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Id: lil-657997
Autor: Pereira, Wilza Rocha; Ribeiro, Mara Regina Rosa; Santos, Neuci Cunha Dos; Depes, Valeria Binato Santilli.
Título: Práticas pedagógicas, processos de subjetivação e desejo de aprender na perspectiva institucionalista / Prácticas pedagógicas, procesos de subjetivación y deseo de aprender en la perspectiva institucionalista / Pedagogical practices, processes of subjectification and desire to learn from the institutionalist perspective
Fonte: Acta paul. enferm;25(6):962-968, 2012.
Idioma: pt.
Projeto: CNPQ.
Resumo: OBJETIVO: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de cursos de graduação em Enfermagem para identificar e analisar aquelas que promovem processos de subjetivação que reforçam o desejo de aprender dos alunos. MÉTODOS: Pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso comparativo e de campo. Os sujeitos do estudo foram 44 docentes e 76 discentes de dois cursos de graduação em Enfermagem de Universidades Públicas Federais. Os dados foram obtidos por entrevistas e grupos focais e analisados na perspectiva da Análise Institucional. RESULTADOS: Foram identificadas práticas pedagógicas diversificadas, desde as mais tradicionais como várias consideradas inovadoras e, estas últimas, revelaram-se mais propícias a processos de subjetivação que envidam um aprendizado mais significativo e prazeroso. CONCLUSÃO: As práticas inovadoras são resultados de um conjunto de fatores provocados pela dúvida em alguns valores pedagógicos que começam a ser considerados insuficientes pelos próprios sujeitos pesquisados que inovam nas suas práticas pedagógicas, o que vem provocando diferenças qualitativas no processo de aprender em enfermagem.

OBJECTIVE: To understand the pedagogical practices developed in teaching undergraduate courses in nursing, to identify and analyze those that promote processes of subjectification that reinforce the students' desire to learn. METHODS: This was a qualitative research study, of the comparative and field case study type. The study subjects were 44 teachers and 76 students from two undergraduate courses in nursing at Public Federal Universities. The data were collected through interviews and focus groups and analyzed from the perspective of Institutional Analysis. RESULTS: We identified diverse teaching practices, from the most traditional to several considered innovative and, the latter proved to be more prone to subjective processes that provided a more significant and enjoyable learning experience. CONCLUSION: The innovative practices are the result of a combination of factors provoked by doubts about some pedagogical values that are beginning to be considered insufficient by the study subjects who innovate in their pedagogical practices, which has led to qualitative differences in the learning process in nursing.

OBJETIVO: Conocer las prácticas pedagógicas desarrolladas en la enseñanza de cursos de pregrado en Enfermería para identificar y analizar aquellas que promueven procesos de subjetivación que refuerzan el deseo de aprender de los alumnos. MÉTODOS: Investigación de abordaje cualitativa, tipo estudio de caso comparativo y de campo. Los sujetos del estudio fueron 44 docentes y 76 discentes de dos cursos de pregrado en Enfermería de Universidades Públicas Federales. Los datos fueron obtenidos por entrevistas y grupos focales y analizados en la perspectiva del Análisis Institucional. RESULTADOS: Se identificaron prácticas pedagógicas diversificadas, desde las más tradicionales así como varias consideradas innovadoras y, estas últimas, se revelaron más propicias a procesos de subjetivación que apuestan por un aprendizaje más significativo y placentero. CONCLUSIÓN: Las prácticas innovadoras son resultados de un conjunto de factores provocados por la duda en algunos valores pedagógicos que comienzan a ser considerados insuficientes por los propios sujetos investigados que innovan en sus prácticas pedagógicas, situación que viene provocando diferencias cualitativas en el proceso de aprender en enfermería.
Descritores: Avaliação Institucional
Comportamento
Educação Superior
Educação em Enfermagem
-Inovação Organizacional
Pesquisa Qualitativa
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: lil-180226
Autor: Novaes, Humberto de Moraes(edt).
Título: Desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas locais de saúde: avaliaçäo para a transformaçäo: Bolívia, Dominica. Haiti, República Dominicana, Säo Vicente e Granadinas / Development and strengthening local health services in the transformation of national health systems: evaluation for change: Bolivia, Dominica, Haiti, Dominican Republic and Caribean Region.
Fonte: Washington; Organizaçäo Pan-Americana da Saúde; 1995. 482 p. mapas, tab, graf. (NLM WA546.1).
Idioma: pt.
Símbolo: NLM WA546.1.
Descritores: Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Estratégias Nacionais
Política de Saúde
Sistemas Locais de Saúde
-Bolívia
Haiti
Inovação Organizacional
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Região do Caribe
República Dominicana
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2805.00; BR67.1; 362.1, 167, P. 33528/95/362.1, 167, P ex.2. 33029/95/HSP-8/95. SE; BR939.1; 614.2(84), De441


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Id: biblio-1024672
Autor: Rocha, Bárbara Souza; Munari, Denize Bouttelet; Sousa, Bruna Mendes de; Leal, Maria Lúcia; Ribeiro, Luana Cássia Miranda.
Título: Ferramentas do coaching no desenvolvimento da liderança da enfermagem na atenção primária à saúde* / Coaching tools in the development of nursing leadership in primary health care / Herramientas de coaching para desenvolvimiento de lideranza de enfermeria en atención primaria de salud
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9:[23], jul. 15, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever o uso de ferramentas do coaching no processo de desenvolvimento da liderança de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em que os dados da aplicação das ferramentas Roda da Vida e Meta E.S.P.E.R.T.A para nove enfermeiros foram organizados no software WebQDA e analisados por categorização de conteúdo. Resultados: os participantes vivenciaram três ações principais: autoconhecimento, estabelecimento de metas e consolidação de mudanças. As mudanças aconteceram ao delegar responsabilidades, no equilíbrio emocional, ao lidar com conflitos e na comunicação. Considerações finais: as ferramentas favoreceram a identificação de potencialidades e limitações e direcionaram o processo de mudança atitudinal e comportamental pelo estabelecimento de metas. O estudo apresentou característica inovadora, unindo experimentação e objetivação, levando os enfermeiros à incorporação de mudanças no cotidiano do trabalho e na liderança da APS.

Objective: To describe the use of coaching tools in the leadership development process of nurses working in Primary Health Care (PHC). Method: A descriptive study with a qualitative approach, of an action research type, in which data from the application of the Wheel of Life and E.S.P.E.R.T.A Goal tools for nine nurses were organized in WebQDA software and analyzed by content categorization. Results: The participants experienced three main actions: self-knowledge, goal setting and change consolidation. The changes happened after delegating responsibilities, in the emotional balance, when dealing with conflict, and in communication. Final considerations: the tools favored the identification of potentialities and limitations and directed the process of attitudinal and behavioral change by setting goals. The study presented an innovative characteristic, combining experimentation and objectification, leading nurses to incorporate changes in daily work and PHC leadership.

Objetivo: describir el uso de herramientas de coaching en proceso desenvolvimiento de lideranza de enfermeros que actuan en Atención Primaria a la Salud (APS). Método: estúdio descriptivo, abordaje cualitativa, tipo investigación-acción, en datos de aplicación herramientas Rueda de Vida y Meta E.S.P.E.R.T.A, nueve enfermeros fueron organizados en software WebQDA y analizados por categorias de contenido. Resultados: los participantes vivenciaron tres acciones principales: autoconocimiento, establecimiento de metas y consolidación de cambios. Los cambios pasaron a delegar responsabilidades, en equilíbrio emocional, lidar con conflictos y en la comunicación. Consideraciones finales: las herramientas favorecen en identificación de potencialidad, limitaciones y direccionan el processo de cambios actitudinales de comportamiento por establecimiento de metas. El estúdio presento característica inovadora, uniendo experimentación y objetivación, llevando los enfermeros a la incorporación de cambios en su cotidiano de trabajo y lideranza de APS.
Descritores: Inovação Organizacional
Enfermagem de Atenção Primária
Liderança
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: lil-348710
Autor: Conde, Mariza Velloso Fernandez; Araújo-Jorge, Tania Cremonini de.
Título: Modelos e concepções de inovação: a transição de paradigmas, a reforma da C&T brasileira e as concepções de gestores de uma instituição pública de pesquisa em saúde / Innovation models and conceptions: transition of paradigm, the Brazilian S&T reform and conceptions of managers from a public health research institution
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;8(3):727-741, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo analisa as diversas acepções do termo "inovação" presentes na literatura, em documentos institucionais e referidas por gestores de C&T. A partir da revisão da literatura sobre inovação e modelos de análise da inovação analisaram-se as concepções de inovação coletadas junto a gestores da Fiocruz. Constatou-se que a complexidade dos processos de inovação, a dificuldade de identificação dos nexos causais entre Ciência, Tecnologia, Economia e Sociedade e a aceleração das mudanças do papel do conhecimento geraram uma grande proliferação de modelos de análise da inovação em oposição ao modelo linear de inovação, caracterizando um período de transição paradigmática. A análise dos documentos institucionais e das concepções dos gestores indicou uma convergência com concepções e modelos de inovação adotados pelos países de economia avançada. Esses modelos estariam fundamentando uma reforma do setor de C&T brasileiro que pode ser caracterizada como uma política para a inovação tecnológica. Essa perspectiva reduz os objetivos das atividades de C&T a uma única questão: articular o empreendimento científico com a inovação industrial e a competitividade, o que introduz questões significativas para sua tradução na área da saúde pública.
Descritores: Administradores de Instituições de Saúde
Inovação Organizacional
-Formulação de Políticas
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1017319
Autor: Dorow, Patrícia Fernanda; Franzoni, Christine; Torquato, Mirian; Fialho, Francisco Antônio Pereira.
Título: Ferramentas do design thinking para a inovação em modelo de negócio / Tools of design thinking for innovation in business model
Fonte: Ciênc. cogn;21(1):124-136, mar. 2016. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Design Thinking tem sido aplicado como uma nova abordagem de resolução de problemas adequada aos desafios das organizações, ao incentivo à inovação e ao crescimento, pois os seus mecanismos específicos melhoram o resultado organizacional. O objetivo geral do artigo é apresentar as ferramentas do Design Thinking para a inovação em modelo de negócio. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. O artigo está estruturado da seguinte maneira: primeiramente são abordados os temas Criatividade, Inovação, Design Thinking e Modelo de Negócio. No quarto item é descrita a metodologia utilizada na pesquisa seguido da análise dos dados e, finalmente, as considerações finais do estudo. Pode-se concluir que a maior recompensa em adotar uma abordagem de Design Thinking não é somente identificar uma solução,mas no caso da inovação prever e implementar as novas possibilidades descobertas

The Design Thinking has been applied as a new methodology for solving problems appropriate to the challenges of organizations, encouraging innovation and growth, as their specific organizational mechanisms improve the results. The overall objective of this article is to present the tools of design thinking for innovation in the business model. For that, methodologically, the research is characterized as qualitative, exploratory, descriptive and bibliographical. The paper is structured as follows: first examines the Creativity, Innovation, Design Thinking and Business Model themes. In the fourth item is described the methodology used in the survey followed by data analysis and finally the concluding remarks of the study. It can be concluded that the greatest reward in adopting an approach Design Thinking is not only to identify a solution, but in the case of innovation to provide and implement new discoveries possibilities
Descritores: Resolução de Problemas
Criatividade
Inovação
-Organização e Administração
Inovação Organizacional
Difusão de Inovações
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Amâncio Filho, Antenor
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Id: lil-554847
Autor: Mello, Márcio Luiz Braga Corrêa de; Amâncio Filho, Antenor.
Título: A gestão de recursos humanos em uma instituição pública brasileira de ciência e tecnologia em saúde: o caso Fiocruz / The management of human resources in a public institution of science and technology in health: the Fiocruz case
Fonte: Rev. adm. pública;44(3):613-636, maio-jun. 2010. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da década de 1970, a crise do padrão de acumulação capitalista firmado no binômio taylorismo-fordismo levou à sua substituição por formas produtivas flexibilizadas e desregulamentadas. Para enfrentar os novos desafios e garantir sua sobrevivência, as empresas passaram a investir em modernas tecnologias e adotaram concepções organizacionais com ênfase na formação e na gestão de recursos humanos, com o objetivo de atender aos requisitos do processo de trabalho. Este artigo relata a experiência da Fundação Oswaldo Cruz na perspectiva da mudança, fazendo uma abordagem crítica da gestão de recursos humanos em uma instituição pública de ciência e tecnologia em saúde, órgão de referência do Ministério da Saúde que ocupa posição estratégica no Sistema Único de Saúde e na formulação da política nacional de ciência e tecnologia em saúde. O artigo destaca as propostas de inovação em consonância com os princípios da Carta Iberoamericana de Qualidade na Gestão Pública e com os critérios do Modelo Iberoamericano de Excelência em Gestão, visando contribuir para aprimorar a gestão de recursos humanos na Fiocruz, na premissa de que a maior qualificação do corpo de profissionais permitirá que a instituição amplie sua atuação e capacidade de melhorar a saúde da população.
Descritores: Academias e Institutos
Administração Pública
Inovação Organizacional
Planejamento Estratégico
Recursos Humanos em Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-953524
Autor: SOUSA, Fernando Cardoso; MONTEIRO, Ileana Pardal; BICA, José Pires.
Título: A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar / The evolution of social networks in the execution of projects in a school group
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);35(3):265-274, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo compara as redes sociais existentes antes e depois da execução de projetos baseados no método de resolução criativa de problemas, adaptado para funcionar com grupos grandes. A apresentação do caso, desenvolvido junto a um agrupamento escolar, inclui a preparação e execução do fórum, a implementação de projetos de inovação e a medida das redes de comunicação existentes nas equipes, antes e depois da realização dos projetos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia para o estabelecimento de projetos de inovação. A análise das redes sociais permite compreender melhor o que se passa durante a execução dos projetos pelas equipes, seja em termos de liderança, seja quanto à evolução da rede de relações de trabalho. Do estudo deste caso, ressaltam características desejáveis para a melhoria do referido método de intervenção e para a construção de modelos de análise da execução dos projetos, a partir da evolução das redes sociais.

This article compares existing social networks before and after the execution of projects generated by the use of creative problem-solving method, adapted to work with large groups. The presentation of the case, with a school grouping, includes the preparation and execution of the forum, the implementation of the innovation projects and the measurement of existing small-world networks within teams, before and after the projects were carried out. The results support the effectiveness of the methodology in the establishment of innovation projects. The analysis of networks allows a better understanding of what happens during the execution of the projects by the teams, in terms of leadership and evolution of work connections. From this case, we highlight desirable characteristics for the improvement of the present method of intervention, and for the construction of models of analysis of project execution, from the evolution of small-world networks.
Descritores: Inovação Organizacional
Criatividade
Rede Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Sordi, Mara Regina Lemes de
Cyrino, Eliana Goldfarb
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Id: biblio-1002357
Autor: Sordi, Mara Regina Lemes De; Cyrino, Eliana Goldfarb; Mendonça, Carolina Siqueira.
Título: The history of the recent expansion of medical schools in Brazil: a conversation about education, innovation and commitment to the Brazilian National Health System (SUS) / A história da expansão recente das escolas médicas no Brasil: uma conversa sobre educação, inovação e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) / La historia de la expansión reciente de las escuelas médicas en Brasil: una conversación sobre educación, innovación y compromiso con el Sistema Brasileño de Salud (SUS)
Fonte: Interface (Botucatu, Online);23(supl.1):e190106, 2019. ilus.
Idioma: en.
Descritores: Faculdades de Medicina/história
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Educação Médica
-Inovação Organizacional
Brasil
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-984561
Autor: Pedrosa, José Ivo dos Santos.
Título: Implementation and development of a medical course in Parnaíba - Piaui state, Brazil, based on the Project More Doctors for Brazil / Implantação e desenvolvimento do curso de Medicina em Parnaíba (PI), Brasil, a partir do Programa Mais Médicos para o Brasil / Implantación y desarrollo del Curso de Medicina Parnaíba - estado de Piauí, Brasil, a partir del Programa Más Médicos para Brasil
Fonte: Interface (Botucatu, Online);23(supl.1):e180012, 2019. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The implementation of a medical course in a city in the Brazilian northeastern region to expand and decentralize medical education as a result of the Project More Doctors for Brazil includes the institutionalization process that takes into consideration cultural and organizational aspects that facilitate or hinder the accomplishment of innovative practices. This study analyzed the implementation process according to key categories: pedagogical project, teaching-service integration, teacher development and infrastructure. The results showed facilitating elements and barriers that depend on the movement among the proposal's instituted forces, instituting forces and the institutionalization process. A strategy for greater feasibility can be found in autonomous movements triggered by subjects who are committed to the objectives of the involved courses and institutions that work towards making legislations and intentions real.(AU)

Resumo A implantação do curso de Medicina em uma cidade do Nordeste do Brasil, para expansão e descentralização dessa formação, resultado da política pública Mais Médicos para o Brasil, compreende o processo de institucionalização considerando aspectos culturais e organizacionais que facilitam ou dificultam a efetivação de práticas inovadoras. O estudo analisou o processo de implantação segundo as seguintes categorias-chaves: projeto pedagógico; integração ensino e serviço; desenvolvimento docente; e infraestrutura. Os resultados permitiram visibilidade de elementos facilitadores e barreiras que dependem do movimento entre o instituído, o instituinte e o processo de institucionalização da proposta. Considera-se que uma estratégia para maior viabilidade se encontra nos movimentos autônomos desencadeados por sujeitos comprometidos com os objetivos do curso e instituições envolvidas que operam no sentido de tornar real o que ainda se encontra no plano da legislação e das intenções.(AU)

Resumen La implantación del Curso de Medicina en una ciudad del Nordeste de Brasil, para expansión y descentralización de esta formación, resultado de la política pública Más Médicos para Brasil, incluye la institucionalización que considera aspectos culturales y organizacionales que facilitan o dificultan la efectividad de prácticas innovadoras. El estudio analizó el proceso de implantación según las categorías claves: proyecto pedagógico, integración enseñanza y servicio, desarrollo docente e infraestructura. Los resultados permitieron la visibilidad de elementos facilitadores y barreras que dependen del movimiento entre lo instituido, el instituyente y el proceso de institucionalización de la propuesta. Se considera que una estrategia para mayor viabilidad se encuentra en los movimientos autónomos desencadenados por sujetos comprometidos con los objetivos del curso e instituciones involucradas que operan en el sentido de hacer real lo que aún se encuentra en el plano de la legislación y de las intenciones.(AU)
Descritores: Faculdades de Medicina/organização & administração
Brasil
Educação Médica/tendências
Consórcios de Saúde
-Inovação Organizacional
Educação em Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-877916
Autor: Sarti, Thiago Dias; Fontenelle, Leonardo Ferreira.
Título: O que podemos aprender com a atual realidade da Atenção Primária inglesa? Considerações a partir da tradução de textos da British Journal of General Practice pela Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / What can we learn from the reality of UK's primary care? Reflections on the translation of texts from the British Journal of General Practice by the Brazilian Journal of Family and Community Medicine / ¿Qué podemos aprender de la realidad de la atención primaria del Reino Unido? Consideraciones sobre la traducción de textos del British Journal of General Practice por la Revista Brasileña de Medicina Familiar y Comunitaria
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;12(39):1-4, jan.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Neste editorial, apresentamos a nova sessão de textos traduzidos, fruto da parceria da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade com a British Journal of General Practice. Em 2017, optamos por traduzir textos que trouxessem para o Brasil reflexões sobre a atualidade da atenção primária inglesa, particularmente sobre a incorporação de tecnologias na prática dos médicos de família, a necessidade de maior conhecimento sobre a relação entre oferta, demanda e acesso aos serviços de saúde, bem como sobre os efeitos de políticas de pagamento por performance na prática dos profissionais de saúde. Tais reflexões são atuais para o contexto brasileiro, sugerindo a importância de maiores investimentos em inovação e produção de conhecimentos científicos para o fortalecimento da APS no país

In this editorial, we present the new session of translated texts, fruit of the partnership of the Brazilian Journal of Family and Community Medicine with the British Journal of General Practice. In 2017, we chose to translate texts that brought to Brazil reflections on the current reality of United Kingdom's primary health care, particularly on the incorporation of technologies in general practice, the need for greater knowledge about the relationship between supply, demand and access to health services, as well as the effects of pay for performance policies on the practice of health professionals. These reflections are current for the Brazilian context, suggesting the importance of greater investments in innovation and production of scientific knowledge for strengthening primary health care in the country.

En este editorial, presentamos la nova sesión de textos traducidos, fruto de la colaboración de la Revista Brasileña de Medicina Familiar y Comunidad con el British Journal of General Practice. En 2017, optamos por traducir textos que trajesen a Brasil reflexiones sobre la actualidad de la atención primaria del Reino Unido, particularmente sobre la incorporación de tecnologías en la práctica de los médicos de familia, la necesidad de un mayor conocimiento sobre la relación entre oferta, demanda y acceso a los servicios de salud, así como sobre los efectos de políticas de pago por desempeño en la práctica de los profesionales de salud. Tales reflexiones son actuales para el contexto brasileño, sugiriendo la importancia de mayores inversiones en innovación y producción de conocimientos científicos para el fortalecimiento de la atención primaria de salud en el país.
Descritores: Inovação Organizacional
Atenção Primária à Saúde
Comunicação e Divulgação Científica
Política de Saúde
-Administração de Recursos Humanos
Médicos de Família
Pessoal de Saúde/organização & administração
Inglaterra
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME



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