Base de dados : LILACS
Pesquisa : N04.452.677.400 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 22 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 22 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-689349
Autor: Velásquez Meléndez, Jorge Gustavo.
Título: Curriculum vitae / Curriculum vitae.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 124 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Professor Titular.
Descritores: Autobiografia
Docentes de Enfermagem
Candidatura a Emprego
-Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; Z-WY100, VECU


  2 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-302221
Autor: Castro, Edna Aparecida Barbosa de.
Título: O ensino de enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora e a prática profissional do enfermeiro no mercado de trabalho hospitalar / The nurse's formation and his professional practice.
Fonte: Juiz de Fora; s.n; 1999. 250 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Juiz de Fora. Centro Pedagógico da Faculdade de Educaçäo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O problema estudado foi a relaçäo entre a formaçäo do enfermeiro e o seu mercado de trabalho, com o objetivo de confrontar o que é ensinado no curso de graduaçäo em enfermagem e as funçöes exercidas pelo enfermeiro durante a sua prática profissional...
Descritores: Universidades
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Enfermagem
-Brasil
Entrevistas como Assunto
Inquéritos e Questionários
Candidatura a Emprego
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T-WY18, CAEN


  3 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-242547
Autor: Aranda Moreno, Lucia.
Título: Estilos de ensinar-cuidar em enfermagem: um estudo comparado em situações de maior complexidade do cliente hospitalizado: Brasil/Perú / The theoretical-practical teaching comparatively, for yhe hospitalized customer's care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 1999. 188 p. ilus, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquia qualitativa com abordagem dialética, inscrito na linha de estudos comparados latinos da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). A coleta de dados foi realizado através de análise documental e da entrevista temática sobre o Programa Curricular Interdepartamental IX (PCI IX), da EEAN/UFRJ/Brasil e sobre a disciplina Enfermagem Medico-cirugica especial da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional Pedro Ruiz Callo. O estudo caracteriza e analisa comparativamente o ensino teórico-prático, para o cuidado do cliente hospitalizado, em situações de maior complexidade, a partir da concepção pedagógica de Paulo Freire.Os resultados demonstram especificidades de desenvolvimento e contexto, com semelhanças e deiferenças nas duas realidades estudadas do estilo de ensinar e de cuidar...
Descritores: Pesquisa em Enfermagem/educação
Educação em Enfermagem
-Peru
Brasil
Enfermagem
Currículo
Pacientes Internados
Cuidados de Enfermagem
Candidatura a Emprego
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D046, EEAN, 3ex


  4 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1036369
Autor: Gazzinelli, Andrea.
Título: Memorial / Memorial.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 95 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Professor Titular.
Descritores: Autobiografia
Candidatura a Emprego
Docentes de Enfermagem
-Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; Z-WY100, GAME


  5 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1036368
Autor: Velásquez Meléndez, Jorge Gustavo.
Título: Memorial / Memorial.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 227 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Professor Titular.
Descritores: Autobiografia
Candidatura a Emprego
Docentes de Enfermagem
-Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; Z-WY100, VEME


  6 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-233815
Autor: Padilha Filho, L. G; Borges, J. C.
Título: Capacitaçäo e formaçäo do odontólogo em radioproteçäo no estado do Rio de Janeiro / Capacitation and formation of dentist in radiation protection in Rio de Janeiro state
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.454-454, graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade e a importância da capacitação e formação do odontólogo em radioproteção, que resultará em um melhor desempenho profissional na proteção de seus pacientes e de si mesmo. Apesar de todo desenvolvimento tecnológico, uma análise dos programas das disciplinas das escolas de odontologia do estado do Rio de Janeiro indica que elas mostram pouca ou nenhuma preocupação com proteção radiológica. Isto foi confirmado através de um questionário passado a estudantes e professores de odontologia. Este trabalho sugere a criação ou adptação de disciplinas já existentes, envolvendo radioproteção e qualidade de imagens em radiodiagnóstico, para melhorar, complementar, e uniformizar a formação de futuros dentistas, otimizando a solução dos problemas identificados.
Descritores: Capacitação em Serviço
Odontólogos
Proteção Radiológica/métodos
-Brasil
Currículo
Radiação Ionizante
Candidatura a Emprego
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.07


  7 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040771
Autor: Ladeira, Mariana Rita Machado; Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal; Taveira, Maria do Céu.
Título: Adaptabilidade de carreira e empregabilidade na transição universidade-trabalho: mediação das respostas adaptativas / Career adaptability and employability in the university-Work transition: mediating adaptive responses / Adaptabilidad profesional y empleabilidad en la transición universidad-trabajo: mediación de respuestas adaptativas
Fonte: Psico USF;24(3):583-595, jul.-set. 2019. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o poder preditivo da adaptabilidade de carreira na empregabilidade percebida, considerando o efeito mediador das respostas adaptativas nessa relação. Participaram da pesquisa 387 estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizadas a Escala de Adaptabilidade de Carreira, a Escala de Desenvolvimento de Carreira de Estudantes Universitários e a Escala de Empregabilidade. Os resultados ressaltaram o poder preditivo da adaptabilidade de carreira na empregabilidade percebida e um efeito mediador parcial das respostas adaptativas nessa relação. A preocupação e identidade de carreira foram as dimensões da adaptabilidade e das respostas adaptativas mais significativas para predizer a empregabilidade. Por fim, são discutidas as implicações dos resultados na literatura vocacional, enfatizando a transição universidade-trabalho. Palavras-chave: adaptabilidade de carreira; empregabilidade; transição de carreira. (AU)

The objective of this study was to analyze the relationships established between career adaptability and perceived employability, considering the mediating effect of the adaptive responses in these relationships, in a sample of 387 university students. For data collection, we used the Career Adaptability Scale, the University Student Career Development Scale, and the Employability Scale. The results suggest positive and moderate associations between the constructs studied, besides a possible partial mediating effect of the adaptive responses in relation to the perceived employability. Additionally, the results indicate the prediction of career adaptability and adaptive responses in relation to perceived employability, especially in the career dimension and career identity. Finally, we discuss the implications of the results in the vocational literature, emphasizing the university-work transition. (AU)

El objetivo de este estudio fue analizar el poder predictivo de la adaptabilidad profesional en la empleabilidad percibida, considerando el efecto mediador de las respuestas adaptativas en esa relación, participando de esta investigación 387 estudiantes universitarios. Para la recolección de datos fueron utilizadas: Escala de Adaptabilidad Profesional, Escala de Desarrollo Profesional de Estudiantes Universitarios y Escala de Empleabilidad. Los resultados señalaron el poder predictivo de la adaptabilidad profesional en la empleabilidad percibida, además de un efecto mediador parcial de las respuestas adaptativas en esa relación, cumpliéndose de esta forma el objetivo propuesto. La preocupación e identidad profesional, fueron las dimensiones de adaptabilidad y de las respuestas adaptativas más significativas para predecir la empleabilidad. Por último, se discuten las implicaciones de los resultados en la literatura vocacional, enfatizando la transición universidad-trabajo. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Mobilidade Ocupacional
Educação Superior
Emprego/psicologia
Candidatura a Emprego
-Reprodutibilidade dos Testes
FUCOSIDOSISABDOMINAL INJURIES
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  8 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-996135
Autor: Cruz-Vázquez, Francisco; Bellido-Castaños, María Esmeralda.
Título: Trayectoria laboral y satisfacción de los egresados de Licenciatura en Enfermería de la Facultad de Estudios Superiores Zaragoza / Career path and satisfaction of graduales of Nursing Bachelor from the Faculty of Higher Studies Zaragoza
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;27(1):44-51, Ene-Mar. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la dinámica del mercado laboral involucra las formas de producir y ofertar servicios, así como la selección de la fuerza de trabajo. El seguimiento de la inserción y trayectoria laboral de los egresados aporta información esencial para las instituciones educativas. Objetivo: describir la ubicación, trayectoria laboral y satisfacción de los egresados de la Licenciatura de Enfermería en la Facultad de Estudios Superiores Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma de México. Métodos: estudio descriptivo transversal con una muestra no probabilística de 140 egresados de la Licenciatura de Enfermería. Se aplicó un cuestionario con 30 ítems, sobre la ubicación y trayectoria de los egresados en el mercado laboral y un apartado sobre la satisfacción con su actividad laboral valorado con escala de Likert. Resultados: el 66.4% de los egresados de la Licenciatura en Enfermería tiene empleo en el sector salud. El 49% se encuentra en instituciones públicas y 51% en instituciones privadas. Los egresados valoran sentirse satisfechos con su actividad laboral, el 60% de ellos tiene la posibilidad de responder a problemas de relevancia social y el 57.1% aplica los conocimientos aprendidos. Conclusiones: la inserción de los egresados al mercado laboral está determinada no solo por factores académicos, sino también por factores sociales, laborales y sindicales. Entre los factores académicos están la buena aceptación de la carrera en el mercado laboral, las competencias adquiridas y el prestigio de la institución.

Introduction: The dynamics of the labor market involves the ways of producing and offering services and the selection of the work force. The monitoring of the insertion and trajectory of the graduates provides essential information for educational institutions. Objective: To describe the location, career path and satisfaction of graduates of nursing degree in the Faculty of Higher Studies Zaragoza of the Universidad Nacional Autónoma de México. Methods: Cross-sectional descriptive study with a non-probabilistic sample of 140 graduate students in nursing. A questionnaire with 30 items was applied, on the location and trajectory of graduates in the labor market and a section on satisfaction with their work activity assessed with a Likert scale. Results: 66.4% of the graduates of bachelor's degree in nursing have jobs in the health sector. 49% are in public institutions and 51% in private institutions. The graduate's value feeling satisfied with their work activity, 60% of them have the possibility of responding to problems of social relevance and 57.1% applies the knowledge learned. Conclusions: The insertion of graduates to the labor market is determined not only by academic factors but also by social, labor and union factors. Among the academic factors are the good acceptance f the career in the labor market, the skills acquired and the prestige of the institution.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Coleta de Dados
Ocupações Relacionadas com Saúde
Enfermagem
Mercado de Trabalho
Ocupações em Saúde
Candidatura a Emprego
-México
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


  9 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-970796
Autor: Marrufo-Valles, Margarita.
Título: Elementos curriculares de la licenciatura en enfermería / Curriculum elements of the nursing degree
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;8(1):45-49, Enero-Abr. 2000. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este artículo es presentar la conformación de los elementos básicos, teórico-conceptuales que sustentan el diseño curricular de la Escuela de Enfermería de la Universidad Autónoma de Morelos­nivel licenciatura­. Se parte de la posibilidad real de participación de los egresados en el campo de competencia ubicando la práctica profesional en el contexto social e identificando los escenarios y quehacer de enfermería en cada uno de ellos. Las relaciones enfermera-paciente y salud-enfermedad se proponen como fundamentales en las distintas situaciones que vive un paciente o grupo. Las estrategias de intervención que se configuran en la atención de enfermería orientan la selección y organización de contenidos y la estructura del plan de estudios; se esbozan los soportes pedagógicos de la propuesta curricular, las exigencias que ésta le plantea a los docentes y la estructura sociocultural donde se desenvuelve el sujeto, reconociendo que cada contexto singular requiere de una teorización adecuada en la cual los modelos teórico-conceptuales ofrezcan elementos para comprender la realidad concreta en donde el sujeto se desarrolla y actúa.

The purpose at this paper is to discuss concepts and theorical basis of curriculum and design of nursering profession at the Nursery School of Universidad Autonoma from Morelos. The paper begins from the real posibility participation of students at theirs competence. The professional practice of nursering at the social context identify settings and the activities to do for every nurse. The nurse-patient and health-disease relations are fundamentals stones for every one the situations between the patient and all the group. The strategies for interventions on nursering shape and outline the nursering work with the selection, organization and structuration of knowledge contents of studies plan. At the end, the author named the pedagogical support and the curriculum purpose with the educator's demands, it is mentioned, that the nursering work is located at the social and cultural structure where the subject is development and it's necessary to recongnize that every contest needs appropriate theory and it's at this place where the models offen elements in order to understand the reality and the subject.
Descritores:
Escolas de Enfermagem
Universidades
Enfermagem
Currículo
Educação
Avaliação Educacional
Candidatura a Emprego
México
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


  10 / 22 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-971309
Autor: Rodrigo, Marisol; Schroeder, Ivana Karina.
Título: Procesos de orientación laboral: la experiencia en una institución pública de la provincia de Córdoba.
Fonte: Córdoba; S.n; 2017. 114 p.
Idioma: es.
Descritores: Emprego/psicologia
Candidatura a Emprego
Psicologia
Responsável: AR304.2 - Biblioteca
TF PSC 143; TF PSC 143



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde