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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890398
Autor: Figueiredo, Ana Virgínia Almeida; Recine, Elisabetta; Monteiro, Renata.
Título: Regulação dos riscos dos alimentos: as tensões da Vigilância Sanitária no Brasil / Food risk regulation: the tensions of the Brazilian Health Surveillance System
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(7):2353-2366, Jul. 2017. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo aborda a dinâmica das práticas da vigilância sanitária de alimentos no Brasil, destacando as suas particularidades quanto aos riscos e modalidades de intervenção, assim como ressaltando os recentes instrumentos adotados para o controle dos riscos relativos à composição nutricional dos alimentos e suas repercussões no âmbito institucional. Instituída no Brasil desde a Primeira República, essa prática vem se remodelando ao longo dos anos, tanto pela complexidade crescente dos riscos, quanto pela introdução de novos instrumentos institucionais. Nos últimos anos, evidencia-se um esvaziamento da competência regulatória quando da adoção dos instrumentos, acordos e termos de compromisso, firmados entre o governo e as indústrias para lidar com os riscos de ordem nutricional dos produtos alimentícios. Instrumentos construídos sem a participação dos consumidores, com elasticidade de prazos para cumprimento pelas indústrias e ineptos para a fiscalização, denotando retrocessos na construção democrática e na prática da regulação sanitária de alimentos no Brasil.

Abstract This article addresses the dynamics of Brazilian food control practices, highlighting their special risk-related features and the types of intervention, as well as the recently adopted instruments to control risks related to the nutritional composition of food and their institutional repercussions. Food regulation in Brazil dates back to the First Republic. The practice has been remodeled over the years, due to both the increasing complexity of the risks and the introduction of new institutional operational mechanisms. In recent years, with the adoption of instruments such as agreements and terms of commitments established between government and industry and designed to control risks, it has become possible to identify widening gaps in regulatory competence. The adoption of mechanisms without the participation of consumers, with elastic deadlines for compliance by industries and insusceptible to inspection, represents a setback in the democratic process and the practice of health regulation of food currently under way in Brazil.
Descritores: Gestão de Riscos/métodos
Alimentos/normas
Legislação sobre Alimentos
-Brasil
Indústria Alimentícia/legislação & jurisprudência
Vigilância da População
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Ribeiro, Luciana Cisoto
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Id: biblio-2372
Autor: Gaetani, Raquel dos Santos; Ribeiro, Luciana Cisoto.
Título: Produtos comercializados em cantinas escolares do município de Ribeirão Preto / Products sold in school canteens of the municipality of Ribeirão Preto / Productos del comercio de cafeterías de las escuelas del municipio de Ribeirão Preto
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;28(4):587-595, 30/12/2015. Ilustrações, tabelas.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar os tipos de produtos comercializados em cantinas escolares do município de Ribeirão Preto, São Paulo. Métodos: Desenvolveu-se um estudo transversal e analítico, realizado de maio a dezembro de 2014, com amostra selecionada por conveniência, composta por cinco escolas estaduais e cinco escolas particulares de ensino fundamental. Aplicou-se, em cada uma das dez escolas, com o responsável pela cantina, um questionário estruturado contendo uma lista de alimentos e bebidas e variáveis relacionadas à implantação de uma cantina saudável. A classificação dos alimentos em saudáveis e não saudáveis baseou-se nos documentos "Os 10 Passos para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas",do Ministério da Saúde e da Portaria do Estado de São Paulo sobre comercialização de alimentos saudáveis no ambiente escolar. Utilizou-se análise descritiva para tratamento dos dados. Resultados: Nas escolas particulares, observou-se maior apoio do profissional de Nutrição, disponibilidade de materiais educativos, propaganda de produtos industrializados e maior número de opções de alimentos saudáveis (81,7%). Nas escolas públicas, verificou-se a restrição de determinados alimentos não saudáveis, mas poucas opções de alimentos saudáveis (25,0%); entretanto, houve uma maior participação dos cantineiros em atividades de educação nutricional e conhecimento sobre legislação específica. Identificou-se o desinteresse de pais e alunos como limitador para a instalação e operacionalização da cantina saudável nas escolas. Conclusão: As cantinas investigadas, tanto de escolas públicas quanto de particulares, não seguiam integralmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Portaria do Estado de São Paulo sobre comercialização de alimentos saudáveis no ambiente escolar, pois ofertavam alimentos considerados não saudáveis. Além disso, as escolas particulares oferecem mais opções de alimentos, tanto saudáveis quanto não saudáveis, para seus alunos.

Objective: To evaluate the types of products sold in school canteens of the municipality of Ribeirão Preto, São Paulo. Methods: Analytical cross-sectional study conducted from May to December 2014 with a convenience sample composed of five public primary schools and five private primary schools. A structured questionnaire containing a list of foods and beverages and variables related to the implementation of healthy canteens was applied to the person in charge of the canteen of each school. The classification of foods as healthy and unhealthy was based on the document "Os 10 Passos para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas" (The 10 Steps to Promoting Healthy Eating in Schools) developed by the Ministry of Health and the São Paulo State Government. Results: In the private schools, there was greater support from a nutritionist, availability of education materials, advertising of processed foods and a greater number of healthy food options (81.7%). In the public schools, there was a restriction of certain unhealthy foods, but few options of healthy foods were available (25.0%); however, there was a greater participation of canteen workers in nutrition education activities and greater knowledge of specific legislation. The lack of interest of parents and students was identified as a hindrance to the implementation and operation of healthy canteens in schools. Conclusion: Both public and private school canteens did not fully follow the recommendations of the Ministry of Health and the São Paulo State Government regarding the selling of healthy foods in the school environment, as they offered unhealthy foods. In addition, private schools offer more food options ­ both healthy and unhealthy ­ to students.

Objetivo: Evaluar los tipos de productos del comercio de las cafeterías de las escuelas del municipio de Ribeirão Preto, São Paulo. Métodos: Se desarrolló un estudio transversal y analítico realizado entre mayo y diciembre de 2014 con una muestra seleccionada por conveniencia formada de cinco escuelas del estado y cinco escuelas privadas de la enseñanza básica. En cada una de las escuelas se aplicó al responsable de la cafetería un cuestionario estructurado con una lista de alimentos y bebidas y las variables relacionadas a la implantación de una cafetería saludable. La clasificación de los alimentos en saludables y no saludables estuvo basado en los documentos "Los 10 pasos para la Promoción de la Alimentación Saludable de las Escuelas", del Ministerio de la Salud y de la Portaría del Estado de São Paulo sobre el comercio de alimentos saludables en el ambiente de la escuela. Se utilizó un análisis descriptivo para el tratamiento de los datos. Resultados: Se observó en las escuelas privadas mayor apoyo del profesional de Nutrición, disponibilidad de materiales educativos, anuncios de productos industrializados y mayor número de opciones de alimentos saludables (81,7%). En las escuelas públicas se verificó la restricción para determinados alimentos no saludables pero pocas opciones de alimentos saludables (25,0%); sin embargo, hubo mayor participación de los cantineros en actividades de educación nutricional y conocimiento de la legislación específica. Se identificó la falta de interés de los padres y alumnos como limitación para la instalación y el funcionamiento de la cafetería saludable em las escuelas. Conclusión: Las cafeterías públicas y privadas investigadas no seguían en la íntegra las recomendaciones del Ministerio de la Salud y de la Portaría del Estado de São Paulo sobre el comercio de alimentos saludables en el ambiente de la escuela pues ofrecían alimentos considerados no saludables. Además, las escuelas privadas ofrecen más opciones de alimentos saludables y no saludables para los alumnos.
Descritores: Alimentação Escolar
Dieta
Legislação sobre Alimentos
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039469
Autor: Machado, Christiane Opuszka; Höfelmann, Doroteia Aparecida.
Título: Cantinas de escolas estaduais de Curitiba/PR, Brasil: adequação à lei de regulamentação de oferta de alimentos / Canteens of State Schools in Curitiba in the State of Paraná, Brazil: adaptation to the food supply regulation law
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(10):3805-3814, Oct. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivou-se caracterizar a oferta de alimentos nas cantinas de escolas públicas estaduais de Curitiba, Paraná, e investigar associação da oferta de alimentos permitidos/não permitidos pela Lei das Cantinas, com variáveis da escola e da cantina. Foi realizado estudo transversal com entrevista aos administradores de cantinas em 27 escolas estaduais e foi utilizado o teste de Mann Whitney para investigar associações. Verificou-se maior frequência de administração das cantinas por autogestão (n = 25; 92,6%); local adequado na escola para realização das refeições (n = 20; 74,1%); tempo na administração do local superior a 10 anos (n = 13; 48,2%) e de administradores que referiram conhecer a Lei (n = 22; 81,5%). Mais de 2/3 das cantinas comercializava alimentos não permitidos, tais como bebidas açucaradas (n = 22; 81,5%) e doces, pipocas e salgadinhos industrializados (n = 13; 48,2%). Apenas uma (3,7%) ofertava salgados fritos. Somente a oferta de ensino técnico associou-se à maior disponibilidade de alimentos permitidos pela legislação (p = 0,033). As cantinas avaliadas podem ser caracterizadas como locais de oferta de alimentos não permitidos pela Lei da Cantina Saudável. Destaca-se a importância da regulação e da fiscalização da comercialização de alimentos nas cantinas para promoção de saúde nas escolas.

Abstract The scope of this study was to determine the food on offer in state public school canteens of Curitiba, Paraná, and to investigate the association between the permitted/prohibited food supplied under the Canteen Law, with school and canteen variables. A cross-sectional study was conducted with interviews with canteen administrators in 27 state schools. The Mann Whitney test was used to investigate associations. There was a higher frequency of administration of the canteens under the self-management regime (n = 25, 92.6%); appropriate location in the school for serving meals (n = 20, 74.1%); length of time in administration of over 10 years (n = 13, 48.2%) and administrators who reported knowing the Canteen Law (n = 22, 81.5%). More than 2/3 of canteens sold prohibited food, such as sweetened beverages (n = 22, 81.5%) and candies, industrialized popcorn and salty snacks (n = 13, 48.2%). Only one school provided fried snacks (n = 1, 3.7%). The offer of technical education alone was associated with greater availability of food allowed by the legislation (p = 0.033). The school canteens evaluated can be described as places of commercialization of food not permitted by the Healthy Canteen Law. It is important to highlight the regulation and inspection of food sales in canteens for the promotion of health in schools.
Descritores: Instituições Acadêmicas/estatística & dados numéricos
Serviços de Alimentação/estatística & dados numéricos
Abastecimento de Alimentos/estatística & dados numéricos
Legislação sobre Alimentos
-Brasil
Estudos Transversais
Serviços de Alimentação/legislação & jurisprudência
Abastecimento de Alimentos/legislação & jurisprudência
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1122162
Autor: Schmiedt, Jhennifer Arruda; Tadielo, Leonardo Ereno; Bellé, Thiago Henrique; Rodrigues, Carolina Dias; Montanhini, Maike Tais Maziero; Barcellos, Vinicius Cunha; Bersot, Luciano dos Santos.
Título: Influence of time and storage temperature on raw milk deteriorating microbiota / Influência do tempo e temperatura de estocagem sobre a microbiota deteriorante do leite cru
Fonte: Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. (Online);57(1):e156883, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); . National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).
Resumo: The quality of raw milk depends on initial microbial contamination and conditions of storage until industry processing. Considering the influence of time and storage temperature on raw milk microbiota, the objective of this work was to quantify and monitor the multiplication of these groups under different conditions. For this purpose, 41 samples of raw milk were collected immediately after milking, stored in the following storage conditions: 25 °C/2 h; 35 °C/2 h; 7 °C/24 h; 7 °C/48 h and 7 °C/60 h and analyses of aerobic mesophilic, psychrotrophic and proteolytic psychrotrophic microorganisms. The milk samples analyzed in the study had an initial mean count of mesophilic aerobes of 5.38 Log CFU/mL at Time Zero. The milk stored at 25 °C/2 h and 35 °C/2 h kept the mesophilic aerobic counts within the limits established by the legislation (5.48 Log CFU/mL), with an increase in counts of psychrotrophic and proteolytic microorganisms. When stored at 7 °C/24 h and 7 °C/48 h, the count of mesophiles exceeded the established parameters. A significant increase in the count of proteolytic psychrotrophs and psychrotrophs was also observed during storage at 7 °C from 24 h. The results of this study indicate that the temperature of 7 °C is not suitable for the milk conservation, since it was not able to control the microbial multiplication. Thus, the results contribute to the change in milk storage temperature proposed by the new Brazilian legislation.(AU)

A qualidade do leite cru depende da contaminação microbiana inicial e das condições de armazenamento até o processamento na indústria. Considerando a influência do tempo e da temperatura de armazenamento na microbiota do leite cru, o objetivo deste trabalho foi quantificar e monitorar a multiplicação desses grupos de microrganismos sob diferentes condições. Para tanto, foram coletadas 41 amostras de leite cru imediatamente após a ordenha, armazenadas nas seguintes condições de armazenamento: 25 °C/2 h; 35 °C/2 h; 7 °C/24 h; 7 °C/48 h e 7 °C/60 h para análise de microrganismos psicrotróficos, aeróbios mesófilos, psicrotróficos e proteolíticos. As amostras de leite analisadas no estudo apresentaram uma contagem média inicial de aeróbios mesófilos de 5.38 Log UFC/mL no Tempo Zero. O leite armazenado a 25 °C/2 h e 35 °C/2 h