Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1170950
Autor: Parisia Luciana R; Olivera María E; Sperandeo Norma R.
Título: Modificación de formas farmacéuticas sólidas: relevamiento en un hospital de la Provincia de Córdoba / [Modification of solid dosage forms: survey in a hospital of the Province of Cordoba].
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. (Córdoba);70(3):134-43, 2013.
Idioma: es.
Resumo: BACKGROUND: In the hospital setting is frequent to manipulate solid dosage forms (SDF, tablets 16 and capsules), which can affect their physicochemical and biopharmaceutical properties, the pharmacoloeffect and sometimes to cause the appearance of undesirable side effects. OBJECTIVES: To identify the medicines whose SDF is altered in a Hospital of Cordoba (Argentina), to determine how these modifications are made and to establish whether they were properly performed or not. METHODS: We retrospectively analyzed the prescriptions made between the 5th and the 11th of March of 2012 and identified impaired requesting SDF modifications. Open interviews were held with nurses and service visits to each hospital to determine how they manipulated the SDF. RESULTS: We analyzed 700 prescriptions for 113 patients, of which 61 (54

) had manipulations of the received SDF (49 for medical prescription, 7 because they had nasogastric tubes, 3 due to patient choice and 2 by nursing decision). Twenty three medicines were manipulated, but only 12 were correctly manipulated. The major changes were partition of tablets and grinding of tablets or microgranules and dispersible in water. CONCLUSION: The SDF of several medicines is altered in the analyzed hospital, many times without medical indication and scientific justification. It would be appropriate to conduct training courses and establish closer collaborations between pharmacy and nursing units in the investigated hospital.
Descritores: Comprimidos/química
Cápsulas/química
Prescrições de Medicamentos/estatística & dados numéricos
-Administração Oral
Argentina
Composição de Medicamentos/métodos
Comprimidos/administração & dosagem
Cápsulas/administração & dosagem
Estudos Retrospectivos
Humanos
Padrões de Prática Médica
Padrões de Prática em Enfermagem
Prescrições de Medicamentos/normas
Relação Dose-Resposta a Droga
Vias de Administração de Medicamentos
Tipo de Publ: Resumo em Inglês
Artigo de Revista
Responsável: AR5.1 - Centro de Gestión del Conocimiento y las Comunicaciónes


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Id: biblio-897467
Autor: Pinheiro, Joselia de Jesus Garcia; Gomes, Sâmea Cristina Santos; Aquino, Dorlene Maria Cardoso de; Caldas, Arlene de Jesus Mendes.
Título: Primary care nurses' cognitive and attitudinal ability in leprosy control / Aptidões cognitivas e atitudinais do enfermeiro da atenção básica no controle da hanseníase / Aptitudes cognitivas y actitudinales del enfermero de la atención básica en el control de la hanseniasis
Fonte: Rev. baiana enferm;31(2):e17257, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo investigar as aptidões cognitivas e atitudinais dos enfermeiros da Atenção Básica para o controle da hanseníase. Método estudo descritivo quantitativo, realizado entre janeiro e dezembro de 2012, com 101 enfermeiros dos sete distritos sanitários de São Luís, Maranhão, Brasil. Utilizou-se um questionário estruturado com cinco categorias de respostas, ordenadas de acordo com a escala de Likert. Às respostas foram atribuídos escores que levaram à formação de um conceito (excelente; muito bom; bom; regular; ruim). Resultados consideraram-se capacitados 71,2%, porém 63,3% não se sentem aptos para desenvolver ações de prevenção de incapacidades e 83,1% seguiam o protocolo padronizado. Quanto às aptidões cognitivas e atitudinais, a maioria apresentou conceito muito bom (58,4% e 67,3%, respectivamente). Conclusão os enfermeiros, segundo a classificação adotada, possuem boas aptidões cognitivas e atitudinais. No entanto, as capacitações em hanseníase não atendem às reais necessidades de conduta desses profissionais nas ações de diagnóstico e tratamento do agravo.

Objetivo investigar las aptitudes cognitivas y actitudinales de los enfermeros de la Atención Básica para el control de la hanseníasis. Método estudio descriptivo cuantitativo, realizado entre enero y diciembre de 2012, con 101 enfermeros de los siete distritos sanitarios de São Luís, Maranhão, Brasil. Se utilizó un cuestionario estructurado con cinco categorías de respuestas, ordenadas de acuerdo con la escala de Likert. Las respuestas fueron atribuidos puntos que llevaron a la formación de un concepto (excelente; muy bueno; bueno; regular; malo). Resultados se consideraron capacitados 71,2%, sin embargo 63,3% no se sienten aptos para desarrollar acciones de prevención de incapacidades y 83,1% seguían el protocolo padronizado. Sobre las aptitudes cognitivas y actitudinales, la mayoría presentó concepto muy bueno (58,4% y 67,3%, respectivamente). Conclusión los enfermeros, según la clasificación adoptada, poseen buenas aptitudes cognitivas y actitudinales. Sin embargo, las capacitaciones en hanseníasis no atienden a las reales necesidades de conducta de esos profesionales en las acciones de diagnóstico y tratamiento del problema.

Objective to investigate Primary Care nurses' cognitive and attitudinal abilities for leprosy control. Method this is a quantitative descriptive study, conducted between January and December 2012, with 101 nurses from the seven sanitary districts of São Luis, Maranhão, Brazil. A structured questionnaire was used with five categories of answers, ranked according to the Likert scale. Scores were assigned scores to the answers, which led to the formation of a concept (excellent, very good, good, fair, poor). Results 71.2% considered themselves capable, but 63.3% did not feel able to develop disability prevention actions and 83.1% followed the standardized protocol. Regarding cognitive and attitudinal abilities, the majority presented a very good concept (58.4% and 67.3%, respectively). Conclusion nurses, according to the adopted classification, have good cognitive and attitudinal abilities. However, training in leprosy does not meet the real needs of these professionals in the actions of diagnosis and treatment of the disease.
Descritores: Competência Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Hanseníase
-Controle de Doenças Transmissíveis
Padrões de Prática em Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-842670
Autor: Ferraz, Aidê Ferreira; Diogo, Maria José D'Elboux; Souza, Regina Márcia Cardoso de; Pérez, Soraya Macul; Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia; Maria, Vera Lúcia Regina.
Título: Instrumentos básicos: aspectos relacionados ao processo ensino aprendizagem no curso de graduação nas escolas de enfermagem da grande São Paulo / Basic instrument in nursing: aspects of teaching-apprenticeship process
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;22(spe):161-188, jun. 1988.
Idioma: pt.
Resumo: Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.

The authors approach how it has been developed the teaching of some instruments considered basic in Nursing practice. This study were realized with students and teachers from Grande São Paulo Nursing Schools.
Descritores: Educação em Enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
-Escolas de Enfermagem
Aprendizagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo
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Id: biblio-1146584
Autor: Metelski, Fernanda Karla; Alves, Thaís Fávero; Rosa, Rosiane da; Santos, José Luís Guedes dos; Andrade, Selma Regina.
Título: Dimensões da gestão do cuidado na prática do enfermeiro na atenção primária: revisão integrativa / Dimensions of care management in primary care nurses' practice: integrative review / Dimensiones de la gestión de la atención en la práctica de enfermeros de atención primaria: revisión integradora
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51457, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: evidenciar as dimensões da gestão do cuidado na prática do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa nas bases de dados: SCOPUS, LILACS, BDENF, MEDLINE, CINAHL, e Web of Science. Foram incluídos artigos originais disponíveis on-line na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol, entre 2012 e 2018. Utilizou-se a análise de conteúdo considerando as seis dimensões da gestão do cuidado: individual, familiar, profissional, organizacional, sistêmica e societária. Resultados: entre os 24 estudos analisados, predominaram estudos qualitativos e nacionais. Todas as dimensões estão presentes na prática do enfermeiro. Conclusão: sobressaiu-se a dimensão organizacional, ressaltando a atuação do enfermeiro como gestor, gerente ou coordenador, por meio do exercício da liderança, planejamento e desenvolvimento de atividades gerenciais integradas à assistência. Pontua-se a importância da busca do enfermeiro pelo desenvolvimento contínuo de competências para a gestão do cuidado.

Objective: to highlight dimensions of care management in the practice of Primary Health Care nurses. Method: this integrative review searched the SCOPUS, LILACS, BDENF, MEDLINE, CINAHL, and Web of Science databases for full-version original articles published in Portuguese, English or Spanish between 2012 and 2018. Content analysis was used considering the six dimensions ­ individual, family, professional, organizational, systemic and corporate ­ of care management. Results: the 24 studies analyzed were predominantly Brazilian and qualitative. All the dimensions were present in the nurses' practice. Conclusion: the organizational dimension was most prominent, underlining the nurse's role as manager or coordinator, exercising leadership, planning and managerial activities integrated with care. Attention is drawn to the importance of nurse's engaging in continuous development of care management skills.

Objetivo: destacar las dimensiones de la gestión asistencial en la práctica del enfermero de Atención Primaria de Salud. Método: esta revisión integradora buscó en las bases de datos SCOPUS, LILACS, BDENF, MEDLINE, CINAHL y Web of Science artículos originales en versión completa publicados en portugués, inglés o español entre 2012 y 2018. Se utilizó el análisis de contenido considerando las seis dimensiones: individual , familiar, profesional, organizativa, sistémica y corporativa - de gestión asistencial. Resultados: los 24 estudios analizados fueron predominantemente brasileños y cualitativos. Todas las dimensiones estuvieron presentes en la práctica de las enfermeras. Conclusión: la dimensión organizacional fue la más destacada, destacando el rol de la enfermera como gerente o coordinadora, ejerciendo el liderazgo, planificación y actividades gerenciales integradas con el cuidado. Se llama la atención sobre la importancia de que la enfermera participe en el desarrollo continuo de las habilidades de gestión de la atención.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Enfermagem de Atenção Primária
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
-Papel do Profissional de Enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1103685
Autor: Serrano Díaz, Catalina Adelina; Carrillo Alfonso, Teresa Maritza; Santamaría Machín, Walpi; Cordero Paz, Isaris; Espinosa Martínez, Kamelia.
Título: Metodología para el pase de visita de Enfermería en la atención primaria de salud / Methodology for the Nursing ward round in the primary health care
Fonte: Rev. medica electron;40(4):1245-1256, jul.-ago. 2018.
Idioma: es.
Resumo: La atención primaria de salud forma parte integrante del Sistema Nacional de Salud. La enfermería comunitaria es la parte de la Enfermería que desarrolla y aplica, de forma integral, los cuidados al individuo, la familia y la comunidad, en el continuo proceso salud-enfermedad. El profesional de enfermería comunitaria contribuye de forma específica para que los individuos, familia y la comunidad adquieran habilidades, hábitos normas de conductas que fomenten su autocuidado; en el marco de la salud, la que comprende los siguientes elementos: promoción, protección, recuperación y rehabilitación de la salud, además de la prevención de enfermedades. La visita docente-asistencial es la actividad continua y exclusiva de la práctica y enseñanza de la profesión médica. Dicha actividad según el escenario en que se realice, puede ser hospitalaria o en la comunidad. En la atención primaria de salud existe una metodología para el desarrollo del pase de visita de enfermería en la educación en el trabajo, lo que adquiere un carácter peculiar dentro de la práctica laboral. Con el objetivo de describir dicha metodología y valorar teóricamente el papel de la enfermería comunitaria en la atención primaria de salud, se realizó una exhaustiva revisión bibliográfica sobre las formas de organización de la enseñanza y los métodos de educación en el trabajo aplicados a la carrera de Enfermería (AU).

Primary health care is a part of the National Health System. Community nursery is the part of nursing comprehensively developing and applying care to individuals, families and the community in the continuous health-disease process. The community nursery professionals contribute, in a specific way, to the acquisition of skills, habits, behavior norms promoting self-care by individuals, families and the community in the context of the primary health care which includes the following elements: health promotion, protection, recovering and rehabilitation, and also disease prevention. The teaching-care round is the continuous and exclusive activity of the medical profession teaching and practice. That activity, according to the scenery in which it is carried out, may be in the hospital or in the community. There is a methodology in the primary health care for the development of the nursery ward round in the education at work. With the objective of describing that methodology and theoretically assessing the role of community nursing in the primary health care, an exhaustive bibliographic review was carried out on the forms of teaching organization and the methods of education at work used in nursing studies (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde/métodos
Metodologia
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Médicos/normas
Ensino/normas
Trabalho/normas
Educação Continuada
Padrões de Prática em Enfermagem/normas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1090264
Autor: Santos, Cleverson dos; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Hermida, Patrícia Madalena Vieira; Silva, Tatiana Gaffuri da; Galetto, Sabrina Guterres da Silva; Silva, Nelson Junior Cardoso da; Salum, Nádia Chiodelli.
Título: Boas práticas de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica invasiva na emergência hospitalara / Buenas prácticas de enfermería a pacientes en ventilación mecánica invasiva en emergencia hospitalaria / Good nursing practices towards patients on invasive mechanical ventilation in hospital emergency
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(2):e20190300, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar os cuidados concebidos como boas práticas de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica invasiva no contexto de emergência hospitalar. Método Estudo descritivo, qualitativo, realizado de junho a setembro de 2017. Participaram 16 enfermeiros da emergência geral de um hospital da região Sul do Brasil. Os cuidados, extraídos da literatura e classificados quanto ao nível de evidência, foram agrupados em categorias por similaridade e selecionados nos Grupos de Discussão. Resultados Os enfermeiros consideraram como boas práticas aos pacientes em ventilação mecânica invasiva um total de 13 cuidados, os quais estão relacionados ao tubo endotraqueal, ao ventilador e circuito, à prevenção de broncoaspiração, ao controle de infecção e à sedação, analgesia/sono, vigília/dor. Os cuidados foram extraídos de estudos com níveis de evidência IIb, IV e VI. Conclusão e implicações para a prática As boas práticas de enfermagem em ventilação mecânica invasiva, concebidas pelos enfermeiros da emergência, respaldam cientificamente a assistência ao paciente em suporte ventilatório invasivo, podendo ser aplicadas em contextos similares.

RESUMEN Objetivo Identificar los cuidados concebidos como buenas prácticas de enfermería a pacientes en ventilación mecánica invasiva en el contexto de emergencia hospitalaria. Método Estudio descriptivo, cualitativo, realizado entre junio y septiembre de 2017. Participaron 16 enfermeros de la emergencia general de un hospital de la región Sur de Brasil. Los cuidados, extraídos de la literatura y clasificados según el nivel de evidencia, se agruparon en categorías por similitud y seleccionados en los grupos de discusión. Resultados Los enfermeros consideraron como buenas prácticas para pacientes con ventilación mecánica invasiva un total de 13 cuidados, relacionados con el tubo endotraqueal, el ventilador y circuito, la prevención de la broncoaspiración, el control de infección y la sedación, la analgesia/el sueño, la vigilia/dolor. Los cuidados fueron extraídos de estudios con niveles de evidencia IIb, IV y VI. Conclusión e implicaciones para la práctica Las buenas prácticas de enfermería en ventilación mecánica invasiva, concebidas por enfermeros de emergencia, respaldan científicamente la atención al paciente con asistencia respiratoria invasiva y pueden aplicarse en contextos similares.

ABSTRACT Objective To identify care conceived as good nursing practices for patients on invasive mechanical ventilation in the context of hospital emergency. Method Descriptive, qualitative study, conducted from June to September 2017 with the participation of 16 nurses from general emergency room of a hospital in Brazil's southern region. Care, extracted from the literature and classified according to evidence level, were grouped into categories by similarity and selected in Discussion Groups. Results The nurses considered a total of 13 care measures as good practices for the patients on mechanical ventilation. These care measures are related to endotracheal tube, ventilator and circuit, prevention of bronchoaspiration, infection control and sedation, analgesia/sleep, wakefulness/pain. Practices were extracted from studies with evidence levels IIb, IV and VI. Conclusion and implications for practice Good nursing practices related to invasive mechanical ventilation, as conceived by nurses from the emergency room, scientifically supportive care towards patients on invasive ventilatory support and may be applied in similar contexts.
Descritores: Respiração Artificial
Enfermagem em Emergência
Padrões de Prática em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
-Pesquisa Qualitativa
Prevenção de Doenças
Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica/prevenção & controle
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1145473
Autor: Menezes Neto, Joel Azevedo de; Melo, Elaine Batista de; Aguiar, Alexandra Waleska de Oliveira; Pessôa, Franciskelly de Siqueira; Souza, Marcos Antonio de Oliveira; Silva, Liniker Scolfild Rodrigues da.
Título: Gestão de dermatite associada à incontinência pelo enfermeiro: revisão integrativa / Management of dermatitis associated with incontinence by the nurse: integrative review / Manejo de dermatitis asociada con incontinencia por la enfermera: revisión integradora
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(270):4873-4886, nov.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo:descrever o gerenciamento da dermatite associada a incontinência fecal e urinária pelo profissional enfermeiro. Método:Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; publicados no período de 2015 a 2019; nos idiomas português, inglês e espanhol; disponíveis na íntegra. Foram consultadas as seguintes plataformas de dados: BIREME, LILACS e SciELO. Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas.Resultado: Dos 501 estudos encontrados, 32 foram selecionados para a leitura na integra; contudo, após a leitura permaneceram apenas os que atendiam aos critérios descritos na metodologia, totalizando 22 estudos. Após a leitura dos estudos selecionados, os artigos foram categorizados em recortes temáticos, classificando o conhecimento produzido acerca do tema.Conclusão:De uma forma geral, todos os estudos apontaram para a importância de uma adequada inspeção da pele, constituindo-se como o "gold standard" que quer dizer "Padrão ouro" da prevenção e diagnóstico de DAI.(AU)

Objective: to describe the management of dermatitis associated with fecal and urinary incontinence by the nurse professional. Method: This is a bibliographic study, type integrative review. The search for articles was carried out; published in the period from 2015 to 2019; in Portuguese, English and Spanish; available in full. The following data platforms were consulted: BIREME, LILACS and SciELO. The data were organized and presented in figures and tables. Result: Of the 501 studies found, 32 were selected for full reading; however, after reading, only those who met the criteria described in the methodology remained, totaling 22 studies. After reading the selected studies, the articles were categorized into thematic clippings, classifying the knowledge produced on the topic. Conclusion: In general, all studies pointed out the importance of an adequate skin inspection, constituting itself as the "gold standard", which means "gold standard" for the prevention and diagnosis of AID.(AU)

Objetivo: describirel manejo de ladermatitisasociada a incontinencia fecal y urinaria por parte delprofesional de enfermería. Método: Se trata de unestudio bibliográfico, tipo revisión integradora. Se realizólabúsqueda de artículos; publicado enel período de 2015 a 2019; enportugués, inglés y español; disponibleensutotalidad. Se consultaronlassiguientes plataformas de datos:BIREME, LILACS y SciELO. Los datosfueron organizados y presentados en figuras y tablas. Resultado: de los 501 estudios encontrados, 32 fueronseleccionados para lectura completa; sin embargo, luego de lalectura, solo quedaronaquellos que cumplieron com Los criterios descritosenlametodología, totalizando 22estudios. Luego de lalectura de losestudiosseleccionados, los artículos fueron categorizados en recortes temáticos, clasificandoelconocimientoproducido sobre el tema. Conclusión: En general, todos losestudiosapuntan a laimportancia de una adecuadainspeccióncutánea, constituyéndose como el "estándar de oro", que significa "estándar de oro" para laprevención y diagnóstico de la SIDA.(AU)
Descritores: Incontinência Urinária
Dermatite
Cuidados de Enfermagem
-Padrões de Prática em Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Brasil
Sá, Lenilde Duarte de
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Id: lil-798025
Autor: Lima, Maria do Rosário de Araújo; Nunes, Maria Luísa de Almeida; Klüppel, Berta Lúcia Pinheiro; Medeiros, Soraya Maria de; Sá, Lenilde Duarte de.
Título: Atuação de enfermeiros sobre práticas de cuidados afrodescendentes e indígenas / Actuación de los enfermeros en prácticas de cuidados afro descendientes e indígenas / Nurses' performance on indigenous and African-Brazilian health care practices
Fonte: Rev. bras. enferm;69(5):840-846, set.-out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar a atuação de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em relação às práticas de cuidados, cujas raízes têm origem nas culturas africana e indígena. Método: utilizou-se o método da História Oral Temática, em que se entrevistaram sete colaboradores atuantes na Atenção Básica de uma região do nordeste brasileiro. A análise foi fundamentada pela Teoria do Cuidado Cultural, de Leininger, concepção intercultural dos direitos humanos e outras. Resultados: os enfermeiros desconhecem o contexto histórico religioso dos grupos étnicos assistidos e desvalorizam suas práticas de autocuidado em territórios com predominância de culturas afro-indígenas. Essas práticas coexistem com o modelo biomédico, ainda hegemônico. Conclusão: faz-se necessário ampliar a discussão sobre competência cultural no âmbito da formação e exercício profissional, de modo a promover o trabalho de enfermagem na perspectiva da diversidade e da integralidade do cuidado em saúde.

RESUMEN Objetivo: Analizar la actuación de enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia con relación a las prácticas de cuidados cuyas raíces se originan en las culturas africana e indígena. Método: Se utilizó el método de la Historia Oral Temática y se entrevistaron siete colaboradores actuantes en la Atención Básica de una región del noreste brasilero. El análisis se fundamentó en la Teoría de los Cuidados Culturales de Leininger, concepción intercultural de los derechos humanos, y otras. Resultado: Los enfermeros desconocen el contexto histórico religioso de los grupos étnicos atendidos y desvalorizan sus prácticas de auto cuidado en territorios con predominancia de culturas afro-indígenas. Dichas prácticas coexisten con el modelo biomédico, aunque de manera hegemónica. Consideraciones Finales: Es necesario ampliar la discusión sobre la competencia cultural en el ámbito de la formación y el ejercicio profesional para promover el trabajo de enfermería según la perspectiva de la diversidad y de la integridad en el cuidado de la salud.

ABSTRACT Objective: to analyze the performance of nurses from the Estratégia Saúde da Família (Family Health Strategy) on health care practices rooted in African and Indigenous cultures. Methods: Thematic Oral History was used and interviews were conducted with seven participants, who worked with Primary Health Care in Northeastern Brazil. The analysis was based on Leininger's Theory of Cultural Care and the intercultural concept of human rights, among others. Results: nurses are unaware of the religious and historical context of the ethnic groups cared for and do not appreciate their self-care practices in areas with a predominance of African and indigenous cultures. These practices coexist with the hegemonic biomedical model. Conclusion: the debate on cultural competence in the context of professional qualification and exercise is required, aiming to promote the nursing work in the perspective of diversity and comprehensiveness of health care.
Descritores: Padrões de Prática em Enfermagem/normas
Serviços de Saúde do Indígena
-Brasil
Grupos Étnicos
Entrevistas como Assunto
Medicina Tradicional Africana
Grupos Populacionais
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-798039
Autor: Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Gonçalves, Maria Narcisa da Costa; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Tronchin, Daisy Maria Rizatto.
Título: Qualidade dos cuidados de enfermagem: construção e validação de um instrumento / Calidad de la atención de enfermería: construcción y validación de un instrumento / Quality of nursing care: instrument development and validation
Fonte: Rev. bras. enferm;69(5):920-926, set.-out. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivos: descrever o processo de construção e validação de uma escala para mensurar a percepção dos enfermeiros acerca das atividades que contribuem para a qualidade dos cuidados de enfermagem. Método: estudo de cunho metodológico pautado na revisão da literatura, na opinião de peritos e na experiência dos investigadores. Foi desenvolvido um instrumento contendo seis dimensões e 25 itens, sendo aplicado no formato de questionário a 775 enfermeiros em um hospital do norte de Portugal, no período de maio a julho de 2014. Para a validação empregou-se a análise fatorial exploratória e a avaliação da consistência interna de cada fator/dimensão. Resultados: a análise fatorial indicou para ajustes na composição original da escala, que passou a ser constituída por sete dimensões, mantendo-se os 25 itens, apresentando uma elevada consistência interna (alfa de Cronbach de 0,940). Conclusão: a versão final da escala apresenta adequadas propriedades psicométricas, revelando potencial para utilização em futuros estudos.

RESUMEN Objetivos: describir el proceso de construcción y validación de una escala para medir la percepción de los enfermeros respecto de actividades que contribuyen a la calidad de la atención de enfermería. Método: estudio metodológico, basado en revisión de literatura, opiniones de peritos y experiencias de investigadores. Fue desarrollado un instrumento incluyendo 6 dimensiones y 25 ítems, en formato de cuestionario, aplicado a 775 enfermeros de hospital del norte de Portugal, entre mayo y julio de 2014. Para la validación, se utilizó análisis factorial exploratorio y una evaluación de consistencia interna para cada factor/dimensión. Resultados: el análisis factorial indicó necesidad de ajustar la composición original de la escala, que pasó a estar constituida por 7 dimensiones, manteniéndose los 25 ítems, expresando elevada consistencia interna (alfa de Cronbach de 0,940). Conclusión: la versión final de la escala demuestra adecuadas propiedades psicométricas, expresando potencial para utilización en futuros estudios.

ABSTRACT Objectives: to describe the development and validation process of a scale to measure the nurses' perception of the activities that contribute to nursing care quality. Method: methodological study based on a literature review, the opinion of experts and the experience of study investigators. An instrument was designed containing six dimensions and 25 items, applied as a questionnaire to 775 nurses from a hospital in northern Portugal, from May to July 2014. The instrument validation used an exploratory factor analysis and an internal consistency assessment of each factor/dimension. Results: the factor analysis indicated the need to adjust the original composition of the scale, which then received one more dimension, totaling seven dimensions and the same 25 items, and presented a high internal consistency (Cronbach's alpha of 0.940). Conclusion: the final version of the scale presents adequate psychometric properties, with potential use in future studies.
Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Inquéritos e Questionários/normas
Padrões de Prática em Enfermagem/normas
-Portugal
Reprodutibilidade dos Testes
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1120553
Autor: Rangel, Anna Gabriella Carvalho.
Título: Educação permanente em saúde: implantação e implementação das práticas em uma organização hospitalar / Continuing health education, the establishment and implementation of practices in a hospital organization / Educación permanente en salud: aplicación e implementación de las prácticas en una organización hospitalaria.
Fonte: Salvador; s.n; 2014. 113P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como uma prática polissêmica de ensino-aprendizagem, que se fundamenta na aprendizagem significativa e organizacional e na participação ativa das equipes de saúde e gestores na problematização das práticas. O objetivo do estudo foi analisar os processos de implantação e implementação das práticas de EPS em uma organização hospitalar do município de Salvador. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido, no ano de 2013, em um hospital público e de grande porte, certificado em Acreditação Hospitalar. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas com gestores e trabalhadores de categorias e serviços distintos do hospital. A Análise Temática foi adotada como técnica e os dados foram confrontados, destacando pontos significantes, similaridades e diferenças. Emergiram as categorias analíticas: concepções sobre EPS, planejamento e operacionalização das práticas educativas, concepções pedagógicas e avaliação das práticas de EPS. Os resultados evidenciaram efetivo investimento e sistemático planejamento para a educação de trabalhadores, sob a gestão de uma enfermeira que exerce a função de planejar e operacionalizar as práticas educativas no hospital. As concepções de EPS convergem para o pouco aprofundamento epistemológico e descrevem práticas educativas instrutivas, organizadas por categoria de profissionais, direcionadas quase que exclusivamente à equipe de enfermagem e centradas na disseminação de orientações para a condução da assistência e realização de procedimentos. O planejamento não contempla participação sistemática das equipes. Estratégias para avaliar a efetividade das ações educativas superam a busca por falhas e incluem auditoria, supervisão e monitoramento de indicadores. O reconhecimento de fragilidades no modelo vigente aponta para a necessidade de reorganização da EPS. Concluiu-se que os processos educativos que não adotam práticas inclusivas e dialógicas e restringem a participação ativa dos trabalhadores em seu processo formativo, ou seja, as etapas de planejamento e de avaliação das atividades de EPS, não favorecem a aprendizagem significativa e organizacional que repercuta em melhoria da qualidade, reformulação dos processos e efetividade do trabalho.(AU)
Descritores: Política Pública
Educação Continuada em Enfermagem
Administração Hospitalar
-Educação em Enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde



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