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Id: biblio-1053532
Autor: Petry, Letícia; Diniz, Marisa Basegio Carretta.
Título: Comunicação entre equipes e a transferência do cuidado de pacientes críticos / Communication between teams and the care transfer of critical patients
Fonte: Rev Rene (Online);21:43080, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender o processo de comunicação entre os profissionais de saúde durante a transferência do cuidado intra-hospitalar do paciente crítico. Métodos: estudo qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevista com técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos atuantes na Unidade de Emergências Médicas e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, perfazendo 18 profissionais. Os dados foram apreciados segundo o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: evidenciou-se fragilidades no conhecimento dos profissionais quanto aos seus papeis e uma comunicação verbal estabelecida de modo superficial, como repercussão da impropriedade na utilização do instrumento de transferência existente, dificultando a obtenção de uma linha de cuidado contínua. Conclusão: a transferência do cuidado é executada entre os cenários, entretanto, o processo de comunicação se estabelece de maneira frágil e apresenta lacunas decorrentes da inexistência de um protocolo e do pouco reconhecimento acerca de sua importância por parte dos profissionais. (AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Comunicação
Cuidados Críticos
Segurança do Paciente
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-960805
Autor: Vandresen, Lara; Pires, Denise Elvira Pires de; Lorenzetti, Jorge; de Andrade, Selma Regina.
Título: Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem: contribuições de uma tecnologia de gestão / Clasificación de pacientes y dimensionamiento de profesionales de enfermería: contribuciones para una tecnología de gestión / Classification of patients and nursing staff's sizing: contributions of a management technology
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170107, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Aplicar recursos da tecnologia PRAXIS® para classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem em unidade de internação de hospital universitário. METODO Pesquisa Convergente Assistencial seguindo as fases de concepção e instrumentação - definidos tema e objetivo da pesquisa, realização em uma unidade hospitalar de clínica médica envolvendo 633 participantes; perscrutação - classificação dos pacientes durante 30 dias de junho de 2016, seguido de dimensionamento; análise e interpretação dos resultados-elaborada com suporte da teorização de gestão em enfermagem hospitalar. RESULTADOS Realizadas 633 classificações e encontrados 29,38% pacientes em cuidados mínimos, 35,71% cuidados intermediários, 33,02% alta dependência, 1,42% semi-intensivos e 0,47% cuidados intensivos. Para realização do dimensionamento utilizou-se duas referências; em ambas a equipe disponibilizada mostrou-se deficitária. CONCLUSÃO Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados, são indispensáveis para gestão em enfermagem e de difícil realização cotidiana. Tecnologias informatizadas são úteis para realização destas atividades.

Resumen OBJETIVO aplicar recursos de la tecnología PRAXIS® para la clasificación y dimensionamiento de profesionales de enfermería en una unidad de internación de un hospital universitario. MÉTODO investigación convergente asistencial, siguiendo las etapas de concepción e instrumentación - definidos el tema y objetivo de la investigación, realización en una unidad hospitalaria de clínica médica involucrando a 633 participantes; escrutación - clasificación de los pacientes durante 30 días de junio de 2016, seguida de dimensionamiento. Análisis e interpretación de los resultados elaborados con soporte de la teorización de gestión en enfermería hospitalaria. RESULTADOS se realizaron 633 puntuaciones y se encontraron 29,38% pacientes en cuidados básicos, 35,71% en cuidados intermedios, 33,02% en alta dependencia, 1,42% en semi-intensivos, y 0,47% en cuidados intensivos. Para realizar el dimensionamiento, se utilizaron dos referencias. En ambos el equipo disponible se mostró deficiente. CONCLUSIÓN la clasificación de pacientes y el dimensionamiento de los profesionales de enfermería están directamente vinculados, son indispensables para la gestión en enfermería y de difícil realización cotidiana. Las tecnologías informatizadas son útiles para realizar estas actividades.

Abstract OBJECTIVE Applying PRAXIS® technology resources for patient classification and nursing professional sizing in university hospital inpatient unit. METHOD Convergent Care Research following the design and instrumentation phases - defined the research theme and purpose, performed in a medical clinic hospital unit involving 633 participants; scrutiny - classification of patients during 30 days of June 2016, followed by sizing, analysis and interpretation of the results - elaborated with the support of the management theorization in hospital nursing. RESULTS Amongst the total of 633 classifications made, 29.38% were patients in minimal care, 35.71% were intermediate care patients, 33.02% were highly dependent, 1.42% were semi-intensive and 0.47% were in intensive care. Two references were used to carry out the sizing; in both the available team showed to be in deficit. CONCLUSION The classification of patients and the sizing of nursing professionals are directly related, they are indispensable for management in nursing and difficult to perform daily. Computerized technologies are useful for performing these activities.
Descritores: Pacientes/classificação
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/provisão & distribuição
-Pacientes/estatística & dados numéricos
Administração de Recursos Humanos em Hospitais/métodos
Qualidade da Assistência à Saúde
Software
Brasil
Gravidade do Paciente
Número de Leitos em Hospital
Unidades Hospitalares/estatística & dados numéricos
Unidades de Terapia Intensiva/estatística & dados numéricos
Auxiliares de Enfermagem/organização & administração
Auxiliares de Enfermagem/provisão & distribuição
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/organização & administração
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-782958
Autor: Alves, Daniela Fernanda dos Santos; Guirardello, Edinêis de Brito.
Título: Ambiente de trabalho da enfermagem, segurança do paciente e qualidade do cuidado em hospital pediátrico / Entorno de trabajo de enfermería, la seguridad y la calidad de la atención en el hospital de pacientes pediátricos / Nursing work environment, patient safety and quality of care in pediatric hospital
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e58817, 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivos Descrever as características do ambiente de trabalho, as atitudes de segurança, a qualidade do cuidado mensuradas pela equipe de enfermagem das unidades pediátricas e analisar a evolução dos indicadores assistenciais e de desempenho hospitalar. Método Estudo descritivo com 136 profissionais de enfermagem de um hospital pediátrico, com aplicação da ficha de caracterização pessoal e profissional, Nursing Work Index – Revised, Safety Attitudes Questionnaire – Short form 2006 e dos indicadores de qualidade. Resultados Os profissionais percebem o ambiente como favorável à prática profissional, avaliaram como boa a qualidade do cuidado e a redução de eventos adversos e da permanência hospitalar. O domínio satisfação no trabalho foi favorável à segurança do paciente. Conclusões O ambiente de trabalho é favorável à prática de enfermagem, os profissionais aprovam a qualidade do cuidado e os indicadores apontam redução dos eventos adversos e da permanência hospitalar.

RESUMEN Objetivos Describir las características del ambiente de trabajo, las actitudes hacia la seguridad, el cuidado de la calidad medida por el personal de enfermería de las unidades de pediatría, así como analizar la evolución de los indicadores de bienestar y desempeño de los hospitales. Métodos Estudio descriptivo con 136 profesionales en un asilo de ancianos hospital pediátrico, realizado a través de la forma de caracterización personal y profesional, Enfermería Índice de Trabajo – Revisado, Actitudes Seguridad Cuestionario – Short Form 2006 y los indicadores de calidad. Resultados Los profesionales perciben el ambiente tan favorable a la práctica profesional y de la buena calidad de la atención, una reducción de los eventos adversos y la estancia hospitalaria. Satisfacción en el trabajo se consideró favorable para la seguridad del paciente. Conclusiones El ambiente de trabajo es propicio para la práctica de los profesionales de enfermería que aprueban la calidad de la atención y la reducción de puntos de indicadores de los eventos adversos y la estancia hospitalaria.

ABSTRACT Objectives To describe the characteristics of the nursing work environment, safety attitudes, quality of care, measured by the nursing staff of the pediatric units, as well as to analyze the evolution of quality of care and hospital indicators. Methods Descriptive study with 136 nursing professionals at a paediatric hospital, conducted through personal and professional characterization form, Nursing Work Index – Revised, Safety Attitudes Questionnaire – Short Form 2006 and quality indicators. Results The professionals perceive the environment as favourable to professional practice, and consider good quality care that is also observed by reducing the incidence of adverse events and decreased length of stay. The domain job satisfaction was considered favourable to patient safety. Conclusions The work environment is favourable to nursing practice, the professionals nursing approve the quality of care and the indicators tended reducing adverse events and length of stay.
Descritores: Local de Trabalho
Segurança do Paciente
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
-Flebite/epidemiologia
Qualidade da Assistência à Saúde
Hospitais Urbanos/estatística & dados numéricos
Brasil/epidemiologia
Atitude do Pessoal de Saúde
Incidência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Lesão por Pressão/epidemiologia
Hospitais Pediátricos/estatística & dados numéricos
Acreditação/normas
Satisfação no Emprego
Tempo de Internação/estatística & dados numéricos
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Auxiliares de Enfermagem/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1004090
Autor: Livramento, Débora do Vale Pereira do; Backes, Marli Terezinha Stein; Damiani, Pattrícia da Rosa; Castillo, Laura Denise Reboa; Backes, Dirce Stein; Simão, Alexandrino Martinho Sangunga.
Título: Percepções de gestantes acerca do cuidado pré-natal na atenção primária à saúde / Percepciones de gestantes acerca del cuidado prenatal en la atención primaria a la salud / Perceptions of pregnant women about prenatal care in primary health care
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180211, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Compreender as percepções das gestantes acerca do cuidado recebido durante o pré-natal, no âmbito da atenção primária à saúde. MÉTODO Estudo qualitativo, baseado na Grounded Theory. A coleta de dados foi realizada de agosto a dezembro de 2016, através de entrevista semiestruturada com 12 gestantes que realizaram acompanhamento pré-natal na atenção primária do município de Florianópolis/SC/Brasil. A coleta e análise dos dados foram realizadas concomitantemente. Na análise de dados utilizou-se a codificação aberta e axial. RESULTADOS Foram elaboradas três categorias, sendo elas: O cuidado antes e durante a gestação. Participação em grupos de gestantes e, Cuidado de qualidade durante a gestação. CONCLUSÃO As percepções das gestantes acerca do cuidado recebido durante o pré-natal estão relacionadas à atenção dispensada, ao acolhimento humanizado, consideração da subjetividade da gestante e amparo nos momentos difíceis que tornam este período satisfatório.

Resumen OBJETIVO Comprender las percepciones de las gestantes acerca del cuidado recibido durante el prenatal, en el ámbito de la atención primaria a la salud. MÉTODO Estudio cualitativo, basado en la Grounded Theory. La recolección de datos fue realizada de agosto a diciembre de 2016, a través de entrevista semiestructurada con 12 gestantes en la atención primaria a la salud del municipio de Florianópolis/SC/Brasil. La recolección y análisis de los datos se realizaron concomitantemente. En el análisis de datos se utilizó la codificación abierta y axial. RESULTADOS Fueron elaboradas tres categorías, siendo ellas: El cuidado antes y durante la gestación, Participación en grupos de gestantes y, Cuidado de calidad durante la gestación. CONCLUSIÓN Las percepciones de las gestantes acerca del cuidado recibido durante el prenatal están relacionadas la atención dispensada, acogida humanizada, consideración de la subjetividad de la gestante y amparo en los momentos difíciles que hacen este período satisfactorio.

Abstract OBJECTIVE To understand the perceptions of pregnant women about the care received during prenatal care, in the field of primary health care. METHOD Qualitative study, based on Grounded Theory. Data collection was performed from August to December 2016, through a semi-structured interview with 12 pregnant women who received prenatal care in the city of Florianópolis/SC/Brazil. Data collection and analysis were performed concomitantly. Data analysis was performed using open and axial coding. RESULTS Three categories were elaborated: Care before and during gestation, Participation in groups of pregnant women, and Quality care during pregnancy. CONCLUSION The perceptions of the pregnant women about the care received during the prenatal care is related to the care given, humanized reception, consideration of the pregnant woman's subjectivity and support in the difficult moments that make this period satisfactory.
Descritores: Cuidado Pré-Natal/normas
Atenção Primária à Saúde/normas
Qualidade da Assistência à Saúde
-Cuidado Pré-Natal/psicologia
Complexo Vitamínico B/administração & dosagem
Brasil
Compostos Ferrosos/administração & dosagem
Pesquisa Qualitativa
Gestantes/psicologia
Gravidez não Planejada
Ácido Fólico/administração & dosagem
Ácido Fólico/análogos & derivados
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043034
Autor: Meireles, Viviani Camboin; Labegalini, Célia Maria Gomes; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Título: Método Tracer e a qualidade do cuidado na enfermagem: revisão integrativa da literatura / Método Tracer y la calidad del cuidado: revisión integral de la literatura / Tracer Methodology and the quality of care: integrative literature review
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180142, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar a produção científica sobre o Método Tracer na área da enfermagem. MÉTODO Revisão integrativa, realizada com 22 artigos localizados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) eWeb of Science. As estratégias de busca incluíram descritores e palavras-chave: Método Tracer, Método traçador, Método rastreador, Método de avaliação, Usuário Guia e Enfermagem correlacionados e combinados com operadores booleanos. RESULTADOS Organizaram-se os dados segundo os cenários de aplicação do método, a saber: agravos à saúde como condição traçadora para avaliar a qualidade dos cuidados, conformidades e não conformidades em relação aos protocolos institucionais, reflexão e capacitação para a acreditação. CONCLUSÃO O Método Tracer é utilizado para avaliação e melhoria da qualidade da assistência.

Resumen OBJETIVO Analizar la literatura científica sobre el Método Tracer en el área de enfermería. MÉTODO Revisión integrativa de la literatura, conducida con 22 artículos en las bases de datos: Literatura Latinoamericana y Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) y Web of Science. La búsqueda incluyeron las palabras clave: trazador, método de evaluación, guía del usuario y enfermería relacionados y combinados con operadores booleanos. RESULTADOS Los datos se organizaron según los escenarios de aplicación del método: condición de salud estampados plotter para evaluar la calidad de atención, cumplimiento y no cumplimiento de protocolos, reflexión y formación para la acreditación. CONCLUSIÓN El Método Tracer se utiliza para mejorar la calidad de la atención.

Abstract OBJECTIVE To analyze the scientific literature about the Tracer Method in the area of nursing. METHOD Integrative literature review with 22 articles from the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) and Web of Science. The search strategy included descriptors and keywords, as follows: Método Tracer, Método Traçador, Método Rastreador, Método de Avaliação, Usuário Guia amd Enfermagem correlated and combined with Boolean operators. RESULTS Data was organized according to the scenarios where the method was applied, namely: health condition as a tracer condition for assessing the quality of care, compliance and non-compliance regarding the institutional protocols, reflection and training for accreditation. CONCLUSION The Tracer Methodology is used for evaluating and improving the quality of care.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Processo de Enfermagem/normas
-Estados Unidos
Brasil
Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations
Melhoria de Qualidade
Segurança do Paciente
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Acreditação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1004112
Autor: Lucena, Amália de Fátima; Laurent, Maria do Carmo Rocha; Reich, Rejane; Pinto, Luciana Ramos Correa; Carniel, Elenice Lorenzi; Scotti, Luciana; Hemesath, Melissa Prade.
Título: Diagnóstico de enfermagem risco de sangramento como indicador de qualidade assistencial à segurança de pacientes / Diagnóstico de enfermería riesgo de sangrado como indicador de calidad asistencial de la seguridad de pacientes / Nursing diagnosis risk for bleeding as an indicator of quality of care for patient safety
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180322, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever a implantação de um indicador de qualidade assistencial associado ao diagnóstico de enfermagem de pacientes com alto risco de sangramento, com base nos resultados alarmantes de tempo de protombina (TP), tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPa) e plaquetas. MÉTODOS Relato de experiência retrospectivo de ações multidisciplinares desenvolvidas em um hospital universitário. As etapas do estudo envolveram reuniões de equipes, busca de estratégias de comunicação efetiva e criação de um novo indicador de qualidade assistencial. RESULTADOS O indicador foi denominado "Conformidade do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Sangramento", monitorado mensalmente desde junho de 2016. A ficha técnica contempla as características e atributos do indicador. Com base nas suas análises são estabelecidos planos de ações para sua qualificação. CONCLUSÃO A implantação do indicador de qualidade assistencial associado ao diagnóstico de enfermagem aprimorou o processo de comunicação, monitoramento e cuidado de enfermagem a pacientes com risco de sangramento.

