act of 2017 reduces the rights related to working conditions, creating setbacks in the achievements of nutritionists. Conclusion The professional associations of nutritionists have played an important role in the process of professionalization and legitimacy of training and performance of the profession in the country. There are indications of the unified performance of professional associations, but it is still incipient and scarce. Nowadays, unified, transparent and committed action of these professional associations is imperative for the professionalization and improvements of the working conditions of Brazilian nutritionists.

RESUMO Objetivo Realizar mapeamento da trajetória histórica das entidades de classe do nutricionista (associações científicas, conselhos e sindicatos profissionais) no Brasil. Métodos O estudo consiste em uma análise histórico-documental. Para obtenção dos dados, informações e documentos foram feitas visitas aos sítios eletrônicos do Conselho Federal de Nutricionistas; Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição; Federação Nacional de Nutricionistas e Sindicatos de Nutricionistas. Realizou-se levantamento bibliográfico sistematizado nas bases Scientific Electronic Library Online e National Library of Medicine para capturar artigos científicos sobre a temática no Brasil ao longo dos 80 anos de sua história, com ênfase nos últimos dez anos. Resultados A análise histórica da Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição, do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Nutricionistas e da Federação Nacional de Nutricionistas/Sindicatos de Nutricionistas indica que, ao longo da trajetória de oitenta anos, houve fortalecimento das entidades de classe, com várias conquistas no arcabouço de regulamentação da formação, exercício profissional, campos de atuação e condições de trabalho. A reforma trabalhista, instituída em 2017, imprime redução de direitos relativos às condições de trabalho, acenando para retrocessos nas conquistas trabalhistas do nutricionista. Conclusão As entidades de classes do nutricionista têm desempenhado relevante papel no processo de valorização e legitimidade da formação e atuação da profissão no país. Há indícios da atuação unificada das entidades de classe, mas ainda incipientes e pontuais. Na atualidade, urge uma atuação unificada, transparente e comprometida destas entidades de classe em busca de valorização da profissão e melhorias das condições de trabalho do nutricionista brasileiro.
Descritores: Nutricionistas/história
-Sociedades
Credenciamento
Ciências da Nutrição
Nutricionistas
Sindicatos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Lange, Celmira
Id: lil-475538
Autor: Lange, Celmira; Bielemann, Valquíria Machado; Meinck, Sonia Maria K; Thofehrn, Maria B; Schwartz, Eda.
Título: Negociação: um dos pilares no programa de ensino à distância / Negotiation: one of the props in the distance learning program
Fonte: Texto & contexto enferm;8(n.esp):35-43, 1999.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho pontua aspectos importantes do processo de negociação ocorrido na FEO-UFPel, para a implantação do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem - ESPENSUL - na modalidade de ensino à distância. Aborda alguns momentos experienciados, nos quais a arte de negociar se fez necessária para o alcance dos objetivos propostos. Constata-se que a utilização da negociação é de fundamental importância para o sucesso deste programa de pós-graduação e oportuniza que os atores envolvidos, nesta forma de ensinar a aprender, atendam necessidades de qualificação profissional que revertam na melhoria da assistência de Enfermagem...

This research shows important aspects in the negotiation process conducted at the FEO/UFPel, seeking to implant the Specialization Course covering Nursing assistance Projects- ESPENSUL, using the distance-learning modality. Some of the lived moments are approached, where the art of negotiation became necessary to attain the proposed objectives. It is observed the use of negotiation acquires fundamental importance for the success of this graduation program, where the opportunity is offered to the involved actors in this teaching/learning modality to fulfill the needs of a professional qualification which may improve nursing assistance...

Este trabajo puntualiza aspectos importantes del proceso de negociación ocurrido en la FEO-UFPel, para la implementación del Curso de especialización en Proyectos Asistenciales de Enfermería - ESPENSUL- en la modalidad de educación a distancia. Aborda algunos momentos vivenciados, en los que, el arte de negociar se hizo necesario para el alcance de los objetivos propuestos. Se constata que, la utilización de la negociación es de fundamental importancia para el suceso de este programa de post-graduación y permite que los actores involucrados, en esta forma de enseñar y aprender, atiendan la necesidad de calidad profesional que repercuta en la mejoría de la asistencia de enfermería...
Descritores: Educação a Distância
Educação em Enfermagem
Negociação
-Credenciamento
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-475535
Autor: Fonseca, Adriana Dora da; Zappas, Sueli.
Título: O que é ser facilitadora no curso de especialização em projetos assistenciais de enfermagem? / What means to be a support technician at the nursing assistence project specialization course
Fonte: Texto & contexto enferm;8(n.esp):63-68, 1999.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como finalidade relatar nossa vivência como facilitadoras, no Curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem, desenvolvido na Fundação Universidade do Rio Grande (FUGR/RS). Acreditamos que compartilhar esta experiência é uma das maneiras de divulgar, dentro de uma proposta inovadora que teoriza a prática, o objetivou do curso, ou seja, a mudança da prática na assistência de Enfermagem à comunidade e as formas utilizadas e/ou sugeridas para alcançá-lo...

This article has the goal to describe our experience as support technicians at the Nursing Assistance Projects Specialization Course, developed at the FURG/RS. We believe that to share this experience is one of the ways disseminate it, within a innovative proposal that theories the practice, the objectives of the course, in other nursing care to the community and the ways that were used and/or suggested to reach it...

El presente artículo tiene como finalidad relatar nuestra vivencia como facilitadotas en el Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales de enfermería, desarrollado en la Fundación Universidad Federal de Rio Grande ( FURG/RS). Creemos que compartir ésta experiencia es una de las maneras de divulgar, dentro de una propuesta innovadora que teoriza la práctica, el objetivo del curso, o sea, los cambios de la práctica en la asistencia a la comunidad y a las formas utilizadas y/o sugeridas para alcanzarlo...
Descritores: Aprendizagem
Credenciamento
Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Especialização
Assistência à Saúde
-Formulação de Projetos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-550306
Autor: Peres, Ellen M.
Título: O programa Saúde Da Família no enfrenyamento das desigualdades sociais / Family Health Program inthe Social Inequities Struggle
Fonte: Aquichan;7(1):64-76, abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexáo e o debate sobre o papel do Programa Saúde da Família (PSF) no enfrentamento das desigualdades sociais no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. As desigualdades sociais, produtoras de pobreza, fenomeno emblemático contemporaneo, presente em ambito mundial, revelam no campo da saúde, sua face mais cruel, vista pelas altas taxas de mortalidade materna (TMM) e infantil (TMI). A luz do pensamento de estudiosos contemporaneos do campo da educação e da epistemologia social, Boaventura de Sousa Santos e Edgar Morin, alguns resultados de investigaçõe s sobre o Programa Saúde da Família sáo examinados e confirmam que o mesmo tem contribuído para promover redução das desigualdades na esfera da atenção básica do SUS, sobretudo, no que se refere as taxas mencionadas.
Descritores: Atenção
Brasil
Credenciamento
Pobreza
Saúde
Saúde da Família
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Takahashi, Regina Toshie
Id: lil-528966
Autor: Tobase, Lúcia; Takahashi, Regina Toshie.
Título: Qualificação profissional dos enfermeiros do ensino médio / Professional qualification of middle educated nurses
Fonte: Nursing (Säo Paulo);7(68):38-42, jan. 2004. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Decorrente da tendência crescente na demanda da oferta de trabalho atual na área da enfermagem verfica-se a intensificação da profissionalização nesse segmento. O presente trabalho tece algumas considerações concernentes à qualificação profissional em nível médio do Auxiliar de enfermagem. Os aspectos enfocados estão relacionados à: evolução do conceito de ensino, o papel da escola enquanto entidade formadora do futuro profissional e cidadão, o papel do professor como educador na sua práxis e a relação cuidadosa com o educando, o processo ensino-aprendizagem, a metodologia de ensino e a avaliação. Finalizando, trazemos à luz a questão da responsabilidade social que deve ser atribuída a cada um dos envolvidos no processo, desde a formação profissional até a prestação da assistência e orientações de enfermagem.
Descritores: Assistentes de Enfermagem/educação
Credenciamento
Ensino Fundamental e Médio
Responsabilidade Social
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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