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Id: biblio-1252964
Autor: Pinho, Ana Paula Moreno(edt); Silva, Mara Rosália Ribeiro(edt); Evangelista, Nathania Ramos da Silva(edt).
Título: Cognições gerenciais sobre inovação gerencial e gestão de pessoas / Managerial cognitions regarding managerial innovation and people management
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):66-80, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o contexto da gestão de pessoas e a inovação gerencial numa empresa de comunicação, através da percepção de seus gestores. Os objetivos específicos foram: identificar mudanças ocorridas na área de gestão de pessoas, analisar a percepção de gestores a respeito das ações gerenciais que indicam inovação e analisar a relação entre o contexto da gestão de pessoas e da inovação gerencial. A metodologia foi qualitativa com a realização de 6 entrevistas semiestruturadas com gestores de alto cargo dentro da empresa. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo. As cognições gerenciais revelaram que as inovações estão presentes nas ações dos gestores e no processo evolutivo da gestão de pessoas da empresa. Também, foi observado a necessidade de alinhamento dos arranjos internos da empresa a fim de possibilitar o alcance das expectativas dos seus stakeholders. Este artigo contribui ao tratar da implementação de práticas que promovem a evolução da gestão de pessoas e estimulam a criação de inovações gerenciais. Além de promover melhor entendimento sobre a dinâmica gerencial de uma empresa de comunicação que enfrenta o desafio de ser competitiva e produzir informações de valor para seus clientes.

The general objective of this research was to analyze the context of people management and managerial innovation in a communication company, through the perception of its managers. The specific objectives were: to identify changes that occurred in the area of people management, analyze the perception of managers about management actions that indicate innovation and analyze the relationship between the context of people management and managerial innovation. The methodology was qualitative with the realization of 6 semi-structured interviews with senior managers within the company. The results were analyzed through content analysis. Management cognitions revealed that innovations are present in the actions of managers and in the evolutionary process of managing the company's people. Also, the need to align the company's internal arrangements in order to enable the achievement of the expectations of its stakeholders was observed. This article contributes by addressing the implementation of practices that promote the evolution of people management and stimulate the creation of managerial innovations. In addition, it promotes better comprehension about the management dynamics of a communication company that faces the challenge of being competitive and producing value information for its customers.
Descritores: Percepção
Administração de Recursos Humanos
Comunicação
ERYTHROMELALGIAABBREVIATIONS AS TOPIC
-Organização e Administração
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1282566
Autor: Paraguay. Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social; .OPS/OMS.
Título: Manual de Organización de los Servicios de Salud en el marco de las RIISS Paraguay / Organization Manual Health Services within the framework of the RIISS Paraguay.
Fonte: Asunción; MSPBS/OPS/OMS; 2019. 136 p p.
Idioma: es.
Resumo: Este documento se constituirá en una herramienta de gestión dirigida a los equipos de salud, quienes dispondrán de las directrices que facilitarán la implementación y acompañamiento de la cadena de procesos necesarios para alcanzar los objetivos propuestos, entre los que se encuentra la mitigación de la fragmentación del sistema de salud y el avance hacia la cobertura universal de la salud.
Descritores: Sistemas de Saúde
Cobertura Universal do Seguro de Saúde
Equipamentos e Provisões
Serviços de Saúde
-Organização e Administração
Paraguai
Guias como Assunto
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: lil-731680
Autor: Páez, Hugo; Vargas, Lina Patricia; Sarmiento, María Paula; Flórez, Andrés.
Título: Reacciones adversas poco comunes a antibióticos: Agranulocitosis por vancomicina / Rare adverse reactions to antibiotics: Vancomycin induced agranulocytosis
Fonte: Acta méd. colomb;39(3):279-282, jul.-sep. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Las discrasias hemáticas inducidas por fármacos, son causadas por la interacción de diferentes fármacos con las células hematopoyéticas por medio de receptores específicos. Otros mecanismos fisiopatológicos pueden ser por toxicidad directa sobre la médula ósea o las células periféricas, por hipersensibilidad, por defectos inmunológicos secundarios a infecciones virales, por mecanismos mixtos o desconocidos. Las primeras asociaciones se describieron en la década de los años treinta. Los fármacos con mayor riesgo relativo de agranulocitosis o anemia aplásica son los antitiroideos, carbamazepina, las sulfonilureas, la indometacina, el piroxicam, entre otros. Se presentaa continuación el reporte de un caso clínico en paciente adulto quien con la administración de vancomicina presento agranulocitosis resolviendo el cuadro posterior a su suspensión.

The drug-induced blood dyscrasias are caused by the interaction of different drugs with the hematopoietic cells through specific receptors. Other pathophysiologic mechanisms may be by direct toxicity to bone marrow or peripheral cells, hypersensitivity, immunological defects secondary to viral infections, mixed or unknown mechanisms. The first associations were described in the thirties. Drugs with higher relative risk of a granulocytosis or aplastic anemia are antithyroid, carbamazepine, sulfonylurea, indomethacin and piroxicam among others. The report of a clinical case in an adult patient who after the administration of vancomycin presented agranulocytosis with resolution of the clinical picture after its suspension, is presented.
Descritores: Vancomicina
-Organização e Administração
Medula Óssea
Agranulocitose
Antibacterianos/efeitos adversos
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Id: lil-791341
Autor: Betancourt Gal, Wendy; Castrillon Munoz, Eduardo; Godoy Jaimes, Kristy Alejandra; Matheus L, Johann; Ramírez Rivera, Sandra Milena; Ríos Castañeda, Sandra Viviana.
Título: Experiencia pedagógica: escenario de simulación de entrevista psiquiátrica con la participación de actores del grupo de teatro representativo Altergesto / A Teaching Experience: Psychiatric Interview on a Simulated Scenario With the Participation of Actors of the Altergesto Theater Group
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;45(2):101-107, abr.-jun. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La simulación se ha empleado como herramienta de aprendizaje en diferentes disciplinas y profesiones, como la medicina y sus especialidades. Su utilidad está directamente relacionada con la integración a los objetivos, contenidos, metodologías y recursos específicos en cada área del conocimiento. Objetivo: Describir el desarrollo de una experiencia pedagógica implementada en la Pontificia Universidad Javeriana Cali con los estudiantes de Conducta Humana II del programa de Medicina entre 2012 y 2013. Dicha experiencia se apoyó en la participación de pacientes simulados por actores del grupo representativo Altergesto, que fueron entrevistados por los estudiantes con la supervisión de los psiquiatras docentes de la materia, utilizando el Hospital Simulado de la Universidad. Métodos: Recuento histórico del desarrollo de la secuencia didáctica desde el primer semestre de 2012 hasta el segundo semestre de 2013, planteamiento de los objetivos pedagógicos y descripción de la estrategia de enseñanza-aprendizaje. Resultados: Se realizaron 158 entrevistas en un periodo de 2 años, en el transcurso de los cuales fue necesario plantear soluciones metodológicas para adaptar la secuencia pedagógica a los contenidos y los objetivos de la materia. Conclusiones: La simulación de alta fidelidad, integrando a actores que representan a los pacientes psiquiátricos y la tecnología del Hospital Simulado, resultó útil para lograr el cumplimiento de los objetivos propuestos en el curso de Conducta Humana II del programa de Medicina de la Pontificia Universidad Javeriana Cali. Paralelamente, la construcción de la experiencia como un proyecto interdisciplinario y el enfoque práctico de esta estrategia pueden impactar en las dimensiones cognitivas, emocionales y conductuales de los significativo. Es necesario construir una base de datos de fácil acceso con el material recopilado y estudiar los efectos de esta estrategia en la formación de los estudiantes a largo plazo.

Introduction: Simulation has been used as a learning tool in different disciplines and pro-Simulation scenario fessions, including medicine and its specialties. Its usefulness is directly related to the Psychiatric interview integration of objectives, contents, methodologies and specific resources in each area of Simulated patient actor knowledge. Objective: To describe the development of an educational experience implemented in the Pontificia Universidad Javeriana Cali (Cali, Colombia) with medical students of Human Behavior II program, between 2012 and 2013. This experience was performed with simulated patients played by actors of the Altergesto theater group, that were interviewed by students under the supervision of psychiatrists and teachers of the subject, using the Simulated Hospital of the University. Methods: A historical development recall of the teaching sequence was made from the first half of 2012 to the second half of 2013, a statement of pedagogical objectives, and a description of the teaching-learning strategies. Results: 158 interviews were conducted over a period of two years during which it was necessary to raise methodological solutions to adapt this teaching sequence to the content and objectives of the subject. Conclusions: The high-fidelity simulation, integrating actors who represent psychiatric patients mixed with the technology of a Simulated Hospital was useful to achieve compliance with the objectives proposed in the course of Human Behavior II, as a part of the program of Medicine at the Pontificia Universidad Javeriana Cali. In parallel, the construction of experience as an interdisciplinary project and the practical approach of this strategy may impact on cognitive, emotional, behavioral dimensions of the participants, encouraging meaningful learning. An easy access database for the collected material and the study of the effects of this strategy in the formation of long-term students is needed.
Descritores: Estudantes de Medicina
Exercício de Simulação
Aprendizagem
Categorias de Trabalhadores
-Organização e Administração
Pacientes
Psiquiatria
Ensino
Tecnologia
Estratégias de Saúde
Conhecimento
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1004057
Autor: Chagas, Sabrina de Cássia; Milagres, Priscila Néria; Silva, Mariana Cristina Rodrigues; Cavalcante, Ricardo Bezerra; Oliveira, Patrícia Peres de; Santos, Regina Consolação dos.
Título: O empreendedorismo de negócios entre enfermeiros / Business entrepreneurship among nurses / El emprendimiento de negocios entre enfermeros
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31469, jan.-dez. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: caracterizar o empreendedorismo de negócios entre enfermeiros. Método: estudo de caso com abordagem quantitativa, apoiado nos conceitos de Schumpeter. Os dados foram coletados em um município mineiro, em 2015, por meio da aplicação de um questionário validado e entrevistas semiestruturadas com 10 enfermeiros empreendedores. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo, modalidade temático-categorial e os dados relacionados ao perfil e características comportamentais com auxílio do software STATA versão 12.0. Aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: verificou-se que a maioria dos enfermeiros possuem empreendimentos registrados, de alta lucratividade e voltados para a assistência domiciliar. As características comportamentais: busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático e persuasão e rede de contatos precisam ser potencializadas. Conclusão: o empreendedorismo de negócios entre os enfermeiros estudados conformou-se como uma oportunidade profissional vislumbrada a partir da necessidade de lucratividade e satisfação pessoal, o que os obrigou a deslocarem-se dos nichos tradicionais de trabalho.

Objective: to characterize business entrepreneurship among nurses. Method: in this quantitative case study, framed conceptually by Schumpeter, data were collected in 2015, by validated questionnaire and semi-structured interview, from ten business entrepreneur nurses in a municipality in Minas Gerais. The data were analyzed by thematic category content analysis, while data on profile and behavioral characteristics were analyzed using STATA (version 12.0). The study was approved by the research ethics committee. Results: most of the nurses were found to have highly profitable registered businesses providing home care. The following behavioral characteristics need to be leveraged: information search, planning and systematic monitoring, and contact persuasion and network. Conclusion:business entrepreneurship among the nurses studied constituted a professional opportunity envisaged in response to the need for profit and personal satisfaction, which forced them to move away from their traditional professional niches.

Objetivo: caracterizar el emprendimiento de negocios entre enfermeros. Método: estudio de caso con enfoque cuantitativo, apoyado en los conceptos de Schumpeter. Los datos fueron recolectados en un municipio de Minas Gerais, en 2015, por medio de la aplicación de un cuestionario validado y entrevistas semiestructuradas junto a diez enfermeros emprendedores. El análisis de los datos fue realizado por medio del análisis de contenido, modalidad temático-categorial y los datos relacionados al perfil y características conductuales utilizando el software STATA versión 12.0. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: se verificó que la mayoría de los enfermeros poseen emprendimientos registrados, de alta rentabilidad y volcados a la atención domiciliaria. Las características conductuales: búsqueda de información, planificación y monitoreo sistemático y persuasión y red de contactos necesitan ser potenciadas. Conclusión: el emprendimiento de negocios entre los enfermeros estudiados se conformó como una oportunidad profesional vislumbrada a partir de la necesidad de rentabilidad y satisfacción personal, lo que los obligó a desplazarse de los nichos tradicionales de trabajo.
Descritores: Organização e Administração
Corporações Profissionais
Enfermagem
Mercado de Trabalho
-Teoria de Enfermagem
Brasil
CELL LINE0
Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1284274
Autor: Iglesias, Alexandra 1Universidade Federal do Espírito Santo 2Departamento de Psicologia e professora colaboradora do PPGP-UFES pBrasil cVitória(edt); Ribeiro Neto, Pedro Machado 1Universidade Federal do Espírito Santo pBrasil cVitória(edt); Andreatta, Paloma Pereira 1Universidade Federal do Espírito Santo pBrasil cVitória(edt); Drumond, Nadilu Cardoso 1Universidade Federal do Espírito Santo cBrasil cVitória(edt); Garcia, Daniella Caldas 1Universidade Federal do Espírito Santo pBrasil cVitória(edt).
Título: Gestão do SUS na perspectiva da literatura: fragilidades, potencialidades e propostas / The literature perspective of the Brazilian Public Health System management: weaknesses, potentialities and proposals
Fonte: Espaç. saúde (Online);22(1):[ 774], 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A consolidação do SUS demanda a democratização das relações. Contudo, nos seus 30 anos, tem sido marcante a separação entre gestão e atenção à saúde. Assim, objetivou-se conhecer como os artigos científicos abordam a gestão em saúde no SUS. Realizou-se revisão integrativa de literatura nas bases de dados Scielo e PePSIC com os descritores "gestão em saúde", "cogestão", e "gestão participativa", resultando em 16 artigos. Seguiu-se com análise de conteúdo temática, possibilitando as seguintes categorias: "concepções sobre gestão em saúde no SUS", "dificuldades para gestão em saúde", "potencialidades da gestão em saúde" e "propostas para gestão em saúde". Conclui-se que é preciso aproximar os atores sociais dos processos de gestão e considerar aspectos como afetividade e subjetividade neste contexto, possibilitando que trabalhadores, gestores e usuários ­ todos operadores do SUS ­ se reconheçam na produção de saúde.
Descritores: Organização e Administração
Gestão em Saúde
ESOPHAGEAL ATRESIA0
Categorias de Trabalhadores
-Pessoal de Operação
Conhecimento
Literatura
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca


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Cordeiro, Ana Lucia Arcanjo Oliveira
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Id: biblio-962930
Autor: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Fernandes, Josicelia Dumêt; Mauricio, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Barros, Claudia Silva Marinho Antunes; Romano, Cátia Maria Costa.
Título: Capital estrutural na gestão das enfermeiras em hospitais / Capital estructural en la gestión de las enfermeras en los hospitales / Structural capital in the nursing management in hospitals
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;27(2):e4880016, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever como os componentes do capital estrutural são utilizados na gestão de enfermeiras em organizações hospitalares. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em cinco hospitais públicos, quatro hospitais privados e três hospitais filantrópicos, no período de outubro de 2014 a maio de 2015. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada com 12 gestoras de enfermagem, que ocupavam cargos de coordenação, gerência, direção e assessoria dos serviços de enfermagem. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo e organizados na categoria Gestão de Processos Operacionais, com duas subcategorias: Tecnologia Assistencial e Tecnologia Administrativa. Resultados: os componentes do capital estrutural foram utilizados pelas enfermeiras para criar a Tecnologia Assistencial, ao aplicar novas ideias e ao aperfeiçoar processos, modelos e protocolos. Para produzir a Tecnologia Administrativa, foi necessário englobar plano de ação estratégico, comissões diversas, construção e utilização de indicadores nos processos assistenciais e administrativos. Ainda, a valorização de ideias para inovação no serviço, manutenção de relação com fornecedores, gestão de custos, utilização do sistema informacional e reuniões para compartilhar conhecimentos foram igualmente citadas. Conclusão: as gestoras utilizam e elaboram novas ações gerenciais para o desenvolvimento do capital estrutural das organizações. Para aperfeiçoá-las, são necessários investimentos e estratégias que identifiquem os componentes que precisam ser otimizados quanto a sua utilização e ao seu desenvolvimento, uma vez que um componente, para ser efetivo, precisa ter alto nível de alinhamento e integração com os demais.

RESUMEN Objetivo: describir cómo los componentes del capital estructural son utilizados en la gestión de enfermeras en las organizaciones hospitalarias. Método: estudio exploratorio, descriptivo y con un abordaje cualitativo. La obtención de datos se realizó en cinco hospitales públicos, cuatro hospitales privados y tres hospitales filantrópicos, entre Octubre del 2014 y Mayo del 2015. Se usó una guía de entrevista semiestructurada con 12 gestoras de enfermería que ocupaban cargos de coordinación, gerencia, dirección y asesoría de los servicios de enfermería. Los datos fueron analizados según el análisis del contenido y organizados en la categoría Gestión de Procesos Operacionales, con dos subcategorías: Tecnología Asistencial y Tecnología Administrativa. Resultados: los componentes del capital estructural fueron usados por las enfermeras para crear la Tecnología Asistencial al aplicar nuevas ideas y perfeccionar procesos, modelos y protocolos. Para producir la Tecnología Administrativa fue necesario englobar un plan de acción estratégico, comisiones diversas, construcción y utilización de indicadores en los procesos asistenciales y administrativos. Además, fueron igualmente citadas la valorización de ideas para la innovación en el servicio, mantenimiento de la relación con los proveedores, gestión de costos, utilización del sistema informacional y reuniones para compartir los conocimientos. Conclusión: las gestoras utilizan y elaboran nuevas acciones gerenciales para el desarrollo del capital estructural de las organizaciones. Para perfeccionarlas son necesarias inversiones y estrategias que identifiquen los componentes que precisan ser optimizados sobre su utilización y desarrollo ya que un componente precisa tener alto nivel de aliñamiento e integración con los demás para ser efectivo.

ABSTRACT Objective: to describe how nurses use the components of the structural capital in management in hospitals. Method: exploratory, descriptive study with a qualitative approach. Data were collected in five public, four private and three philanthropic hospitals from October 2014 to May 2015. A semi-structured interview was used with 12 nursing managers in coordination, management, and direction and support assistance positions of the nursing services. The data were analyzed according to content analysis and organized in the category of Operational Process Management, with two subcategories: Care Technology and Administrative Technology. Results: nurses used the components of the structural capital to create the care technology, by applying new ideas and perfecting processes, models, and protocols. To produce the administrative technology, inclusion of strategic action plan, diverse committees, development and the use of indicators in the care and administrative processes were required. Also, valuing ideas for innovation in the service, maintenance of relationship with suppliers, cost management, use of electronic system and meetings for sharing knowledge were also mentioned. Conclusion: the managers use and develop new managerial actions for the development of the organizations' structural capital. In order to improve them, investments and strategies are needed to identify the components that need to be optimized for their use and development, as the effectiveness of one component requires a high level of alignment and integration with the others.
Descritores: Organização e Administração
Inovação Organizacional
Tecnologia
Enfermagem
Hospitais
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-904459
Autor: Santos, José Luís Guedes dos; Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de; Tourinho, Francis Solange Vieira; Sebold, Luciara Fabiane; Kempfer, Silvana Silveira; Linch, Graciele Fernanda da Costa.
Título: Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em Enfermagem / Estrategias didácticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la gestión en Enfermería / Didactic strategies in the teaching-learning process of Nursing management
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;27(2):e1980016, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de gestão em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura na base de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, utilizando-se os seguintes descritores e palavras-chave: ensino, enfermagem, gestão, administração, gerenciamento, educação em enfermagem, organização e administração, educação a distância e gestão em saúde. A amostra foi composta por 23 publicações. Resultados: as estratégias didáticas utilizadas no ensino de gestão em enfermagem estão relacionadas, principalmente, ao método de trabalho independente e método de trabalho em grupo. Destacaram-se as estratégias que possibilitam a articulação entre teoria e prática, tais como: planejamento estratégico situacional, metodologia da problematização com o método do Arco de Maguerez, seminários, oficinas e exposições dialogadas interativas. Conclusão: o ensino de gestão em enfermagem está acompanhando as mudanças pedagógicas da educação superior na área da saúde.

RESUMEN Objetivo: analizar las estrategias didácticas utilizadas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la gestión en enfermería. Método: revisión integradora de la literatura en la base de datos Literatura Latino-Americano y del Caribe en Ciencias de la Salud y Scientific Electronic Library Online utilizándose los siguientes descriptores y palabras clave: enseñanza, enfermería, gestión, administración, gerenciamiento, educación en enfermería, organización y administración, educación a distancia y gestión en salud. La muestra incluyó 23 publicaciones. Resultados: las estrategias didácticas usadas en la enseñanza de gestión en enfermería están relacionadas, principalmente, con el método de trabajo independiente y, también, en grupo. Se destacaron las estrategias que hacen posible la articulação entre teoria y práctica, tales como: planeamiento estratégico situacional, metodología de la problematización con el método del Arco de Maguerez, seminarios, talleres y exposições dialogadas e interactivas. Conclusión: la enseñanza de la gestión en enfermería está acompañando los cambios pedagógicos de la educación superior, en el área de la salud.

ABSTRACT Objective: to analyz the didactic strategies used in the teaching and learning process of nursing management. Method: an integrative review of the literature available in the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences and the Scientific Electronic Library Online databases using the following descriptors and keywords in Portuguese: teaching, nursing, management, administration, management, nursing education, organization and administration, distance education and health management. The sample consisted of 23 publications. Results: the didactic strategies used for teaching nursing management are especially related to the independent working method and team work method. Strategies that make the articulation between theory and practice possible are highlighted such as: situational strategic planning, the problematization methodology using Maguerez' Arch, seminars, workshops, and dialogued and interactive lectures/classes. Conclusion: teaching nursing management is following the pedagogical changes of higher education in the health area.
Descritores: Organização e Administração
Prática do Docente de Enfermagem
Pesquisa em Administração de Enfermagem
Educação Superior
Docentes de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1284119
Autor: Velázquez-Aznar, Anahy; Corrales-Fernández, Norma; Ruiz-Reyes, Adyeren; Pedroso-Valdés, Osmaida; Peña-Figueredo, María de los Ángeles.
Título: Experiencia cubana en planificación de los recursos humanos de enfermería en la epidemia por COVID-19 / Cuban experience in human resources planning for epidemic nursing COVID-19
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;29(1):45-48, Ene-Mar 2021.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la pandemia por el virus SARS-CoV-2 ha provocado numerosas víctimas en el plano mundial. A partir de los primeros casos diagnosticados en Cuba, la máxima Dirección del Estado y el Ministerio de Salud Pública dispusieron el reordenamiento de los servicios del Sistema Nacional de Salud para garantizar la atención a los pacientes confirmados con la enfermedad y los programas priorizados con el aseguramiento de los recursos humanos de enfermería, además del desarrollo de acciones para garantizar la continuidad y calidad de las prestaciones proporcionadas. Desarrollo: se organizaron grupos de pesquisa diaria del 100% de la población en las viviendas para identificar a pacientes sintomáticos y se crearon centros para la vigilancia de acuerdo con la clasificación del paciente, ya fuera con- tacto, sospechoso o confirmado. En estos centros, el personal de enfermería mantiene una vigilancia para la detección oportuna de síntomas o agravamiento del estado de salud y efectúa el control de las pruebas diagnósticas por PCR evolutiva y el cumplimiento de los tratamientos médicos hasta su alta. En los hospitales se atienden los casos confirmados y sospechosos de alto riesgo de COVID-19. En estas instituciones se estableció un sistema de trabajo-vigilancia-descanso con el objetivo de garantizar la atención con el personal estrictamente necesario. Conclusiones: este trabajo permite compartir las experiencias vivenciales en la planificación del recurso humano de enfermería en cada una de las etapas y destaca la colaboración médica como muestra de solidaridad y humanismo que caracteriza a la sociedad. Los resultados obtenidos permitirán establecer líneas de trabajo con una clara visión de este fenómeno, con utilización óptima de los recursos materiales y humanos, además de contribuir a la preparación de los profesionales para el intercambio y la experiencia con otros países.

Introduction: The pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has hit numbers of victims worldwide, from the first cases diagnosed in Cuba, the highest state administration and the Ministry of Public Health provides the reorganization of the services of the National System of Health, guaranteeing care for patients confirmed with the disease and prioritized programs with the assurance of nursing human resources and the development of actions to guarantee the continuity and quality of the services provided for what the purpose is outlined. Development: Daily investigation groups of 100% of the population were organized in the homes to detect symptomatic patients, surveillance centers were created according to the classification of the patient as contact, suspect and confirmed, in these centers the nurse maintains a surveillance for the timely detection of symptoms or worsening of their health, controls the performance of the evolutionary PCR and compliance with medical treatments until discharge. In hospitals, confirmed and suspected high-risk cases of COVID-19 are treated. In these institutions, a work-surveillance-rest system was established in order to guarantee care with the strictly necessary personnel. Conclusions: In this article we share the experiential experiences in the planning of the nursing human resource in each of the stages and medical collaboration stands out as a sign of solidarity and humanism that characterizes our society. The results obtained will allow establishing lines of work with a clear vision of this phenomenon with optimal use of material and human resources, as well as contributing to the preparation of professionals with a view to exchange and experience with other countries.
Descritores: Alocação de Recursos para a Atenção à Saúde
Infecções por Coronavirus
Recursos Humanos
Recursos Humanos de Enfermagem
-Organização e Administração
Enfermagem
Sistemas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


  10 / 2098 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
Wagner, Adriana
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Id: biblio-1143545
Autor: Schmidt, Beatriz; Silva, Isabela Machado da; Pieta, Maria Adélia Minghelli; Crepaldi, Maria Aparecida; Wagner, Adriana.
Título: Terapia on-line com casais e famílias: prática e formação na pandemia de covid-19 / Online therapy with couples and families: practice and training in the covid-19 pandemic / Terapia de parejas y familias on line: práctica y formación en la pandemia de covid-19
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e243001, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A pandemia de Covid-19 potencializou o já emergente processo de intensificação das conexões virtuais. Para terapeutas de casal e família, essa grave crise de saúde pública acarretou mudanças na forma de atender clientes e interagir com colegas, exigindo a rápida transição da modalidade presencial para a modalidade remota, em muitos casos. O presente estudo sistematizou conhecimentos sobre terapia on-line com casais e famílias, trazendo considerações para a prática e a formação profissional diante da pandemia. Por meio de revisão narrativa da literatura, foram sumarizados resultados de estudos empíricos, bem como recomendações sobre aspectos técnicos, éticos e formativos. Destacaram-se, em particular, potencialidades e desafios para a utilização de tecnologias da informação e da comunicação na prática clínica com casais e famílias, incluindo indicações e contraindicações, recursos mais apropriados e seguros, relação terapêutica on-line, capacitação e supervisão. Entende-se que a Covid-19 representa uma oportunidade para revisão e reflexão da prática clínica e da formação profissional de terapeutas de casal e família no Brasil, país em que as intervenções on-line permaneciam relativamente pouco exploradas até a pandemia.

Abstract The Covid-19 pandemic has boosted the already emerging process of virtual connections. For couple and family therapists, this major public health crisis has led to changes in the way of treating clients and interacting with colleagues, requiring rapid transition from face-to-face to remote mode, in many cases. This study systematized knowledge about online therapy with couples and families, bringing considerations for practice and professional training in the face of the pandemic. By conducting a narrative literature review, we summarized results from empirical studies, as well as recommendations on technical, ethical, and formative aspects. Specifically, we highlighted both the potential and the challenges of using information and communication technologies in clinical practice with couples and families, including indications and contraindications, more appropriate and safer resources, online therapeutic relationship, training, and supervision. Covid-19 represents an opportunity for reviewing and analyzing the clinical practice and professional training of couples and family therapists in Brazil, a country in which online interventions remained relatively little explored until the pandemic.

Resumen La pandemia de Covid-19 potenció el proceso ya emergente de conexiones virtuales. Para terapeutas de parejas y familias, esa grave emergencia de salud pública acarreó cambios en la forma de atender a clientes e interactuar con colegas, exigiendo la rápida transición de la modalidad presencial para la modalidad remota, en muchos casos. El presente estudio sistematizó conocimientos sobre terapia de parejas y familias on line, trayendo consideraciones para la práctica y la formación profesional en la pandemia. Por medio de revisión narrativa de la literatura, fueron obtenidos resultados de estudios empíricos, así como recomendaciones sobre aspectos técnicos, éticos y formativos. Se destacaron, en particular, potencialidades y desafíos para usar tecnologías de la información y de la comunicación en la práctica clínica con parejas y familias, incluyendo indicaciones y contraindicaciones, recursos más apropiados y seguros, relación terapéutica on line, capacitación y supervisión. Se entiende que el Covid-19 representa una oportunidad para la revisión y reflexión de la práctica clínica y de la formación profesional de terapeutas de parejas y familias en Brasil, donde las intervenciones on line permanecían relativamente poco exploradas hasta la pandemia.
Descritores: Família
Infecções por Coronavirus
Terapia de Casal
Capacitação Profissional
Tecnologia da Informação
Pandemias
Intervenção Baseada em Internet
-Organização e Administração
Terapêutica
Comunicação
Conhecimento
Tutoria
Recursos em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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