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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155645
Autor: Bello-Gomez, Ricardo A; Sanabria-Pulido, Pablo.
Título: The costs and benefits of duality: Colombia's decentralization and the response to the COVID-19 pandemic / Custos e benefícios da dualidade: a descentralização da Colômbia e a resposta à pandemia de COVID-19 / Los costos y efectos de la dualidad: descentralización en Colombia y la respuesta a la pandemia de COVID-19
Fonte: Rev. adm. pública (Online);55(1):165-179, Jan.-Feb. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Colombia's duality between the relative strength of the central government and the broad process of decentralization towards subnational and local governments has shaped the country's response to the COVID-19 pandemic. Substantial tensions have arisen between the national and subnational governments in the handling of the crisis. Thus, blurred policy boundaries challenge multi-level government coordination. Yet, intergovernmental relations and multi-level governance have worked at some extent. Meanwhile, leadership styles, the level of political support, the local governance environment and the level of local institutional capacity have affected the strategies of local government leaders and their success to tackle the pandemic. Moreover, uneven healthcare capacity across the Colombian territory posits further challenges for a national response to the pandemic that ensures both effectiveness and equity.

Resumo A dualidade da Colômbia, entre a força relativa do governo central e o amplo processo de descentralização com fortalecimento de governos subnacionais e locais, estabeleceu os contornos da resposta do país à pandemia de COVID-19. Testemunhou-se uma substancial tensão entre os governos nacional e subnacionais no tratamento da crise. Os limites pouco claros das políticas desafiam a coordenação governamental em vários níveis. No entanto, as relações intergovernamentais e a governança em vários níveis funcionaram até certo ponto. Enquanto isso, os estilos de liderança, o nível de apoio político, o ambiente local de governança e o nível local de capacidade institucional, afetaram as estratégias das lideranças governamentais locais e seu sucesso no combate à pandemia. Além disso, as desigualdades na capacidade de prover serviços de saúde em todo o território colombiano apresentam desafios adicionais para uma resposta nacional à pandemia que garanta efetividade e equidade.

Resumen La dualidad del modelo unitario descentralizado de Colombia, entre la fuerza relativa del gobierno central y el amplio proceso de descentralización hacia los gobiernos subnacionales y locales ha influido en la respuesta del país frente a la pandemia de COVID-19. Algunas tensiones sustanciales han aparecido entre los gobiernos nacional y subnacionales en el manejo de la crisis. Un contexto con algunos límites jurisdiccionales borrosos impone un reto a la coordinación gubernamental multinivel. Sin embargo, las relaciones intergubernamentales y la gobernanza multinivel parecen haber funcionado en alguna medida. Por otro lado, los estilos de liderazgo, el nivel de apoyo político, el entorno local de gobernanza y el nivel local de capacidad institucional han afectado las estrategias de las autoridades locales y su éxito al enfrentar la pandemia. Más aun, las disparidades en la capacidad de protección en salud a lo largo del territorio colombiano plantean desafíos adicionales para una respuesta coordinada nacional a la pandemia que asegure tanto efectividad como equidad.
Descritores: Política
Gestão em Saúde
Governança
COVID-19
Relações Interinstitucionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1124773
Autor: Schuelter-Trevisol, Fabiana; Iser, Betine Pinto Moehlecke; Marcon, Chaiana Esmeraldino Mendes; Mello, Rogério Sobroza de; Souza, Kellen Meneghel de; Baldessar, Maria Zélia; Trevisol, Daisson José.
Título: Parceria de serviços de saúde públicos e privados com a academia, no combate à COVID-19: relato de experiência em Tubarão, Santa Catarina / Colaboración entre los servicios de salud pública y privados con la academia en el combate contra el COVID-19: relato de experiencia en Tubarão, Santa Catarina, Brasil / Partnership between the academy and public and private health systems to fight COVID-19: an experience report in Tubarão, Santa Catarina, Brazil
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;29(4):e2020499, 2020. graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: Apresenta-se o relato de experiência da integração entre serviços de saúde públicos e privados, gestores e universidade, para a vigilância e controle da epidemia de COVID-19 em Tubarão, SC, Brasil. A cidade, universitária, cenário de grande fluxo de pessoas de diferentes locais do país, foi um dos primeiros municípios do estado catarinense com transmissão comunitária do SARS-CoV-2. São detalhadas as medidas adotadas com a criação do Comitê de Monitoramento da COVID-19, do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, e do Plano de Contingência da Doença. Passados 100 dias de pandemia, foram 5.979 casos notificados e 431 (7,2%) confirmados, dos quais 5 (1,2%) foram a óbito. Decisões precoces - suspensão imediata das atividades de comércio e eventos com aglomeração - podem ter limitado a propagação do vírus. As parcerias estabelecidas trazem inovação e subsidiam a gestão pública nas tomadas de decisão pautadas em evidências científicas.

Se presenta la experiencia de la integración entre los servicios de Salud Pública y privados, los administradores y la universidad para la vigilancia y el control de la epidemia de COVID-19 en Tubarão, Santa Catarina, Brasil. La ciudad universitaria, con un gran flujo de personas de diferentes partes del país, fue uno de los primeros municipios del estado con transmisión comunitaria de SARS-CoV-2. Las medidas adoptadas se detallan con la creación del Comité de Monitoreo COVID-19, el Centro de Operaciones Municipales de Emergencia en Salud y un Plan de Contingencia de la Enfermedad. Después de 100 días de pandemia, se reportaron 5,979 casos, 431 (7,2%) confirmados, de los cuales cinco (1,2%) murieron. Las decisiones precoces, la suspensión inmediata de las actividades comerciales y de los eventos con aglomeración han reducido la propagación del virus. Las asociaciones establecidas aportan innovación y subsidian la gestión pública en la toma de decisiones basadas en evidencia científica.

This article presents an experience report about integration between public and private health services, health service managers and the academy, for surveillance and control of the COVID-19 epidemic, in the municipality of Tubarão, Santa Catarina, Brazil. The city is home to a university and has a large flow of people from different parts of the country, as well as being one of the first municipalities in the state of Santa Catarina to report cases of community transmission of SARS-CoV-2. The measures adopted included the implementation of the COVID-19 Monitoring Committee, the Municipal Health Emergency Operations Center, and the COVID-19 Contingency Plan. After 100 days of pandemic, 5,979 cases had been reported, 431 (7.2%) had been confirmed, of which five (1.2%) died. Early decisions, such as the immediate suspension of business activities and crowded events, may have reduced the spread of the virus. The partnerships put into place have provided innovation and supported public service management in decision-making based upon scientific evidence.
Descritores: Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/transmissão
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Parcerias Público-Privadas/organização & administração
Implementação de Plano de Saúde
Relações Interinstitucionais
-Brasil/epidemiologia
Comitês Consultivos
Pandemias
Vigilância em Saúde Pública
Monitoramento Epidemiológico
Limites: Humanos
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Abrucio, Fernando Luiz
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Id: biblio-1136989
Autor: Abrucio, Fernando Luiz; Grin, Eduardo José; Franzese, Cibele; Segatto, Catarina Ianni; Couto, Claúdio Gonçalves.
Título: Combate à COVID-19 sob o federalismo bolsonarista: um caso de descoordenação intergovernamental / Lucha contra la COVID-19 bajo el federalismo bolsonarista: un caso de descoordinación intergubernamental / Combating COVID-19 under Bolsonaros federalism: a case of intergovernmental incoordination
Fonte: Rev. adm. pública (Online);54(4):663-677, jul.-ago. 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo analisa como o federalismo brasileiro tem afetado o combate à COVID-19. Tendo por base uma análise histórico-institucional do caso brasileiro, busca-se compreender como o modelo federativo construído pelo governo Bolsonaro influenciou as respostas ao combate da pandemia no país, bem como os resultados do confronto de dois modelos federativos nesse processo. De um lado, o ideário e as estruturas institucionais da Constituição de 1988 com características cooperativas e forte coordenação federal. De outro, o federalismo bolsonarista baseia-se numa visão dualista de relações intergovernamentais, com menor participação da União na redução de desigualdades territoriais e no apoio a governos subnacionais, além da postura centralizadora e hierárquica nas questões de impacto nacional. O estudo mostra que o federalismo bolsonarista aumentou o conflito com governos subnacionais e tem descoordenado políticas públicas de enfrentamento à pandemia. Conclui-se que as crises sanitária e federativa caminham juntas e trazem à tona uma questão chave: a importância da coordenação governamental nas políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

Resumen Este artículo analiza cómo el federalismo brasileño ha afectado la lucha contra la COVID-19. A partir de un análisis histórico-institucional del caso brasileño, buscamos comprender cómo el modelo federativo construido por el gobierno de Bolsonaro influyó en las respuestas para combatir la pandemia en el país, así como los resultados de la confrontación de dos modelos federativos en este proceso. Por un lado, el ideario y las estructuras institucionales de la Constitución de 1988 con características cooperativas y una fuerte coordinación federal. Por otro, el federalismo bolsonarista que se basa en una visión dualista de las relaciones intergubernamentales, con menos participación del Gobierno Federal en la reducción de las desigualdades territoriales y en el apoyo a los gobiernos subnacionales, además de la postura centralizadora y jerárquica en materias de impacto nacional. El estudio muestra que el federalismo bolsonarista ha aumentado el conflicto con los gobiernos subnacionales y ha descoordinado las políticas públicas de combate a la pandemia. Se concluye que las crisis sanitaria y federativa van juntas y plantean una cuestión clave: la importancia de la coordinación gubernamental en la implementación de políticas públicas de enfrentamiento a la pandemia y sus efectos sociales y económicos.

Abstract This article analyzes how federalism has affected policy responses to the COVID-19 pandemic in Brazil. Through historical-institutional analysis, the study examines how the model of federalism adopted by President Bolsonaro's government influenced policy responses to the pandemic in the country. In addition, the research points out the existence of two models of federalism in the case analyzed, addressing the outcomes of the confrontation between them. The first model refers to ideas and institutional structures that have emerged since the 1988 Brazilian Federal Constitution with cooperative features and strong federal coordination. The second, named "Bolsonaro's federalism," is based on a dualistic view of intergovernmental relations with little participation of the federal government in reducing territorial inequalities and supporting subnational governments, while centralizing issues of national importance and adopting a hierarchical stance. The study shows that Bolsonaro's government increased the conflict with subnational governments and jeopardized the coordination of policy responses to the COVID-19 pandemic. We conclude that healthcare and federative crises go together and raise a key question: what is the importance of governmental coordination to implement policies to respond to the pandemic and its social and economic effects?
Descritores: Política Pública
Infecções por Coronavirus
Federalismo
Governo Federal
Relações Interinstitucionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-974671
Autor: Albuquerque, Mariana Vercesi de; Lima, Luciana Dias de; Oliveira, Ricardo Antunes Dantas de; Scatena, João Henrique Gurtler; Martinelli, Nereide Lucia; Pereira, Adelyne Maria Mendes.
Título: Governança regional do sistema de saúde no Brasil: configurações de atores e papel das Comissões Intergovernamentais / Regional governance of the health system in Brazil: configurations of actors and the role of the Interagency Commissions
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(10):3151-3161, Out. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O foco da análise é o papel exercido pelas Comissões Intergestores Regionais, considerando a diversidade de atores que influenciam a política de saúde em contextos regionais específicos. A pesquisa envolveu a realização de cinco estudos de caso em cada uma das macrorregiões brasileiras, com aplicação de 128 questionários a gestores, prestadores e representantes da sociedade civil, entre agosto de 2015 e agosto de 2016. Adotou-se a perspectiva comparada, considerando três eixos de análise: configurações de atores (governamentais e não governamentais; públicos e privados) nas decisões e conflitos regionais, dinâmica de funcionamento e atuação, e contribuições das comissões para a política e a organização do sistema de saúde. Verificou-se a diversidade de atores com alto grau de influência nas regiões e a função das Comissões Intergestores Regionais na coordenação das políticas e na resolução de conflitos. Estas favorecem a negociação intergovernamental e a organização do Sistema Único de Saúde frente à estrutura federativa brasileira. Contudo, possuem atuação limitada como espaço de governança regional da saúde, sendo incapazes de incorporar as diversas configurações de atores públicos e privados com poder e influência sobre as decisões de saúde.

Abstract The analytical focus is on the role of the Regional Interagency Commissions (CIR), considering the diversity of actors that influence health policy in specific regional contexts. The research involved conducting five case studies in each of the Brazilian macroregions, with the application of 128 questionnaires to public managers, service providers and civil society representatives, between August 2015 and August 2016. The comparative perspective was adopted, by considering three analytical approaches: the configuration of actors (governmental and non-governmental; public and private) on regional decisions and conflicts, operation dynamics and contributions of commissions to health system policy and organization. The results showed the diversity of actors with a high degree of influence in the regions and the role of the Regional Interagency Commissions in policy coordination and conflict resolution. The commissions favor interagency negotiation and the organization of the Unified Health System vis-à-vis the Brazilian federative structure. However, they have limited scope as a space for regional health governance and are unable to incorporate the different configurations of public and private actors with power and influence over health decisions.
Descritores: Atenção à Saúde/organização & administração
Política de Saúde
Relações Interinstitucionais
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Setor Público/organização & administração
Setor Privado/organização & administração
Programas Governamentais/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Trad, Leny Alves Bonfim
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Id: biblio-1055735
Autor: Biscarde, Daniela Gomes dos Santos; Vilasbôas, Ana Luiza Queiroz; Trad, Leny Alves Bonfim.
Título: Consenso e pactuação regional entre gestores do SUS no nordeste do Brasil / The regional consensus and agreement among managers of the SUS (Unified Health System) in the northeast of Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4519-4527, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Analisou-se a construção do consenso e da pactuação entre gestores do Sistema Único de Saúde em Comissões Intergestores Regionais de dois cenários metropolitanos, mediante estudo de casos múltiplos para análise comparativa entre a Região Metropolitana de Fortaleza-Ceará e a Região Metropolitana de Salvador-Bahia. O referencial teórico utilizado fundamentou-se na obra de Mário Testa e na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A produção de dados combinou análise documental, entrevistas com gestores das instâncias estaduais, municipais e federal, com a observação direta de reuniões de Comissão Intergestores Regional, Conselho Estadual de Saúde, Comissão Intergestores Bipartite, reuniões entre nível central e regional, além de reuniões ampliadas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, nos dois estados. Os problemas relativos à Programação Pactuada e Integrada e ao subfinanciamento do SUS foram os pontos comuns nos cenários estudados. Tais problemas estão imbricados e interferem de modo importante nas relações interinstitucionais entre os municípios, apontando a disputa por recursos como um entrave para a construção do consenso e da pactuação, pautados no diálogo e no entendimento entre atores.

Abstract The creation of consensus and agreement among managers of the Unified Health System (SUS) was analyzed in Regional Interagency Commissions of two metropolitan scenarios, by means of a multiple case study for comparative analysis between the Metropolitan Region of Fortaleza-Ceará and the Metropolitan Region of Salvador-Bahia. The theoretical reference used was based on Mario Testa's work and on Habermas' Theory of Communicative Action. The data production merged documental analysis, interviews with managers of state, municipal and federal levels with direct observation of meetings of the Regional Interagency Commission, the State Health Council, the Bipartite Interagency Commission, meetings between central and regional levels, in addition to extended meetings of the Health Municipal Offices Council, in both states. The problems related to Agreed and Integrated Programming and to the underfunding of SUS were common points in the scenarios studied. Such problems are interlinked and interfere in an important way in the interinstitutional relations between the municipalities, highlighting the dispute for resources as an obstacle for the creation of consensus and agreement, based on the dialogue and understanding between actors.
Descritores: Planos Governamentais de Saúde
Negociação
Consenso
Administradores de Instituições de Saúde
Relações Interinstitucionais
-Brasil
Estudos de Casos Organizacionais
Planos de Sistemas de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-957539
Autor: Pereira, Alexsandro Eugenio; Bernardo, Glaucia Julião; Culpi, Ludmila Andrzejewski; Pessali, Huáscar Fialho.
Título: A governança facilitada no Mercosul: transferência de políticas e integração nas áreas de educação, migração e saúde / La gobernanza facilitada en el Mercosur: transferencia de políticas e integración en las áreas de educación, migración y salud / Facilitated governance in Mercosur: policy transfer and integration in education, health, and migration policies
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):285-302, Mar.-Apr. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Artigo O artigo investiga o papel das instituições do Mercosul no processo de transferência de políticas entre os Estados--membros em três áreas específicas: educação, saúde e migração. O argumento principal é que essas instituições tornaram-se espaços formadores de políticas públicas, atuando como facilitadoras da transferência de políticas nos três casos empíricos examinados. O artigo pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos empíricos de transferência de políticas públicas nos processos de integração regional. Os blocos regionais criam espaços de articulação de ideias e trocas de experiências entre os gestores de políticas públicas. A metodologia envolveu análise de documentos oficiais do bloco e entrevistas. Apesar do seu caráter intergovernamental e da sua baixa institucionalização, o Mercosul desempenhou funções importantes no processo de formulação de políticas públicas nacionais nas três áreas selecionadas na pesquisa.

Resumen El trabajo investiga el rol de las instituciones del Mercosur en el proceso de transferencia de políticas entre los Estados miembros en tres áreas: educación, salud y migración. El argumento principal es que estas instituciones se han convertido en espacios que forman la política pública, actuando como facilitador de transferencia de políticas en los tres casos. El paper tiene como objetivo contribuir al desarrollo de los estudios empíricos sobre la transferencia de las políticas en los procesos de integración regional. Los bloques regionales crean espacios de articulación de ideas e intercambio de experiencias entre los gestores. La metodología consistió en el análisis de documentos oficiales del bloque y entrevistas. A pesar de su carácter intergubernamental y su baja institucionalización, el Mercosur desempeñó funciones importantes en el proceso de formulación de políticas en las tres áreas seleccionadas.

Abstract This article researches the role of Mercosur's institutions in the process of policy transfer among member states in three specific areas: education, health and migration. The main argument is that these institutions became public policy-making forums acting as policy transfer facilitators in the empirical cases studied. This article aims to contribute to the development of empirical studies on public policy transfer in regional integration processes. Regional trading blocs promote the articulation of ideas and experience exchange among public policy managers. The methodology applied to this study involves the analysis of Mercosur's official documents and interviews. Despite its intergovernmental nature and its low institutionalization, Mercosur has played an important role in national policy-making in education, health and migration.
Descritores: Política Pública
Mercosul
Governança
Relações Interinstitucionais
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Zioni, Fabíola
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Id: lil-728977
Autor: Klein, Estanislau Paulo; Zioni, Fabiola.
Título: A coordenação política das relações intergovernamentais no sistema único de saúde do Acre de 1990 até 2008 / La cordinación política de las relaciones interguberamentales en ell sistema único de salud de acre de 1990 a 2008 / Poicy coordination of intergovernmental relations in the unified health acre the beginning of 1990 to 2008
Fonte: Rev. baiana saúde pública;37(3), jul.-set. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Analisa a coordenação política das relações intergovernamentais no SUS do Acre. O foco é a Secretaria Estadual de Saúde do Acre propulsora na implantação da política de saúde. Adotou-se a estratégia do estudo de caso para analisar essa coordenação. Realizou-se uma investigação documental, observação e entrevistas com atores da política de saúde. O período estudado inicia-se na década de 1990 até 2008. A implantação da política de saúde no Acre aconteceu em cenários de escassez de recursos financeiros e falhas administrativas causando graves crises nos serviços, como em 1999, quando a receita fiscal do Acre foi de 81,83 milhões de Reais e os gastos com a saúde foram de 97,37 milhões de Reais. Em 2008, a receita fiscal passou para 555,33 milhões de Reais e os gastos com a saúde foram de 373,48 milhões de Reais. Embora pareça um significativo aumento da receita, nesse período houve a descentralização de serviços para aos municípios e os mesmos passaram a receber recursos financeiros da União. A sustentação da política de saúde depende dos recursos da União. As relações da esfera estadual do SUS com os municípios passaram por conflitos para a descentralização de serviços e problemas persistem.

Analyzes the political coordination of intergovernmental relations in the SUS Acre. The focus is on the State Health Department?s Acre driving the implementation of health policy. We adopted the strategy of the case study to examine this coordination. We conducted a desk research, observation and interviews with health policy. The study period begins in the 1990s until 2008. The implementation of health policy in Acre happened in scenarios of scarce financial resources and administrative failures causing severe crises in services, as in 1999, when tax revenue Acre was 81.83 million Reais and spending on health were of 97.37 million Reais. In 2008, tax revenue increased to 555.33 million Reais and health spending were 373.48 million Reais. Although it seems a significant increase in revenue in this period was the decentralization of services to municipalities and they began receiving funding support from The Union health policy depends on the resources of the Union?s relations with the state level of the SUS municipalities experienced conflict for decentralization of services and problems persist.

Se analiza la coordinación política de las relaciones intergubernamentales en el SUS de Acre. El foco es la Secretaría de Salud del Estado de Acre en la implementación de la política de salud. Se adoptó la estrategia del estudio de caso para analisar esta coordinación. Se llevó a cabo una investigación documental, observación y entrevistas con actores de la política de salud. El período estudiado inicia en la década de 1990 hasta 2008. La implementación de la política de salud en Acre ocurrió en escenarios de escasez de recursos financieros y fallas administrativas, causando graves crisis en los servicios tales como en 1999, cuando el presupuesto fiscal de Acre fue 81,83 millones de Reales y el gasto con la salud fue de 97,37 millones de Reales. En 2008, el presupuesto fiscal aumentó para 555,33 millones de Reales y el gasto en salud fue de 373,48 millones de Reales. Aunque parezca un aumento significativo del presupuesto, en ese período hubo la descentralización de servicios a municipios, los cuales comenzaron a recibir recursos financieros de la Unión. El mantenimiento de la política de salud depende de los recursos de la Unión. Las relaciones de la esfera del Estado del SUS con los municipios experimentaron conflictos para la descentralización de servicios, y todavía hay problemas.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Política de Saúde
Recursos em Saúde
Relações Interinstitucionais
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-960774
Autor: Ruoff, Andriela Backes; Andrade, Selma Regina de; Schmitt, Márcia Danieli.
Título: Atividades desenvolvidas pelos comitês de prevenção do óbito infantil e fetal: revisão integrativa / Actividades desarrolladas por los comités de prevención de la muerte infantil y fetal: revisión integradora / Activities developed by the committees of prevention of infant and fetal deaths: integrative review
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(1):e67342, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Sistematizar o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas por comitês que atuam com a prevenção do óbito infantil e fetal. Método Revisão integrativa de literatura, realizada no mês de novembro de 2015, nas bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus, LILACS, BDEnf e SciELO, utilizando as palavras-chave e descritores mortalidade infantil, óbito infantil, óbitos infantis, óbito fetal, óbitos fetais, mortalidade fetal, mortalidade neonatal, comitê de profissionais, comissão, comissões, comitês consultivos. Os 34 estudos selecionados foram organizados e analisados com auxílio do Microsoft Excel®. Resultados Há comitês de âmbito internacional, nacional, regional, estadual e municipal que analisam óbitos e realizam atividades para qualificar a assistência materno-infantil e alimentar os sistemas de informação em saúde. Conclusão Os comitês de prevenção do óbito infantil e fetal desenvolvem atividades de coleta, produção, análise e divulgação de informações relacionadas ao óbito com a finalidade de reduzir taxas de mortalidade infantil e fetal.

RESUMEN Objetivo Para sistematizar el conocimiento de las actividades desarrolladas por los comités que trabajan con la prevención del trabajo infantil y la muerte fetal. Método Revisión integrada de la literatura, que se celebró en noviembre de 2015, de las bases de datos PubMed, CINAHL, Scopus, LILACS, BDEnf y SciELO, usando las palabras clave y descriptores de mortalidad infantil,mortalidad fetal intrauterina, mortinatos, mortalidad fetal, la mortalidad neonatal, del comité profesional, comisiones, comités de asesoramiento. Se organizaron los 34 estudios seleccionados y se los analizó utilizando Microsoft Excel®. Resultados Existen internacionalmente comités, nacional, regional, estatal y actividades escénicas locales para calificar los sistemas de información de salud materna e infantil y de los alimentos. Conclusión Los comités de prevención de la mortalidad infantil y fetal se desarrollan las actividades de recolección, producción, análisis y difusión de información relacionada con la muerte, a fin de reducir las tasas de mortalidad infantil y fetal.

ABSTRACT Objective To systematize knowledge on the activities developed by the committees involved in the prevention of infant and fetal deaths. Method Integrated literature review conducted in November 2015 at PubMed, CINAHL, Scopus, LILACS, BDEnf and SciELO databases using keywords and descriptors of infant mortality, infant death, infant deaths, fetal death, fetal deaths, fetal mortality, neonatal mortality, professional committee, committee, committees, advisory committees. The 34 selected studies were organized and analyzed using Microsoft Excel®. Results International, national, regional, state and local committees analyze the deaths and conduct activities aimed to qualify maternal and childcare and feed the health information systems. Conclusion The committees for the prevention of infant and fetal mortality collect, produce, analyze and disseminate information related to these deaths in order to reduce infant and fetal mortality rates.
Descritores: Comitê de Profissionais
Medicina Preventiva/organização & administração
Comitês Consultivos
Morte Fetal/prevenção & controle
Morte Perinatal/prevenção & controle
Morte do Lactente/prevenção & controle
-Equipe de Assistência ao Paciente
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Mortalidade Infantil
Fatores de Risco
Assistência Perinatal/normas
Comunicação Interdisciplinar
Mortalidade Fetal
Disparidades em Assistência à Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Relações Interinstitucionais
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 392 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-845200
Autor: Cortes, Laura Ferreira; Padoin, Stela Maris de Mello; Kinalski, Daniela Dal Forno.
Título: Instrumentos para articulação da rede de atenção às mulheres em situação de violência: construção coletiva / Instrumentos para articulación de la red de cuidado de mujeres en situación de violencia: construcción colectiva / Instruments for articulating the network of attention to women in situation of violence: collective construction
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(spe):e20160056, 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar as informações necessárias para a construção de instrumentos destinados a viabilizar a articulação de profissionais de serviços de atendimento com mulheres em situação de violência com vistas à constituição de uma rede de atenção. Método Estudo qualitativo, convergente assistencial, cujas informações foram produzidas de fevereiro a agosto de 2015 por meio de 10 encontros grupais, com 32 participantes do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências de Santa Maria-RS, situado na Universidade Federal de Santa Maria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Resultados Definiu-se o direcionamento do fluxo; os pontos para compor a rede; o que seria preciso comunicar entre os serviços: dados de identificação da mulher e da família, relato acerca da situação e a continuidade do cuidado. Conclusões Há necessidade de formalização institucional dos dispositivos construídos. A articulação entre os serviços requer comunicação, envolvimento e compromisso dos profissionais para garantir a continuidade do cuidado.

RESUMEN Objetivo Identificar el contenido necesario para construir instrumentos para facilitar la integración de profesionales de servicios a mujeres en situación de violencia con miras a la creación de una red de atención. Método Estudio cualitativo, convergente, cuya información se produjo de febrero a agosto de 2015, durante 10 sesiones de grupo, con 32 participantes del Grupo de Trabajo Integrado para Contrarrestar la Violencia de Maria Santa-RS, que se encuentra en la Universidad Federal de Santa María. Se utilizó el análisis de contenido temático. Resultados Se definió la dirección del flujo; los puntos que componen la red; lo que se necesitaría para comunicar entre servicios: identificación de mujer y familia, informe sobre la situación y la continuidad de la atención. Conclusiones Existe una necesidad de formalización institucional de dispositivos construidos. La articulación entre los servicios requiere comunicación, participación y compromiso de los profesionales para asegurar la continuidad de la atención.

ABSTRACT Objective This paper aims at identifying all the necessary information to build instruments which are designed to facilitate the professional integration of services to women in situation of violence with a view to the establishment of a network of attention. Method Qualitative study, convergent, whose information has been produced from February to August 2015 by 10 group meetings, with 32 participants from the Integrated Working Group to Confront Violence in Santa Maria-RS, located at the Universidade Federal de Santa Maria. Using thematic content analysis. Results It defined the flow direction; the points to compose the network; what it would take to communicate among services: identification of wife and family, report on the situation and the continuity of care. Conclusions There is a need for an institutional formalization of constructed devices. The articulation between the services requires communication, involvement and commitment of the professionals to ensure the continuity of care.
Descritores: Violência
Serviços de Saúde da Mulher/organização & administração
Prestação Integrada de Cuidados de Saúde/organização & administração
-Controle Social Formal
Design de Software
Brasil
Violência Doméstica
Redes Comunitárias/organização & administração
Comunicação Interdisciplinar
Pesquisa Qualitativa
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Relações Interinstitucionais
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-737494
Autor: Alarc¢n, Jorge O; Wong, Paolo; Piscoya, Julia R.
Título: Rese¤a del Primer Encuentro Internacional de Institutos de Medicina Tropical 2013 / Report of the First International Meeting of Tropical Medicine Institutes 2013
Fonte: An. Fac. Med. (Perú);75(2):197-200, abr. 2014. ilus.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Encuentro Internacional de Institutos de Medicina Tropical, 1, Lima, 2013.
Resumo: El Primer Encuentro Internacional de Institutos de Medicina Tropical, llevado a cabo en Lima, fue la actividad principal del cincuentenario de la fundaci¢n del Instituto de Medicina Tropical Daniel A. Carri¢n (1963-2013), de la Facultad de Medicina de la UNMSM. Participaron en su organizaci¢n las principales instituciones cient¡ficas del pa¡s relacionadas a la investigaci¢n y atenci¢n de los problemas de salud que afectan a las regiones tropicales y subtropicales. Asistieron alrededor de mil personas. Los temas tratados fueron salud infantil en los tr¢picos, salud internacional, VIH/sida, dengue, malaria, leishmaniosis, tuberculosis, enfermedad de Carri¢n y enfermedades emergentes y reemergentes. Los representantes de los nueve institutos de Medicina Tropical de la regi¢n, asistentes al evento, suscribieron una declaraci¢n, en la que acordaron, entre otros puntos, promover en sus pa¡ses las recomendaciones adoptadas en la Asamblea Mundial de la Salud y Organizaci¢n Panamericana de la Salud en relaci¢n a enfermedades desatendidas, investigaci¢n en salud y recursos humanos en salud; desarrollar programas de posgrado regionales en medicina tropical, epidemiolog¡a y salud p£blica; articular las acciones de este encuentro con otras iniciativas regionales y subregionales, y realizar el Segundo Encuentro Internacional de Institutos de Medicina Tropical en dos a¤os.

The First International Meeting of Tropical Medicine Institutes held in Lima was the main event of the 50th anniversary of the establishment of the Daniel A. Carrion Tropical Medicine Institute (1963-2013), Faculty of Medicine at UNMSM. The major Peruvian scientific institutions for research and management of global health burdens affecting tropical and subtropical regions participated in the organization of this event. About one thousand people attended. Topics included child health in the tropics, international health, HIV/AIDS, dengue, malaria, leishmaniasis, tuberculosis, Carrion's disease and emerging diseases. Representatives of the nine institutes of Tropical Medicine of the region who attended the event signed a declaration in which all represented institutes agreed to promote in their respective countries the recommendations of the World Health Assembly and the Pan American Health Organization in relation to neglected diseases, health research and health human resources; to develop regional graduate programs in tropical medicine, epidemiology and public health; to coordinate the activities of this meeting with other regional and subregional initiatives. The declaration also decreed, among other topics, that the participating institutes will hold the Second International Meeting of Institutes of Tropical Medicine in two years.
Descritores: Academias e Institutos
Congressos como Assunto
Medicina Tropical/organização & administração
Relações Interinstitucionais
Responsável: PE13.1 - Oficina de Biblioteca, Hemeroteca y Centro de Documentación



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