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Id: biblio-1287899
Autor: Rabelo, Simone Kroll; de Lima, Suzinara Beatriz Soares; dos Santos, José Luís Guedes; dos Santos, Tanise Martins; Reisdorfer, Emilene; Hoffmann, Daniela Rodrigues.
Título: Care management instruments used by nurses in the emergency hospital services / Instrumentos de gestión del cuidado utilizados por enfermeros en el servicio hospitalario de emergências / Instrumentos de gestão do cuidado utilizados por enfermeiros no serviço hospitalar de emergência
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200514, 2021.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To describe the instruments used by nurses for the management of care in face of the demands of the emergency hospital service. Method: This is a qualitative study, with triangulation of data from interviews, focus groups, and documents, conducted with nurses from an Emergency Hospital Service in a state in southern Brazil. Data were subjected to thematic content analysis. Results: Seventeen nurses participated in the study. The categories emerging from this study were view of the whole picture, definition of priorities, and physical instruments. These instruments are used by nurses to manage multiple tasks and provide adequate care to patients with different levels of complexity, in the face of an intense and unpredictable work process due to the constant demand for care. Conclusion: The instruments used by nurses in their work process are mainly skills and attitudes developed as a coping strategy at an intense and complex work environment.

RESUMEN Objetivo: Describir los instrumentos utilizados por los enfermeros para la gestión del cuidado en función de las demandas del servicio hospitalario de emergencias. Método: estudio cualitativo, con triangulación de datos provenientes de entrevistas, grupo focal y documentos, realizado con enfermeros de un Servicio Hospitalario de Emergencias de una provincia al sur de Brasil. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido temático. Resultados: Participaron 17 enfermeros. Las clases que resultaron tras el estudio fueron: visión global, definición de prioridades e instrumentos físicos. Esos instrumentos son utilizados por los enfermeros para manejar múltiples tareas y proporcionar un cuidado adecuado a los pacientes con diferentes niveles de complejidad ante un proceso de trabajo intenso e imprevisible debido a la demanda constante de atendimiento. Conclusión: Los instrumentos utilizados por los enfermeros en su proceso de trabajo son principalmente habilidades y actitudes desarrolladas como estrategia de enfrentamiento al ritmo intenso y ambiente complejo de trabajo.

RESUMO Objetivo: Descrever os instrumentos utilizados pelos enfermeiros para a gestão do cuidado frente às demandas do serviço hospitalar de emergência. Método: Estudo qualitativo, com triangulação de dados advindos de entrevistas, grupo focal e documentos, realizado com enfermeiros de um Serviço Hospitalar de Emergência de um estado do sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Participaram 17 enfermeiros. As categorias que emergiram deste estudo foram: visão do todo, definição de prioridades e instrumentos físicos. Esses instrumentos são utilizados pelos enfermeiros para gerenciar múltiplas tarefas e proporcionar um cuidado adequado aos pacientes com diferentes níveis de complexidade, diante de um processo de trabalho intenso e imprevisível em função da demanda constante de atendimento. Conclusão: Os instrumentos utilizados pelos enfermeiros em seu processo de trabalho são principalmente habilidades e atitudes desenvolvidas como estratégia de enfrentamento ao ritmo intenso e complexo ambiente de trabalho.
Descritores: Enfermagem em Emergência
Processo de Enfermagem
-Gestão em Saúde
Serviço Hospitalar de Emergência
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1133774
Autor: Dias, Karina Mello; Herdman, Tracy Heather; Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena; Lopes, Camila Takao; Santos, Eduarda Ribeiro dos.
Título: Relationships between nursing diagnoses and the level of dependence in activities of daily living of elderly residents / Relações entre diagnósticos de enfermagem e nível de dependência para atividades da vida diária de idosos
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO5445, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To identify and validate nursing diagnoses of elderly residents, and determine their relationship with the level of dependence in activities of daily living. Methods: One hundred thirty-five older adults were assessed using medical history and physical examination. Twelve validated gerontological instruments were administered to assess delirium, nutritional status, risk for falls, risk for pressure injury, dementia, cognitive losses, depression, and level of dependence in daily living and instrumental activities of daily living. Nursing diagnoses were identified and validated by experienced, doctorally-prepared nurses. The association between the presence of a nursing diagnosis and the level of dependence was assessed by a test for trend in proportions. The Kruskal-Wallis hypothesis test was used to investigate the association between the number of nursing diagnoses and the level of dependence of the elderly. Results: Most older adults were at risk for malnutrition, at high risk for falls, cognitively impaired, totally dependent for daily living and activities of daily living. In addition, they had very mild dementia and most did not have risk for pressure injuries. Depression was noted among those with dementia, but was absent in those without dementia. A total of 52 nursing diagnoses were validated. Of these, 11 were associated with the level of dependence in daily living. Conclusion: These results can be reproduced in other skilled nursing facilities for older adults, and these may allow the planning of interventions to alleviate etiologies and signs/symptoms of nursing diagnoses, rather than simply directing care toward a general category of dependence. Therefore, guaranteeing individualized nursing care to meet the specific needs of each resident.

RESUMO Objetivo: Identificar e validar diagnósticos de enfermagem em idosos de uma instituição de longa permanência e determinar sua relação com o nível de dependência para atividades da vida diária. Métodos: Foram avaliados 135 idosos por meio de histórico clínico e exame físico. Utilizaram-se 12 instrumentos gerontológicos validados para avaliar delirium, estado nutricional, risco de quedas, risco de lesão por pressão, demência, declínio cognitivo, depressão e nível de dependência para atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária. Os diagnósticos de enfermagem foram identificados e validados por enfermeiros doutores com expertise clínica. A associação entre a presença de diagnóstico de enfermagem e o nível de dependência foi avaliada por teste de tendência de proporções. A associação entre o número de diagnósticos de enfermagem e o nível de dependência dos idosos foi verificada pelo teste de hipótese de Kruskal-Wallis. Resultados: A maioria dos idosos apresentou risco de desnutrição, alto risco de quedas, declínio cognitivo, dependência total para atividades da vida diária e atividades instrumentais da vida diária e demência muito leve. A maior parte não apresentou risco de lesões por pressão. A depressão foi verificada entre aqueles com demência, mas estava ausente naqueles sem demência. Foram validados 52 diagnósticos de enfermagem. Destes, 11 foram associados ao nível de dependência para atividades da vida diária. Conclusão: Estes resultados podem ser reproduzidos em outras instalações qualificadas para idosos e permitir o planejamento de intervenções para aliviar etiologias e sinais/sintomas dos diagnósticos de enfermagem, em vez de simplesmente direcionar os cuidados para uma categoria geral de dependência e, assim, garantir cuidados de enfermagem individualizados para atender às necessidades específicas de cada residente.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem
Atividades Cotidianas
Demência/diagnóstico
Enfermagem Geriátrica/métodos
Instituição de Longa Permanência para Idosos/organização & administração
Casas de Saúde/organização & administração
-Desnutrição
Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1287944
Autor: Delfini, Giulia; Toledo, Vanessa Pellegrino; Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti.
Título: Processo de trabalho da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil / Proceso de trabajo del equipo de enfermería en Centros de Acompañamiento Psicosocial Infantil y Juvenil / The nursing team work process in Children and Adolescents Psychosocial Care Centers
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03775, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Conhecer o processo de trabalho da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de um município do estado de São Paulo. Método Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, embasado na abordagem do materialismo histórico e dialético, realizado com a equipe de enfermagem por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Resultados Participaram 11 sujeitos da equipe de enfermagem. O processo de trabalho da equipe de enfermagem emerge da tensão dialética de duas categorias: o não saber, pautado na alienação do processo de trabalho de enfermagem e na subordinação ao saber da equipe multiprofissional, e o saber pautado na clínica de enfermagem delineada entre as perspectivas biológica e relacional. Conclusão O processo de trabalho da equipe de enfermagem acontece quando pautado em um não saber pela alienação ao saber do outro, e em um saber por meio da implementação do Processo de Enfermagem pela Sistematização da Assistência de Enfermagem na perspectiva biológica, considerando aspectos relacionais e administrativos, o que se configura como uma contradição.

RESUMEN Objetivo: Conocer el proceso de trabajo del equipo de enfermería en Centros de Acompañamiento Psicosocial Infantil y Juvenil de un municipio de la provincia de São Paulo. Método: Estudio cualitativo; descriptivo y exploratorio; basado en el abordaje del materialismo histórico y dialéctico; realizado con el equipo de enfermería por medio de observación participante y entrevistas semiestructuradas. Resultados: Participaron 11 miembros del equipo de enfermería. Su proceso de trabajo surge de la tensión dialéctica de dos clases: el no saber; basado en la alienación del proceso de trabajo de enfermería y la subordinación al saber del equipo multiprofesional; y al saber basado en la clínica de enfermería diseñada entre la perspectiva biológica y relacional. Conclusión: El proceso de trabajo del equipo de enfermería ocurre cuando basado en un "no saber" por la alienación al saber de uno; y en un saber a través de la implementación del Proceso de Enfermería por la Sistematización del Acompañamiento de Enfermería en la perspectiva biológica; considerando aspectos de relación y administración; lo que se define como una contradicción

ABSTRACT Objective To know the nursing team work process in Children and Adolescents Psychosocial Care Centers in a city of the state of São Paulo. Method This is a qualitative, descriptive, and exploratory study, based on the approach of historical and dialectical materialism, carried out with the nursing team through participant observation and semi-structured interviews. Results Eleven subjects from the nursing team participated in the study. The nursing team work process emerges from the dialectical tension of two categories: the non-knowledge, based on the alienation of the nursing work process and subordination to the knowledge of the multidisciplinary team, and the knowledge based on the nursing clinic outlined within the biological and relational perspectives. Conclusion The nursing team work process takes place when guided by a non-knowledge resulting from alienation due to the knowledge of the other, and by knowledge through the implementation of the Nursing Process through the Nursing Care Systematization based on a biological perspective, considering relational and administrative aspects, which emerges as a contradiction.
Descritores: Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Processo de Enfermagem
-Trabalho
Criança
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287952
Autor: Menezes, Harlon França de; Moura, Jéssica Lima; Oliveira, Sylvia Silva de; Fonseca, Michelle Carneiro; Sousa, Paulino Artur Ferreira de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Título: Nursing diagnoses, results, and interventions in the care for Covid-19 patients in critical condition / Diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería en el cuidado a personas con Covid-19 en estado crítico / Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem no cuidado a pessoas com Covid-19 em estado crítico
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200499, 2021. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To develop and validate a terminological subset of the International Classification for Nursing Practice for COVID-19 patients in critical care. Method: This is a methodological study, which followed the guidelines of the Brazilian method, using the Basic Human Needs as a theoretical model. Content validation was performed by 25 specialist nurses using the Delphi technique. Results: A total of 73 diagnoses and their respective nursing results were prepared. Of these, 62 statements had a Content Validity Index ≥ 0.80, with the need for oxygenation having the highest number of statements. Of the 210 nursing interventions developed, and after suggestions from experts, 150 interventions reached an index ≥ 0.80 and comprised the terminological subset. Conclusion: The terminological subset developed showed statements that were validated by specialist nurses and, therefore, are relevant to the nurse's clinic in the critical care scenario associated with Covid-19.

RESUMEN Objetivo: Elaborary validar un subconjunto terminológico de la Clasificación Internacional para Práctica de enfermería (CIPE®) a personas con COVID-19 en cuidados críticos. Método: Estudio metodológico, que siguió las orientaciones del método brasileño, y tuvo como modelo teórico las Necesidades Humanas Básicas. La validez de contenido fue realizada por 25 enfermeros expertos por medio de la técnica Delphi. Resultados: Fueron elaborados 73 diagnósticos y sus respectivos resultados de enfermería. De esos, 62 enunciados presentaron Índice de Validez de Contenido ≥ 0,80, siendo la necesidad de oxigenación con mayor número de enunciados. De las 210 intervenciones de enfermería elaboradas, y, tras sugerencias de los expertos, 150 intervenciones alcanzaron índice ≥ 0,80 y compusieron el subconjunto terminológico. Conclusión: El subconjunto terminológico desarrollado mostró enunciados que fueron validados por los enfermeros expertos, y que, de esa manera, demuestran ser relevantes para la clínica del enfermero en el escenario de cuidados críticos asociados a la COVID-19.

RESUMO Objetivo: Elaborar e validar um subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem a pessoas com COVID-19 em cuidados críticos. Método: Estudo metodológico, que seguiu as orientações do método brasileiro, tendo como modelo teórico as Necessidades Humanas Básicas. A validação de conteúdo foi realizada por 25 enfermeiros especialistas por meio da técnica Delphi. Resultados: Foram elaborados 73 diagnósticos e seus respectivos resultados de enfermagem. Destes, 62 enunciados apresentaram Índice de Validade de Conteúdo = 0,80, sendo a necessidade de oxigenação a com maior número de enunciados. Das 210 intervenções de enfermagem elaboradas, e após sugestões dos especialistas, 150 intervenções alcançaram índice = 0,80 e compuseram o subconjunto terminológico. Conclusão: O subconjunto terminológico desenvolvido evidenciou enunciados que foram validados pelos enfermeiros especialistas e que, dessa forma, configuram-se relevantes para a clínica do enfermeiro no cenário de cuidados críticos associados à Covid-19.
Descritores: Infecções por Coronavirus
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
-Classificação
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287958
Autor: Silva, Ilisdayne Thallita Soares da; Menezes, Harlon França de; Souza Neto, Vinicius Lino de; Sales, José Renato Paulino de; Sousa, Paulino Artur Ferreira; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Título: Terminological subset of the International Classification for Nursing Practice for patients hospitalized due to burns / Subconjunto Terminológico de Clasificación Internacional de la Práctica de Enfermería para pacientes hospitalizados por quemaduras / Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pacientes hospitalizados por queimaduras
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200502, 2021. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To develop a proposal of a terminological subset of the International Classification for Nursing Practice for burned patients. Method: This is a methodological study following the steps: identification of clinical findings; mapping of terms; construction of statements of diagnoses/results and nursing interventions; content validation of statements; and structuring of the subset with the theoretical model of Basic Human Needs. Content validation was performed by 26 specialist nurses, through the Content Validity Index, with statements ≥ 0.80 being considered validated. Results: A total of 36 diagnoses/results and 119 interventions were validated. Among these, the ones with the highest index were: Respiratory System Function, Impaired/Respiratory System Function, Effective; Volume of Fluids, Impaired/Volume of Fluids, Effective; Burn Wound/Wound Healing, Effective; Pain, Acute/Pain, Absent, and as interventions: To Monitor Vital Signs; to Monitor Fluid Balance; to Treat Skin Condition; to Assess Response to Pain Management (Control). Conclusion: The validated statements depict the burned people basic human needs, with the psychobiological ones being the most prevalent.

RESUMEN Objetivo: Elaborar una propuesta de subconjunto terminológico de la Clasificación Internacional de la Práctica de Enfermería para pacientes quemados. Método: Estudio metodológico, siguiendo las siguientes etapas: identificación de hallazgos clínicos, mapeo de los términos; construcción de los enunciados de diagnósticos/resultados e intervenciones de enfermería; validación de contenido de los enunciados; y estructuración del subconjunto con el modelo teórico de las Necesidades Humanas Básicas. La validez de contenido fue realizada por 26 enfermeros expertos, por medio del Índice de Validez de Contenido, siendo considerados validados enunciados ≥ 0,80. Resultados: Fueron validados 36 diagnósticos/resultados y 119 intervenciones. Entre esos, los que presentaron mayores índices fueron: Función del Sistema Respiratorio, Perjudicada/Función del Sistema Respiratorio, Eficaz; Volumen de Líquidos, Perjudicado Volumen de Líquidos, Eficaz; Herida por Quemadura/Cicatrización de Herida, Eficaz; Dolor, Aguda/Dolor, Ausente y como intervenciones: Monitorear Señales Vitales; Monitorear Equilibrio de Líquidos; Tratar Condición de la Piel; Evaluar Respuesta al Manejo (Control) del Dolor. Conclusión: Los enunciados validados retratan las necesidades humanas básicas de personas con quemaduras, siendo las biopsicológicas las más predominantes.

RESUMO Objetivo: Elaborar uma proposta de subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pacientes queimados. Método: Estudo metodológico, seguindo-se as etapas: identificação de achados clínicos; mapeamento dos termos; construção dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem; validação de conteúdo dos enunciados; e estruturação do subconjunto com o modelo teórico das Necessidades Humanas Básicas. A validação de conteúdo foi realizada por 26 enfermeiros especialistas, por meio do Índice de Validade de Conteúdo, sendo considerados validados enunciados ≥ 0,80. Resultados: Foram validados 36 diagnósticos/resultados e 119 intervenções. Dentre estes, os que apresentaram maior índice foram: Função do Sistema Respiratório, Prejudicada/Função do Sistema Respiratório, Eficaz; Volume de Líquidos, Prejudicado/Volume de Líquidos, Eficaz; Ferida por Queimadura/Cicatrização de Ferida, Eficaz; Dor, Aguda/Dor, Ausente e como intervenções: Monitorar Sinais Vitais; Monitorar Equilíbrio de Líquidos; Tratar Condição da Pele; Avaliar Resposta ao Manejo (Controle) da Dor. Conclusão: Os enunciados validados retratam as necessidades humanas básicas de pessoas com queimaduras, sendo as psicobiológicas as mais predominantes.
Descritores: Queimaduras
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
-Classificação
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1004073
Autor: Souza Neto, Vinicius Lino de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Costa, Rayane Teresa da Silva; Lucena, Erlivânia Aparecida de; Silva, Suellen Cristina da; Pereira, Vanessa Mandu.
Título: Implementação do processo de enfermagem no paciente queimado: um estudo de caso / Implementing the nursing process for a burn patient: a case study / Implementación del proceso de enfermería a paciente quemado: un estudio de caso
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e30962, jan.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: implementar o processo de Enfermagem (PE) no contexto do cuidado de um paciente queimado assistido em instituição pública de saúde. Método: estudo de caso, em que as Necessidades Humanas Básicas de Horta (1979) foram adotadas como referencial teórico. A implementação do PE pautou-se nas seguintes etapas: preenchimento do histórico e exame físico, elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem (DE), planejamento, além de implementação das atividades definidas a partir das intervenções. Em seguida, foram realizadas avaliações sequenciais do paciente. Resultados: após análise dos indicadores clínicos, elencou-se como prioritários o padrão respiratório ineficaz, risco de infecção e integridade da pele prejudicada. Em seguida foi realizado o planejamento e definição das metas, intervenções e atividades a serem implementadas para posterior avaliação. Conclusão: a implementação do Processo de Enfermagem nos cuidados de um paciente queimado possibilita o desenvolvimento de uma assistência de qualidade, pautada no conhecimento científico.

Objective: to implement the nursing process (NP) in the context of care for a burn patient treated at a public health institution. Method: in this case study, the theoretical frame of reference was given by Horta's Basic Human Needs (1979). The NP was implemented in the following steps: completion of the case history and physical examination, preparation of Nursing Diagnoses (NDs), planning, and implementation of the activities recommended by the interventions. Sequential patient evaluations were then performed. Results: after analyzing the clinical indicators, the priorities were listed as ineffective respiratory pattern, risk of infection and impaired skin integrity. The goals, interventions and activities to be implemented for further evaluation were then planned and specified. Conclusion: implementation of the NP in care for burn patient made it possible to produce quality care guided by scientific knowledge.

Objetivo: implementar el Proceso de Enfermería (PE) en el contexto del cuidado de un paciente quemado asistido en institución pública de salud. Método: estudio de caso, en que las Necesidades Humanas Básicas de Wanda Horta (1979) se adoptaron como referencial teórico. La implementación del PE se basó en las siguientes etapas: llenado del historial y examen físico, elaboración de los Diagnósticos de Enfermería (DE), planificación, además de implementación de las actividades definidas a partir de las intervenciones. A continuación, se realizaron evaluaciones secuenciales del paciente. Resultados: después del análisis de los indicadores clínicos, se definió como prioritario el patrón respiratorio ineficaz, el riesgo de infección y la integridad de la piel perjudicada. A continuación se realizó la planificación y definición de las metas, intervenciones y actividades a ser implementadas para posterior evaluación. Conclusión: la implementación del Proceso de Enfermería en el cuidado de un paciente quemado posibilita el desarrollo de un cuidado de calidad, basado en el conocimiento científico.
Descritores: Queimaduras
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
-Pele/lesões
Infecção dos Ferimentos/prevenção & controle
Unidades de Queimados
Fatores de Risco
Hidratação
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1004067
Autor: Dias, Leticia Bottcher; Duran, Erika Christiane Marocco.
Título: Atitudes dos enfermeiros frente ao Processo de Enfermagem de um hospital público: estudo descritivo / Nurses' attitudes to the nursing process at a public hospital: a descriptive study / Actitudes de los enfermeros ante el proceso de enfermería en un hospital público: estudio descriptivo
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e26412, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: descrever as atitudes dos enfermeiros de um hospital público frente ao Processo de Enfermagem (PE). Método: trata-se de um estudo descritivo. Participaram do estudo 35 enfermeiros e utilizaram-se quatro instrumentos: caracterização do sujeito, Percepções dos Enfermeiros frente ao PE, grau de conhecimento e grau de contato com o PE. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2016 e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: O adjetivo menos pontuado pelos enfermeiros foi a dupla rotineiro/criativo e o mais pontuado negativo/positivo. Obteve-se também que os enfermeiros tem um baixo contato com o PE após a formação, mas avaliam ter um bom conhecimento. Conclusão: O grau de contato dos enfermeiros com o PE precisa ser ampliado para que a prática clínica possa ser aprimorada.

Objectives: to describe nurses' attitudes to the nursing process (NP) at a public hospital. Method: in this descriptive study, 35 nurses participated and four instruments were used to characterize the participants, their perceptions of the NP, and their knowledge of and contact with the NP. Data were collected in the first half of 2016, and analyzed using descriptive statistics. Results: the adjective least chosen by the nurses was the dual term "routine-creative", while the most chosen was "negative-positive". The nurses were also found to have little contact with the NP after graduating, but considered their knowledge to be good. Conclusion: the nurses' contact with the NP needs to be expanded so that clinical practice can be improved.

Objetivo: describir las actitudes de los enfermeros de un hospital público ante el Proceso de Enfermería (PE). Método: se trata de un estudio descriptivo. Participaron del estudio 35 enfermeros y se utilizaron cuatro instrumentos: caracterización del sujeto, percepciones de los enfermeros ente el PE, grado de conocimiento y grado de contacto. Los datos fueron recolectados en el primer semestre de 2016 y analizados a través de estadística descriptiva. Resultados: el adjetivo menos utilizado por los enfermeros fue el dúo rutinario / creativo y el más apuntado fue negativo / positivo. También se observó que los enfermeros tienen un bajo contacto con el PE después de la universidad pero evalúan su conocimiento como siendo bueno. Conclusión: el grado de contacto de los enfermeros con el PE necesita ser ampliado para que se pueda perfeccionar la práctica clínica.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros
Processo de Enfermagem
-Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-991142
Autor: Almeida, Thamyres Morgado de; Gallasch, Cristiane Helena; Gomes, Helena Ferraz; Fonseca, Bianca de Oliveira; Pires, Ariane da Silva; Peres, Ellen Márcia.
Título: Prevenção de infecções relacionadas ao cateter venoso central não implantado de curta permanência / Prevention of infections relating to the short-term, non-implanted, central-line catheter / Prevención de infecciones relacionadas con el catéter venoso central no implantado de corta permanencia
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31771, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: apresentar o estado do conhecimento científico sobre os cuidados de enfermagem relacionados à prevenção e controle de infecções relacionadas ao cateter venoso central não implantado de curta permanência. Conteúdo: destaca-se a importância dos cuidados de enfermagem baseados em evidências e amparados pela legislação do exercício profissional vigente: identificação de sinais e sintomas sugestivos de colonização e/ou infecção, cuidados relacionados ao óstio de inserção e à manutenção do dispositivo, incluindo uso de antissépticos, coberturas e infusão de soluções para manutenção da permeabilidade e prevenção de infecções. Conclusão: para evitar as complicações decorrentes da inserção e manutenção do cateter é necessário que a equipe de saúde possua capacitação técnico-científica baseada em evidências quanto às práticas de cuidado e trabalhem de forma sincronizada e consistente com o objetivo de garantir assistência efetiva e segura.

Objective: to present the state of scientific knowledge about nursing care in prevention and control of infections relating to the short-term, non -implanted, central-line catheter. Content: the study highlighted the importance of evidence-based nursing care supported by current legislation on professional practice: identification of signs and symptoms of colonization and/or infection, care for the insertion site and maintenance of the device, including use of antiseptics, topical products and infusion solutions for maintaining permeability and preventing infection. Conclusion: prevention of complications resulting from catheter insertion and maintenance requires that the health team have evidence-based technical and scientific training in care practices, and work in a synchronized and consistent manner for the purpose of ensuring effective, safe care.

Objetivo: presentar el estado de conocimiento científico sobre la atención de enfermería en cuanto a la prevención y el control de infecciones relacionadas con el catéter venoso central no implantado de corta permanencia. Contenido: se destaca la importancia de la atención de enfermería basada en evidencia y respaldada por la legislación actual de la práctica profesional: identificación de signos y síntomas de colonización y/o infección, cuidado relacionado con la apertura de inserción y el mantenimiento del dispositivo, incluyendo el uso de antisépticos, productos tópicos e infusión de soluciones para el mantenimiento de la permeabilidad y la prevención de infecciones. Conclusión: para evitar las complicaciones derivadas de la inserción y el mantenimiento del catéter es necesario que el equipo de salud tenga capacitación técnico-científica basada en evidencias en cuanto a las prácticas de atención y trabaje de forma sincronizada y consistente con el objetivo de garantizar una atención efectiva y segura
Descritores: Cateterismo/enfermagem
Controle de Infecções
Cateteres Venosos Centrais/efeitos adversos
Cuidados de Enfermagem
-Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1146586
Autor: Silva, Sara Soares Ferreira da; Ferreira, Rosiane Santos; Pinto, Ana Cristina Silva; Andrade, Lidiane Bonin de; Gomes, Priscilla Manhães; Tavares, Janaína de Medeiros.
Título: Pós-operatório de paciente oncológico em jejum prolongado: diagnósticos e intervenções de enfermagem / Post-operative oncological patients in prolonged fast: nursing diagnosis and interventions / Postoperatorio del paciente oncológico bajo ayuno prolongado: diagnósticos e intervenciones de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e50567, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar os principais diagnósticos de enfermagem e suas respectivas intervenções em uma população de pacientes oncológicos submetidos a jejum prolongado no pós-operatório. Método: estudo descritivo, documental e transversal. O cenário do estudo foi um hospital federal de ensino no Rio de Janeiro, caracterizado como UNACON. Os dados foram coletados durante 60 dias em prontuários referentes aos anos de 2016 a 2018. Foram analisados 61 prontuários que atendiam aos critérios de inclusão e 208 complicações foram apresentadas pelos pacientes oncológicos. Resultados: Foram definidos oito diagnósticos de enfermagem, entre os quais os mais evidentes foram: Nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais e Risco de glicemia instável. Onze intervenções de enfermagem foram definidas em consonância com a Taxonomia de NANDA-I e buscaram ser de fácil aplicação na prática assistencial de enfermagem. Conclusão: foi evidenciada uma ampla gama de diagnósticos e intervenções de enfermagem a qual se recomenda sua adoção no processo de enfermagem.

Objective: to identify the main nursing diagnoses and respective interventions in a population of cancer patients undergoing prolonged postoperative fasting. Method: descriptive, cross-sectional, documentary study. The study scenario was a federal teaching hospital in Rio de Janeiro, characterized as a high-complexity oncological facility. Data were collected for 60 days from medical records for the years 2016 to 2018. In the 61 medical records that met the inclusion criteria and were analyzed, cancer patients presented 208 complications. Results: eight diagnoses were established, the most in evidence being: nutrition imbalance: less than body requirements; and risk of unstable blood glucose level. Eleven nursing interventions, designed to be easily applied in nursing care practice, were specified in line with the NANDA-I Taxonomy. Conclusion: the wide range of nursing diagnoses and interventions evidenced are recommended for adoption in the nursing process.

Objetivo: identificar los principales diagnósticos de enfermería y sus respectivas intervenciones en una población de pacientes oncológicos sometidos a ayuno postoperatorio prolongado. Método: estudio descriptivo, transversal, documental. El escenario de estudio fue un hospital universitario federal en Río de Janeiro, caracterizado como una instalación oncológica de alta complejidad. Se recolectaron datos durante 60 días de las historias clínicas de los años 2016 a 2018. En las 61 historias clínicas que cumplieron con los criterios de inclusión y fueron analizadas, los pacientes con cáncer presentaron 208 complicaciones. Resultados: se establecieron ocho diagnósticos, siendo los más evidentes: desequilibrio nutricional: menor que los requerimientos corporales; y riesgo de niveles inestables de glucosa en sangre. Once intervenciones de enfermería, diseñadas para ser fácilmente aplicadas en la práctica del cuidado de enfermería, fueron especificadas de acuerdo con la Taxonomía NANDA-I. Conclusión: la amplia gama de diagnósticos e intervenciones de enfermería evidenciados se recomiendan para su adopción en el proceso de enfermería.
Descritores: Cuidados Pós-Operatórios/enfermagem
Institutos de Câncer
Jejum/efeitos adversos
Enfermagem em Pós-Anestésico
Hospitais de Ensino
Processo de Enfermagem
-Dor Pós-Operatória/enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem/classificação
Brasil
Estudos Transversais
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Hipoglicemia/enfermagem
Transtornos Nutricionais/enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1146476
Autor: Piexak, Diéssica Roggia; Gomes, Munique Pimentel; Costa, Cintia Camila Santos de Souza; Gama, Bárbara da Silva; Martins, Karoline do Pinho; Barlem, Edison Luiz Devos.
Título: Desenvolvimento do processo de enfermagem conforme necessidades psicobiológicas autorreferidas por estudantes / Development of the nursing process according to psychobiological needs self-referred by students / Desarrollo del Proceso de Enfermería de acuerdo con las necesidades psicobiológicas autoinformadas por los estudiantes
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51231, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem prevalentes em estudantes de enfermagem, na perspectiva das necessidades psicobiológicas autorreferidas, descrever os resultados esperados e propor intervenções de enfermagem. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado em 2018 com 156 estudantes do curso de graduação em enfermagem, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Utilizou-se um questionário autoaplicável e a análise foi a partir do software estatístico SPSS, por meio de estatística descritiva. Resultados: os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram: fadiga (93,6%), insônia (67,5%), estilo de vida sedentário (54,5%) e constipação (53,8%). Foram elencados objetivos a serem alcançados a partir desses diagnósticos, e então determinadas possíveis intervenções. Conclusão: observou-se que, dos quatro diagnósticos mais prevalentes, dois apresentavam o estresse e a ansiedade como fatores contribuintes para o surgimento. Assim, faz-se necessário que as instituições de ensino superior adotem medidas de enfrentamento e promoção da saúde dos estudantes frente a esses aspectos.

Objective: to identify the nursing diagnoses prevalent in nursing students, from self-reported psychobiological needs, to describe the results expected, and propose nursing interventions. Method: this quantitative, exploratory, descriptive study of 156 undergraduate nursing students was conducted in 2018, after approval by the research ethics committee. A selfadministered questionnaire was used and data analysis was based on the statistical software SPSS, by means of descriptive statistics. Results: the most prevalent nursing diagnoses were: fatigue (93.6%), insomnia (67.5%), sedentary lifestyle (54.5%) and constipation (53.8%). Objectives to be achieved from these diagnoses were listed, and then possible interventions were determined. Conclusion: of the four most prevalent diagnoses, two involved stress and anxiety as contributing factors. Higher education institutions should thus adopt measures to address these conditions and promote students' health accordingly.

Objetivo: identificar los diagnósticos de enfermería prevalentes en estudiantes de enfermería, a partir de las necesidades psicobiológicas autoinformadas, describir los resultados esperados y proponer intervenciones de enfermería. Método: este estudio cuantitativo, exploratorio y descriptivo de 156 estudiantes de pregrado en enfermería se realizó en 2018, luego de la aprobación del comité de ética en investigación. Se utilizó un cuestionario autoadministrado y el análisis de los datos se basó en el software estadístico SPSS, mediante estadística descriptiva. Resultados: los diagnósticos de enfermería más prevalentes fueron: fatiga (93,6%), insomnio (67,5%), sedentarismo (54,5%) y estreñimiento (53,8%). Se enumeraron los objetivos a alcanzar a partir de estos diagnósticos y luego se determinaron las posibles intervenciones. Conclusión: de los cuatro diagnósticos más prevalentes, dos involucraron estrés y ansiedad como factores contribuyentes. Por tanto, las instituciones de educación superior deberían adoptar medidas para abordar estas condiciones y promover la salud de los estudiantes en consecuencia.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Processo de Enfermagem
-Ansiedade
Brasil
Saúde do Estudante
Epidemiologia Descritiva
Constipação Intestinal
Fadiga
Comportamento Sedentário
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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