Base de dados : LILACS
Pesquisa : N04.452.677.420 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 87 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 9 ir para página                      

  1 / 87 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-983621
Autor: Maximiano, Antonio Cesar Amaru.
Título: Introdução à administração.
Fonte: São Paulo; Atlas; 2017. xxiii p. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este livro oferece a professores e estudantes uma visão abrangente do processo de administrar sistemas de recursos. As funções administrativas (planejamento, organização, execução, liderança e controle) são analisadas por meio de conceitos sintéticos, que dão ênfase à aplicação prática. O texto, auxiliado por ilustrações que resumem as ideias principais, foi planejado para facilitar a leitura e a aquisição rápida de ideias e técnicas.Esta nova edição é resultado de um processo de aprimoramento contínuo. O autor procurou incorporar as inovações da prática administrativa e as sugestões dos professores que adotam este livro em inúmeras instituições de ensino superior. Algumas das novas ideias exploradas neste livro são as seguintes: Comunicação gerencial, dinâmica de grupo, somos todos administradores, grupos autogeridos, competitividade, intuição e processo decisório, contexto da liderança, balanced scorecard e Prêmio Europeu da Qualidade. O texto está dividido em 18 capítulos, agrupados em cinco partes: Conceitos básicos, Planejamento, Organização, Liderança e gestão de pessoas e Integração de conceitos. Cada capítulo apresenta um estudo de caso com questões para estudo. Os casos retratam situações reais, enfrentadas por organizações e administradores no Brasil e em outros países.O livro procura atender especificamente aos cursos que focalizam o estudo do processo administrativo e o desenvolvimento de competências gerenciais nos estudantes.Livro-texto para as disciplinas Introdução à Administração, Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações, Processo Administrativo e Fundamentos da Administração, dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia e outros cursos técnicos de nível superior. Leitura para cursos que enfatizem o estudo das organizações, do processo administrativo e do papel gerencial.
Descritores: Organização e Administração
-Eficiência
Liderança
Participação nas Decisões/organização & administração
Administração de Recursos Humanos
Técnicas de Planejamento
Projetos
Planejamento Estratégico
Tipo de Publ: Livro-Texto
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 628, M464i


  2 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-971873
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa.
Título: A massa: ensinando e aprendendo o SUS / El pueblo: enseñando y presentando el sistema único de salud (SUS - Brasil).
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2011. DVD, 4 3/4 pol. (DVD/CD).
Idioma: pt.
Descritores: Sistema Único de Saúde/história
Sistema Único de Saúde/legislação & jurisprudência
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Sistema Único de Saúde/normas
Sistema Único de Saúde/tendências
Sistema Único de Saúde
-Políticas Públicas de Saúde
Participação Social
Orçamentos
Participação da Comunidade
Participação nas Decisões
Planejamento Participativo
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
Programas Governamentais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 614(81), B823m, MT, 6000. 10009001520; BR599.1; 614(81), B823m, e. 2, AG, 6000. 10009001521


  3 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-877053
Autor: Toala, Fausto Gady Torres.
Título: Desarrollo e implementación de un modelo de auditoría médica basado en el aseguramiento de la calidad y la supervisión participativa en Ecuador / Development and implementation of a medical audit model based on quality assurance and participatory supervision in Ecuador / Desenvolvimento e implementação do modelo de auditoria médica baseada na garantia da qualidade e monitoramento participativo no Equador
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;12(39):1-11, jan.-dez. 2017. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivos: Este estudio es una descripción del desarrollo de una estrategia de Auditoría Médica basada en el Aseguramiento de la Calidad de la prestación utilizando herramientas de supervisión participativa en un intento de generar cooperación entre el auditor y el auditado en servicios de salud del primer nivel de atención del Ministerio de Salud Pública de Ecuador. Métodos: Se desarrolló y se implementó una metodología la cual se probó en el terreno, basados en una descripción de los resultados (corte transversal). Resultados: Al inicio del proceso, las puntuaciones de pertinencia clínica, de manera global, no superaban el 45% y respecto al riesgo legal no superan el 65%. Progresivamente se observa un aumento de la puntuación, adicionalmente se obtuvieron resultados propios de la percepción de este proceso por parte de los auditados, teniendo resistencia en menos del 5% de los casos, quizás debido al carácter participativo del proceso. Conclusión: El proceso de auditoría Médica es indispensable para la identificación de problemas, pero también es necesario que sea un proceso activo con intervención y resolución de los mismos. Auditoría Médica identifica problemas ocultos para los tomadores de decisiones y disminuye la resistencia en la inclusión de estrategias de mejoramiento de la calidad.

Objectives: This study is a description of the development of a medical audit strategy based on quality provision assurance using tools of participatory supervision in an attempt to generate cooperation between the auditor and the auditee in health services of the first level of Primary Attention to Health Care of the Ministry of Public Health of Ecuador. Methods: A methodology was developed, implemented and field tested, based on a description of the results (cross-section study). Results: At the beginning of the process, the clinical relevant scores, in general, did not exceed 45% and in relation to legal risks they did not exceed 65%. Progressively, an increase in the score was observed. Additionally, results obtained from the auditees' perception of this process were obtained, with less resistance in less than 5% of the cases, perhaps due to the participatory nature of the process. Conclusion: The medical audit process is essential for the identification of problems, but it is also necessary to be an active process with their intervention and resolution. The Medical Audit identifies hidden problems for decision-makers and decreases the resistance to the inclusion of strategies for quality improvement.

Objetivos: Este estudo é uma descrição do desenvolvimento de uma estratégia de auditoria médica baseada na garantia da provisão de qualidade usando ferramentas de monitoramento participativo em uma tentativa de gerar cooperação entre o auditor e o auditado no primeiro nível de serviços de Atenção Primária de Saúde do Ministério da Saúde Pública do Equador. Métodos: Desenvolvimento e implementação de uma metodologia, testada em campo, baseada em uma descrição dos resultados (estudo de corte transversal). Resultados: No início do processo, a pontuação de relevância clínica, em geral, não superava 45% e os riscos legais não excediam 65%. Progressivamente, observa-se um aumento na pontuação; adicionalmente, obtiveram-se resultados próprios de percepção deste processo por parte dos auditados, tendo menos resistência em menos de 5% dos casos, talvez devido ao caráter participativo do processo. Conclusão: O processo de auditoria médica é essencial para a identificação de problemas, mas também precisa ser um proceso ativo, com intervenção e resolução dos mesmos. A Auditoria Médica identifica problemas ocultos para os tomadores de decisão e diminui a resistência à inclusão de estratégias para a melhoria da qualidade.
Descritores: Atenção à Saúde
Participação nas Decisões
Auditoria Médica
Responsável: BR1931.9 - SBMFC - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade


  4 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-776920
Autor: Kezh, Nilce Helena de Paula.
Título: Participação social em saúde: aspectos históricos e sociais relacionados à representação dos trabalhadores de saúde no Conselho Municipal de Saúde / Social participation the historical and social aspects related to social participation of workers in the Municipal Health Council.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 95 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O Conselho Municipal de Saúde é uma instância colegiada de participação social no campo das políticas públicas em saúde. De caráter representativo e deliberativo o conselho é formado por usuários, trabalhadores e gestores do setor de saúde na esfera municipal. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os aspectos históricos e sociais relacionados à participação social dos trabalhadores no Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos. Como objetivos específicos, pretendeu descrever o processo de formação do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos relacionando-o com a atual organização e dinâmica de funcionamento do conselho e descrever e analisar a participação do segmento dos trabalhadores de saúde no Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos. A abordagem foi qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de análise documental, da observação participante e de entrevistas semiestruturadas, Como resultado, verificou-se que os dispositivos legais para a institucionalização dos conselhos de saúde foram utilizados pelos movimentos sociais do município de Guarulhos, o que garantiu através de procedimentos jurídicos o reconhecimento da legitimidade da sua participação. Também se verificou que há uma diluição do papel da representação do segmento do trabalhador, há um predomínio da visão liberal de participação entre os conselheiros, o que impõe obstáculos à efetiva participação da sociedade civil nas decisões relativas às políticas de saúde locais...

The Municipal Health Council is a collegiate body of social participation in public health policies. The board is deliberative and composed by users, workers and managers of the health sector at the municipal level representatives. This research aimed to understand the historical and social aspects related to social participation of workers in the Municipal Health Council of Guarulhos. Additionally, intend to describe the process by which this Council was formed relating to the current organization and dynamics of functioning and analyzing the participation of the health workers. Methodology involves qualitative research and document analysis, participant observation and semi-structured interviews. Results show that the social movement of Guarulhos used legal mechanisms to legitimacy health participation; that the worker participation is diluted; there is a predominance of the liberal vision among participants. It may impose barriers to the effective participation of civil society in local health policies...
Descritores: Pessoal de Saúde
Conselhos de Planejamento em Saúde
Participação nas Decisões
-Política
Saúde Pública
Políticas Públicas de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  5 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-755399
Autor: Garcia, Alessandra Bassalobre; Maziero, Vanessa Gomes; Rocha, Fernanda Ludmilla Rossi; Bernardes, Andrea; Gabriel, Carmen Silvia.
Título: Influência da cultura organizacional na gestão participativa em organizações de saúde / Influencia de la cultura organizacional en la gestión participativa en las organizaciones de salud / Influence of organizational culture on participatory Imanagement in health organizations
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);7(2):2615-2627, abr.-jun. 2015. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To analyzes cientific literature about organizational culture's influencein facilitating participatory management in health organizations. Method: integrative review of literature; Databases: Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS, PubMed e Medline. Inclusion criteria: original and review papers,available in Portuguese, English or Spanish; the papers' year of publication was unlimited. Results: it was found 450 papers and, after selection, six of them were analyzed. Among the papers analyzed, three of them were publications in health management field, one in management area, one in nursing and one medicine area, there was variation between 1992 and 2009 in the papers publication year. The studies showed that organizational culture influences the kind of management of the institution. Conclusion: The organizational culture will direct the management style adopted, and thus, will influence organizational change.

Objetivo: Analisar a produção científica existente sobre a influência da cultura organizacional na viabilização da gestão participativa em organizações de saúde. Método: Revisão integrativa da literatura;Base de Dados: Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS, PubMed e Medline. Critérios de inclusão: artigos originais e de revisão, disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol; Não foi limitado o ano das publicações. Resultados: Encontrados 450 artigos, após seleção, foram analisados seis deles. Dentre os artigos analisados, três se caracterizaram por serem publicações na área de gerenciamento em saúde, um na área de gerenciamento, um na área de enfermagem e um na área de medicina; no ano de publicação, houve variação entre 1992 e 2009. Os estudos evidenciaram que a cultura de uma organização influencia o tipo de gestão da instituição. Conclusão: A cultura de uma organização é que direcionará o estilo de gestão adotado, e, consequentemente, influenciará na mudança organizacional.

Objetivo: Analizar la literatura científica existente sobre la influencia de la cultura organizacional para facilitar la gestión participativa en las organizaciones de salud. Método: revisión Integradora; Bases de datos: Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS, MEDLINE y PubMed. Criterios de inclusión: artículos originales y de revisión, disponibles em Portugués, Inglés o Español, sin limite del año. Resultados: Se encontraron 450 artículos, después de la selección, seis de ellos fueron analizados. Entre los artículos analizados, três fueron publicaciones en el campo de la gestión de la salud, uno em el ámbito de la gestión, una em la enfermería y una em la medicina; el año de publicación varió entre 1992 y 2009. Los estúdios mostraron que la cultura organizacional influye em el tipo de gestión de la institución. Conclusión: La cultura de una organización dirige el estilo de gestión adoptado, y por lo tanto influye en el cambio organizacional.
Descritores: Administração Hospitalar/métodos
Administração Hospitalar/tendências
Gestão em Saúde
Participação nas Decisões
Modelos Organizacionais
Cultura Organizacional
Planejamento Participativo
Participação da Comunidade
-Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Introdutório
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


  6 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-722766
Autor: Polin, Mariano.
Título: Prácticas transformadoras en una empresa recuperada por sus trabajadores y trabajadoras: de espacio fabril a espacio educativo / Transformative practices in a company recovered by their workers: factory space to educational space
Fonte: Anu. investig. - Fac. Psicol., Univ. B. Aires;20(1):211-217, nov. 2013.
Idioma: es.
Resumo: El presente artículo se enmarca en la Beca de Maestría UBACyT “Reconfiguraciones espaciales, territoriales y subjetivas en una fábrica recuperada por sus trabajadores y trabajadoras, la que se inscribe en el Proyecto UBACyT 2011-2014 “Luchas por y en el territorio: fronteras en movimiento y prácticas de ciudadanía”. Se propone explorar la construcción de un espacio de educación superior, la Universidad de los Trabajadores en general y los Profesorados - que comenzaron a dictarse en una empresa recuperada por sus trabajadores y trabajadoras - en particular, desde la perspectiva de la educación popular. Tomando en cuenta las voces de los nuevos integrantes de la fábrica, se busca indagar acerca de los modos de transformación del espacio y el territorio, las tensiones respecto de las formas de organización, y aspectos subjetivos en la participación de este proyecto. Por último, se reflexiona sobre las posibles vínculos entre la construcción de una universidad popular y el proyecto IMPA.
Descritores: Desemprego/psicologia
Participação nas Decisões
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Argentina
Trabalho/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  7 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-720612
Autor: Farias, Alexandra Miranda de Rocha; Rocha, Ana Alice de Almeida Santos; Neves, Nadiane Arcanio.
Título: Roda de conversa: contribuição da educação popupar em saúde à gestão participativa do SUS no município de Paudalho / Wheel conversation: contribution of popular health education to participatory management of the SUS in the Paudalho.
Fonte: Recife; s.n; 2008. 73 p. graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O presente estudo pretende elencar considerações a respeito da gestão democrática do SUS no município de Paudalho, a partir da implantação da roda de conversa aplicada na gestão, tendo a Educação Popular em Saúde (EPS) como eixo norteador, que nos permitiu resgatar a importância do conhecimento significativo, de construir o conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem, tendo como motivações fundamentais, as experiências dos trabalhadores e o contexto em que ocorreu o estudo. Damos ainda, uma visão sobre e a roda de conversa como uma prática em que todos se vêm e são vistos por todos os participantes, o que possibilita a integração dos diferentes indivíduos, e diferentes opiniões em torno de uma situação coletiva, onde neste espaço é garantido o direito de expressão de todos. Contribuindo para a descentralização do poder sem perder o norte dos objetivos, através do envolvimento de todos na construção de uma identidade com a instituição. Destarte procura listar idéias e práticas essenciais, trazendo indagações que promovam o diálogo, para a efetivação da gestão democrática e participativa do SUS.

The present study it intends to elencar consideration regarding the democraticmanagement of the SUS in the city of Paudalho, from the implantation of the wheel of colloquy applied in the management, having the Popular Education in Saud (EPS) as norteador axle, that in allowed them to rescue the importance of the significantknowledge, to construct to the knowledge and the processes of education and learning, having as basic motivations, the experiences of the workers and the context where the study occurred...
Descritores: Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Participação nas Decisões
Administração Municipal
Participação da Comunidade
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Responsável: BR305.1 - Biblioteca do CPqAM
BR305.1; (043.4)"2008", F224r


  8 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-711998
Autor: Millenaar, Verónica.
Título: La Cooperativa Chilavert: efectos subjetivos e incidencia en la vida familiar de sus protagonistas / The Chilavert Cooperative: effects on subjectivity and consequences in it's workers' lives and families
Fonte: Anu. investig. - Fac. Psicol., Univ. B. Aires;11:101-109, ago. 2004.
Idioma: es.
Resumo: Dado el colapso del aparato productivo, las medidas de flexibilización laboral y la crisis económica y política durante los últimos tiempos en nuestro país, la defensa de la fuente de trabajo se torna primordial ante la amenaza de exclusión. El presente artículo es una síntesis de una indagación elaborada como resultado de una pasantía de trabajo de 50 horas, desarrollada en el marco del Proyecto UBACyT P615, cuyo título es "La apropiación de la fuente de trabajo". Se estudió el caso de la Cooperativa Chilavert Artes Gráficas, ubicada en el barrio de Pompeya, recuperada por sus obreros durante el año 2002. Se intentó revelar las características subjetivas que presenta la experiencia de recuperar una empresa y las consecuencias que esta experiencia tiene en las familias y vidas privadas de sus protagonistas.
Descritores: Comportamento Cooperativo
Família/psicologia
Participação nas Decisões
-Argentina
Desemprego/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  9 / 87 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-711997
Autor: Robertazzi, Margarita; Pertierra, Lidia Isabel; Pérez Ferretti, Liliana.
Título: Reconstrucción crítica de la historia colectiva en una empresa recuperada por sus trabajadores / Critical reconstruction of a shared experience in a recovered company by its workers
Fonte: Anu. investig. - Fac. Psicol., Univ. B. Aires;11:111-119, ago. 2004.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo presenta resultados parciales de la investigación “La apropiación de la fuente de trabajo”. Este estudio de caso se ejecuta en una empresa recuperada por sus trabajadores, la Cooperativa Chilavert Artes Gráficas. La reconstrucción crítica de esta historia colectiva permite delimitar tres etapas diferentes: la pertenencia a la antigua empresa, el momento de resistencia y lucha y la refundación de la cooperativa. La secuencia de esta serie histórica se articula a partir de los relatos aportados por sus protagonistas y es resultado de un trabajo de campo no concluido. El lazo social solidario, la percepción del otro como semejante, una identidad colectiva incluyente y sentimientos colectivos de fraternidad son características de la nueva organización. Esta experiencia exitosa en cuanto a la defensa de la fuente de trabajo implica, simultáneamente, un proceso psicosocial y político que lleva a sus protagonistas a tomar participación en el espacio público.
Descritores: Comportamento Cooperativo
Participação nas Decisões
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Argentina
Desemprego/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  10 / 87 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-643359
Autor: Cruz, Verônica.
Título: Transparência e accountability na regulação da vigilância sanitária no Brasil / Transparency and accountability in health regulation in Brazil
Fonte: Rev. direito sanit;10(3):90-114, nov.-fev. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem o propósito de analisar a evolução do funcionamento da Agência Reguladora de Vigilância Sanitária - ANVISA, no que se refere à utilização de um conjunto de mecanismos de accountability vertical e horizontal e de transparência pública e participação dos cidadãos em suas decisões. Após dez anos de criação são crescentes as expectativas em torno do amadurecimento institucional desta agência. Este artigo procura dar uma colaboração ao debate acerca da regulação sanitária no Brasil, focalizando as estratégias de aprofundamento e consolidação da gestão democrática no setor.
Descritores: Agência Nacional de Vigilância Sanitária
CITIZEN PARTICIPATION
Gestão em Saúde
Vigilância Sanitária
Administração Sanitária
-Participação nas Decisões
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



página 1 de 9 ir para página                      
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde