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Texto completo SciELO Saúde Pública
Silva, Carlos Henrique Martins da
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Id: biblio-974598
Autor: Catani, Renata Rodrigues; Valadares, Emiliana dos Santos; Lacombe, Julianni Bernardelli; Mendonça, Tânia Maria da Silva; Silva, Carlos Henrique Martins da; Paro, Helena Borges Martins da Silva.
Título: Cross-cultural adaptation of the Four Habits Coding Scheme (4HCS) for teaching and assessing patient-centered communication skills in Brazil / Adaptação transcultural do Four Habits Coding Scheme (4HCS) para o ensino e avaliação de habilidades de comunicação centradas no paciente no Brasil / Adaptación transcultural del Four Habits Coding Scheme (4HCS) para la enseñanza y evaluación de habilidades de comunicación centradas en el paciente en Brasil
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(11):e00013918, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Brazilian educational guidelines reinforce patient-centered care communication skills as an important competence for medical students. The Four Habits Coding Scheme (4HCS) is an instrument used for teaching and assessing clinicians' communication skills in a person-centered care approach. We aimed to translate and culturally adapt the 4HCS into Brazilian Portuguese. The translation process was accomplished in seven stages: initial translation, reconciliation, back translation, review by the author, independent review, consensus version through Delphi technique, review by a language coordinator, and pretest. During pretest, three independent observers assessed four medical consultations, which were performed by medical students and residents, that had been recorded in a real healthcare scenario. Reviewers had difficulty in reaching consensus on expressions referring to understanding the person as a whole, such as "Engage in small talk", "Expansion of concerns", "Elicit full agenda", "Use patient's frame of reference", and "Explore plan acceptability". They also had difficulty in reaching consensus on the translation of the word "clinician", which was first translated as "physician". Historical and cultural issues in the physician-patient relationship may have influenced this result. The Brazilian 4HCS is a culturally, conceptually, semantically and operationally sound instrument. It may represent an important advance for strengthening the person-centered care model in Brazil.

Resumo: As diretrizes brasileiras para a educação enfatizam as habilidades de comunicação centradas no paciente enquanto importante competência para os estudantes de medicina. O Four Habits Coding Scheme (4HCS) é um instrumento utilizado no ensino e avaliação das habilidades de comunicação do clínico em uma abordagem de cuidado centrado na pessoa. O nosso objetivo foi traduzir e realizar a adaptação transcultural do 4HCS para o português do Brasil. O processo de tradução foi realizado em sete estágios: tradução independente, reconciliação, retro-tradução, revisão pelo autor, revisão independente - consenso através da técnica Delphi -, revisão por um coordenador linguístico e pré-teste. Durante o pré-teste, três observadores independentes avaliaram quatro consultas médicas realizadas por estudantes e residentes de medicina que foram gravadas em um cenário de atendimento real. Os revisores tiveram dificuldade em chegar a um consenso sobre expressões referentes à compreensão da pessoa como um todo, tais como "engage in small talk", "expansion of concerns", "elicit full agenda", "use patient's frame of reference" e "explore plan acceptability". Também tiveram dificuldade em chegar a um consenso sobre a tradução da palavra "clinician", que fora traduzida primeiro como "médico". Questões históricas e culturais na relação médico-paciente podem ter influenciado o resultado. A versão brasileira do 4HCS é um instrumento válido no sentido cultural, conceitual, semântico e operacional. Pode representar um avanço importante no fortalecimento do modelo de cuidado centrado no paciente no Brasil.

Resumen: Las directrices brasileñas para la educación enfatizan las habilidades de comunicación centradas al paciente, por considerarla una importante competencia para los estudiantes de medicina. El Four Habits Coding Scheme (4HCS) es un instrumento utilizado en la enseñanza y evaluación de las habilidades de comunicación dentro del ámbito clínico, desde una perspectiva de cuidado centrado en la persona. El objetivo fue traducir y realizar la adaptación transcultural del 4HCS al portugués de Brasil. El proceso de traducción se realizó en siete fases: traducción independiente, conciliación, retro-traducción, revisión por parte del autor, revisión independiente -consenso a través de la técnica Delphi-, revisión por parte de un coordinador lingüístico y prueba previa. Durante la prueba previa, tres observadores independientes evaluaron cuatro consultas médicas, que fueron realizadas por estudiantes y residentes de medicina que se grabaron en un escenario de atención real. Los revisores tuvieron dificultades para llegar a un consenso sobre expresiones referidas a la comprensión de la persona como un todo, tales como "engage in small talk", "expansion of concerns", "elicit full agenda", "use patient's frame of reference" y "explore plan acceptability". También tuvieron dificultades para llegar a un consenso sobre la traducción de la palabra "clinician", que se tradujo en primera instancia como "médico". Las cuestiones históricas y culturales en la relación médico-paciente pueden haber influenciado el resultado. La versión brasileña del 4HCS es un instrumento válido, en el sentido cultural, conceptual, semántico y operacional. Puede representar un avance importante en el fortalecimiento del modelo de cuidado centrado en el paciente en Brasil.
Descritores: Traduções
Comparação Transcultural
Inquéritos e Questionários
Comunicação
Educação Médica/métodos
Avaliação Educacional/métodos
Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
-Relações Médico-Paciente
Competência Profissional/normas
Semântica
Brasil
Avaliação de Desempenho Profissional/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1070625
Autor: São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Centro de Apoio e Desenvolvimento às Ações Integradas à Saúde - CADAIS. Departamento de Recursos Humanos. Grupo Técnico de Planejamento.
Título: Programa de gerência integrada: uma proposta de atuação para a área de recursos humanos do SUDS/SP / Integrated management programm: proposed area of action for human resource SUDS/SP/SP.
Fonte: São Paulo; s.n; abr. 1988. 100 p.
Idioma: pt.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Capacitação em Serviço
Mão de Obra em Saúde
Salários e Benefícios
Satisfação do Paciente
-Organização e Administração
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA530, S239p, 1988


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Id: biblio-1070601
Autor: Lobo, Maria Stella de Castro; Borges Neto, Benedicto Accacio.
Título: O uso de análise envoltória de dados - DEA para avaliação dos hospitais de ensino - HE do Estado de São Paulo / Involved data analysis using - DEA to Hospitals, teaching evaluation - HE from São Paulo State
Fonte: In: Bittar, Olímpio J. Nogueira V; Magalhães, Adriana. Hospitais de ensino no Estado de São Paulo. São Paulo, Imprensa Oficial, 2007. p.95-110, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente, os processos de avaliação de desempenho de serviços de saúde têm demonstrado algumas tendências de abordagem multidimensional a partir da comparação simultânea de um grupo de variáveis de análise interativa por meio da participação ativa dos gestores na escolha de métodos e variáveis de análise. Com essa perspectiva, poderíamos citar, entre as premissas necessárias para o sucesso de uma prática avaliativa da rede hospitalar brasileira, a necessidade de...
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Hospitais de Ensino
Interpretação Estatística de Dados
Responsável: BR1763.1 - Biblioteca
BR91.2; WX150, S239ho, 2007


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Id: lil-645882
Autor: Oscco-Torres, Olinda; Bendezú-Sarcines, Carmen E; Escajadillo-Lagos, Natividad.
Título: Actitud que adopta la enfermera durante la atención y nivel de ansiedad del paciente en el pre operatorio en un hospital público de Pisco, Perú 2010 / Nurse attitude adopted during the care and the patient anxiety level in the preoperative in a public hospital of Pisco, Peru 2010
Fonte: Rev. méd. panacea;1(3):85-88, sept.-dic. 2011. graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Determinar la actitud que adopta la enfermera durante la atención y el nivel de ansiedad del paciente en el preoperatorio, en un hospital público de Pisco marzo 2010. Material y métodos: Se realizó un estudio de tipo descriptivo y de corte transversal, la muestra está constituida por 30 pacientes, que fueron seleccionados a través del muestreo no probabilístico intencional, para establecer cuantitativamente el nivel de ansiedad se aplicó el test de ansiedad W. Zung. Resultados: En relación a la actitud que adopta la enfermera durante la atención al paciente es favorable en un 87% y medianamente favorable en un 13%. Referente al nivel de ansiedad; el 10% de los pacientes presenta ausencia de ansiedad, el 63% presenta ansiedad leve y el 27%, presenta ansiedad moderada. Conclusiones: La actitud que adopta la enfermera durante la atención al paciente es favorable, y la ansiedad leve está presente en los pacientes en el preoperatorio, por lo que se sugiere a las autoridades del hospital, desarrollar programas de educación permanente en salud en el campo del apoyo psicoemocional a los pacientes en el pre y post operatorio, dirigido al personal profesional de Enfermería con el fin de disminuir el nivel de ansiedad que presentan los pacientes previo a la intervención quirúrgica.

Objective: To determine the attitude that takes the nurse in the care and the patient anxiety level undergoing surgery in the Surgery Department of Hospital San Juan de Dios in Pisco, March 2010. Material and Methods: a descriptive and cross-sectional was conducted; sample consists of 30 patients, who were selected through the intentional non-probabilistic sampling to establish quantitatively the level of anxiety was applied to test anxiety SAS author William W. Zung. Results: In relation to the attitude adopted by the nurse during patient care is at 87% favorable, moderately favorable by 13%. Concerning the level of anxiety, 10% of patients have no anxiety, 63% have mild anxiety and 27%, features moderate anxiety. Conclusions: The attitude that takes the nurse to patient care is favorable and mild anxiety is present in patients before surgery, so it is suggested that the hospital authorities, develop continuing education programs in health field psycho-emotional support to patients in the pre and post operative for staff nurses with the aim of reducing the level of anxiety experienced by patients prior to surgery.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Ansiedade
Assistência ao Paciente
Cuidados de Enfermagem
Cuidados Pré-Operatórios
Enfermeiras e Enfermeiros
Avaliação de Desempenho Profissional
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Peru
Limites: Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-1048092
Autor: Giraldi, Bruna Maiara; Kohler, Taise Fernanda; Rampazzo, Rosana Marques da Silva.
Título: Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros / Mapping of behavioral competencies: an experience report with nurses
Fonte: Barbarói;(55):137-152, 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O mapeamento de competências trata-se de um diagnóstico para a gestão de pessoas, conhecido como uma forma de identificar, sistematizar e evidenciar as competências da organização. O escrito trata-se de relato de experiência referente ao estágio específico do curso de psicologia de uma universidade localizada no Vale do Itajaí. Uma das práticas realizadas foi o mapeamento de competências com enfermeiros de uma instituição hospitalar da região, que objetivou investigar as competências fundamentais e acessórias para a prática do enfermeiro. Os dados foram levantados com 22 enfermeiros ocupantes de cargos de gestão, por meio do inventário comportamental e questionário fechado. Tratou-se de um diagnóstico de cunho qualitativo, cujos dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e as categorias consistiram nas competências de liderança. Como resultados, definiram-se cinco competências, a saber: Qualificação Profissional, Liderança, Comunicação, Atendimento Humanizado e Visão Holística. Foi elaborada a matriz de competências para o cargo de enfermeiro, especificando as competências individuais ou indicadores de desempenho, oferecendo subsídios necessários para a revisão e/ou estruturação das práticas de gestão de pessoas.(AU)

Competency mapping is an important tool for people management, known as a way to identify, systematize and evidence the competencies of the organization. The paper is an experience report referring to the specific internship in psychology from a University of Vale do Itajaí. One of the practices carried out was the mapping of competencies with nurses from a hospital in the region, which aimed to investigate the fundamental and ancillary skills of nurses' practice. Data were collected with 22 nurses occupying management positions, through the behavioral inventory and closed questionnaire. It was a qualitative diagnosis, whose data were treated through content analysis and the categories consisted of the management competencies raised. As results, five competencies were defined, namely: Professional Qualification, Leadership, Communication, Humanized Attendance and Holistic Vision. Also, the competency matrix for the position of nurse, specifying the individual competencies or performance indicators, was formulated for each of the competences, providing the necessary inputs for the future realization of the potential analysis, as well as for other people management practices.(AU)
Descritores: Competência Profissional
Comunicação
Credenciamento
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
-Qualidade da Assistência à Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Avaliação de Desempenho Profissional
Humanização da Assistência
Saúde Holística
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-848192
Autor: Titato, Mariana Mystica Silva; de Carvalho, Rachel.
Título: Hipertermia maligna no centro cirúrgico: a equipe de enfermagem sabe reconhecer e intervir? / Malignant hyperthermia in the operating room: can the nursing team recognize it and intervene? / Hipertermia maligna en el centro quirúrgico: ¿el equipo de enfermería sabe reconocer e intervenir?
Fonte: Rev. SOBECC;22(2):82-89, abr.-jun 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Verificar o conhecimento da equipe de enfermagem do bloco cirúrgico (BC) sobre diagnóstico e tratamento da hipertermia maligna. Método: Pesquisa de campo, correlacional, análise quantitativa. Coleta de dados junto a 50 profissionais da equipe de enfermagem (34 técnicos e 16 enfermeiros) que atuam nos dois BC de um hospital particular de extraporte de São Paulo, que responderam dez questões de múltipla escolha (seis de diagnóstico e quatro de tratamento). Análise descritiva e comparação de médias por teste t de Student. Resultados: Obteve-se médias de acertos de 62,5% nas questões de diagnóstico e de 71,2% nas de tratamento; a porcentagem de acertos em diagnóstico foi significativamente menor do que em tratamento (p=0,007); média de acertos de 6,52 (6,4 para técnicos e 6,8 para enfermeiros); não houve significância quanto ao total de acertos entre os dois grupos (p>0,05). Conclusão: Os profissionais demonstraram conhecimento razoável sobre hipertermia maligna, evidenciando mais de 50,0% de acertos.

Objective: To assess the knowledge of the nursing team of the operating room (OR), on the diagnosis and treatment of malignant hyperthermia. Method: Field research, correlational, with quantitative analysis. Data collection from the 50 nursing team professionals (34 technicians and 16 nurses) working in the OR of a private hospital in São Paulo, Brazil, who answered 10 questions (six on diagnostics, and four on treatment). Descriptive analysis and comparison of means, using the Student t test. Results: Average of correct answers in 62.5% of the diagnostic questions, and in 71.2% of the treatment questions; percentage of correct answers in diagnosis was significantly lower than in treatment (p=0.007); average of 6.52 correct answers (6.4 for technical and 6.8 for nurses); there was no significance for the total of hits between the two groups (p>0.05). Conclusion: The nursing staff had reasonable knowledge of malignant hyperthermia, showing more than 50.0% accuracy.

Objetivo: Verificar el conocimiento del equipo de enfermería del bloque quirúrgico (BC) sobre diagnóstico y tratamiento de la hipertermia maligna. Método: Estudio de campo, correlacional, análisis cuantitativo. Colecta de datos junto a 50 profesionales del equipo de enfermería (34 técnicos y 16 enfermeros) que actúan en los dos BC de un hospital particular de extraporte de São Paulo, que respondieron diez cuestiones de múltiple elección (seis de diagnóstico y cuatro de tratamiento). Análisis descriptivo y comparación de promedios por test t de Student. Resultados: Se obtuvieron promedios de aciertos del 62,5% en las preguntas de diagnóstico y del 71,2% en las de tratamiento; el porcentaje de aciertos en diagnóstico fue significativamente menor de que en tratamiento (p=0,007); promedio de aciertos de 6,52 (6,4 para técnicos y 6,8 para enfermeros); no hubo significancia cuanto al total de aciertos entre los dos grupos (p>0,05). Conclusión: Los profesionales demostraron conocimiento razonable sobre hipertermia maligna, evidenciando más del 50,0% de aciertos.
Descritores: Centros Cirúrgicos
Doenças Musculoesqueléticas
Avaliação de Desempenho Profissional
Equipe de Enfermagem
-Farmacogenética
Trifosfato de Adenosina
Cálcio
Contração Muscular
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1004080
Autor: Henriques, Silvia Helena; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Brito, Lana Jocasta de Souza; Mello, Amanda de Lemos; Silva, Beatriz Regina da; Leal, Laura Andrian.
Título: Adaptação transcultural do Competency Evaluation Questionnaire - versão brasileira / Adaptación transcultural del Competency Evaluation Questionnaire - versión brasileña / Transcultural adaptation of the Competency Evaluation Questionnaire - Brazilian version
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180155, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever o processo de tradução e adaptação para cultura brasileira do Competency Evaluation Questionnaire para enfermeiros hospitalares. MÉTODOS Estudo metodológico de tradução e adaptação transcultural, compreendendo as etapas tradução do instrumento original para o português do Brasil, avaliação consensual das versões traduzidas, retrotradução, validação por juízes e piloto com 29 enfermeiros hospitalares do interior paulista, ocorrido em 2016. RESULTADOS Apresentaram as etapas do processo de adaptação transcultural do instrumento, com ajustes propostos por um Comitê de juízes, composto por 27 itens distribuídos em cinco domínios de competências para enfermeiros hospitalares. O instrumento adaptado para o português apresentou equivalência semântica, idiomática, experimental e conceitual com o original, e o valor total do Alpha de Cronbach 0,932, além da validação parente. CONCLUSÕES O Competency Evaluation Questionnaire demonstrou ser um instrumento confiável, possível de ser utilizado, mas não exclui a necessidade de futuros testes estatísticos visando à validade psicométrica.

Resumen OBJETIVO Describir el proceso de traducción y adaptación a la cultura brasileña de la encuesta evaluativa de competencias para enfermeros en hospitales. MÉTODOS Estudio metodológico sobre la traducción y adaptación cultural, que comprende la traducción del instrumento al portugués, la evaluación consensuada de las versiones traducidas, la retro-traducción, la traducción de validación por los jueces y un piloto con 29 enfermeras del hospital, que se produjo en 2016. RESULTADOS Se presentaron las etapas del proceso de adaptación transcultural, con ajustes propuestos por un comité de jueces, compuesto por 27 ítems distribuidos en cinco dominios de competencias para enfermeros de hospitales. El instrumento adaptado demostró equivalencia semántica, idiomática, experimental y conceptual al original, y cantidad total de alpha de Cronbach de 0,932, además de una validación relativa. CONCLUSIONES La Competency Evaluation Questionnaire demostró ser un instrumento confiable, posible de ser utilizado, pero no excluye la necesidad de futuras pruebas estadística con el objetivo de lograr una validez psicométrica.

Abstract OBJECTIVE Describe the process of translation and adaptation to Brazilian culture of the Competency Evaluation Questionnaire for hospital nurses. METHOD Methodological study of translation and cross-cultural adaptation, including the steps translation of the original instrument into Portuguese, consensual evaluation of translated versions, back - translation, validation by judges and pilot with 29 hospital nurses. RESULTS They presented the stages of process of cross-cultural adaptation of the instrument, with adjustments proposed by a Judges Committee, composed of 27 items distributed in five domains of competencies for hospital nurses. The instrument adapted to Portuguese presented semantic, idiomatic, experimental and conceptual equivalence with the original, and the total value of the Cronbach Alpha 0.932, in addition to the relative validation. CONCLUSIONS The Competency Evaluation Questionnaire has been shown to be a reliable instrument that can be used but does not exclude the need for future statistical tests aiming at psychometric validity.
Descritores: Traduções
Comparação Transcultural
Inquéritos e Questionários
Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/normas
-Brasil
Atitude do Pessoal de Saúde
Competência Clínica
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1052415
Autor: Dall'Agnol, Clarice Maria.
Título: Avaliação de desempenho na enfermagem e o ser (a) crítico / Evaluation of performance in nursing and the (a) critical being.
Fonte: São Paulo; s.n; 1999. 186 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Conhecer as representações de avaliadores e de avaliados, o significado atribuído às relações face-a-face e as sinalizações que mobilizam a condição (a)crítica no processo avaliativo são os objetivos. Contemplou-se a emergência de conteúdos explícitos e implícitos através de uma abordagem qualitativa. Enfermeiras e Pessoal Auxiliar de Enfermagem de um Hospital Escola foram os sujeitos e, de oito Entrevistas não diretivas, destacaram-se temas emergentes, compondo os tópicos disparadores dos debates no Grupo Focal. Neste, contou-se com onze sujeitos efetivos. O material oriundo das seis sessões de grupo é apresentado em forma de crônicas, já constando uma análise prévia. Tendo-se privilegiado os momentos reflexivos, ao final, apresenta-se uma ressignificação da trajetória percorrida. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer geram sofrimento em avaliadores e avaliados, porém, quando focalizam-se no ser constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. A definição das finalidades da avaliação sugeriu a base de dificuldades na prática como ocorre. Concluiu-se pela importância das relações face-a-face entre avaliador(es) e avaliado(s), em nome do ser crítico que busca contemplar as várias dimensões do ser humano. Viu-se que, apesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano de trabalho e,neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir de instrumento para uma prática transformadora.

The goals are to become acquainted with the evaluators and evaluated, the significance attributed to face to face rlationships and the signals that mobilize the (a)critical condition in the evaluative process. The emergence of explicit and implicit contents was considered by means os a qualitative approach. Nurses and other auxiliary nursing staff at a teaching hospital were the subjects and, in eight non-directive interviews, emerging themes were highlighted and became the triggering topics of discussions in the Focus Group. Eleven effective individuals participated in the group. The material from the six group sessions is presented in the form of chronicles, including a previous analysis. Privileging there flexive moments leads to a resignificance of the route taken so far. An inference resulting from the study was that evaluation experiences, when aimed at doing generate suffering in evaluators and evaluated, but when focused on being constitute a source of satisfaction and development for all those involved in the process. The definition of the purposes of evaluation suggested the base of difficulties in the practice of evaluation. The conclusion was that face to face relationships between evaluator(s) and evaluated is important on behalf of the critical being that seeks to contemplate the different dimensions of the human being. It was noted that, despite broader social imperatives it is possible to redirectacting from oneself with others, in the hereand now of daily work, and from this standpoint, the evaluation of performance may serve as an instrument for a practice that transforms reality.
Descritores: Enfermagem
Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: lil-325608
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: La salud pública en las Américas. Nuevos conceptos, análisis del desempeño y bases para la acción / Public health in the Americas. conceptual renewal, performance assessment, and bases for action.
Fonte: Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 2002. xvii,400 p. tab, graf. (Publicación Científica y Técnica, 589).
Idioma: es.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde Pública
-Avaliação de Desempenho Profissional
Avaliação de Desempenho Profissional
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Mão de Obra em Saúde
Serviços de Saúde
Setor Público/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3688.00


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Id: biblio-1050021
Autor: Monteiro, Ana Karine da Costa; Campos, Moniki de Oliveira Barbosa; Andrade, Jesusmar Ximenes; Andrade, Elaine Maria Leite Rangel.
Título: Construção e validação de instrumento para avaliação do conhecimento sobre estomias intestinais de eliminação / Construction and validation of an instrument for evaluation of knowledge about intestinal elimination
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(3):105-111, jul. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a construção e validação de instrumento para avaliação do conhecimento de alunos de Graduação em Enfermagem e enfermeiros sobre o cuidado de Enfermagem no perioperatório de cirurgias geradoras de estomias intestinais de eliminação. Método: pesquisa metodológica realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para construção dos itens a partir da literatura e diretrizes internacionais e validação de conteúdo e aparência por oito especialistas/juízes em Estomaterapia. Para as análises, consideraram-se Índice de Validade de Conteúdo ?a 80,0% e Coeficiente Kappade Fleis s?a 70%. Resultado: o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 94,0% e o Coeficiente Kappa de Fleiss ficou abaixo de 0,43 para a maioria dos itens, sendo necessária segunda etapa, na qual o Coeficiente Kappa de Fleiss obteve resultado perfeito 1,00. Conclusão: Foi possível construir e validar o instrumento, entretanto, necessita de outros tipos de validação para que seja utilizado. (AU)

Objective: To describe the construction and validation of an instrument for assessing the knowledge of undergraduate nursing students and nurses about nursing care in the perioperative period of surgery to generate intestinal elimination ostomy. Methodology: Methodological research conducted after approval by the Research Ethics Committee for construction of items from the literature and international guidelines and validation of content and appearance by eight stomatherapy experts / judges. For the analyzes, we considered Content Validity Index ≥ 80.0% and Kappade Fleis Coefficient ≥ 70%. Results: The final version of the instrument consisted of 39 items, divided into 7 domains, with overall CVI of 94% and Perfect Fleiss Kappa Coefficient 1.00, after the second round. Conclusion: It was possible to build and validate the instrument that may highlight gaps in knowledge about nursing care in the perioperative period of surgery that generates elimination intestinal ostomy. (AU)

Objetivo: Describir la construcción y validación de un instrumento para evaluar el conocimiento de los estudiantes de enfermería y las enfermeras sobre la atención de enfermería en el período perioperatorio de cirugía para generar ostomía de eliminación intestinal. Metodología: Investigación metodológica realizada después de la aprobación del Comité de Ética de Investigación para la construcción de artículos de la literatura y las directrices internacionales y la validación del contenido y la apariencia por ocho jueces / expertos en estoterapia. Para los análisis, consideramos el índice de validez de contenido ≥ 80.0% y el coeficiente de Kappade Fleis ≥ 70%. Resultado: La versión final del instrumento consistió en 39 ítems, divididos en 7 dominios, con un IVC general del 94% y el coeficiente Perfect Fleiss Kappa 1.00, después de la segunda ronda. Conclusión: fue posible construir y validar el instrumento que puede resaltar lagunas en el conocimiento sobre el cuidado de enfermería en el período perioperatorio de la cirugía que genera la eliminación de la ostomía intestinal. (AU)
Descritores: Estomia
-Enfermagem
Assistência Perioperatória
Estudo de Validação
Avaliação de Desempenho Profissional
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca



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