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Id: biblio-1147916
Autor: García, Carlos.
Título: La atención de la salud en Argentina: Al gran pueblo argentino... ¿Salud? -Tercera entrega: formación médica en Argentina ­ flojos de papeles / Health care in Argentina: To the great Argentine people ... Health? -Third issue: medical training in Argentina
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(4):101-104, 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: En una serie de entregas relacionadas, el autor describe mediante la utilización de viñetas utilizadas a modo de ejemplo, los diferentes factores que hacen de la administración de salud argentina una "tragedia". En esta entrega se describe la deficiencia de la formación médica y la falta de exámenes periódicos de certificación y recertificación como factores determinantes de un nivel de formación deficiente en la Argentina. (AU)

In a series of related articles, the author describes, through vignettes utilized as examples, the different factors that turns the Argentinian health administration into a "tragedy". This issue is oriented toward description of the deficiency in medical training and the lack of certification tests as determinant factors of a very poor medical formation in Argentina. (AU)
Descritores: Educação Médica/estatística & dados numéricos
Atenção à Saúde
Capacitação Profissional
-Argentina
Certificação
Saúde Pública
Instituições Privadas de Saúde/economia
Serviços de Saúde/provisão & distribução
Hospitais Públicos/economia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1037924
Autor: Seiffert, Leila Soares.
Título: Modelo de consultoria interna para o preparo de unidades hospitalares para a certificação de acreditação / Internal consultancy model for the preparation of hospital units for accreditation certification.
Fonte: Curitiba; s.n; 20111214. 128 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, de caráter educativo, voltado à melhoria contínua, que confere à organização acreditada vantagens, como segurança para os clientes e profissionais e qualidade da assistência. A fim de preparar as unidades e os serviços para a avaliação de certificação de acreditação são necessárias consultorias internas, conduzidas por profissionais detentores de competência técnica, visão horizontal da organização e conhecimento de seus produtos e processos, responsáveis por incentivar as diversas equipes, facilitar o entendimento sobre os requisitos e estratégias necessárias para a referida certificação e supervisionar o processo. Diante de lacunas na literatura brasileira sobre consultoria interna com foco na gestão da qualidade na área da saúde, e também na acreditação, pelos padrões do Sistema Brasileiro de Acreditação, torna-se relevante a estruturação de um modelo de consultoria interna para o processo de preparo de unidades para a certificação de acreditação. Nesta perspectiva, os objetivos desse estudo foram a construção de um Modelo Lógico-Teórico de consultoria interna para o preparo de unidades ou serviços hospitalares para a avaliação de certificação pela acreditação, a aplicação do modelo a uma unidade do hospital, e a análise da sua aplicabilidade. Trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, que foi realizada na Unidade de Clínica Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), com nove integrantes do Grupo Interno da Qualidade. Utilizou-se a metodologia da problematização mediante o Arco de Maguerez, contemplando as etapas de Observação da Realidade, Pontos-chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. A coleta de dados realizou-se no período de março a agosto de 2011 e a técnica utilizada foi a de grupos operativos viabilizados por meio de oficinas. O Modelo Lógico-Teórico desenvolvido mostrou-se eficaz e aplicável, por meio de processo participativo de construção da autonomia de um grupo, o qual atuou como agente de transformação da unidade de estudo, provendo um ambiente de cuidado seguro e de qualidade. Considera-se que o modelo pode ser replicado em organizações de saúde de qualquer natureza e porte, focalizando os demais programas e processos de gestão da qualidade, com as adequações apropriadas.

Accreditation is a system for evaluation and certification of the quality of healthcare services, of educational value, to achieve continuum improvement, which gives advantages to the accredited organization, such as safety for clients and staff and quality of care. In order to prepare unities and services to the evaluation for certification of accreditation, internal consulting is necessary, lead by professionals with technical competencies, horizontal view of the organization and knowledge of their products and processes, responsible for promoting the various teams, to facilitate understanding of the requirements and strategies needed for such certification and oversee the whole process. Because of the gaps in the Brazilian literature on internal consultancy with a focus on quality management in health care, and also on accreditation by the standards of the Brazilian System of Accreditation, becomes relevant research that builds an internal consultancy model for the process of preparing units for certification of accreditation. In this perspective, the objectives of this study were the development of a Logic-Theoretical Model of the internal consulting to prepare hospitals for the evaluation of the accreditation certification, and use this model in an unit of the hospital units and services, and the analysis of its applicability. It is a participatory research with a qualitative approach, which was held at the Pediatric Unit of the Hospital de Clinicas of Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), with nine members of the Internal Group of Quality. We used the methodology of questioning by the Arch of Maguerez, comprising the steps of Observation of reality, Key Points, Theorizing, Possible solutions and Application to reality. Data collection took place from March to August 2011 and the technique used was the operative groups, enabled through workshops. The Logic -Theorical Model developed proved to be applicable and effective in the development of a participatory process of building autonomy of a group, wich act as agent of transformation of the unit of the study, providing a safe environment of care and quality. Hence, it can be replicated in health organizations of any nature and size, focusing on other programs and processes for quality management, with appropriate adjustments.
Descritores: Acreditação Hospitalar
Gestão da Qualidade
Hospitais
Qualidade da Assistência à Saúde/normas
-Enfermagem
Unidades Hospitalares
Certificação
Consultores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.11, S459


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-767763
Autor: Brasileiro, Danilo Fernandes; Sanna, Maria Cristina.
Título: Primeiro concurso público para enfermeiros do Departamento Administrativo do Serviço Público / Primer concurso público para las enfermeras del Departamento Administrativo de la Función Pública / First civil service examination for nurses at the Administrative Department of Public Service
Fonte: Rev. bras. enferm;68(6):1027-1034, nov.-dez. 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever o resultado do primeiro concurso público nacional para enfermeiros realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público, entre os anos de 1941 e 1942. Método: pesquisa histórico-documental, de abordagem quantitativa. Resultados: inscreveram-se 155 candidatos, com idade entre 21 e 35 anos, sendo 141 (91%) do sexo feminino. 120 candidatos foram aprovados na prova prática. Desses 120 candidatos, 116 prestaram a prova escrita de habilitação. Ao fim, 107 foram aprovados, sendo que 74 (69,1%) eram interinos do serviço público, 59 (55,1%) egressos da Escola de Enfermagem Anna Nery e 10, entre os 20 primeiros aprovados, tiveram participação posterior junto à Associação Brasileira de Enfermagem. Conclusão: embora o certame tenha legitimado a inserção da cultura do mérito na seleção de pessoal na Enfermagem brasileira, percebeu-se mitigação de critérios isonômicos, sobretudo no que se refere à atribuição de conceitos entre as modalidades de provas, resultando na aprovação expressiva dos interinos.

RESUMEN Objetivo: describir los resultados de la primera licitación nacional para las enfermeras realizadas por el Departamento Administrativo de la Función Pública, entre los años 1941 y 1942. Método: la investigación histórica y documental con un enfoque cuantitativo. Resultados: registrada y tenía 155 candidatos, de entre 21 y 35 años, con 141 (91%) eran mujeres. 120 candidatos han pasado el examen práctico. De estos 120 candidatos, 116 han aportado pruebas por escrito de calificación. Al final, 107 fueron aprobados, de los cuales 74 (69,1%) eran servicio provisional civiles, 59 (55,1%) los graduados de la Escuela de Enfermería Anna Nery y 10, entre el 20 primario autorizado, tuvieron mayor participación de la Asociación Brasileña de Enfermería. Conclusión: a pesar de que el evento ha legitimado la inclusión de la cultura mérito en la selección de personal en la enfermería brasileña, que se encuentra a sí misma criterios isonómico de mitigación, especialmente en cuanto a la asignación de conceptos entre los tipos de pruebas, lo que resultó en la aprobación significativa el interino.

