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Pesquisa : N04.452.859.564.137 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1006656
Autor: Perú. Presidencia de la República.
Título: Reglamento para la gestión de reclamos y denuncias de los usuarios de las instituciones administradoras de fondos de aseguramiento en salud-IAFAS, instituciones prestadoras de servicios de servicios de salud-IPRESS y Unidades de gestión de instituciones prestadoras de servicios de salud-UGIPRESS, públicas, privadas o mixtas / Regulation for the management of complaints and complaints from users of the institutions responsible for health insurance funds-IAFAS, institutions providing health services-IPRESS and management units of health service providers-UGIPRESS, public, private or mixed.
Fonte: Lima; Perú. Presidencia de la República; 20190100. 19 p.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene el reglamento para la gestión de reclamos y denuncias de los usuarios de las Instituciones Administradoras de Fondos de Aseguramiento en Salud-IAFAS, Instituciones Prestadoras de Servicios de Salud-IPRESS y Unidades de Gestión de Instituciones Prestadoreas de Servicios de Salud-UGIPRESS públicas,privadas o mixtas.
Descritores: Controle Social Formal
Administração de Serviços de Saúde
Demandas Administrativas em Assistência à Saúde
Instalações de Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-880464
Autor: Santana, Milena Lopes.
Título: Demanda espontânea e planejamento estratégico situacional no Programa Saúde da Família de Pindamonhangaba / Spontaneous demand and Situational Strategic Planning in the Family Health Program of Pindamonhangaba, São Paulo, Brazil / Demanda espontánea y planeamiento estratégico in situ en el Programa Salud de la Familia de Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;6(19):133-141, set. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de pesquisa qualitativa embasada na triangulação de métodos, objetivou-se avaliar a percepção de gerentes, técnicos e usuários de quatro unidades de saúde da família de Pindamonhangaba (SP), quanto à condução da demanda espontânea, no intuito de averiguar se ela está contemplada no Planejamento Estratégico Situacional. Foram encontradas as seguintes estruturas de análise relacionadas à condução da demanda espontânea: acolhimento, processo de trabalho, registros, prioridades, planos, comunicação e educação permanente. Os momentos explicativo, normativo, estratégico e operacional foram os temas pertinentes ao planejamento estratégico. A análise das falas sugere que o processo de trabalho é fragmentado, hierarquizado e centrado no enfermeiro. As prioridades de atendimento não se dão por meio de critérios técnicos, mas pelo senso comum, o que resulta no descontentamento do usuário e na oferta de assistência de baixa qualidade. Os profissionais envolvidos não promovem processo comunicativo capaz de uniformizar a linguagem, útil na elaboração de um objetivo comum. Não há, portanto, sinergia da equipe para o alcance de melhores formas de se conduzir a demanda espontânea, as quais resultam de um plano mental, da "tentativa e erro" e da experiência cotidiana, em detrimento de um pensamento estratégico. O estudo revela que o atual modelo de gestão deve ser revisto, sob o risco de comprometer o desenvolvimento 'sócio regional, e propõe a implantação de educação permanente para os trabalhadores de saúde do município, com ênfase no planejamento estratégico, na apropriação e reinterpretação das características do território e situações vivenciadas.

From a qualitative research based on a method triangulation, this paper focused on evaluating the perception of managers, technicians and users of four Primary Care Health Centers of Pindamonhangaba, São Paulo, Brazil, as to the spontaneous demand conduct, in order to analyze if they have been pondered on the Situational Strategic Planning. The following analysis structures were found related to the spontaneous demand conduction: user embracement, work process, records, priorities, plans, communication and permanent education. The explanative, normative, strategic and operational moments were the themes pertinent to the strategic planning. The speech analysis suggests that the work process is fragmented, hierarchical and focused on the nurse. The assistance priorities do not occur by means of technical criteria, but by common sense, which results in a discontented user and in a poor quality assistance. The professionals involved do not promote a communicative process able to unify the language, useful in the elaboration of a common aim. There is not, therefore, a team synergy to achieve the best ways of conducting the spontaneous demand, which result from a mental plan, from "attempt and failure" and from everyday experience, to the detriment of a strategic thought. The study reveals that the present management model needs to be reviewed, under the risk of compromising the social regional development and it proposes the permanent education implantation to the health workers in the municipality, emphasizing the strategic planning, the appropriation and reinterpretation of the territory features and experienced situations.

A partir de la investigación cualitativa basada en la triangulación de los métodos, se decidió evaluar la percepción de gerentes, técnicos y usuarios de cuatro unidades de salud familiar de Pindamonhangaba (en São Paulo), con respecto a la conducción de la demanda espontánea, con el objetivo de averiguar si la misma está contemplada en el planeamiento estratégico in situ. Fueron encontradas las siguientes estructuras de análisis relacionadas a la conducción de la demanda espontánea: acogimiento, proceso de trabajo, registros, prioridades, planes, comunicación y educación permanente. Los momentos explicativo, normativo, estratégico y operacional fueron los temas pertinentes al planeamiento estratégico. El análisis de los discursos sugiere que el proceso de trabajo es fragmentado, jerarquizado y focalizado en el enfermero. Las prioridades de la atención no ocurren a través de criterios técnicos, sino por el sentido común, lo que da como resultado la insatisfacción del usuario y la asistencia de baja calidad. Los profesionales involucrados no establecen un proceso comunicativo que sea capaz de unificar el lenguaje útil en el desarrollo de un objetivo común. No existe, por lo tanto, sinergia en el grupo para el alcance de mejores formas de saber llevar la demanda espontánea, que resultan de un plan mental, de "ensayo y error" y de la experiencia cotidiana, en detrimento de un pensamiento estratégico. El estudio revela que el actual modelo de gestión necesita ser revisado, con el riego de comprometer el desarrollo social de la región, y propone la implementación de la educación permanente a los trabajadores de la salud del municipio, con énfasis en el planeamiento estratégico, en la apropiación y reinterpretación de las características del territorio y situaciones vividas.
Descritores: Planejamento Estratégico
Estratégia Saúde da Família
Acolhimento
Demandas Administrativas em Assistência à Saúde
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-877130
Autor: Box, Graham; Stein, Airton Tetelbom; Fajardo, Ananyr Porto.
Título: Compreendendo e respondendo à demanda na medicina de família inglesa / Understanding and responding to demand in english family medicine
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;12(39):1-6, jan.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Demandas Administrativas em Assistência à Saúde
Inglaterra
Medicina de Família e Comunidade
Limites: Humanos
Responsável: BR1931.9 - SBMFC - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-875179
Autor: França, Tania; Belisário, Soraya Almeida; Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Medeiros, Katia Rejane; Garcia, Ana Claudia Pinheiro.
Título: Limites e possibilidades das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço: percepções dos gestores / Limits and possibilities of the Permanent Committees of Education-Service Integration: managers' perceptions
Fonte: Saúde debate;41(esp.3):144-154, set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um estudo qualitativo desenvolvido com gestores da saúde dos quadros estadual e nacional que analisou as dificuldades na implementação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço por meio de entrevistas. Observaram-se dificuldades relacionadas com infraestrutura, gestão de processos administrativos na contratação e execução das ações de Educação Permanente, práticas pedagógicas inovadoras e incipiência do controle social. Dentre os desafios estão a sustentação e articulação de parcerias institucionais entre serviço e ensino, educação e trabalho, numa perspectiva baseada no diálogo e no compartilhamento; o monitoramento contínuo do impacto das ações na qualificação dos serviços; além de maior desenvolvimento na pesquisa.(AU)

This is a qualitative study developed with health managers from state and national levels, who examined the implementation difficulties of Permanent Committees of Education-Service Integration by means of interviews. We observed the existence of constraints regarding infrastructure, administrative procedures management involving procurement and implementation of permanent education actions, innovative pedagogical practices, and social control shortcomings. Among the challenges we can note the support and coordination of institutional partnerships between service and teaching, education and work, based on a dialogued and shared perspective; the ongoing monitoring of actions' impact on services qualification; in addition to further research development.(AU)
Descritores: Demandas Administrativas em Assistência à Saúde
Educação Continuada/organização & administração
Gestor de Saúde
-Educação em Saúde
Avaliação em Saúde
Mão de Obra em Saúde
Política Pública
Sistema Único de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR25.1 - Biblioteca



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