Resumen OBJETIVO Describir la implementación de un indicador de calidad asistencial asociado al diagnóstico de enfermería de pacientes con alto riesgo de sangrado, con base en los resultados alarmantes de tiempo de protombina (Tp), tiempo de tromboplastina parcialmente activada (TTPa) y plaquetas. MÉTODO Relato de experiencia retrospectiva de acciones multidisciplinares desarrolladas en un hospital universitario. Las etapas del estudio involucraron reuniones de equipos, búsqueda de estrategias de comunicación efectiva y creación de un nuevo indicador de calidad asistencial. RESULTADOS El indicador se denominó "Conformidad del Diagnóstico de Enfermería Riesgo de Sangrado", y se monitoreó mensualmente desde junio de 2016. La ficha técnica contempla las características y atributos del indicador. Con base en los análisis del indicador se establecen planes de acción para su cualificación. CONCLUSIÓN La implementación del indicador de calidad asistencial asociado al diagnóstico de enfermería mejoró el proceso de comunicación, el monitoreo y el cuidado de enfermería a pacientes con riesgo de sangrado.

Abstract OBJECTIVE To describe the implantation of a care quality indicator associated to the nursing diagnosis of patients at high risk of bleeding, based on the alarming results of prothrombin time (PT), partially activated thromboplastin time (aPTT) and platelets. METHODS Retrospective experience report of multidisciplinary actions developed in a university hospital. The stages of the study involved team meetings, search for effective communication strategies and creation of a new indicator of quality of care. RESULTS The indicator was called "Compliance of Nursing Diagnosis Risk for bleeding", monitored monthly since June 2016. The technical file includes the characteristics and attributes of the indicator. Based on the analyzes of the indicator, action plans are established for its qualification. CONCLUSION The implementation of the quality of care indicator associated to the nursing diagnosis improved the communication process, the monitoring and the nursing care to patients at risk of bleeding.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Segurança do Paciente
Transtornos Hemorrágicos/enfermagem
-Tempo de Tromboplastina Parcial
Equipe de Assistência ao Paciente
Contagem de Plaquetas
Tempo de Protrombina
Qualidade da Assistência à Saúde
Risco
Estudos Retrospectivos
Comunicação Interdisciplinar
Hemorragia/prevenção & controle
Transtornos Hemorrágicos/sangue
Transtornos Hemorrágicos/epidemiologia
Hospitais Universitários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Silva, Lolita Dopico da
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Id: biblio-1005529
Autor: Fassarella, Cintia Silva; Silva, Lolita Dopico da; Camerini, Flavia Giron; Barbieri-Figueiredo, Maria do Céu.
Título: Indicador organizacional da cultura de segurança em um hospital universitário / Organizational indicator of safety culture in a university hospital / Indicador organizacional de la cultura de seguridad en un hospital universitario
Fonte: Rev. enferm. UERJ;27:e34073, jan.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a cultura de segurança organizacional de um hospital universitário português a partir da percepção dos enfermeiros. Método: estudo transversal, tipo survey, com 567 enfermeiros de um hospital universitário do Porto, Portugal, realizado de abril a dezembro de 2014. Utilizou-se o instrumento do Hospital Survey on Patient Safety Culture. Para análise, realizou-se a recodificação da Escala de Likert e aplicou-se a estatística descritiva. Resultados: as dimensões que apresentaram percentual elevado de respostas positivas foram: Trabalho em equipe dentro das unidades (78,69%) e Expectativa e ações de promoção de segurança do paciente dos supervisores (65,94%). Evidenciou-se que 248 (44,4%) profissionais não notificaram nenhum evento e apenas 13 (2,3%) notificaram mais de seis eventos no último ano. Conclusão: a avalição permitiu identificar uma dimensão forte e algumas fragilidades da organização. Os resultados são relevantes e servem de embasamento para os gestores e líderes de enfermagem, permitindo avançar na cultura de segurança.

Objective: to evaluate the organizational safety culture of a Portuguese university hospital on the basis of nurses' perceptions. Method: this cross-sectional, survey-type study of 567 nurses at a university hospital in Porto, Portugal, was conducted from April to December 2014, using the Survey on Patient Safety Culture instrument. For the analysis, the Likert Scale was recoded, and descriptive statistics were used. Results: the dimensions that returned high percentage positive responses were: Teamwork within units (78.69%) and Supervisor Expectations and Actions Promoting Patient Safety (65.94%). It was found that 248 (44.4%) of personnel did not report any event, and only 13 (2.3%) had reported more than six events in the prior year. Conclusion: the assessment identified one strong dimension in the organization, and some weaknesses. The results are significant and offer a foundation for nursing managers and leaders to improve safety culture.

Objetivo: evaluar la cultura de seguridad de la organización de un hospital universitario portugués desde el punto de vista de las enfermeras. Método: estudio transversal, tipo encuesta, junto a 567 enfermeros de un hospital universitario en Oporto, Portugal, que tuvo lugar entre abril y diciembre de 2014. Utiliza el instrumento de Hospital Survey on Patient Safety Culture. Para el análisis, se realizó recodificación de la Escala de Likert y se utilizó la estadística descriptiva. Resultados: Las dimensiones que presentaron un alto porcentaje de respuestas positivas fueron: Trabajo en equipo dentro de las unidades (78,69%) y Expectativa y acciones de promoción de seguridad del paciente de los supervisores (65,94%). Se evidenció que 248 (44,4%) de los profesionales no notificaron ningún evento y sólo 13 (2,3%) notificaron más de seis eventos el último año. Conclusión: la evaluación permitió identificar una dimensión fuerte y algunas fragilidades de la organización. Los resultados son relevantes y sirven de base para los gestores y líderes de enfermería, permitiendo avanzar en la cultura de seguridad.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Cultura Organizacional
Segurança do Paciente
Hospitais
-Estudos Transversais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1052886
Autor: Nusfaumer, Marcos; Terrasa, Sergio Adrián.
Título: Expectativas de los pacientes respecto de la consulta con un médico de familia: estudio de corte transversal / Patient expectations regarding consultation with a family doctor: cross-sectional study
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(4):e002027, 2019. tab..
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes. El modelo biopsicosocial propone que la atención de la salud se centre en las necesidades de las personas.Sin embargo, no siempre los profesionales de la salud conocen adecuadamente lo que esperan de los encuentros clínicos sus pacientes. Objetivo. Explorar las expectativas respecto de sus encuentros clínicos de los/as pacientes atendidos por médicos de familia en un Centro de Salud de Atención Primaria del Conurbano Bonaerense (Buenos Aires, Argentina). Métodos. Estudio observacional descriptivo de corte transversal llevado a cabo sobre una muestra consecutiva de pacientes que acudieron a las consultas médicas de un centro de salud. Se les pidió a los pacientes que de un listado de diez potenciales expectativas, valoraran y priorizaran las más importantes para esa consulta. Resultados. Fueron entrevistadas 146 personas (91 % mujeres) con una mediana de edad de 30 años.Las expectativas más mencionadas (94 % de las personas encuestadas) fueron que el médico demuestre interés y escuche a sus pacientes, y que les brinde explicaciones sobre sus problemas y dudas. Conclusiones. Hemos podido documentar que las expectativas de nuestros pacientes respecto de sus entrevistas clínicas están muy vinculadas a su componente actitudinal (predisposición a escuchar con interés sus problemas) y al de las habilidades comunicacionales del profesional de la salud (explicaciones). (AU)

