Base de dados : LILACS
Pesquisa : N04.761 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3653 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 366 ir para página                         

  1 / 3653 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Cabral, Ivone Evangelista
Texto completo
Id: biblio-1286369
Autor: Zanchetta, Margareth Santos; Santos, Walterlânia Silva; Souza, Kleyde Ventura de; Pina, Vanessa Rodrigues; Hwu, Hilary; Stahl, Hannah; Argumedo-Stenner, Hannah; Osei-Boateng, Juliet; Zimmerman, Rebecca; Pena, Érica Dumont; Cabral, Ivone Evangelista; Carvalho, Ana Luiza de Oliveira; Pereira, Audrey Vidal; Vieira, Bianca Dargam Gomes; Alves, Valdecyr Herdy; Felipe, Ingryd Cunha Ventura; Guruge, Sepali; Amant, Oona St; Costa, Edwaldo; Escobar, Haydée Padilla Vda de.
Título: Ampliando vozes sobre violência obstétrica: recomendações de advocacy para enfermeira(o) obstetra / Expandiendo las voces sobre la violencia obstétrica: recomendaciones para la advocacy por enfermera(o) obstetra / Amplifying voices on obstetric violence: recommendations for advocacy by an obstetric nurse
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(5):e20200449, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Hannah Stahl; . Hilary Hwu; . Hannah Argumedo-Stenner.
Resumo: Resumo Objetivos explorar as demandas das mulheres, bem como do público em geral, para melhorar a qualidade da assistência obstétrica; discutir as mudanças potenciais sugeridas pelos respondentes para tal prática assistencial. Método pesquisa multicêntrica realizada por meio da plataforma Opinio, explorando opiniões dos participantes de três cidades da região Sudeste do Brasil. Tratamento dos dados por estatística descritiva e análise temática. Resultados respondentes (n=414) na faixa etária 33-37 anos (26%), incluindo mulheres (75%) com mais de 15 anos de escolaridade, casadas (45%) e com um filho (35%), revelaram lacuna de conhecimentos sobre a violência obstétrica e os direitos da mulher. Jornal, rádio e televisão são as principais fontes de informação. O enfrentamento da violência obstétrica dar-se-ia por apoio familiar. Para a práxis renovada sugeriu-se a educação coletiva sobre direitos aos cuidados obstétricos (53,1%) e o atendimento humanizado (38,2%) mobilizando o poder profissional para consolidar a humanização. Temas analíticos centrais incluíram situação vivenciada pelas mulheres e contexto idealizado de prática. Conclusão e Implicações para a prática o debate incrementa a humanização e a governança compartilhada. Recomendações propostas para advocacy coadunam com a perspectiva global da promoção de saúde das mulheres e liderança social.

Resumen Objetivos explorar las demandas de las mujeres, así como del público en general, para mejorar la calidad de la atención obstétrica; Discutir los posibles cambios sugeridos por los encuestados para esta práctica de cuidado y, Proponer recomendaciones para la promoción por la enfermera en cuestiones de violencia obstétrica. Método investigación multicéntrica realizada a través de la plataforma Opinio, explorando las opiniones de los participantes de tres ciudades en el sureste de Brasil. Tratamiento de datos mediante estadísticas descriptivas y análisis temáticos. Resultados demandados (n-414) de 33 a 37 años (26%) incluyendo mujeres (75%) con más de 15 años de escolarización, casado (45%) y con un niño (35%) reveló una brecha de conocimiento sobre la violencia obstétrica y los derechos de las mujeres. El periódico, la radio y la televisión son las principales fuentes de información. La confrontación se basaría en el apoyo de la familia. Para la renovada praxis, se sugirió la educación colectiva sobre los derechos de atención obstétrica (53,1%) y la atención humanizada (38,2%) movilizar el poder profesional para consolidar la humanización. Los temas analíticos centrales incluyeron una situación experimentada por las mujeres y un contexto idealizado de práctica. Conclusión e implicaciones para la práctica el debate aumenta la humanización y la gobernanza compartida. Las recomendaciones propuestas para la promoción son coherentes con la perspectiva mundial de la promoción de la salud y el liderazgo social de las mujeres.

Abstract Objectives Explore women's and the general public's demands to improve the quality of obstetric care. Discuss respondents' suggestions to improve obstetric care, and propose recommendations for nursing advocacy in matters of obstetric violence. Method A multi-site online survey (in three cities in Brazil's southeastern region) hosted by Opinio platform exploring the respondents' opinions. Data was analyzed by descriptive statistics and thematic analysis. Results Respondents (n=414) aged 33-37 years (26%), including women (75%) with more than 15 years of schooling, who are married (45%) and with one child (35%), demonstrated a knowledge gap on obstetric violence and women's rights. Newspapers, radio, and television were cited as the main sources of information. Family support was a suggested strategy to deal with obstetric violence. For the renewed praxis, collective education on obstetric care rights (53.1%) and humanized care (38.2%) were suggested to mobilize professional power to consolidate humanization in care. Central analytical themes included situations faced by women and an idealized context of practice. Conclusion and implications for practice Discussion in organizations increases humanization and shared governance. Recommendations proposed for advocacy are consistent with the global perspective of women's health promotion and social leadership.
Descritores: Prática Profissional
Qualidade da Assistência à Saúde
Advocacia em Saúde
Violência Obstétrica/enfermagem
Promoção da Saúde
Enfermagem Obstétrica
-Direitos da Mulher
Humanização da Assistência
Enfermagem Baseada em Evidências
Empoderamento para a Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Adulto
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  2 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1284575
Autor: Silva, Rayssa Gysele Teixeirada; Silva, Miriane Virlane da; Silva, Edla Maria da; Santos, Ruth Stephanie Neves; Silva, Cintia de Carvalho; Oliveira, Diego Augusto Lopes.
Título: Ações do enfermeiro na prevenção de infecções associadas ao uso de cateteres em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa / Nurse's actions in the prevention of infections associated with the use of catheters in intensive care unit: integrative review / Acciones del enfermero en la prevención de infecciones asociadas al uso de catéteres en la unidad de atención intensiva: revisión integrativa
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):253-271, maio 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Altos índices deinfecções relacionadas ao uso de cateteres na Unidade de Terapia Intensivaconsolidam-se como problema de saúde pública, sobre o qual a equipe de enfermagem se caracteriza como potencial agente transformador, pelo estabelecimento de medidas específicas decuidados com esses dispositivos.Objetivo:Elucidar as ações do enfermeiro na prevenção de infecções associadas ao uso de cateteres na Unidade de Terapia Intensiva.Metodologia:Estudo descritivo do tipo revisão integrativa, realizado no período de março a maio na Biblioteca Virtual em Saúde. Inicialmente foram encontrados 81 artigos e a partir da aplicação dos critérios de inclusão: literaturas das bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, com título e resumo coerentes com a temática, publicadas entre os anos de 2015 a 2019 estando com texto completo em livre acesso nas bases de dados, nos idiomas português, inglês e espanhol, e dos critérios de exclusão: duplicidade, incoerência deconteúdo, resumo inadequado, acesso restrito nas bases de dados, teses, dissertações, foram selecionados 6 artigos. Resultados:Observou-se uma gama de boas práticas que podem ser utilizadas pela enfermagem na garantia da qualidade do cuidado com os dispositivos, por exemplo a higiene das mãos,dupla checagem, estratégias de desinfecção, boa comunicação entre profissionais e métodos para trabalhar fatores interferentes no manejo dos cateteres, como estresse, insegurança e esgotamento.Conclusões:As boas práticas citadas nos resultados desta revisão compõema resposta para pergunta de pesquisa.Sugere-se a intensificação da padronização de bundlese protocolos de medidas, bem como melhoria na abrangência destes, para que considerem às várias etapas de manejo com os cateteres (AU).

