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Id: biblio-975112
Autor: Fioranelli, Alexandre; Schmidt, Charles; Wolosker, Nelson; Castelli Júnior, Valter; Leiderman, Dafne Braga Diamante; Szutan, Luiz Arnaldo.
Título: Leadership potential of physicians in a public teaching hospital in the city of São Paulo / Potencial de liderança em médicos de um hospital público de ensino na cidade de São Paulo
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(1):eGS4191, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To analyze the leadership potential of physicians in a public hospital in the city of São Paulo. Methods A descriptive pilot study, in which 40 assistant physicians and medical residents were randomly selected to receive an electronic invitation of the company Caliper Estratégias Humanas do Brasil . To those who accepted it, a link was sent to fill out a personality evaluation focused on the work, comprising 112 alternatives related to 21 domains of 4 performance areas. According to the Caliper Profile Questionnaire, the ipsative measures expressed as a percentage are distributed on a Likert scale, and three categories are established based on behavioral tendencies at work: need for improvement, moderate and high potential. Results A total of 47.5% of physicians invited accepeted taking part in the study. Regarding to leadership, the need for improvement was over 30% among the evaluated physicians. In the interpersonal relationship analysis, only 18.4% of assistant physicians and 37% of medical residents required improvement. The percentage of physicians who needed improvement in problem-solving and decision-making was similar among the assistant and resident physicians (12.6% versus 14%). In the evaluation of personal organization and time management, we obtained similar percentages in assistant physicians and residents who needed improvement (14% in both groups). High potential leadership was observed in these domains (18.4% and 20% for assistant physicians and residents, respectively). Conclusion The physicians assessed presented high leadership potential in 25% of the cases, requiring improvement in the performance domains, such as interpersonal relationship, problem solving, decision-making, personal organization and time management.

RESUMO Objetivo Avaliar o potencial de liderança de médicos ativos de um hospital público na cidade de São Paulo. Métodos Estudo-piloto descritivo, no qual foram selecionados aleatoriamente 40 médicos assistentes e residentes para receberem o link com convite eletrônico da empresa Caliper Estratégias Humanas do Brasil. Aos que o aceitaram, foi encaminhado o link para preenchimento de avaliação de personalidade focada no trabalho, composta por 112 alternativas relativas a 21 domínios de 4 áreas de desempenho. De acordo com Questionário Perfil Caliper, as medidas ipsativas expressas em percentual são distribuídas em uma escala do tipo Likert, e são determinadas três categorias em relação às tendências comportamentais no trabalho: necessidade de aprimoramento, potencial moderado e alto potencial. Resultados A taxa de adesão dos médicos convidados ao estudo foi de 47,5% (19 médicos). No domínio liderança, a necessidade de aprimoramento ultrapassou 30% dos médicos avaliados. No relacionamento interpessoal, apenas 18,4% dos médicos assistentes necessitavam de aprimoramento e, no grupo dos médicos residentes, 37% necessitavam aprimoramento. Para resolução de problemas e tomada de decisões, as percentagens de necessidade de aprimoramento foram semelhantes (12,6% versus 14%). Na avaliação da organização pessoal e da administração do tempo, obtivemos percentagens semelhantes entre médicos assistentes e residentes, com necessidade de aprimoramento (14% nos dois grupos) e alto potencial nestas áreas (18,4% e 20% para médicos assistentes e residentes, respectivamente). Conclusão Os médicos avaliados apresentaram alto potencial de liderança em um quarto dos casos, necessitando aprimoramento nas áreas de desempenhos, como relacionamento interpessoal, resolução de problemas, tomada de decisão, organização pessoal e administração do tempo.
Descritores: Hospitais Públicos
Hospitais de Ensino
Liderança
Corpo Clínico Hospitalar/psicologia
-Inventário de Personalidade
Tomada de Decisões Gerenciais
Brasil
Projetos Piloto
Inquéritos e Questionários
Avaliação de Desempenho Profissional/estatística & dados numéricos
Autorrelato
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
Corpo Clínico Hospitalar/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1255016
Autor: Montenegro, Adauto Vasconcelos(edt); Feitosa, Raquel Libório(edt).
Título: Gestão do desempenho por competências: relato de experiência em uma empresa brasileira de alimentos / Performance management by competences: report of experience in a brazilian food company
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):184-197, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo objetiva discutir as potencialidades e os desafios envolvidos na gestão do desempenho por competências no contexto organizacional, por meio de um relato de implantação e desenvolvimento de um programa de gestão do desempenho por competências em uma empresa brasileira de alimentos, localizada no estado do Ceará, demandada pela necessidade de atualização e adaptação do processo de avaliação de gestão do desempenho na referida organização. A metodologia empregada no estudo foi realizada por meio de observação participante e análise documental. As etapas do programa de gestão do desempenho foram as seguintes: mapeamento de competências, atualização das descrições de cargo, sensibilização acerca do processo de gestão do desempenho, aplicação da avaliação de desempenho, tabulação e análise dos dados relativos ao desempenho, feedback, relatórios finais e planos de ação. Todas as etapas utilizaram, como base, contribuições teórico-metodológicas da área de gestão por competências. Os resultados obtidos viabilizaram a elaboração de um amplo diagnóstico, alcançando aproximadamente 1600 trabalhadores, sendo 150 ocupantes de cargo de gestão em todas as áreas da organização: industrial; administrativa; comercial; e logística/transportes. Nomeado diagnóstico propiciou subsídios para a redefinição das descrições de cargo, dos perfis de seleção e construção do plano semestral de treinamentos da organização. Entre os desafios identificados, destaca-se, a falta de preparação dos gestores para o feedback

This article aims to discuss the potentialities and challenges involved in performance management by competencies in the organizational context, through an account of the implementation and development of a competency performance management program in a Brazilian food company in the state of Ceará , demanded by the need to update and adapt the process of evaluation of performance management in said organization. The methodology used was accomplished through participant observation and documentary analysis. The stages of the performance management program were: mapping competencies, updating job descriptions, raising awareness about the performance management process, applying performance evaluation, tabulating and analyzing performance data, feedback, final reports and action plans. All the steps used theoretical-methodological contributions of the area of management by competences. The results obtained enabled the elaboration of a comprehensive diagnosis, reaching approximately 1,600 workers, with 150 occupants of management position. Named diagnosis provided subsidies for the redefinition of job descriptions, selection profiles and construction of the organization's semi-annual training plan. Among the identified challenges, we highlight the lack of preparation of managers for feedback
Descritores: Aptidão
Competência Profissional
Indústria Alimentícia/organização & administração
Eficiência
Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1019852
Autor: Goulart, Layala de Souza; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Sarti, Elaine Cristina Fernandes Baez; Sousa, Álvaro Francisco Lopes de; Ferreira, Adriano Menis; Frota, Oleci Pereira.
Título: Are nurses updated on the proper management of patients with sepsis? / ¿Los enfermeros están actualizados para el manejo adecuado del paciente con sepsis? / Os enfermeiros estão atualizados para o manejo adequado do paciente com sepse?
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;23(4):e20190013, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To evaluate nurses' knowledge about the definitions of Sepsis-3 and updates to the Surviving Sepsis Campaign. Methods: This descriptive study was carried out from July to August 2018, with 30 nurses from four wards of a large university hospital. For data collection, we created, structured, and validated a questionnaire composed of socio-demographic/occupational data and knowledge test. Results: Only 16.6% of the professionals received in-service training on the subject. There was no implementation of sepsis protocols in the institution, although 96.6% of the participants considered their implementation necessary. Professionals aged ≥35 years old had a higher level of knowledge about the new definition of sepsis (p=0.042). The knowledge about volume resuscitation (p=0.001) and use of vasopressors (p=0.025) was greater in those with ≥10.5 years of experience in the profession. Nurses from the clinical units presented a higher level of knowledge about the organic dysfunctions caused by sepsis (p=0.025). Conclusion and implications for the practice: Nurses do not have satisfactory knowledge for the proper identification, treatment, and clinical management of sepsis. There is a need for greater professional, institutional, and political incentives to implement a permanent education and the sepsis protocol.

Resumen Objetivo: Evaluar el conocimiento de los enfermeros que actúan en enfermerías sobre las definiciones de Sepsis-3 y las actualizaciones de Surviving Sepsis Campaign. Métodos: Estudio descriptivo realizado de julio a agosto de 2018 con 30 enfermeros de cuatro enfermerías de un hospital universitario de gran porte. Para la recolección de datos, creamos, estructuramos y validamos una encuesta compuesta de datos sociodemográficos/ocupacionales y tests de conocimiento. Resultados: Solo el 16,6% de los profesionales recibieron capacitación en servicio sobre la temática. En la institución no había protocolo de sepsis implantado, aunque el 96,6% de los participantes consideraron su implantación necesaria. Los profesionales con edad ≥35 años presentaron mayor nivel de conocimiento acerca de la nueva definición de sepsis (p=0,042). El conocimiento sobre la resucitación volémica (p=0,001) y el uso de vasopresores (p=0,025) fue mayor en aquellos con tiempo ≥10,5 años de ejercicio en la profesión. Los enfermeros de las unidades clínicas presentaron un mayor nivel de conocimiento de las disfunciones orgánicas causadas por la sepsis (p=0,025). Conclusión e implicaciones para la práctica: Los enfermeros no presentan un conocimiento satisfactorio para identificar, tratar y administrar clinicamente la sepsis de forma adecuada. Existe la necesidad de mayores incentivos profesionales, institucionales y políticos, con miras a implementar una educación permanente y un protocolo de sepsis.

