Base de dados : LILACS
Pesquisa : N04.452.677 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 960 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 96 ir para página                         

  1 / 960 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-875720
Autor: Ney, Márcia Silveira.
Título: Sistemas de avaliação profissional no âmbito da contratualização da gestão na Atenção Primária à Saúde / Systems of professional evaluation in the context of the contractualisation of management in Primary Health Care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2014. 262 p. ilus, mapas, graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objeto desse estudo foi a análise dos processos de avaliação de desempenho e contratualização da gestão para profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde. Para tanto, após revisão de literatura nacional e internacional optou-se por um estudo de caso em Portugal, com a finalidade de conhecer a trajetória da reforma da atenção primária no país, sua estrutura organizacional e as ferramentas de gestão utilizadas para avaliação de desempenho nas Unidades de Saúde Familiar (USF). Esse estudo possibilitou o aprofundamento das discussões sobre os processos que vem sendo instituídos para atenção primária no Brasil, como o programa nacional de melhoria do acesso e qualidade na atenção básica (PMAQ-AB). Desta forma, os objetivos do estudo foram: analisar o contexto geral e as condicionalidades de implantação do sistema de avaliação profissional na APS, identificar os fatores facilitadores e limitantes da gestão, identificar as ferramentas de monitoramento e a percepção dos dirigentes sobre o processo. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com investigação narrativa, bibliográfica e documental. A pesquisa de campo em Portugal foi realizada através de entrevistas com aplicação de questionário semi-estruturado aos diretores executivos, coordenadores de USF, representantes do conselho clínico e unidade de apoio à gestão nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) selecionados. Como resultados, o trabalho aponta que uma nova estrutura de coordenação das unidades de saúde com a descentralização dos serviços, requerendo maior autonomia por parte dos gestores e profissionais de saúde, com enfoque no planejamento estratégico, aliados ao fortalecimento da capacidade de gestão dos dirigentes e regulamentação de um sistema de avaliação, tem contribuído para fortalecer o gerenciamento na APS. Aponta-se como fatores positivos do sistema de avaliação profissional, a redução na despesa pública com a utilização da gestão por objetivos, introdução da governança clínica, o trabalho em equipe, e uma maior responsabilização e motivação dos profissionais. Conclui-se que as experiências com sistemas de avaliação profissional e contratualização na APS apresentam um conjunto de recomendações que poderão beneficiar a evolução da reforma e melhoria do PMAQ no Brasil, considerando-se ainda sua fase inicial.

This thesis research aims at studying the process of performance evaluation and contracting management for health professionals within the context of primary care reform. It was performed a case study in Portugal to know the trajectory of primary care reform, studying its organizational model and management as well as the methodologies for performance evaluation and professional contracting. This study allowed the analysis of the processes that have been established for primary care in Brazil as the national program to improve access and quality in primary care (PMAQ-AB). The objectives of the study were to analyze the general context and constraints of the conditionalities system deployment job evaluation in APS, identify facilitating factors and limiting management process, identify the monitoring tools and the perception of managers on the process. This is an exploratory, descriptive narrative research, literature and documents, with a qualitative approach. Data collection consisted of a literature review, analysis of official documents and interviews with managers, coordinators of Family Health Units, council representatives and clinical unit management support in Clusters of Health Centers (ACES). As a result, the work points to a new coordination structure of health facilities with the decentralization of services, requiring greater autonomy on the part of managers and professionals, with a focus on strategic planning, combined with the strengthening of the management capacity of leaders and regulation of an evaluation system, has contributed to strengthening the management in Primary HealthCare. Points as triggering factors of success when analyzing a system of professional evaluation, as the case of Portugal, the reduction in public spending, management by objectives, the introduction of clinical governance, teamwork, greater accountability of professionals and professional advancement, as a set of recommendations that would benefit the progress of reform and improvement PMAQ in Brazil, also considering its initial phase.
Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/métodos
Gestão da Qualidade Total
Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
-Administração de Recursos Humanos/estatística & dados numéricos
Atenção Primária à Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde/tendências
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-642639
Autor: Santucci, Laura Aparecida Christiano; Mello, Elaine Cristina Morini; Cruz, Elizete Gomes da; Serff, Ester Finguerut; Machado, Luzia Coelho e Silva; Aquino, Maisa Aparecida Isabel Martins de; Arakaki, Marine Fumiyo Otake; Cunha, Nilciany Camargo Holm; Demetrio, Renata Ricciuti Ribas; Perdigão, Vera Lucia Monteiro.
Título: A construção da escola municipal de saúde: quebrando paradigmas / Construction of a Municipal School of Health: breaking paradigms.
Fonte: São Paulo; SMS; out. 2011. 17 p. Ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Prêmio InovaRHação. Inovação das Políticas Públicas de Gestão de Pessoas: Métodos, Experiências e Potencialidades, São Paulo, 14 out. 2011.
Resumo: A administração pública passa por profundas mudanças e tem colocado a área de Gestão de Pessoas como estratégica para a melhoria dos serviços prestados. Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde adota esta diretriz quando permite à Coordenação de Gestão de Pessoas – CGP, propor estudos e ações que promovam sua reestruturação interna tornando-a proativa, dinâmica e inserida nos projetos, programas e resultados da Secretaria. A partir de 2008, após o diagnóstico da área, uma das metas definidas foi a modernização do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde – CEFOR. Vinculado a Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – GEDEP, o CEFOR criado em 1990 passou por um processo de reestruturação, não só organizacional, funcional, mas de gestão. Novas tecnologias foram agregadas ao antigo CEFOR fazendo com que uma nova proposta de trabalho fosse concebida, assim, com a edição do Decreto 52.514 em 25 de Julho de 2011 surge a Escola Municipal de Saúde - EMS. A implantação do Canal Profissional e do Canal Interativo da Rede São Paulo Saudável, da plataforma Moodle permitindo a construção da Educação a Distância – EAD, e o investimento na Gestão do Conhecimento por meio da Biblioteca Virtual de Saúde – BVS/SMS-SP fortaleceu o trabalho cooperativo, descentralizado e em rede da Escola. Descrever a trajetória de transformação do CEFOR na Escola Municipal de Saúde, os caminhos trilhados, as conquistas obtidas e os desafios a serem superados para torná-la um pólo irradiador da Política de Educação Profissional em Saúde e consolidá-la como um Centro de Referência de construção do conhecimento de políticas de saúde e de capacitação e formação dos servidores, trabalhadores e conselheiros municipais é o ponto central deste trabalho.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Capacitação
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação em Saúde
Gestão do Conhecimento
Saúde Pública
-Desenvolvimento de Pessoal
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 614.2:377(815.6), S239c. 2130


  3 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1023696
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de la Dirección de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública.
Título: Manual de consulta de la DGIESP 2019 / DGIESP 2019 consultation manual.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20190700. 257 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El presente manual incluye criterios, métodos e información básica que el personal responsable necesita y debe tener presente en su quehacer cotidiano. La estructura del manual se divide en las trece direcciones, las cuales se presentan en orden alfabético. Asimismo, para mayor información del personal de salud, se les brindarán los nombres específicos de las normas y los documentos técnicos, las guías de las prácticas clínicas y los planes nacionales de atención. Esto se realiza con la intención de que continúen enriqueciendo sus conocimientos.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Administração Pública
Desenvolvimento Institucional
Gestão em Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  4 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-717785
Autor: De Tilio, Rafael.
Título: Gestão participativa?: Grupos operativos com profissionais da saúde/assistência social de Uberaba / Collaborative management?: Operative groups with health/social assistance professionals in uberaba / Gestión participativa?: Grupos operativos con profesionales de la salud/asistencia social en uberaba
Fonte: Rev. SPAGESP;14(2):86-101, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a dinâmica das atividades laborais e de gestão do trabalho de integrantes de equipes multiprofissionais de saúde e assistência social de Uberaba para ressignificar e requalificar suas habilidades técnico-interventivas. Foram realizados 10 encontros (grupos operativos), participando oito profissionais. Entre os temas debatidos, destacaram-se: humanização do atendimento, necessidade de horizontalização das relações entre gestores/profissionais/usuários, e a formação continuada. O principal resultado foi a formulação de novas estratégias de enfrentamento (principalmente reuniões mais frequentes nos serviços de atendimento), pretendendo estreitar o diálogo entre profissionais/gestores/usuários, visando maior autonomia e co-responsabilidade no ambiente de trabalho, processo que apresenta muitas dificuldades e ainda está em construção.

