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Tomasi, Elaine
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Id: biblio-1101108
Autor: Seus, Thamires Lorenzet; Silveira, Denise Silva da; Tomasi, Elaine; Thumé, Elaine; Facchini, Luiz Augusto; Siqueira, Fernando Vinholes.
Título: Estrutura para o trabalho e composição de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: pesquisa nacional - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), 2013 / Estructura para el trabajo y composición de equipos del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia, Brasil: encuesta nacional - Programa de Mejora del Acceso y la Calidad (PMAQ), 2013 / Structure for the work and composition of Family Health Support Unit teams: national survey - Program for Improving Primary Health Care Access and Quality (PMAQ), 2013
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(3):e2018510, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Ações de Saúde do Ministério da Saúde.
Resumo: Objetivo: descrever a estrutura das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) quanto a espaços físicos, formação recebida, educação permanente e profissionais que apoiam as equipes de Atenção Básica à Saúde no Brasil, em 2013. Métodos: estudo descritivo, com dados da fase de avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Resultados: as 1.773 equipes de NASF utilizam, principalmente, consultórios compartilhados na unidade básica de saúde (UBS) (85,7%); para 63,4% dos profissionais, foi oferecida formação específica quando iniciaram o trabalho no NASF, e para 67,4%, educação permanente; as equipes receberam o apoio principalmente de fisioterapeutas (87,4%) e profissionais de educação física (87,0%). Conclusão: as equipes de NASF têm estrutura de acordo com o preconizado nas diretrizes; há profissionais do NASF que não receberam formação específica para o trabalho.

Objetivo: describir la estructura de los equipos de Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia (NASF) en relación a espacios físicos, formación recibida, educación permanente y profesionales que apoyan a los equipos de Atención Básica de Salud (ABS) en Brasil, el 2013. Métodos: estudio descriptivo, transversal, con datos de la fase de evaluación externa del Programa de Mejora del Acceso y la Calidad de la Atención Básica (PMAQ). Resultados: los 1.773 equipos de NASF utilizan principalmente consultorios compartidos en la unidad básica de salud (UBS) (85,7%); para el 63,4% de los profesionales se ofreció formación específica cuando iniciaron el trabajo en el NASF, y para el 67,4%, educación permanente; los equipos recibieron el apoyo de fisioterapeutas (87,4%) y de profesionales de Educación Física (87%). Conclusión: los equipos del NASF tienen estructura de acuerdo con lo preconizado en las directrices del NASF; hay profesionales del NASF que no recibieron entrenamiento específico para el trabajo.

Objective: to describe the structure of Family Health Support Unit (FHSU) teams with regard to physical space, training received, continuing education and professionals that support Primary Health Care (PHC) teams in Brazil, in 2013. Methods: this is a descriptive study using data from the external evaluation stage of the Program for Improving Primary Health Care Access and Quality (PMAQ). Results: the 1,773 FHSU teams mainly used shared clinics at primary health care centers (85.7%); 63.4% of professionals were offered specific training when they started work at their FHSU, while 67.4% were offered continuing education; the teams received support mainly from physiotherapists (87.4%) and Physical Education professionals (87,0%). Conclusion: the structure available for FHSU teams is in accordance with the guidelines; some FHSU professionals have not received any specific training for the job.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente/organização & administração
Atenção Primária à Saúde/normas
Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Estrutura dos Serviços/organização & administração
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/normas
-Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Saúde da Família
Estudos Transversais
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1101105
Autor: Garcia, Leila Posenato.
Título: 16a Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde / 16a Conferencia Nacional de Salud: Democracia y Salud / 16th National Health Conference: Democracy and Health
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(3):e20190223, 2019.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: 16a Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde, Brasília, 4-7 ago. 2019.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Estrutura dos Serviços
Congressos como Assunto/organização & administração
-Equipe de Assistência ao Paciente
Avaliação em Saúde
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1143439
Autor: Mazza, Daiene Aparecida Alves; Carvalho, Brígida Gimenez; Carvalho, Marselle Nobre de; Mendonça, Fernanda de Freitas.
Título: Aspectos macro e micropolíticos na organização do trabalho no NASF: o que a produção científica revela? / Macro and micropolitical aspects in the organization of work at NASF: what does scientific production reveal?
Fonte: Physis (Rio J.);30(4):e300405, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo objetiva analisar a influência dos aspectos macro e micropolíticos na organização e processo de trabalho do NASF. Trata-se de uma scoping review, realizada durante o mês de junho de 2020, nas bases de dados Lilacs e Medline. Identificou-se que questões referentes à infraestrutura, gestão do trabalho do NASF, formação para o SUS, relação entre as equipes e características dos profissionais do NASF influenciam a organização e o processo de trabalho do NASF, evidenciando-se a ocorrência de um maior número de desafios, em detrimento das potencialidades para esse processo. Destaca-se que atravessamentos marcados pela conjuntura atual podem refletir incisivamente no trabalho dessas equipes. Aponta-se a necessidade da implantação de estratégias no sentido de dirimir os obstáculos desvelados por este estudo, tais como a criação de espaços de educação permanente no cotidiano das equipes, o estabelecimento de ferramentas de cogestão, e o incentivo a iniciativas que fomentem a integração ensino-serviço-comunidade.

Abstract This article aims to analyze the influence of macro and micropolitical aspects on the organization and work process of Nasf. This is a scoping review, conducted in June 2020, in the Lilacs and Medline databases. It was found that issues related to infrastructure, Nasf work management, training for SUS, relationship between teams and characteristics of Nasf professionals influence the organization and work process of Nasf, attesting the occurrence of a higher number challenges rather than the potential for this process. It is noteworthy that crossings marked by the current conjuncture can strongly reflect on the work of these teams. There is a need to implement strategies to address the obstacles unveiled by this study, such as the creation of permanent education spaces in the daily lives of teams, the establishment of co-management tools, and the encouragement of initiatives that foster integration teaching-service-community.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Gestão em Saúde
Recursos Humanos/organização & administração
Política de Saúde
-Brasil
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1037960
Autor: Kami, Maria Terumi Maruyama.
Título: Saberes ideológicos e instrumentais dos profissionais que atuam no consultório na rua: subsídios para elaboração de uma funcionalidade no prontuário eletrônico / Ideological and instrumental knowledge of professionals working in the street office: support for the development of a functionality in the electronic medical record.
Fonte: Curitiba; s.n; 20151211. 146 p. ilus, graf, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A vida na rua descortina a vulnerabilidade de quem nela vive, exigindo abordagens específicas das equipes de saúde. O Consultório na Rua, integrante da Atenção Primária, visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Assim, esta pesquisa objetivou identificar os saberes ideológicos e instrumentais que subsidiam os processos de trabalho dos profissionais que integram as equipes do Consultório na Rua e elaborar proposta de funcionalidade no prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Curitiba com base nos saberes dos profissionais que atuam nessas equipes. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. A coleta de dados foi realizada junto a 20 profissionais e 6 usuários do Consultório na Rua no período de janeiro a fevereiro de 2015, por meio de entrevista com roteiros semiestruturados distintos para cada categoria de participantes. As informações provenientes das entrevistas foram analisadas separadamente e processadas com o apoio do software IRAMUTEQ. Dos discursos dos profissionais emergiram quatro classes: 1 - políticas públicas que norteiam o trabalho do Consultório na Rua; 3- necessidades naturais (ambas as classes contemplaram os saberes ideológicos); 2- dispositivos e instrumentos no cuidado à pessoa em situação de rua; 4- agenda semanal (essas duas classes contemplaram os saberes instrumentais). Nos discursos dos usuários foram analisadas a classe das necessidades naturais e a classe das necessidades necessárias e alienadas. Ambas as classes contemplaram os saberes ideológicos. Constatou-se a centralidade dos discursos no processo de trabalho, sustentado pelos saberes ideológicos, conforme referencial teórico adotado. A dimensão estrutural da realidade objetiva da população em situação de rua foi perceptível na determinação social do processo de situar-se na rua. As demandas preponderantemente manifestadas nos discursos dos entrevistados foram mais evidentes do que a própria organização do Consultório na Rua como cenário de cuidado. Os discursos dos profissionais apontaram a dificuldade no acesso à saúde pela população em situação de rua, o não reconhecimento dessas pessoas como pessoas de direito e necessidades naturais - necessidades que foram confirmadas pelos usuários. Estes, contudo, apresentaram ainda necessidades necessárias e alienadas, conforme tipologia adotada. O trabalho em equipe multidisciplinar foi considerado potencializador desse processo e o vínculo como necessário e essencial, enquanto as práticas de monitoramento e avaliação das ações foram comprometidas pela falta de instrumentos que possibilitassem o registro de todas as ações realizadas no cuidado à pessoa em situação de rua, o que caracteriza uma situação de invisibilidade. Acredita-se que a implantação do registro dessas ações no formato de funcionalidade no prontuário eletrônico significaria a possibilidade de estabelecer uma efetivação da relação entre o saber instrumental e o saber ideológico, saberes constitutivos do processo de trabalho em saúde, motivo pelo qual precisam ser conhecidos, explicitados e descritos.

Life on the streets unveils the vulnerability of those who live on them, demanding health teams' specific approaches. Consultório na Rua ("Street Outreach Office"), integrating Primary Healthcare, aims to expand the access of homeless people to healthcare services. Thus, this research study objectified to identify ideological and instrumental knowledge underpinning the work processes of the professionals who integrate Consultório na Rua's teams, and elaborate a functionality proposal for the electronic health records of the Municipal Secretary of Curitiba, Paraná State/Brazil, based on the team professionals' knowledge. It is an exploratory, qualitative study. Data collection was held with 20 professionals and 6 users of Consultório na Rua, from January to February/2015, by means of an interview with distinct semistructured questions for each category of participants. Information from the interviews was separately analyzed and processed with the support of IRAMUTEQ software. Four classes emerged from the professionals' discourses: 1- public policies guiding the work of Consultório na Rua; 3- natural needs (both classes contemplated ideological knowledge); 2- devices and instruments to care for the person living on the streets; 4- weekly schedule (both classes contemplated instrumental knowledge). The class of natural needs and the class of necessary, alienated needs were analyzed in the users' discourses. Both classes contemplated ideological knowledge. It was evidenced discourse centrality in the work process, supported by the ideological knowledge, according to the adopted theoretical background. The structural dimension of the objective reality of the population living on the streets was perceived in the social determination of the process of being on the street. The predominantly manifested demands in the respondents' discourses were more evident than Consultório na Rua organization itself as a healthcare setting. Professionals' discourses pointed out the access difficulty to healthcare by the street dwellers, non-recognition of those people as citizens and their natural needs - confirmed by the users. The latter also presented necessary, alienated needs, according to the adopted typology. Multidisciplinary team work was considered a maximizer of this process, and the bonding as necessary and essential, while the monitoring practices as well as action assessment were hindered by the lack of instruments enabling to record all healthcare actions held towards the individuals living on the streets, which features an invisibility status. It is believed that the record implementation of these actions in the functionality format in the electronic healthcare records would mean the possibility of setting an effective relation between instrumental knowledge and ideological knowledge, constitutive types of knowledge in the health work process, that is why they need to be known, stated and described.
Descritores: Prática Profissional
Assistência à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Pessoas em Situação de Rua
Registros Eletrônicos de Saúde
-Equipe de Assistência ao Paciente
Planejamento em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 614, K15