Resumo Objetivo: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros que atuam em enfermarias sobre as definições do Sepsis-3 e atualizações da Surviving Sepsis Campaign. Métodos: Estudo descritivo realizado de julho a agosto de 2018 com 30 enfermeiros de quatro enfermarias de um hospital universitário de grande porte. Para coleta de dados, criamos, estruturamos e validamos um questionário composto por dados sociodemográficos/ocupacionais e teste de conhecimento. Resultados: Apenas 16,6% dos profissionais receberam treinamento em serviço sobre o tema. Na instituição não havia protocolo de sepse implantado, embora 96,6% dos participantes tenham considerado sua implantação necessária. Profissionais com idade ≥35 anos apresentaram maior nível de conhecimento acerca da nova definição de sepse (p=0,042). O conhecimento sobre ressuscitação volêmica (p=0,001) e uso de vasopressores (p=0,025) foi maior naqueles com tempo ≥10,5 anos de exercício na profissão. Enfermeiros das unidades clínicas apresentaram maior nível de conhecimento das disfunções orgânicas causada pela sepse (p=0,025). Conclusão e implicações para a prática: Os enfermeiros não apresentam conhecimento satisfatório para identificação, tratamento e gerenciamento clínico da sepse de forma adequada. Existe a necessidade de maiores incentivos profissionais, institucionais e políticos, com vistas às implementações da educação permanente e do protocolo de sepse.
Descritores: Sepse/enfermagem
Avaliação de Desempenho Profissional/estatística & dados numéricos
Enfermeiras e Enfermeiros
-Ressuscitação
Vasoconstritores/uso terapêutico
Protocolos Clínicos/normas
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários/estatística & dados numéricos
Sepse/diagnóstico
Diagnóstico Precoce
Educação Continuada em Enfermagem
Escores de Disfunção Orgânica
Hemocultura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1282219
Autor: Guareschi, Ana Paula Dias França.
Título: Avaliação da formação e das práticas pedagógicas do docente de enfermagem / Research on the professional training and pedagogical practices of the nursing professoriate.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 142 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: Os profissionais que atuam na educação no ensino superior de enfermagem necessitam se conscientizar de que a docência exige capacitação específica na área pedagógica. Objetivos: Avaliar a formação de docentes enfermeiros atuantes em um Curso de Graduação em Enfermagem. Método: Adotado o Estudo de Caso, na vertente qualitativa, pautado na fenomenologia social de Alfred Schütz, como referencial de análise. Os dados foram coletados mediante a adoção das técnicas de Entrevista e de Grupo Focal. Foram entrevistadas, em 2014, 12 docentes enfermeiras, das quais 6 participaram do Grupo Focal, de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, que atuam há mais de um ano na instituição ministrando aulas teóricas e acompanhando estágios. Resultados e Discussão: A análise das entrevistas permitiu a elaboração das Categorias: Influência familiar e acadêmica, Experiências profissionais e pessoais e Inserção na docência, emergentes do concreto vivido e que trouxeram os elementos que contribuíram para a formação docente das entrevistadas. As Categorias Empíricas dos motivos para: Ser docente de enfermagem no ensino superior, Exercer a docência neste contexto e Refletir sobre a essência e ação docente foram construídas a partir das Unidades de Significado extraídas dos discursos dos sujeitos da pesquisa e embasadas no movimento dialético da ação-reflexão-ação descrito por Schön. O Relatório Síntese resultante desta análise foi o elemento disparador do Grupo Focal que permitiu a elaboração das categorias Formação Docente; Práticas didático-pedagógicas e Proposta Institucional.Considerações Finais: Os motivos porque das enfermeiras docentes desvelados no estudo retratam as experiências, por elas vivenciadas, antes da inserção no ensino superior de Enfermagem. Os motivos para resgatados nesta pesquisa, explicitaram as vivências das docentes no exercício do ensino superior de Enfermagem. A contribuição de impacto, desta pesquisa, emergiu do Grupo Focal com a Categoria Proposta Institucional, que integra as US: Uniformidade do ensino na IES; Socialização do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Ensino; Avaliação de desempenho docente-discente; Planejamento de capacitação docente; Integração entre docentes; Saúde do trabalhador docente e Monitoramento do discente, que serão os alicerces fundamentais das futuras transformações na IES. Esta pesquisa contribui para a reflexão dos docentes e dos gestores educacionais sobre a importância do investimento na formação pedagógica dos docentes de enfermagem tendo, como meta, a qualidade do processo ensino aprendizado.

Introduction: Professionals working in education in higher education nursing need to be aware that teaching requires specific training in the pedagogical area. Objectives: Evaluate the training of the nursing professoriate in High Education Nursing Degree Courses. Method: The Case Study was based on the qualitative methodology, specifically the social phenomenological approach from Alfred Schutz which was used as referential for the analysis. Data has been collected using the Interview and Focal Group methods. In 2014, a group of 12 nursing teaching staff employed at an Institute of Higher Education in São Paulo City were interviewed. Six of these were part of a Focal Group and they all had been working as professors and were supervising apprenticeships for over a year at that particular Institution. Results and Discussion: The analysis of interviews unveiled the interviewees lived concrete which were then split into the following Categories, that brought the elements that contributed to the teacher education of the respondents, such as family and academic influence, professional and personal experiences and the inclusion in teaching. The Empirical categories of " reasons " were constructed from the Meaning of units drawn from the speeches of the research subjects , with the foundation of the dialectical movement of action -reflection-action described by Schön , who led the analysis of being a nursing teacher in higher education, the exercise teaching in this context and reflection on the essence and teaching activities.The report resulting from this analysis Synthesis was the trigger element of the Focus Group that enabled the development of the categories Teacher Training; Didactic and pedagogical practices and Institutional Proposal. Final Considerations: The Nursing Professors reasons why found in the study portray their personal experiences prior to entering Nursing Higher Education Teaching. The reasons to uncovered in this research highlighted their professional experiences as Nursing Professors in Higher Education. The most significant contribution to this research came from the Focal Group with the Institutional Proposal, which integrates the Understanding Units: Standardisation of Teaching; Making the Political/Pedagogical Project and the Teaching Plan widely available; Evaluation of how efficient is the relationship between teacher/learner; The Teacher Training Planning; Integration of Teachers; Workers Health; Learners Monitoring, who will be the cornerstones of future changes in the IES. This research aims to contribute to the reflection of the teaching staff and education managers on the importance of investing in pedagogical training of nursing faculty having the goal, the quality of teaching learning process.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
-Capacitação de Professores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1281794
Autor: Sánchez Lima, Claudia Noelia.
Título: Adecuación de los modelos de evaluación en recursos humanos para el desempeño laboral / Evaluation models adequacy in human resources for job performance / Adequação dos modelos de avaliação de recursos humanos para o desempenho no trabalho
Fonte: Investig. psicol. (La Paz, En línea);(25):69-79, 2021. tab..
Idioma: es.
Resumo: Cada vez se presta más atención a la gestión de los recursos humanos para lograr la mejora del desempeño organizacional, evaluar el desempeño laboral es fundamental para que cualquier organización conozca los resultados del trabajo de cada uno de sus empleados. Si bien cada empresa u organización realiza su evaluación de desempeño, muchas lo hacen con herramientas descontextualizadas o con limitaciones de evaluación. En consecuencia este artículo tiene como propósito, crear un instrumento de evaluación de desempeño laboral para cargos comerciales que contemple las dimensiones esenciales del desempeño en las organizaciones, mediante la adecuación del modelo Harvard de las 4C de Beer, utilizando el tipo de investigación exploratoria de enfoque cuantitativo. En la primera fase (Cualitativa) se adecuaron los cuatro tópicos del modelo de evaluación de gestión de recursos humanos a la evaluación individual del desempeño, en el segundo momento (fase cuantitativa) se utilizaron los índices y coeficientes estadísticos más apropiados para validar el instrumento de evaluación propuesto, obteniendo un resultado favorable para la validación del instrumento.

Constantly more attention is paid to the management of human resources in order to achieve the improvement of organizational performance, evaluating job performance is essential for any organization to find out the performance results of every employee. Although each company or organization develops performance's evaluation, many of them does it with decontextualized tools or with evaluation limitations. Consequently, this article has the purpose to create an instrument for evaluation job performance for commercial positions that considers the essential dimensions of performance in organizations, by adapting the Harvard model of the 4C of Beer, using the type of exploratory research of quantitative approach. In the first phase (Qualitative) the four topics of the human resources management evaluation model were adapted to the individual evaluation of performance, in the second stage (quantitative phase) the most appropriate indexes and statistical coefficients were used to validate the instrument of proposed evaluation, getting a favorable result for the validation of the instrument.

Cada vez se presta mais atenção na gestão de recursos humanos para alcançar a melhora do desempenho organizacional, avaliar a performance laboral é fundamental para que qualquer organização conheça o resultado do trabalho de cada um dos seus empregados. Se bem, cada empresa ou organização realiza a sua própria avaliação de desempenho ou performance. Muitas fazem com ferramentas descontextualizadas ou com limitações de avaliação. Em consequência, esse articulo tem como proposito, criar um instrumento de avaliação de performance laboral para cargos comerciais que comtemple as dimensões essenciais do desempenho nas organizações, mediante a adequação do modelo Harvard 4C de Beer, utilizando o tipo de investigação exploratória de enfoque quantitativo. Na primeira fase (qualitativa) se adequarão os quatro tópicos do modelo de avaliação de gestão de recursos humanos até a avaliação individual de desempenho, no segundo momento (fase quantitativa) se utilizarão os índices e coeficientes estatísticos mais apropriados para validar o instrumento de avaliação proposto.
Descritores: Recursos Humanos
Desempenho Profissional
-Pesquisa Operacional
Organização e Administração
Pesquisa
Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Romäo, Gustavo Salata
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Id: biblio-1224076
Autor: Barcelos, Ionara Diniz Evangelista Santos; Romão, Gustavo Salata.
Título: Estratégias na avaliação do residente: experiências com MultiSource feedback / Strategies in Resident Assessment: Experiences with MultiSource Feedback
Fonte: Femina;49(3):152-155, 20210331. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
Internato e Residência
-Competência Clínica
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-1280479
Autor: Albini, Alessandro; Peres, Aida Maris; Almeida, Maria de Lourdes de.
Título: Contributions of the Simplified Competency Management Model to a Municipal Health Secretariat / Contribuições do Modelo Simplificado de Gestão por Competências para uma Secretaria Municipal de Saúde / Aportes del Modelo Simplificado de Gestión por Competencias a una Secretaría Municipal de Salud
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);29:e3429, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to present the contributions of the Simplified Competency Management Model in a municipal health secretariat. Method: research of integrated mixed methods of exploratory-descriptive type. The model was applied in a southern Brazilian city, in the following stages: documentary, questionnaire, mapping of gaps and educational proposal. Results: in the first stage, after documentary research, a total of 14 general core competences were described and a questionnaire with specific core competences was chosen, with confirmation of correlation among them; in the second stage, the importance and expression competence at work degrees were obtained, after the questionnaires were filled out by 74 municipal public health managers; in the third one, a formula was adopted for the training priority degree and its classification; the fourth stage presented an educational proposal for the development of one of the competences with the highest priority degree. Conclusion: the model brings contributions by describing general core competences, after documentary research; carrying out the correlation between a questionnaire, containing specific core competences with the general ones; by mapping gaps; and by the proposal of learning trails for the development of competences.

Objetivo: apresentar as contribuições do Modelo Simplificado de Gestão por Competências em uma secretaria municipal de saúde. Método: pesquisa de métodos mistos integrados do tipo exploratório-descritivo. Aplicou-se o modelo em município sul-brasileiro, nas etapas documental, questionário, mapeamento de lacunas e proposta educacional. Resultados: na primeira etapa, após levantamento documental, foram descritas 14 competências essenciais gerais e escolhido um questionário com competências essenciais específicas, sendo realizada confirmação de correlação entre elas; na segunda, obteve-se o grau de importância das competências e o grau de expressão da competência no trabalho, após preenchimento dos questionários por 74 gestores da saúde pública municipal; na terceira, adotou-se fórmula para o grau de prioridade de capacitação e sua classificação; a quarta etapa apresentou proposta educacional para o desenvolvimento de uma das competências com maior grau de prioridade. Conclusão: o modelo traz contribuições pela descrição de competências essenciais gerais, após levantamento documental, pela realização da correlação entre um questionário contendo competências essenciais específicas com as competências essenciais gerais, pelo mapeamento de lacunas e pela proposta de trilhas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências.

Objetivo: presentar los aportes del Modelo Simplificado de Gestión por Competencias en una secretaría municipal de salud. Método: investigación de métodos mixtos integrados de tipo exploratorio-descriptivo. El modelo se aplicó en un municipio de la región Sur de Brasil, en las etapas: documental, cuestionario, mapeo de brechas y propuesta educativa. Resultados: en la primera etapa, después de un examen documental, se describieron 14 competencias esenciales generales y se eligió un cuestionario con las competencias esenciales específicas, con la confirmación de la correlación entre ellas; en la segunda, se obtuvo el grado de importancia de las competencias y el grado de expresión de la competencia en el trabajo, después de que los cuestionarios fueron rellenados por 74 gerentes municipales de salud pública; en la tercera, se adoptó una fórmula para el grado de prioridad de capacitación y su clasificación; la cuarta etapa presentó una propuesta educativa para el desarrollo de una de las competencias con mayor grado de prioridad. Conclusión: el modelo trae aportes por la descripción de las competencias esenciales generales, después del examen documental, por la correlación entre un cuestionario que contiene las competencias esenciales específicas con las competencias esenciales generales, por el mapeo de brechas y por la propuesta de itinerarios de aprendizaje para el desarrollo de competencias.
Descritores: Competência Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Inquéritos e Questionários
Gestão em Saúde
Educação Continuada
Avaliação de Desempenho Profissional
Aprendizagem
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1253514
Autor: Oliveira, Lara Leite.
Título: Competências profissionais de enfermeiros no contexto obstétrico / Professional competencies of nurses in the obstetric context.
Fonte: Fortaleza; s.n; nov. 2019.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as competências profissionais de enfermeiros que atuam em maternidades habilitadas pela Rede Cegonha. Tratou-se de um estudo do tipo avaliativo, analítico, correlacional, com delineamento transversal. Para tanto utilizou a teoria From Novice to Expert de Patrícia Benner, que descreve as competências necessárias para que o enfermeiro torne-se perito em sua prática profissional, agrupadas em sete domínios, bem como afirma que é necessário o profissional passar por cinco estágios de desenvolvimento de aquisições de competências. Foi realizado no período de novembro de 2016 a novembro de 2019, em maternidades habilitadas e de referência para a Rede Cegonha, em quatro macrorregiões do estado do Ceará. A competência profissional dos enfermeiros foi avaliada por duas populações: 22 enfermeiros atuantes no contexto obstétrico e 440 puérperas. Os instrumentos de coleta dos dados foram validados por um grupo de juízes mediante técnica Delphi. Os dados foram compilados e analisados estatisticamente mediante uso do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® versão 24.0. Foram realizados os testes de Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher para identificar diferenças significativas entre as maternidades. O teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da amostra, e o teste não paramétricos para a comparação da adequação dos domínios em cada maternidade avaliada, Kruskal-Wallis. O projeto foi aprovado por Comitês de Ética em Pesquisa sob os protocolos 1.939.946 e 2.531.361, da Universidade Federal do Ceará e do Centro Universitário Católica de Quixadá, respectivamente. Os sete domínios descritos na teoria versam sobre os seguintes aspectos: 1 (Função Ajuda), 2 (Função ensino e treinamento), 3 (Função Diagnóstico e Monitoramento), 4 (Gerenciamento eficaz das situações de rápida mudança), 5 (Administrar e monitorar os regimes e as intervenções terapêuticas), 6 (Monitorar e assegurar as qualidades das práticas) e 7 (competências organizacionais). Na comparação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros identificou-se que o domínio 2 apresentou a melhor adequação (0,90) e o domínio 4 a pior adequação (0,60). Os domínios 1, 4 e 5 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Em termos gerais, percebe-se que a Maternidade B possui os profissionais enfermeiros mais peritos das quatro instituições avaliadas. E a maternidade A apresenta os profissionais menos peritos das quatro instituições avaliadas. Infere-se, ainda, que o Domínio 2 é o mais adequado, no qual suas competências são compreendidas e aplicadas pelos enfermeiros. Já no que se refere à avaliação das puérperas, identificou-se que os domínios 2; 4; 6 e 7 apresentaram as melhores adequações (1,00) e o domínio 5 a pior adequação (0,56). Os domínios 1 a 6 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Na comparação das adequações das competências por domínios na visão de enfermeiros e puérperas, observou-se que todos os domínios foram mais bem avaliados pelas puérperas que pelos enfermeiros, com exceção do domínio 5 (0,56). Infere-se que este é o domínio de pior avaliação e o que deve ser reforçado em treinamentos e capacitações profissionais. De uma maneira geral os domínios mais bem avaliados foram os: 2 (A Função ensino e treinamento), 6 (Monitorar e assegurar a qualidade das práticas) e 7 (Competências Organizacionais). A associação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros com variáveis sociodemográficas e profissionais não mostrou resultados significantes (p<0,05), entretanto na associação da adequação dos domínios na avaliação das puérperas com variáveis sociodemográficas e obstétrica tem-se que o domínio 5 foi influenciado pela faixa étaria (p=0,042). Os domínios 1, 4, 5 e 6 foram influenciados pela renda e pela presença do acompanhante (p<0,05). Conclui-se, portanto, que os enfermeiros que prestam assistência obstétrica às quatro maternidades habilitadas pela Rede Cegonha no estado do Ceará não foram considerados peritos em todos os domínios descritos por Benner, apesar de terem sido mais bem avaliados de uma maneira geral. (AU)
Descritores: Competência Profissional
Enfermagem
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Avaliação de Desempenho Profissional
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Obstetrícia
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1251891
Autor: Castillo, Angie Lorena Riaño; Padilla, Ma. Elsa Rodríguez; Hernández, Darío Gaytán.
Título: Self-evaluation and evaluation of nursing leaders' Leadership Styles / Autoavaliação e avaliação nos estilos de liderança dos gestores de Enfermagem / Autoevaluación y evaluación en los estilos de liderazgo de dirigentes de Enfermería
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);29:e3393, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to evaluate the concordance between the leadership styles self-evaluated by the Nursing managers and evaluated by their subordinates in a private hospital. Methodology: an observational, cross-sectional, quantitative, and analytical study, with population of 31 managing nurses and 125 subordinates. Herman Bachenheimer's instrument of Situational Leadership was employed, adapting it to the subordinates. The concordance between self-evaluation and evaluation by the subordinates was analyzed in the four leadership styles (Directing, Guiding, Participating, Delegating), with the Kappa coefficient statistical test, test statistic (Z) >1.96, 95% confidence interval and PASW Statistics, version 18. Results: the self-evaluation of the Nursing managerial staff has a tendency for the Guiding Style and, according to the evaluation by their subordinates, there is a minimum difference among the four styles. Their concordance is low, but significant, with 19.3%. It was identified that the subordinates perceive that they possess the necessary competences to autonomously perform the tasks assigned, and that there is trust and assertive communication between both groups, which facilitates knowledge exchange. Conclusion: the Nursing managers and their subordinates perceive various leadership styles, and concordance is low. To attain superior leadership styles, the subordinates must develop autonomy and empowerment.

Objetivo: avaliar a concordância entre os estilos de liderança autoavaliados pelos gerentes de enfermagem e avaliados pelos próprios liderados em um hospital privado. Método: estudo observacional, transversal, quantitativo e analítico, com população de 31 enfermeiras gestoras e 125 liderados. Foi utilizado o instrumento de Liderança Situacional de Herman Bachenheimer, adaptando-o para os liderados. Foi analisada a concordância entre a autoavaliação e a avaliação dos liderados nos quatro estilos de liderança (Determinar, Persuadir, Compartilhar, Delegar), com o teste de significância estatística coeficiente Kappa, teste estatístico (Z)> 1,96, intervalo de confiança de 95 % e programa PASW Statistics versão 18. Resultados: a autoavaliação dos gerentes de enfermagem tende ao estilo Persuadir e, de acordo com a avaliação de seus liderados, existe diferença mínima entre os quatro estilos. A concordância é pobre, porém significativa com 19,3%. Identificou-se que os liderados consideram-se a si mesmos como possuidores das competências necessárias para realizar as tarefas atribuídas com autonomia, há confiança e comunicação assertiva entre ambos os grupos, o que facilita a troca de conhecimentos. Conclusão: os gerentes de enfermagem e seus liderados reconhecem diferentes estilos de liderança e a concordância é pobre. Para alcançar estilos de liderança superiores, os liderados devem desenvolver autonomia e empoderamento.

Objetivo: evaluar la concordancia entre los estilos de liderazgo autoevaluados por los directivos de enfermería y evaluados por sus propios seguidores en un hospital privado. Método: estudio observacional, transversal, cuantitativo y analítico con población de 31 enfermeras directivas y 125 seguidores. Se empleó el instrumento de Liderazgo Situacional de Herman Bachenheimer, adaptándolo para los seguidores. Se analizó la concordancia entre la autoevaluación y evaluación de los seguidores en los cuatro estilos de liderazgo (Dirigir, Guiar, Participar, Delegar), con la prueba estadística coeficiente de Kappa, estadístico de prueba (Z) >1,96, intervalo de confianza del 95% y programa PASW Statistics versión 18. Resultados: la autoevaluación del personal directivo de enfermería tiende al estilo Guiar y, según la evaluación por sus seguidores, hay mínima diferencia entre los cuatro estilos. Su concordancia es pobre, pero significativa con el 19,3%. Se identificó que los seguidores se perciben con las competencias necesarias para realizar con autonomía las tareas asignadas, existe confianza y comunicación asertiva entre ambos grupos, lo que facilita intercambio de conocimientos. Conclusión: los directivos de enfermería y sus seguidores perciben diversos estilos de liderazgo, y la concordancia es pobre. Para alcanzar estilos de liderazgo superiores, los seguidores deben desarrollar autonomía y empoderamiento.
Descritores: Autoavaliação (Psicologia)
Supervisão de Enfermagem
Avaliação de Desempenho Profissional
Recursos Humanos
Capacidade de Liderança e Governança
Liderança
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1252380
Autor: Paranhos, Wana Yeda.
Título: Análise do desempenho dos estudantes de Enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão / Analysis of performance of nursing students by teaching skills and teaching for understanding.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 119 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: Como coordenadora de Curso de Enfermagem, vivenciei dois currículos com propostas pedagógicas diferentes levando a seguinte questão em consideração: o desempenho dos estudantes no campo de prática do currículo no modelo da compreensão é diferente dos estudantes do currículo disciplinar? Esta questão motivou a elaboração deste estudo que visa analisar o desempenho dos estudantes de ambos os grupos. Objetivos: Analisar o desempenho dos estudantes no estágio curricular supervisionado do projeto pedagógico baseado em Competências e dos estudantes do projeto pedagógico na perspectiva do Ensino Para Compreensão. Método: Estudo exploratório descritivo, documental, quantitativo que se utiliza de comparações entre os dois currículos e as categorias e subcategorias do instrumento de avaliação de estágio curricular supervisionado. O local da pesquisa foi uma universidade privada do município de São Paulo e os instrumentos de coleta de dados foram os documentos de avaliação de desempenho dos estudantes da disciplina em questão, perfazendo um total de 52 estudantes e 312 instrumentos de avaliação. Resultados e Discussão: Os estudantes são, na sua maioria, mulheres, entre 26 e 35 anos de idade, técnicos de enfermagem que trabalham no turno da tarde. A avaliação do desempenho dos estudantes do currículo A, não teve diferença em relação à média geral dos estudantes do currículo B. Os estudantes do currículo A mostraram melhor desempenho em relação ao B apenas na unidade de terapia intensiva. O estudante mais velho tem melhor desempenho que o mais novo. As mulheres têm desempenho melhor que os homens. O aluno que trabalha à tarde tem melhores notas na avaliação de desempenho do que aqueles que trabalham à noite e os que não trabalham. Os resultados apontam a necessidade de realizar pesquisas para desmitificar o estudante do turno vespertino, pois existem diversos estudos sobre o estudante e o trabalhador do turno noturno. Conclusão: A hipótese de que o desempenho dos estudantes do currículo modular baseado no marco conceitual do ensino para compreensão era melhor que dos estudantes do currículo por competência não se confirmou. Concluímos também que, como a maioria das variáveis eram as mesmas (campo de estágio, professores e os instrumentos) o currículo passou a ser uma variável de pouca expressão para o resultado final dos alunos. Novas pesquisas são sugeridas para uma melhor interpretação e análise da avaliação de desempenho dos estudantes durante o estágio supervisionado, pois acreditamos ser esse o ponto chave da formação do estudante de enfermagem no qual ele aprende fazendo. Consideramos também que esses dados contribuem para um adensamento da linha de pesquisa "formação e gerenciamento de recursos humanos em enfermagem e em saúde" uma vez que aponta a necessidade de melhor estruturação na avaliação de desempenho do estudante no estágio curricular supervisionado e principalmente um processo de capacitação dos professores para a execução dessa atividade.

Introduction: As the coordinator of a Nursing Course, I experienced two curricula with different pedagogical proposals taking the following question into consideration: Is the student\'s performance on the practice field in the curriculum model of understanding different from the student\'s performance on the disciplinary curriculum? This issue motivated the development of this study in order to analyze the performance of students in both groups. Objectives: To analyze the performance of students in the supervised traineeship of the pedagogical design based on skills and students of the pedagogical project \"Teaching For Understanding\". Method: A descriptive exploratory study which uses quantitative comparisons between the two curricula and the categories and subcategories of the assessment instrument of the supervised curricular internship. The search location was one private university in São Paulo and the instruments of data collection were documents for performance evaluation of the students of the discipline in question, making a total of 52 students and 312 assessment tools. Results and Discussion: The students are mostly women between 26 and 35 years old, nursing technicians who work in the afternoon. In the performance evaluation of the curriculum, the students had no difference compared with the overall average student of the curriculum B. The student\'s resume showed better performance compared to B only in the intensive care unit. The older student performs better than the younger one. Women perform better than men.Students who are nursing technicians have better performance than those who are nursing assistants and who have no working experience in healthcare. The student who works in the afternoon have better grades in performance evaluation than those who work at night and do not work. The results indicate the need to conduct research to demystify the student's afternoon shift, because there are many studies about the student and the worker who works at the night shift. Conclusion: The hypothesis that the performance of the students from the modular curriculum based on the conceptual framework for teaching for understanding was better than the students of the curriculum for skills was not confirmed. We also conclude that, as most of the variables were the same, (the training field, teachers and instruments) the curriculum was a variable of little importance for the students\' final outcome. Further research to better interpret and analyze the performance evaluation of students during supervised training is suggested, therefore, we believe this is the key point in the training of nursing students, where he learns doing. We also believe that these data contribute in order to intensify the research and training of human resources management in nursing and health research field, since it indicates the need of a better structure in the evaluation of student performance in relation to supervised traineeship and mostly a process of training teachers for the implementation of this activity.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1



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