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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1288292
Autor: Silva, Francisco Theogenes Macêdo; Kubrusly, Marcos; Peixoto Junior, Arnaldo Aires; Vieira, Larissa Xavier Santiago da Silva; Augusto, Kristopherson Lustosa.
Título: Adaptations and repercussions in the experiences in a hybrid education university during the Sars-CoV-2 pandemic / Adaptações e repercussões nas vivências em escola de ensino híbrido durante a pandemia por Sars-CoV-2
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(2):e068, 2021. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Introduction: The pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has accelerated an educational revolution, with implications for health care and medical education, generating some insecurities and uncertainties. The article reports the experience of Centro Universitário Christus (Unichristus) about the changes that occurred in the practical scenarios of clinical experiences during the first semester of 2020, marked by social distancing. Experience Report: The services at Clínica Escola de Saúde (CES) were suspended and the associated hospitals stopped receiving students, making the experience of real-life scenarios unfeasible, resulting in the beginning of a project characterized by care of patients with coronavirus infection through telemedicine. The face-to-face nursing team's participation occurred concomitantly, while students attending the eighth semester of the medical course were present at the consultation through screen sharing using the Google Meet ® program. After the consultation was concluded, there was a discussion about the case and other relevant aspects, similarly to what would happen with a face-to-face experience. In parallel with the project, students also attended lectures that addressed aspects of the disease from primary to tertiary level of health care. Discussion: Patients received care and students were taught through a flexible, innovative, accessible and safe media, following a worldwide trend, generating opportunities for professional development and innovations in medical education. The experience with telemedicine can be complemented by e-learning, allowing the development of a new hybrid teaching model. Conclusion: The current circumstances may result in some educational loss, such as the impossibility to perform physical examinations and to interact better with the health care team and patients; however the technological resources can result in opportunities for changes, improvement and development of teaching methodologies, in line with the current generation of digital natives.

Resumo: Introdução: A pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2 acelerou uma revolução educacional que repercutiu na assistência à saúde e no ensino médico, e gerou algumas inseguranças e incertezas. O artigo relata a experiência do Centro Universitário Christus (Unichristus) quanto às modificações ocorridas nos cenários práticos de vivências clínicas durante o período do primeiro semestre de 2020, marcado pelo distanciamento social. Relato de Experiência: Os atendimentos na Clínica Escola de Saúde (CES) foram suspensos, e os hospitais conveniados passaram a não receber alunos, inviabilizando os cenários de vivência, resultando no início de um projeto caracterizado por atendimento a pacientes com infecção por coronavírus por meio da telemedicina. Havia a participação presencial de equipe de enfermagem, enquanto os alunos do oitavo semestre do curso de Medicina presenciavam a consulta por meio de compartilhamento da tela pelo programa Google Meet®. Após concluída a consulta, havia uma discussão sobre o caso e outros aspectos relevantes, de maneira similar ao que ocorreria em ambiente de vivência. Em paralelo ao projeto, os estudantes também assistiam a aulas expositivas que abordavam aspectos da doença desde o nível primário até o terciário de saúde. Discussão: De acordo com a tendência mundial, houve atendimento e ensino por um meio flexível, inovador, acessível e seguro, o gerou oportunidade de desenvolvimento profissional e inovações no ensino médico. A experiência com a telemedicina pode ser complementada por um e-learning, possibilitando o desenvolvimento de um novo modelo de ensino híbrido. Conclusão: A circunstância atual talvez promova alguma perda educacional, como a impossibilidade de se treinar exame físico e de interagir melhor com a equipe de saúde e com os pacientes, entretanto os recursos tecnológicos podem gerar oportunidades para mudanças, aprimoramento e desenvolvimento de metodologias de ensino, em concordância com a geração atual de nativos digitais.
Descritores: Educação à Distância
Educação Médica/métodos
COVID-19
-Encaminhamento e Consulta
Telemedicina
Distanciamento Físico
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1319565
Autor: Carvajal Garcés, Carola.
Título: Percepción de calidad de la atención por el usuario de consulta externa del Centro de Salud Sarcobamba Junio 2005 / ssss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2005. 70 p. ilus, map, tab.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Maestría en Salud Pública Mención en Gerencia de Servicios de Salud.
Resumo: El objetivo general, la evaluación de la percepción del usuario como medio de valoración del Centro de Salud de Sarcobamba. La muestra compuesta de 100 encuestados, fue seleccionada mediante muestreo aleatorio simple, entre las personas atendidas en la consulta externa en junio 2005. Las dimenciones de análisis son la accesibilidad, proceso, estructura y y resultado...
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Encaminhamento e Consulta
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
01070 MED.P4096


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Id: biblio-1319550
Autor: Carvajal Garcés, Carola Fabiana.
Título: Percepción de la calidad de atencion por el usuario de consulta externa del centro de Salud Sarcobamba junio 2005 / sss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2005. ilus, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Maestria en Salud Publica Mencion en Gerencia de Servicios de Salud.
Resumo: El objetivo general, la evaluacion de la percepcion del usuario como medio de valoracion del centro de Salud Sarcobamba. La muestra compuesta de 100 encuestados, fue seleccionada mediante muestreo aleatorio simple entre las personas atendidas en la consulta externa en junio del 2005. Las dimenciones de analisis son la accesibilidad proceso, estructura y resultado...
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Encaminhamento e Consulta
Serviços Terceirizados
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
01070 MED.P4096


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Id: biblio-1319523
Autor: Soliz Panozo, Milenka Elizabeth. Anaya Gutierrez, Jaime.
Título: Diagnostico situacional de la calidad de atencion en le proceso de consulta externa del servicio de pediatria de Pro Salud I Cochabamba / sss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2005. 56 p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialidad en Gestion de Calidad y Auditoria Medica.
Resumo: Investigacion realizada en la consulta externa pediatrica en PROSALUD. Se tomaron en cuenta 50 pacientes que asistieron entre el 2 y 14 de agosto del 2004. Se siguieron los tiempos de espera en admision en enfermeria, consulta medica y farmacia. Se evaluo el grado de satisfaccion en cada paso: confort, comodidad, señalizacion y trato personalizado, tambien accesibilidad geografica y economica. Se utilizaron criterios de evaluacion de Malogon Londoño. Los resultados evidenciaron grados de satisfaccion regulares en admision y farmacia, buenos en enfermeria y optimos en consulta medica. Realizado el diagnostico sitiuacional de la Institucion, los resultados permitieron proponer mejoras para disminuir tiempos de espera y redistribucion de funciones en el personal, todo lo cual implicara calidad y satisfaccion del usuario de prosalud...
Descritores: Atenção à Saúde
Encaminhamento e Consulta
Visita a Consultório Médico
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
00974 MED.P3281


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Id: biblio-1319494
Autor: Holguin Sempertegui, Ana Carminia. Soliz Rejas, Lucy.
Título: Evaluacion de la accesibilidad a la consulta externa del Seguro Social Universitario-Cochabamba / sss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2005. 32 p.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialidad en Gestion de Calidad y Auditoria Medica.
Descritores: Agendamento de Consultas
Encaminhamento e Consulta
Pacientes
Visita a Consultório Médico
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
01036 MED.P3296


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Id: biblio-1319435
Autor: Chuquilla Mejia, Ignacio.
Título: Analisis y mejoramiento del estudio del cobro por episodio de enfermedad en el area de Quevedo-Ecuador / sss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 1998. 38 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialidad en Medicina Tropical y Control de Enfermedades.
Resumo: De los datos presentados y analizados en el presente estudio descriptivo, longitudinal y operativo que se determinan los diferentes problemas que necesitan ser tomados eb cuenta y dar alternativas de soluciones puntuales para mejorar, mantener y perfeccionar este modelo de atencion. Una vez establecida las necesidades prioritarias de atencion de la poblacion hay que motivar al personal de salud encargada de aplicarla, ya que es de su competencia el cumplimiento de la nueva forma de atencion lo que va ha disminuir el costo que el servicio de salud proporciona al paciente en su tratamiento. La prescripcion racionalizada y el uso del cuadro basico de los medicamentos disminuye en gran medida el costo del tratamiento. Siendo los medicamentos esenciales o genericos de eficacia y seguridad suficientemente establecida por su continuo uso clinico y sus precios resultan inferiores a los medicamentos de marca es uno de los pilares fundamentales en donde se sustenta esta nueva forma de atencion la misma que debe ser cada vez reforzada en su accion...
Descritores: Assistência ao Paciente
Efeitos Psicossociais da Doença
Custos Diretos de Serviços
Custos Hospitalares
Custos de Cuidados de Saúde
Custos de Medicamentos
Encaminhamento e Consulta
Cuidado Periódico
Serviços Básicos de Saúde
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
00142 MED.P3059


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Id: biblio-1308019
Autor: Salvatierra Barroso, S.B(aut).
Título: Inovando el tema de glaucoma en la materia de oftalmología / Innovating the issue of glaucoma in the field of ophthalmology.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2009. 18 p. Empastado.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simón para obtenção do grau de Diplomado.
Resumo: El paso de un nivel educativo a otro nivel ha generado desde hace años,diferentes opiniones críticas que oscilan entre responzabilizar y desacreditar la eficiencia de uno de los niveles y por otro lado justificar los mecanismos de selección y exclusión de alumnos ingresantes al nivel superior. Siempre, con base en esas posiciones críticas se expresa como mensaje y demanda sociopolítica la necesidad de mojorar la calidad de la educación. La presente propuesta introduce un principio de coherencia nucleado alrededor de los tres ámbitos del aprendizaje-conceptual, procedimental, actitudinal- como elementos a los que todos los componentes del diseño curricular deben someterse. Ello permite vincular de manera lógica los propósitos, los contenidos, las metodologías y los instrumentos de evaluación, impidiendo que el maestro incurra en el habitual error de evaluar lo que no enseña. Debemos integrar la práctica hospitalaria con el conocimiento teórico adecuado en cada especialidad y esto sólo se puede conseguir con un desarrollo simultáneo de práctica y teoría, que permita demostrar las competencias, y conocimientos durante la práctica. El propósito de esta materia es que el estudiante conozca el concepto de glaucoma, haga su diagnóstico oportuno, y sepa iniciar el tratamiento o remitirlo en el momento más indicado, ya que consiste actualmente una de las cinco primeras causas de ceguera, y la primera causa prevenible de ceguera en el mundo.
Descritores: Encaminhamento e Consulta
Ensino
Glaucoma
-Oftalmologia
Responsável: BO4.1 - Biblioteca Julio Rodríguez Rivas
BO4.1; 617.7, Sa387, 598


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Id: biblio-1308018
Autor: Salvatierra Barroso, S.B(aut).
Título: Inovando el tema de glaucoma en la materia de oftalmología / Innovating the issue of glaucoma in the field of ophthalmology.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2009. 18 p. Empastado.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simón para obtenção do grau de Diplomado.
Resumo: El paso de un nivel educativo a otro nivel ha generado desde hace años,diferentes opiniones críticas que oscilan entre responzabilizar y desacreditar la eficiencia de uno de los niveles y por otro lado justificar los mecanismos de selección y exclusión de alumnos ingresantes al nivel superior. Siempre, con base en esas posiciones críticas se expresa como mensaje y demanda sociopolítica la necesidad de mojorar la calidad de la educación. La presente propuesta introduce un principio de coherencia nucleado alrededor de los tres ámbitos del aprendizaje-conceptual, procedimental, actitudinal- como elementos a los que todos los componentes del diseño curricular deben someterse. Ello permite vincular de manera lógica los propósitos, los contenidos, las metodologías y los instrumentos de evaluación, impidiendo que el maestro incurra en el habitual error de evaluar lo que no enseña. Debemos integrar la práctica hospitalaria con el conocimiento teórico adecuado en cada especialidad y esto sólo se puede conseguir con un desarrollo simultáneo de práctica y teoría, que permita demostrar las competencias, y conocimientos durante la práctica. El propósito de esta materia es que el estudiante conozca el concepto de glaucoma, haga su diagnóstico oportuno, y sepa iniciar el tratamiento o remitirlo en el momento más indicado, ya que consiste actualmente una de las cinco primeras causas de ceguera, y la primera causa prevenible de ceguera en el mundo.
Descritores: Encaminhamento e Consulta
Ensino
Glaucoma
-Oftalmologia
Responsável: BO4.1 - Biblioteca Julio Rodríguez Rivas
BO4.1; 617.7, Sa387, 598


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-952098
Autor: Zimmermann, Caroline; Clinic of StomatologyMeurer, Maria Inês; Lacerda, Josimari Telino de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Clinic of StomatologyGrando, Liliane Janete.
Título: The use of tools to support oral lesion description in oral medicine referrals
Fonte: Braz. oral res. (Online);31:e93, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Poor description of oral lesions jeopardize the prioritization of appointments in Oral Medicine. The present study investigated whether the use of support tools changes the quality of descriptions focusing on health care prioritization. Two oral lesions (A and B) were described by 64 dental students and 48 dentists using three methods: (a) without support tools (free); (b) using the oral examination form from the Specialties Manual in Oral Health/Brazilian Ministry of Health (SMOH form); and (c) using the OralDESC guideline. The descriptions were compared with a gold standard and percentage of agreement was analyzed by the Kruskal-Wallis and Dunn's tests (p<0.05). Descriptions with the OralDESC presented higher information quality. Considering items essential for prioritization, the OralDESC demonstrated better performance for lesion A; for lesion B, free descriptions and descriptions using the OralDESC were of higher quality than those using SMOH form. Therefore, the OralDESC offered greater support for the description of oral lesions for health care prioritization in Oral Medicine.
Descritores: Encaminhamento e Consulta/normas
Registros Odontológicos/normas
Medicina Bucal/normas
Troca de Informação em Saúde/normas
Doenças da Boca/patologia
-Atenção Primária à Saúde/normas
Padrões de Referência
Valores de Referência
Estudantes de Odontologia/estatística & dados numéricos
Variações Dependentes do Observador
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Guias de Prática Clínica como Assunto
Estatísticas não Paramétricas
Odontólogos/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1286202
Autor: Dementia ClinicJaeger, Brunna de Bem; Oliveira, Milena Lemos; Dementia ClinicCastilhos, Raphael Machado; Dementia ClinicChaves, Márcia Lorena Fagundes.
Título: Tertiary center referral delay of patients with dementia in Southern Brazil: associated factors and potential solutions / Atraso no encaminhamento de pacientes com demência para centro terciário no sul do Brasil: fatores associados e possíveis soluções
Fonte: Dement. neuropsychol;15(2):210-215, Apr.-June 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT. Early dementia diagnosis has many benefits and is a priority. In Brazil, most cases are diagnosed by a specialist. Objective: We aimed to study the average time from disease onset to specialist assessment and related factors; we also propose potential strategies to deal with this delay. Methods: This was a cross-sectional database study in 245 patients with dementia from an outpatient clinic in a tertiary university hospital in Southern Brazil, which only assesses individuals from the Unified Health System (SUS). The outcome was time from symptoms onset to specialist assessment, reported by the informants. Individuals were separated into two groups: less and more than 1 year to specialist assessment. Multivariable analysis was used to test the potential related factors associated with delayed specialist assessment. Results: Mean±SD of time from symptoms onset to specialist assessment was 3.3±3.3 years. In the unadjusted analysis, individuals who were assessed before 1 year were more often diagnosed with vascular dementia, had more sudden and subacute onset, neuropsychiatric symptoms at presentation, rapid progression, and alcohol and antipsychotics use (p<0.05). In multivariate analysis, the effects of personality changes and onset presentation persisted, even when controlling for other variables. Conclusion: We found a long time from disease onset to specialist assessment, and those with personality changes and faster presentation were referred earlier. Improving the diagnostic capability of general practitioners, mass educational campaigns and transmission of knowledge by experts are some potential strategies to deal with delay of dementia diagnosis.

RESUMO. O diagnóstico precoce de demência tem muitos benefícios e deve ser uma prioridade. No Brasil, ele é feito por especialistas na maioria dos casos. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o tempo médio entre o início da doença até a avaliação com especialista e seus possíveis fatores relacionados; também propomos estratégias potenciais para lidar com esse atraso. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de base de dados com 245 pacientes com demência atendidos em ambulatório de um hospital universitário do sul do Brasil, que avalia indivíduos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O desfecho principal foi o tempo entre o início dos sintomas até a avaliação com o especialista, relatados pelos informantes. Os indivíduos foram separados em dois grupos: tempo até a consulta com o especialista menor e maior que 1 ano. A análise multivariável foi usada para testar os possíveis fatores relacionados à avaliação tardia pelo especialista. Resultados: O tempo médio±DP entre o início dos sintomas e a avaliação com o especialista foi de 3,3±3,3 anos. Na análise não ajustada, os indivíduos que chegaram para avaliação antes de 1 ano do início da doença foram diagnosticados com mais frequência com demência vascular, tiveram início do quadro mais repentino e subagudo, sintomas neuropsiquiátricos na apresentação, progressão rápida, uso de álcool e antipsicóticos (p<0,05). Na análise multivariada, apenas alterações de personalidade e início rápido dos sintomas mostraram-se preditores para chegada mais precoce ao especialista, mesmo controlando possíveis confundidores. Conclusão: Encontramos um longo tempo entre o início da doença até a avaliação do especialista e indivíduos com alterações de personalidade e apresentação mais rápida foram encaminhados mais precocemente. Melhorar a capacidade diagnóstica do médico de família, campanhas educacionais em massa e transmissão de conhecimento por especialistas são algumas estratégias potenciais para lidar com o atraso do diagnóstico de demência.
Descritores: Demência
-Encaminhamento e Consulta
Disseminação de Informação
Educação
Diagnóstico Tardio
Clínicos Gerais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



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