Background. The biopsychosocial model proposes that health care focus on the needs of people. However, health profes-sionals do not always know what their patients expect from clinical meetings. Objective. To explore the expectations regarding their clinical meetings of the patients attended by family doctors in aPrimary Health Care Center of Buenos Aires, Argentina. Methods. Descriptive cross-sectional observational study carried out on a consecutive sample of patients who attendedthe medical consultations of a health center. Patients were asked to rate and prioritize the most important ones for thatconsultation from a list of ten potential expectations. Results. 146 people (91 % women) with a median age of 30 years were interviewed.The most mentioned expectations (94 % of the people surveyed) were for the doctor to show interest and listen to theirpatients, and to give them explanations about their problems and doubts. Conclusions. We have been able to document that our patients' expectations regarding their clinical interviews are closelylinked to their attitudinal component (predisposition to listen with interest to their problems) and to the communication skillsof the healthcare professional (explanations). (AU)
Descritores: Satisfação do Paciente
Medicina de Família e Comunidade/tendências
-Argentina
Relações Médico-Paciente
Médicos de Família/tendências
Atenção Primária à Saúde/tendências
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/tendências
Qualidade da Assistência à Saúde/tendências
Estudos Transversais/estatística & dados numéricos
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente/tendências
Empatia
Preferência do Paciente/psicologia
Comunicação em Saúde/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052462
Autor: Siqueira, Lillian Dias Castilho; Santos, Michel Coutinho dos; Calmon, Igor tadeu de Siqueira; Junior, Pedro Cubas Siqueira.
Título: Dimensionamento de profissionais de Enfermagem da clínica médica de um hospital universitário / Dimensioning nursing professionals in the medical clinic of a university hospital
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(4):35-40, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: caracterizar o perfil dos pacientes e dimensionar o quantitativo de profissionais de enfermagem para a unidade de clínica médica. Método: Estudo descritivo e transversal em que os pacientes foram classificados de acordo com instrumento referendado pela Resolução COFEN no 543/2017, e em seguida, proposto o dimensionamento de acordo com a mesma Resolução. Resultados: das 3415 classificações realizadas, 35,8% foram pacientes de cuidados mínimos, 28,6% cuidados intermediários, 20,9% alta dependência, 14,1% cuidados semi-intensivos e 0,6% cuidados intensivos.0 Evidenciou-se déficit de cinco enfermeiros em relação à recomendação do COFEN e superávit de 12 técnicos/auxiliares de enfermagem. Conclusão: Evidenciou-se superávit da equipe disponível, porém, com diferenças entre as categorias profissionais. Houve déficit de cinco enfermeiros e superávit de 12 técnicos/auxiliares de enfermagem. O estudo pode contribuir na disseminação da temática à enfermagem com vistas à busca de melhores resultados assistenciais e condições de trabalho satisfatórias. (AU)

Objective: to characterize the profile of the patients and to size the nursing staff of a medical clinic unit. Method: Descriptive and cross-sectional study in which the patients were classified according to the instrument approved by COFEN Resolution no 543/2017, and then proposed the sizing according to the same Resolution. Results: amongst the total of 3415 classifications made, 35.8% were patients in minimal care, 28.6% were intermediate care patients, 20.9% were highly dependent, 14.1% were semi-intensive and 0.6% were in intensive care. There was a deficit of five nurses in relation to the COFEN's recommendation and a surplus of 12 nursing technicians / assistants. Conclusion: There was a surplus of the available team, however, with differences between the professional categories. There were deficits of five nurses and surplus of 12 nursing technicians / assistants. The study may contribute to the dissemination of the topic to nursing in order to seek better care results and satisfactory working conditions. (AU)

Objetivo: caracterizar el perfil de los pacientes y dimensionar el cuadro de personal de enfermeira de la unidad de clínica médica. Método: Estudio descriptivo y transversal en que los pacientes fueron clasificados de acuerdo con instrumento refrendado por la Resolución COFEN no 543/2017, y luego propuesto el dimensionamiento de acuerdo con la misma Resolución. Resultados: se realizaron 3415 puntuaciones y se encontraron 35,8% pacientes em cuidados básicos, 28,6% en cuidados intermedios, 20,9% en alta dependencia, 14,1% en semi-intensivos, y 0,6% en cuidados intensivos. Se evidenció déficit de cinco enfermeros en relación a la recomendación del COFEN y superávit de 12 técnicos / auxiliares de enfermería. Conclusión: Se evidenció superávit del equipo disponible, sin embargo, con diferencias entre las categorías profesionales. Hubo déficit de cinco enfermeros y superávit de 12 técnicos / auxiliares de enfermería. El estudio puede contribuir en la diseminación de la temática a la enfermería con miras a la búsqueda de mejores resultados asistenciales y condiciones de trabajo satisfactorias. (AU)
Descritores: Administração Hospitalar
-Qualidade da Assistência à Saúde
Enfermagem
Tomada de Decisões
Segurança do Paciente
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  10 / 3082 LILACS  
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Id: biblio-1052373
Autor: Fajardo Ortiz, Guillermo.
Título: Gerencia y administración estratégica de la atención médica / Management and strategic management of care.
Fonte: México D.F; Editorial Médica Panamericana; 2015. xxii,704 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Contenido: Sección I. Toma de Conciencia: Los corpus de la gerencia en la atención médica; Perspectiva de la atención hospitalaria en América Latina; La atención médica y sus establecimientos; El paciente; Diagnóstico de salud; Gobernanza, gobernabilidad y atención médica; Inequidades y exclusiones de la atención médica; La gerencia de la atención primaria en salud; Políticas de salud en America Latina y España; Sistemas de salud y gerencia de la atención médica; Salud pública y gerencia de la atención medica. Sección II. El proceso: El Pensamiento del gerente de la atención médica; La ética aplicada a la gerencia de la atención médica; Liderazgo gerencial en atención médica; Gerencia de la atención medica basada en evidencias (…) La gerencia de la atención médica y las ciencias de la complejidad; Competencias del gerente de atención médica. Sección III. Bitácoras: Teorías de la administración clásica y gerencia aplicadas a la atención médica; Planeación de la atención médica; La unidad médica sustentable; La calidad en la atención médica, cultura de calidad y seguridad del paciente; La implementación de la calidad; Certificación de establecimientos médicos; Guías de práctica clínica en la gerencia de la atención médica; Estadísticas de la atención médica. Sección IV. Recursos: Gestión financiera en la atención médica (…) Pluralismo: La importancia de la comunicación en la gerencia de la atención medica; Tecnologías de información para la gerencia y dirección; Insatisfacción, inconformidad y queja, elementos de la gestión de los servicios de salud; Responsabilidades legales del directivo de la atención médica; Conceptos básicos de economía de la salud; Farmacoeconomia para directivos médicos; Mercadotecnia en la gerencia de la atención medica; La atención médica en los desastres. Protección civil; La gerencia en la salud en el trabajo; Nuevos paradigmas en la gerencia de la atención y cuidado de la salud. Sección VI. Anexos
Descritores: Organização e Administração
Administração de Serviços de Saúde
Cuidados Médicos
Administração de Instituições de Saúde
-Qualidade da Assistência à Saúde
Economia da Saúde/tendências
Desenvolvimento Tecnológico
Planejamento em Saúde
Administração Hospitalar
América Latina
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; aADMIN58



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