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Id: biblio-1056895 LILACS-Express
Autor: Garrido, Juan Carlos; Matamala, Daniela; Cartes-Velásquez, Ricardo; Campos, Valeria.
Título: Improving Dental Service Utilization Rate Using a Proactive Telephone-Based Scheduling Strategy in Primary Healthcare
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e5043, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To determine the effect of a proactive telephone-based scheduling strategy to improve dental service utilization rate in primary healthcare. Material and Methods: A retrospective study was carried out based on the dental appointments' records of a primary healthcare center before-strategy and after-strategy periods. The variables studied for both periods were the number of dental appointments requested, dental appointments undergone, no-shows, and available quotas. Data collection was performed by two researchers between May and June 2018. Descriptive statistics were used to calculate the absolute and relative frequencies. Results: A total of 10,193 records of dental appointments were registered within the two periods. After-strategy period, dental appointments undergone increased by 16,7%, no-shows decreased by 3%, and available quotas decreased by 21.3%. Conclusion: A proactive telephone-based scheduling strategy increased the dental service utilization rate in primary healthcare.
Descritores: Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde
Odontologia em Saúde Pública
Serviços de Saúde Bucal
-Chile
Estudos Retrospectivos
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Mengue, Sotero Serrate
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Id: biblio-1089536
Autor: Katz, Natan; Roman, Rudi; Rados, Dimitris Varvaki; Oliveira, Elise Botteselle de; Schmitz, Carlos André Aita; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Mengue, Sotero Serrate; Umpierre, Roberto Nunes.
Título: Acesso e regulação ao cuidado especializado no Rio Grande do Sul: a estratégia RegulaSUS do TelessaúdeRS-UFRGS / Access and regulation of specialized care in Rio Grande do Sul: the RegulaSUS strategy of TelessaúdeRS-UFRGS
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1389-1400, abr. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Na Atenção Primária à Saúde (APS) acesso e integralidade são fortemente influenciados pela coordenação do cuidado, que por sua vez recebe impacto positivo da articulação de ações de telessaúde para a telerregulação da assistência. Criamos uma metodologia de telerregulação (Projeto RegulaSUS) baseada em protocolos específicos firmemente alicerçados em evidências. A partir de dados do sistema de regulação e do TelessaúdeRS exploramos os efeitos do RegulaSUS na APS e no acesso ao cuidado especializado. A metodologia foi capaz de criar protocolos abrangentes, com expressiva redução média da fila de consultas especializadas de 30% em 360 dias. Reduziu o tempo de espera na marcação de consultas em especialidades clínicas (mediana de 66 dias), mas não em cirúrgicas. Tempos de espera nos casos mantidos em fila variaram de forma inversa, aumentado em especialidades clínicas e diminuindo em cirúrgicas. O uso de teleconsultorias espontâneas aumentou com a exposição dos profissionais ao RegulaSUS. A intervenção tem potencial na integração de sistemas de saúde, principalmente em países de baixa e média renda, e faz com que a telessaúde atue como metasserviço, construindo redes eficientes, qualificadas e equânimes.

