Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1046957
Autor: Grande Ratti, María Florencia; Frid, Santiago Andrés.
Título: Evaluación de llamada telefónica como primera aproximación para el manejo de la demanda de médicos generalistas ingleses / Evaluation of the telephone call as the first approach for management the demand of English general practitioners
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(3):e00199, nov. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Agendamento de Consultas
Consulta Remota/métodos
Gerenciamento da Prática Profissional/organização & administração
Medicina Geral/métodos
-Padrões de Prática Médica/organização & administração
Atitude do Pessoal de Saúde
Entrevistas como Assunto/métodos
Carga de Trabalho/estatística & dados numéricos
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Análise Custo-Benefício
Consulta Remota/organização & administração
Consulta Remota/estatística & dados numéricos
Estudos Observacionais como Assunto
Preferência do Paciente
Medicina Geral/organização & administração
Medicina Geral/estatística & dados numéricos
Clínicos Gerais/psicologia
Clínicos Gerais/estatística & dados numéricos
Reino Unido
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-985659
Autor: Gutierres, Larissa de Siqueira; Santos, José Luís Guedes dos; Barbosa, Sayonara de Fátima Faria; Maia, Ana Rosete Camargo; Koerich, Cintia; Gonçalves, Natalia.
Título: Adherence to the objectives of the Safe Surgery Saves Lives Initiative: perspective of nurses / Adesão aos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas: perspectiva de enfermeiros / Adherencia a los objetivos del Programa Cirugías Seguras Salvan Vidas: perspectiva de enfermeros
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);27:e3108, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to measure the adherence to the objectives of the Safe Surgery Saves Lives Initiative in surgical centers from the perspective of nurses. Method: cross-sectional study, developed through an online survey via the Google Forms® platform. The study participants were 220 nurses from surgical centers in different regions of Brazil. The data were collected through a socio-professional characterization form and a questionnaire in which the participants indicated their level of agreement in relation to the fulfillment of the objectives of the Safe Surgery Saves Lives Initiative. Data analysis was performed using descriptive statistics. Results: objective 1, The team will operate on the correct patient at the correct site, presented the highest levels of total agreement (n = 144; 65.5%) and partial agreement (n = 52; 23.6%). Objective 10, Hospitals and the public health systems will establish routine surveillance of surgical capacity, volume and results, obtained the lowest percentages of total (n = 69, 31.4%) and partial agreement (n = 81, 36.8%). Conclusion: adherence to the objectives of the Initiative is adequate, but there are weaknesses, especially in relation to the prevention of never events.

RESUMO Objetivo: mensurar a adesão aos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas em centros cirúrgicos a partir da perspectiva de enfermeiros. Método: estudo transversal, desenvolvido por meio de um survey on-line via plataforma Google Forms ®. Os participantes da pesquisa foram 220 enfermeiros de centros cirúrgicos de diferentes regiões do Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de caracterização socioprofissional e questionário em que os participantes indicavam seu nível de concordância em relação ao cumprimento dos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Resultados: o objetivo 1, operar o paciente certo e local cirúrgico certo, apresentou os maiores níveis de concordância total (n=144; 65,5%) e parcial (n=52; 23,6%). O objetivo 10, o hospital e os sistemas de saúde pública estabelecem vigilância de rotina sobre capacidade, volume e resultados cirúrgicos, obteve os menores percentuais de concordância total (n=69; 31,4%) e parcial (n=81; 36,8%). Conclusão: a adesão aos objetivos do Programa é adequada, mas há fragilidades especialmente em relação à prevenção de never events.

RESUMEN Objetivo: medir la adherencia a los objetivos del Programa Cirugías Seguras Salvan Vidas en centros quirúrgicos desde la perspectiva de enfermeros. Método: estudio transversal, desarrollado por medio de survey on-line vía plataforma Google Forms ®. Los participantes de la investigación fueron 220 enfermeros de centros quirúrgicos de diferentes regiones de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de una ficha de caracterización socioprofesional y cuestionario en que los participantes indicaban su nivel de concordancia en relación al cumplimiento de los objetivos del Programa Cirugías Seguras Salvan Vidas. El análisis de los datos fue realizado por medio de estadística descriptiva. Resultados: el objetivo 1, operar el paciente correcto y local quirúrgico cierto, presentó los mayores niveles de concordancia total (n=144, 65,5%) y parcial (n=52; 23,6%). El objetivo 10, el hospital y los sistemas de salud pública establecen vigilancia de rutina sobre capacidad, volumen y resultados quirúrgicos, obtuvo los menores porcentuales de concordancia total (n=69; 31,4%) y parcial (n=81; 36, 8%). Conclusión: la adherencia a los objetivos del Programa es adecuada, pero hay fragilidades especialmente en relación a la prevención de never events.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico/organização & administração
Qualidade da Assistência à Saúde/organização & administração
Centros Cirúrgicos/normas
Segurança do Paciente
-Gerenciamento da Prática Profissional
Gestão em Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1046707
Autor: Miranda, Yves de Holanda Batista de; Barros Filho, Marcos Antônio; Silva, Victor Henrique Rodrigues; Pedroso, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz.
Título: Análise acerca das competências necessárias para a atuação profissional do gestor esportivo / Analysis of core competencies for the sports manager role / Análisis sobre las habilidades necesarias para la práctica del director de deportes
Fonte: Pensar Prát. (Online);20(3):593-603, set. 2017. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O gestor esportivo é desafiado a dirigir organizações em constantes mudanças, devido às ações e às interações de seus agentes e a suas particularidadesem diferentes contextos, o que mostra a necessidade de competências específicas para sua atuação. Objetivou-se analisar as competências para a atuação do gestor esportivoà luz da literatura científica. Tratou-se deuma revisão sistemática descritiva, nas bases de dados SPORTDiscus, SCOPUS e Web of Science, e seis artigos foram incluídos para análise. Foram observadas diversas competências necessárias para a atuação, destacando-se o domínio das técnicas de gestão, o gerenciamento dos recursos humanos e as atitudes de liderança. Ressalta-se a necessidadede mais estudos na área com o objetivo de qualificar a formação do gestor esportivo (AU).

Sports manager has been challenged to run organizations that are always changing due to their particularities in different contexts as well the actions and interactions between their stake-holders leading to the necessity of specific competenciesfor the sports manager role in line with the scientific literature. This is an DescriptiveSystematic Review based on SPORTDis-cus, SCOPUS and Web of Science databases and six papers were included for analysis. Among a diversity of core competencies for sports manager role, it can be highlighted the mastery of administration techniques, Human Resources management and leadership atti-tudes. It emphasizes the necessity of more studies on the field aiming to qualify the theoretical basis of the Sports Manager (AU).

El directordeportivotiene el reto de conducir organizaciones que cambian constantemente debido a las acciones e interacciones de sus agentes y sus peculiaridadesen diversos contex-tos, lo que demuestra la necesidad de habilidades específicas para laactuación de ese profe-sional. Este estudio tuvo como objetivo analizar las habilidades para el desempeño del Direc-tor de Deportes a la luz de la ciencia. Esta fue una revisión sistemática descriptiva, en las ba-ses de datos SPORTDiscus, SCOPUS y Web of Science. Para el análisis fueron incluidos seis artículos. Se observaron diversas habilidades necesarias para la actuación, sobresaliendo el dominio de las técnicas de gestión, gestión de recursos humanos y actitudes de liderazgo. Esindispensable la realización de más estudios en el área para el logro de la formación del direc-tor deportivo (AU).
Descritores: Competência Profissional
Área de Atuação Profissional
Gerenciamento da Prática Profissional
Capacidade de Liderança e Governança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Machado, María Helena
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm
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Id: biblio-1097680
Autor: Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Pessoa, Catarina Vasconcelos; Teixeira, Iane Ximenes; Machado, Maria Helena; Oliveira, Eliany Nazaré; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Título: Características de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de uma Microrregião da Saúde do Ceará / Characteristics of nurses of the family health strategy of a ceará health microregion
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(5):130-136, 20190000. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, considerando suas características sociodemográficas, do mercado de trabalho e dos empregos. Método: Pesquisa exploratória, sob abordagem quantitativa, baseada num estudo de caso, desenvolvida com 64 enfermeiros dos municípios da 12ª Regional da Saúde do Ceará. A coleta ocorreu por meio de questionário do Google Forms® e os dados foram analisados utilizando software R. Resultados: Os dados sociodemográficos dos enfermeiros apontam: 79,7% são do sexo feminino, 71,9% são pardos, 43,7% são solteiros, com faixa etária mais prevalente de 26 a 30 anos (29,7%), 46,8% percebem um salário entre três a quatro mil reais. Quanto ao trabalho, predomina a prestação de serviço por tempo determinado (50%) e 18,8% têm mais de um emprego. Conclusão: Os resultados deste estudo trazem a reflexão e a contribuição para o desenvolvimento de políticas de gestão do trabalho, que melhore as condições, reduza a precarização e tente a fixação dos profissionais na região. (AU)

Objective: To Describe the profile of Family Health Strategy Nurses, considering their sociodemographic and labor market characteristics and job. Method: Exploratory research, under quantitative approach, based on a case study, developed with 64 Nurses from the municipalities of the 12th Regional of Health of Ceará. Data were collected through a Google Forms® questionnaire and data were analyzed using R software. Results: The nurses' sociodemographic data indicate: 79.7% are female, 71.9% are brown, 43.7% are single, with the most prevalent age group from 26 to 30 years (29.7%), 46.8 % receive a salary between three to four thousand reais. As for work, the provision of fixed-term service predominates (50%) and 18.8% have more than one job. Conclusion:The results of this study bring reflection and contribution to the development of work management policies that improve conditions, reduce precariousness and try to fix professionals in the region. (AU)

Objetivo: Describir el perfil de los Enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia, considerando sus características sociodemográficas y del mercado de trabajo y de los empleos. Método: Investigación exploratoria, con abordaje cuantitativo, basada en un estudio de caso, desarrollada con 64 Enfermeros de los municipios de la 12a Regional de Salud de Ceará. La recolección se hizo mediante cuestionario del Google Forms® y los datos fueron analizados utilizando software R. Resultados: Los datos sociodemográficos de los enfermeros indican: 79,7% son de sexo femenino, 71,9% son pardos, 43,7% son solteros, la franja de edad que prevalece es de 26 a 30 años (29,7%), 46,8% reciben un salario entre tres y cuatro mil reales. En cuanto al trabajo, predomina la prestación de servicio por tiempo determinado (50%) e 18,8% tienen más de un empleo. Conclusión: Los resultados de este estudio invitan a reflexionar y a contribuir para el desarrollo de políticas de gestión del trabajo, que mejore las condiciones, reduzca la precariedad y promueva la fijación de los profesionales en la región. (AU)
Descritores: Enfermagem
-Gerenciamento da Prática Profissional
Estratégia Saúde da Família
Mercado de Trabalho
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-850187
Autor: Costa, Michael Medeiros; Barbosa, Arthur Diego Leite; Fernandes, Jocianelle Maria Félix de Alencar; Fonseca, Fátima Roneiva Alves; Paredes, Suyene de Oliveira.
Título: Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano / Knowledge and practices in oral health of elementary school teachers from a small city in the savanna region of the state of Paraíba, Brazil
Fonte: Arq. odontol;50(04):193-202, 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos professores e práticas de saúde bucal nas escolas de ensino fundamental em um município de pequeno porte pertencente ao Sertão Paraibano. Materiais e Métodos: Utilizou-se um questionário composto por questões relativas às condições sociodemográficas, ao conhecimento das principais medidas preventivas e agravos de saúde bucal, como também questões relacionadas à existência de atividades educativas em saúde bucal nas unidades públicas de ensino. A amostra correspondeu ao censo de professores cadastrados na rede de ensino fundamental de Desterro-PB, totalizando 61 educadores. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Resultados: Comprovou-sepercentual considerado de professores graduados ou pós-graduados (81,9%). Quando avaliados a respeito dosprincipais agravos de saúde bucal; 54,3% dos entrevistados mencionaram cárie dentária como uma patologiae apresentam conhecimento satisfatório em relação à etiologia da doença. Ao serem questionados em relaçãoàs medidas preventivas em saúde bucal; 95,1% dos educadores afirmaram que a técnica utilizada é o fatormais importante durante a escovação dentária, porém, apenas 16,4% relataram inserir a quantidade correta de dentifrício na escova. Um percentual expressivo da amostra já recebeu informações a respeito dos cuidadosem saúde bucal (95,1%). Porém, do total de pesquisados, um pouco mais da metade afirmou transmitir essasinformações aos alunos. Entre aqueles que relataram não realizar tal tarefa, 41% mencionaram a falta de materialde apoio como maior obstáculo para abordar os conteúdos dentro das instituições de ensino. A existência deatividades educativas em saúde bucal, realizada por odontólogos, foi presenciada por 85,2 % dos educadores.Conclusão: Embora existam práticas preventivas nas escolas pesquisadas, há necessidade da implementaçãode programas de educação continuada sobre saúde bucal...
Descritores: Assistência Odontológica para Crianças
Saúde Bucal/educação
-Fatores Socioeconômicos
Gerenciamento da Prática Profissional/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-850173
Autor: Terada, Andrea Sayuri Silveira Dias; Galo, Rodrigo; Silva, Ricardo Henrique Alves da.
Título: Responsabilidade civil do cirurgião-dentista: conhecimento dos profissionais / Civil liability of the dental surgeon: professionals' knowledge
Fonte: Arq. odontol;50(02):92-97, 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre a importância da responsabilidade civil e os meios de proteção. Materiais e Métodos: Cem profissionais foram aleatoriamente sorteados da lista dos profissionais regularmente inscritos no município de Ribeirão Preto, São Paulo, convidados a responder um questionário, os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: Os resultados demonstraram que todos os profissionais consideram importante o conhecimento sobre a responsabilidade civil no exercício da profissão, 94% já ouviram falar sobre responsabilidade civil, sendo a maior parte em cursos ou na faculdade. Em relação ao tipo de obrigação assumida pelo profissional, 28% acreditam que o cirurgião-dentista deve garantir resultados, 28% que não deve garantir resultados e 44% responderam que a garantia de resultados depende da área de atuação. Sobre o aumento do número de processos em âmbito civil contra cirurgiõesdentistas, 79% têm conhecimento desse fato e 57% conhecem algum caso em que houve a instauração do processo. Essa realidade faz com que 41% dos profissionais não se sinta seguro em exercer a Odontologia, e na busca por meios de proteção, 72% conhecem o seguro de responsabilidade civil, 45% possuem esse seguro e 82% se sente ou sentiria seguro com a contratação desse tipo de serviço. Conclusão: Conclui-se que osprofissionais possuem conhecimento sobre a importância da responsabilidade civil e dos meios de proteção para o exercício profissional.
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional/normas
Odontologia Legal
Ética Profissional
-Responsabilidade Civil
Responsabilidade Legal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-1051308
Autor: Felipe, Tânia Roberta Limeira; Spiri, Wilza Carla.
Título: Construção de um instrumento de passagem de plantão / Construction of a shift change instrument
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(7):76-82, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a construção de um instrumento de passagem de plantão utilizando a metodologia SBAR (Situation-Background- Assessment-Recommendation). Método: trata-se de estudo metodológico para construção de um instrumento de passagem de plantão em uma enfermaria de gastroenterologia cirúrgica. Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre a metodologia SBAR. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição cenário da pesquisa. Resultados: os itens constantes do instrumento foram: dados de identificação do paciente que incluíram: data, leito, nome, idade sexo, data de admissão; indicadores: sistema de classificação de paciente, presença de acompanhante; Situação (S): diagnóstico médico e diagnósticos de enfermagem; Breve história (B): alergias, co-morbidades, histórico cirúrgico, isolamento/precauções e barreiras para a comunicação; Avaliação (A): sinais vitais, alimentação, eliminações, curativos, drenos, cateteres e medicamentos; Recomendação (R): interconsultas, intervenções de enfermagem e intercorrências. Conclusão: O instrumento contribui para a padronização da passagem de plantão dos profissionais de enfermagem. (AU)

Objective: to describe the construction of a shift change instrument using the SBAR (Situation-Background-Assessment-Recommendation) methodology. Methodolgy: this is a methodological study for the construction of an instrument of a shift change in a surgical gastroenterology ward. A comprehensive bibliographic review was done on the SBAR methodology. The Research Ethics Committee of the scenario research institution approved the study. Results: the items included in the instrument were: patient identification data that included: date, bed, name, age, sex, date of admission; indicators: patient classification system, presence of companion; Situation (S): medical diagnosis and nursing diagnoses; Background (B): allergies, comorbidities, surgical history, isolation / precautions and barriers to communication; Assessment (A): vital signs, nutritional aspects, eliminations, dressings, drains, catheters and medications; Recommendation (R): interconsultations, nursing interventions and intercurrences. Conclusion: The instrument contributes to the standardization of nurses' change of shift. (AU)

Objetivo: describir la construcción de un instrumento de paso de turno utilizando la metodología SBAR (Situation-Background-Assessment- Recommendation). Método: se trata de un estudio metodológico para la construcción de un instrumento de paso de turno en una enfermería de gastroenterología quirúrgica. Se realizó una revisión bibliográfica exhaustiva sobre la metodología SBAR. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la institución escenario de la investigación. Resultados: los ítems constantes del instrumento fueron: datos de identificación del paciente que incluyeron: fecha, lecho, nombre, edad sexo, fecha de admisión; indicadores: sistema de clasificación de pacientes, presencia de acompañante; Situación (S): diagnóstico médico y diagnósticos de enfermería; Breve historia (B): alergias, comorbilidades, histórico quirúrgico, aislamiento / precauciones y barreras para la comunicación; Evaluación (A): signos vitales, alimentación, eliminaciones, curativos, drenajes, catéteres y medicamentos; Recomendación (R): interconsultas, intervenciones de enfermería e intercurrencias. Conclusión: El instrumento contribuye a la padronización de los cambios de turno de los profesionales de enfermería. (AU)
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional
-Sistema Móvel de Comunicação por Satélite
Estudo de Validação
Plantão Médico
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1039687
Autor: Beltrán González, Benita Mavel; Vega Díaz, Teresa; Sarduy Pérez, Grace; Santandreu Uriarte, Elsa María.
Título: Gestión por procesos en los servicios de salud y el trabajo en equipo: consideraciones metodológicas / Processes management in health services and team work: methodological considerations
Fonte: Edumecentro;10(1):236-242, ene.-mar. 2018. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Administração da Prática Médica
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Gerenciamento da Prática Profissional
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-974833
Autor: Gonçalves, Marcília Rosana Criveli Bonacordi; Spiri, Wilza Carla; Ortolan, Erika Veruska Paiva.
Título: Compreensão dos enfermeiros gerentes sobre o processo de enfermagem / Comprensión de los enfermeros gerentes sobre el proceso de enfermería / Head nurses' understanding of the nursing process
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(2):336-342, Abr.-Jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo teve como objetivo compreender o Processo de Enfermagem na perspectiva do gerente de enfermagem. O método adotado foi a abordagem qualitativa na vertente da fenomenologia, segundo a estrutura do fenômeno situado. Para coleta de dados, empregou-se entrevista focalizada com os participantes que foram definidos no decorrer do estudo, perfazendo nove depoimentos. A análise dos depoimentos revelou os temas: Instrumentalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Sentimentos dos profissionais no desenvolvimento da SAE e o Processo gerencial e a SAE. Nesse artigo, o recorte foi o tema Processo gerencial e a SAE. Esse tema desvelou que os termos administrar e cuidar se opõem, complementam-se e se aproximam, permitindo compreender que a finalidade da gerência é propiciar cuidado. Entretanto, há uma dicotomia no processo assistencial: o cuidado é frequentemente exercido pelos técnicos e auxiliares de enfermagem e o gerenciamento, exclusivamente pelo enfermeiro, o qual afasta-se de seu propósito principal, o gerenciamento do cuidado.

RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo comprender el Proceso de Enfermeríaen la perspectiva del gerente de enfermería. El método adoptado fueel abordajecualitativoen la vertiente fenomenológica, segúnla estructura delfenómeno situado. Para la recolección de datos, fue utilizada entrevista focalizada conlos participantes que fueron definidos a lo largo del estudio, totalizando nueve relatos. El análisis de los relatos revelólos temas: Instrumentalización de la Sistematización de la Atención de Enfermería (SAE); Sentimientos de los profesionales en el desarrollo de la SAE yel Proceso gerencial yla SAE. En este artículo, el recorte fue el tema Proceso gerencial yla SAE. Este tema reveló que los términos administrar y cuidar se oponen, se complementany se aproximan, permitiendo comprender que la finalidad de la gerencia es propiciar cuidado. Sin embargo, hay una dicotomía en el proceso de atención: el cuidado es frecuentemente ejercido por los técnicos y auxiliares de enfermeríayla gestión, exclusivamente por el enfermero, el quese aleja de su propósito principal, la gestión del cuidado.

ABSTRACT This study aimed to understand the Nursing Process in the perceptions of the nurse's managers. The methodology adopted was a qualitative approach named phenomenology, referencing the structure of the situated phenomenon. For data collection we used focused interview. The participants were defined during the study, resulting in nine statements. After careful review of the statements revealed the following topics: Instrumentalization of the systematisation of nursing care (SNC); Feelings of the nurse's managers in the development of SNC and the Management process and the SNC. Hence, the terms management and care should not be opposed but complementary. This approach allows to us understanding that the purpose of management is to provide care. However, there is dichotomy of these actions, care, often exercised by technicians and nursing assistants, and management exclusively by nurses, setting it apart from its main purpose, the management of care.
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1002733
Autor: Fernandes, Helenita de Araujo; Mourão, Luciana; Gondim, Sônia Maria Guedes.
Título: Professional Development: Proposition of a Trans-occupational Model from a Qualitative Study / Desenvolvimento Profissional: Proposição de um Modelo Transocupacional a Partir de Estudo Qualitativo / Desarrollo Profesional: una Propuesta de Modelo Transocupacional a partir de un Estudio Cualitativo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2916, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).
Resumo: Abstract Knowing the perceptions of people from different professions about their professional development is one of the current changes in the field of Labor Psychology. The objective of this study was to construct a Trans-occupational theoretical model of professional development based on the grounded theory. To this end, 25 interviews were conducted in depth with five professional categories, namely: lawyers, entrepreneurs, engineers, physicians and psychologists. Data collection instrument was an open script for interviews, which were then recorded and transcribed. Analysis of results was supported by the software Alceste. Results point to similarities and specificities in the career trajectories inter-professions, and we opted for the non-inclusion of entrepreneurs in the model due to their significant difference when compared to the other categories. As a conclusion, we proposed a trans-occupational model of professional development with five key elements: Work Context, Motivation, Training/Learning, Relational Elements and Lived Experiences. The model, although it requires research for validation, offers relevant contributions and reflections to professionals and researchers working in the area.

Resumo Conhecer as percepções das pessoas de diferentes profissões acerca do seu desenvolvimento profissional é um dos desafios atuais da área de Psicologia do Trabalho. O objetivo deste estudo foi construir um modelo teórico transocupacional de desenvolvimento profissional baseado na teoria fundamentada (Grounded Theory). Para tanto, foram realizadas 25 entrevistas em profundidade, com cinco categorias profissionais, a saber: advogados, empresários, engenheiros, médicos e psicólogos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro aberto para entrevistas, que foram gravadas e transcritas. A análise dos resultados foi apoiada pelo software Alceste. Os resultados apontam para similitudes e especificidades nas trajetórias de carreira interprofissões e optou-se pela não inclusão dos empresários no modelo pela expressiva diferença em relação às demais categorias. Como conclusão, propusemos um modelo transocupacional de desenvolvimento profissional, com cinco elementos centrais: Contexto de trabalho, Motivação, Formação/aprendizagem, Elementos relacionais e Experiências vividas. O modelo, embora careça de pesquisas que o valide, oferece contribuições e reflexões relevantes para os profissionais e pesquisadores que atuam na área.

Resumen Uno de los desafíos actuales del campo de Psicología del Trabajo es conocer las percepciones de individuos de diferentes profesiones acerca de su desarrollo profesional. El presente estudio propone construir un modelo teórico transocupacional de desarrollo profesional desde la teoría fundamentada (Grounded Theory). Para ello, se realizaron 25 entrevistas en profundidad con las siguientes cinco categorías profesionales: abogados, empresarios, ingenieros, médicos y psicólogos. En la recopilación de datos se utilizó como instrumento un guion abierto para las entrevistas, que fueron grabadas y transcriptas. En el análisis de los resultados se utilizó el software Alceste. Los resultados apuntan similitudes y especificidades en las trayectorias de carreras interprofesiones, y en el modelo se optó por la no inclusión de la categoría empresarios debido a la expresiva diferencia en relación con las demás categorías. Como conclusión, proponemos un modelo transocupacional de desarrollo profesional con cinco ejes centrales: Contexto laboral, Motivación, Formación/Aprendizaje, Elementos relacionales y Experiencias. Aunque necesita más investigaciones para validarlo, el modelo ofrece aportes y reflexiones relevantes a los profesionales e investigadores que actúan en este campo.
Descritores: Mobilidade Ocupacional
Gerenciamento da Prática Profissional
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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