Introduction:High rates of Infections related to the use of catheters in the Intensive Care Unitare consolidatedas a public health problem. The nursing team characterizes itself as a potential transforming agent from establishing specific care measures with these devices. Objective:To clarify the nurses' actions in the prevention of infections associated with catheter use in the Intensive Care Unit.Methodology:Descriptive study of the integrative review type carried out in 2015 to 2019, from March to May, at the Virtual Health Library. Initially, 81 articles were found and based on the application of the inclusion criteria: literature from the MEDLINE, LILACS, and BDENF databases, with a title and summary consistent with the theme, published between the years 2015 to 2019 and with full text freely accessible In the databases, in Portuguese, English, and Spanish, and the exclusion criteria: duplicity, inconsistency of content, inadequate abstract, restricted access in the databases, theses, dissertations, six articles were selected.Results:There was a range of good practices that can be used by nursing in guaranteeing the quality of care with the devices, for example, hand hygiene, double-checking, disinfection strategies, good communication between professionals, and methods to work on factors that interfere in the handling of catheters, such as stress, insecurity, and exhaustion.Conclusions:The good practices cited in this review's results make up the answer to the research question. It is suggested to intensify the standardization of bundles and measurement protocols and improve their coverage so that they consider the various stages of handling with the catheters (AU).

Introducción:Las altas tasasde Infecciones relacionadas con el uso de catéteres en la Unidad de Cuidados Intensivos se consolidan como un problema de salud pública. El equipo de enfermería se caracteriza por ser un potencial agente transformador a partir de establecer medidas de cuidado específicas con estos dispositivos.Objetivo: Esclarecer la actuación del personal de enfermería en la prevención de las infecciones asociadas al uso de catéteres en la Unidad de Cuidados Intensivos. Metodología: Estudio descriptivo de tipo revisiónintegradora realizado en 2015 a 2019, de marzo a mayo, en la Biblioteca Virtual de Salud. Inicialmente se encontraron 81 artículos y a partir de la aplicación de los criterios de inclusión: literatura de las bases de datos MEDLINE, LILACS y BDENF, con título y resumen coherente con el tema, publicados entre los años 2015 a 2019 y con texto completo de libre acceso En las bases de datos, en portugués, inglés y español, y los criterios de exclusión: duplicidad, inconsistencia de contenido, resumen inadecuado, acceso restringido en las bases de datos, tesis, disertaciones, se seleccionaron seis artículos.Resultados: Hubo una serie de buenas prácticas que pueden ser utilizadas por la enfermería para garantizar la calidad de la atención con los dispositivos, por ejemplo, la higiene de las manos, el doble control, las estrategias de desinfección, la buena comunicación entre los profesionales y los métodos para trabajar los factores que interfieren en el manejo de los catéteres, como el estrés, la inseguridad y elagotamiento.Conclusiones: Las buenas prácticas citadas en los resultados de esta revisión conforman la respuesta a la pregunta de investigación. Se sugiere intensificar la estandarización de los paquetes y protocolos de medición y mejorar su cobertura para que consideren las distintas etapas del manejo con las sondas (AU).
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Infecções Relacionadas a Cateter
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e Enfermeiros
Cuidados de Enfermagem
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Recursos Humanos de Enfermagem
Tipo de Publ: Revisão de Integridade Científica
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


  3 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1284118
Autor: Báo, Ana Cristina Pretto; Amestoy, Simone Coelho; Trindade, Letícia de Lima; Moura, Gisela Maria Schebella Souto de; Souza, Andrieli Daiane Zdanski de.
Título: Utilização de indicadores de qualidade: dificuldades e estratégias na voz de enfermeiros-líderes / Uso de indicadores de calidad: dificultades y estrategias en la voz de los enfermeros líderes / The use of quality indicators: difficulties and strategies in the voice of nurse-leaders
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;11:3484, 20210000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer as dificuldades e estratégias dos enfermeiros-líderes na utilização dos indicadores de qualidade em ambiente hospitalar. Método: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada em hospital filantrópico do Sul do Brasil, na qual participaram 12 enfermeiros. Adotaram-se entrevistas semiestruturadas e grupo focal para a coleta de dados, os quais foram analisados conforme análise de conteúdo. Resultados: Os enfermeiros evidenciaram como dificuldades a subnotificação de eventos adversos, os limites na interpretação e aplicabilidade dos dados, falta de tempo e falta de compartilhamento das informações na utilização dos indicadores de qualidade. Já como estratégias compartilharam a construção e discussão coletiva, o envolvimento da equipe de enfermagem e saúde, o feedback entre os profissionais e a educação permanente. Conclusão: É necessária a sensibilização dos gestores das instituições de saúde, para a instrumentalização dos enfermeiros, de maneira a desenvolver competências necessárias para a melhor utilização dos indicadores de qualidade, bem como investimentos para superar as dificuldades.