The aim of this study was to understand the dynamics of labour and management activities conducted by multidisciplinary team workers of health and social care in Uberaba/Brazil in order to reframe and upgrade their technical and interventional skills. Ten meetings in groups operating mode, with eight participants, were held. Among topics discussed, the highlights were: humanization of care, the need of flattening the relationship between managers/professionals/users and ongoing training. The main result was the formulation of new coping strategies (especially more frequent meetings in the help services) intended to strengthen the dialogue between professionals and managers, thus seeking greater autonomy and responsibility in the workplace, a process that faces many difficulties and is still under development.

El objetivo de este estudio fue comprender la dinámica de las actividades laborales y la gestión del trabajo de miembros de equipos multidisciplinarios de atención sanitaria y social de Uberaba/Brasil a replantear y mejorar sus habilidades técnicasintervencionista. Fueran realizadas 10 reuniones de grupos, con participación de ocho profesionales. Entre los temas tratados, se destacaron: humanización de la atención, la necesidad de aplanamiento de la relación entre los directivos/profesionales/usuarios, y formación continua. El principal resultado fue la formulación de nuevas estrategias de afrontamiento (reuniones más frecuentes en los servicios de ayuda) con intención de fortalecer el diálogo entre los profesionales y directivos que buscan mayor autonomía y responsabilidad en el trabajo.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Administração de Recursos Humanos
Pessoal de Saúde
CRYSTALLOGRAPHYABDOMEN, ACUTE
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  5 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-658066
Autor: Damasceno, Sônia Maria Souza; Abbad, Gardênia; Meneses, Pedro Paulo Murce.
Título: Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais / Logic models and organizational training evaluations / Modelos lógicos y evaluaciones de entrenamientos organizacionales
Fonte: Paidéia (Ribeiräo Preto);22(52):217-228, maio-ago. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A área de treinamento tem produzido pouco sobre análises organizacionais, de forma que avaliações de treinamento em níveis abrangentes tendem a ser escassas na literatura científica. Este estudo teve por objetivo propor um modelo lógico de avaliação de treinamento sobre o desempenho de uma organização pública, bem como testar sua avaliabilidade. Para tanto, foi realizada entrevista coletiva com 11 funcionários para identificação de treinamento capaz de alterar o desempenho da organização, entrevista com um funcionário para escolha de indicadores de desempenho organizacional sensíveis ao treinamento, entrevistas com sete funcionários com vistas à seleção de material para proposição do modelo, grupo focal com 28 funcionários para validação do modelo lógico. Ainda que a avaliabilidade do curso não tenha sido plenamente constatada, o modelo lógico permitiu a clarificação das relações entre o treinamento e o desempenho organizacional, principal entrave em processos avaliativos desta natureza.

The area of personnel training has produced little about organizational analysis, so that evaluations at broader levels of analysis tend to be scarce in the literature. This research aimed to propose a logic model for training evaluation on the performance of a public organization, as well as test their evaluability through: group interview with 11 employees to identify a training capable of impacting the organization's performance, interview with a qualified employee to choose organizational performance indicators sensitive to the selected training, interviews with seven employees to select material for the proposition of the model, and focus group with 28 staff members to validate the logic model. Although the evaluability of the training model has not been fully established, the logical model has served to clarify the possible relationship between training and organizational performance, the main obstacle in evaluation processes of this nature.