ABSTRACT Objective: to describe the results of the first national public service examination for nurses conducted by the Administrative Department of Public Service between 1941 and 1942. Method: historical-documentary research with a quantitative approach. Results: 155 candidates registered, aged between 21 and 35 years old, 141 (91%) of whom were female. A total of 120 candidates passed the practical exam. Of these, 116 took the written qualification exam. In the end, 107 were approved, 74 (69.1%) of whom were temporary public nurses, 59 (55.1%) Anna Nery Nursing School alumni, and 10 among the first 20 twenty became involved with the Brazilian Association of Nursing later. Conclusion: although the exam legitimized the meritbased culture in the staff selection in the area of Brazilian nursing, egalitarian criteria were mitigated, especially regarding the grades applied to different kinds of exams. This resulted in a significant number of temporary nurses approved.
Descritores: Escolas de Enfermagem
-Brasil
Certificação
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-353936
Autor: Souza, Claudio de; Souza, Christiano Andrade.
Título: Certificaçäo e recertificaçäo em Medicina: o próximo desafio para a medicina brasileira? / Certification and recertification in the medical profession: the next challange for Brazilian Medicine?
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;13(1):53-56, jan.-mar. 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Após conceituar a certificaçäo e a recertificaçäo no contexto da profissäo médica, justifica-se a necessidade de sua implementaçäo no Brasil. A despeito dos esforços dos setores oficiais, é praticamente impossível padronizar a qualidade do ensino nas 108 escolas de Medicina existentes no Brasil. Por outro lado, novos conhecimentos säo, diariamente, incorporados às ciências médicas, tornando a necessidade de atualizaçäo, problema crucial para os médicos. É feita breve revisäo acerca da experiência de outros paises com a adoçäo de programas de certificaçäo e de recertificaçäo. Comenta-se sobre as dificuldades e os custos de tais programas no Brasil. Säo feitas algumas sugestöes e conclui-se que a implementaçäo de programa consistente näo será tarefa fácil no Brasil. Ao mesmo tempo, essa tarefa näo deve ser adiada. As implicaçöes sociais e financeiras demandam reflexäo e cautela, mas näo devem representar obstáculo.
Descritores: Medicina
Certificação
Educação Médica
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-715182
Autor: López M, José M.
Título: Certificación y Recertificación de Especialistas en Psiquiatría de Adultos: Una mirada desde CONACEM / Certification and recertification of specialists in Adult Psychiatry: Aview from CONACEM
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;52(2):123-131, jun. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: Since 1984, 12.265 different medical specialists have been certified in Chile by the Corporación Autónoma de Certificación de Especialidades Médicas (CONACEM). The certification in Psychiatry specialty was initiated in 1984 reaching504 candidates approved until December 2013. Three ways are available to achieve certification: a) to be approved by a reputable university program in the specialization; this way has been used by 42% of postulants; b) to fulfill the requirements of a 5 years practical training program, as 50% of postulants did; c) to have passed a training program abroad, similar to those in force in Chile (8%). There are 9, three-year-long reputable university programs with a total annual capacity of 46 students; almost half of it is for programs developed in provinces. With the exception of doctors completing reputable university programs, others postulants are require to pass a five days practical examination. Since 2002 a written test has been added, which must be taken and approved as a condition of the practical examination. Written examinations have demonstrated good discriminative capacity (82% average approval in 12 years). Extended certifications currently have a 10 years duration for the first time and 7 years for subsequent recertification. Revocation of certification involves installing a recertification mechanism. The reasons that support the recertification are analyzed, and also present the requirements to obtaining it. Current legislation requires that certification and recertification are done by accrediting entities. CONACEM has been legally recognized by de Ministery of Health since February 2014 as the unique entity to perform that labor.

Desde 1984 la Corporación Autónoma de Certificación de Especialidades Médicas (CONACEM) ha certificado 12.665 especialistas médicos en Chile. La disciplina de Psiquiatría inició su certificación en 1986, habiendo certificado hasta diciembre de 2013 a 504 especialistas. Para la certificación existen tres vías posibles: a) haber aprobado un Programa de Formación Universitario Acreditado, lo que hizo el 42% de los postulantes; b) cumplir los requisitos de Adiestramiento en Práctica durante 5 años, como sucedió con el 50% de los postulantes; c) haber sido formado en el extranjero de acuerdo a programas convalidados. Existen 9 programas universitarios acreditados, de 3 años de duración, con un cupo total anual de 46 alumnos que se desarrollan en Santiago (n: 5) y Provincias (n: 4). Salvo los médicos aprobados en los Programas Universitarios acreditados, el resto de los postulantes requirió aprobar un examen práctico, y desde 2002, además, un examen escrito, como requisito para dar el práctico, y que ha resultado tener buena discriminación (18% de rechazo promedio en el período de 12 años). Las certificaciones dadas hoy, tienen una duración de 10 años al inicio y serán de 7 años en la recertificación. La caducidad de las certificaciones está aparejada al proceso de recertificación, de lo cual se discuten las razones que lo avalan; se presentan los requisitos y una tabla de créditos a cumplir, elaboradas por CONACEM. La legislación vigente y en proceso, requiere la actuación de al menos una entidad certificadora, condición que ha sido otorgada legalmente en forma única por el Ministerio de Salud a CONACEM a partir del 11/02/2014.
Descritores: Psiquiatria
Especialização
Certificação
Acreditação de Instituições de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1124027
Autor: Etchegoyen, María Cecilia; Prevoo, María Marta; Girardi, Raúl Héctor.
Título: Programa de Evaluación Externa de la Calidad "Prof. Dr. Daniel Mazziotta": una nueva etapa asegurando la mejora continua de la calidad / External Quality Assessment Program "Prof. Dr. Daniel Mazziotta ": a new stage ensuring continuous quality improvement
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;53(4):499-504, dic. 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Las determinaciones de los laboratorios clínicos tienen un papel muy importante en la evaluación, diagnóstico, tratamiento y evolución del estado de salud de las personas. La confiabilidad de sus resultados se logra a través del aseguramiento de la calidad y mejora continua. El Programa de Evaluación Externa de la Calidad "Prof. Dr. Daniel Mazziotta" acompaña a los laboratorios de análisis clínicos desde hace 31 años brindando distintas herramientas para garantizar la calidad analítica. Ofrece los servicios de evaluación externa de la calidad, suministro de material para control de calidad interno para determinaciones en Química Clínica y soluciones para control de instrumental y pruebas de suficiencia. Desde la creación del programa se establecieron objetivos estratégicos a desarrollarse en tres etapas: establecimiento, consolidación y apoyo a la gestión de la calidad. Se genera ahora una nueva etapa, cuyo objetivo final es la acreditación. Como primer paso de este ciclo, se implementó un sistema de gestión de la calidad (SGC) de acuerdo a los requisitos establecidos en la norma argentina IRAM-ISO 9001:2015. En agosto de 2019, el Instituto Argentino de Normalización y Certificación (IRAM), representante en Argentina de la International Organization for Standarization (ISO), certificó que el SGC del programa cumple lo establecido en dicha norma. Su aplicación tiene como objetivo asegurar que los servicios ofrecidos satisfagan las necesidades de los laboratorios clínicos cumpliendo los requisitos legales requeridos y asegurando la mejora continua. El objetivo de este trabajo fue describir las acciones realizadas en la implementación del SGC y la posterior certificación de IRAM-ISO 9001:2015, por el IRAM.

Clinical laboratory determinations have a very important role in the evaluation, diagnosis, treatment and evolution of the health status of people. The reliability of their results is achieved through quality assurance and continuous improvement. The External Quality Assessment Programme Prof. Dr. Daniel Mazziotta has been accompanying clinical analysis laboratories for 31 years offering different tools to ensure analytical quality. It provides the services of external quality assessment, supply of material for internal quality control for determinations in Clinical Chemistry and solutions for instrumental control and sufficiency tests. Since the creation of the program, strategic objectives have been established to be developed in three stages: establishment, consolidation and support for quality management. A new stage is now being generated, whose final objective is accreditation. As a first step of this cycle, a quality management system (QMS) was implemented according to the requirements established in the IRAM Argentina standard-ISO 9001:2015. In August 2019, the Argentine Institute for Standardization and Certification (IRAM), representative in Argentina of the International Organization for Standardization (ISO), certified that the Programme's QMS complies with the provisions of said standard. Its application aims to ensure that the services offered meet the needs of clinical laboratories by fulfilling the legal requirements and ensuring continuous improvement. The objective of this work is to describe the actions carried out in the implementation of the QMS and the subsequent IRAM-ISO 9001: 2015 certification by the IRAM.