manteve as contagens aeróbias mesófilas dentro dos limites estabelecidos pela legislação (5,48 Log UFC/mL), com aumento nas contagens de microrganismos psicrotróficos e proteolíticos. Quando armazenado a 7 °C/24 h e 7 °C/48 h a contagem de mesófilos excedeu os parâmetros estabelecidos. Um aumento significativo na contagem de psicrotróficos e psicrotróficos proteolíticos também foi observado durante o armazenamento a 7 °C a partir das 24 h. Os resultados deste estudo indicam que a temperatura de 7 °C não é adequada para a conservação do leite, uma vez que não foi capaz de controlar a multiplicação microbiana. Assim, os resultados contribuem para a mudança na temperatura de armazenamento de leite proposta pela nova legislação brasileira.(AU)
Descritores: Leite/microbiologia
Armazenamento de Alimentos/normas
Microbiota
Alimentos Crus/microbiologia
Legislação sobre Alimentos/normas
-Peptídeo Hidrolases
Brasil
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: lil-783213
Autor: Pederzoli, Bruna dos Anjos; Lourenço, Andressa de Assis; Botelho, Fabiana Torma.
Título: Análise laboratorial de bolos destinados para público infantil e comparação com as informações nutricionais contidas nos rótulos e adequação à legislação / Laboratory analysis of cakes for children and comparison with the nutritional information included in the label and their adequacy to the legislation
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;73(4):358-363, out.-dez. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Resolução nº 360 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece o regulamento sobre rotulagem nutricional e de sua obrigatoriedade em alimentos embalados. Os conteúdos declarados não devem ultrapassar 20 % para mais ou para menos do valor real. Neste trabalho foi determinada a composição nutricional de bolos destinados ao público infantil. Os dados obtidos foram comparados com as informações contidas no rótulo, e sua adequação com a legislação brasileira foi averiguada. Foram analisados bolos de 13 diferentes sabores e de três marcas (A, B e C). Umidade, cinzas e sódio foram determinados seguindo-se as metodologias estabelecidas pelo Instituto Adolfo Lutz. As determinações de lipídeos, proteínas e fibras foram executadas seguindo os métodos da Association of Official Analytical Chemists; e os valores de carboidratos foram obtidos por diferença. Dos 13 bolos analisados, nenhum demonstrou conformidade coma legislação em todos os nutrientes. As maiores inconformidades foram detectadas nas amostras da marca B e nos nutrientes fibra e sódio. Os valores de fibras e de sódio foram, respectivamente, inferiores e superiores àqueles mencionados nos rótulos. É relevante a fidedignidade das informações nutricionais de produtos, para que os rótulos sirvam como ferramenta de apoio nas escolhas destes pelos consumidores...
Descritores: Análise de Alimentos
Legislação sobre Alimentos
Rotulagem de Alimentos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: lil-688200
Autor: Mazon, Elaine Marra de Azevedo; Rossi, Caroline de Almeida; Prado, Marcelo Alexandre; Cadore, Solange.
Título: Avaliação da rotulagem de alguns vinhos brasileiros / Evaluation of the quality of labels on some of the Brazilian wines samples
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;71(2):405-409, abr.-jun. 2012. graf.
Idioma: pt.
Resumo: As informações contidas no rótulo são essenciais para a escolha do produto pelo consumidor. Neste trabalho, foi avaliada a rotulagem de 39 vinhos nacionais quanto à conformidade com as legislações vigentes. Nesta análise, foram considerados os seguintes dizeres: nome do produtor/elaborador, endereço do estabelecimento, número de registro no Ministério da Agricultura, nome do produto e marca comercial, a expressão “indústria brasileira”, o conteúdo líquido, os aditivos empregados, a graduação alcoólica, a descrição dos ingredientes, a identificação do lote, o prazo de validade, a frase de advertência “evite o consumo excessivo de álcool” e a declaração de presença ou não de glúten. Em relação à legislação específica para vinhos, todas as amostras estavam em conformidade. No entanto, ao considerar a legislação para bebidas em geral, 28% das amostras foram não conformes pela falta de identificação do lote ou por estar ilegível. Quanto à declaração de conter glúten ou não, 2,5% dos produtos estavam em desacordo. Neste contexto, pode-se inferir que há necessidade de harmonizar os descritivos nos rótulos com as informações obrigatórias exigidas pelas legislações existentes, a fim de melhorar o esclarecimento ao consumidor e ocontrole por meio de rastreamento.
Descritores: Indústria Vitivinícola
Legislação sobre Alimentos
Rotulagem de Produtos
Responsável: BR76.1 - Biblioteca


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Corso, Arlete Catarina Tittoni
Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
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Id: lil-680462
Autor: Gabriel, Cristine Garcia; Ricardo, Gabriela Dalsasso; Ostermann, Roberta Melchioretto; Corso, Arlete Catarina Tittoni; Assis, Maria Alice Altenburg de; Di Pietro, Patrícia Faria; Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de.
Título: Regulamentação da comercialização de alimentos no ambiente escolar: análise dos dispositivos legais brasileiros que buscam a alimentação saudável / Regulation of food commercialization in school environment: analyses of the Brazilian legal instruments to promote healthy foods
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;71(1):11-20, jan.-mar. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou os dispositivos legais que regulamentam a comercialização de alimentos e bebidas em escolas do Brasil. Como critério para a busca, utilizou-se o levantamento em sites populares de busca eletrônica, incluindo dispositivos publicados no Brasil nos últimos dez anos (período de 2001 a 2010). Foram identificadas 19 regulamentações que dispõem sobre os itens a serem comercializados nas escolas brasileiras. Dentre essas, dez referem-se a regulamentos municipais; uma, aos municípios da região metropolitana da Grande São Paulo; uma, ao Distrito Federal; e sete versam sobre diferentes estados brasileiros. Todos os dispositivos relacionam itens com proibição de comercialização; 44%deles apresentam opções de alimentos permitidos e vedam a divulgação de propagandas dos alimentos proibidos no ambiente escolar; 50% referem à obrigatoriedade de divulgação de material informativo sobre alimentação e nutrição. Os dispositivos legais objetivam auxiliar a escola na formação de hábitos alimentares saudáveis e na prevenção da obesidade. Todavia, a eficácia dessas regulamentações precisa ser monitorada para que os objetivos propostos possam ser alcançados. Considerando-se a função pedagógica da alimentação escolar, são fundamentais ações bem estruturadas que promovam a adoção de práticas alimentares saudáveis.
Descritores: Alimentação Escolar
Alimentos Integrais
Legislação sobre Alimentos
Normas de Qualidade de Alimentos
Serviços de Alimentação
Responsável: BR76.1 - Biblioteca


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ALMEIDA-MURADIAN, LIGIA BICUDO DE
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Id: lil-672307
Autor: Smith, Ana Carolina de Lima; Almeida-Muradian, Ligia Bicudo de.
Título: Rotulagem de alimentos: avaliação da conformidade frente à legislação e propostas para a sua melhoria / Food labeling: conformity evaluation with legislation and proposals for improvements
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;70(4):463-472, out.-dez. 2011. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O enorme desenvolvimento que tem ocorrido na área alimentícia gera a necessidade de legislações que regulamentem o setor nos âmbitos de qualidade, segurança e rotulagem. Entretanto, o cumprimento das legislações muitas vezes não tem sido observado. Este trabalho teve o objetivo de verificar a conformidade da rotulagem de 13 categorias de produtos alimentícios comercializados na cidade de São Paulo frente à legislação brasileira em vigor e apresentar propostas para sua melhoria. Dos 52 rótulos analisados, 80, 8 por cento apresentaram no mínimo um tipo de não conformidade frente à legislação vigente e, apenas 19,2 por cento estavam plenamente de acordo com o estabelecido na legislação. A categoria que apresentou maior número de itens não-conformes foi a categoria de alimentos para praticantes de atividade física. Com relação ao número de rótulos não confomes, quatro categorias (bombons, leites UHT, biscoitos e alimentos infantis) apresentaram 100 por cento de rótulos não confomes. Já com relação ao tipo de irregularidade, a tabela nutricional foi o item avaliado que apresentou maior número de irregularidades. Desta forma, alguns itens da legislação são discutidos, a fim de proporcionar uma melhor adequação dos rótulos às necessidades dos consumidores.
Descritores: Legislação sobre Alimentos
Qualidade de Produtos para o Consumidor
Rotulagem de Produtos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: lil-672306
Autor: Marques, Felippe Macedo; Sá, Jaqueline Flaviana Oliveira de; Santos, Marcelo Cerqueira dos; Martins, Marta Fonseca; Furtado, Marco Antonio Moreira.
Título: Caracterização de leite em pó, soro de leite em pó e suas misturas por eletroforese em gel de poliacrilamida / Characterization of milk powder, whey powder and its blends by polyacrylamide gel electrophoresis
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;70(4):473-479, out.-dez. 2011. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Pela legislação brasileira o leite em pó não pode conter sólidos de soro de leite. As autoridades competentes enfrentam dificuldades no controle desse tipo de fraude, apesar de diversos métodos terem sido estudados e propostos para detectar a adulteração. Neste estudo foi realizada a caracterização do leite em pó, utilizando-se a técnica de eletroforese adaptada, para determinar adulteração em amostras de leite em pó contendo diferentes concentrações de soro (2 por cento, 4 por cento, 6 por cento, 8 por cento e 10 por cento) e pelos perfis protéicos. Foi empregada a técnica de SDS-PAGE com modificações nos procedimentos de conservação dos géis após preparo, tempo entre preparo e aplicação, voltagem e corrente na fonte eletroforética, tempos de revelação e secagem, obtendo-se géis com resultados satisfatórios quando analisados por meio de software Image Quant TL. A técnica de SDS-PAGE adaptada foi eficiente para avaliar as características das amostras de leite em pó e de soro em pó separadamente. Houve possibilidade de identificar a adição de soro de leite, porém sem discernimento da correlação entre o nível de adição e a quantidade de soro adicionada. ASDS-PAGE modificada mostrou bom desempenho na caracterização de proteínas de leite em pó, de soro de leite em pó e de suas misturas.
Descritores: Eletroforese em Gel de Poliacrilamida
Legislação sobre Alimentos
Leite
Proteínas
Substitutos do Leite Humano
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Balian, Simone de Carvalho
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Id: lil-672302
Autor: Morgano, Marcelo Antonio; Oliveira, Ana Paula Ferreira de; Rabonato, Luana Cristina; Milani, Raquel Fernanda; Vasconcellos, Juliana Parreira; Martins, Cassia Neves; Citti, André Lee; Telles, Evelise Oliveira; Balian, Simone de Carvalho.
Título: Avaliação de contaminantes inorgânicos (As, Cd, Cr, Hg e Pb) em espécies de peixes / Inorganic contaminants (As, Cd, Cr, Hg and Pb) in fish species
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;70(4):497-506, out.-dez. 2011. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O teor dos contaminantes arsênio total, cádmio, crômio, chumbo e mercúrio total, foi avaliado em 240 amostras das espécies de peixes pescada (Macrodon ancylodon), tainha (Mugil liza), corvina (Micropogoniasfurnieri) e sardinha (Sardinella brasiliensis), adquiridas no comércio atacadista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), no inverno de 2009 e no verão de 2010. As determinações dos contaminantes inorgânicos foram realizadas por espectrometria de emissão óptica em plasma com acoplamento indutivo (ICP OES). Os intervalos de concentração obtidos, em mg.kg-1(peso úmido), foram de As total (<0,1-8,63); Cd (<0,01-0,287); Cr (<0,02-0,44); Pb (<0,02-2,92) e Hg total(<0,002-0,285). As espécies mais contaminadas foram a sardinha e a corvina, sendo encontrados As e Cr em níveis acima dos limites máximos permitidos pela legislação brasileira (1 e 0,1 mg kg-1), em 67 por cento e 7 por cento das amostras analisadas, respectivamente. Este estudo demonstra a ocorrência de contaminação por arsênio, crômio e chumbo nas espécies de pescada, tainha, corvina e sardinha. O maior índice de arsênio foi detectado na espécie sardinha. Na corvina, os contaminantes As, Cr e Pb foram encontrados em teores mais elevados no período de inverno do que na época de verão.
Descritores: Arsênico
Chumbo
Contaminantes Inorgânicos em Alimentos
Legislação sobre Alimentos
Peixes
Limites: Animais
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação



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