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Id: biblio-875955
Autor: Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, Luiz Alex Silva; Carvalho, Mariana Nunes de.
Título: Avaliação de Programas Sociais de atividade física: notas conceituais sobre a efetividade como parâmetro de desempenho / Program Evaluation of Social physical activity: conceptual notes on the effectiveness as performance parameter
Fonte: Licere (Online);20(2), junho2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação de desempenho em programas sociais de lazer no Brasil ainda é recente. Dentre esses, pode-se citar os programas governamentais de atividade física. Advindo da área da Administração, a avaliação dos parâmetros de desempenho ­ eficiência, eficácia e efetividade ­ tem sido um dos meios usados para essa finalidade. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns apontamentos conceituais sobre os parâmetros de avaliação de desempenho, principalmente relacionados à efetividade, que podem elucidar o seu uso quando da avaliação desses programas. O texto segue a perspectiva de uma revisão de literatura narrativa. As principais contribuições sugerem que a temática ainda é incipiente no país, apresentando uma falta de clareza quanto ao emprego desses parâmetros o que, por sua vez, interfere na análise dos estudos.

The performance evaluation in social leisure programs in Brazil is still recent. Among these, we can mention the government programs of physical activity. Arising Management area, the evaluation of performance parameters ­ efficiency, efficacy and effectiveness ­ has been one of the means used for this purpose. Our goal in this paper was to some conceptual notes on these parameters, above all, effectiveness. The text follows the perspective of a narrative literature review. Our main contributions suggest that this issue is still in its incipient in the country, with a lack of clarity regarding the use of these parameters which, in turn, interferes in analysis of the studies.
Descritores: Efetividade
Eficácia
Eficiência
Avaliação de Desempenho Profissional
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1089905
Autor: Domínguez González, Alejandro Daniel; Valdivia Gómez, Gilberto Guzmán; Linares Rivera, Eduardo.
Título: Desempeño académico, y su relación con calidad de vida y hábitos saludables / Academic Performance and its Association with Quality of Life and Healthy Habits
Fonte: Educ. med. super;33(2):e1673, abr.-jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El estudiante de Medicina enfrenta, en muchas ocasiones, entornos de vida y condiciones de aprendizaje poco favorables, así como aspectos psicológicos que pueden impactar de modo negativo en su calidad de vida y rendimiento académico. Objetivo: Evaluar el desempeño académico de los aspirantes a estudiar Medicina en relación con la autopercepción de la calidad de vida y los hábitos saludables. Métodos: Se realizó un estudio transversal, observacional y analítico. Se aplicó una encuesta sociodemográfica y la encuesta WHOQOL-Bref a una muestra de estudiantes del curso propedéutico de Medicina. Resultados: Se encontraron diferencias entre los alumnos que aprobaron y no aprobaron el curso propedéutico en autopercepción de Calidad de Vida (p = 0,01), y los dominios de Salud Física (p = 0,04), Salud Psicológica (p = 0,02) y Ambiente (p = 0,003). También entre los alumnos que desayunaban y los que omitían el desayuno en Autopercepción de Calidad de Vida (p = 0,012), Autopercepción de Salud Física (p = 0,009), y los dominios Salud Psicológica (p = 0,009) y Ambiente (p = 0,024). Conclusiones: Los altos puntajes en la prueba WHOQOL-Bref se correlacionan con el elevado desempeño académico; además, el hábito de omitir el desayuno conlleva a un bajo rendimiento escolar y una menor calidad de vida en los discentes(AU)

Introduction: Medical students face, many times, unfavorable living environments and learning conditions, as well as psychological aspects that can impact negatively on their quality of life and academic outcomes. Objective: To assess the academic performance of applicants to study Medicine in association with self-perception of quality of life and healthy habits. Methods: A cross-sectional, observational and analytical study was carried out. A sociodemographic survey and the WHOQOL-Bref survey were conducted on a sample of medical students of the propaedeutic course. Results: Differences were found between students who passed and those who did not pass the propaedeutic course regarding self-perception of quality of life (p=0.01), and the domains of physical health (p=0.04), psychological health (p=0.02) and environment (p=0.003). Also, we found differences between students who had breakfast and those who omitted breakfast regarding self-perception of quality of life (p=0.012), physical health (p=0.009), and domains of psychological health (p=0.009) and environment (p=0.024). Conclusions: The high scores in the WHOQOL-Bref test are in correlation with high academic performance; also, the habit of omitting breakfast leads to poor school performance and lower quality of life in students(AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Estudantes de Medicina
Avaliação de Desempenho Profissional
Hábitos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1134760
Autor: Ribas, Marcelo Romanovitch; Pereira, Meire Ane Schimitka; Barbosa, Thiago Alexandre; Lass, André Domingos; Bassan, Julio Cesar.
Título: Tactical and technical performance analysis of the male 65 kg category at the brazilian shotokan karate championship / Análise do desempenho técnico-tático durante o campeonato brasileiro de karatê shotokan
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3106, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The aim of the present study was to identify the most used techniques by medalists and defeated athletes during the Brazilian Shotokan Karate Championship of 2017. Eleven fights involving thirteen athletes (28.5±3.7yrs.) who competed in the category "up to 65 Kg 1st KYU" were investigated. Analysis were conducted by six specialists through the observation and register technique using the tactical and technical spreadsheet Scout Karate. The Anova test was used to compare actions and techniques mostly used. The Chi-square test for independent samples was used to verify the existence of significant differences among the techniques used by the winning and defeated athletes (p<0.05). Results show that the most frequent attack during fights was the "Mawashi geri", 26.3±1.5 times, followed by "Gyaku zuki" with 19.5±2.0 times (p<0.01). The most visualized tactical action during combats was the attack with 47.5±5.5 times (p<0.01). "Mawashi geri" was the mostly used attack (p=0.01) performed by winners (71.4%) when compared with the defeated athletes (28.6%). The results indicate that the "Mawashi geri" attack was the most assertive decision used in the category "up to 65 Kg 1st KYU".

RESUMO O objetivo do presente estudo foi identificar as técnicas mais utilizadas por medalhistas e atletas derrotados durante o Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan de 2017. Onze lutas envolvendo treze atletas com 28.5 ± 3.7 anos que disputaram a categoria 1º. KYU até 65 kg foram investigados. A análise foi realizada por seis especialistas por meio da observação e registro de técnicas utilizando planilha tática e técnica de Scout de Karatê. O teste Anova foi utilizado para comparar as ações e técnicas mais utilizadas. O teste do qui-quadrado para amostras independentes foi utilizado para verificar a existência de diferenças significativas entre as técnicas utilizadas pelos atletas vencedores e derrotados (p<0.05). Os resultados mostram que o ataque mais frequente durante as lutas foi "Mawashi geri", 26.3 ± 1.5 vezes, seguido de "Gyaku zuki" com 19.5 ± 2.0 vezes (p<0.01). A ação tática mais visualizada durante os combates foi o ataque com 47.5 ± 5.5 vezes (p<0.01). "Mawashi geri" foi o ataque mais usado (p=0.01) pelos vencedores 71.4% quando comparado com os atletas derrotados 28.6%. Em conclusão o ataque "Mawashi geri" foi a decisão mais assertiva usada na categoria até 65 Kg.
Descritores: Artes Marciais/estatística & dados numéricos
Avaliação de Desempenho Profissional/estatística & dados numéricos
Homens
-Esportes/estatística & dados numéricos
Peso Corporal
Técnicas
Atletas/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-343802
Autor: Pereira, Maria Eliza Mazzilli; Pinto, Adriana Fernandes Rossi Simões; Araújo, Sabrina Lucila.
Título: O desempenho dos alunos e suas causas na opinião de seus professores / Student´s performance and its causes in their teacher´s opinion
Fonte: Psicol. educ;(12):33-67, 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Conforme Skinner, qualquer formulação da relação entre uma resposta e suas conseqüências (regra) pode funcionar como um estímulo controlador anterior, como parte de um conjunto de contingências de reforçamento que modelam e mantêm o comportamento de um indivíduo. Assim, o estudo da relação feita (ou não) pelos professores entre sua ação e o desempenho dos alunos pode contribuir para a compreensão da atuação do professor e indicar possibilidades de intervenção num trabalho junto a escolas. Este estudo teve por objetivo analisar o tipo de atribuição causal do professor em relação ao desempenho dos alunos; e analisar se, diante de uma solicitação específica, o professor é capaz de relacionar a atuação dos alunos à sua própria atuação. Para tanto, foi aplicado um questionário a 18 professores de uma escola pública estadual da região central de São Paulo, durante o seu horário semanal de reunião na escola. O questionário continha 17 questões abertas sobre o desempenho dos alunos e suas causas, o papel do professor e as suas possibilidades de contribuição para tal desempenho.Os resultados apontam a dificuldade de o professor, diante de uma questão sobre as causas do desempenho dos alunos, relacionar tal desempenho à sua própria atuação. No presente estudo, diferentemente de alguns dados da literatura, isso ocorre mesmo quando se trata do bom desempenho. No entanto, quando diretamente questionado sobre a possibilidade de contribuição sua para o desempenho dos alunos, o professor relaciona tal desempenho à sua ação quando se trata do bom desempenho; no entanto, são poucos os que o fazem quando se trata do mau desempenho
Descritores: Comportamento
Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1037913
Autor: Fabriz, Luciana Aparecida.
Título: Implicações da mudança organizacional de hospital geral para hospital de ensino no trabalho dos enfermeiros / Implications in the nurses' work caused by the change of a General Hospital into a Teaching Hospital.
Fonte: Curitiba; s.n; 20121206. 98 p. ilus, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever as implicações da mudança de um hospital geral para hospital de ensino para o trabalho do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na modalidade de estudo de caso. O cenário foi o Hospital Universitário do Oeste do Paraná e a coleta de dados aconteceu por meio de grupo focal. Os sujeitos foram sete enfermeiros, os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática de Bardin. Os aspectos éticos foram respeitados conforme os preceitos da resolução 196/96. As categorias empíricas identificadas no discurso foram: mudança no trabalho, processo de reorganização do trabalho e trabalho do enfermeiro após o processo de transformação. Nos resultados destaca-se que a comunicação da mudança ocasionou uma reação, visto que os profissionais foram levados a acreditar que o concurso público era apenas para regularizar as suas situações trabalhistas. Esta foi agravada quando a chefia de enfermagem utilizou a classificação do concurso público como critério de alocação dos servidores nos postos de trabalho. Para o processo de reorganização, os enfermeiros buscaram a solução coletivamente ao se instrumentalizar e qualificar para o trabalho na instituição. No desempenho da assistência de enfermagem, ficou evidente o número insuficiente de profissionais para a realização do cuidado seguro para o paciente. Assim, os enfermeiros precisaram contar com os alunos da graduação de enfermagem para garantir os procedimentos e os cuidados, porém ao desempenharem tais atividades demoravam, conforme já previsto na fase do processo de ensino-aprendizagem. Na reformulação administrativa, destacou-se um fato significativo para as mudanças no trabalho do enfermeiro, a criação do cargo de diretoria de enfermagem, que juntamente à implantação de coordenadorias assistenciais e gerenciais ampliou o espaço de atuação e decisão desses profissionais. Nas considerações finais, destaca-se que a aproximação com a academia teve importante influência na nova concepção do processo de trabalho ao introduzir neste a dimensão da pesquisa e da educação, assim o cuidado deixou de ser voltado apenas à dimensão biológica do paciente. Outras melhorias foram nas condições de trabalho, pois houve a inserção de materiais, de equipamentos e a ampliação do espaço físico. O processo de mudança vivido pelos enfermeiros resultou em visibilidade profissional e, apesar das dificuldades iniciais, o processo de transformação de hospital geral para hospital de ensino trouxe avanços para o processo de trabalho do enfermeiro.

This study aimed at describing the implications caused by the change from a general hospital to a teaching hospital in the nurses' work. This is a qualitative research and case study. The setting was the University Hospital of the West of Paraná and the data collection occurred through focus groups. The participants were seven nurses, and the data was analyzed according to the thematic content analysis proposed by Bardin. The ethical aspects were respected according to the precepts of the Resolution 196/96. The empirical categories identified in the speech were: change at work, a process of reorganization at work and the nurses' working performance after the switching process. In the results, it is noteworthy that the news about the change caused a reaction, since professionals were led to believe that the tender process only happened to regularize their working situation. This was exacerbated when the head nursing used the tender classification as criteria for allocating servers on jobs. For the reorganization process, the nurses collectively looked for a solution by improving and qualifying themselves to work in the institution. In the nursing care performance it was evident that there is insufficient number of professionals to carry out the safe care for the patient. Thus, the nurses had to count on graduate students' help to ensure nursing care procedures, but it took the latter a long time to perform such activities, as it was already predicted during the teaching-learning process. In the administrative reform, what was highlighted was a significant fact for the changes in the nurses' work, the creation of a nursing board post, which together with the deployment of coordinating care and management expanded the space of action and decision of these professionals. As final considerations, it is emphasized that the approach with the academy had an important influence on the new conception of the working process to introduce this dimension of research and education; this way, care is no longer directed only to the biological dimension of the patient. Other kinds of improvements in working conditions were analyzed, like the inclusion of materials, equipment and expansion of physical space. The switching process experienced by nurses resulted in professional visibility and, despite initial difficulties, the process of turning a general hospital into a teaching one brought advances to the nurses' working process.
Descritores: Hospitais Gerais
Hospitais de Ensino
Enfermagem
Gerenciamento da Prática Profissional
Inovação Organizacional
-Prática Profissional
Enfermeiras e Enfermeiros
Avaliação de Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.173068, F129


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Id: lil-329894
Autor: Hidalgo González, Rosalina; Hidalgo González, María Caridad; García Díaz, Estrella; Madrazo Gutiérrez, Niurka.
Título: El desarrollo profesional en enfermería / The professional development in nursing
Fonte: Rev. cuba. enferm;18(1):8-14, ene.-abr. 2002. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: La enfermería cubana esperó el siglo XXI con un salto cualitativo, este fue el reto de cada enfermero individualmente, de todos juntos y sobre todo muy unidos. Se realizó un estudio retrospectivo en la Policlínica Docente "Luis A. Turcios Lima" de la ciudad de Pinar del Río sobre el desarrollo profesional del personal de enfermería, con el objetivo de valorar la aplicación y el cumplimiento de la Carpeta Metodológica del Ministerio de Salud Pública en su aspecto de competencia y desempeño profesional, conjuntamente con la Resolución Ministerial No. 63, del 28 de abril de 1997, sobre el Reglamento para el otorgamiento de créditos académicos en el Sistema Nacional de Salud. Se utilizó como muestra a 22 licenciados en enfermería de un total de 26 durante el segundo semestre del año 1999, a quienes se les aplicó una encuesta con las siguientes variables: año de graduado, cantidad de créditos académicos, así como la vía de adquisición, si en su centro les proporcionaban vías para la superación y su participación en la educación posgrado. Los datos una vez tabulados por el método de palotes se llevaron a tablas estadísticas para su mejor comprensión, y se llegó a la conclusión de que la mayoría de los encuestados tenía menos de 5 años de graduados como profesionales; sin embargo, en la capacitación se lograron resultados satisfactorios, y se alcanzó la mayoría de los créditos en presentación de trabajos en jornadas científicas y cursos de posgrados, se destacó la participación y presentación de trabajos científicos en la jornada científica anual de la unidad de base(AU)

The Cuban nursing profession welcomes the 21st century with a qualitative improvement; this is a challenge for nurses as individuals and for the nursing staff as a whole. A retrospective study was made on the professional development of the nursing staff in "Luis A. Turcios Lima" teaching polyclinics with the objective of assessing the application and fulfillment of the Methodological Regulation Document regarding professional competency and performance and of the Ministerial Resolution No. 63 of April 28, 1997 on the regulation of the granting of academic credits in the National Health Care System. Twenty-two out of 26 Bachelors of Nursing were taken as a sample during the second semester of the year 1999 to apply a survey with the following variables: year of graduation, number of academic credits, ways of acquiring such credits, channels for improving their professional level established by their work centers and participation in the graduate education. Once tabulated by the downstroke method (método de palotes), data were transferred to statistical tables for a better understanding. It was concluded that most of the surveyed nurses had less than 5 years of experience as graduated nurses; however, satisfactory results had been achieved in the field of training and most of the academic credits were attained in the presentation of paper in scientific events and postgraduate courses. The participation and presentation of scientific papers in the annual scientific events of their work centers were remarkable(AU)
Descritores: Currículo
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/métodos
Avaliação de Desempenho Profissional/métodos
Licenciamento em Enfermagem
Avaliação em Enfermagem/normas
-Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1144464
Autor: Bron Fonseca, Bárbara; Mar Cornelio, Omar.
Título: Método para evaluar el desempeño de los recursos humanos en proyectos médicos mediante computación con palabras / Method for Evaluating the Performance of Human Resources in Medical Projects by Computing with Words
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;12(2):e377tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el proceso de evaluación del desempeño de los recursos humanos en proyectos médicos está sujeto a niveles considerables de subjetividad, lo cual genera incertidumbre a la hora de tomar decisiones. Problemas de esta índole donde se incluye la evaluación y clasificación de alternativas en el proceso, pueden ser abordados a través de la Computación con palabras. Objetivo: el objetivo del presente trabajo es desarrollar un método para la evaluación del desempeño de los recursos humanos en proyectos médicos mediante computación con palabras. Materiales y métodos: se utilizan los conjuntos de datos lingüísticos para mejorar la interpretación de los resultados. Se emplea el modelo de representación de la información lingüística basado en 2-tuplas en el tratamiento de la incertidumbre. El procesamiento de la información se realizó mediante los operadores de agregación de información Promedio Ponderado Ordenado que permiten la agregación de información de acuerdo a parámetros predefinidos obteniéndose un valor representativo. Resultados: se obtiene un método de apoyo a la toma de decisiones basado en la computación con palabras. El método propuesto fue implementado para manejar la incertidumbre existente en el proceso de evaluación del desempeño de los recursos humanos en proyectos médicos a partir de la evaluación y clasificación de alternativas, basado en computación con palabras. Conclusiones: la implementación del método propuesto, permite evaluar y clasificar a los Recursos Humanos según su desempeño(AU)

Introduction: the process of evaluating the performance of human resources in medical projects is subject to considerable levels of subjectivity, which generates uncertainty when making decisions. Problems of this nature, where the evaluation and classification of alternatives is included in the process, can be addressed through Computing with Words. Objective: to develop a method for evaluating the performance of human resources in medical projects using Computing with Words. Method: linguistic data sets are used to improve the interpretation of the results. The 2-tuple-based linguistic information representation model is used in the treatment of uncertainty. The information processing was performed using the Ordered Weighted Average information aggregation operators that allow the aggregation of information according to predefined parameters obtaining a representative value. Results: a method of decision support is obtained, based on Computing with Words. The method was implemented to manage the uncertainty in the process of evaluating the performance of human resources in medical projects based on the evaluation and classification of alternatives. Conclusions: the implementation of the proposed method allows evaluating and classifying human resources according to their performance(AU)
Descritores: Design de Software
Software
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Avaliação de Desempenho Profissional/normas
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Machado, María Helena
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Id: biblio-1028270
Autor: Machado, Maria Helena; Santos, Maria Ruth dos; Oliveira, Eliane de; Wermelinger, Mônica; Vieira, Mônica; Lemos, Waldirlando; Lacerda, Wagner Ferraz de; Aguiar Filho, Wilson; Souza Junior, Paulo Borges de; Justino, Everson; Barbosa, Cintia.
Título: Condições de trabalho da enfermagem / Nursing working conditions
Fonte: Enferm. foco (Brasília);7(ESP):63-71, 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo analisa a situação das condições de trabalho em que a equipe de enfermagem atua, incluindo variáveis em relação às condições laborais e de relacionamento.É um estudo transversal cuja população alvo é constituída por todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Brasil, que possuem registro ativo no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O estudo tem representatividade nacional, sendo capaz de gerar resultados para cada unidade da federação. Os resultados reportam ao clima de confiança e respeito entre os colegas, porém, situação preocupante quanto ao relacionamento com a população usuária de seus serviços. Mostra também que mais de » da equipe veem seus chefes distantes, inacessíveis, quando necessitam de ajuda; elevado grau de insegurança e violência no ambiente de trabalho; poucos são assistidos,quando adoecem, pela própria instituição em que trabalham; além de desgaste profissional. Evidencia também a inexistência de infraestrutura de descanso no local de trabalho,independente do setor e, contabiliza acidentes de trabalho.A partir dos dados encontrados, é possível subsidiar a construção de políticas públicas adequadas com a realidade desse imenso contingente de trabalhadores, fundamentais para o SUS.

The article analyzes the state of working conditions in the nursing team operates, including variables with regard to labor and relationship conditions. It is a cross-sectional study whose target population consists of all nurses, technicians and nursing assistants from Brazil, which have active registration with the Federal Nursing Council (Cofen). The study has a national presence, being able to generate results for each state. The results relate to the climate of trust and respect among colleagues, a worrying situation as regards the relationship with the user population of its services. It also shows that more than a quarter of the staff see their distant, inaccessible bosses, when they need help; high degree of insecurity and violence in the workplace; few are assisted when they get sick, by the institution itself that work; They have professional wear. They also show the absence of resting infrastructure in the workplace, regardless of the sector and accounts for workplace accidents. From the data found, it is possible to subsidize the construction of public policies adequate to the reality of the huge number of workers, fundamental for the National Health System.

El artículo analiza el estado de las condiciones de trabajo en el equipo de enfermería opera, incluyendo variables con respecto a las condiciones laborales y de relación. Se trata de un estudio transversal cuya población objetivo consta de todas las enfermeras, técnicos y auxiliares de enfermería de Brasil, que tienen el registro activo con el Consejo Federal de Enfermería (Cofen). El estudio tiene una presencia nacional, siendo capaz de generar resultados para cada estado. Los resultados se relacionan con el clima de confianza y respeto entre colegas, una situación preocupante en cuanto a la relación con la población de usuarios de sus servicios. También muestra que más de una cuarta parte del personal de ver sus distantes, jefes inaccesibles, cuando necesitan ayuda; alto grado de inseguridad y violencia en el lugar de trabajo; pocos son asistidos cuando se enferman, por la propia entidad que el trabajo; Tienen desgaste profesional. También muestran la ausencia de infraestructura de descanso en el lugar de trabajo, independientemente del sector y representa la siniestralidad laboral. A partir de los datos que se encuentran, es posible subsidiar la construcción de políticas públicas adecuadas a la realidad de la gran cantidad de trabajadores, fundamental para el SUS.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Condições de Trabalho
Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-839737
Autor: Cardoso Valério, Rachel Beatriz; Martins Silva e Dutra, Fabiana Caetano.
Título: Envelhecimento funcional e capacidade para o trabalho entre trabalhadores atendidos pela atenção básica / Envejecimiento funcional y capacidad de trabajo entre los trabajadores antedidos en la atención primaria / Functional aging and work capacity among workers previously in primary care
Fonte: Cienc. Trab;18(57):190-195, dic. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O envelhecimento da população trabalhadora estimula estudos sobre funcionalidade, saúde e capacidade para o trabalho dos trabalhadores. OBJETIVOS: descrever, comparar e correlacionar capacidade para o trabalho e capacidade funcional em trabalhadores jovens e trabalhadores mais velhos. METODOLOGÍA: estudo transversal que avaliou capacidade funcional e capacidade para o trabalho (CT) de 94 trabalhadores divididos em dois grupos: grupo 1 formado por trabalhadores com até 44 anos; grupo 2 com trabalhadores com 45 anos ou mais. RESULTADOS: maioria eram mulheres, com ensino médio incompleto. Grupo 1 tinha média de 28,57 anos e maioria era solteira. Grupo 2, a maioria era casada e tinha média de 51,34 anos. Trabalhadores apresentaram boa CT e leve incapacidade. Não houve diferença para incapacidade (p=0,372) e CT (p=0,084) entre os grupos. Houve correlação significativa entre CT (p=0,003) e incapacidade (p=0,000), sendo correlação moderada no grupo 1 (r=-0,419) e forte no grupo 2 (r=-0,706). CONCLUSÃO os resultados apontam que trabalhadores mais velhos mantém sua capacidade para o trabalho, apesar do processo de envelhecimento. Também se confirmou a correlação entre capacidade para o trabalho e capacidade funcional.

El envejecimiento de la población trabajadora estimula los estudios sobre funcionalidad, salud y capacidad de trabajo de los trabajadores. OBJETIVOS: describir, comparar y correlacionar capacidad de trabajo y la capacidad funcional de los trabajadores jóvenes y los trabajadores mayores. METODOLOGÍA: Estudio transversal de la evaluación de la capacidad funcional y capacidad de trabajo (CT) de 94 trabajadores divididos en dos grupos: grupo 1 formado por trabajadores de hasta 44 años; el grupo 2 con los trabajadores de 45 o más años de edad. RESULTADOS: la mayoría eran mujeres con educación secundaria incompleta. El grupo 1 tenía un promedio de 28,57 años y la mayoría eran solteros. Grupo 2, la mayoría estaban casados y tenían un promedio de 51.34 años. Los trabajadores mostraron buena TC y leve incapacidad. No hubo diferencias para la incapacidad (p = 0,372) y CT (p = 0,084) entre los grupos. Hubo una correlación significativa entre la TC (p = 0,003) y discapacidad (p = 0,000) y la correlación moderada en el grupo 1 (r = -0,419) y fuerte en el grupo 2 (r = -0,706). CONCLUSIÓN: Los resultados indican que los trabajadores mayores mantienen su capacidad de trabajo, a pesar del proceso de envejecimiento. También confirmó la correlación entre la capacidad de trabajo y la capacidad funcional.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Envelhecimento
Saúde do Trabalhador
Avaliação de Desempenho Profissional
-Atividades Cotidianas
Estudos Transversais
Fatores Etários
Desempenho Físico Funcional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-989771
Autor: Cunill López, María Elena; Valcárcel Izquierdo, Norberto; Peñalver Cruz, Aurelia; Pérez Fernández, Yasmiriam.
Título: Proceso de evaluación del desempeño del residente de Ginecología y Obstetricia en la Facultad de Ciencias Médicas "Finlay-Albarrán" / The Process of Performance Evaluation of the Gynaecology and Obstetrics Resident in Finlay Albarrán Medical School
Fonte: Educ. med. super;32(4):70-79, oct.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El proceso de evaluación en las especialidades médicas es fundamentalmente cualitativo, de verificación de evidencias del desempeño para garantizar una adecuada formación profesional. El Programa de la especialidad de Ginecología y Obstetricia en Cuba, se ha enriquecido con nuevos contenidos desde su implementación, pero el sistema de evaluación del residente ha experimentado pocas modificaciones. Objetivo: Caracterizar el proceso de evaluación del desempeño del residente de Ginecología y Obstetricia en la Facultad de Ciencias Médicas "Finlay-Albarrán" para identificar los problemas y las potencialidades que permitan programar actividades para su mejoramiento. Métodos: Se realizó análisis documental e histórico-lógico. Se efectuó revisión documental. Se hicieron entrevistas, encuestas y la observación del desempeño del profesor durante el proceso docente educativo; parametrización y triangulación metodológica. Resultados: Se identificaron problemas en las tres dimensiones estudiadas entre los que se destacan: deficiente nivel de comprobación de los conocimientos de las ciencias básicas, limitada utilización del idioma inglés en la práctica profesional, insuficiente conocimiento entorno a la evaluación del desempeño y la insuficiente participación del profesor en actividades de superación profesional relacionadas con el proceso de evaluación. Se identificó una potencialidad. Conclusiones: La caracterización del proceso de evaluación del desempeño del residente de Ginecología y Obstetricia en la Facultad de Ciencias Médicas "Finlay-Albarrán" permitió la identificación de problemas y una potencialidad. Los resultados de esta investigación conducen al diseño y desarrollo de actividades que propicien el mejoramiento del sistema de evaluación con enfoque en el desempeño(AU)

Introduction: The process of evaluation in medical specialties is mainly a qualitative one, based on the verification of performance evidences that guarantee an adequate professional training. The specialty program for Gynecology and Obstetrics in Cuba has been enriched with new contents since its implementation, but the resident's evaluation system has undergone few modifications. Objective: To characterize the process of evaluation for the Gynecology and Obstetrics resident's performance in "Finlay-Albarrán" Medical School, in order to identify the problems and potentialities that allow to program activities for its improvement. Methods: Literature and historical-logical analyses were carried out. A documentary review was made. Interviews, surveys and the observation of the teacher's performance during the educational process; parametrization and methodological triangulation. Results: Problems were identified in the three dimensions studied; for example, a poor level of knowledge verification in basic sciences, limited use of the English language in the professional practice, insufficient knowledge about performance evaluation, and insufficient participation of the teacher in professional improvement activities related with the evaluation process. A potentiality was identified.Conclusions: The characterization of the process of performance evaluation for the Gynecology and Obstetrics resident in Finlay-Albarrán Medical School allowed the identification of problems and a potentiality. The results of this research lead to the design and development of activities that encourage the improvement of the evaluation system, with a focus on performance(AU)
Descritores: Educação de Pós-Graduação
Avaliação de Desempenho Profissional
Ginecologia
Obstetrícia
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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