As determinações laboratoriais clínicas têm um papel muito importante na avaliação, diagnóstico, tratamento e evolução do estado de saúde das pessoas. A confiabilidade de seus resultados é alcançada através da garantia de qualidade e melhoria contínua. O Programa de Avaliação da Qualidade Externa "Prof. Dr. Daniel Mazziotta" apoia os laboratórios de análises clínicas há 31 anos, oferecendo diferentes ferramentas para garantir a qualidade analítica. Oferece os serviços de: avaliação externa de qualidade, fornecimento de material de controle interno de qualidade para determinações em Química Clínica e soluções para controle instrumental e testes de suficiência. Desde a criação do programa, os objetivos estratégicos foram estabelecidos para serem desenvolvidos em três etapas: estabelecimento, consolidação e suporte para a gestão da qualidade. Uma nova etapa é agora gerada, cujo objetivo final é a Acreditação. Como primeira etapa desse ciclo, um sistema de gestão da qualidade (SGQ) foi implementado de acordo com os requisitos estabelecidos na norma IRAM Argentina - ISO 9001:2015. Em agosto de 2019, o Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM), representante na Argentina da Organização Internacional de Normalização (ISO), certificou que o SGC do programa está em conformidade com as disposições da referida norma. Sua aplicação visa garantir que os serviços oferecidos satisfaçam as necessidades dos laboratórios clínicos, atendendo aos requisitos legais exigidos e garantindo a melhoria contínua. O objetivo deste trabalho é descrever as ações realizadas na implementação do SGQ e a subsequente certificação da IRAM-ISO 9001:2015, pela IRAM.
Descritores: Controle de Qualidade
Gestão da Qualidade
Controle
Laboratórios
-Padrões de Referência
Medidas, Métodos e Teorias
Certificação
Química Clínica
Saúde
Nível de Saúde
Técnicas de Laboratório Clínico
Aprovisionamento
Estado
Diagnóstico
ISO 9000
Ensaio de Proficiência Laboratorial/métodos
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Acreditação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Backes, Vânia Marli Schubert
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Id: biblio-960767
Autor: Oliari, Luciane Patrícia; Padilha, Maria Itayra; Backes, Vânia Marli Schubert.
Título: Fortalezas e fragilidades do curso técnico de enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina / Fortalezas y fragilidades del curso técnico de la enfermería en el Instituto Federal de Santa Catarina / Strengths and weaknesses of the nursing certificate program at the Instituto Federal de Santa Catarina (Federal Institute of Santa Catarina)
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(spe):e69074, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar as fortalezas e as fragilidades encontradas no processo de implantação do curso Técnico de Enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, na década de 2000. Método Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa. História oral como método-fonte para coleta dos dados, entre junho/setembro de 2015, com análise temática. Sete profissionais participaram do estudo, resultando em três categorias: Reconhecimento do curso Técnico de Enfermagem pela comunidade e pelo mercado de Trabalho; Fragilidades enfrentadas pelo curso; Fortalezas no período de implantação do curso. Resultados O curso foi aceito pelo mercado de trabalho, o que se reflete na procura ampliada pelo curso. Como fragilidades destacaram-se: materiais e estrutura insuficientes, poucos professores, oferta bianual e não compreensão dos estágios pela instituição. Como fortalezas destacaram-se: o comprometimento dos professores, o apoio da direção e o incentivo à pesquisa. Considerações finais Apesar das fragilidades, as fortalezas contribuíram para que a implantação do curso Técnico de Enfermagem superasse os desafios, garantindo melhoria na formação profissional.

RESUMEN Objetivo Analizar las fortalezas y debilidades encontradas en el transcurso proceso de implementación del curso Tecnico de Enfermería en el Instituto Federal de Santa Catarina, en Florianópolis / SC, Brasil, en la década de 2000. Método Investigación sociohistórica con el enfoque cualitativo que utiliza la historia oral como un método de origen para la recolección de datos, de siete profesionales de salud entre junio/septiembre de 2015. Resultados Como fragilidad se destacaron: materiales y la estructura insuficiente y pocos profesores para llevar a cabo el curso, oferta del curso cada dos años de la oferta y no entender el funcionamiento de la formación práctica en la institución de enfermería. Como una fortaleza se destacó el compromiso de los profesores que participan en el curso, el apoyo a la gestión y el conocimiento de incentivos a la investigación dadas por las enfermeras. Consideraciones finales A pesar de las deficiencias existentes, los puntos fuertes contribuyeron para que la implantación del curso Técnico de Enfermería superase los desafíos garantizando mejora en la formación profesional.

ABSTRACT Objective To analyze the strengths and weaknesses found in the implementation process of the Nursing Certificate Program at the Instituto Federal de Santa Catarina (Federal Institute of Santa Catarina), in the 2000s. Method Socio-historical research with a qualitative approach. Oral history as a method source for data collection between June/September 2015, with thematic analysis. Seven professionals participated in the study, resulting in three categories: Recognition of the Nursing Certificate Program in the community and work market; Weaknesses faced by the course; Strengths during the implementation of the course. Results The course was accepted by the labor market, resulting in an increased demand. As weaknesses: insufficient materials and structure, few teachers, course is offered every two years and no understanding of the stages by the institution. As strengths: commitment of teachers, management support and incentives to perform research. Final considerations Despite the weaknesses, the strengths contributed to the implementation of the Nursing Certificate Program overcoming challenges, ensuring improvement in vocational training.
Descritores: Escolas de Enfermagem/organização & administração
Certificação/organização & administração
Educação em Enfermagem/organização & administração
Academias e Institutos/organização & administração
-Escolas de Enfermagem/história
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Certificação/normas
Relações Comunidade-Instituição
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem/normas
Emprego
Academias e Institutos/história
Docentes de Enfermagem
Limites: Humanos
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-899696
Autor: Naranjo Tapia, Lorenzo.
Título: Modernización de CONACEM / Modernizing 'CONACEM' - Autonomous Chilean Corporation of Certification of Medical Specialities
Fonte: Rev. chil. enferm. respir;33(4):272-274, dic. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Certificação
Medicina
-Chile
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1038101
Autor: Chenlo, Patricia Haydee; Curi, Susana Mercedes; Pugliese, Mercedes Norma; Avendaño, Conrado; Munuce, Maria José; Ariagno, Julia Irene; Sardi Segovia, Melba; Peruzzetto, Carlos; Mendeluk, Gabriela Ruth.
Título: Acreditación de los laboratorios de Andrología en la República Argentina / Accreditation of Andrology laboratories in Argentina / Credenciamento dos laboratórios de Andrologia na República Argentina
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;53(3):315-321, set. 2019. tab.
Idioma: es.
Projeto: Universidad de Buenos Aires. Secretaría de Ciencia y Técnica.
Resumo: La acreditación de laboratorios especializados en Andrología tiene como objetivo promover, mejorar y asegurar la calidad del servicio. Las especialidades requieren de la participación de expertos que asesoren a los organismos autónomos que efectúan las auditorías de tercera parte. El objetivo del trabajo es comunicar la experiencia de trabajo cooperativo llevado a cabo por una sociedad científica, la Sociedad Argentina de Andrología (SAA) y el Programa de Acreditación de Laboratorios (PAL) de la Fundación Bioquímica Argentina (FBA) para el aseguramiento de la calidad de la prestación bioquímica en el área andrológica. Con tal fin se firmó un convenio marco y específico de colaboración para la acreditación de laboratorios especializados en Andrología. La FBA llevaría a cabo la logística del proceso, con su plantel de auditores, aplicando como instrumento el Manual de Acreditación MA3 y la SAA proveería asesoramiento científico. Junto con las autoridades del PAL se elaboró un documento que especifica los apartados correspondientes al MA3 capítulo Nº 4 Anexo Nº 4, "Estándares para la acreditación de laboratorios especializados". Se realizó capacitación para la elaboración de la documentación y formación de los auditores en la especialidad. Esta experiencia demuestra que el trabajo cooperativo entre organizaciones permite alcanzar logros a favor de la seguridad del paciente.

Laboratory accreditation aims to promote, improve and ensure the quality of the service. The specialties require the participation of experts who advise the autonomous bodies that carry out third-party audits. The objective is to communicate the experience of cooperative work carried out by a scientific society, the Sociedad Argentina de Andrología (SAA) (Argentine Society of Andrology) and the Laboratory Certification Programme (PAL for its name in Spanish) of Fundación Bioquímica Argentina (FBA) (Argentine Biochemistry Foundation) for quality assurance of the biochemical work in the andrology area. To reach this goal, a framework and specific collaboration agreement was signed for the certification of specialized laboratories in Andrology. The FBA will carry out the logistics of the process, with its auditors' staff, applying the MA3 Accreditation Manual as an instrument, and the SAA will provide scientific advice. Together with the PAL authorities, a document was drawn to specify the sections corresponding to the MA3 chapter No. 4 Annex No. 4, "Standards for the certification of specialized laboratories". Training was carried out to prepare the documentation and the auditors in the specialty were trained as well. This experience has proven that cooperative work between organizations can achieve results favouring the patient's safety.

O credenciamento dos laboratórios visa promover, melhorar e garantir a qualidade do serviço. As especialidades requerem a participação de profissionais que assessoram os órgãos autônomos que realizam auditorias de terceiros. O objetivo é comunicar a experiência do trabalho cooperativo realizado por uma sociedade científica, a Sociedade Argentina de Andrologia (SAA) e o Programa de Credenciamento (PAL) da Fundação Bioquímica Argentina (FBA) para garantir a qualidade do trabalho bioquímico na área andrológica. Para esse fim, foi assinado um acordo-quadro e específico de cooperação para o credenciamento de laboratórios especializados em Andrologia. A FBA iria executar a logística do processo, com a sua equipe de auditores, por meio do Manual de Credenciamento MA3 como instrumento e a SAA como um instrumento e a SAA forneceria assessoramento científico. Junto com as autoridades do PAL foi elaborado um documento especificando as seções relativas ao MA3 capítulo Nº 4 Anexo Nº 4, "Normas para a credenciamento de laboratórios especializados". O treinamento foi realizado para a elaboração da documentação e formação dos auditores na especialidade. Essa experiência tem demonstrado que o trabalho cooperativo entre organizações permite atingir resultados positivos para a segurança do paciente.
Descritores: Certificação/normas
Andrologia/normas
-Argentina
Acreditação de Instituições de Saúde
ISO 9000
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Id: lil-779516
Autor: Hanna, Debra R.
Título: A Proposal for Certification in Nursing Theory / Una propuesta para la certificación en la teoría de enfermería / Uma proposta para a certificação na teoria de enfermagem
Fonte: Aquichan;16(1):7-14, jan.-mar. 2016.
Idioma: en.
Resumo: The author proposes the development of different levels of certification in the knowledge of nursing theory that would be based on the level of formal education attained. At present, nurses are being required to obtain higher levels of formal education in order to serve patients safely in a technologically complex health care system. Although evidence-based practice is strongly desired in contemporary health care, less consideration has been given to the value of theory-based nursing practice or the relationship between theory and research. The author explains multiple background issues and then highlights several questions that are important for disciplinary discussion at this point in time.

El autor propone el desarrollo de diferentes niveles de certificación en el conocimiento de la teoría de enfermería que se basan en el nivel de educación formal alcanzado. En la actualidad, se está exigiendo que las enfermeras obtengan niveles más altos de educación formal con el fin de atender a los pacientes de forma segura en un sistema de atención de la salud tecnológicamente compleja. A pesar de que la práctica basada en la evidencia es muy deseable en el cuidado de la salud contemporánea, menos atención se ha prestado al valor de la práctica de enfermería basada en la teoría o a la relación entre la teoría y la investigación. El autor explica los múltiples problemas de fondo y luego se ponen de relieve varias preguntas que son importantes para la discusión disciplinar en este momento en el tiempo.

O autor propõe o desenvolvimento de diferentes níveis de certificação no conhecimento da teoria de enfermagem que se baseiam no nível de educação formal atingido. Na atualidade, exige-se que as enfermeiras obtenham níveis mais altos de educação formal a fim de atender os pacientes de forma segura num sistema de atenção da saúde tecnologicamente complexa. Embora a prática baseada em evidência seja muito desejada no cuidado da saúde contemporânea, pouca atenção tem sido prestada ao valor da prática de enfermagem baseada na teoria ou na relação entre a teoria e a pesquisa. O autor explica os múltiplos problemas de fundo e, em seguida, destaca vários questionamentos que são importantes para a discussão disciplinar neste momento.
Descritores: Teoria de Enfermagem
Certificação
-Prática Clínica Baseada em Evidências
Limites: Humanos
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada



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