Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1129425
Autor: Pereira, Cicero Inacio Davi.
Título: Um olhar sobre as ações de educação permanente nos planos municipais de saúde de uma região de saúde do estado de Pernambuco / A look at permanent education actions in municipal health plans in a health region in the state of Pernambuco.
Fonte: Garanhuns; s.n; 2020. 33 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma integração de saberes centrados em respostas efetivas e eficazes para problemáticas identificadas em determinado território e pode ser orientadora das iniciativas de desenvolvimento dos profissionais e de estratégias de transformação das práticas de saúde. As ações precisam estar elencadas nos instrumentos de planejamento em gestão e o principal deles é o Plano Municipal de Saúde (PMS) que demonstra a direção a ser seguida pela gestão Municipal. Este estudo teve como objetivo analisar o planejamento das ações de EPS em Munícipios da V Região de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, através de análise documental dos PMS dos municípios que compõe a V Região de Saúde do estado de Pernambuco referente ao quadriênio 2018-2021. A partir da pesquisa foi possível verificar o planejamento das ações de EPS e sua definição nos PMS, grande parte dos municípios analisados não apresentam tais dados ou os apresentam de forma incompleta, o que indica a necessidade de inserir as ações de EPS nos PMS em prol do fortalecimento das mudanças no processo de trabalho realizado pelos profissionais de saúde. (AU)

Permanent Education in Health (EPS) is an integration of knowledge centered on effective and efficient responses to problems identified in a given territory and can guide the development initiatives of professionals and strategies for transforming health practices. The actions need to be listed in the management planning instruments and the main one is the Municipal Health Plan (PMS) which shows the direction to be followed by the Municipal management. This study aimed to analyze the planning of EPS actions in Municipalities in the V Region of Health. This is a descriptive study with a qualitative approach, through documentary analysis of the PMS of the municipalities that make up the V Region of Health in the state of Pernambuco, for the 2018- 2021 quadrennium. From the research it was possible to verify the planning of EPS actions and their definition in the PMS, most of the municipalities analyzed do not present such data or present them in an incomplete way, which indicates the need to insert EPS actions in the PMS in favor strengthening changes in the work process carried out by health professionals. (AU)
Descritores: Educação Continuada
Planejamento em Saúde
-Organização e Administração
Pessoal de Saúde
Administração Municipal
Gestão em Saúde
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 37:614 (813.4), P436o


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Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Meier, Marineli Joaquim
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Id: biblio-958784
Autor: Caveião, Cristiano; Peres, Aida Maris; Zagonel, Ivete Palmira Sanson; Amestoy, Simone Coelho; Meier, Marineli Joaquim.
Título: Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses / Tendencias y estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas en el desarrollo del liderazgo del enfermero / Tendências e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no desenvolvimento da liderança do enfermeiro
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.4):1531-1539, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To identify the tendencies and teaching-learning strategies used for leadership development in the discipline Nursing Administration in higher education institutions in Brazil. Method: Non-experimental, type survey, descriptive and exploratory, cross-sectional, with quantitative approach. Results: The dialogued lecture strategy was cited as used by 241 (91%) professors, followed by research, by 237 (89%), and discussion or group work, by 221 (83%). Strategies not used were: spiral learning, 166 (63%), and online programs, 151 (57%) professors. The strategy that presents higher tendency of use is that of online courses, 104 (39%). Conclusion: among the strategies mentioned, all are aligned with the directions given in the literature for nursing education, but these strategies and methodologies influence the formation of leader nurses differently.

RESUMEN Objetivo: identificar las tendencias y estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas para el desarrollo del liderazgo en la disciplina de Administración en Enfermería en instituciones de enseñanza superior en Brasil. Método: no experimental, del tipo survey, descriptivo y exploratorio, de corte transversal, con abordaje cuantitativo. Resultados: la estrategia de aula expositiva dialogada fue citada por 241 (91%) docentes, seguida de investigación, por 237 (89%), y de discusión o trabajo en grupo, por 221 (83%). Las estrategias mencionadas como no utilizadas fueron: aprendizaje en espiral, 166 (636%), y programas online, por 151 (57%) docentes. La que presenta mayor tendencia a la utilización es la de cursos online, 104 (39%). Conclusión: entre las estrategias citadas, todas están alineadas con las indicaciones de la literatura para la enseñanza de enfermería, pero se destaca el hecho de que las estrategias y metodologías influencian en la formación de enfermeros líderes.

RESUMO Objetivo: identificar as tendências e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para o desenvolvimento da liderança na disciplina de Administração em Enfermagem em instituições de ensino superior no Brasil. Método: não experimental, do tipo survey, descritivo e exploratório, de corte transversal, com abordagem quantitativa. Resultados: a estratégia de aula expositiva dialogada foi citada por 241 (91%) docentes, seguida de pesquisa, por 237 (89%), e de discussão ou trabalho em grupo, por 221 (83%). Estratégias referidas como não utilizadas foram: aprendizagem em espiral, 166 (636%), e programas on-line, por 151 (57%) docentes. A estratégia que apresenta maior tendência para utilização é a de cursos on-line, 104 (39%). Conclusão: entre as estratégias citadas, todas estão alinhadas com as indicações da literatura para o ensino de enfermagem, mas destaca-se o fato de as estratégias e metodologias influenciarem na formação de enfermeiros líderes.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal/métodos
Educação em Enfermagem/métodos
Docentes de Enfermagem/psicologia
Liderança
Aprendizagem
-Organização e Administração
Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Educação em Enfermagem/tendências
Docentes de Enfermagem/tendências
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-958791
Autor: Esteves, Larissa Sapucaia Ferreira; Cunha, Isabel Cristina Kowal Own; Bohomol, Elena; Negri, Elaine Cristina.
Título: Supervised internship in undergraduate education in nursing: integrative review / La etapa curricular supervisada en la graduación en enfermería: revisión integrativa / O estágio curricular supervisionado na graduação em enfermagem: revisão integrativa
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.4):1740-1750, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to analyze the evidence available in the literature on the contributions of the Supervised Internship in nursing training in Brazil and the teaching-learning methods employed. Method: integrative review of the literature, with search of articles published between 2002 and 2016, in PubMed, LILACS, SciELO and Eric databases. Results: Of the 4,699 articles consulted, 14 met the inclusion criteria. The analysis of these studies revealed three thematic categories: the understanding about the role of Supervised Internship; the teaching-learning processes employed; and their contributions to the training of nurses. Final considerations: this is a fundamental element in the academic training, since, depending on the didactic-pedagogical organization, it makes possible the (re) signification of the acquired knowledge throughout the course and realizes the professional competences. The teaching-learning methods are structured by the critical pedagogy, being the active methodologies the main choices of the authors.

RESUMEN Objetivo: analizar las evidencias disponibles en la literatura sobre las contribuciones de la Etapa Curricular Supervisionado en la formación en Enfermería en Brasil, y los métodos de enseñanza-aprendizaje empleados. Método: la revisión integrativa de la literatura, con búsqueda de artículos publicados entre los años 2002 a 2016, en las bases de datos PubMed, LILACS, SciELO y Eric. Resultados: De los 4.699 artículos consultados, 14 atendieron a los criterios de inclusión. El análisis de estos estudios reveló tres categorías temáticas: la comprensión acerca del papel de la Etapa Curricular Supervisada; los procesos de enseñanza-aprendizaje empleados; y sus contribuciones a la formación del enfermero. Consideraciones finales: es un elemento fundamental en la formación académica, pues, dependiendo de la organización didáctica pedagógica, posibilita la resignificación de los conocimientos adquiridos a lo largo del curso y concreta las competencias profesionales. Los métodos de enseñanza-aprendizaje están estructurados por la pedagogía crítica, siendo las metodologías activas las principales opciones de los autores.

RESUMO Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação em enfermagem no Brasil e os métodos de ensino-aprendizagem empregados. Método: revisão integrativa da literatura, com busca de artigos publicados entre os anos de 2002 a 2016, nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e Eric. Resultados: Dos 4.699 artigos consultados, 14 atenderam aos critérios de inclusão. A análise desses estudos revelou três categorias temáticas: a compreensão acerca do papel do Estágio Curricular Supervisionado; os processos de ensino-aprendizagem empregados; e suas contribuições para a formação do enfermeiro. Considerações finais: é um elemento fundamental na formação acadêmica, pois, dependendo da organização didático-pedagógica, possibilita a ressignificação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e concretiza as competências profissionais. Os métodos de ensino-aprendizagem estão estruturados pela pedagogia crítica, sendo as metodologias ativas as principais escolhas dos autores.
Descritores: Organização e Administração
Ensino/normas
Bacharelado em Enfermagem/métodos
Internato e Residência/métodos
-Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Mishima, Silvana Martins
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Id: lil-519846
Autor: Kawata, Lauren Suemi; Mishima, Silvana Martins; Chirelli, Mara Quaglio; Pereira, Maria José Bistafa.
Título: O trabalho cotidiano da enfermeira na saúde da família: utilização de ferramentas da gestão / Nursing daily work in family health: using management tools / El trabajo diario de la enfermera en la salud familiar: la utilización de instrumentos de gestión
Fonte: Texto & contexto enferm;18(2):313-320, abr.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo descritivo, qualitativo, que objetivou identificar e analisar os atributos mobilizados pela enfermeira no trabalho cotidiano na Saúde da Família voltados ao planejamento, a coordenação e a supervisão, visando uma aproximação aos desempenhos na construção da competência gerencial. O cenário constituiu-se em quatro Unidades de Saúde da Família de Ribeirão Preto-SP. Os sujeitos foram quatro enfermeiras com mais de um ano de trabalho. A coleta de dados foi realizada de junho a julho de 2006, através da observação participante, totalizando 160 horas. Optamos pela análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática. Observamos que a supervisão realizada é caracterizada pelos aspectos de controle e educação; o planejamento apresenta-se como impulsionador de práticas voltado para articulação dos processos de trabalho juntamente com o exercício da coordenação. Concluímos que as enfermeiras mobilizam o saber aprender e o saber conviver.

The purpose of this qualitative, descriptive study was to identify and analyze the attributes mobilized by nurses when developing their day-to-day Family Health work regarding planning, coordination, and supervision, seeking an approximation with performances in constructing managerial competence. The setting consisted of four Family Health Units in the city of Ribeirão Preto, SP, Brazil. The subjects were four nurses who had worked for at least one year with the Family Health Program. Data was collected from June to July of 2006 through participant 160 hours of observation. Data analysis was performed through content analysis, using the thematic analysis technique. It was observed that supervision is characterized by aspects of control and education and that planning boosts practices aimed at articulating work processes while exercising coordination. We conclude that nurses mobilize knowing how to learn and knowing how to live together.

Estudio descriptivo, cualitativo, cuyos objetivos fueron identificar y analizar los atributos utilizados por la enfermera al realizar su trabajo diario en la Salud Familiar, los cuales se basaron en la planificación, coordinación y supervisión, con la finalidad de aproximar el desempeño y así construir la competencia gerencial. El estudio fue realizado en cuatro Unidades de Salud Familiar en Ribeirão Preto, SP, Brasil. Los sujetos fueron: cuatro enfermeras con más de un año de trabajo en Salud Familiar. La recolección de los datos fue hecha de junio a julio de 2006 por medio de observación participativa, totalizando 160 horas. Se empleó el análisis de contenido, utilizando la técnica de análisis temático. Observamos que la supervisión se caracteriza por aspectos como control y educación, la planificación incentiva las prácticas basadas en la articulación de los procesos de trabajo, los cuales son realizados conjuntamente con la coordinación. Concluimos que las enfermeras utilizan el saber aprender y el saber convivir.
Descritores: Organização e Administração
Competência Profissional
Saúde da Família
Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-519842
Autor: Castilho, Nadia Cecilia; Ribeiro, Pamela Cristine; Chirelli, Mara Quaglio.
Título: A implementação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de saúde hospitalar do Brasil / The implementation of nursing assistance systematization in Brazilian hospital health care services / La implementación de la sistematización de la asistencia de enfermería en el servicio de salud hospitalaria de Brasil
Fonte: Texto & contexto enferm;18(2):280-289, abr.-jun. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetivou analisar como tem ocorrido a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no serviço de saúde hospitalar do Brasil no período de 1986 a 2005. Utilizou-se como fonte de busca as bases de consulta LILACS, BDENF e SciELO. Foram incluídos 30 artigos (15 relatos de experiência, 14 pesquisas de campo e uma reflexão teórica), tendo como critério a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil, na área hospitalar. Realizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática. Na análise dos artigos se percebe que a finalidade de implantar a sistematização é organizar o cuidado a partir da adoção de um método sistemático, proporcionando ao enfermeiro a (re)definição da sua ação. Dependendo da escolha do referencial teórico de gestão e das estratégias utilizadas, isso se reflete sobre as condições de trabalho e o modo de agir, havendo interferência no processo de implantação.

This is a bibliographical study aimed at analyzing the implantation of Nursing Assistance Systematization in Brazilian hospital health care services from 1986 to 2005. The LILACS, BDENF, and SciELO databases were used as information sources. Thirty articles were included (15 records of experience, 14 field investigations, and one theoretical reflection), having as a criteria the implementation of Nursing Assistance Systematization in Brazil, in the hospital area. The content analysis revealed thematic modality. Through article analysis it is noted that the aim of systematization implantation is to organize care by means of adopting of a systematic method, thus providing the nurse (re)definition of his/her action. The administrative theoretical reference choice and strategies usedare reflected in working conditions and on the manner of acting, with interference in the implantation process.

Se trata de una investigación bibliográfica cuyo objetivo fue analizar cómo ocurre la implementación de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería en el servicio de salud hospitalaria de Brasil desde 1986 hasta 2005. Utilizó como fuentes de búsqueda las bases de consulta: LILACS, BDENF y SciELO. Se incluyeron 30 artículos (15 relatos de experiencia, 14 investigaciones de campo y una reflexión teórica), considerando la implementación de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería en Brasil, en el campo hospitalario. Se hizo el análisis de contenido, modalidad temática. Según el análisis de los artículos se notó que la finalidad de implantar la sistematización es organizar la atención mediante la adopción de un método sistemático que proporcione al enfermero la (re)definición de su acción. Según la elección del referencial teórico de gestión y de las estrategias utilizadas, habrá una influencia en las condiciones de trabajo y modo de actuar, interfiriendo en el proceso de implantación.
Descritores: Organização e Administração
Enfermagem
Assistência Hospitalar
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Maria Alice Dias da Silva
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Id: lil-519840
Autor: Garlet, Estela Regina; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Santos, José Luís Guedes dos; Marques, Giselda Quintana.
Título: Organização do trabalho de uma equipe de saúde no atendimento ao usuário em situações de urgência e emergência / Work organization of a health team in attending the user in urgency and emergency situations / La organización del trabajo de un equipo de salud en la atención al usuario en situaciones de urgencia y emergencia
Fonte: Texto & contexto enferm;18(2):266-272, abr.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a organização do trabalho da equipe de saúde de uma unidade hospitalar de atendimento a usuários em situações de urgência e emergência do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevista semi-estruturada com profissionais da equipe de saúde entre junho e setembro de 2007. A análise dos dados seguiu diretrizes do método qualitativo: ordenação, classificação em estruturas de relevância, síntese, interpretação. Constatou-se que o trabalho da equipe divide-se entre atendimento aos casos com potencial risco à vida, assistência aos pacientes na sala de observação e atenção aos usuários com demandas não urgentes. Assim, os profissionais sobrecarregam-se e os pacientes nem sempre têm suas necessidades atendidas adequadamente. O estudo oferece subsídios para reorganização dos processos de trabalho visando à qualidade e resolutividade do atendimento às urgências.

The objective of this paper is to analyze the organization of a health team while rendering services in urgency and emergency situations in a hospital unit in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It was a qualitative case study. The data was collected through observation and semi-structured interviews with health professionals between June and September of 2007. The data analysis followed a qualitative approach: ordering, classification by relevance, synthesis, and interpretation. Teamwork is divided into death-risk cases, assistance to patients under observation, and attention to users with non-emergency cases. Thus, professionals are overloaded and patients quite often are not rendered the right service. The study offers support for reorganizing work processes, aiming to improve the quality and effectiveness of emergency service.

Este trabajo tuvo como objetivo analizar la organización del trabajo de un equipo de salud de una unidad de urgencia y emergencia ubicada en Rio Grande do Sul (Brasil). Se trata de un estudio cualitativo de tipo estudio de caso. La recolección de los datos se hizo por medio de observación y entrevista semiestructurada con profesionales del equipo entre junio y septiembre del 2007. Se realizó un análisis de los datos según las directrices del método cualitativo: ordenación, clasificación por relevancia, síntesis e interpretación. El trabajo del equipo se divide entre la atención a los casos que presentan riesgo de vida, la asistencia a los pacientes en observación y la atención a los usuarios con demandas no urgentes. Así, los profesionales se ven sobrecargados y los pacientes no son atendidos adecuadamente. El estudio ofrece aportes para la reordenación de los procesos de trabajo, tratando de alcanzar la resolutividad de la atención a las urgencias.
Descritores: Organização e Administração
Equipe de Assistência ao Paciente
Emergências
Serviços Médicos de Emergência
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  7 / 1997 LILACS  
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Id: biblio-1129492
Autor: Rodrigues, Ana Vanessa Deffaccio; Scochi, Maria José; Mathias, Thais Aidar de Freitas.
Título: Estruturação dos conselhos municipais de saúde do estado do Paraná nos anos 2007-2008 / Municipal health councils of the state of Paraná in the years 2007-2008 / Estructuración de los consejos municipales de salud del estado de Paraná en los años 2007-2008
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(2), 07-03-2013.
Idioma: pt.
Resumo: Os conselhos de saúde são de grande importância na gestão da saúde municipal. O objetivo deste trabalho é conhecer a estrutura e parte da dinâmica de funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) do Estado do Paraná nos anos 2007 e 2008. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo. Os dados utilizados foram os disponíveis no banco de dados do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde (CNCS). As variáveis exploradas foram a quantidade total de conselheiros, gestores, usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, a periodicidade das reuniões, os temas abordados nas reuniões e a capacitação dos conselheiros. O estudo propiciou conhecer a composição e a dinâmica de trabalho dos CMSs do Paraná e concluir que existem falhas nestas instâncias e que medidas devem ser adotadas com vista a corrigi-las.

Health councils have wide importance in the management of municipal health. The objective of this study was to identify the conformation and work dynamic of Municipal Health Councils (CMS) in Paraná during years 2007-2008. It is a descriptive and quantitative study. The data used were obtained from the database of the National Register of Health Councils (CNCS). The variables explored were the total number of directors, managers, users, workers and service providers, the frequency of meetings, the topics discussed at meetings and counselor training. The study made it possible to understand the composition and work dynamic at CMSs in Paraná State, and conclude there are shortcomings requiring measures in order to correct them.

Los consejos de salud son de gran importancia en la gestión de la salud municipal. El objetivo de este trabajo es conocer la estructura y parte de la dinámica de funcionamiento de los Consejos Municipales de Salud (CMS) del Estado de Paraná en los años 2007-2008. Se trata de un estudio cuantitativo y descriptivo. Los datos utilizados fueron los disponibles en la base de datos del Catastro Nacional de Consejos de Salud (CNCS). Las variables exploradas fueron la cantidad total de consejeros, gestores, usuarios, trabajadores y proveedores de servicios, la frecuencia de las reuniones, los temas tratados en las reuniones y formación de los consejeros. El estudio proporcionó conocer la composición y la dinámica de trabajo de los CMSs de Paraná y concluir que existen huecos en estas instancias y que medidas deben ser adoptadas, pretendiendo corregirlos.
Descritores: Conselhos de Saúde/organização & administração
-Organização e Administração/estatística & dados numéricos
Conselheiros/organização & administração
Gestão da Saúde da População
Categorias de Trabalhadores
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  8 / 1997 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1129725
Autor: Souza, Márcia Goulart de; Mandú, Edir Nei Teixeira.
Título: Percepções de enfermeiros sobre a estratégia saúde da família / Nurses' perceptions on family health strategy
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;9(4):643-650, 2010-07-02.
Idioma: pt.
Resumo: This is a study of nurses' perceptions of the Family Health Strategy seen as mediators of the workers actions towards achieving the aims and objectives of the job. This is a descriptive/qualitative survey carried out in Family Health Units in the city of Cuiabá, Mato Grosso, involving 11 nurses and using semi-structured interviews and thematic analysis of the data. Family Health is seen as a new model the main aim of which is the prevention of aggravation, by means of strategic action, working with families, territorialization and humanized relationships. Actions connected to central management and worker training are considered essential for its effectiveness. There is certain adhesion to the precepts of the Family Health program but there are also some important divergences and inconsistencies in its translation into the practical side, showing there is a need for permanent education of the workers.

O presente trabalho é um estudo das percepções de enfermeiros sobre a Estratégia Saúde da Família, compreendidas como mediadoras da ação direcionada a certos objetos e finalidades do trabalho local em saúde. A pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa e foi realizada em 2008-2009, em unidades de Saúde da Família de uma regional administrativa de Cuiabá, Mato Grosso, com onze enfermeiros, mediante entrevista semiestruturada e análise temática do material empírico. A Estratégia Saúde da Família é vista como um modelo cuja finalidade principal é a prevenção de agravos à saúde, mediante trabalho direcionado a famílias, ações estratégicas definidas nacionalmente, territorialização e relações humanizadas e com vínculo. São consideradas essenciais à sua efetivação: ações conexas da gestão municipal do setor e de preparo dos trabalhadores da equipe. Identificou-se certa adesão aos preceitos da Estratégia Saúde da Família, mas também vazios importantes e algumas inconsistências em sua tradução prática, evidenciando a necessidade de educação permanente.
Descritores: Estratégia Saúde da Família
-Organização e Administração
Prevenção de Doenças
Padrões de Prática em Enfermagem/organização & administração
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  9 / 1997 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
Meirelles, Betina Horner Schlindwein
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Id: biblio-904268
Autor: Santos, José Luís Guedes dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Cunha, Viviane Pecini da; Ross, Ratchneewan.
Título: Integração entre dados quantitativos e qualitativos em uma pesquisa de métodos mistos / Integración entre datos cuantitativos y cualitativos en una investigación de métodos mistos / Integrating quantitative and qualitative data in mixed methods research
Fonte: Texto & contexto enferm;26(3):e1590016, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever a experiência da integração entre dados quantitativos e qualitativos, por meio de uma pesquisa de métodos mistos. Método: trata-se de um relato de experiência da utilização dessa abordagem metodológica em um estudo de tese de doutorado em enfermagem sobre a governança da prática profissional de enfermagem no ambiente hospitalar. Resultados: o texto apresenta três tópicos principais: fundamentação teórica sobre as características e tipologias dos estudos de métodos mistos; procedimentos de coleta, análise e combinação dos dados; e benefícios e desafios da realização desse tipo de estudo. Conclusão: sustenta-se que a realização de uma pesquisa de métodos mistos permitiu a identificação de convergências e divergências entre os dados qualitativos e quantitativos, contribuindo para a produção de resultados que se complementam entre si.

RESUMEN Objetivo: describir la experiencia de la integración entre datos cuantitativos y cualitativos, a través de una investigación de métodos mixtos. Método: se trata de un relato de experiencia de la utilización de ese enfoque metodológico en un estudio de tesis de doctorado en enfermería sobre la gobernanza de la práctica profesional de enfermería en el ambiente hospitalario. Resultados: tres temas principales se delinean en este artículo: las bases, características y tipologías de la investigación de métodos mixtos; recopilación, análisis e integración de datos cuantitativos y cualitativos; y los beneficios y desafíos de la investigación de métodos mixtos. Conclusión: se apoya que la realización de una investigación de métodos mixtos permitió la identificación de convergencias y divergencias entre los datos cualitativos y cuantitativos, contribuyendo a la producción de resultados que se complementan entre sí.

ABSTRACT Objective: to describe our experience integrating quantitative and qualitative data in a mixed methods study. Methods: we described our experience through real-life examples based on a nursing doctoral thesis on professional practice governance within a hospital environment. Results: three main topics are delineated in this article: the foundation, characteristics, and typologies of mixed methods research; quantitative and qualitative data collection, analysis, and integration; and the benefits and challenges of mixed methods research. Conclusion: it is supported that a mixed method research allowed for the identification of the convergence and divergence between the qualitative and the quantitative data, contributing for the production of results that complement each other.
Descritores: Organização e Administração
Ambiente de Trabalho
Pesquisa em Administração de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Metodologia
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  10 / 1997 LILACS  
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Id: biblio-1129495
Autor: Lima, Aline Pinto; Corrêa, Áurea Christina de Paula.
Título: A produção de dados e informações para o SISPRENATAL no nível central de gestão / The production of data and information for the prenatal information system (sisprenatal) at the central management level / La producción de datos e informaciones para el sisprenatal al nivel central de la gestión
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(2), 07-03-2013.
Idioma: pt.
Resumo: Com o objetivo de analisar o processo de produção de dados e informações para o SISPRENATAL, no nível central de gestão de Cuiabá - MT, foi realizado um estudo de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde do município. Participaram como sujeitos, o profissional responsável pela alimentação do sistema informatizado do SISPRENATAL e gestores do nível básico de atenção. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados, utilizando a técnica de análise de conteúdo do tipo temática, evidenciou a existência de aspectos peculiares e entraves para a produção de informações fidedignas sobre a realidade da assistência prestada a gestantes e puérperas no trabalho relativo à produção de dados e informações para o SISPRENATAL, no nível municipal de gestão em Cuiabá. Os resultados encontrados apontaram a necessidade de capacitar os gestores e de adequar a estrutura tecnológica para o sistema informatizado do SISPRENATAL, de articular o trabalho das diferentes categorias profissionais e de fazer a supervisão como suporte local ao trabalho de produção de dados.

Aiming to analyze the process of production of data and information for the Prenatal Information System (SISPRENATAL) at the central management level of Cuiaba-MT a descriptive exploratory study, with a qualitative approach was carried out, at the Coordination of the Primary Health Care of the city. The subjects of the study were: a professional responsible for the computerized system of the SISPRENATAL and managers from the Primary Health Care Unit. Data was collected through semi-structured interviews carried out with the subjects. Analysis of the data, using the technique of thematic content analysis, showed the existence of peculiar aspects and obstacles on the production of reliable information concerning the factual assistance rendered to pregnant and puerperae women on the work regarding the production of data and information for the SISPRENATAL management at the municipal level in Cuiabá. The results pointed to the need of training for managers as well as to better adequate the technological structure for SISPRENATAL computerized system, coordination between the works of different professional groups and supervise the data production as a form of local support.

Con el objetivo de analizar el proceso de producción de datos e información para el SISPRENATAL al nivel central de la gestión de Cuiabá-MT fue realizado un estudio de carácter descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo, en la Coordinación de la Atención Básica a la Salud de la ciudad. Participaron como sujetos el profesional responsable por la alimentación del sistema informatizado del SISPRENATAL y gestores del nivel básico de atención. Para la recogida de datos fueron realizadas entrevistas semiestruturadas con los sujetos. El análisis de los datos, utilizando la técnica de análisis de contenido del tipo temático, evidenció la existencia de aspectos peculiares y obstáculos para la producción de informaciones confiables sobre la realidad de la asistencia prestada a las gestantes y puérperas en el trabajo relativo a la producción de datos e información para el SISPRENATAL al nivel municipal de gestión en Cuiabá. Los resultados encontrados apuntaron la necesidad de capacitar a los gestores y de adecuar la estructura tecnológica para el sistema informatizado del SISPRENATAL, así como articular el trabajo de las diferentes categorías profesionales y de hacer la supervisión como soporte local al trabajo de producción de datos.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Gestão da Informação em Saúde
Análise de Dados
-Organização e Administração/estatística & dados numéricos
Cuidado Pré-Natal
Sistemas de Informação/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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