El área de entrenamiento ha producido pocos análisis organizacionales, por lo que evaluaciones de la formación en niveles más amplios tienden a ser poco frecuentes en la literatura científica. Esta investigación objetivó proponer un modelo lógico para evaluar el impacto de una capacitación en el desempeño de una organización pública, así como poner a prueba su posibilidad de evaluación. Para ese fin, fue llevada a cabo una entrevista colectiva con 11 empleados para identificar una formación con la posibilidad de modificar el desempeño de la organización, entrevista con un trabajador para elección de los indicadores de desempeño de la organización sensibles a la formación, entrevistas con siete empleados para elección de los materiales para la composición del modelo, grupo focal con 28 funcionarios para validar el modelo lógico. Aunque la evaluabilidad del curso no fue totalmente verificada, el modelo sirvió para aclarar las relaciones entre la formación y el desempeño de la organización, principal obstáculo en ese tipo de evaluaciones.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Capacitação em Serviço
Desenvolvimento de Pessoal
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  6 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-698628
Autor: Mendes, Valdelaine; Baccin, Ecléa Vanessa Canei; Igna, Maria Antonieta Dall.
Título: Da escola para a gestão da rede de ensino: como o professor se torna um supervisor / School's management of the city: as the teacher becomes a supervisor?
Fonte: Movimento (Porto Alegre);18(3):95-118, jul.-set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como se dão as mediações entre aqueles que ocupam funções de supervisores de Educação Física (EF) na Secretaria de Educação e aqueles que atuam com a EF nas escolas. A metodologia adotada foi a do tipo qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo foram coletados documentos e realizadas entrevistas com professores que foram supervisores na Secretaria Municipal de Educação de Acalifa/RS. A pesquisa revelou que, a cada governo, a atuação do professor de EF como supervisor assume contornos diferentes, que depende tanto da visão de mundo, de educação, de escola, de EF do ocupante do cargo quanto da política educacional traçada para o município.

This study aims to analyze the mediations between those who occupy roles of supervisors of Physical Education (PE) in the Department of Education and those who work in schools with PE. The methodology adopted was the qualitative type. To develop the study were collected documents and interviews with teachers who were supervisors inthe City Department of Education of Acalifa/RS. The research revealed that each government, the role of the PE teacher as supervisor has different characteristic, that depends of the vision of world, of education, of school, of PE of the occupant of the position of educational policy in the city.

Este estudio tiene como objetivo analizar las mediaciones entre los que ocupan cargos de supervisores de Educación Física (EF) en El Departamento de Educación y los que trabajan con la EF en las escuelas. La metodología adoptada fue la de tipo cualitativo. Para desarrollar el estudio se recogieron los documentos y se realizaron entrevistas con los maestros que fueron supervisores del Departamento de Educación de la Ciudad de Acalifa/RS. La investigación reveló que en cada gobierno, el papel del profesor de educación física como supervisor asume características diferentes, que depende de la visión del mundo, de la educación, de la escuela del ocupante de la posición y de la política educativa del municipio.
Descritores: Administração de Recursos Humanos/tendências
Docentes/provisão & distribuição
Educação Física e Treinamento
Ensino Fundamental e Médio
-Brasil
Política
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


  7 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: lil-515147
Autor: Organização Pan-Americana da Saúde.
Título: Modelo de Gestão da Representação da OPAS/OMS no Brasil - 2008-2012: Orientação da cooperação técnica e alinhamento dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos / PAHO/WHO's Representation Management Model in Brazil - 2008-2012: Orientation of the technique cooperation and alignment of the human, financial and technological resources.
Fonte: Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde;Organização Mundial da Saúde; 2008. 130 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Cooperação Internacional
Cooperação Técnica
Gestão de Recursos
Organização Pan-Americana da Saúde/organização & administração
-Administração de Recursos Humanos
Brasil
Política
Desenvolvimento Institucional
Estratégias
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
NLM: WA 530; NLM: WA 530; BR1.1; 3942.00


  8 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: lil-515146
Autor: Organização Pan-Americana da Saúde.
Título: Plano de Trabalho Bianual 2008-2009 / Biannual Work Plan 2008-2009.
Fonte: Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde;Organização Mundial da Saúde; 2008. 112 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Cooperação Internacional
Cooperação Técnica
Organização Pan-Americana da Saúde/organização & administração
-Administração de Recursos Humanos
Brasil
Estratégias Nacionais
Orçamentos/organização & administração
Planos e Programas de Saúde/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
NLM: WA 530; NLM: WA 530


  9 / 960 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1021520
Autor: Corrêa, Fábio; Zivian, Fabrício; Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres.
Título: A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Mutuwa e Maiga / The holistic Knowledge Management: adherence analysis of the Mutuwa and Maita model / La Gestión del Conocimiento holística: análisis de adherencia del modelo de Mutuwa y Maiga
Fonte: RECIIS (Online);13(3):608-617, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Há sinalizações acadêmicas para o desenvolvimento de modelos de gerenciamento do conhecimento pautados no paradigma holístico. Mutuwa e Maiga afirmam que não há um modelo unificador para o setor de saúde, o que permite inferir que o modelo desses autores se propõe ao atingimento desse feito. Assim, esta pesquisa se justifica pelo objetivo de analisar a aderência do modelo de Mutuwa e Maiga à Gestão do Conhecimento holística, de modo a identificar se esse modelo supre a lacuna de uma estrutura unificadora para este setor. Essa análise é realizada por meio de procedimentos metodológicos mistos, contemplando a abordagem qualitativa-quantitativa e a Análise de Conteúdo. Por resultado, há uma adesão de somente 15,4% do modelo de Mutuwa e Maiga à Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nessa pesquisa, permitindo inferir que a Gestão do Conhecimento não tem demonstrado direcionamento para uma abordagem orientada ao paradigma holístico. Assim, esta pesquisa contribui por fomentar o desenvolvimento de novos modelos de gerenciamento do conhecimento alicerçados no paradigma holístico, considerando os delineamentos aqui expostos.

There are academic signals for the development of knowledge management models based on the holistic paradigm. Mutuwa and Maiga affirm that there is no unifying model for the health sector, which allows to infer that the model of these authors is proposed to reach this achievement. Thus, this research is justified by the objective of analyzing the adherence of the model of Mutuwa and Maiga to Holistic Knowledge Management, in order to identify if this model bridged the gap of a unifying structure for this sector. This analysis is performed by means of mixed methodological procedures, including qualitative-quantitative approach and Content Analysis. As a result, the model of Mutuwa and Maiga adheres in 15.4% to the Holistic Knowledge Management, according to the characterization presented in this research, allowing to infer that Knowledge Management has not presented a direction towards a holistic paradigm-oriented approach. Thus, this research contributes to foster the development of new models of knowledge management based on the holistic paradigm, considering the designs presented here.

Hay señales académicas para el desarrollo de modelos de gestión del conocimiento pautados en el paradigma holístico. Mutuwa y Maiga afirman que no hay un modelo unificador para el sector de salud, lo que permite inferir que el modelo de esos autores se propone al logro de ese hecho. Así, esta investigación se justifica por el objetivo de analizar la adherencia del modelo de Mutuwa y Maiga a la Gestión del Conocimiento holístico, para identificar si ese modelo suplía la laguna de una estructura unificadora para este sector. Este análisis se realiza a través de procedimientos metodológicos mixtos, contemplando el abordaje cualitativocuantitativo y el Análisis de Contenido. Por lo tanto, el modelo de Mutuwa y Maiga se adhiere en un 15,4% puntos porcentuales a la Gestión del Conocimiento holístico, conforme caracterización presentada en esa investigación, permitiendo inferir que la Gestión del Conocimiento no ha presentado direccionamiento para un enfoque orientado al paradigma holística. Así, esta investigación contribuye por fomentar el desarrollo de nuevos modelos de gestión del conocimiento fundamentados en el paradigma holístico, considerando los delineamientos aquí expuestos.
Descritores: Organização e Administração
Administração de Recursos Humanos
Tomada de Decisões Gerenciais
Pesquisa Qualitativa
Educação Continuada
Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde
Gestão do Conhecimento
-Pediatria
Análise Quantitativa
Estratégias
Conhecimento
Saúde Holística
Liderança
Aprendizagem
Motivação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  10 / 960 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-786889
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Título: Gestão da atenção básica: ações da gestão para qualificação das equipes / Basic care management: management actions to qualifying teams.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 2015. tab. (Retratos da atenção básica no Brasil 2012, 2).
Idioma: pt.
Resumo: Segundo relatório da divulgação dos Resultados do Primeiro Ciclo do Pmaq-AB aborda a Gestão da Atenção Básica. Este número está dividido em três volumes: o terceiro expõe as Ações da Gestão para Qualificação das equipes de Atenção Básica.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Centros de Saúde
Promoção da Saúde/estatística & dados numéricos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 96 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde