Base de dados : LILACS
Pesquisa : N05 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 60 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 6 ir para página                

  1 / 60 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051601
Autor: Guilherme, Janaína Alves; Yamaguchi, Mirian Ueda; Massuda, Ely Mitie.
Título: Satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o serviço de assistência especializada / HIV/AIDS patients satisfaction with the specialized care service / Satisfacción de las personas con VIH/SIDA con los servicios de atención especializada
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1213, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação da satisfação dos usuários com o serviço de saúde prestado é importante para melhorar o atendimento e desempenho das equipes de saúde, além de corroborar no direcionamento das políticas públicas. OBJETIVO: avaliar a satisfação dos portadores de HIV/AIDS com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Maringá-PR, que abrange 30 municípios do noroeste do Paraná. MÉTODOS: estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa. Por meio de entrevista obtiveram-se os dados sociodemográficos de 301 portadores de HIV/ AIDS e aplicou-se o instrumento EUROPEP para avaliação da satisfação com o SAE. RESULTADOS: 57,81% eram homens, 63,46% tinham 45 anos ou menos, 75,08% eram heterossexuais e 40,53% casados. As questões relacionadas aos profissionais de saúde: comunicação, cuidados médicos prestados, informações técnicas e apoio emocional obtiveram elevado grau de satisfação, com escores bom e muito bom. Por outro lado, os usuários indicaram como pontos negativos questões relacionadas à organização dos serviços: informações prestadas por telefone, contato por telefone e tempo de espera para atendimento das consultas. Conclusão: de modo geral, os portadores de HIV/ AIDS encontram-se satisfeitos com os serviços dos profissionais do SAE. Espera-se que os indicadores negativos de satisfação apontados pelos usuários auxiliem na elaboração de estratégias organizacionais inovadoras para melhoria dos serviços de assistência especializada.(AU)

The assessment of the patients´ satisfaction with the health service provided is important to improve the care and performance of health teams, as well as to corroborate the direction of public policies. Objective: to assess the satisfaction of people with HIV/AIDS in the Specialized Assistance Service (SAE) of Maringá-PR, covering 30 municipalities in northwestern Paraná. Methods: this is a cross-sectional, analytical and quantitative approach study. Through interviews, the socio-demographic data of 301 patients with HIV/AIDS were obtained, and the EUROPEP instrument was used to assess SAE satisfaction. Results: there were 57.81% of men, 63.46% being 45 years old or younger, 75.08% of heterosexual and 40.53% of married patients. The questions related to health professionals: communication, medical care, technical information, and emotional support obtained a high level of satisfaction, with good and very good scores. On the other hand, patients indicated issues related to the organization of services as negative points: information provided by telephone, telephone contact and waiting time to attend appointments. Conclusion: most people with HIV/AIDS are satisfied with the services of SAE professionals. The negative satisfaction indicators were they were expected to be assisted in the elaboration of innovative organizational strategies to improve specialized care services. (AU)

La evaluación de satisfacción de los usuarios con el servicio de salud es importante para mejorar la atención y el desempeño de los equipos de salud así como para corroborar la dirección de las políticas públicas. Objetivo: evaluar la satisfacción de las personas con VIH/SIDA con el Servicio de Atención Especializada (SAE) de Maringá- PR que cubre 30 municipios del noroeste de Paraná. Método: estudio transversal analítico de enfoque cualtitativo. Los datos sociodemográficos se obtuvieron por medio de entrevistas con 301 personas con VIH/SIDA y se utilizó el instrumento EUROP para evaluar la satisfacción con el SAE. Resultados: 57,81% eran varones, 63, 46% tenían alrededor de 45 años, 75,08% eran heterosexuales y 40,53% estaban casados. Las preguntas relacionadas con los profesionales de salud: comunicación, atención médica, información técnica y apoyo emocional, obtuvieron alto grado de satisfacción, con puntajes bueno y muy bueno. Por otro lado, los usuarios señalaron como puntos negativos cuestiones reacionadas con la organización de los servicios: información por teléfono, contacto telefónico y tiempo de espera para acudir a las citas. Conclusión: en general, los usuarios están satisfechos con los servicios de los profesionales del SAE. Se espera que los indicadores negativos de satisfacción señalados por los usuarios ayuden en la elaboración de estrategias organizacionales innovadoras para mejorar los servicios de atención especializada. (AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Satisfação do Paciente
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
-Assistência à Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  2 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1050657
Autor: Santos, Priscila da Silva.
Título: Avaliação da qualidade na atenção básica à saúde no Brasil: revisão bibliográfica / Evaluation of the quality in basic health care in Brazil: bibliographic review.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 30 f p. tab, graf, fig.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é uma revisão bibliográfica que apresentou e discutiu as ferramentas utilizadas para a avaliação da qualidade da atenção básica à saúde (ABS) no Brasil. Foram discutidas iniciativas nacionais como a Avaliação para a Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ-ESF) e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB); e dois instrumentos internacionais de avaliação da ABS o Primary Care Assessment Tool (PCA tool) e o European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP). A partir desta análise é possível constatar que, apesar de ainda pouco abordada, a avaliação da atenção básica se tornou primordial para alcançar a qualidade desejada, tornando-se um instrumento indispensável para a estruturação do sistema de saúde, além de suas contribuições para construir e aperfeiçoar o SUS, detectar problemas, propor mudanças, redirecionar ações e reorganizar os serviços quando necessário

This work is a bibliographic review that presented and discussed the tools used to evaluate the quality of basic health care in Brazil. It was presented mainly the Evaluation for the Improvement of Quality of the Family Health Strategy (AMQ-ESF), and the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB). Based on this analysis, it is possible to observe that, although little discussed, the evaluation of primary care has become paramount in order to achieve the desired quality, becoming an indispensable instrument for structuring the health system, as well as its contributions to building and improving the SUS, detect problems, propose changes, redirect actions and reorganize services when necessary
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Sistema Único de Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; 614.2, S237


  3 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1042952
Autor: López Puig, Pedro; Díaz Bernal, Zoe; Segredo Pérez, Alina María; Pomares Pérez, Yagén.
Título: Evaluación de la gestión del talento humano en entorno hospitalario cubano / Evaluation of the human talent management in the Cuban hospital setting
Fonte: Rev. cuba. salud pública;43(1), ene.-mar. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La gestión del talento, actividad particular dentro de los procesos de gestión integral del capital humano, es poco estudiado en los servicios de salud cubanos. Objetivo: Evaluar la gestión del talento humano en un área hospitalaria. Métodos: Investigación evaluativa realizada en enero de 2015 en el Centro Especializado Ambulatorio de Cienfuegos. La muestra, intencional por criterios, quedó integrada por 32 trabajadores. Se aplicó un cuestionario ad hoc validado por expertos donde se exploraron 68 ítems vinculados a: evaluación del desempeño, motivadores para el anclaje laboral, predictores de práctica exitosa, cultura organizacional y estilo de liderazgo. Se emitieron juicios de valor según las respuestas a partir de una escala prefijada. Resultados: Predominaron juicios de valor positivos alrededor de la gestión del talento. Existían reservas de mejora para la evaluación de la gestión del conocimiento en los trabajadores y las necesidades de autorrealización. Desestimularon el anclaje, la poca autonomía para la toma de decisiones y el tiempo libre disponible. Los predictores de éxito con poco desarrollo fueron las publicaciones y la percepción de reconocimiento por pares. El 78,1 por ciento cuestionó su grado de inteligencia. Los recursos fueron una limitante para el desarrollo del talento. La mayoría consideró que recibían recompensas precarias por su esfuerzo. La burocracia puede ser excesiva y los directivos desplegaban una gestión bien enfocada al desarrollo del talento. Conclusiones: La percepción sobre la gestión del talento humano en la institución es positiva aunque existen reservas de mejora identificables(AU)

Introduction: Talent management as a specific activity within the processes of the comprehensive human capital management has been barely studied in the field of the Cuban health services. Objective: To assess the human talent management in a hospital area. Method: Evaluative research conducted in January 2015 at the Specialized Outpatient Service Center of Cienfuegos province. The criteria-based intentional sample was made up of 32 workers. An expert-validated ad hoc questionnaire was used to explore 68 items related to performance evaluation, motivators for work stability, successful practice predictors, organizational culture and leadership style. Some answer-based value judgments, according to a preset scale, were made. Results: Positive value judgments on the talent management prevailed. There were reserves for improvement in the knowledge management evaluation in workers and the self-fulfillment requirements. Work stability, little autonomy for decision-making, and available spare time were not stimulating. Less developing success predictors were publications and perception of recognition by peers. In the studied group, 78.1 percent questioned their level of intelligence. Availability of resources was a restriction for talent development. Most of them considered that the compensation for their efforts was precarious, red tape may be excessive and that the directors 'management was aimed to the development of talent. Conclusions: Perception of the human talent management in the institution was positive but there are still reserves for improvement to be identified(AU)
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde/etnologia
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Hospitais
-Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  4 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1007129
Autor: Estévez, Agustín.
Título: Comités de ética, comités de bioética y comités de ética de investigación independiente: una cierta confusión / Ethics committee, bioethics committee and independent research ethics committee: a certain confusion
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;17(1):18-23, ene-mar, 2007.
Idioma: es.
Resumo: El gran desarrollo de la investigación biomédica multicéntrica ha hecho que los comités de bioética establecidos con el fin de efectuar recomendaciones éticas en lo asistencial se constituyan rápidamente y sin suficiente preparación en comités de ética de investigación independientes. Esto ha traído confusión y también un comportamiento complaciente y formal. Después de presentar algunos problemas que muestran la urgencia de los hechos se proponen algunos consejos tendientes a consensuar un proceso que permita a los comités de ética de investigación (CEI) constituirse en organismos competentes y responsables.

Bioethics committees, established in order to make ethical recommendations in health care issues, have rapidly turned into independent research ethics committees due to the great development in multi-center biomedical research without having the adequate preparation. This change brought about confusion and also a pleasing and formal behavior. After presenting some problems that show the urge of the facts, some advise is proposed in order to agree upon a process that would allow research ethics committees (RECs) to become competent and responsible entities.
Descritores: Comitês de Ética em Pesquisa
-Bioética
Comissão de Ética
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Ética
Consentimento Livre e Esclarecido
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


  5 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026130
Autor: Silva, Vera Maria da.
Título: Papel do gestor hospitalar na implantação da rede de cuidados a pessoa com deficiência no âmbito da Zona da Mata Mineira / Role of the hospital manager in the implementation of the care network for people with disabilities within the Zona da Mata Mineira.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20150000. 142 p. graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Relatório final de pesquisa de mestrado, com objetivo de identificar como profissionais gestores médicos e enfermeiros responsáveis por unidades de internação hospitalar procedem no preparo de alta das pessoas com sequelas neurológicas, traumatológicas ou ortopédicas, dependentes de ingresso em programas de reabilitação, considerando-as potenciais usuárias de programas de reabilitação física. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, realizado no segundo semestre de 2014, com 13 enfermeiros e 12 médicos. O cenário do estudo foi Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora-MG, por promover atendimento a esta clientela no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos encaminhamentos pós-alta hospitalar são feitos para a rede credenciada de serviços de atenção básica às unidades de reabilitação da região. Os critérios de inclusão foram ser maior de 18 anos, gestor hospitalar, enfermeiro ou médico que exerça cargo de chefia em unidades de internação clínica/ cirúrgica/urgência/emergência e unidade de terapia intensiva, além de concordar em participar voluntariamente do estudo e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Dados coletados através de entrevistas, baseados em roteiro semiestruturado, transcritas na íntegra e analisados a luz da estatística descritiva para os dados quantitativos, devidamente complementados pela técnica de análise temática de conteúdo. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias temáticas: Conhecimento sobre a rede de cuidados da pessoa com deficiência; Critérios usados para alta dos clientes com sequelas neurológicas incapacitantes; Preparo da alta hospitalar: envolvimento da família, rede básica e demais serviços; e Visita domiciliar: avaliação da ambiência e acessibilidade. Para a elaboração do primeiro artigo a ser publicado em periódico indexado nas bases de dados da área de conhecimento, valeu-se de duas categorias temáticas, a saber: 1) Critérios usados para alta dos clientes com sequelas neurológicas; 2) Preparo da alta e seus desdobramentos. Ambas decodificadas, analisadas, discutidas e formatadas na forma de manuscrito submetido a periódico da área. O perfil sóciodemográfico dos participantes deste estudo apontou prevalência de participantes do sexo feminino (56%). A faixa etária dos participantes da pesquisa revelou que 64,54% (8) enfermeiros estão entre a faixa etária de 31 a 40 anos, ao passo que 66,66 (8) gestores médicos têm entre 41 a 60 anos, além de haver mais médicos na faixa etária de 61 a 70 anos. Quanto ao tempo de formação, observou-se que 84,62% dos enfermeiros estão formados em período de 1 a 10 anos, em contrapartida, médicos informaram maior tempo de formados, inclusive 16,67% (2) atuando por período de 41 a 50 anos. Do tempo de atuação no setor, ficou constatado que 76,92% (10) enfermeiros atuam entre 1 a 10 anos e que 8,33% (1) médico já atua no setor há período correspondente a 41 a 50 anos. O tempo de atuação na instituição mostrou prevalência de enfermeiros 76,92% (10) entre 1 a 10 anos, enquanto maior percentual de médicos 41,67% (5) entre 11 e 20 anos. No transcurso do estudo surgiu a necessidade de se propor a implantação de um Protocolo de encaminhamento hospitalar de clientes com lesão neurológica incapacitante para atendimento na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência referenciado pelo Sistema Único de Saúde. Concomitantemente, outras possíveis categorias temáticas deverão ser trabalhadas a posteriori, visando a elaboração de outros manuscritos para futuras submissões em periódicos indexados. Conclui-se que, tanto médicos quanto enfermeiros comungam da opinião que os critérios de alta desta clientela devem ser exclusivamente de competência médica, enquanto outros participantes compartilham da opinião de que a alta deve ser compartilhada com a equipe de saúde. De acordo com os relatos dos participantes do estudo, predomina a perspectiva de que a família deve ser envolvida no preparo da alta desses clientes, em função do reconhecimento do importante papel de cuidadores domiciliares prestando cuidados no dia a dia dessas pessoas. O mesmo pôde ser observado nos relatos dos gestores que participaram deste estudo, no concernente ao encaminhamento desses clientes para os serviços de saúde e reabilitação disponíveis na comunidade, embora com menor expressão. O estudo também aponta para a necessidade de ampliar a divulgação das implicações da Rede a partir da implantação dos Centros Especializados de Reabilitação, considerando relevante a oportunidade oferecida aos participantes de tomar conhecimento sobre as implicações da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência

Final report of master's research, in order to identify how professional medical officers and nurses responsible for hospital units come in preparing discharge for people with neurological, traumatology and orthopedic sequelae, entry of dependents in rehabilitation programs, considering the potential users of physical rehabilitation programs. This is a descriptive study, with quantitative and qualitative approach, conducted in the second half of 2014, with 13 nurses and 12 doctors. The setting was Santa Casa de Fora-MG Judge's mercy for foster care to this clientele within the Unified Health System (SUS), whose hospital after referrals are made to the accredited primary care services to rehabilitation units in the region. Inclusion criteria were being older than 18, hospital manager, nurse or doctor who performs management positions in clinical inpatient units / surgical / emergency / rescue and care unit, and agree to participate voluntarily in the study and sign the Term of Consent. Data collected through interviews based on semi-structured, fully transcribed and analyzed in light of the descriptive statistics for quantitative data, duly complemented by the technique of thematic content analysis. The data analysis emerged the following thematic categories: Knowledge about the person's care network with disabilities; Criteria used for discharge customer with disabling neurological sequelae; Hospital discharge preparation: family involvement, core network and other services; and Home visit: evaluation of ambience and affordability. For the preparation of the first article to be published in peer-reviewed journal in the data bases of the area of know ledge, drew on two themes, namely: 1) Criteria used for discharge customer with neurological sequelae; 2) the discharge preparation and its consequences. Both decoded, analyzed, discussed and formatted in the form of manuscript submitted to periodic the area. The sociodemographic profile of the study participants pointed prevalence of female participants (56%). The age range of study participants revealed that 64.54% (8) nurses are between the age group of 31 to 40 years old, whereas 66.66 (8) medical managers have between 41 to 60 years old , plus there is more physicians aged 61-70 years old. As for the time of formation, it was found that 84.62% of nurses is formed in a period of 1 to 10 years, in contrast, reported medical longer formed, including 16.67% (2) operating for a period of 41 to 50 years old. Actuation time in the industry, it was found that 76.92% (10) nurses work between 1-10 years and 8.33% (1) Medical already operates in the industry for the period corresponding to 41 to 50 years old. The performance in the institution showed prevalence of nurses 76.92% (10) between 1-10 years old, while higher percentage of physicians 41.67% (5) between 11 and 20 years old. In the course of the study it became necessary to propose the implementation of a hospital Routing Protocol customers with disabling neurological injury to meet in person to Care Network with Disabilities referenced by the Unified Health System. At the same time, other possible themes will be worked a posteriori, in order to develop other manuscripts for future submissions in indexed journals. It is concluded that both doctors and nurses share the opinion that the discharge criteria of this clientele must be medical competence exclusively, while other participants share the view that the increase should be shared with the health team. According to the reports of the study participants, the predominant view is that the family should be involved in the preparation of these clients discharge, due to the recognition of the important role of home caregivers providing daily care to these people. The same could be observed in the accounts of the managers who participated in this study, regarding the referral of these clients to health and rehabilitation services available in the community, although to a lesser extent. The study also points to the need to broaden the dissemination of Network implications from the implementation of the Specialized Rehabilitation Centers, relevant considering the opportunity for participants to become aware of the implications of the Person with Disability Care Network
Descritores: Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Saúde da Pessoa com Deficiência
Administração Hospitalar
-Alta do Paciente/normas
Centros de Reabilitação
Ferimentos e Lesões/complicações
Sistema Único de Saúde
Liderança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


  6 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-879470
Autor: Mariño, Andrea Irene; Crisafulli, Alejandra; Brescia, Sergio; Zárate, Silvia.
Título: Recupero de costos por pacientes atendidos por seguro social en el primer nivel de atención del Municipio de Bahía Blanca / Healthcare cost recovery for patients with social security in public primary care facilities of the city of Bahía Blanca
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;27(1):4-8, enero-marzo de 2017.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente trabajo fue describir el proceso de recupero de costos implementados en el primer nivel de atención de la Municipalidad de Bahía Blanca y cuantificar los recursos obtenidos para el año 2015. Se trata de un trabajo cuantitativo de corte transversal. Se destacan como resultados la motivación del equipo de trabajo y el clima laboral que generó la puesta en marcha del proceso administrativo que permite el cobro de prestaciones de la seguridad social en el primer nivel de atención. También, posibilitó el mejoramiento de estructuras edilicias que no lograban su financiamiento a través del presupuesto municipal, y que representan un aliciente para el trabajo diario de los trabajadores de este nivel de atención. Se espera que resulte un estímulo importante para el ingreso y permanencia del recurso humano en el sistema de salud local.
Descritores: Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
-Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Atenção à Saúde
Administração Financeira
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Metanálise
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


  7 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-999895
Autor: Rodriguez, Marisol; Ada, Gil; Esono, María.
Título: Atención de enfermería al paciente politraumatizado,Hospital Regional de Bata, 2017 / Nursing care for the polytraumatized patient,Bata Regional Hospital,2017
Fonte: Enferm. Investig;3(2):61-65, jun.-2018.
Idioma: es.
Resumo: Introducción:Cualquier persona es susceptible de sufrir un traumatismo ypor ello, es importante que todos los profesionales de la salud especialmente el profesional de enfermería, disponga de los conocimientos básicos que le permitan abordar adecuadamente la asistencia inicial.Objetivo:Evaluar el cumplimiento de los cuidados de enfermería al paciente politraumatizado. Métodos:Se realizó un estudio descriptivo prospectivo longitudinal. Servicio de Urgencias y Cirugía del Hospital Regional de Bata. Enero -mayo del 2017. Universo: 37 enfermeras (os), y la muestra 20. Se aplicó una guía de observación. Las variables fueron: acciones de Enfermería: si ejecuta las medidas de protección para la atención a estos pacientes, prepara el servicio de urgencias para recibirlos, realiza una evaluacióninicial al paciente, desempeña los cuidados de enfermería según procedimientos. Resultados:El 95% de los enfermerosprepara el servicio para realizar las acciones correspondientes, el 90%, ejecuta las medidas de protección y el 100% realiza la evaluación inicial; un 85% coloca al paciente en posición adecuada, el 90% le realiza aspiración de cavidad, el 95% realiza lacolocación de sonda nasogástrica y vesical, un 90% hace la cura local de heridas, el 80% de los profesionales cumple con el aseo del paciente, un 95% brinda educación sanitaria al paciente y familiares.Conclusiones:Los cuidados de enfermería en la atención al paciente politraumatizado en el servicio de urgencias y cirugía, en su generalidad se ejecutan de manera correcta. Existe inestabilidad de recursos básicos en los servicios y en la capacitación del personal de enfermería

Introduction:Anyone is susceptible to trauma and therefore, it is important that all health professionals, especially the nursing professional, have the basic knowledge that allows them to adequately address initial assistance. Objective:To evaluate the fulfillment of the nursing care to the polytraumatized patient. Methods:Alongitudinal prospective descriptive study was carried out. Emergency Service and Surgery of the Regional Hospital of Bata. January -May 2017. Universe: 37 nurses, and sample 20. An observation guide was applied. The variables were: Nursing actions: if you execute protective measures to care for these patients, prepare the emergency service to receive them, perform an initial evaluation of the patient, perform nursing care according to procedures. Results:95% of the nurses (as) prepare the service to perform the corresponding actions, 90%, execute the protection measures and 100% perform the initial evaluation; 85% place the patient in an appropriate position, 90% perform cavity aspiration, 95% perform nasogastric and bladder catheter placement, 90% perform local wound healing, 80% of professionals comply with thepatient's hygiene, 95% provide health education to the patient and family members. Conclusions:Nursing care in the care of patients with multiple trauma in the emergency department and surgery, in general, is performed correctly. There is instability ofbasic resources in the services and training of nursing personnel.
Descritores: Ferimentos e Lesões
Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Prática
-Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Educação em Enfermagem
Assistência Ambulatorial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: EC119.1 - Biblioteca


  8 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1022315
Autor: Grande Ratti, María Florencia; Martínez, Bernardo Julio.
Título: Evaluación de una intervención educativa en la Central de Emergencias de Adultos / Evaluation of an educational intervention in the Adult Emergency Center
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);39(1):24-25, mar. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Educação em Saúde/estatística & dados numéricos
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde/organização & administração
Educação Médica Continuada/tendências
Medicina de Emergência/educação
-Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/métodos
Qualidade da Assistência à Saúde/tendências
Educação em Saúde/organização & administração
Estudos de Coortes
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Medicina de Emergência/estatística & dados numéricos
Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  9 / 60 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-868424
Autor: Moreira, Kênia Souto; Lima, Cássio de Almeida; Vieira, Maria Aparecida; Costa, Simone de Melo.
Título: Avaliação da infraestrutura das unidades de saúde da família e equipamentos para ações na atenção básica / Assessment of infrastructure of family health units and equipment used in primary care actions / Evaluación de la infraestructura de las unidades de salud de la familia y de los equipos para acciones en la atención básica
Fonte: Cogitare enferm;22(2):01-10, abr-jun. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou-se avaliar a infraestrutura das unidades de saúde da família e os equipamentos para ações na Atenção Básica. Pesquisa quantitativa, transversal analítica, realizada em 2014 em cidade polo de Minas Gerais, com avaliação de subdimensão da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, de 75 equipes. A classificação da subdimensão situou-se no padrão insatisfatório para 48% das unidades. São poucas as unidades com total adequação para: ações em saúde (5,3%), atendimento com privacidade (9,3%), disposição de telefone e internet (1,3%), recursos para atender urgência e emergência (1,3%), veículo oficial para ações externas (4%), identificação visual das dependências e dos profissionais (4%). A disposição de telefone e internet apresentou maior média para zona urbana e disposição de veículo oficial foi maior para zona rural (p<0,05). A qualidade da infraestrutura e dos equipamentos obteve avaliação predominantemente negativa pelas equipes, limitando a consolidação da Atenção Básica (AU).

The present study aimed to assess the quality of infrastructure in family health units and of the equipment used in primary care actions. Quantitative, cross-sectional analytical study conducted in 2014 in a large city of Minas Gerais, with assessment of the subdimension Self-assessment for Access and Quality Improvement in Primary Care of 75 teams. The subdimension was considered unsatisfactory by 48% of the units. Few units met all the requirements assessed for all health actions: (5.3%) regarding the delivery of private, personalized health care services; (9.3%) regarding availability of telephone line and internet connection; (1.3%) regarding resources needed to meet emergency care needs; (1.3%) regarding the availability of a vehicle for the transportation of the health teams in planned external activities; (4%) regarding the visual identification of the facilities and teams. The availability of a telephone line and internet connection showed the highest average in urban areas and the availability of a vehicle for transportation of the teams was higher in rural areas (p <0.05). The assessment of the quality of infrastructure and equipment by the teams was predominantly negative, impacting the consolidation of Primary Care (AU).

Estudio cuyo objetivo fue evaluar la infraestructura de las unidades de salud de la família, así como los equipos para acciones en la Atención Básica. Investigación cuantitativa, transversal analítica, realizada en 2014 en ciudad polo de Minas Gerais, por medio de evaluación de subdimensión de la Autoevaluación para Mejorar el Acceso y la Cualidad de la Atención Básica de 75 equipos. Se evaluó la clasificación de la subdimensión como insatisfactoria para 48% de las unidades. Fueron pocas unidades con total adecuación para: acciones en salud (5,3%), atendimiento con privacidad (9,3%), disposición de teléfono e internet (1,3%), recursos para atender urgencias y emergencias (1,3%), vehículo oficial para acciones externas (4%), identificación visual de las dependencias y de los profesionales (4%). La disposición de teléfono e internet presentó media mayor para zona urbana y hubo más disposición de vehículo oficial en el ámbito rural (p<0,05). La evaluación de la cualidad de la infraestructura y de los equipos por los profesionales fue predominantemente negativa, limitándose la consolidación de la Atención Básica (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1508.9 - Departamento de Enfermagem


  10 / 60 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-879992
Autor: Fontenelle, Leonardo Ferreira.
Título: Mudanças recentes na Política Nacional de Atenção Básica: uma análise crítica / Recent changes in the National Primary Care Policy: a critical appraisal / Cambios recientes en la Política Nacional de Atención Primaria: una evaluación crítica
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(22):5-9, jan./mar. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) mantém a essência do documento anterior, ao mesmo tempo que incorpora as inovaçõesdos últimos 5 anos, como a recente flexibilização da carga horária semanal do médico de família e comunidade. O Ministério da Saúdetambém criou uma série de incentivos para o trabalho em municípios com dificuldade de atração ou retenção de médicos, mas ainda nãointerferiu na precariedade dos vínculos de trabalho. O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)pode melhorar a discussão sobre o modelo de atenção primária à saúde no País, mas tem problemas técnicos e uma parte importantede seus instrumentos ainda são desconhecidos. A efetiva promoção do acesso e da qualidade passa pela imposição do limite teórico de4 mil pessoas por equipe, e pela seleção e/ou premiação de especialistas em medicina de família e comunidade.

The new National Primary Care Policy keeps the essence of the previous one while incorporating innovations from the past 5 years,such as the recent flexibility of the weekly working hours of medical doctors. The Brazilian Ministry of Health has also created a series ofworking incentives for the municipalities with difficulties in attracting and/or keeping physicians, but it has not tackled the issue of laborrelations precariousness yet. The National Program for Improvement in Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB) can contribute tothe discussion on the primary health care model in Brazil; but it has technical problems, and an important part of its instruments is stillunknown. The effective promotion of access and quality depends on enforcing the theoretical limit of 4,000 people per team and selectingand/or gratifying primary health care workers for their specialty in family and community medicine.

La nueva Política Nacional de Atención Primaria (PNAP) mantiene la esencia del anterior, al mismo tiempo que incorpora las innovacionesde los últimos 5 años, como la flexibilización reciente de la carga horaria semanal del médico de la familia y comunidad. El Ministerio deSalud de Brasil también creó una serie de incentivos para el trabajo en los municipios con dificultades para atraer o retener a los médicos,pero aún no abordó la cuestión de la precariedad de las relaciones laborales. El Programa de Mejoramiento del Acceso y de la Calidad dela Atención Primaria (PMAC-AP) puede mejorar la discusión sobre el modelo de atención primaria de salud en Brasil, pero hay problemastécnicos y algunos de sus instrumentos aún son desconocidos. La promoción efectiva del acceso y de la calidad pasa por la exigenciadel límite teórico de 4,000 personas por equipo, y por la selección y/o gratificación de trabajadores de atención primaria de salud por suespecialidad en medicina familiar y comunitaria.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Distribuição de Médicos
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Medicina de Família e Comunidade
Política de Saúde
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM



página 1 de 6 ir para página                
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde