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Marcon, Sônia Silva
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Id: biblio-960717
Autor: Wakiuchi, Julia; Marcon, Sonia Silva; Sales, Catarina Aparecida.
Título: Atenção a pacientes oncológicos na Estratégia Saúde da Família: olhar do usuário / Asistencia a los pacientes con cáncer en la Estrategia de Salud Familiar: el ojo de lo usuario / Care of cancer patients in the Family Health Strategy: the user's view
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(1):e54088, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo compreender as experiências de pacientes com câncer referentes aos cuidados recebidos e a relação com os profissionais da Estratégia Saúde da Família. Método pesquisa qualitativa, alicerçada na fenomenologia heideggeriana, realizada com dez pacientes com câncer residentes na área de abrangência de três unidades de saúde de uma cidade no noroeste do Paraná. Os dados foram coletados no domicílio, entre novembro de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de entrevistas abertas. Resultados alguns pacientes depararam-se com a impessoalidade dos profissionais e ausência de empatia, interação e singularização no cuidado, enquanto outros tiveram suas expectativas atendidas, pois experimentaram um cuidado abrangente e permeado por solicitude, partilha de sentimentos e respeito. Conclusões a compreensão destas experiências suscita a reflexão sobre a assistência que é prestada nessa instancia de cuidados, e a importância de profissionais superarem atitudes impessoais e inautênticas, a fim de transcender a um novo patamar relacional e assistencial.

RESUMEN Objetivo comprender las experiencias de pacientes de cáncer en relación con la atención recibida y la relación con los profesionales de la Estrategia de Salud Familiar. Método investigación cualitativa, basada en la fenomenología de Heidegger, con diez pacientes con cáncer de tres unidades de salud en una ciudad en el noroeste de Paraná. Los datos fueron recolectados en el hogar, desde noviembre 2012 hasta febrero 2013, a través de entrevistas abiertas. Resultados algunos pacientes se enfrentan a la impersonalidad de los profissionales y la falta de empatía, interacción y singularidade em la atención, otros tenían sus expectativas superadas, ao experimentar uma atención integral permeado por la preocupación, compartiendo sentimentos y respeto. Conclusiones la comprensión de estas experiencias plantea la reflexión sobre la asistencia que se proporciona en este nivel, y la importancia de superar las actitudes impersonales y no auténtico para trascender a un nuevo nivel asistencial y relacional.

ABSTRACT Objective understand the experiences of cancer patients regarding the care received and the relationship with Family Health Strategy professionals. Method qualitative research based on Heidegger's phenomenology held with ten cancer patients living in the coverage area of three healthcare centers in a city in northwestern Paraná. Data were collected at the patients' homes from November 2012 to February 2013 through open interviews. Results some patients were faced with the impersonality of professionals and lack of empathy, interaction, and singling in care whereas others had their expectations met since they experienced a comprehensive care permeated with concern, sharing of feelings, and respect. Conclusions the understanding of these experiences raises a reflection on the support that is provided in this instance of care and the importance of overcoming impersonal and inauthentic attitudes in order to transcend to a new level of relationship and care.
Descritores: Pacientes/psicologia
Neoplasias/enfermagem
-Relações Profissional-Paciente
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Atitude Frente à Saúde
Área Programática (Saúde)
Satisfação do Paciente
Assistência Centrada no Paciente
Pesquisa Qualitativa
Existencialismo
Serviços de Assistência Domiciliar/organização & administração
Meia-Idade
Neoplasias/psicologia
Neoplasias/terapia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1004109
Autor: Guzinski, Célia; Lopes, Alexandra Nogueira Mello; Flor, Janaina; Migliavaca, Jamile; Tortato, Caroline; Pai, Daiane Dal.
Título: Boas práticas para comunicação efetiva: a experiência do round interdisciplinar em cirurgia ortopédica / Buenas prácticas para la comunicación efectiva: la experiencia del round interdisciplinar en cirugía ortopédica / Good practices for effective communication: the experience of the interdisciplinary round in orthopedic surgery
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180353, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO relatar a experiência da sistematização de round interdisciplinar no cuidado a pacientes com fratura da extremidade proximal de fêmur internados em unidade cirúrgica. MÉTODO Relato da experiência de discussão clínica compartilhada pela equipe multiprofissional em unidade de internação cirúrgica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, referência em ortopedia, no período de outubro de 2017 até junho de 2018. RESULTADOS Sistematizou-se seis etapas a serem seguidas sequencialmente durante encontro multiprofissional semanal, com otimização do tempo e foco no paciente. Novas condutas foram acordadas com base em evidências científicas e visão multiprofissional, com repercussões sobre a prevenção de lesão por pressão, realização de curativo, retirada de sonda vesical, suporte nutricional e organização precoce da alta hospitalar. CONCLUSÃO A implementação do round interdisciplinar estruturado trouxe implicações positivas para a comunicação efetiva, reduzindo riscos e falhas nos processos de cuidado, podendo ser considerada boa prática no que tange à segurança do paciente.

Resumen OBJETIVO Relatar la experiencia de la sistematización de round interdisciplinario en el cuidado a pacientes con fractura proximal de fémur internados en unidad quirúrgica. MÉTODO Relato de la experiencia de discusión clínica compartida por el equipo multiprofesional en una unidad de internación quirúrgica del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, referencia en ortopedia, en el período de octubre de 2017 a junio de 2018. RESULTADOS Se sistematizaron seis etapas a ser seguidas secuencialmente durante un encuentro semanal con la optimización del tiempo y el foco en el paciente. Los nuevos conductos se acordaron a partir de evidencias científicas y una visión multiprofesional, con repercusiones sobre la prevención de lesión por presión, realización de curativos, retirada de sonda vesical, soporte nutricional y organización precoz del alta hospitalaria. CONCLUSIÓN La implementación del round interdisciplinario estructurado trajo implicaciones positivas para la comunicación efectiva, reduciendo riesgos y fallas en los procesos de cuidado, pudiendo ser considerada buena práctica en lo que se refiere a la seguridad del paciente.

Abstract OBJECTIVE To report the experience of interdisciplinary round in care of patients with proximal femoral fractures hospitalized in a surgical unit. METHOD Report on the experience of clinical discussion shared by the multiprofessional team in a surgical hospitalization unit of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre referred to in orthopedics, from October 2017 to June 2018. RESULTS Six steps were systematized sequenced to be followed during a weekly with time optimization and patient focus. New approaches were agreed upon based on scientific evidence and multiprofessional vision, with repercussions on prevention of pressure injury, dressing, removal of urethral catheter, nutritional support and early organization of hospital discharge. CONCLUSION The implementation of the structured interdisciplinary round has had positive implications for effective communication, reducing risks and failures in the care process, and can be considered good practice regarding patient safety.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Procedimentos Ortopédicos
Comunicação Interdisciplinar
Visitas com Preceptor
-Estudos Retrospectivos
Terapia Combinada
Assistência Centrada no Paciente
Medicina Baseada em Evidências
Segurança do Paciente
Fraturas do Quadril/cirurgia
Unidades Hospitalares
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1052886
Autor: Nusfaumer, Marcos; Terrasa, Sergio Adrián.
Título: Expectativas de los pacientes respecto de la consulta con un médico de familia: estudio de corte transversal / Patient expectations regarding consultation with a family doctor: cross-sectional study
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(4):e002027, 2019. tab..
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes. El modelo biopsicosocial propone que la atención de la salud se centre en las necesidades de las personas.Sin embargo, no siempre los profesionales de la salud conocen adecuadamente lo que esperan de los encuentros clínicos sus pacientes. Objetivo. Explorar las expectativas respecto de sus encuentros clínicos de los/as pacientes atendidos por médicos de familia en un Centro de Salud de Atención Primaria del Conurbano Bonaerense (Buenos Aires, Argentina). Métodos. Estudio observacional descriptivo de corte transversal llevado a cabo sobre una muestra consecutiva de pacientes que acudieron a las consultas médicas de un centro de salud. Se les pidió a los pacientes que de un listado de diez potenciales expectativas, valoraran y priorizaran las más importantes para esa consulta. Resultados. Fueron entrevistadas 146 personas (91 % mujeres) con una mediana de edad de 30 años.Las expectativas más mencionadas (94 % de las personas encuestadas) fueron que el médico demuestre interés y escuche a sus pacientes, y que les brinde explicaciones sobre sus problemas y dudas. Conclusiones. Hemos podido documentar que las expectativas de nuestros pacientes respecto de sus entrevistas clínicas están muy vinculadas a su componente actitudinal (predisposición a escuchar con interés sus problemas) y al de las habilidades comunicacionales del profesional de la salud (explicaciones). (AU)

Background. The biopsychosocial model proposes that health care focus on the needs of people. However, health profes-sionals do not always know what their patients expect from clinical meetings. Objective. To explore the expectations regarding their clinical meetings of the patients attended by family doctors in aPrimary Health Care Center of Buenos Aires, Argentina. Methods. Descriptive cross-sectional observational study carried out on a consecutive sample of patients who attendedthe medical consultations of a health center. Patients were asked to rate and prioritize the most important ones for thatconsultation from a list of ten potential expectations. Results. 146 people (91 % women) with a median age of 30 years were interviewed.The most mentioned expectations (94 % of the people surveyed) were for the doctor to show interest and listen to theirpatients, and to give them explanations about their problems and doubts. Conclusions. We have been able to document that our patients' expectations regarding their clinical interviews are closelylinked to their attitudinal component (predisposition to listen with interest to their problems) and to the communication skillsof the healthcare professional (explanations). (AU)
Descritores: Satisfação do Paciente
Medicina de Família e Comunidade/tendências
-Argentina
Relações Médico-Paciente
Médicos de Família/tendências
Atenção Primária à Saúde/tendências
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/tendências
Qualidade da Assistência à Saúde/tendências
Estudos Transversais/estatística & dados numéricos
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente/tendências
Empatia
Preferência do Paciente/psicologia
Comunicação em Saúde/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052557
Autor: Cuneo, Cecilia; Váquez, Jonatan; Aviles Spellman, Yolanda; Sequeiros, M Laura.
Título: Control de salud en el primer año de vida / Health control in the first year of life
Fonte: In: Reichenbach, Juan Alberto. La hora de oro en pediatría. La Plata, Femeba, 2018. p.163-163.
Idioma: es.
Resumo: El control de salud es una actividad dirigida a promover la salud de los niños en forma integral y detectar precoz y oportunamente cualquier anomalía o enfermedad que pudiera presentarse. A través de la supervisión de salud integral, se espera además acompañar el proceso de crecimiento y desarrollo integral de la población infantil, y en el caso de las familias con vulnerabilidad psicosocial, vincularlas con la cadena de servicios existentes tanto en la red asistencial de salud como en las redes comunales. Se presentan los principios orientadores del control, los controles necearios en cada mes de vida, junto a los signos de alarma
Descritores: Administração dos Cuidados ao Paciente
Assistência Integral à Saúde
Cuidado do Lactente
-Assistência Centrada no Paciente
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Recém-Nascido
Lactente
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; aSALINF89


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Id: lil-621412
Autor: Gomes, Annatalia Meneses de Amorim.
Título: Cuidar e ser cuidado: relação terapêutica interativa profissional-paciente na humanização da saúde / To care and to be cared for: interactive therapeutic professional-patient relationship in the humanization of health care
Fonte: Rev. APS;14(4), out.-dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio é uma reflexão crítica sobre a relação profissional-paciente baseada em revisão sumária de uma literaturaespecífica. Na história da Ciência Médica, destacam-setrês aspectos que contribuíram para constituir uma relaçãoobjetiva e positiva entre o cuidador e o ser cuidado:o paradigma biomédico, a formação tecnicista e o determinismoeconômico. Deste modo, emoções, crenças,valores, ambiente socioeconômico e familiar, doadores dedeterminantes e significados do processo saúde-doença,foram menos valorizados no encontro clínico. Mudançasnos processos e práticas de saúde exigem vários projetosde enfrentamento e solução. A Política Nacional de Humanizaçãoda Atenção e Gestão em Saúde - PNH, criadapelo Ministério da Saúde brasileiro, em 2003, com ênfaseno cuidado humano, juntamente com outras iniciativas nocampo da saúde, contribuem para recuperar o que haviasido pouco valorizado. Transformar a conduta atual emcuidado interativo requer o estabelecimento de uma relaçãoparticipativa, praticada na perspectiva da integralidade, quecentra o cuidado no ser humano em sua complexidadehistórica, insere a subjetividade, compreende as diferenças,incorpora os princípios éticos, valoriza a comunicaçãodialogada e promove a autonomia. Além da tecnologia deequipamentos, é imprescindível considerar este encontroentre pessoas e imaginários, de forma ampla e intersubjetiva,favorecendo a expressão criativa e autônoma dossujeitos. Para aflorar o cuidado clínico humano, é preciso,ainda, propiciar uma formação profissional interdisciplinare apoiada filosoficamente.
Descritores: Relações Profissional-Paciente
Humanização da Assistência
-Assistência Centrada no Paciente
Assistência Integral à Saúde
Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1051358
Autor: Ferrari, Maria Fernanda Muniz; Daher, Donizete Vago; Antunes, Juliane de Macedo; Amim, Eleinne Felix; Jesus, Camila Moreira; Geraldo, Marina de Almeida.
Título: A dor como quinto sinal vital, desafios para a incorporação na formação em saúde / Pain as the fifth vital sign, challenges for its incorporation in health training / El dolor como quinto signo vital, retos para la incorporación en la formación en salud
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1233, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: refletir sobre a abordagem do tema dor nos cursos de formação profissional em saúde na perspectiva de quinto sinal vital. Métodos: estudo reflexivo, realizado nos meses de maio e junho de 2018, baseado na literatura científica e análise crítica dos autores. Resultados: educar para o manejo da dor na perspectiva de incorporá-la como quinto sinal vital, numa abordagem transdisciplinar, da integralidade do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde, torna-se imprescindível e prioritário, por indicar um redirecionamento da formação, podendo representar expressivo avanço e consequente atendimento humanizado aos indivíduos que convivem com a dor. Conclusão: evidenciou-se como importante a realização de revisão dos currículos dos cursos da área da saúde e das estratégias de ensino-aprendizagem com vistas a dar ao conteúdo dor um lugar de destaque, com ênfase nas estratégias ativas e interativas, com olhar especial para a assistência centrada no paciente. Com isso, desenvolvem-se competências técnicas e comportamentais que valorizem o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade, com o objetivo de oferecer um cuidado de alto padrão.(AU)

Objective: to reflect on the approach of the topic pain in health professional training courses from the perspective of the fifth vital sign. Methods: reflective study, conducted in May and June 2018, based on scientific literature and the authors' critical analysis. Results: educating for pain management in the perspective of incorporating it as a fifth vital sign, in a transdisciplinary approach, comprehensive care, prevention and health promotion, becomes indispensable and priority, because it indicates a redirection of training, and may represent significant advances and consequent humanized care to individuals living with pain. Conclusion: it was important to review the curricula of health courses and teaching-learning strategies giving a prominent place to the content pain, with emphasis on active and interactive strategies, and a special view to patient-centered care. With this, technical and behavioral competencies that value teamwork and interdisciplinarity are developed with the objective of offering high standard care.(AU)

Objetivo: reflexionar sobre el enfoque del tema dolor en los cursos de capacitación de profesionales de la salud desde la perspectiva del quinto signo vital. Métodos: estudio reflexivo realizado en mayo y junio de 2018, basado en la literatura científica y el análisis crítico de los autores. Resultados: es esencial y prioritario educar para manejar el dolor desde la perspectiva de incorporarlo como el quinto signo vital, a partir del enfoque transdisciplinario, de la atención integral, de la prevención y de la promoción de la salud. Esto indica una redirección de la capacitación que puede representar un avance significativo y la consecuente atención humanizada de las personas que viven con dolor. Conclusión: ha sido importante revisar los planes de estudio de los cursos de salud y de las estrategias de enseñanza-aprendizaje para dar otorgarle un lugar destacado al contenido del dolor, con énfasis en estrategias activas e interactivas, con una mirada especial a la atención centrada en el paciente. Así, desarrollamos habilidades técnicas y de comportamiento que valoran el trabajo en equipo y la interdisciplinariedad, con el objetivo de brindar atención de alto nivel.(AU)
Descritores: Dor
Assistência Centrada no Paciente
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Assistência à Saúde
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-975617
Autor: Chitguppi, Chandala; Brar, Tripti.
Título: Do Otolaryngology Patients Show Gender Preference When Choosing a Surgeon? — A Quantitative and Qualitative Analysis
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);22(4):404-407, Oct.-Dec. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Otorhinolaryngology has always been considered a gender-neutral specialty, whereas in several other specialties, such as obstetrics, gynecology and urology, gender preference has been consistently shown by patients when choosing their treating surgeon. To date, no study has been performed to analyze whether this practice of gender preference is prevalent in otorhinolaryngology patients too. Objectives To identify if gender preference exists in the field of otorhinolaryngology, specifically in its four subspecialties, namely otology, pediatric otolaryngology, laryngology and head and neck surgery. Methods Patients attending our outpatient department were asked to complete a preformed proforma. The pro forma consisted of two parts, demographic details of the subjects and gender preference in the following subspecialties: otology, pediatric otolaryngology, laryngology and head and neck oncosurgery. Results A total of 1,112 subjects took part in the study, out of which 1,089 subjects were included in the final analysis. Female gender preference was highest in the field of pediatric otolaryngology, while male preference was highest for head and neck oncosurgery. Conclusion Though otorhinolaryngology and head and neck surgery has been considered a gender-neutral field, subspecialties of this field show considerable gender preference.
Descritores: Procedimentos Cirúrgicos Otorrinolaringológicos
Preferência do Paciente/estatística & dados numéricos
Sexismo
-Otolaringologia
Otorrinolaringopatias/cirurgia
Assistência Centrada no Paciente
Cirurgiões
Índia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-887451
Autor: Ceriani Cernadas, José María.
Título: ¿Medicina basada en la evidencia o Medicina centrada en el paciente o ambas? / Evidence-based medicine or patient-centered medicine, or both?
Fonte: Arch. argent. pediatr;116(2):90-91, abr. 2018.
Idioma: en; es.
Descritores: Satisfação do Paciente
Assistência Centrada no Paciente/métodos
Medicina Baseada em Evidências/métodos
Melhoria de Qualidade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: lil-776190
Autor: Piexak, Diéssica Roggia; Ferreira, Carla Lizandra de Lima; Terra, Marlene Gomes; Backes, Dirce Stein; Barlem, Jamila Geri Tomaschewski; Ilha, Silomar.
Título: Cuidado de enfermagem em unidade de internação cirúrgica: percepção dos pacientes / Cuidados de enfermería en unidad de internación quirúrgica: percepción de los pacientes / Nursing care in surgical inpatient unit: perception of patients
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);8(1):3624-3632, jan.-mar. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: ''Objective: to understand the meaning of nursing care in a surgical in patient unit in the perceptions of patients. Method: it was a descriptive, exploratory and qualitative study conducted in the months of Augustto October 2010 with seven surgical patients of a medium-sized hospital in the central region of Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected through semi-structured interview and were subjected to content analysis of Bardin. Results: two categories emerged: Perception of nursing care in the surgical in patient unit; and Feelings experienced in the surgical ward. Conclusion: surgical patients have different care needs, being critical to have sensitivity to be able to realize what each patient needs. Therefore, nurses need to rethink their daily practice, so that care is not only provided in a technical and unreflective way.

Objetivo: compreender o significado do cuidado de enfermagem em uma unidade de internação cirúrgica na percepção dos pacientes. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada entre os meses de agosto a outubro de 2010 com sete pacientes cirúrgicos de um hospital de médio porte da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: emergiram duas categorias: Percepção do cuidado de enfermagem na unidade de internação cirúrgica e Sentimentos vivenciados na internação cirúrgica. Conclusão: os pacientes cirúrgicos apresentam diferentes necessidades de cuidados, sendo fundamental ter sensibilidade para poder perceber o que cada um necessita. Logo, os enfermeiros precisam repensar diariamente a sua prática, para que o cuidado não seja prestado apenas deforma técnica e irreflexiva.

Objetivo: comprender el significado del cuidado de enfermería en una unidad de hospitalización quirúrgica en la percepción de los pacientes. Método: se realizó un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio realizado entre los meses de agosto a octubre de 2010, con siete pacientes quirúrgicos de un hospital de tamaño medio en la región central de Rio Grande do Sul, Brasil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas y se sometieron a análisis de contenido de Bardin. Resultados: emergieron dos categorías: Percepción de la atención de enfermería en la unidad de hospitalización quirúrgica; y sentimientos experimentados en la hospitalización quirúrgica. Conclusión: los pacientes quirúrgicos tienen diferentes necesidades de atención, siendo fundamental contar con la sensibilidad para ser capaz de darse cuenta de lo que cada paciente necesita. Por lo tanto, las enfermeras necesitan repensar su práctica diaria,para que la atención no solo se proporcione de manera técnica e irreflexiva.
Descritores: Assistência Centrada no Paciente
Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Perioperatória
Relações Enfermeiro-Paciente
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-911471
Autor: Campos, Maria Pontes de Aguiar; Dantas, Daniele Vieira; Silva, Luciana Santana Lobo; Santana, Joyce Francielle Nei Bomfim; Oliveira, Drielle Carvalho; Fontes, Lucyane Leite.
Título: Complicações na sala de recuperação pós-anestésica: uma revisão integrativa / Complications in the post-anesthesia care unit: an integrative review / Complicaciones en la sala de recuperación pos-anestésica: una revisión integrativa
Fonte: Rev. SOBECC;23(3):160-168, jul.-set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a produção do conhecimento sobre as complicações pós-operatórias e as intervenções de enfermagem na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). Método: Revisão integrativa, mediante consulta às bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e United States National Library of Medicine (NLM) and National Institutes of Health (PubMed) no período de 2006 a 2016. Resultados: A amostra resultou em 30 artigos. As complicações cirúrgicas mais prevalentes foram dor, náuseas, hipotermia, retenção urinária, dessaturação e hipertensão. As intervenções de enfermagem foram citadas em dois estudos, expressas por administração de medicamentos, oxigenioterapia, instalação de manta térmica, observação, monitoramento de sinais vitais e realização de curativos. Conclusão: Esta revisão demonstrou que há necessidade de estudos com evidências científicas sobre a temática e maior enfoque nas intervenções de enfermagem (Nursing Intervention Classification), diante das complicações pós-operatórias

Objective: To analyze production of knowledge about postoperative complications and nursing interventions at the Post-Anesthesia Care Unit (PACU). Method: Integrative review based on studies published from 2006 to 2016 in the following databases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), United States National Library of Medicine (NLM), and National Institutes of Health (PubMed). Results: The sample was composed of 30 articles. The most common surgical complications were pain, nausea, hypothermia, urinary retention, desaturation, and hypertension. Two studies mentioned nursing interventions, which encompassed drug administration, oxygen therapy, installation of thermal blanket, observation, vital signs monitoring, and application of dressings. Conclusion: This review shows the need for further studies with scientific evidence about this theme and more focus on nursing interventions (Nursing Intervention Classification) when it comes to postoperative complications

Objetivo: Analizar la producción del conocimiento sobre las complicaciones pos-operatorias y las intervenciones de enfermería en la Sala de Recuperación Pos-Anestésica (SRPA). Método: Revisión integrativa, mediante consulta a las bases de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Datos de la Enfermería (BDENF) y United States National Library of Medicine (NLM) y National Institutes of Health (PubMed) en el período de 2006 a 2016. Resultados: La muestra resultó en 30 artículos. Las complicaciones quirúrgicas más prevalentes fueron dolor, náuseas, hipotermia, retención urinaria, desaturación e hipertensión. Las intervenciones de enfermería fueron citadas en dos estudios, expresadas por administración de medicamentos, oxigenoterapia, instalación de manta térmica, observación, monitoreo de señales vitales y realización de curativos. Conclusión: Esta revisión demostró que hay necesidad de estudios con evidencias científicas sobre la temática y mayor enfoque en las intervenciones de enfermería (Nursing Intervention Classification), ante las complicaciones pos-operatorias.
Descritores: Cuidados Pós-Operatórios
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos
Anestesia Geral
-Alta do Paciente
Administração Oral
Assistência Centrada no Paciente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2499



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