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Id: biblio-1051308
Autor: Felipe, Tânia Roberta Limeira; Spiri, Wilza Carla.
Título: Construção de um instrumento de passagem de plantão / Construction of a shift change instrument
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(7):76-82, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a construção de um instrumento de passagem de plantão utilizando a metodologia SBAR (Situation-Background- Assessment-Recommendation). Método: trata-se de estudo metodológico para construção de um instrumento de passagem de plantão em uma enfermaria de gastroenterologia cirúrgica. Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre a metodologia SBAR. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição cenário da pesquisa. Resultados: os itens constantes do instrumento foram: dados de identificação do paciente que incluíram: data, leito, nome, idade sexo, data de admissão; indicadores: sistema de classificação de paciente, presença de acompanhante; Situação (S): diagnóstico médico e diagnósticos de enfermagem; Breve história (B): alergias, co-morbidades, histórico cirúrgico, isolamento/precauções e barreiras para a comunicação; Avaliação (A): sinais vitais, alimentação, eliminações, curativos, drenos, cateteres e medicamentos; Recomendação (R): interconsultas, intervenções de enfermagem e intercorrências. Conclusão: O instrumento contribui para a padronização da passagem de plantão dos profissionais de enfermagem. (AU)

Objective: to describe the construction of a shift change instrument using the SBAR (Situation-Background-Assessment-Recommendation) methodology. Methodolgy: this is a methodological study for the construction of an instrument of a shift change in a surgical gastroenterology ward. A comprehensive bibliographic review was done on the SBAR methodology. The Research Ethics Committee of the scenario research institution approved the study. Results: the items included in the instrument were: patient identification data that included: date, bed, name, age, sex, date of admission; indicators: patient classification system, presence of companion; Situation (S): medical diagnosis and nursing diagnoses; Background (B): allergies, comorbidities, surgical history, isolation / precautions and barriers to communication; Assessment (A): vital signs, nutritional aspects, eliminations, dressings, drains, catheters and medications; Recommendation (R): interconsultations, nursing interventions and intercurrences. Conclusion: The instrument contributes to the standardization of nurses' change of shift. (AU)

Objetivo: describir la construcción de un instrumento de paso de turno utilizando la metodología SBAR (Situation-Background-Assessment- Recommendation). Método: se trata de un estudio metodológico para la construcción de un instrumento de paso de turno en una enfermería de gastroenterología quirúrgica. Se realizó una revisión bibliográfica exhaustiva sobre la metodología SBAR. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la institución escenario de la investigación. Resultados: los ítems constantes del instrumento fueron: datos de identificación del paciente que incluyeron: fecha, lecho, nombre, edad sexo, fecha de admisión; indicadores: sistema de clasificación de pacientes, presencia de acompañante; Situación (S): diagnóstico médico y diagnósticos de enfermería; Breve historia (B): alergias, comorbilidades, histórico quirúrgico, aislamiento / precauciones y barreras para la comunicación; Evaluación (A): signos vitales, alimentación, eliminaciones, curativos, drenajes, catéteres y medicamentos; Recomendación (R): interconsultas, intervenciones de enfermería e intercurrencias. Conclusión: El instrumento contribuye a la padronización de los cambios de turno de los profesionales de enfermería. (AU)
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional
-Sistema Móvel de Comunicação por Satélite
Estudos de Validação
Plantão Médico
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-891377
Autor: Azevedo, Walter Fernandes de; Mathias, Lígia Andrade da Silva Telles.
Título: Work addiction and quality of life: a study with physicians / Adição ao trabalho e qualidade de vida: um estudo com médicos
Fonte: Einstein (Säo Paulo);15(2):130-135, Apr.-June 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the quality of life of physicians and investigate to what extent it is affected by work addiction. Methods This is an exploratory, descriptive and cross-sectional study, conducted with 1,110 physicians. For data collection, we used a questionnaire with sociodemographic information, the World Health Organization Quality of Life BREF, and the Work Addiction Scale. Results Most physicians presented high quality of life. Female participants presented lower quality of life in the domains psychologic, environment and general (p<0.05). Quality of life was negatively correlated with the number of shifts (p<0.005). The higher the addiction to work, the lower the quality of life. Conclusion The research allowed understanding the implications of work addiction in the quality of life. Further studies are required to support the development of strategies that improve health conditions and quality of life of medical professionals.

RESUMO Objetivo Avaliar a qualidade de vida de médicos e investigar em que medida a adição ao trabalho a afeta. Métodos Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, realizado com 1.110 médicos. Para coleta de dados, optou-se por utilizar um questionário contendo informações sociodemográficas, bem como aplicar o instrumento World Health Organization Quality of Life-BREF e a Escala de Adição ao Trabalho. Resultados Os médicos, em sua maioria, apresentaram alta qualidade de vida. Os participantes do sexo feminino tiveram menor qualidade de vida em relação aos homens nos domínios psicológico, meio ambiente e geral (p<0,05). A qualidade de vida correlacionou-se negativamente com o número de plantões (p<0,005), e quanto maior a adição ao trabalho, menor a qualidade de vida. Conclusão A pesquisa permitiu o conhecimento das implicações da adição ao trabalho sobre a qualidade de vida. Novos estudos são necessários para subsidiar a elaboração de estratégias que melhorem a saúde e a qualidade de vida do profissional médico.
Descritores: Médicos/psicologia
Médicos/estatística & dados numéricos
Qualidade de Vida/psicologia
Inquéritos e Questionários
Comportamento Aditivo/psicologia
Equilíbrio Trabalho-Vida/estatística & dados numéricos
-Médicas/psicologia
Médicas/estatística & dados numéricos
Fatores Socioeconômicos
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Plantão Médico/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-877127
Autor: Pessoa, Bruno Henrique Soares; Gouveia, Eneline de Andrade Heráclio; Correia, Isabel Brandão.
Título: Funcionamento 24 horas para Unidades de Saúde da Família: uma solução para ampliação de acesso? Um ensaio sobre as "Upinhas" do Recife / 24-hour operation for Family Health Units: a solution for access expansion? An essay on the "Upinhas" of Recife / Funcionamiento 24 horas para las Unidades de Salud de la Familia: ¿Una solución para la ampliación del acceso? Un ensayo sobre las "Upinhas" de Recife
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;12(39):1-9, jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Atenção Primária à Saúde é via preferencial de acesso ao sistema de saúde, tendo em vista seu papel ordenador, os benefícios da continuidade do cuidado e resolutividade deste nível de atenção. Diversas barreiras de acesso, dentre eles o horário restrito de funcionamento, fazem com que esse primeiro contato não seja facilitado. No Recife, novos equipamentos de Atenção Primária à Saúde vêm sendo implantados desde o ano de 2013: as "Upinhas 24 horas". O objetivo deste trabalho é analisar o modelo "Upinha" apresentado como uma solução para ampliação de acesso. Foi realizada uma revisão da literatura sobre diversas estratégias existentes de ampliação do acesso, a partir das quais se analisou criticamente o modelo "Upinha 24 horas" às lentes dos modelos vigentes. Horário estendido, acesso avançado e acolhimento à demanda espontânea foram os modelos de ampliação de acesso revisados para embasar a discussão. O impacto do horário estendido na ampliação do acesso pode ser minimizado se outras medidas, como mudanças no modelo de agendamento, priorizando o acesso avançado, não forem concomitantemente implantadas. O modelo "Upinha 24 horas", da forma como se apresenta, parece ser baseado na concepção de uma Atenção Primária à Saúde que funciona como complemento para "desafogar" os serviços de atendimento às urgências já existentes e não como ordenadora do serviço de atenção às urgências. Apesar de apontar numa direção inicialmente acertada, a implantação das "Upinhas 24 horas" parece ainda ser uma proposta incipiente na garantia de acesso.

Primary Health Care is a preferential route of access to the health system, considering its ordering role, the benefits of continuity of care and the effectiveness of this level of care. Several access barriers, including restricted hours of operation, make this first contact difficult. In Recife, new equipment for Primary Health Care has been implemented since 2013: the "Upinhas 24 horas". The objective of this essay is to analyze the "Upinha" model presented as a solution to increase access. A review of the literature on several existing strategies of access expansion was carried out, from which the "Upinha 24 horas" model was analyzed critically through the lenses of the current models. Extended hours, advanced access and welcoming of the spontaneous demand were the models of access expansion revised to support the discussion. The impact of extended hours on increased access can be minimized if other measures, such as changes to the scheduling model prioritizing advanced access, are not implemented concurrently. The "Upinha 24 horas" model, as presented, seems to be based on the conception of a Primary Health Care system that works as a complement to "unload" the services of attendance to emergency services and not as ordering of the system emergency attention. Despite pointing in an initially correct direction, the implementation of the "Upinhas 24 horas" still seems to be an incipient proposal in the guarantee of access.

La Atención Primaria es la vía preferencial de acceso al sistema de salud, teniendo en cuenta su papel ordenador, los beneficios de la continuidad del cuidado y resolución de este nivel de atención. Diversas barreras en el acceso, dentro de ellas, el horario restringido de funcionamiento, hacen que ese primer contacto sea difícil. En Recife, nuevos equipos de Atención Primaria vienen siendo implementados desde el año 2013: las "Upinhas 24 horas". El objetivo de este trabajo es analizar el modelo "Upinha" presentado como una solución que amplía el acceso. Fue realizada una revisión de la literatura sobre diversas estrategias existentes de ampliación del acceso, a partir de las cuales se analizó críticamente el modelo "Upinha 24 horas" a la vista de los modelos vigentes. Horario extendido, acceso avanzado y acogimiento de la demanda espontanea, fueron los modelos de ampliación del acceso revisados para sustentar la discusión. El impacto del horario extendido en cuanto a la ampliación del acceso puede ser minimizado si otras medidas, como cambios en el modelo de turnos priorizando el acceso avanzado, no fueran concomitantemente implementadas. El modelo "Upinha 24 horas" de la forma que se presenta, parece basado en la concepción de una Atención Primaria que funciona como complemento para "desahogar" los servicios de atención de urgencias. A pesar de apuntar en una dirección inicialmente correcta, la implementación de las "Upinhas 24 horas" parece ser todavía una propuesta incipiente en la garantía del acceso.
Descritores: Plantão Médico
Saúde da Família
Medicina de Família e Comunidade
Controle de Acesso
Atenção Primária à Saúde
Responsável: BR1931.9 - SBMFC - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade


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Id: lil-762365
Autor: Barcellos, Guilherme Brauner.
Título: Comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente / Communication between health care professionals and patient safety
Fonte: In: Sousa, Paulo; Mendes, Walter. Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras. Rio de Janeiro, Fiocruz;EAD, 2014. p.139-158, ilus, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Plantão Médico
Comunicação
Pessoal de Saúde
Medicina Hospitalar
Alta do Paciente
Segurança do Paciente
Vigilância de Evento Sentinela
-Disseminação de Informação
Relações Médico-Enfermeiro
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 362.104258, S725s


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-751891
Autor: Hagiya, Hideharu.
Título: No blood culture examinations during off-hours?
Fonte: Braz. j. infect. dis;19(3):330-331, May-Jun/2015.
Idioma: en.
Descritores: Técnicas de Tipagem Bacteriana/métodos
Patógenos Transmitidos pelo Sangue/isolamento & purificação
Sangue/microbiologia
-Plantão Médico
Manejo de Espécimes
Fatores de Tempo
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-751606
Autor: Scorsolini-Comin, Fabio.
Título: Plantão psicológico centrado na pessoa: intervenção etnopsicológica em terreiro de Umbanda / Person-centered psychological emergency attendance: ethnopsychological intervention in an Umbanda terreiro (Backyard) / Orientación psicológica centrada en la persona: intervención etnopsicológica en Umbanda
Fonte: Temas psicol. (Online);22(4):885-899, dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar e discutir a implantação de um serviço de plantão psicológico em um terreiro de umbanda no interior do Estado de São Paulo, o contexto dos atendimentos, suas características, demandas, dificuldades e possibilidade de atenção à comunidade. Trata-se de um estudo de caso coletivo por meio de duas vinhetas escritas a partir de registros em diários de campo sobre os plantões, conduzidos por dois psicólogos. A análise foi conduzida a partir da abordagem centrada na pessoa e da literatura sobre etnopsicologia. A postura de alteridade e respeito ao outro possibilita a assunção de um cuidado alinhado com as necessidades da comunidade. O plantão constitui um serviço auxiliar na instituição e tem se apresentado como possibilidade de escuta e acolhimento de conflitos considerando as características do funcionamento do terreiro. Conclui-se que o plantão psicológico não pode ser oferecido com a intenção de se diferenciar do apoio já existente no terreiro, mas como uma prática paralela e integrada ao contexto cultural no qual as pessoas da comunidade estão imersas. Aponta-se para a inovação da proposta no campo do aconselhamento multicultural e espera-se que novas pesquisas deem prosseguimento a esta experiência..

This study aims to present and discuss the implementation of psychological service in an Umbanda backyard in a city in the state of São Paulo, Brazil, its their characteristics, demands, difficulties and possibility of attention to community. This paper refers to a study of a collective case through two vignettes registered on a field diary about the attendances. Analysis was conducted based on the person-centered approach and on the ethnopsychological literature. Respectful alterity promotes due care to the necessities of the community. Emergency attendances constitute an auxiliary service in the institution, which allows conflicts to be listened and treated, considering how the Terreiro (backyard) works and its characteristics. It has been concluded that emergency attendance cannot be offered with the intention of differentiating the support already present at the backyard, but as a parallel practice integrated to its cultural context, in which people from the community are immersed. Innovations on the proposal are needed in the field of multicultural counseling and new researches are expected in order to continue this experience.

Este trabajo objetivó presentar y discutir la implantación de un servicio de orientación psicológica en un espacio de expresión religiosa umbandista situado en el interior del estado de São Paulo, Brasil, sobre el contexto de las asistencias, características, demandas, dificultades y posibilidades de atención a la comunidad. Se trata de un estudio de caso colectivo por medio de dos viñetas escritas de registros en diarios de campo sobre las visitas realizadas por dos psicólogos. El análisis se realizó sobre el enfoque centrado en la persona y en la literatura sobre etnopsicología. La actitud de respeto y alteridad entre los demás permite la asunción de un cuidado alineado con las necesidades de la comunidad. La guardia constituye un servicio auxiliar en institución y se presenta como una posibilidad de escuchar y acomodar los conflictos considerando las características del funcionamiento del espacio religioso. Se concluye que la guardia psicológica no puede ser ofrecida con la intención de diferenciarse del apoyo existente en el espacio religioso, pero como una practica paralela y integrada al contexto cultural de la comunidad en la cual las personas hacen parte. Señalase la innovación de la propuesta en el campo de la orientación multicultural y se espera que nuevas investigaciones futuras continúen esta experiencia.
Descritores: Aconselhamento
Intervenção na Crise
Etnopsicologia/métodos
Plantão Médico/métodos
Religião e Psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: lil-750315
Autor: Bezerra, Edson do Nascimento.
Título: Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades / Psychological emergency attendance as a psychological service in educational psychology: limits and possibilities
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;14(1):129-143, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: As práticas de Plantão Psicológico na escola dissociam tais intervenções dasatividades da Psicologia Escolar, assim como relacionam essa modalidade ànecessidade da implementação de um serviço que lhe dê a devida visibilidade institucional. Este trabalho considera tais referências passíveis de reflexão a partir da prática profissional do autor e da leitura atualizada em Psicologia Escolar. Para este fim, toma-se como referência o conceito de Clínica Ampliada e sua correlação com a modalidade de atendimento PlantãoPsicológico. Problematiza-se a oportunidade do psicólogo ou psicólogaescolar, dentre outras ações, possibilitar escuta e acolhimento a qualquer pessoa da comunidade escolar que busque esse apoio de modo espontâneo no momento de sua emergência. Para isso, reflete-se sobre a condição do Plantão Psicológico como serviço e como modalidade de atendimento na escola, bem como sobre a psicologia escolar como área de atuação inserida nesse meio complexo de olhares e perspectivas...

The School Psychology Emergency Practices differs from others SchoolPsychology practices, is more than type of psychology service and should have more institutional visibility. This paper reflects on these references from both the practice of the author and the currently literature in school psychology. To this purpose, we use as reference the concept of ExtendedClinic and its relation with Psychology Emergency Service area. We discussthe opportunity of the school psychologist has, among other things, to be able to listen and to welcome spontaneously anyone in the schoolcommunity seeking for support in case of emergency. In so doing, the author reflects on the condition of psychological emergency service as service and as a type of treatment at school, and school psychology as an area of expertise inserted in this complex environment different of views and perspectives...
Descritores: Plantão Médico
Humanização da Assistência
Psicologia Clínica
Psicologia Educacional
Serviços de Saúde Escolar
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-730804
Autor: Torres, Marcelo Luis Abramides.
Título: Especialidades médicas - Anestesiologia / Medical specialities - Anesthesiology
Fonte: Rev. med. (Säo Paulo);91(n.esp):5-6, 2012.
Idioma: pt.
Descritores: Plantão Médico
Anestesiologia/tendências
Mercado de Trabalho
Especialização
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-717813
Autor: Gomes, Fernanda Maria Donato.
Título: Plantão psicológico: atendimentos em situações de crise / Psychological shift: patient care in crisis situations / Turno psicológico: atención en situaciones de crisis
Fonte: Vínculo;9(2):18-26, jul. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Observamos um período de crise e instabilidade nas instituições como família, estado e escola, provocando mudanças estruturais na sociedade moderna e consequentes transformações nas subjetividades. O cotidiano é vivido como um exercício penoso de sobrevivência. Neste sentido, não são apenas os casos mais graves de sofredores mentais que se encontram diante de uma crise emocional. O cidadão comum que não está gravemente enfermo, também experiência no seu cotidiano alterações, desequilíbrios, estados de dúvidas e incertezas. No entanto, é fato que nossos aparatos em Saúde Pública, não dão conta da demanda existente. Assim os atendimentos acabam por afunilarem e são priorizados os casos mais graves: psicoses, adições, distúrbios alimentares com risco de vida. A quem recorrer? A autora propõe como uma possibilidade criativa de resposta a esta indagação, compartilhar sua experiência como supervisora do estágio Plantão Psicológico realizado na Universidade Paulista - UNIP de São José do Rio Pardo.

We observed a period of crisis and instability in the institutions such as family, state and school, causing structural changes in modern society and the subjective transformations. The everyday living as a painful survival exercise. In this regard, it is not just the most severe cases of mental sufferers which find themselves in the middle of an emotional crisis. The common citizen who is not severely ill, also experiences in his daily routine changes, imbalances, states of doubt and uncertainties. Although, it is a fact that our facilities in Public Health do not handle the existing demand. Therefore, consultations end up accumulating and the most severe cases are prioritized: psychosis, addictions, eating disorders with death risk. Who to address? The author proposes as a creative possibility of answer to this question, to share the experiences as supervisor of the internship in psychological shift done in Paulista University - UNIP of São José do Rio Pardo.

Hemos observado un período de crisis e inestabilidad en las instituciones como la familia, la escuela y el estado en la sociedad contemporánea , provocando cambios estructurales en la sociedad moderna y las consiguientes transformaciones en las subjetividades . La vida cotidiana se vive como un ejercicio doloroso en la supervivencia. En este sentido, no son sólo los casos más graves de los enfermos mentales se enfrentan a una crisis emocional . El ciudadano común que no está gravemente enfermo , también experimentan cambios en sus vidas diarias , los desequilibrios , los estados de dudas e incertidumbres . Sin embargo , el hecho de que nuestro aparato en Salud Pública, no se dio cuenta de la demanda de las asistencias existente.Assim finalmente afunilarem tienen prioridad y los casos más graves : psicosis , adiciones, trastornos de la alimentación con el riesgo de morte. El autor propone como una oportunidad creativa para responder a esta pregunta, comparte tu experiencia como supervision de La Universid Paulista - UNIP , São José do Rio Pardo.
Descritores: Plantão Médico
Intervenção na Crise
Serviços de Saúde Mental
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-708569
Autor: Arce, Hugo E..
Título: A propósito de un artículo sobre la mortalidad relacionada al día de la cirugía comentado en el Caveat lector
Fonte: Medicina (B.Aires);74(1):87-87, ene.-feb. 2014.
Idioma: es.
Descritores: Plantão Médico/normas
Mortalidade Hospitalar
Procedimentos Cirúrgicos Eletivos/mortalidade
-Medicina Estatal
Reino Unido
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR1.2 - Instituto de Investigaciónes Epidemiológicas



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