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Rodrigues, Rosa Maria
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Id: biblio-1141576
Autor: Finkler, Anna Luíza; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Viera, Cláudia Silveira; Obregón, Phallcha Luízar; Rodrigues, Rosa Maria.
Título: O processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde no cuidado da criança / The process of work in Primary Health Care to children
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(1):171-179, 07/06/2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Na Atenção Primária à Saúde (APS), o cuidado realizado pela equipe de trabalhadores deve responder às necessidades de saúde dos diversos grupos sociais. Objetivou-se apreender o processo de trabalho de equipes da atenção primária vinculadas a unidades básicas de saúde tradicionais e da estratégia saúde da família. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos em duas unidades de APS por meio da técnica de observação não participante, no período de dois meses, um em cada unidade de saúde, com registro das observações em diário de campo. Os dados foram analisados de acordo com os preceitos da análise temática. Os resultados foram discutidos em duas unidades temáticas: o trabalho em equipe na APS e enfoque do trabalho predominante na APS, as quaisindicam a existência de um trabalho fragmentado e centrado nos profissionais em ambos os modelos assistenciais. Os problemas na organização do processo de trabalho em saúde tendem a dificultar o cuidado à saúde da criança na APS, com impactos negativos na resolutividade.

In the PrimaryHealth Care (PHC) services, thecare providedby workers' team responds to thehealth needs ofdifferent social groups.The aim was understanding thePHCwork process, in two units, atraditional Basic Health Unitand a FamilyHealth Strategy unit.Descriptivestudyofqualitative approach.Data was obtained in two PHC unitsthrough observationtechnique during two months, one in each unit, with the notes taken in a field diary. The data was analyzed under the thematic of analysis principles. The results were discussed over two units: working time at PHC unit, and predominated working focus at PHC, thus leading to demonstrate that there isfragmentedwork, focusedon the professional only,in bothhealth care models.The problemsin the organizationof health workprocesstend tohinder thehealth careof children inPHC; it shows anegative impact inthe health care resolution.
Descritores: Cuidado da Criança
Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde/métodos
-Equipe de Assistência ao Paciente
Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Estratégia Saúde da Família
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1146149
Autor: CAMPOS, Amanda Lohanny Sousa; COLARES, Carlos Matheus Pierson; LIMA, Danilo Pereira; ALVES, Rhuan Rosa; NOVAIS, Marina Rodrigues; RÉZIO, Geovana Sôffa; MELCHIOR, Lorena Morena Rosa.
Título: Uma iniciativa para prevenção de acidentes de trânsito de um hospital de urgência de alta complexidade / An initiative for the prevention of traffic accidents in a highly complex emergency hospital / Una iniciativa para la prevención de accidentes de tráfico en un hospital de urgencias de alta complejidad
Fonte: REVISA (Online);9(4):846-853, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Apresentar uma iniciativa de um hospital de urgência de alta complexidade, em ações de prevenção, educação e conscientização sobre os acidentes de trânsito. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da vivência de residentes na participação de ações de conscientização de motoristas do estado de Goiás. Resultados: O programa institucional intitulado "Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (PARE), engloba três ações distintas que têm o mesmo objetivo, de prevenir e promover reeducação no trânsito, a fim de diminuir o quantitativo de acidentes e índices de morbimortalidade relacionada ao trânsito. As três ações compreendidas pelo o PARE Paciente, PARE Rodovias e PARE Cidade, são iniciativas, que juntas já abordaram mais de 50 mil motoristas. Conclusão: Os benefícios das intervenções do programa é orientar a população os riscos a que está exposta no trânsito e reforçar o comportamento seguro.

Objective: To present an initiative of a highly complex emergency hospital, in prevention, education and awareness actions about traffic accidents. Method: This is a descriptive study, an experience report, based on the experience of residents participating in actions to raise awareness among drivers in the state of Goiás. Results: The institutional program entitled "Accident Prevention and Traffic Re-education (PARE), encompasses three distinct actions that have the same objective, to prevent and promote re-education in traffic, in order to reduce the number of accidents and traffic-related morbidity and mortality rates. The three actions comprised by PARE Paciente, PARE Rodovias and PARE Cidade, are initiatives, which together have approached more than 50 thousand drivers. Conclusion: The benefits of the program's interventions are to guide the population to the risks to which they are exposed in traffic and to reinforce safe behavior.

Objetivo: Presentar una iniciativa de un hospital de urgencias de alta complejidad, en acciones de prevención, educación y sensibilización sobre accidentes de tráfico. Método: Se trata de un estudio descriptivo, un relato de experiencia, basado en la experiencia de los vecinos que participan en acciones de sensibilización de los conductores del estado de Goiás. Resultados: El programa institucional titulado "Prevención de accidentes y reeducación vial (PARE), engloba tres acciones diferenciadas que tienen el mismo objetivo, prevenir y promover la reeducación en el tránsito, con el fin de reducir el número de accidentes y las tasas de morbilidad y mortalidad relacionadas con el tránsito. Las tres acciones integradas por PARE Paciente, PARE Rodovias y PARE Cidade, son iniciativas, que en conjunto se han acercado a más de 50 mil conductores. Conclusión: Los beneficios de las intervenciones del programa son orientar a la población hacia los riesgos a los que está expuesta en el tránsito y reforzar comportamientos seguros.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Acidentes de Trânsito
Prevenção de Acidentes
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1146028
Autor: Lopes, Francine Jomara; Ribeiro, Joathan Borges; Stravale, Rafaelly; Bolzan, Douglas W; Guizilini, Solange; Lopes, Rita Simone Moreira.
Título: Desafios no manejo da parada cardiorrespiratória durante a pandemia da COVID-19: um estudo de reflexão / Challenges in the management of cardiopulmonary arrest during the COVID-19 pandemic: a reflection study / Desafíos en el manejo del paro cardiorrespiratorio durante la pandemia de COVID-19: un estudio de reflexión
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(spe):e20200296, ago. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Com o início da pandemia, inquietações quanto à condução da parada cardiorrespiratória em casos suspeitos e confirmados da COVID-19 surgiram ante as peculiaridades e publicações científicas quanto à temática. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma reflexão e demonstra as novas recomendações acerca dos cuidados necessários a serem adotados pela equipe multiprofissional. Método: Trata-se de um estudo de reflexão teórica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa com base em documentos convencionais e não convencionais emitidos pelos principais órgãos reguladores e revistas de grande impacto que abordam as temáticas discorridas. Além disso, não houve recorte temporal para a seleção do referencial bibliográfico. Resultados: Os resultados expostos abordaram o cuidado relacionado com os recursos humanos e materiais envolvendo a temática, o manejo da via aérea nesse evento em pacientes que estavam ou não em uso de intubação endotraqueal, assim como em relação aos indivíduos em posição prona. Conclusão e implicações para a prática: Diante das discussões apresentadas, é evidente a necessidade de atualização por parte das instituições de saúde em suas rotinas e dos profissionais que se encontram neste estudo como mecanismo de proteção e manutenção da qualidade do cuidado prestado

Introduction: With the onset of the pandemic, concerns emerged about the management of cardiorespiratory arrest in suspected and confirmed cases of COVID-19 considering its singularities and scientific publications on the subject. Thus, this study presents a reflection about the new recommendations for patient care that must be adopted by multiprofessional teams. Method: This is a theoretical qualitative descriptive study that analyzed conventional and unconventional documents issued by the main regulatory bodies and high impact magazines addressing the study topics. No time frame was considered when selecting the bibliographic references. Results: The results addressed patient care with human and material resources involving the theme, the airway management in patients affected by COVID-19, whether they were using endotracheal intubation or not, and the approach for individuals in prone position. Conclusion and implications for the practice: In view of the discussions presented, health institutions and professionals must update their routines as a mechanism to protect and maintain the quality of care provided

Introducción: Con el inicio de la pandemia, preocupaciones sobre la conducción del paro cardiorrespiratorio en casos sospechosos y confirmados de COVID-19 ante las peculiaridades y publicaciones científicas sobre el tema. Así pues, este estudio presenta una reflexión y demuestra las nuevas recomendaciones sobre los cuidados que deben adoptarse por el equipo. Método: Se trata de un estudio de reflexión teórica, de carácter descriptivo y enfoque cualitativo, basado em documentos convencionales y no convencionales emitidos por los principales organismos reguladores y revistas de alto impacto que abordan los temas tratados. Además, no hubo un recorte temporal para la selección de la referencia bibliográfica. Resultados: Los resultados expuestos abordaron el cuidado relacionado con los recursos humanos y materiales involucrando la temática, el manejo de la vía aérea en este evento, en pacientes que usaban o no intubación endotraqueal, como también en relación de individuos en posición prona. Conclusión e implicaciones para la práctica: Ante las discusiones presentadas, es evidente la necesidad de actualización por las instituciones de salud en sus rutinas y de los profesionales que se encuentran en este estudio, como mecanismo de protección y mantenimiento de la calidad del cuidado ministrado
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Pneumonia Viral
Reanimação Cardiopulmonar
Infecções por Coronavirus/transmissão
Betacoronavirus
Parada Cardíaca
-Riscos Ocupacionais
Equipamento de Proteção Individual
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-995050
Autor: Santos, Fernanda de Jesus; Nascimento, Hertaline Menezes do; Santos, José Marcos de Jesus; Cunha, Jéssica Oliveira da; Santos, Jamille Carolina Silva; Pena, Juliana de Araújo.
Título: Cultura de segurança do paciente em uma maternidade de risco habitual / Patient safety culture in a low-risk maternity hospital
Fonte: ABCS health sci;44(1):52-57, 02 maio 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A preocupação com a segurança dos pacientes tornou-se prioritária nas últimas décadas, pois se trata de um princípio básico e importante requisito para garantia da qualidade do cuidado. OBJETIVO: Avaliar a cultura de segurança dos pacientes na perspectiva dos profissionais de saúde que trabalham em uma maternidade de risco habitual. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, com abordagem descritiva, realizado entre os meses de janeiro e março de 2017 com 21 profissionais de saúde atuantes em uma maternidade filantrópica do município de Lagarto, Sergipe, Brasil. As informações foram obtidas por meio do Safety Attitudes Questionnaire (SAQ), que avalia em escores as percepções de profissionais em relação à segurança do paciente em seis grandes domínios. Ressalta-se que é considerado escore positivo qualquer domínio com média≥75 pontos. RESULTADOS: Os domínios Clima de Trabalho em Equipe (escore=79,1), Satisfação no Trabalho (escore=81,4), Percepção do stress (escore=76,7) e Condições de Trabalho (escore=78,8) apresentaram-se com uma avaliação positiva no escore do instrumento utilizado (média≥75 pontos). Somente os domínios Clima de Segurança (escore=73,9) e Percepção da Gerência (escore=59,6) se mostraram com pontuação abaixo do escore esperado para a cultura de segurança do paciente. CONCLUSÃO: De modo geral, foi evidenciada uma cultura positiva de segurança do paciente na maternidade estudada, com necessidade de pequenas adequações no comprometimento organizacional e gerencial do serviço.

INTRODUCTION: Concern with patient safety has become a priority in the last decades, since it is a basic principle and an important requirement to guarantee the quality of care. OBJECTIVE: To evaluate the patient safety culture from the perspective of the health professionals who work in a low-risk maternity hospital. METHODS: A cross-sectional and quantitative study, with descriptive approach, carried out between January and March 2017 with 21 health professionals working in a nos-profit maternity hospital in the town of Lagarto, Sergipe, Brazil. The information was obtained through the Safety Attitudes Questionnaire (SAQ), which evaluates in scores the attitudes and professionals' perceptions regarding patient safety in six domains. Any domain with mean≥ 75 points is considered a positive score. RESULTS: The domains Teamwork Climate (score=79.1), Job Satisfaction (score=81.4), Stress Recognition (score=76.7) and Working Conditions (score=78.8) scored above 75 points. Only the domains Safety Climate (score=73.9) and Perception of Management (score=59.6) were below the expected scored for the patient safety culture. CONCLUSION: In general, a positive patient safety culture was found in the maternity hospital studied, with the necessity of organizational adaptations.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Qualidade da Assistência à Saúde
Atenção à Saúde
Segurança do Paciente
Maternidades
-Pessoal de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1140277
Autor: Chile. Ministerio de Salud. Subsecretaría de Redes Asistenciales. División de Atención Primaria.
Título: Recomendaciones generales para la organización de la atención en establecimientos de atención pimaria de salud en contexto de pandemia SARS-CoV-2 / General recommendations for the organization of care in primary health care facilities in the context of a SARS-CoV-2 pandemic.
Fonte: Santiago; Ministerio de Salud; dic 03, 2020. 16 p.
Idioma: es.
Resumo: Documento elaborado por la División de Atención Primaria, Subsecretaría de Redes Asistenciales, en el que se abordan recomendaciones generales, desde diferentes ámbitos, sobre la reorganización de la oferta de servicios en el contexto de Pandemia por el virus SARS-CoV-2. Muchas de éstas fueron recogidas desde la experiencia de los equipos de Atención Primaria de Salud al verse enfrentados a emergencias, por lo cual varias se han implementado en el contexto de la Pandemia.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente/organização & administração
Pneumonia Viral/epidemiologia
Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Pandemias/prevenção & controle
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-995006
Autor: Souza, Sanay Vitorino de; Ferreira, Beatriz Jansen.
Título: Preceptoria: perspectivas e desafios na Residência Multiprofissional em Saúde / Preceptorship: perspectives and challenges in Multiprofessional Residency in Health
Fonte: ABCS health sci;44(1):15-21, 02 maio 2019. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os preceptores são profissionais do serviço/assistência que, aliado a um conhecimento pedagógico, acompanham o desenvolvimento profissional de futuros profissionais de saúde. OBJETIVO: Analisar a percepção sobre a atividade de preceptoria quanto aos desafios e perspectivas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). MÉTODOS: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo baseado na construção e validação de uma escala Atitudinal do tipo Likert. RESULTADOS: Os resultados obtidos foram organizados em quatro dimensões: (D1) Preceptoria como fator contributivo para o processo de formação em saúde; (D2) Formação do preceptor e as competências para o exercício da preceptoria; (D3) A articulação da teoria/prática na atividade de preceptoria no programa de residência multiprofissional em saúde e (D4) Características do preceptor ideal. CONCLUSÃO: Constatou-se que o preceptor ao ampliar seu repertório técnico/profissional e pedagógico, estará favorecendo também a articulação da teoria com a prática.

INTRODUCTION: Preceptors are service/assistance professionals who, along with pedagogical knowledge, accompany the professional development of future health professionals. OBJECTIVE: To analyze the perception about the preceptorship activity regarding the challenges and perspectives in the Multiprofessional Health Residency Program (PRMS). METHODS: It is a quantitative-qualitative study based on the construction and validation of a Likert type attitudinal scale. RESULTS: The results were organized in four dimensions: (D1) Preceptorship as a contributory factor for the health training process; (D2) Training of the preceptor and the competences for the exercise of preceptorship; (D3) The theory/practice articulation in the preceptorship activity in the multiprofessional residency program in health and (D4) Characteristics of the ideal preceptor. CONCLUSION: It was found that the preceptor, when expanding his technical/professional and pedagogical repertoire, will also favor the articulation of theory with practice.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Preceptoria
Ensino
Educação em Saúde
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF



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