Abstract In Primary Health Care (PHC), access, and integrality are strongly influenced by the coordination of care, which in turn receives a positive impact from the articulation of telehealth actions for teleregulation of care. We created a teleregulation method (RegulaSUS Project) based on specific protocols firmly grounded in scientific evidence. From data of the regulatory system and TelessaúdeRS, we explored the effects of RegulaSUS on PHC and access to specialized care. This method set comprehensive protocols, with a significant mean reduction of 30% in the specialized visits queue over 360 days. It reduced waiting time for medical clinical visits (median of 66 days) but not for surgical appointments. Waiting times for queued cases varied inversely, increasing for clinical and declining for surgical specialties. The use of teleconsultations unrelated to regulation increased with the exposure of professionals to RegulaSUS. The intervention evidence potentiality in the integration of health systems, mainly among low- and middle-income countries, and makes telehealth act as a meta-service, building efficient, qualified, and equitable networks.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Telemedicina/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
-Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Encaminhamento e Consulta/organização & administração
Encaminhamento e Consulta/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Brasil
Listas de Espera
Telemedicina/estatística & dados numéricos
Fortalecimento Institucional
Análise de Dados
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Mendes, Regina Ferraz
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Id: biblio-1056889 LILACS-Express
Autor: Silva, Aryvelto Miranda; Nogueira, Básia Rabelo; Leal, Thalles Anthony Chaves; Prado Júnior, Raimundo Rosendo; Mendes, Regina Ferraz.
Título: Physiological and Behavioral Manifestations of Children and Teenagers with Down Syndrome During the Dental Appointment: A Comparative Cross-Sectional Study
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e4658, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To measure the heart rate (HR) and the behavior of children and teenagers with Down Syndrome (DS) during the dental appointment. Material and Methods: Two groups (n = 52), of both genders, aged 2-14 years, matched by age group were formed: study group (SG) - individuals with DS and control group (CG) - normotypical school children. The participants were submitted to clinical examination and prophylaxis. An oximeter was used to measure the HR at five moments of the dental consultation: before entering the practice room (T0), when sitting in the dental chair (T1), during the clinical examination (T2), during prophylaxis (T3) and immediately after prophylaxis (T4). Behavior, classified according to the Frankl Scale, was observed at T3. Mann Whitney, Kruskal-Wallis, Dunn and Pearson's Chi-square tests were used to analyze and compare variables (significance level at 5%). Results: In SG, a significant difference in HR was observed according to the moment of dental appointment (p<0.001 SG; 0.3385 CG). The highest HR value in SG was observed at T3 (median 110.00; IIQ 96.00-124.00), the only moment significantly different (p<0.001) from HR values for CG. A difference in behavior between groups (p<0.001) was also observed. Conclusion: HR of individuals with DS varied throughout the dental appointment, and they also had a higher prevalence of uncooperative behavior.
Descritores: Sintomas Comportamentais/psicologia
Estudos Transversais/métodos
Síndrome de Down
Consultórios Odontológicos
Frequência Cardíaca
Monitorização Fisiológica
-Agendamento de Consultas
Encaminhamento e Consulta
Brasil/epidemiologia
Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-977645
Autor: Almeida, Patrícia Aline de; Mazzaia, Maria Cristina.
Título: Nursing Appointment in Mental Health: experience of nurses of the network / Consulta de Enfermería en la Salud Mental: vivencia de enfermeros de la red / Consulta de Enfermagem em Saúde Mental: vivência de enfermeiros da rede
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.5):2154-2160, 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To know the experience of nurses of the Psychosocial Care Networks on the development of Nursing Appointment in Mental Health. Method: Qualitative study, with interview of 20 nurses, through the analysis of the statements in the search of the meaning core. Results: was unveiled as meaning core: lack of preparation for Mental Health Care, Non-identification of the work of the nurse in Mental Health; and Performance of Nursing Appointment as bureaucratic fulfillment. Final considerations: Nurses understand Nursing Appointment as an individualized and bureaucratic activity, to consider professional regulations, and not as a work process in the multiprofessional work, thus, the Projeto Terapêutico Singular (freely translated as Unique Therapeutic Project) is not cited as a possibility of work process. It was identified necessary space for discussion of actuation and updates of the nurse in Mental Health Care in the health services studied, with emphasis on their performance in a multiprofessional team in consonance with the Mental Health Policy.

RESUMEN Objetivo: conocer la vivencia de enfermeros de la Red de Atención Psicosocial sobre el desarrollo de la Consulta de Enfermería en la Salud Mental. Método: estudio cualitativo, con entrevista de 20 enfermeros, por medio del análisis de las palabras en la búsqueda de los núcleos de significado. Resultados: se desveló como núcleos de significado la falta de preparación para la asistencia en la salud mental, la no identificación del trabajo del enfermero en salud mental y realización de la Consulta de Enfermería como cumplimiento burocrático. Consideraciones finales: Los enfermeros comprenden la Consulta de Enfermería como actividad individualizada y burocrática a considerar normativas profesionales, y no como proceso de trabajo en la actuación multiprofesional, así, el Proyecto Terapéutico Singular no es citado como posibilidad de un proceso de trabajo. Se identificó necesario espacio para una discusión de la actuación y actualizaciones de los enfermeros en la atención en la Salud Mental en los servicios de salud estudiados, con énfasis en la actuación de éstos en el equipo multiprofesional en consonancia a la Política de Salud Mental.

RESUMO Objetivo: Conhecer a vivência de enfermeiros da Rede de Atenção Psicossocial sobre o desenvolvimento da Consulta de Enfermagem em Saúde Mental. Método: Estudo qualitativo, com entrevista de 20 enfermeiros, por meio da análise das falas na busca dos núcleos de significado. Resultados: Desvelou-se como núcleos de significado: o despreparo para a assistência em Saúde Mental, a não identificação do trabalho do enfermeiro em Saúde Mental; e realização da Consulta de Enfermagem como cumprimento burocrático. Considerações finais: Os enfermeiros compreendem a Consulta de Enfermagem como atividade individualizada e burocrática, a considerar normativas profissionais, e não como processo de trabalho na atuação multiprofissional, assim, o Projeto Terapêutico Singular não é citado como possibilidade de processo de trabalho. Identificou-se necessário espaço para discussão da atuação e atualizações do enfermeiro no atendimento em Saúde Mental nos serviços de saúde estudados, com ênfase à atuação destes em equipe multiprofissional em consonância à Política de Saúde Mental.
Descritores: Agendamento de Consultas
Serviços de Saúde Mental/tendências
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Acontecimentos que Mudam a Vida
Serviços de Saúde Mental/organização & administração
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1125732
Autor: Pedrosa, Samantha Pires Oliveira Freitas; Pereira, Eliane Regina.
Título: Coordenando grupos em sala de espera: analisando o processo / Coordinating groups in a waiting room: analyzing the process / La coordinación de grupos en la sala de espera: analizando el proceso
Fonte: Rev. SPAGESP;21(2):66-82, jul.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo se propõe a discutir os desafios na formação para o trabalho com grupos e o papel dos coordenadores, com base na experiência de coordenação de grupos de sala de espera realizado em uma Unidade Básica de Saúde, a partir de um estágio de graduação em Psicologia. Através de recortes do diário de campo, buscamos discutir a mediação grupal nesse contexto de intervenção, ressaltando possibilidades, expectativas e dificuldades vivenciadas. Considerando a escassez de trabalhos publicados com relação à temática de grupos em sala de espera e ênfase em grupos informativos, o presente trabalho buscou ampliar a discussão para grupo enquanto processo, expondo reflexões sobre nossa postura e intervenções, discussões ampliadas para pensar coordenação de grupos e formação profissional.

This article proposes to discuss the challenges in training for group work and the role of coordinators, based on the experience of coordinating groups in a waiting room held in a Basic Health Unit, from a graduation internship in Psychology. Through field diary clippings, we sought to discuss group mediation in this context of intervention, highlighting possibilities, expectations, and difficulties experienced. Considering the scarcity of studies regarding the theme of groups in the waiting room, besides an emphasis on informative groups, this study aimed to expand the discussion to the group as a process, exposing reflections on our posture and interventions, extended discussions to think coordinating groups and professional qualification.

Este artículo se propone discutir los desafíos en la formación para el trabajo con grupos y el papel de los coordinadores, con base en la experiencia de coordinación de grupos de sala de espera realizado en una Unidad Básica de Salud, a partir de una etapa de graduación en Psicología. A través de recortes del diario de campo, buscamos discutir la mediación grupal en ese contexto de intervención, resaltando posibilidades, expectativas y dificultades vivenciadas. Considerando la escasez de trabajos publicados con relación a la temática de grupos en sala de espera y énfasis en grupos informativos, el presente trabajo buscó ampliar la discusión para grupo en cuanto proceso, exponiendo reflexiones sobre nuestra postura e intervenciones, discusiones ampliadas para pensar coordinación de grupos y formación profesional.
Descritores: Agendamento de Consultas
Postura
Papel (figurativo)
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Centros de Saúde
Negociação
Cuidados Médicos
Capacitação Profissional
Internato e Residência
Limites: Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057715
Autor: Oliveira, Elenilda Farias de; Camargo, Climene Laura de; Gomes, Nadirlene Pereira; Couto, Telmara Menezes; Campos, Luana Moura; Oliveira, Patricia Santos de.
Título: Factors related to quilombola attendance to child follow-up appointments / Los factores asociados a la asiduidad de quilombolas en consultas de seguimiento infantil / Fatores relacionados à assiduidade de quilombolas às consultas de acompanhamento infantil
Fonte: Rev. bras. enferm;72(supl.3):9-16, 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To understand factors interfering with the attendance of quilombola children to growth and development follow-up appointments. Method: It is a qualitative research based on Symbolic interactionism, during which 14 mothers of children bellow 1 year-old were interviewed, who attended to the Family Health Unit at Ilha de Maré, Bahia, Brazil. Results: Appointment attendance is affected by factors intrinsic to mothers (meaning of child health follow-up; association between appointments and children falling ill; personal issues) and extrinsic factors, related to the service (availability, long waiting time for appointments and its quality). Final considerations: An administration prioritizing the service's organization is required, which can prioritize attendances and the reduction of waiting time, specially given the personal issues that compromise going to the unit.

RESUMEN Objetivo: Identificar los factores que interfieren en la asiduidad de niños quilombolas en las consultas de seguimiento para el crecimiento y desarrollo. Método: Investigación cualitativa con base en el Interaccionismo Simbólico, en la cual se entrevistó 14 madres de niños menores de un año de edad y que frecuentaban la Unidad de Salud de la Familia de Ilha de Maré, Bahia, Brasil. Resultados: La asiduidad en las consultas sufre influencia de factores intrínsecos a las madres -significado de seguimiento para la salud infantil, asociación de las consultas con la enfermedad del niño; cuestiones personales- y de factores extrínsecos relativos al servicio -disponibilidad de agenda, mucho tiempo de espera para las consultas y su calidad-. Consideraciones Finales: Es necesario haber una gestión que priorice la reorganización del servicio, con mayor prioridad a las agendas y al perfeccionamiento profesional, teniendo en cuenta la mejora de la calidad de la atención médica prestada y la reducción del tiempo de espera, principalmente considerando las cuestiones personales que les comprometen venir a la unidad.

RESUMO Objetivo: Apreender fatores que interferem na assiduidade de crianças quilombolas às consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Método: Pesquisa qualitativa ancorada no Interacionismo Simbólico, durante a qual foram entrevistadas 14 mães de crianças menores de um ano e que frequentavam a Unidade de Saúde da Família de Ilha de Maré, Bahia, Brasil. Resultados: A assiduidade às consultas sofre influência de fatores intrínsecos às mães (significado do acompanhamento à saúde infantil; vinculação das consultas ao adoecimento da criança; questões pessoais) e fatores extrínsecos relativos ao serviço (disponibilidade de agendamento, amplo tempo de espera para as consultas e qualidade das mesmas). Considerações Finais: Urge uma gestão que priorize a reorganização do serviço, com prioridade aos agendamentos e o aprimoramento profissional, tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento e a redução do tempo de espera, principalmente considerando as questões pessoais que comprometem a ida à unidade.
Descritores: Agendamento de Consultas
Cooperação do Paciente
Povos Indígenas
Doenças do Recém-Nascido/prevenção & controle
-Brasil
Grupos Étnicos
Serviços de Saúde da Criança
Fatores de Risco
Seguimentos
Serviços de Saúde do Indígena
Doenças do Recém-Nascido/etnologia
Limites: Humanos
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-695252
Autor: Hass, Cimone Noal; Teixeira, Luciana Barcellos; Beghetto, Mariur Gomes.
Título: Adequabilidade da assistência pré-natal em uma estratégia de saúde da família de Porto Alegre-RS / Adecuación de cuidado prenatal en una estrategia de salud familiar de Porto Alegre-RS / Adequacy of prenatal care in a family health strategy program from Porto Alegre-RS
Fonte: Rev. gaúch. enferm;34(3):22-30, set. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou avaliar a adequabilidade da assistência pré-natal de baixo risco, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, quanto ao número mínimo de consultas, e verificar possíveis fatores associados. Avaliou-se a atenção pré-natal de uma coorte histórica de 95 gestantes. Mais de 50% das mulheres fizeram 6 ou mais consultas de pré-natal. O início do pré-natal ocorreu no primeiro trimestre de gestação para 52% das mulheres; 84,2% das mulheres realizaram todos os exames de pré-natal e apenas 16,8% realizaram consulta no puerpério. A assistência pré-natal foi considerada adequada para 2,1% da amostra. Maior número de consultas pré-natal foi observado entre as mulheres com companheiro e com maior número de filhos.Os registros demonstraram baixa adequação à totalidade dos critérios mínimos estabelecidos e poucos fatores parecem explicar esse cenário.

El objetivo del estudio fue evaluar la adecuación de la atención prenatal de bajo riesgo, según lo recomendado por el Ministerio de Salud, y el número mínimo de consultas, e identificar los posibles factores asociados. Se evaluó la atención de prenatal de una cohorte histórica de 95 embarazadas. Más del 50% de las mujeres hicieron 6 o más consultas de prenatal. El inicio del prenatal se realizó en el primer trimestre de gestación para el 52% de las mujeres; el 84,2% de las mujeres realizó todos los exámenes de prenatal y sólo el 16,8% realizó consulta en el puerperio. La asistencia prenatal fue considerada adecuada para el 2,1% de la muestra. Más números de consultas prenatales fueron observados entre las mujeres con compañero y con mayor número de hijos.Los registros demostraron baja adecuación a la totalidad de los criterios mínimos establecidos y pocos factores parecen explicar ese escenario.

The study aimed to evaluate the adequacy of low-risk prenatal care, as recommended by the Ministry of Health, concerning the minimum number of consultations, and identify possible associated factors. Prenatal care was evaluated in a historical cohort study of 95 pregnant women. Over 50% of the women underwent six or more prenatal consultations. The beginning of the prenatal care began in the first trimester of the gestation for 52% of the women, 84.2% of the women did all their prenatal medical tests, and only 16.8% had postpartum consultations. Prenatal assistance was considered adequate for 2.1% of the sample. A higher number of prenatal consultation was observed among women who had a partner and who had other children.The records reveal a low adequacy level with all minimum criteria established and few factors seem to explain this scenario.
Descritores: Saúde da Família
Pacientes Desistentes do Tratamento
Cuidado Pré-Natal
-Agendamento de Consultas
Brasil
Estudos de Coortes
Testes Diagnósticos de Rotina
Cuidado Periódico
Estado Civil
Ocupações
Visita a Consultório Médico/estatística & dados numéricos
Pacientes Desistentes do Tratamento/estatística & dados numéricos
Cuidado Pós-Natal/organização & administração
Cuidado Pós-Natal/estatística & dados numéricos
Cuidado Pós-Natal
Cuidado Pré-Natal/organização & administração
Cuidado Pré-Natal/estatística & dados numéricos
Cuidado Pré-Natal
Fatores Socioeconômicos
Limites: Adolescente
Adulto
Feminino
Humanos
Gravidez
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-509488
Autor: Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Oliveira, Vera Lúcia Mendes de.
Título: Consulta de enfermagem ao cliente transplantado cardíaco: impacto das ações educativas em saúde / Appointment with nurses for transplanted heart clients: impact of educative health actions / Consulta de Enfermería al cliente trasplantado cardíaco: impacto de las acciones en salud
Fonte: Rev. bras. enferm;57(6):654-657, nov.-dez. 2004. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o impacto das ações educativas em saúde, na consulta de Enfermagem com 18 clientes transplantados cardíacos, embasado na Teoria de Orem. Foi realizado em uma Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca de uma Instituição Pública de Saúde de Fortaleza - Ce. Os dados foram coletados através da consulta de Enfermagem. Identificou-se 14 diagnósticos de enfermagem na primeira consulta e 7 na última. Constatou-se que, os clientes desenvolveram habilidades para o autocuidado, com a implementação das ações educativas em saúde, tornando-os agentes de autocuidado, com o alcance de um bom nível de saúde e bem-estar. Por outro lado, despertou no enfermeiro, um direcionamento sistemático e eficaz no acompanhamento ambulatorial a esta clientela.

The study was aimed at evaluating the impact of educative health actions on nursing appointments with 18 transplanted heart clients, based on Orem's Theory. It was conducted in a Heart Transplant and Insufficiency Unit of a Public Health Institution in Fortaleza - CE. The data were collected by way of nursing appointments. 14 nursing diagnoses were identified in the first appointment and 7 in the last one. It was found out that the clients developed self-care skills with the implementation of educative health actions, turning them into self-care agents, reaching a good level of health and well-being. On the other hand, it raised nurses' awareness of a systematic and efficacious management of the clinical monitoring of their clientele.

El estudio tiene como objetivo, evaluar el impacto de las acciones educativas en salud, en la consulta de Enfermería con 18 cliente trasplantados cardíacos, basado en la teoría de Orem. Se realizó en una Unidad de Trasplante e Insuficiencia Cardiaca de una Institución Pública de Fortaleza-Ce. Se colectaron los datos a través de consulta de enfermería. Se identificaron 14 diagnósticos en la primera consulta y 7 en la última. Hubo la constatación de que, los clientes desarrollaron habilidades para el autocuidado, con la implementación de las acciones educativas en salud, volviéndose agentes de autocuidado, con el alcance de un buen nivel de salud y bienestar. Por otro lado, estimuló en el enfermero, una dirección sistemática y eficaz en el acompañamiento ambulatorial a esta clientela.
Descritores: Agendamento de Consultas
Transplante de Coração/enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Autocuidado
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Elucir, Gir
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Id: lil-746217
Autor: Almeida, Maria Cristina Mendes de; Canini, Silvia Rita Marin da Silva; Reis, Renata Karina; Toffano, Silmara Elaine Malaguti; Pereira, Fernanda Maria Vieira; Gir, Elucir.
Título: Clinical treatment adherence of health care workers and students exposed to potentially infectious biological material / Seguimiento Clínico De Profesionales Y Estudiantes Del Área De La Salud Expuestos A Material Biológico Potencialmente Contaminado / Seguimento clínico de profissionais e estudantes da área da saúde expostos a material biológico potencialmente contaminado
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(2):259-264, Mar-Apr/2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE To assess adherence to clinical appointments by health care workers (HCW) and students who suffered accidents with potentially infectious biological material. METHOD A retrospective cross-sectional study that assessed clinical records of accidents involving biological material between 2005 and 2010 in a specialized unit. RESULTS A total of 461 individuals exposed to biological material were treated, of which 389 (84.4%) were HCWs and 72 (15.6%) students. Of the 461 exposed individuals, 307 (66.6%) attended a follow-up appointment. Individuals who had suffered an accident with a known source patient were 29 times more likely to show up to their scheduled follow-up appointments (OR: 29.98; CI95%: 16.09-55.83). CONCLUSION The predictor in both univariate and multivariate analyses for adherence to clinical follow-up appointment was having a known source patient with nonreactive serology for the human immunodeficiency virus and/or hepatitis B and C. .

OBJETIVO Evaluar la asistencia a las consultas clínicas de profesionales y estudiantes del área de salud que sufrieron accidente con material biológico potencialmente contaminado. MÉTODO Estudio de corte transversal, de carácter retrospectivo, que evaluó las fichas de atenciones referentes a los accidentes con material biológico ocurridos de 2005 a 2010, en una unidad especializada. RESULTADO Fueron atendidas 461 personas, siendo 389 (84,4%) profesionales y 72 (15,6%) estudiantes del área de la salud que sufrieron exposición a material biológico. La asistencia al seguimiento clínico fue realizada por 307 (66,6%) de los accidentados. Los sujetos víctimas de accidente con paciente fuente identificado tuvieron 29 veces más probabilidad de acudir a los retornos citados (OR: 29,98; IC95%: 16,09-55,83). CONCLUSIÓN Tanto en el análisis univariado como en el multivariado el pronosticador para la asistencia al seguimiento clínico fue ser el paciente fuente conocido y con serología no reactiva para los virus de la inmunodeficiencia humana y/o las hepatitis B y C. .

OBJETIVO Avaliar o comparecimento aos agendamentos clínicos de profissionais e estudantes da área de saúde que sofreram acidente com material biológico potencialmente contaminado. MÉTODO Estudo de corte transversal, de caráter retrospectivo, que avaliou as fichas de atendimentos, referentes aos acidentes com material biológico ocorridos de 2005 a 2010, em uma unidade especializada. RESULTADO Foram atendidas 461 pessoas, sendo 389 (84,4%) profissionais e 72 (15,6%) estudantes da área da saúde que sofreram exposição a material biológico. O comparecimento ao seguimento clínico foi realizado por 307 (66,6%) acidentados. Os sujeitos vítimas de acidente com paciente-fonte identificado tiveram 29 vezes mais chance de comparecer aos retornos agendados (OR: 29,98; IC95%: 16,09-55,83). CONCLUSÃO Tanto na análise univariada quanto na multivariada, o preditor para o comparecimento ao seguimento clínico foi ter o paciente-fonte conhecido e com sorologia não reagente para os vírus da imunodeficiência humana e ou das hepatites B e C. .
Descritores: Patógenos Transmitidos pelo Sangue
Pessoal de Saúde
Exposição Ocupacional
Cooperação do Paciente
-Agendamento de Consultas
Estudos Transversais
Estudos Retrospectivos
Estudantes
Limites: Adolescente
Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Bocchi, Silvia Cristina Mangini
Texto completo
Id: lil-668209
Autor: Avila, Marla Andréia Garcia de; Bocchi, Silvia Cristina Mangini.
Título: Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo / Telephone confirmation of a patient's intent to be present for elective surgery as a strategy to reduce absenteeism / Confirmación de presencia del paciente a cirugías electivas por teléfono como estrategia reductora del ausentismo
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(1):193-197, fev. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.

The objective of this quasi-experimental study was to evaluate the impact of telephone confirmation of attendance on the reduction of absenteeism of patients scheduled for elective surgery. The study was conducted at the Surgical Department of the Botucatu School of Medicine for 30 days and included 89 patients. Results showed the effectiveness of the intervention, which reduced absenteeism by 30.0%. Telephone confirmation two days prior to surgery is recommended, thus allowing enough time to place new calls to find patients at home, or schedule another patient in the event the patient cannot be reached. The creation of a service center could provide a communication channel between the institution and patients, and would enable the confirmation of patients' attendance, provide them with the opportunity to ask questions concerning the procedure and provide information regarding impediments to the surgery or preparations needed. The center would require a professional skilled and knowledgeable regarding the service, as it involves providing patients with information about their upcoming surgery during the telephone contact.

Investigación cuasi experimental evaluando el impacto en la reducción del ausentismo de pacientes agendados para cirugía electiva, confirmando su presentación por vía telefónica. Estudio realizado en el Centro Quirúrgico del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de Botucatu, durante 30 días, involucrando a 89 pacientes. Los resultados indican la efectividad de la acción, que redujo el ausentismo en 30%. Se recomienda implementarla en la antevíspera de la cirugía, con tiempo para nuevos intentos de encontrar al paciente en domicilio o de convocar a otro. La creación de un centro de atención podría constituirse en un canal de comunicación institución-paciente, permitiendo la confirmación de la presencia, la oportunidad de subsanar dudas acerca del tratamiento y comunicar eventuales impedimentos para la cirugía. El centro demandaría de un profesional con habilidad y conocimiento del servicio, dado que los pacientes habitualmente solicitan orientaciones sobre el tratamiento durante el contacto telefónico.
Descritores: Agendamento de Consultas
Cooperação do Paciente
Procedimentos Cirúrgicos Eletivos
Telefone
-Absenteísmo
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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