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Pesquisa : N04.590.374.034 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1037976
Autor: Corpolato, Roselene de Campos.
Título: Proposta de padronização da passagem de plantão em unidade de terapia intensiva geral adulto / Proposal for the standardization of the shift in an adult general intensive care unit.
Fonte: Curitiba; s.n; 20170720. 93 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A passagem de plantão é uma atividade da equipe de enfermagem que possibilita o planejamento do cuidado e a continuidade da assistência, além de promover a comunicação efetiva entre os membros da equipe e a segurança do paciente. A utilização de instrumentos padronizados para auxiliar esta atividade, pode minimizar falhas e garantir que informações essenciais, referentes aos cuidados, sejam transmitidas. Nesta pesquisa objetivou-se padronizar a passagem de plantão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto por meio da elaboração e validação de um instrumento de registro de informações e um Procedimento Operacional Padrão (POP). Trata-se de uma Pesquisa-Ação realizada no período de agosto de 2015 a junho de 2017. Os participantes foram 15 enfermeiros, sendo 11 atuantes no serviço e quatro enfermeiros especialistas em Cuidados Intensivos e Urgências e Emergências. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com questões acerca da temática de interesse, foram realizadas reuniões com os participante e validação com especialistas. Nesta etapa foi utilizada Técnica Delphi on-line modificada. Para o tratamento dos dados foi utilizado Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), análise descritiva e Índice de Validade de Conteúdo. Foi desenvolvido três DSC, com as ideias centrais: "A passagem de plantão como garantia da continuidade da assistência", "A passagem de plantão como meio para o planejamento da assistência de enfermagem" e "A passagem de plantão como ferramenta para a organização do trabalho". Foi elaborado um checklist que após testagem, resultou em um instrumento semiestruturado. O instrumento foi validado em aparência, clareza, adequabilidade e conteúdo com IVC=1,0. Os itens que compuseram o instrumento foram, identificação, diagnóstico, estado clínico, medicações, dieta, eliminações, pele, dispositivos, drenos, cateteres, observações e intercorrência, também foi desenvolvido um POP que definiu a modalidade, o tempo dispendido para a atividade e quais informações administrativas e organizacionais da unidade deveriam ser transmitidas na passagem de plantão. Concluiu-se que o instrumento auxilia na transmissão de informações durante a passagem de plantão fortalecendo a segurança do paciente mediante a padronização dessa atividade. O instrumento de passagem de plantão vem ao encontro do objetivo do estudo e das necessidades do serviço. Acredita-se que se utilizada corretamente, essa ferramenta pode melhorar o processo de passagem de plantão da UTI, minimizando os riscos de falhas no processo comunicativo.

The shift handover is a nursing team activity that makes possible the patient care planning and patient care continuity, still It can promote the effective communication among team members and patient safety. The utilization of standardized tools to help this activity, can minimize errors and ensure that essential information related to patient care, is communicated. The aim of this research was to standardize the shift handover in an adult Intensive Care Unit (ICU) through the elaboration and validation of an information record instrument and a Standard Operational Procedure (SOP). It is a research-action carried out from August 2015 to June 2017. The participants were fifteen nurses, of whom 11 were assistants and four were specialists in Intensive Care and Urgencies and Emergencies. For the data collection, a semi-structured questionnaire was used with questions about the theme of interest, meetings were held with the participants and validation with specialists, in this stage it was used the Modified Online Delphi Technique. For the data treatment It was used the Discourse of the Collective Subject (DCS), descriptive analysis and the Content Validity Index. Three DCS's were developed, with the main ideas: "The shift handover as a way to guarantee the continuity of care", "The shift handover as a way for the planning of nursing care" and "The shift handover as a tool for the organization of the duty". A checklist was created which, after testing, resulted in a semi-structured instrument. The instrument was validated in appearance, clarity, suitability and content with IVC = 1.0. The items that composed the instrument were: identification, diagnosis, clinical status, drugs, diet, eliminations, skin, devices, drains, catheters, observations and intercurrence, a SOP was also developed that defined the modality, the time spent for the activity and which administrative and organizational information from the unit should be communicated on the shift handover. It was concluded that the instrument helps in the transmission of information during the shift handover, enhancing patient safety through the standardization of this activity. The instrument of shift handover meets the aim of the study and the needs of the service. It is believed that using correctly, this tool can improve the ICU shift handover process, minimizing the risks of communicative process failures.
Descritores: Plantão Médico
Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Segurança do Paciente
Unidades de Terapia Intensiva
-Continuidade da Assistência ao Paciente
Comunicação
Cuidados de Enfermagem
Qualidade da Assistência à Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.73, C822


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Id: biblio-977632
Autor: Boska, Gabriella de Andrade; Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de; Claro, Heloísa Garcia; Araujo, Thalita Silva Gomes de; Pinho, Paula Hayasi.
Título: Night beds in psychosocial attention care centers for alcohol and drugs: analysis and characterization / Camas en centros de atención psicosocial alcohol y drogas: análisis y caracterización / Leitos em centro de atenção psicossocial álcool e drogas: análise e caracterização
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.5):2251-2257, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze and characterize the use of night beds in a Psychosocial Attention Care Center for Alcohol and Drugs (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS ad). Method: It is a quantitative, documental, descriptive and retrospective study. Data were gathered from 565 medical records. An analysis of continuous variables was performed. Results: When admitted to the beds, most users (87.6%) consumed multiple substances daily and were vulnerable, specially in street situation (68.3%). These users were admitted on an average of two times, undergoing a previous evaluation by the nurse (85.8%), usually for detoxication or due to the vulnerable condition. They stayed in the center for an average of seven days and 31.1% did not finish what was proposed. For a few cases, hospital support was needed. Overall, discharges were planned, but the return happened without booking. Conclusion: Social issues cut through the use of night beds, however, it is a therapeutic resource that meets significant demands and is present in the daily lives of vulnerable users as a comprehensive care.

RESUMEN Objetivo: Analizar y caracterizar la utilización de las camas de acogida nocturna en un Centro de Atención Psicosocial Alcohol y Drogas (CAPS ad). Método: Estudio de enfoque cuantitativo, documental, descriptivo y retrospectivo. Los datos fueron recogidos en 565 prontuarios y se realizó un análisis de las variables continuas. Resultados: En el momento de la admisión en cama, la mayoría de los usuarios consumía diariamente (87,6%) múltiples sustancias y se encontraba en vulnerabilidad, principalmente en situación de calle (68,3%). Fueron admitidos en promedio dos veces, con evaluación previa del enfermero (85,8%), generalmente para desintoxicación o por la propia condición vulnerable. Tuvieron una media de siete días de permanencia y el 31,1% no concluyó lo propuesto. En pocos casos se necesitó soporte hospitalario. En general, se planearon las altas, pero el retorno ocurrió sin programación. Conclusión: Cuestiones sociales pasan por el uso de las camas, sin embargo, es un recurso terapéutico que atiende demandas significativas y está presente en el cotidiano de los usuarios en vulnerabilidad como un cuidado integral.

RESUMO Objetivo: Analisar e caracterizar a utilização dos leitos de acolhimento noturno em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad). Método: Estudo de abordagem quantitativa, documental, descritivo e retrospectivo. Dados coletados em 565 prontuários. Realizou-se análise das variáveis contínuas. Resultados: No momento da admissão em leito, a maioria dos usuários consumia diariamente (87,6%) múltiplas substâncias e encontrava-se em vulnerabilidade, principalmente em situação de rua (68,3%). Esses foram admitidos em média duas vezes, com avaliação prévia do enfermeiro (85,8%), geralmente para desintoxicação ou pela própria condição vulnerável. Tiveram uma média de sete dias de permanência e 31,1% não concluíram o proposto. Em poucos casos houve necessidade de suporte hospitalar. No geral as altas foram planejadas, mas o retorno ocorreu sem agendamento. Conclusão: Questões sociais perpassam o uso dos leitos, contudo é um recurso terapêutico que atende demandas significativas e está presente no cotidiano dos usuários em vulnerabilidade como um cuidado integral.
Descritores: Ocupação de Leitos/estatística & dados numéricos
Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias/métodos
Plantão Médico/estatística & dados numéricos
-Brasil
Estudos Retrospectivos
Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias/estatística & dados numéricos
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/terapia
Plantão Médico/métodos
Hospitalização/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1127523
Autor: Aquino, Nayara Cristiny Gonçalves; Sei, Maíra Bonafé.
Título: Fatores terapêuticos em grupos abertos: um estudo qualitativo / Therapeutic factors in open groups: a qualitative study / Factores terapéuticos en grupos abiertos: un estudio cualitativo
Fonte: Vínculo;17(1):97-118, jan.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Os serviços-escola de Psicologia são espaços vinculados à formação de futuros psicólogos. Oferecem à população atendimentos psicológicos a baixos custos e/ou gratuitos e, com isso, filas de espera e abandono do tratamento. Entende-se, assim, ser relevante o desenvolvimento de estratégias de acolhimento imediato dos interessados tais como grupos abertos e plantão psicológico. A partir desse contexto, objetivou-se compreender a visão de usuários em relação a um grupo aberto para adultos realizado em um serviço-escola de Psicologia de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empreendida por meio de entrevistas semi dirigidas, com indivíduos que tivessem frequentado o grupo por um período mínimo de dois meses. Os resultados foram analisados e categorizados a partir dos Fatores Terapêuticos propostos por Yalom e Leszcz. Percebeu-se, a despeito de não possuírem uma finalidade psicoterapêutica a priori, a presença de fatores terapêuticos em operação nos grupos abertos investigados, sinalizando a importância quanto ao desenvolvimento de intervenções psicológicas dessa natureza nos serviços-escola de Psicologia.

Psychology school services are spaces linked to the formation of future psychologists. They offer low-cost and/or free psychological care to the population, thereby waiting lines and treatment abandonment. Thus, it is understood to be relevant the development of strategies for immediate reception of stakeholders such as open groups and psychological duty. From this context, the objective was to understand the view of users in relation to an open group for adults held in a psychology school service of a public university. This is a qualitative research, conducted through semi-directed interviews with individuals who had attended the group for a minimum of two months. The results were analyzed and categorized from the Therapeutic Factors proposed by Yalom and Leszcz. Despite the lack of a priori psychotherapeutic purpose, the presence of therapeutic factors at work in the open groups investigated, indicating the importance of the development of psychological interventions of this nature in the Psychology school services.

Los servicios de escuela de psicología son espacios vinculados a la formación de futuros psicólogos. Se ofrece atención psicológica gratuita o de bajo costo a la población, lo que genera colas y abandono del tratamiento. Por lo tanto, se entiende que es relevante el desarrollo de estrategias para la recepción inmediata de las partes interesadas, como los grupos abiertos y la guardia psicológica. Desde este contexto, el objetivo era comprender la opinión de los usuarios de un grupo abierto a adultos en un servicio escolar de psicología de una universidad pública. Esta es una investigación cualitativa, realizada a través de entrevistas semi direccionadas con personas que habían asistido al grupo durante un mínimo de dos meses. Los resultados fueron analizados y categorizados a partir de los factores terapéuticos propuestos por Yalom y Leszcz. A pesar de la falta de un propósito psicoterapéutico a priori, se investigó la presencia de factores terapéuticos en funcionamiento en los grupos abiertos, lo que indica la importancia del desarrollo de intervenciones psicológicas de esta naturaleza en los servicio de escuela de psicología.
Descritores: Terapia Psicanalítica
Psicologia
Instituições Acadêmicas
Terapêutica
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Universidades
Estágio Clínico
Plantão Médico
Acolhimento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-576987
Autor: Penaforte, Maria Helena de Oliveira; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Título: The visibility of hygiene self-care in nurse-to-nurse shift change reports / A visibilidade do autocuidado relativo à higiene na passagem de plantão dos enfermeiros / La visibilidad del autocuidado higiene en el cambio de turno de los enfermeros
Fonte: Rev. latinoam. enferm;19(1):131-139, Jan.-Feb. 2011.
Idioma: en.
Resumo: This study aimed to understand the visibility of hygiene care related to inpatients with compromised self-care through the nurse-to-nurse shift change report. A qualitative approach was used and data were collected through observation and semi-structured interviews. A total of 33 nurses from medical and surgical units were observed and eight of them were interviewed. The results indicate that the nurse-to-nurse shift change report is a cyclically recreated practice that results in group coherence in updating information and in the continuity of care, and keeps nurses united. Hygiene care activities are present in the shift change reports; they are frequent in the shift change from morning to afternoon and less frequent in the remaining. Information concerning these activities helps to determine the type of aid necessary to the continuity of hygiene and of many other care activities and the rhythm of the following shifts.

Objetivou-se compreender a visibilidade dos cuidados de higiene na informação da passagem de plantão, inerentes à pessoa internada com o autocuidado comprometido. Recorreu-se à abordagem qualitativa, utilizando-se a observação e a entrevista semiestruturada. Foram observados 33 enfermeiros, 8 dos quais foram entrevistados, provenientes de um serviço de medicina e outro de cirurgia. Dos achados, pode-se salientar que a passagem de plantão é prática recriada ciclicamente e aponta para o sentido de coerência do grupo na reatualização da informação, na continuidade dos cuidados e mantém unidos os enfermeiros. Os cuidados de higiene marcam presença nos relatos da passagem de plantão, com vínculo explícito na do turno das 14h30min e implícito nas restantes passagens. A informação sobre esses proporciona orientações para determinar o tipo de ajuda à sua continuação e a muitos outros cuidados, atividades e ritmo do turno seguinte.

El objetivo fue comprender la visibilidad de los cuidados de higiene en la información del cambio de turno, inherentes a la persona internada con el autocuidado comprometido. Se recurrió al abordaje cualitativo, utilizando la observación y la entrevista semiestructurada. Fueron observados 33 enfermeros, 8 de los cuales fueron entrevistados, provenientes de un servicio de medicina y otro de cirugía. De los hallazgos, se puede destacar que el cambio de turno es una práctica recreada cíclicamente y apunta para el sentido de coherencia del grupo en la reactualización de la información, la continuidad de los cuidados y mantiene unidos a los enfermeros. Los cuidados de higiene muestran su presencia en los relatos del cambio de turno, con vínculo explícito en el turno de las 14h30min e implícito en los restantes cambios. La información sobre estos proporciona orientaciones para la continuación de dichos cuidados, así como de los restantes cuidados, actividades y ritmo del próximo turno.
Descritores: Equipe de Enfermagem
Higiene
Pacientes Internados
Percepção
Plantão Médico
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-600164
Autor: Pereira, Bruna Tinoco; Brito, Camila Alessandra de; Pontes, Gabriela Corrêa; Guimarães, Eliane Marina Palhares.
Título: A passagem de plantão e a corrida de leito como instrumentos norteadores para o planejamento da assistência de enfermagem / Cambio de guardia y ronda por las camas como instrumentos de apoyo para la planificacion de la atencion de enfermeria / Change of shift report and daily bedside rounding as guidelines for planning nursing assistance
Fonte: REME rev. min. enferm;15(2):283-289, abr.-jun. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um relato de experiência das acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, que desenvolveram as atividades práticas da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Rede Hospitalar, numa unidade de clínica médica de um hospital universitário. Mediante a inserção na unidade e a elaboração do diagnóstico situacional, identificou-se a necessidade de discutir com os enfermeiros a importância da passagem de plantão e da corrida de leito como dois dos instrumentos administrativos primordiais para planejar e avaliar a assistência de enfermagem. Assim, constituíram-se objetivos deste estudo a revisão da Instrução Técnica de Trabalho (ITT), em vigor na instituição sobre passagem de plantão, e a elaboração de uma proposta de ITT sobre corrida de leito. A metodologia utilizada baseou-se no planejamento estratégico propostopor Cecílio (1997).O estudo proporcionou uma visão ampliada sobre a passagem de plantão e da corrida de leito como ferramentas para o planejamento, a execução e a avaliação da assistência de enfermagem, bem como sobre a utilização das ITTs como instrumentos orientadores das atividades diárias do enfermeiro nas unidades de serviço. Saliente-se a participação dos enfermeiros durante odesenvolvimento do estudo, expressando a corresponsabilidade na implementação das ITTs e, consequentemente, nas mudanças na sistematização da assistência de enfermagem na unidade, que garantirão a realização da passagem de plantão e da corrida de leito nos três turnos de trabalho. Ressalte-se, ainda, a oportunidade como acadêmicas de exercitar, de forma sistematizada, ações da coordenação da assistência de enfermagem numa unidade assistencial.

This is a report based on the experience of nursing students from a public nursing school (UFMG Nursing School). The students were registered in a supervised apprenticeship programat a university hospital. Following the students' admission in the unit and the preparation of the situational diagnosis, the importance of the shift report and bedside rounding was presented as the primary administrative tools for planning and evaluating the nursing assistance. The study' objectives were the review of the institution's current technical instructions concerning shift report and the elaboration of a technical instruction scheme for bedside rounding. The methodology was based on the strategicplanning proposed by Cecílio (1997). The study enabled the students to have an broadened viewpoint about shift reportand bedside rounds as tools for planning, executing and evaluating nursing assistance as well as the use of technicalinstructions as a nursing activity guideline to health professionals in his/her service unit. It must be highlighted the nurses'contribution to the study's development and their co-responsibility in the technical instruction implementation that will promote changes in nursing care systematization in the unit. Such changes will enable the change shift report and bedside rounding activities during the three hospital shifts. The experience was an opportunity for the students to practice in a systematic way how to coordinate nursing care in a hospital unit.

El presente estudio es un relato de la experiencia de alumnas de la Escuela de Enfermería de la UFMG en la materiaPasantía Curricular Supervisada en Hospitales Públicos realizada en la clínica médica de un hospital universitario. Conla inserción en dicha unidad y la elaboración de un diagnóstico situacional fue identificada la necesidad de discutircon los enfermeros la importancia del cambio de guardia y de la ronda por las camas como dos de los instrumentosadministrativos primordiales para planear y evaluar la atención de enfermería. Este estudio tiene como objetivo la revisión de la Instrucción Técnica de Trabajo (ITT) en vigor en la institución sobre el cambio de guardias y la elaboración de una propuesta de ITT sobre la ronda por las camas. La metodología utilizada se basó en la planificación estratégica propuesta por Cecílio (1997). El estudio proporciono una visión más amplia sobre el cambio de guardia y la ronda por las camas como herramientas para la planificación, ejecución y evaluación de la atención de enfermería y, asimismo, de la utilización de las ITT como instrumentos orientadores de las actividades diarias de los enfermeros en servicio. Sedestaca la participación de los enfermeros durante el desarrollo del estudio expresando su corresponsabilidad en la implementación de las ITT y, consecuentemente, de los cambios en la sistematización de la atención de enfermería, lo cual garantizará que el cambio de guardia y la ronda por las camas se realicen en los tres turnos de trabajo. También seenfatiza la oportunidad de las estudiantes de ejercitar de forma sistematizada acciones de coordinación de la atención de enfermería en una unidad asistencial.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Planejamento Hospitalar
Planejamento em Saúde
Plantão Médico
Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-578192
Autor: Teodoro, Wender Rodrigues; Aquino, Lori Anisia Martins de.
Título: Análise do processo de passagem de plantão em uma unidade de internação pediátrica / Analisis del proceso de transicion de planton en una unidad de hospitalizacion pediatrico / Analysis of the process of shift report at an unit of pediatric hospital
Fonte: REME rev. min. enferm;14(3):316-326, jul.-set. 2010. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo com este trabalho foi analisar o processo de passagem de plantão em uma unidade de internação, identificando quais são os métodos utilizados, o que é informado pelos membros da equipe, o que eles consideram importante informar e os aspectos positivos do processo. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo cuja amostra foi constituída por 28profissionais de enfermagem de uma unidade de internação pediátrica. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por uma abordagem inicial para identificação das características do sujeito seguida de questões abertas e de múltipla escolha. Foi identificado que toda a equipe utiliza a linguagem verbal falada, aliada à linguagem verbal escrita.Notou-se que o tema Intercorrências é comum e de grande incidência entre os assuntos informados durante o processo.Verificou-se que existem muitas questões relacionadas aos clientes que são consideradas importantes e que deveriam ser abordadas pela equipe de enfermagem na passagem de plantão, todavia não o são. Em relação aos aspectos positivos do processo, foi destacada, com maior incidência, a continuidade da assistência pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Identificou-se, ainda, que os profissionais de enfermagem consideram importante vários assuntos que não são abordados durante a passagem de plantão. Conclui-se que o processo de passagem de plantão é uma maneira eficiente para a troca de informações entre os membros da equipe de trabalho, porém existem muitos assuntos que são considerados importantes, mas não são transmitidos pelos profissionais.

This study aims to examine the shift handover process in a hospital unit, to identify its methods, the sort of information passed over to the team, what is considered relevant to be informed, and the process positive aspects. This is a qualitative and quantitative study whose sample consisted of 28 nurses in a pediatric unit. Data was collected via questionnaire with an initial approach to identify the characteristics of the subject, followed by open questions and multiple choices questions. It was observed that the whole team uses verbal language along with writing language. The subject intercurrence is common and presents a high frequency among the subjects originated throughout the process. We noticed that many issues considered important by customers and that should be addressed by the nursing staff on shift report are not conveyed. In relation to the positive aspects of the process it was highlighted, emphatically, the nurses, technicians and auxiliaries continued care. It was also identified that several issues considered important by the nurses are not addressed during shift change. We conclude that the shift change report is an efficient method to the exchange of information among members of the team work. However there are many issues that are considered important but are not transmitted by the professionals.

Este estudio tiene como objetivo analizar el proceso de transición de la guardia de una unidad de internación, identificando los métodos utilizados, la información que trasmiten los miembros del equipo, qué información consideran importante y los aspectos positivos del proceso. Se trata de un estudio cualitativo y cuantitativo cuya muestra consisitió en 28 enfermeras de una unidad pediátrica. Para la recogida de datos se utilizó un cuestionario enfocando primero las características delos profesionales y siguiendo con preguntas abiertas y de opción múltiple. Se identificó que el equipo utiliza ellenguaje verbal y el lenguaje escrito. Se señaló que el tema Intercurrencias es común y de gran incidencia entre los asuntos relatados durante todo el proceso. Se constató que hay varias cuestiones importantes relacionadas con los clientes que deberían ser tratadas por el equipo de enfermería en el cambio de guardia. En relación a los aspectos positivos del procesos e realzó la continuidad de la atención de los enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería. También se observó que hay varios asuntos relevantes para los profesionales que no son enfocados durante el cambio de guardia. Se concluye que en este proceso se intercambia información entre los miembros del equipo de trabajo de forma eficiente. Sin embargo,hay muchos asuntos considerados importantes que los profesionales no trasmiten.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Comunicação
Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Pediátrica
Plantão Médico
-Pesquisa Qualitativa
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Vieira, Maria Jésia
Id: lil-451435
Autor: Andrade, Joseilze Santos de; Vieira, Maria Jésia; Santana, Maria Adriana; Lima, Daniele Martins de.
Título: A comunicação entre enfermeiros na passagem de plantão / The communication among nurses in the service transmission
Fonte: Acta paul. enferm;17(3):311-315, jul.-set. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: A passagem de plantão entre as equipes de enfermagem é considerada como um dos fatores primordiais para um gerenciamento eficaz. Para tanto, estratégias de comunicação necessitam ser discutidas entre estes profissionais. Assim, esta pesquisa buscou identificar os fatores que interferem na comunicação dos enfermeiros durante a passagem de plantão, bem como as consequências da falta de comunicação em hospitais públicos e privados de Aracajú. Trata-se de um estudo descritivo, numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados, duratne o mês de junho de 2003, através da aplicação de um questionário. Os sujeitos do estudo corresponderam a 23 enfermeiros distribuídos nos três turnos de trabalho em unidades de internação das instituições pesquisadas. Identificaram-se como dificuldades: a ausência da comunicação oral, a falta de clareza nas anotações, simplificações de informações e a não valorização da passagem de plantão. Consequentemente, estas geram, na percepção dos respondentes, problemas tanto de ordem administrativa como assistencial, contribuindo, na maioria das vezes, para a ineficiência da continuidade do cuidado prestado.
Descritores: Comunicação
Continuidade da Assistência ao Paciente
Enfermagem
Plantão Médico
Processo de Enfermagem
-Inquéritos e Questionários
Registros de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1051308
Autor: Felipe, Tânia Roberta Limeira; Spiri, Wilza Carla.
Título: Construção de um instrumento de passagem de plantão / Construction of a shift change instrument
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(7):76-82, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a construção de um instrumento de passagem de plantão utilizando a metodologia SBAR (Situation-Background- Assessment-Recommendation). Método: trata-se de estudo metodológico para construção de um instrumento de passagem de plantão em uma enfermaria de gastroenterologia cirúrgica. Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre a metodologia SBAR. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição cenário da pesquisa. Resultados: os itens constantes do instrumento foram: dados de identificação do paciente que incluíram: data, leito, nome, idade sexo, data de admissão; indicadores: sistema de classificação de paciente, presença de acompanhante; Situação (S): diagnóstico médico e diagnósticos de enfermagem; Breve história (B): alergias, co-morbidades, histórico cirúrgico, isolamento/precauções e barreiras para a comunicação; Avaliação (A): sinais vitais, alimentação, eliminações, curativos, drenos, cateteres e medicamentos; Recomendação (R): interconsultas, intervenções de enfermagem e intercorrências. Conclusão: O instrumento contribui para a padronização da passagem de plantão dos profissionais de enfermagem. (AU)

Objective: to describe the construction of a shift change instrument using the SBAR (Situation-Background-Assessment-Recommendation) methodology. Methodolgy: this is a methodological study for the construction of an instrument of a shift change in a surgical gastroenterology ward. A comprehensive bibliographic review was done on the SBAR methodology. The Research Ethics Committee of the scenario research institution approved the study. Results: the items included in the instrument were: patient identification data that included: date, bed, name, age, sex, date of admission; indicators: patient classification system, presence of companion; Situation (S): medical diagnosis and nursing diagnoses; Background (B): allergies, comorbidities, surgical history, isolation / precautions and barriers to communication; Assessment (A): vital signs, nutritional aspects, eliminations, dressings, drains, catheters and medications; Recommendation (R): interconsultations, nursing interventions and intercurrences. Conclusion: The instrument contributes to the standardization of nurses' change of shift. (AU)

Objetivo: describir la construcción de un instrumento de paso de turno utilizando la metodología SBAR (Situation-Background-Assessment- Recommendation). Método: se trata de un estudio metodológico para la construcción de un instrumento de paso de turno en una enfermería de gastroenterología quirúrgica. Se realizó una revisión bibliográfica exhaustiva sobre la metodología SBAR. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la institución escenario de la investigación. Resultados: los ítems constantes del instrumento fueron: datos de identificación del paciente que incluyeron: fecha, lecho, nombre, edad sexo, fecha de admisión; indicadores: sistema de clasificación de pacientes, presencia de acompañante; Situación (S): diagnóstico médico y diagnósticos de enfermería; Breve historia (B): alergias, comorbilidades, histórico quirúrgico, aislamiento / precauciones y barreras para la comunicación; Evaluación (A): signos vitales, alimentación, eliminaciones, curativos, drenajes, catéteres y medicamentos; Recomendación (R): interconsultas, intervenciones de enfermería e intercurrencias. Conclusión: El instrumento contribuye a la padronización de los cambios de turno de los profesionales de enfermería. (AU)
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional
-Sistema Móvel de Comunicação por Satélite
Estudo de Validação
Plantão Médico
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-891377
Autor: Azevedo, Walter Fernandes de; Mathias, Lígia Andrade da Silva Telles.
Título: Work addiction and quality of life: a study with physicians / Adição ao trabalho e qualidade de vida: um estudo com médicos
Fonte: Einstein (Säo Paulo);15(2):130-135, Apr.-June 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the quality of life of physicians and investigate to what extent it is affected by work addiction. Methods This is an exploratory, descriptive and cross-sectional study, conducted with 1,110 physicians. For data collection, we used a questionnaire with sociodemographic information, the World Health Organization Quality of Life BREF, and the Work Addiction Scale. Results Most physicians presented high quality of life. Female participants presented lower quality of life in the domains psychologic, environment and general (p<0.05). Quality of life was negatively correlated with the number of shifts (p<0.005). The higher the addiction to work, the lower the quality of life. Conclusion The research allowed understanding the implications of work addiction in the quality of life. Further studies are required to support the development of strategies that improve health conditions and quality of life of medical professionals.

RESUMO Objetivo Avaliar a qualidade de vida de médicos e investigar em que medida a adição ao trabalho a afeta. Métodos Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, realizado com 1.110 médicos. Para coleta de dados, optou-se por utilizar um questionário contendo informações sociodemográficas, bem como aplicar o instrumento World Health Organization Quality of Life-BREF e a Escala de Adição ao Trabalho. Resultados Os médicos, em sua maioria, apresentaram alta qualidade de vida. Os participantes do sexo feminino tiveram menor qualidade de vida em relação aos homens nos domínios psicológico, meio ambiente e geral (p<0,05). A qualidade de vida correlacionou-se negativamente com o número de plantões (p<0,005), e quanto maior a adição ao trabalho, menor a qualidade de vida. Conclusão A pesquisa permitiu o conhecimento das implicações da adição ao trabalho sobre a qualidade de vida. Novos estudos são necessários para subsidiar a elaboração de estratégias que melhorem a saúde e a qualidade de vida do profissional médico.
Descritores: Médicos/psicologia
Médicos/estatística & dados numéricos
Qualidade de Vida/psicologia
Inquéritos e Questionários
Comportamento Aditivo/psicologia
Equilíbrio Trabalho-Vida/estatística & dados numéricos
-Médicas/psicologia
Médicas/estatística & dados numéricos
Fatores Socioeconômicos
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Plantão Médico/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Autor: Pessoa, Bruno Henrique Soares; Gouveia, Eneline de Andrade Heráclio; Correia, Isabel Brandão.
Título: Funcionamento 24 horas para Unidades de Saúde da Família: uma solução para ampliação de acesso? Um ensaio sobre as "Upinhas" do Recife / 24-hour operation for Family Health Units: a solution for access expansion? An essay on the "Upinhas" of Recife / Funcionamiento 24 horas para las Unidades de Salud de la Familia: ¿Una solución para la ampliación del acceso? Un ensayo sobre las "Upinhas" de Recife
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;12(39):1-9, jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Atenção Primária à Saúde é via preferencial de acesso ao sistema de saúde, tendo em vista seu papel ordenador, os benefícios da continuidade do cuidado e resolutividade deste nível de atenção. Diversas barreiras de acesso, dentre eles o horário restrito de funcionamento, fazem com que esse primeiro contato não seja facilitado. No Recife, novos equipamentos de Atenção Primária à Saúde vêm sendo implantados desde o ano de 2013: as "Upinhas 24 horas". O objetivo deste trabalho é analisar o modelo "Upinha" apresentado como uma solução para ampliação de acesso. Foi realizada uma revisão da literatura sobre diversas estratégias existentes de ampliação do acesso, a partir das quais se analisou criticamente o modelo "Upinha 24 horas" às lentes dos modelos vigentes. Horário estendido, acesso avançado e acolhimento à demanda espontânea foram os modelos de ampliação de acesso revisados para embasar a discussão. O impacto do horário estendido na ampliação do acesso pode ser minimizado se outras medidas, como mudanças no modelo de agendamento, priorizando o acesso avançado, não forem concomitantemente implantadas. O modelo "Upinha 24 horas", da forma como se apresenta, parece ser baseado na concepção de uma Atenção Primária à Saúde que funciona como complemento para "desafogar" os serviços de atendimento às urgências já existentes e não como ordenadora do serviço de atenção às urgências. Apesar de apontar numa direção inicialmente acertada, a implantação das "Upinhas 24 horas" parece ainda ser uma proposta incipiente na garantia de acesso.

Primary Health Care is a preferential route of access to the health system, considering its ordering role, the benefits of continuity of care and the effectiveness of this level of care. Several access barriers, including restricted hours of operation, make this first contact difficult. In Recife, new equipment for Primary Health Care has been implemented since 2013: the "Upinhas 24 horas". The objective of this essay is to analyze the "Upinha" model presented as a solution to increase access. A review of the literature on several existing strategies of access expansion was carried out, from which the "Upinha 24 horas" model was analyzed critically through the lenses of the current models. Extended hours, advanced access and welcoming of the spontaneous demand were the models of access expansion revised to support the discussion. The impact of extended hours on increased access can be minimized if other measures, such as changes to the scheduling model prioritizing advanced access, are not implemented concurrently. The "Upinha 24 horas" model, as presented, seems to be based on the conception of a Primary Health Care system that works as a complement to "unload" the services of attendance to emergency services and not as ordering of the system emergency attention. Despite pointing in an initially correct direction, the implementation of the "Upinhas 24 horas" still seems to be an incipient proposal in the guarantee of access.

La Atención Primaria es la vía preferencial de acceso al sistema de salud, teniendo en cuenta su papel ordenador, los beneficios de la continuidad del cuidado y resolución de este nivel de atención. Diversas barreras en el acceso, dentro de ellas, el horario restringido de funcionamiento, hacen que ese primer contacto sea difícil. En Recife, nuevos equipos de Atención Primaria vienen siendo implementados desde el año 2013: las "Upinhas 24 horas". El objetivo de este trabajo es analizar el modelo "Upinha" presentado como una solución que amplía el acceso. Fue realizada una revisión de la literatura sobre diversas estrategias existentes de ampliación del acceso, a partir de las cuales se analizó críticamente el modelo "Upinha 24 horas" a la vista de los modelos vigentes. Horario extendido, acceso avanzado y acogimiento de la demanda espontanea, fueron los modelos de ampliación del acceso revisados para sustentar la discusión. El impacto del horario extendido en cuanto a la ampliación del acceso puede ser minimizado si otras medidas, como cambios en el modelo de turnos priorizando el acceso avanzado, no fueran concomitantemente implementadas. El modelo "Upinha 24 horas" de la forma que se presenta, parece basado en la concepción de una Atención Primaria que funciona como complemento para "desahogar" los servicios de atención de urgencias. A pesar de apuntar en una dirección inicialmente correcta, la implementación de las "Upinhas 24 horas" parece ser todavía una propuesta incipiente en la garantía del acceso.
Descritores: Plantão Médico
Saúde da Família
Medicina de Família e Comunidade
Controle de Acesso
Atenção Primária à Saúde
Responsável: BR1931.9 - SBMFC - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade



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