Objective: To know the difficulties and strategies nurse-leaders face using quality indicators in the hospital environment. Method: A qualitative, exploratory-descriptive research was conducted in a philanthropic hospital in southern Brazil. 12 nurses participated in this study. Semi-structured interviews and focus group for data collection were adopted and analyzed according to content analysis. Results: The nurses highlight as difficulties the underreporting of adverse events, the limits on data interpretation and applicability, the lack of time, and the lack of information sharing about the use of quality indicators. As strategies, they point out construction and collective discussions, the mutual involvement of the nursing and health team, feedback between professionals, and continuing education. Conclusion: It is necessary to raise awareness of managers of health institutions regarding the instrumentalization of nurses, so as to develop skills necessary for the best use of quality indicators, as well as investments to overcome difficulties.

Objetivo: Conocer las dificultades y estrategias de los enfermeros líderes para el uso de indicadores de calidad en el entorno hospitalario. Método: Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva realizada en un hospital filantrópico en el sur de Brasil, en el que participaron 12 enfermeros. Se adoptaron entrevistas semiestructuradas y grupos focales para la recopilación de datos, que se analizaron según el análisis de contenido. Resultados: Los enfermeros destacan como dificultades la falta de notificación de eventos adversos, los límites en la interpretación y aplicabilidad de los datos, la falta de tiempo y la falta de intercambio de información en el uso de indicadores de calidad. Así como estrategias que comparten la construcción y la discusión colectiva, la participación del equipo de enfermería y salud, la retroalimentación entre los profesionales y la educación continua. Conclusión: Es necesario sensibilizar a los gerentes de las instituciones de salud para la instrumentalización de los enfermeros, a fin de desarrollar las habilidades necesarias para el mejor uso de los indicadores de calidad, así como las inversiones para superar las dificultades presentadas.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Enfermagem
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Gestão em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


  4 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1284110
Autor: Paz Gaibor, Verónica Yadira.
Título: Validación de instrumento para evaluación del rol docente de los profesionales de enfermería de consulta externa / Validation of the instrument for the evaluation of the teaching role of external consultation nursing professionals
Fonte: Más Vita;2(2):42-50, jun. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: El rol educativo de enfermería es conveniente para comprender e interpretar la percepción de los profesionales de enfermería y pacientes sobre su experiencia educativa. La educación es un componente esencial en la profesión de enfermería. Es concebida como una función sustantiva del rol enfermero, pues hace parte central del cuidado que este profesional brinda a las personas en los diferentes ámbitos de actuación. Objetivo: validar un instrumento para la evaluación del rol docente de los profesionales de enfermería en pacientes atendidos en consulta externa. Metodología: el paradigma bajo el cual se construyó esta investigación fue de corte cuantitativo, de tipo hipotético deductivo. La evaluación del instrumento se realizó a través del juicio de experto. Para la prueba piloto participaron 248 pacientes atendidos en consulta externa del hospital General IESS Ceibos- Guayaquil, 2019. Resultado: en la calificación obtenida en la evaluación del juicio de experto arrojo que el instrumento tiene una fiabilidad de 89.90% que según la escala, lo hace altamente con-fiable para mediar el rol docente en los profesionales de enfermería en pacientes atendidos en consulta externa. Conclusiones: el instrumento es apto para evaluar el rol docente de los profesionales de enfermería en pacientes atendidos en consulta externa(AU)

The nursing educational role is convenient to understand and in-terpret the nursing professionals and pa-tients perception about their educational experience. Education is an essential component in the nursing profession. The nursing role is conceived as a substan-tive function, since it is a central part of the care that this professional provides to people in different areas of action. Objec-tive: to validate an instrument for evalua-ting the teaching role of external consul-tation nursing professionals with patients seen in outpatient clinics. Methodology: the paradigm under which this research was built is quantitative, of a hypothe-tical deductive type. The evaluation of the instrument was carried out through expert judgment. For the pilot test, 248 patients attended in an outpatient clinic of the General IESS Ceibos-Guayaquil hospital, 2019 participated. Result: in the qualification obtained in the evaluation of the expert judgment, it was found that the instrument has a reliability of 89.90%, which according to the scale, makes it hi-ghly reliable to mediate the teaching role of nursing professionals in patients seen in outpatient clinics. Conclusions: the instrument is suitable for evaluating the teaching role of nursing professionals in patients seen in outpatient clinics
Descritores: Papel Profissional
Educação em Enfermagem
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
-Pacientes Ambulatoriais
Qualidade da Assistência à Saúde
Enfermagem no Consultório
Medicina Baseada em Evidências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  5 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287946
Autor: Souza, Katyucia Oliveira Crispim de; Fracolli, Lislaine Aparecida; Ribeiro, Caíque Jordan Nunes; Menezes, Andreia Freire de; Silva, Glebson Moura; Santos, Allan Dantas dos.
Título: Quality of basic health care and social vulnerability: a spatial analysis / Calidad de la atención básica y vulnerabilidad social: un análisis espacial / Qualidade da atenção básica à saúde e vulnerabilidade social: uma análise espacial
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200407, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the association between quality of basic health care and social vulnerability in municipalities of the Brazilian northeast. Method: Ecological study with spatial analysis using univariate global and local Moran's indexes. Bivariate analyses were employed to examine the relationship between the quality of basic health care and the Social Vulnerability Index in the Northeast. The dependent variable corresponded to the final scores of certifications of teams of basic health care in the Northeast that had participated in the third cycle of the Brazilian Program for the Improvement of Access and Quality of Basic Health Care. The independent variable was the Social Vulnerability Index of the municipality. Results: The bivariate analysis has pointed out the presence of areas of low vulnerability with high quality basic health care in the municipalities in the states of Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, and Bahia. The state of Maranhão is emphasized for its low performance in basic health care in a large number of municipalities with high vulnerability. Conclusion: The study has revealed a spatial relation between the indicators of social vulnerability and quality of basic health care in the Northeast, suggesting that limitations in access to health resources and services may be related to social and health determinants.

RESUMEN Objetivo: Analizar la asociación entre la calidad de la atención básica y la vulnerabilidad social en municipios del Nordeste de Brasil. Método: Estudio ecológico con análisis espacial, utilizando índices de Moran globales y locales univariados. Se emplearon análisis bivariados para examinar la relación entre la calidad de la atención básica y el Índice de Vulnerabilidad Social en el Nordeste. La variable dependiente fue las puntuaciones finales de las certificaciones de los equipos de asistencia básica del Nordeste que participaron en el tercer ciclo del Programa Nacional de Mejoramiento del Acceso y la Calidad de la Atención Básica. La variable independiente fue el Índice de Vulnerabilidad Social municipal. Resultados: El análisis bivariado mostró la presencia de áreas de baja vulnerabilidad con alta calidad de atención básica en los municipios de los estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco y Bahia. El estado de Maranhão se destacó por presentar un bajo desempeño de la atención básica en un gran número de municipios con alta vulnerabilidad. Conclusión: El estudio reveló la relación espacial entre los indicadores de vulnerabilidad social y la calidad de la atención básica en el Nordeste, sugiriendo que las limitaciones en el acceso a los recursos y servicios de salud pueden estar relacionadas con los determinantes sociales de la salud.

RESUMO Objetivo: Analisar a associação entre a qualidade da atenção básica e a vulnerabilidade social nos municípios do Nordeste brasileiro. Método: Estudo ecológico com análise espacial, utilizando os índices de Moran global e local univariados. As análises bivariadas foram empregadas para examinar a relação entre a qualidade da atenção básica e o Índice de Vulnerabilidade Social no Nordeste. A variável dependente correspondeu às notas finais de certificações das equipes de atenção básica do Nordeste que participaram do terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A variável independente foi o Índice de Vulnerabilidade Social municipal. Resultados: A análise bivariada apontou presença de áreas de baixa vulnerabilidade com alta qualidade da atenção básica em municípios dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. O Maranhão destacou-se por apresentar baixo desempenho da atenção básica em um grande número de municípios com alta vulnerabilidade. Conclusão: O estudo revelou a relação espacial entre indicadores de vulnerabilidade social e qualidade da atenção básica no Nordeste, sugerindo que limitações no acesso a recursos e serviços de saúde podem estar relacionados a determinantes sociais de saúde.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
-Vulnerabilidade Social
Análise Espacial
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  6 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287976
Autor: Góes, Roberta Pereira; Pedreira, Larissa Chaves; Fonseca, Elaine de Oliveira Souza; Coifman, Alyne Henri Motta; Amaral, Juliana Bezerra do; Souza, Monaliza Lemos de.
Título: Fatores inerentes ao surgimento da incontinência urinária no idoso hospitalizado analisados à luz da tríade donabediana / Factores relacionados al surgimiento de la incontinencia urinaria en el anciano hospitalizado analizados a la luz de la tríade donabediana / Factors inherent to the onset of urinary incontinence in the hospitalized elderly patients analyzed in the light of the Donabedian's triad
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03773, 2021. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Apreender os fatores relacionados ao surgimento e/ou piora da incontinência urinária no idoso hospitalizado, considerando a tríade donabediana. Método Estudo qualitativo, descritivo, realizado com enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital público universitário. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal; para tratamento e análise foi utilizada a análise de conteúdo, com posterior codificação das unidades de registro no software WebQDA, relacionando o corpus obtido com os pilares donabedianos. Resultados Os fatores relacionados ao surgimento e/ou piora da incontinência urinária na pessoa idosa hospitalizada mais relatados estavam interligados ao pilar estrutura, com destaque para o atributo recursos humanos, seguido dos atributos recursos materiais e estrutura física; o segundo pilar donabediano que teve maior associação com os relatos foi o pilar processo e, por último, o pilar resultado. Conclusão A identificação dos fatores relacionados ao desfecho investigado no cenário hospitalar proporcionou a reflexão e sensibilização dos participantes com relação ao problema, sendo possível, assim, propor medidas e intervenções a fim de minimizá-lo e de garantir um cuidado seguro e de qualidade ao idoso hospitalizado.

RESUMEN Objetivo Comprender los factores relacionados al surgimiento y/o agravación de la incontinencia urinaria en el anciano hospitalizado, considerando la tríade donabediana. Método Estudio cualitativo, descriptivo, realizado con enfermeros y técnicos de enfermería de un hospital público universitario. Los datos fueron reunidos por medio de la técnica de grupo focal; para tratamiento y análisis se utilizó el análisis de contenido y, luego, la codificación de las unidades de registro en el software WebQDA, haciendo un puente entre el corpus obtenido con los pilares donabedianos. Resultados Los factores relacionados al surgimiento y/o agravación de la incontinencia urinaria en los ancianos hospitalizados más relatados se refieren al pilar estructura, con énfasis en los recursos humanos; enseguida vienen los recursos materiales y estructura física; el segundo pilar donabediano con mayor relación con los relatos fue el pilar proceso y, finalmente, el pilar resultado. Conclusión La identificación de los factores relacionados al desenlace investigado en el escenario hospitalario, proporcionaron la reflexión y sensibilización de los participantes con relación al problema, por lo que propuso medidas e intervenciones para minimizarlo y garantizar un cuidado seguro y de calidad al anciano hospitalizado.

ABSTRACT Objective To apprehend the factors related to the onset and/or worsening of urinary incontinence in the hospitalized elderly patient, considering the Donabedian's triad. Method This is a qualitative, descriptive study, conducted with nurses and nursing technicians from a public university hospital. Data were collected using the focus group technique; content analysis was used for treatment and analysis, with subsequent coding of the registration units in the software WebQDA, relating the corpus obtained with the Donabedian's pillars. Results The most reported factors related to the onset and/or worsening of urinary incontinence in hospitalized elderly patients were linked to the pillar structure, with emphasis on the attribute human resources, followed by the attributes material resources and physical structure; the second Donabedian's pillar with the greatest association with the reports was process and, finally, the pillar outcome. Conclusion The identification of factors related to the outcome investigated in the hospital environment provided the participants with reflection and awareness about the problem, therefore allowing the proposition of measures and interventions to minimize it and ensure safe and quality care to the hospitalized elderly patient.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
-Gestão de Riscos
Incontinência Urinária
Idoso
Hospitalização
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  7 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1223318
Autor: Belintxon Martín, Maider; Zugasti Arrosagaray, Marta; López-Dicastillo, Olga.
Título: Componentes esenciales de organizaciones sanitarias culturalmente competentes: revisión de la literatura / Essential components of culturally competent health organizations: review of the literature
Fonte: Horiz. enferm;30(1):88-98, 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El número de personas migrantes a nivel internacional ha ascendido en todo el mundo, alcanzando actualmente los 244 millones de personas. Este dato representa un 3,3 % de la población mundial. Los estudios muestran mayores tasas de enfermedad, invalidez, muerte y una atención de menor calidad en las personas inmigrantes. El énfasis para mejorar la atención a la diversidad cultural ha estado normalmente en la capacitación de los profesiones, con menos protagonismo del estudio de las organizaciones en las que estos trabajan. Se llevó a cabo una revisión narrativa de la literatura con el objetivo de identificar tanto las características que deberían tener las organizaciones sanitarias para ser culturalmente competentes, como posibles acciones de mejora para proporcionar un cuidado de calidad atendiendo a la diversidad cultural. La literatura muestra que para ser culturalmente competentes las organizaciones deben incluir cinco aspectos: el compromiso organizacional con la diversidad, la existencia de gestores que promuevan acciones enfocadas a la diversidad cultural, el mantenimiento de registros de datos de la población a la que dan cobertura, la presencia de personal diverso trabajando en ellas y la garantía del mantenimiento de una comunicación culturalmente competente. Identificar estos componentes puede ayudar a las organizaciones a analizar sus estructuras y funcionamiento y así planificar acciones que ayuden a reducir las disparidades étnicas, mejorar la calidad de los cuidados, satisfacer las necesidades sociales, culturales y lingüísticas de los pacientes, promover la integración de las personas en el sistema sanitario y finalmente contribuir a la equidad en salud.

The number of international migrants has risen throughout the world, reaching currently 244 million people. This figure represents 3.3% of the world population. Studies show higher rates of illness, disability, death and lower quality care for immigrants. Health professionals and their cultural competency has usually been the focus on research when discussing about cultural diversity care, with less attention paid to the organization in which they work. A narrative review of the literature was carried out aiming at identifying both the characteristics that health organizations should have in order to be culturally competent, and possible improvement actions to provide quality care in response to cultural diversity. The literature shows that in order to be culturally competent, organizations must include five aspects: the organizational commitment to diversity, the existence of managers that promote actions focused on cultural diversity, the maintenance of data records of the population they cover, the presence of diverse personnel working in them and the guarantee of the maintenance of a culturally competent communication. Identifying these components can help organizations to analyze their structures and functioning and thus plan actions that help reduce ethnic disparities in the care that they provide, improve the quality of care, meet social, cultural and linguistic needs of patients, promote the integration of people in the health system and finally contribute to health equity.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Diversidade Cultural
Emigrantes e Imigrantes
Assistência à Saúde Culturalmente Competente
-Organizações de Planejamento em Saúde/organização & administração
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-715330
Autor: Palacio A, Carlos A.
Título: La importancia de la educación continua / The Importance of Continuing Education
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(1):1-1, ene.-mar. 2014.
Idioma: es.
Resumo: La calidad en la atención en salud de la población es un elemento fundamental en los sistemas de salud. En Colombia, desafortunadamente, puede ser uno de los más descuidados, quizá porque la prioridad ha sido la ampliación de la cobertura desde la implementación de la Ley 100 de salud. Este descuido ha llevado a unos costos incalculables en vidas y en complicaciones en la atención de los pacientes. Las políticas actuales ­como el crecimiento incontrolable de las facultades de medicina y el aumento de médicos que egresan de ellas sin una formación adecuada para el ejercicio de su profesión, el crecimiento de cupos de posgrado con un afán desmedido de las universidades de incremento en el costo de matrículas sin procesos integrales de educación, la carencia de un sistema de certificación y recertificación para los profesionales en las diferentes especialidades clínicas y quirúrgicas, la falta de programas estructurados de formación continua por parte de los responsables directos, facultades de medicina y asociaciones científicas, el interés de las distintas instituciones prestadoras de salud en emplear «mano de obra barata¼­ son apenas algunas de las causas de la mala calidad de la atención de nuestra población.

The quality of health care for the population is a fundamental element in health systems. In Colombia, unfortunately, it may be one of the most neglected, perhaps because the priority has been the expansion of coverage since the implementation of Health Law 100. This neglect has led to incalculable costs in lives and complications in patient care. Current policies -such as the uncontrollable growth of medical schools and the increase of doctors graduating from them without adequate training for the practice of their profession, the growth of postgraduate quotas with an excessive eagerness of universities to increase the cost of enrollment without comprehensive education processes, the lack of a certification and recertification system for professionals in the different clinical and surgical specialties, the lack of structured continuing education programs on the part of those directly responsible, medical schools and scientific associations, the interest of the different health care institutions in employing "cheap labor" - these are just some of the causes of the poor quality of care for our population.
Descritores: Médicos
Qualidade da Assistência à Saúde
Educação/tendências
Políticas
-Associação
Universidades
Certificação
Gestão da Qualidade
Atenção à Saúde
Assistência ao Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  9 / 3653 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1223350
Autor: Cabrera Barrero, Kirenia.
Título: Habilidades comunicativas en estudiantes de la formación técnica en enfermería / Communicative ability in students of the nursing technical training
Fonte: Horiz. enferm;30(2):153-162, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Para las ciencias de la Enfermería, la adecuada comunicación puede definir la calidad de los cuidados prestados por lo que dada su importancia en la formación de los recursos en salud y el reto que constituye en la actualidad, la inserción de la formación técnica en enfermería con solo 9no grado, dentro de los escenarios universitarios, se ha desarrollado una investigación en la Universidad de Ciencias Médicas de la Habana, Cuba, Facultad de Ciencias Médicas "10 de Octubre", con el objetivo de diseñar una estrategia educativa para el desarrollo de las habilidades , comunicativas en los estudiantes de la Formación Técnica en Enfermería en correspondencia con las exigencias de la sociedad cubana. El estudio se realizó combinando técnicas propias de los enfoques cuantitativos y cualitativos lo que permitió identificar el estado actual de las habilidades comunicativas en estos estudiantes y los factores que pueden influir en su desarrollo.

For the nursing sciences, adequate communication can define the quality of the care provided. Given its importance in the training of health resources and the challenge, that currently constitutes the insertion of technical training in Nursing with 9th grade. Within the Medical university of Havana, Cuba, has developed an investigation with the objective of design an educational strategy for the development of communicative skills in students of Technical Training in Nursing, in accordance with the demands of Cuban society. The study was carried out combining techniques of the quantitative and qualitative approaches that allowed identifying the current state of the communicative abilities in these students and the factors that can influence their development.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Enfermagem
Comunicação
-Aptidão
Ensino
Cuba
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 3653 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-791335
Autor: Palacio A, Carlos A.
Título: La calidad de los psiquiatras en Colombia / Quality of Psychiatrists in Colombia
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;45(2):59-59, abr.-jun. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La calidad de la formación académica de los médicos es una preocupación mundial, de ella depende la calidad en la atención de la comunidad. En nuestro caso específico la de los médicos psiquiatras en Colombia. La percepción o imaginario colectivo es que de los 70.000 del país muchos de ellos no alcanzan estos lineamentos de excelencia, con el agravante de que durante años no reciben adecuados procesos de formación continua. Sin duda se hace necesario un proceso de certificación y recertificación a cada uno de los médicos responsables de la atención.

The quality of the academic training of physicians is a worldwide concern; the quality of care for the community depends on it. In our specific case, that of psychiatrists in Colombia. The perception or collective imagination is that of the 70,000 in the country, many of them do not reach these guidelines of excellence, with the aggravating factor that for years they do not receive adequate continuous training processes. Undoubtedly, a certification and recertification process for each of the physicians responsible for the care is necessary.
Descritores: Médicos
Psiquiatria
Gestão da Qualidade
-Qualidade da Assistência à Saúde
Certificação
Características de Residência
Colômbia
Educação Continuada
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría



página 1 de 366 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde