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Id: lil-556357
Autor: Cavalcante Filho, Joao Batista.
Título: Coletivos organizados para a produção do cuidado integral: um desafio para a regulamentação profissional / Collectives arranged to produce integral care: a challenge to professional regulation
Fonte: Rev. APS;12(2), abr.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre quais as lógicas e interesses que disputam os processos de definição normativa do campo de atuação dos profissionais de saúde, a elaboração de atos corporativos. Faz um debate sobre a produção dos atos de saúde e sobre como os profissionais determinam o que se torna seu objeto de ação. Defende que, na conformação deste objeto de ação, todo saber deve ser considerado legítimo e insuficiente, e que, numa lógica de defesa da vida, não pode ser fruto de um agir capturado, mas sim estar aberto às diferentes e infinitas configurações dos vários saberes presentes.A busca pelo cuidado integral é fruto de um processo de trabalho em equipe, em que este cuidado não é específico de um determinado campo de competência profissional e sim em que todos os saberes e fazeres dos atores envolvidos nesse encontro são recursos para defender a vida. Todos são responsáveis por esta produção, articulados pela dimensão cuidadora, desalienando seu trabalho e percebendo que do encontro emanam mais atos de saúde que da produção isolada de cada núcleo de competência. Sendo assim há um desafio jurídico de conseguir uma normatização que coloque como responsável pelos atos de saúde esta equipe e que não iniba a sua criatividade.

This article is a reflection about the logic and interestssurrounding the normative definition process of the of action of health professionals, and the elaboration ofcorporative acts. I discuss the production of health actionsand how professionals determine what falls within theirprofessional actions. I propose that, in order to shape thisaction object, all knowledge must be considered legitimateand insufficient, and that according to a life-protectingstandpoint, it cannot spring from a captured behavior,but must be open to the different and endless knowledgeconfigurations. The search for integral care springs fromteamwork, an environment in which care is not specificto a given of professional expertise, but where allknowledge and performances are life-protecting resources.All care-linked actors responsible for this production freetheir work and perceive that thus, more health actions arisethan from the isolated output of each of expertise.Normatization that holds the whole team accountable forhealth actions, without restricting its creativity, is a legalchallenge.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
-Equipe de Assistência ao Paciente
Competência Profissional
Prática Profissional
Saúde Pública
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  2 / 1984 LILACS  
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Id: lil-556365
Autor: Brito, Ederline Suélly Vanini; Jesus, Suzane Brust; Silva, Maria Rejane Ferreira.
Título: Sífilis congênita como indicador de avaliação da assistência ao pré-natal no município de Olinda (PE), Brasil / Congenital syphilis as an indicator for assessing the prenatal care in the city of Olinda (PE), Brazil
Fonte: Rev. APS;12(1), jan.-mar. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da assistência ao pré-natal no município de Olinda, utilizando-se como indicador a sífilis congênita (SC). Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal. Como fontes de dados, foram utilizadas as fichas de notificação epidemiológicas e de investigação dos casos de SC, disponíveis no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), dos anos de 2005, 2006 e 2007, como também um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, o qual serviu para entrevistar os enfermeiros das Unidades de Saúde da Família e dois técnicos da Vigilância epidemiológica. Os dados foram digitados em Excel e analisados no SPSS 13. Foram registrados 234 casos de SC. A maior proporção de SC incide entre as mulheres maiores de 20 anos, com menos de 8 anos de estudo e 83,25% delas realizaram o pré-natal. Tanto as mulheres (90,0%) como os seus parceiros (92,0%) foram inadequadamente tratados. 46 enfermeiros (85,2 %) responderam ao questionário. A maioria era do sexo feminino e as médias de idade, de anos de formado e de tempo de trabalho na unidade foram, respectivamente, de 37, 11 e 4 anos. Mais da metade (54,3%) dos profissionais informou que havia dificuldades para realizar os exames e a metade (50%) deles afirmou ter dificuldades no recebimento dos resultados. 36,9% do grupo não realizavam o controle da cura das gestantes com VDRL positivo durante o pré-natal e a maioria (78,26%) tinha problemas para realizar o tratamento dos parceiros das gestantes. Os resultados apontam para a necessidade de esforços para melhorar a qualidade da assistência pré-natal no município. São necessários investimentos em capacitação profissional, na melhoria de infraestrutura da rede, na comunicação entre os diversos serviços e condições de trabalho. No entanto, a resolução de problemas como a SC e de outros agravos à saúde implica na adoção de políticas públicas estruturantes e ações intersetoriais que envolvam, por exemplo, o âmbito da educação e do trabalho.

This study aimed to evaluate the quality of care for pre-natal in the city of Olinda, using as an indicator congenital syphilis (SC). This is a descriptive study of quantitative and cross-section. As sources of data, were used as tokens of notification and epidemiological investigation of cases SC, available in the National System of Disease of Notification (SINAN), the years 2005, 2006 and 2007, as well as a questionnaire, containing questions open and closed, which served to interview the nurses of the Family Health Units and 2 professionals of epidemiological surveillance. Data were entered into Excel and analyzed in SPSS 13. SC 234 cases were recorded. The largest proportion of SC concerns among women older than 20 years, with less than 8 years of study and 83.25% of them held the prenatal care. Both women (90.0%) and their partners (92.0%) were inadequately treated. 46 nurses (85.2%) answered the questionnaire. Most were female, the average age, years of trained and time in the unit was respectively 37, 11 and 4 years. More than half (54.3%) of professionals reported that there were difficulties in conducting the examinations, and half (50%) of them had difficulties in receiving the results. 36.9% of the group had no control of the healing of the women with positive VDRL, during prenatal and the majority (78.26%) had trouble achieving the treatment of the partners of pregnant women. The results indicate the necessity of efforts to improve the quality of the prenatal assistance in the city. They are necessary investments in professional qualification, the infrastructure improvement of the net, in the communication between the diverse services, and of the conditions of work. However, the resolution of problems as the SC and other offenses to the health implies in the adoption of structural public policies and inter sectors actions that involve, for example, the scope of the education and the work.
Descritores: Sífilis Congênita
-Cuidado Pré-Natal
Gravidez
Saúde da Mulher
Assistência Integral à Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  3 / 1984 LILACS  
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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-891310
Autor: Peña García, Yoenny; Gámez Sánchez, Donelia; Carralero López, Yaneili; Sainz González, Alfredo; Almaguer Brito, Liliana; García Santisteban, Jorge Luis.
Título: Procedimientos metodológicos para la implementación de la estrategia curricular Salud Pública y Educación Ambiental / Methodological procedures for the implementation of the curricular strategy Public Health and Environmental Education
Fonte: Edumecentro;10(2):6-20, abr.-jun. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: las insuficiencias en la implementación de la estrategia curricular Salud Pública y Educación Ambiental en la formación del estudiante de Medicina, limitan la formación salubrista del médico general. Objetivo: elaborar procedimientos metodológicos traducidos en acciones concretas para perfeccionar la implementación de la estrategia curricular Salud Pública y Educación Ambiental. Método: se desarrolló una investigación de desarrollo esencialmente cualitativa desde noviembre 2016 a septiembre 2017 en la Filial de Ciencias Médicas de Puerto Padre, de la Universidad de Ciencias Médicas de Las Tunas. Se utilizaron métodos teóricos: análisis-síntesis e inducción-deducción; y empíricos: encuesta en forma de cuestionario a docentes y estudiantes. Resultados: se constataron carencias en cuanto al conocimiento de la metodología para aplicar la estrategia curricular Salud Pública y Educación Ambiental en los docentes, las cuales conspiran contra su efectiva implementación en las diferentes disciplinas, asignaturas y estancias desde primero a quinto años de la carrera de Medicina; esto limita el desarrollo de habilidades en los estudiantes para su futuro desempeño como médicos generales, por lo que se diseñaron procedimientos metodológicos. Conclusiones: fueron valorados por especialistas como pertinentes, factibles de aplicar y de utilidad para la ejecución de la mencionada estrategia curricular, por lo que constituye una herramienta adecuada en la formación salubrista del médico general.

Background: the insufficiencies in the implementation of the curricular strategy Public Health and Environmental Education in the training of the medical student, limit the training of the general practitioner. Objective: to develop methodological procedures that lead to concrete actions to improve the implementation of the curricular strategy Public Health and Environmental Education. Method: an essentially qualitative development research work was developed from November 2016 to September 2017 in the Medical Sciences site of Puerto Padre, of Las Tunas Medical Sciences University. Theoretical methods were used: analysis-synthesis, induction-deduction and the historical-logical; and empirical ones: survey in the form of a questionnaire for teachers and students. Results: deficiencies were found in the knowledge of the methodology to apply the curricular strategy Public Health and Environmental Education in the teachers, which conspire against its effective implementation in the different disciplines, subjects and rotations from the first to fifth years of the career of Medicine; this limits the development of skills in the students for their future performance as general practitioners, that's why methodological procedures were designed. Conclusions: they were valued by specialists as relevant, feasible to apply and useful for the implementation of the aforementioned curricular strategy, for that reason constitutes an adequate tool in the general practitioner's health education.
Descritores: Estudantes de Medicina
Assistência Integral à Saúde
Meio Ambiente e Saúde Pública
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: lil-543921
Autor: Leal, Dalila Teixeira; Fialho, Flávia Andrade; Dias, Iêda Maria Ávila Vargas; Nascimento, Lilian do; Arruda, Wiviam Cristiane.
Título: Diabetes na infância e adolescência: o enfrentamento da doença no cotidiano da família / Diabetes in childhood and adolescence: the facing of the illness in the everyday life of the family
Fonte: HU rev;35(4), out.-dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: As doenças crônicas, principalmente o Diabetes, interferem não somente na vida do seu portador, mas defamiliares e pessoas próximas, assim como de toda a sociedade. Os portadores do diabetes, sobretudo criançase adolescentes, necessitam do auxílio de um familiar para realizar seus controles e tratamento. Mediante essefato, traçou-se como objetivo descrever o enfrentamento da doença pelos familiares do portador de diabetes mellitus tipo 1 e discutir a importância dos mesmos no controle e tratamento da patologia. A metodologiautilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa e o campo de estudo foi o Pólo da Criança e Adolescente Insulino Dependente do Serviço de Controle de Hipertensão, Diabetes e Obesidade (SCHDO), da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Os sujeitos do estudo foram os familiares dos usuários do respectivo serviço, que discorreram sobre a repercussão do diabetes no cotidiano familiar. A análise das respostas evidenciou uma considerável modificação nos hábitos e costumes da família, uma vez que tanto as crianças e os adolescentes como seus pais e/ou familiares passaram a desenvolver mecanismos para lidar comos inconvenientes sociais e físicos ocasionados pela doença. A conclusão mostra que o profissional, agindo na promoção da saúde poderá desenvolver um plano de cuidados bem mais resolutivo e eficaz para crianças eadolescentes, caso consiga o apoio dos familiares e/ou de pessoas próximas. No entanto, para que isso ocorra de fato é necessário que o profissional esteja disposto a oferecer apoio aos familiares.

The chronic illnesses, specially the Diabetes, not only change the life of their carrier, but of relatives, closepeople, just like all society. The carriers of Diabetes, mainly children and teenagers, need the help of a relativeto carry their controls and treatment. For these reasons, it was defined as objective of this work to describehow the relatives to face the carrier of Diabetes type 1' illness and to argue the importance of the relatives in the control and treatment that illness. The methodology used for this research was the qualitative approachand the of study was the Pole of Insulin-Dependent Child and Teenagers of the Control Service of Hypertension, Diabetes and Obesity (SCHDO) of the Department of Health of Juiz de Fora City. The volunteers of the study had been the relatives of the users of the respective service, who had discoursed aboutthe following question: "Tell me your experience about the impact of the Diabetes in the life of your family".The analysis of the answers evidenced a significant modification in the habits and customs of the family. Itis a consequence of the adaptation of children, teenagers and parents to deal with the social and physical inconveniences caused by the illness. The nurse can develop a better care plan in the promotion of the healthof these children and teenagers, if he gets the support of relatives and close people. To get this support, it is necessary that the professional be aware to offer assistance to relatives and the close people.
Descritores: Doença Crônica
Diabetes Mellitus
-Assistência Integral à Saúde
Relações Familiares
Limites: Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1050369
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública.
Título: Modelo de cuidado integral de salud por curso de vida, para la persona, familia y comunidad (MCO) / Comprehensive health care model by life course, for the person, family and community (MCO).
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20200100. 84 p. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene la finalidad, objetivos, base legal, ámbito de aplicación y el contexto del modelo de cuidado integral por curso de vida y la financiación del modelo de cuidado integral de salud.
Descritores: Família
Distribuição Espacial da População
Assistência Integral à Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-964826
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Salud de las Personas.
Título: Modelo de atención integral de salud basado en familia y comunidad. Documento técnico / Comprehensive health care model based on family and community: Technical document.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 2011000. 121 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene: finalidad, objetivos, base legal, ámbito de aplicación y el contenido del modelo de atención integral de salud basado en familia y comunidad.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
-Família
Características Culturais
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-953136
Autor: Reyes Caballero, María Caridad; Obregón Pérez, Nerelys; Gálvez Morfa, Rita; Pérez Pérez, Anabel.
Título: Capacitación para el desarrollo de la consulta de enfermería en la atención primaria de salud / Training for the development of the nursing consultation in primary health care
Fonte: Edumecentro;10(3):106-121, jul.-set. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: la consulta de enfermería permite resolver las necesidades de atención básica mediante acciones de promoción de salud, prevención de enfermedades y recuperación y rehabilitación del individuo, la familia y la comunidad. Objetivo: elaborar un curso de capacitación para perfeccionar la consulta de enfermería en el consultorio del médico y la enfermera de la familia. Métodos: se realizó una investigación de desarrollo en el policlínico universitario "Chiqui Gómez Lubián", del municipio Santa Clara, en enero-abril de 2017. Se aplicaron métodos del nivel teórico: análisis-síntesis, inducción-deducción e histórico-lógico; y empíricos: análisis documental y la encuesta en forma de cuestionario a enfermeras. Para la valoración del curso se solicitó el criterio de especialistas. Resultados: se constató que la mayoría de las enfermeras que trabajan en el consultorio son licenciadas en la profesión y solo dos son especialistas en Enfermería Comunitaria. Un porciento muy significativo realizaron acciones independientes relacionadas con las mensuraciones y medición de signos vitales a los pacientes, no se planificaron consultas de enfermería y existía un número importante de acciones dependientes que generaron insatisfacciones, entre ellas los registros de controles no establecidos por el programa del médico y la familia, lo que incidió en su desempeño profesional, por lo que se elaboró un curso de capacitación para revitalizar sus conocimientos. Conclusiones: el curso fue valorado por criterio de especialistas como adecuado por su pertinencia, su enfoque científico-metodológico y su actualización en los contenidos.

Background: the nursing consultation allows solving the needs of basic attention through actions of health promotion, disease prevention and recovery and rehabilitation of the individual, the family and the community. Objective: to develop a training course to improve the nursing consultation in the doctor's office and the family nurse. Methods: a development research was carried out in the "Chiqui Gómez Lubián" university polyclinic, Santa Clara municipality, from January to April 2017. Methods of the theoretical level were applied: analysis-synthesis, induction-deduction and historical-logical; and empirical ones: documentary analysis and the survey in the form of a questionnaire for nurses. For the evaluation of the course the specialists´ criteria was used. Results: it was found that most of the nurses who work in the doctor´s office are bachelors of Nursing in the profession and only two are specialists in Community Nursing. A very significant percentage carried out independent actions related to the taking of vital signs to patients, nursing consultations were not planned and there was a significant number of dependent actions that generated dissatisfaction, among them the control records not established by the program of the doctor and family, which affected their professional performance, so a training course was developed to revitalize their knowledge. Conclusions: the course was assessed by specialists' criteria as adequate for its relevance, its scientific-methodological approach and its updating in the contents.
Descritores: Serviços de Saúde Comunitária
Assistência Integral à Saúde
Educação Continuada em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  8 / 1984 LILACS  
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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-953135
Autor: García Águila, Elsa Jacinta; Fernández Gregorio, Tamara; Yanes Milián, Belkis; Méndez Gálvez, Lázara; Muñiz Casas, Isabel; Pérez Hernández, Pablo Armando.
Título: La investigación científica a treinta años de la medicina familiar en atención primaria de salud / The scientific research after thirty-years of family medicine in primary health care
Fonte: Edumecentro;10(3):91-105, jul.-set. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: la atención primaria de salud ofrece grandes oportunidades para la investigación, es un área de conocimientos propios y necesarios de desarrollar para perfeccionar la calidad de los servicios y la salud de los pacientes. Objetivo: caracterizar el comportamiento de la productividad científica en profesionales del Policlínico Universitario "Chiqui Gómez Lubián" de Santa Clara, a treinta años de la medicina familiar en la atención primaria de salud. Métodos: se realizó una investigación descriptiva transversal en el Policlínico Universitario "Chiqui Gómez Lubián" en los años 2016 y 2017. Se emplearon métodos teóricos: análisis-síntesis, inductivo-deductivo, e histórico-lógico; y empíricos: análisis documental y la entrevista a informantes clave. Resultados: se constataron insuficiencias en la producción científica de los profesionales en cuanto a su participación en eventos, lo cual se asevera con las pocas premiaciones logradas en los forums de ciencia y técnica. De igual modo, las publicaciones científicas, a pesar de haber aumentado en el 2017, aún no revelan un incremento notable. Existen pocos investigadores categorizados y solo siete proyectos contratados en los dos años analizados. Conclusiones: la caracterización realizada expresó insuficiencias significativas en el contexto estudiado, porque sus profesionales no han mostrado resultados alentadores en los rubros explorados.

Background: primary health care offers great researching opportunities; it is an area of own and necessary knowledge to develop to improve the quality of services and the patients´ health. Objective: to characterize the behavior of scientific productivity in professionals of the Chiqui Gómez Lubián University Polyclinic of Santa Clara, after thirty years of family medicine in primary health care. Methods: a cross-sectional descriptive research was carried out in the "Chiqui Gómez Lubián" University Polyclinic in the years 2016 and 2017. Theoretical methods were used: analysis-synthesis, inductive-deductive, and historical-logical; and empirical ones: documentary analysis and the interview to key informants. Results: there were insufficiencies in the scientific production of the professionals in terms of their participation in events, which is confirmed by the few awards obtained in the science and technical forums. Similarly, scientific publications, despite having increased in 2017, still do not reveal a notable increase. There are few ranked researchers and only seven projects have been contracted in the two years analyzed. Conclusions: the characterization made expressed significant shortcomings in the context studied, because their professionals have not shown encouraging results in the explored areas.
Descritores: Serviços de Saúde Comunitária
Assistência Integral à Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  9 / 1984 LILACS  
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Id: biblio-1049965
Autor: Gonçalves, Roberta Lima; Penna, Cláudia Maria de Mattos.
Título: Cenas cotidianas do cuidado: a rede cegonha em construção / Everyday scenes of care: the stork network under construction / Escenas cotidianas de cuidados: la red cegonha en construcción
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1237, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: desvelar as cenas cotidianas vivenciadas nos serviços de saúde que compõem a Rede Cegonha. MÉTODO: estudo de caso de abordagem qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano. A coleta de dados ocorreu entre julho e setembro de 2017, por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas e observação não participante com os atores sociais envolvidos na Rede Cegonha de um município paraibano. Foram realizadas a triangulação dos dados e a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: identificaram-se duas categorias: quem entra na Rede Cegonha? Cenas cotidianas: o (des)cuidado em evidência. Comprovou-se a produção criativa e dinâmica da Rede Cegonha pelos atores sociais, que constroem os caminhos a serem trilhados na busca do cuidado, bem como identificaram-se as lacunas no sistema de apoio diagnóstico e terapêutico que podem comprometer o cuidado. CONCLUSÃO: a Rede Cegonha é reconstruída cotidianamente pela socialidade presente entre os atores sociais dos serviços de saúde que ofertam cuidados materno e infantil.(AU)

Objective: to unveil the daily scenes experienced in the health services that make up the Stork Network. Method: case study of qualitative approach, based on Comprehensive Sociology of Everyday Life. Data collection occurred between July and September 2017, through documentary analysis and semi-structured interviews and non-participant observation with social actors involved in the Stork Network of a municipality in the state of Paraíba. We performed data triangulation and thematic content analysis. Results: two categories were identified: who enters the Stork Network? Everyday scenes: (un)care in evidence. It was demonstrated the creative and dynamic production of the Stork Network by social actors, which build the paths to be covered in the search for care, and identified the gaps in the diagnostic and therapeutic support system that can hamper care. Conclusion: the Stork Network is reconstructed daily by the sociality present among the social actors of health services that offer maternal and child care.(AU)

Objetivo: desvelar las escenas cotidianas de los servicios de salud que conforman la Red Cegonha. Método: estudio de caso de enfoque cualitativo, basado en la sociología comprensiva de la vida cotidiana. La recogida de datos tuvo lugar entre julio y septiembre de 2017, a través del análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas y observación no participante con los actores sociales involucrados en la Red Cegonha de un municipio de Paraiba. Se realizó la triangulación de datos y el análisis de contenido temático. Resultados: se identificaron dos categorías: Quién ingresa a la Red Cegonha? Escenas diarias: el (des) cuidado en evidencia. Se confirmó la producción creativa y dinámica de la...(AU)
Descritores: Saúde Materno-Infantil
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Saúde Materno-Infantil
-Sistema Único de Saúde
Assistência Integral à Saúde
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  10 / 1984 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040760
Autor: Gomes, Doris; Zoboli, Elma Lourdes Campos; Finkler, Mirele.
Título: Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde / Oral health ethical problems in the context of Primary Health Care
Fonte: Physis (Rio J.);29(2):e290208, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Diante da ausência de estudos voltados às questões éticas vivenciadas por profissionais de Saúde Bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e como primeira etapa de adaptação com validação do Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde (IPE-APS) para a saúde bucal, objetiva-se, com esta pesquisa, desvelar os problemas éticos que ocorrem nas relações de trabalho e na produção do cuidado em saúde bucal. Foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no modelo da Estratégia Saúde da Família, no tradicional ou arranjos singulares da APS. Os dados coletados foram qualitativamente analisados à luz da Bioética Clínica Amplificada e de outros referenciais da Bioética Social brasileira. Os resultados evidenciaram 32 problemas ético-políticos em diferentes âmbitos: acesso e acolhimento, gestão, relações com usuários, intra e interequipes, entre os diferentes níveis da rede e relacionados a processos macroestruturais, ficando pouco nítidos os limites de transformação de problemas cotidianos em problemas éticos. Tais problemas, majoritariamente de caráter técnico, administrativo ou estrutural, envolvendo questões materiais, financeiras e organizacionais, possuem uma dimensão ética e, também, política, além da deontológica, pois influenciam os modos de viver, trabalhar e produzir cuidado.

Abstract In view of the absence of studies focusing on ethical issues experienced by oral health professionals in the context of Primary Health Care (APS) and as the first stage of adaptation with validation of the Inventory of Ethical Problems in Primary Health Care (IPE-APS) for the oral health, this research aimed to disclose ethical problems that occur in work relationships and in oral care production. Interviews were conducted with dentistry professionals within the Family Health Strategy model, in traditional APS or unique arrangements. Data was collected and qualitatively analyzed in light of an amplified clinical Bioethics and other theoretical frameworks of the Brazilian Social Bioethics. The results revealed 32 ethical-political problems in different spheres: access and reception, management, relationships with users, intra- and inter-teams relationships, relations among different network levels, and in macro-structural processes, leaving little limits for transforming everyday problems into ethical ones. These problems, most of which are of technical, administrative or structural nature, involving material, financial and organizational issues, have an ethical and a political dimension, as they influence the ways of living, working and producing care.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Bioética
Saúde Bucal
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Saúde da Família
Assistência Integral à Saúde
Relações Dentista-Paciente
Odontologia
Ética
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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