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Id: biblio-1149698
Autor: Bitencourt, Graziele Ribeiro; Ferreira, Andreia Fabia de Melo; Amaral, Maria Helena de Souza Praça do; Renault, Stella Maris Gomes; Silva, Jaqueline Olímpio da; Santos, Katerine Moraes dos.
Título: Uso de indicadores na avaliação do serviço de educação permanente: reflexão dos pilares da qualidade / Uso de indicadores en la evaluación del servicio de educación permanente: reflexión de los pilares de la calidad / Use of indicators in the evaluation of the permanent education service: reflection of the quality pillars
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e36844, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.

Objetivo reflexionar sobre el uso de indicadores en la evaluación de la calidad del servicio de educación permanente. Método estudio descriptivo, análisis reflexivo de la literatura, a la luz de los pilares de la calidad. Resultados la evaluación de la calidad del servicio de educación permanente se refiere al monitoreo de los indicadores asociados a la frecuentación de los profesionales en las actividades propuestas, el abandono en la secuencia de la formación y la satisfacción con las actividades. Otros indicadores se relacionan con el propio servicio de educación permanente, a través del monitoreo de la tasa de cancelación de acciones, el tiempo promedio de capacitación y el valor invertido en la planificación de acciones. Así pues, la evaluación de los indicadores basados en los pilares de la calidad de la eficacia, efectividad, eficiencia, aceptabilidad, legitimidad y equidad puede auxiliar en la planificación y el análisis de la formación ofrecida. Conclusión la utilización de indicadores en la educación permanente favorece el análisis retrospectivo y prospectivo de las actividades a través de los propios profesionales y del servicio de educación permanente.

Objective to reflect on the use of indicators in the evaluation of the quality of the continuing education service. Method descriptive study, reflective analysis of literature, in the light of the quality pillars. Results the evaluation of the quality of the permanent education service refers to the monitoring of indicators associated with the attendance of professionals in the proposed activities, abandonment in following training and satisfaction with activities. Other indicators are related to the permanent education service itself, through the monitoring of the cancellation rate of actions, average training time and the value invested in the planning of actions. Thus, the evaluation of the indicators based on the pillars of quality of efficacy, effectiveness, efficiency, acceptability, legitimacy and equity is able to assist in the planning and analysis of the training offered. Conclusion the use of indicators in permanent education favors the retrospective and prospective analysis of the activities by the professionals themselves and by the permanent education service.
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Gestão em Saúde
Educação Continuada
-Indicadores de Serviços
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
Tanaka, Oswaldo Yoshimi
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Id: biblio-903267
Autor: Almeida, Cristiane Andrea Locatelli de; Tanaka, Oswaldo Yoshimi.
Título: Meta-evaluation of a participatory process in the strengthening of municipal management / Meta-avaliação de um processo participativo no fortalecimento da gestão municipal
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51:99, 2017.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To evaluate, with a focus on participation, an evaluation process developed by municipal managers and administrators of a health region in the state of São Paulo, considering the need for theoretical reflection on participatory health practices in the Brazilian context. METHODS Qualitative research that used the framework developed by Daigneault and Jacob (2009) to analyze the empirical material, encompassing three dimensions of participation: control of the evaluation process, diversity of participants, and extent of their involvement. We highlighted decisions or contextual aspects that deepened or limited the participatory option in the process under study. RESULTS We identified the presence and important performance of stakeholders who are "not specialists in evaluation", through participation both in the direction of the evaluation process and in its distinct stages. The formed group started from their own annoyances added to the need for information and reflection to define the subject and scope of the evaluation; the use of the process planned by them guided the definition of the data to be collected and the format of result dissemination; the empirical material analysis was undertaken jointly by the participants. Regarding the third dimension, a limitation was identified regarding the diversity of actors involved due to the prioritization of the possibility of in-depth work with a fixed group of managers. CONCLUSIONS It is stated that there is no "ideal participation model" for evaluations. In certain contexts and structures, real opportunities for participation - even if they seem fragile at first sight - should be leveraged, and that requires flexibility and critical reflection on the part of those responsible for the evaluation processes to undertake the necessary adjustments.

RESUMO OBJETIVO Meta-avaliar, com foco na participação, um processo avaliativo desenvolvido por secretários e assessores municipais de uma região de saúde do estado de São Paulo, tendo em vista a necessidade de reflexão teórica sobre práticas de avaliação participativa na área da Saúde no contexto brasileiro. MÉTODOS Pesquisa qualitativa que utilizou, para análise do material empírico, o referencial desenvolvido por Daigneault e Jacob (2009), englobando três dimensões da participação: direção do processo avaliativo, diversidade dos participantes e extensão do envolvimento dos mesmos. Foram destacadas decisões ou aspectos contextuais que fizeram com que a opção participativa fosse aprofundada ou limitada no processo em foco. RESULTADOS Identificou-se a presença e importante atuação de atores interessados "não especialistas em avaliação", por meio da participação tanto na direção do processo avaliativo como em suas diferentes etapas. O grupo formado partiu de seus próprios incômodos somados à necessidade de informação e reflexão para a definição do tema e escopo da avaliação; a utilização do processo por eles planejada guiou a definição dos dados a serem coletados e o formato da disseminação dos resultados; a análise do material empírico foi empreendida de forma conjunta pelos participantes. No tocante à terceira dimensão, foi identificada uma limitação quanto à diversidade de atores envolvidos em função da priorização da possibilidade de trabalho aprofundado com um grupo fixo de gestores. CONCLUSÕES Afirma-se que não existe um "modelo ideal de participação" para avaliações. Em determinados contextos e estruturas, oportunidades reais de participação - mesmo que pareçam frágeis à primeira vista - devem ser aproveitadas, exigindo, para tanto, flexibilidade e reflexão crítica por parte dos responsáveis pelos processos avaliativos, visando a empreender as adequações que se fizerem necessárias.
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Tomada de Decisões
Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade/organização & administração
Voluntários Saudáveis
-Atenção Primária à Saúde
Brasil
Diversidade Cultural
Pesquisa Qualitativa
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Uruguai
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Id: biblio-1180961
Autor: Moreira, Eduardo; Lamas, Laura; Píriz Álvarez, Gabriela; Barbato, Marcelo; Burghi, Gastón.
Título: Valoración de disparadores de consulta para optimizar la oportunidad de acceso a los cuidados paliativos en la UCI / Assessment of consultation triggers to optimize the opportunity to access palliative care in the ICU / Avaliação dos critérios de elegibilidade para otimizar a oportunidade de acesso aos cuidados paliativos na UTI
Fonte: Rev. méd. Urug;37(1):e204, mar. 2021. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: Introducción: los cuidados paliativos (CP) son un marcador de calidad de asistencia en terapia intensiva; sin embargo, han sido poco evaluados en Uruguay. La detección proactiva de pacientes mediante disparadores de consultas es una estrategia que podría optimizar el acceso a los CP. Objetivos: determinar la prevalencia y las características de los disparadores de consulta de CP en pacientes críticos. Analizar la utilización de recursos en estos pacientes. Material y método: estudio de cohorte, retrospectivo, que incluyó pacientes ingresados a unidad de cuidados intensivos (UCI) entre marzo de 2016 y febrero de 2019. Los disparadores analizados fueron: a) presencia de tumor con metástasis; b) estadía en UCI 50% por encima de la media (14 días); c) >75 años con disfunción orgánica múltiple, y d) >80 años con dos o más comorbilidades graves. Resultados: se analizaron 2.850 pacientes. El 26% (734) presentó al menos un disparador de consulta con CP. El más prevalente: estadía en UCI 50% por encima de la media (18%). Estos pacientes presentaron mayor edad: 61 (43-75) vs 54 (36-65) años (p < 0,001) y mayor gravedad, SAPSIII de 60 (48-74) vs 47 (35-61) puntos (p<0,001). Requirieron más asistencia respiratoria mecánica (ARM) 87% vs 55% (p <0,001), vasopresores 48% vs 24% (p< 0,001) y hemodiálisis 8% vs 4% (p<0,001). Presentaron mayor estadía 18 (9-27) vs 4 (2-8) días, (p<0,001) y tiempo en ARM 14 (7-23) vs 3 (1- 6) días (p<0,001). Conclusiones: la cuarta parte de los pacientes en UCI activaron al menos un criterio de CP, presentaron mayor gravedad y utilizaron más sostén de soporte vital.

Summary: Introduction: palliative care (PC) constitutes a marker of the quality of intensive care assistance. However, it has not been thoroughly assessed in Uruguay. Proactive detection of patients by means of "consultation triggers" should be considered a strategy to optimize access to PC. Objetives: to determine the prevalence and characteristics of Palliative Care consultation triggers in critical patients. To analyse the use of resources in these patients. Method: retrospective cohort study of patients admitted in the ICU between March 2016 and February 2019. The following triggers were identified: a) a tumor with metastasis; length of stay at the ICU 50% over the average (14 days), c) >75 years old with multiple organic dysfunction and d) >80 years old with 2 or more severe comorbidities Results: 2.850 patients were analysed. 26% (734) presented at least one consultation trigger with PC. Length of stay at the ICU 50% over average (18%). These patients presented higher average age 61 (43-75) versus 54 (36-65) years old (p < 0.001), and increased severity, SAPSIII of 60 (48-74) compared to 47 (35-61) points (p<0.001); 87% required mechanical ventilation compared to 55% (p <0.001), vasopressors 48% compared to 24% (p< 0.001) and hemodialysis 8% compared to 4% (p<0.001). 18 presented a longer stay (9-27) compared to 4 (2-8) days, (p<0.001) and time on mechanical ventilation 14 (7-23) compared to 3 (1- 6) days (p<0.001). Conclusions: 25 percent of patients in the ICU activated at least one criterion for PC, they were in a more severe condition and used more mechanical ventilation.

Resumo: Introdução: os cuidados paliativos (CP) são um marcador de qualidade da atenção em Terapia Intensiva, porém, pouco avaliados no Uruguai. A detecção proativa de pacientes usando "gatilhos de consulta" é uma estratégia que pode otimizar o acesso aos CP. Metas: determinar a prevalência e as características dos critérios de elegibilidade de CP em pacientes críticos. Analisar o uso de recursos nesses pacientes. Materiais e métodos: estudo de coorte retrospectivo, incluindo pacientes internados na UTI entre março de 2016 e fevereiro de 2019. Os critérios analisados foram: a) presença de tumor com metástase, b) permanência na UTI 50% acima da média (14 dias), c ) >75 anos com disfunção de múltiplos órgãos e d) >80 anos com 2 ou mais comorbidades graves. Resultados: 2.850 pacientes foram analisados. 26% (734) apresentaram pelo menos 1 critério de elegibilidade para CP. O mais prevalente foi a permanecia na UTI 50% superior à média (18%). Esses pacientes tinham mais de 61 anos (43-75) vs 54 (36-65) anos (p <0,001) e condições mais graves, SAPSIII de 60 (48-74) vs 47 (35-61) pontos (p <0,001). Necessitaram mais ventilação mecânica assistida (AVM) 87% vs 55% (p <0,001), vasopressores 48% vs 24% (p <0,001) e hemodiálise 8% vs 4% (p <0,001). Tiveram uma permanência mais prolongada 18 (9-27) vs 4 (2-8) dias, (p <0,001) e tempo em AVM 14 (7-23) vs 3 (1-6) dias (p <0,001). Conclusões: um quarto dos pacientes internados na UTI ativou pelo menos um critério de elegibilidade para CP, apresentou maior gravidade e utilizou mais suporte vital.
Descritores: Cuidados Paliativos
Cuidados Críticos/organização & administração
-Estudos de Coortes
Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Responsável: UY6.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1279629
Autor: Trovó, Simone Aparecida; Cucolo, Danielle Fabiana; Perroca, Márcia Galan.
Título: Transfer of patients in hospital units: impacts on nursing workload / Traslado de pacientes en unidades hospitalarias: influencia en la carga de trabajo de enfermería / Transferência de pacientes em unidades hospitalares: influência sobre a carga de trabalho em enfermagem
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e0327, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To measure the average time spent by the nursing team in transferring patients; to compare the activities observed during the performance of this intervention with those described by the Nursing Interventions Classification and to investigate the intensity of its influence on the workload. Method: Observational study using timekeeping software conducted in two hospitals in the northwest region of the State of São Paulo. 200 patient transfers were monitored by the team using two validated instruments. Results: The average time spent by nurses on transfers ranged from 9.3 (standard deviation = 3.5) to 12.2 (standard deviation = 2.5) minutes and by assistants/ technicians between 7.1 (standard deviation = 2,8) and 11.0 (standard deviation = 2.2) minutes. 63 transfers made by nurses and 87 by assistants/technicians were considered qualified (>70% of the score). The team expended 19.3 to 29% of the working day time in this intervention. Conclusion: The transfer of patients has an impact on the workload of the team and needs to be considered in the measurement of nursing activities for the calculation and distribution of personnel to improve the quality and continuity of care.

RESUMEN Objetivo: Medir el tiempo medio empleado por el equipo de enfermeria en el traslado de pacientes, comparar las actividades observadas durante esta intervencion con las descritas por la Clasificacion de Intervenciones de Enfermeria e investigar la intensidad de su influencia en la carga de trabajo. Método: Se trata de un estudio observacional realizado con un software para el registro de los tiempos y llevado a cabo en dos hospitales de la region noroeste del estado de Sao Paulo. El plantel realizo 200 traslados de pacientes, supervisado por dos instrumentos validados. Resultados: El tiempo medio empleado por el personal de enfermeria en los traslados oscilo entre 9,3 (desviacion estandar=3,5) y 12,2 (desviacion estandar=2,5) minutos y el de los auxiliares/tecnicos entre 7,1 (desviacion estandar=2,8) y 11,0 (desviacion estandar=2,2) minutos. Se consideraron cualificados 63 traslados realizados por enfermeros y 87 por auxiliares/tecnicos (≥70% de la puntuacion). El equipo consumio del 19,3 al 29% del tiempo de la jornada laboral en esta intervencion. Conclusión: El traslado de pacientes repercute en la carga de trabajo del plantel de enfermeria y debe tenerse en cuenta en la medicion de las actividades de enfermeria para el dimensionamiento y la distribucion del personal, con el objetivo de mejorar la calidad y la continuidad de los cuidados.

RESUMO Objetivo: Mensurar o tempo medio despendido pela equipe de enfermagem na transferencia de pacientes; comparar as atividades observadas, durante a realizacao desta intervencao, com as descritas pela Classificacao das Intervencoes de Enfermagem e investigar a intensidade de sua influencia sobre a carga de trabalho. Método: Estudo observacional com utilizacao de software para cronometragem de tempo conduzido em dois hospitais da regiao noroeste do Estado de Sao Paulo. Foram acompanhadas 200 transferencias de pacientes realizadas pela equipe mediante uso de dois instrumentos validados. Resultados: O tempo medio dedicado pelos enfermeiros nas transferencias variou de 9,3(desvio padrao=3,5) a 12,2(desvio padrao=2,5) minutos e pelos auxiliares/tecnicos entre 7,1(desvio padrao=2,8) e 11,0(desvio padrao=2,2) minutos. Considerou-se qualificadas (≥70% do escore) 63 transferencias realizadas por enfermeiros e 87 por auxiliares/tecnicos. A equipe consumiu de 19,3 a 29% do tempo da jornada de trabalho nesta intervencao. Conclusão: A transferencia de pacientes gera impacto sobre a carga de trabalho da equipe e precisa ser contemplada na mensuracao das atividades de enfermagem para dimensionamento e distribuicao de pessoal visando melhoraria da qualidade e continuidade do cuidado.
Descritores: Carga de Trabalho
Recursos Humanos de Enfermagem
-Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Gerenciamento do Tempo
Fluxo de Trabalho
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1102428
Autor: Ferreira Neto, João Leite.
Título: Cultura de avaliação e efeitos de subjetivação na saúde / Evaluation culture and effects of subjectivation in health / Cultura de la evaluación y efectos de subjetivación sobre la salud
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):539-549, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a relação entre cultura da avaliação e processos de subjetivação, no campo da saúde. Trata-se de um estudo teórico sobre o tema, que trabalha aspectos históricos e conceituais da ascensão da cultura de avaliação nas sociedades contemporâneas, particularmente no setor saúde; e faz uma revisão analítica dos argumentos que circunscrevem as controvérsias que os temas da avaliação e subjetividade têm suscitado na saúde pública e fora dela, em diálogo com as contribuições de Foucault. A literatura nacional do setor da saúde é mais receptiva do que a literatura internacional nas ciências humanas. A interpretação mais corrente, em geral, é que a avaliação é um dos instrumentos de governo ou de gestão. A maior crítica é que levaria os trabalhadores a se preocuparem apenas com o que está colocado pelos indicadores, abdicando de uma interpretação mais ampliada da própria atividade. Há uma compreensão comum de que as práticas avaliativas têm por objetivo produzir mudanças subjetivas, mas também produzem efeitos subjetivos não previstos. Quanto ao desenho desses efeitos de subjetivação, há largo espectro de pontos de vista, que vão desde o fomento a subjetivações comprometidas com a mudança permanente, ao constrangimento da subjetividade e à produção dos "eus calculáveis". Acompanhando o pensamento de Foucault, podemos reconhecer tanto efeitos de submetimento, quanto efeitos de protagonismo no uso da avaliação. O segundo caso pode levar ao aperfeiçoamento autogerido dos processos de trabalhoou à criação de espaços estratégicos nas relações de poder.

The aim of this article is to discuss the relationship between evaluation culture and subjectivation processes in the field of health. This is a theoretical study on the subject, which works on historical and conceptual aspects of the rise of the evaluation culture in contemporary societies, particularly in the health sector; we have done an analytical review on the arguments that circumscribe the controversies that the themes of evaluation and subjectivity have raised in public health and beyond, in dialogue with Foucault's contributions. The national literature in the health sector is more receptive than the international literature in the human sciences. The most common interpretation, in general, is that evaluation is one of the instruments of governanceor management. The major criticism is that it would lead workers to worry only about what is set by the indicators, giving up a broader interpretation of the activity itself. There is a common understanding that evaluative practices aim to produce subjective changes, but also produce unanticipated subjective effects. As for the design of these effects of subjectivation, there is a wide spectrum of points of view, ranging from the development to subjectivities committed to permanent change, to the constraint of subjectivity and to the production of "calculable selves". Along with Foucault's thinking, we can recognize both subjecting effects and the protagonism effects in the use of evaluation. The later, can lead to the self-improvement of work processes or the creation of strategic spaces in power relations.

El propósito de este artículo es discutir la relación entre la cultura de la evaluación y los procesos de subjetivación en el campo de la salud. Se trata de un estudio teórico sobre el tema, que investiga aspectos históricos y conceptuales del aumento de la cultura de la evaluación en las sociedades contemporáneas, especialmente en el sector de la salud; y realiza una revisión analítica de los argumentos que circunscriben las controversias que los temas de evaluación y subjetividad han planteado a la salud pública y a otras áreas, en diálogo con las contribuciones de Foucault. La literatura nacional del sector es más receptiva que la literatura internacional en las ciencias humanas. La interpretación más común, es que la evaluación es uno de los instrumentos de gobierno o de gestión. La mayor crítica es que los trabajadores sólo se preocupan por lo que establecen los indicadores, renuncian a una interpretación más amplia de la actividad en sí. Hay un entendimiento común de que las prácticas de evaluación pretenden producir cambios subjetivos, pero producen efectos subjetivos que no están previstos. En cuanto al diseño de estos efectos de subjetivación, hay un amplio espectro de puntos de vista, que van desde la promoción hasta las subjetivaciones comprometidas con el cambio permanente, al constreñimiento de la subjetividad y a la producción de los "yos calculables." Siguiendo el pensamiento de Foucault, podemos reconocer tanto los efectos de sometimiento, como los efectos de protagonismo en el uso de la evaluación. El segundo caso puede conducir a la creación de espacios estratégicos en las relaciones de poder.
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Cultura
-Segurança
Sociedades
Poder Psicológico
Saúde Pública
Autonomia Pessoal
Atenção à Saúde
Sujeitos da Pesquisa/psicologia
Ciências Humanas/psicologia
Literatura
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1058445
Autor: Orellana García, Arturo.
Título: Diagnóstico de la variabilidad de los procesos hospitalarios en Cuba / Diagnosis of hospitals processes' variability in Cuba
Fonte: Rev. cuba. salud pública;45(3):e1339, jul.-sep. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Los procesos sanitarios se producen, generalmente, en entornos cambiantes y lo conducen profesionales con formación y criterios diversos, cuyas decisiones son las que condicionan las prácticas. La variabilidad impacta negativamente sobre funciones gerenciales importantes como la planificación, la gestión, el control de los recursos y la calidad de los servicios. Objetivo: Diagnosticar el estado actual de la variabilidad en la ejecución de los procesos hospitalarios en Cuba. Métodos: El estudio se realizó en los meses de enero a mayo de 2016 y participaron instituciones de subordinación nacional. Se encuestaron a 49 especialistas en gestión hospitalaria y 29 analistas de procesos de negocio. Para el diagnóstico se utilizó como herramienta metodológica la investigación acción, se aplicarón las técnicas: entrevistas, encuestas, el análisis de campos de fuerzas, el grupo focal, la herramienta del diagrama causa-efecto y el método de estudio de casos. El análisis documental se empleó para identificar las principales causas que limitan la detección de variabilidad en la ejecución de procesos hospitalarios. Resultados: Los resultados más relevantes permiten asegurar que no es posible realizar la planificación, control y gestión de los recursos de forma eficiente, si no se detecta y reduce la variabilidad. Los métodos que se están empleando actualmente en Cuba, no son suficientes para analizar y comprender el comportamiento de la variabilidad hospitalaria. Conclusiones: Las técnicas de modelado y los métodos existentes para reducir la variabilidad no son efectivos en el entorno sanitario cubano, por la alta variabilidad en sus procesos y la complejidad que poseen estas técnicas hospitalarias para apoyar a la toma de decisiones, elementos a tener en cuenta para su aplicación en Cuba(AU)

Introduction: Health processes are frequently subject to changing environments and are governed by professionals with different backgrounds and criteria, whose decisions influence the practices. Variability negatively impacts on important managerial functions such as planning, management, control of resources and the quality of services. Objective: To perform a diagnosis on the current state of the variability in the implementation of hospital's processes in Cuba. Methods: A research was carried out from January to May, 2016 and institutions of national subordination also participated. There were interviewed 49 specialists with experience in hospital management and 29 business process analysts. As methodological tool for diagnosis, it was used research-action, and there were applied techniques as: interviews, surveys, analysis of force fields, focal group, the tool of cause-effect's diagram, and the method of cases study. Documentary analysis was used to identify the main causes that limit the detection of variability in the implementation of hospitals processes. Results: The most relevant results allow ensuring that it is not possible to effectively contribute to the planning, control and management of resources without detecting and reducing variability. The methods currently used in Cuba are not enough to analyze and understand the behavior of hospital variability. Conclusions: The modeling techniques and the existing methods to reduce variability are not effective in the Cuban health environments, due to the high variability in the processes and the complexity that these techniques present. In Cuba there is a need to detect the variability in hospital processes to support the decision making in this regard(AU)
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde/normas
Hospitais
-Cuba
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Lima, Rita de Cássia Duarte
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Id: biblio-1095971
Autor: Boiteux, Pablo de Almeida; Sarti, Thiago Dias; Lima, Rita de Cássia Duarte.
Título: Programa Mais Médicos: contribuições aos processos de trabalho e desafios para a integralidade do cuidado na Estratégia Saúde da Família / Mais Médicos (More Doctors) Program: contributions to the work processes and challenges for a comprehensive health care in Family Health Strategy / Programa Mais Médicos (Más Médicos): contribuciones a los procesos de trabajo y desafíos para la integralidad del cuidado en la Estrategia Salud de la Familia
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;15(42):2149-2149, 20200210.
Idioma: pt.
Resumo: Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 2020 Jan-Dez; 15(42):21491Programa Mais Médicos: contribuições aos processos de trabalho e desafios para a integralidade do cuidado na Estratégia Saúde da FamíliaPablo de Almeida Boiteux1, Thiago Dias Sarti1, Rita de Cássia Duarte Lima1Mais Médicos (More Doctors) Program: contributions to the work processes and challenges for a comprehensive health care in Family Health StrategyEste artigo analisa os efeitos da inserção de uma médica cubana do Programa Mais Médicos nos processos de trabalho de uma equipe de Saúde da Família, discutindo suas contribuições e desafios à integralidade do cuidado em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, do tipo estudo de caso, realizada em município do estado do Espírito Santo, Brasil, mediante utilização de observação participante, complementada com entrevistas em profundidade e um grupo focal. A análise dos dados foi fundamentada nas teorias do processo de trabalho e da produção intersubjetiva do cuidado em saúde. Os resultados indicam contribuições na ampliação de ações assistenciais e no fortalecimento dos vínculos entre equipe e usuários. Entre os desafios, a persistência de práticas segmentadas por categorias profissionais, subordinadas à figura e aos saberes (bio)médicos, com limitada interação interprofissional e equipe-comunidade na construção de projetos comuns de cuidado.

This article analyzes the effects of the insertion of a Cuban doctor from the Mais Médicos (More Doctors) Program into the work processes of a Family Health Strategy team, discussing its contributions and challenges to the comprehensiveness of health care. This is a qualitative, descriptive-exploratory research, of the case study type, carried out in a city of the state of Espírito Santo, Brazil, using participant observation, in-depth interviews and focus group. The analysis was based on theories of the work process and the intersubjective production of health care. Results indicate contributions in the expansion of assistance actions and in the strengthening of the links between team and users. Among the challenges, the persistence of practices segmented by professional categories, subordinate to the (bio)medical figure and knowledge, with limited interprofessional and team-community interactions in the construction of common projects of care.

Este artículo analiza los efectos de la inserción de una médica cubana del Programa Mais Médicos en los procesos de trabajo de un equipo de Salud de la Familia, discutiendo sus contribuciones y desafíos a la integralidad del cuidado en salud. Es una investigación descriptiva-exploratoria, del tipo estudio de caso, realizada en municipio del estado de Espírito Santo, Brasil, mediante utilización de observación participante, complementada con entrevistas en profundidad y un grupo focal. El análisis fue fundamentado en teorías del proceso de trabajo y de la producción intersubjetiva del cuidado en salud. Los resultados indican contribuciones en la ampliación de y en el fortalecimiento de vínculos entre equipo y usuarios. Entre los desafíos, la persistencia de prácticas profesionales segmentadas, subordinadas al médico y sus saberes, con limitada interacción interprofesional y equipo-comunidad en la construcción de proyectos comunes de cuidado.
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Assistência Integral à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Consórcios de Saúde
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1149299
Autor: Jost, Marielli Trevisan; Branco, Aline; Araujo, Bárbara Rodrigues; Viegas, Karin; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Título: Ferramentas para a organização do processo de trabalho na segurança do paciente / Herramientas para organizar el proceso de trabajo en seguridad del paciente / Tools to organize the work process in patient safety
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(3):e20200210, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo discutir acerca da utilização das ferramentas de Análise de Modo e Efeitos de Falha e sua aplicação na assistência à saúde. Método trata-se de um artigo de reflexão visando à apresentação do formato próprio de aplicação de ambas as ferramentas seguida das suas diferenças de execução nos processos de trabalho. Resultados ambos os modelos possuem a mesma finalidade, sendo direcionados para a detecção de falhas antes mesmo da sua manifestação, auxiliando diretamente na promoção da segurança. A análise do erro, com a participação das equipes e a geração de índices de falhas, repercute no planejamento e na implementação de ações práticas voltadas à segurança do paciente. Conclusão e implicações para a prática embora semelhantes, existem, entre eles, distinções quanto à priorização das falhas para elencar ações práticas corretivas, principalmente no cálculo do Índice de Prioridade de Risco relacionado à gravidade, na probabilidade de ocorrência e na detecção das falhas. Ambas as ferramentas se mostram como importantes aliadas dos gestores de saúde para a detecção de falhas graves que colocam em risco a assistência livre de eventos adversos.

RESUMEN Objetivo discutir el uso de las herramientas de Análisis de Modos y Efectos de Falla y su aplicación en la atención médica. Método este es un artículo de reflexión, con el objetivo de presentar el formato propio de aplicación adecuado para ambas herramientas, seguido de sus diferencias de ejecución en los procesos de trabajo. Resultados ambos modelos tienen el mismo propósito, dirigidos a la detección de fallas incluso antes de su manifestación, ayudando directamente en la promoción de la seguridad. El análisis del error con la participación de los equipos y la generación de tasas de fracaso tiene repercusiones en la planificación e implementación de acciones prácticas dirigidas a la seguridad del paciente. Conclusión e implicaciones para la práctica aunque son similares, existen distinciones con respecto a la priorización de fallas para enumerar acciones correctivas prácticas, principalmente en el cálculo del Índice de Prioridad de Riesgo relacionado con la gravedad, la probabilidad de ocurrencia y la detección de fallas. Se ha demostrado que ambas herramientas son aliadas importantes para los gerentes de salud para la detección de fallas graves que ponen en riesgo la atención libre de eventos adversos.

ABSTRACT Objective to discuss the use of Failure Mode and Effects Analysis tools and their application in health care. Method this is a reflection article, aiming at presenting the proper application format for both tools, followed by their differences in execution in the work processes. Results both models have the same purpose, being directed to the detection of failures even before their manifestation, directly assisting in the promotion of safety. The analysis of the error with the participation of the teams and the generation of failure rates has repercussions on the planning and implementation of practical actions aimed at patient safety. Conclusion and implications for the practice although similar, there are distinctions regarding the prioritization of failures to list practical corrective actions, mainly in the calculation of the Risk Priority Index related to severity, probability of occurrence and failure detection. Both tools are shown to be important allies to health managers for the detection of serious failures that put care free from adverse events at risk.
Descritores: Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde/métodos
Segurança do Paciente
Análise do Modo e do Efeito de Falhas na Assistência à Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Cordeiro, Ana Lucia Arcanjo Oliveira
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Id: biblio-1039821
Autor: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Fernandes, Josicélia Dumêt; Mauricio, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Barros, Cláudia Silva Marinho Antunes; Romano, Cátia Maria Costa.
Título: The Client Capital in Nursing Management in Hospitals / El capital del cliente en la Gestión de Enfermería en Hospitales / O Capital do Cliente na Gestão de Enfermagem em Hospitais
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(1):e20190123, 2020.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To analyze how the components of the client's capital are used in the management of nursing in hospitals. Method: A qualitative research carried out in five public hospitals, four private hospitals and three philanthropic hospitals in the period from October 2014 to May 2015. Data were collected through a semi-structured interview with twelve nursing managers and analyzed according to content analysis. Results: The components of the Client's Capital were used by the nurses when performing the management of the client service to promote changes and improve the service after evaluating the satisfaction of the nursing care through active systematic search, with its own evaluation tools and the ombudsman's information and in the interaction with suppliers of materials, equipment and services. Conclusion and implications for practice: The managers use managerial actions for the development of the client's capital of organizations. In order to improve them, they must evaluate the nursing care in a continuous and strategic process to satisfy the clients, throughout their trajectory in the organization, since clients are permanent sources of innovation that affect professional and organizational development and productivity.

Resumen Objetivo: Analizar cómo se utilizan los componentes de capital del cliente en la gestión de enfermería hospitalaria. Método: Investigación cualitativa, realizada en cuatro hospitales privados, cinco hospitales públicos y tres hospitales filantrópicos, de octubre de 2014 a mayo de 2015. Los datos fueron recolectados a través de entrevista semiestructurada con 12 gestoras de enfermería y analizados según el análisis de contenido. Resultados: Los componentes del Capital del Cliente fueron utilizados por las enfermeras al realizar la gestión de la atención al cliente para promover cambios y mejorar el servicio después de realizar la evaluación de la satisfacción de la atención de enfermería a través de búsqueda activa, sistemática, con instrumentos de evaluación propios e informaciones de la Oidoría y en la interacción con proveedores de materiales, equipos y servicios. Conclusión e implicaciones para la práctica: Las gestoras utilizan acciones gerenciales para el desarrollo del capital del cliente de las organizaciones. Para perfeccionarlas, deben evaluar la atención de enfermería en proceso continuo y estratégico para satisfacer a los clientes durante toda su trayectoria en la organización, una vez que los clientes son fuentes permanentes de innovación que generan impacto en el desarrollo y productividad profesional y organizacional.

Resumo Objetivo: Analisar como os componentes do capital do cliente são utilizados na gestão da enfermagem em hospitais. Método: Pesquisa qualitativa, realizada em quatro hospitais privados, cinco hospitais públicos e três hospitais filantrópicos, de outubro de 2014 a maio de 2015. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com 12 gestoras de enfermagem e analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Os componentes do Capital do Cliente foram utilizados pelas enfermeiras ao realizar a gestão do atendimento ao cliente para promover mudanças e aprimorar o serviço após realizar a avaliação da satisfação do atendimento de enfermagem através de busca ativa, sistemática, com instrumentos de avaliação próprios e informações da Ouvidoria e na interação com fornecedores de materiais, equipamentos e serviços. Conclusão e implicação para a prática: As gestoras utilizam ações gerenciais para o desenvolvimento do capital do cliente das organizações. Para aperfeiçoá-las, devem avaliar o atendimento de enfermagem em processo contínuo e estratégico para satisfazer os clientes, durante toda a sua trajetória na organização, uma vez que clientes são fontes permanentes de inovação que geram impacto no desenvolvimento e produtividade profissional e organizacional.
Descritores: Capital Social
Serviço Hospitalar de Enfermagem/organização & administração
-Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde/organização & administração
Satisfação do Paciente
Gestão da Qualidade
Pesquisa Qualitativa
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-902287
Autor: Hernández Nariño, Arialys; Manrique Arango, Esther; Manrique Arango, Noemi; Medina León, Alberto; Nogueira Rivera, Dianelys.
Título: La gestión por procesos, una vía para mejorar la calidad de vida en un hogar de ancianos / Management per processes, a way to improve life quality in an elderly nursing home
Fonte: Rev. medica electron;40(2):258-269, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el envejecimiento poblacional es preocupación de toda la sociedad, ya que esto implica la creación y mantenimiento de una infraestructura social para lograr la calidad de vida de las personas mayores. Esto constituye un desafío permanente. Objetivo: demostrar cómo la inserción de la gestión por procesos, propicia la mejora de la calidad de vida de los pacientes de un hogar de ancianos. Materiales y métodos: se desarrolló un estudio de intervención, fruto del estudio de 70 procedimientos para la gestión y mejora de procesos. Se utilizaron herramientas estadísticas y se caracterizó la organización con el uso de 13 variables. Resultados: se identificaron reservas de mejoras de tipo organizativo, relativas a la planificación y programación, y al sistema de monitoreo y control de procesos como asistencia y enfermería. Las acciones de mejoramiento provocaron un incremento en el nivel de servicio junto a un comportamiento favorable de los indicadores mortalidad, estadía mayor de 1 año e índice de enfermedades infecciosas. Los elementos anteriores impactan en la calidad de vida para un grupo de pacientes en rehabilitación con funciones físicas reducidas. Conclusiones: la función social y vulnerabilidad propia de los hogares de ancianos hacen relevante la búsqueda de métodos que perfeccionen su gestión, y que a vez, mejoren el desempeño de sus procesos. La gestión por procesos demostró su utilidad y pertinencia al contribuir al incremento del nivel de servicio y la calidad de vida de los pacientes geriátricos (AU).

Introduction: population´s ageing fosters society concern, because it implies the creation and maintenance of a social infrastructure to achieve the life quality of elder people. It is an issue of permanent challenge. Objective: to show how the insertion of management per processes helps improving the life quality of the patients of an elderly nursing home. Materials and methods: an intervention study was carried out as a result of the study of seventy procedures for processes´ management and improvement. Statistical tools were used and the organization was characterized using 13 variables. Results: there they were identified reserves of organizational-kind improvement, related to planning and programming, and to monitoring and controlling processes like health care and nursing. The improving actions induced an increase of the service level and a favorable behavior of indicators like mortality, more than one-year staying, and infection diseases rates. The before-mentioned elements impact on the life quality of a group of patients with reduced physical functions in rehabilitation. Conclusions: the social function and vulnerability that are proper of the elderly people homes make relevant to seek for methods improving their management, and improving the performance of their processes at the same time. Process's management showed its usefulness and pertinence contributing to increase the service level and life quality of geriatric patients (AU).
Descritores: Qualidade de Vida
Dinâmica Populacional/tendências
Crescimento Demográfico
Gestão em Saúde
Gestão da Saúde da População
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Processo de Enfermagem
-Administração de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade de Vida
Inquéritos e Questionários
Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos
Organizações de Serviços Gerenciais
Estudos Clínicos como Assunto
Serviços de Saúde para Idosos
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas



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