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Id: biblio-994552
Autor: Morais, Thiago Bezerra; Veiga, Daniela Francescato; Sabino Neto, Miguel; Ferreira, Lydia Masako.
Título: Qualidade dos ensaios clínicos aleatórios publicados por cirurgiões plásticos: seguimento de longo prazo / Quality of randomized clinical trials published by plastic surgeons: a long-term follow-up study
Fonte: Rev. bras. cir. plást;34(1):86-93, jan.-mar. 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: Em dois estudos prévios, avaliou-se a qualidade dos ensaios clínicos aleatórios (ECAs) com a participação de pelo menos um cirurgião plástico, em dois períodos: 1966 a 2003 e 2004 a 2008. O objetivo é avaliar a evolução da qualidade das publicações de ECAs por cirurgiões plásticos no período subsequente de cinco anos, de 2009 a 2013. Métodos: ECAs publicados de 2009 a 2013, em língua inglesa, com a participação de pelo menos um cirurgião plástico, foram identificados por busca eletrônica e classificados quanto ao sigilo de alocação, por dois avaliadores independentes. Os estudos com sigilo de alocação adequado tiveram a qualidade avaliada por dois avaliadores, utilizando-se a Lista de Delphi e a Escala de Qualidade de Jadad. Resultados: Dos 6.997 estudos identificados, 261 foram classificados quanto ao sigilo de alocação. Destes, 43 (16,47%) tinham sigilo de alocação adequado. Segundo a avaliação pela Lista de Delphi, houve melhora, em relação a 1966-2003, nos itens "características mais importantes do prognóstico" (p < 0,001), "uso de avaliador independente" (p = 0,0029) e "medidas de variabilidade e estimativa de pontos para a variável primária" (p = 0,0057); não houve diferença em relação a 2004-2008. Quanto à Escala de Qualidade de Jadad, houve um aumento dos escores em relação a 1996-2003 (p < 0,0004), mas também sem diferença significante em relação ao período 2004-2008. Conclusão: Não houve diferença na qualidade das publicações de ECAs por cirurgiões plásticos no período de 2009 a 2013, em relação aos cinco anos anteriores (2004 a 2008). Entretanto, ambos os períodos apresentaram maior qualidade quando comparados ao período de 1966 a 2003.

Introduction: In two previous studies, the quality of randomized clinical trials (RCTs) with the participation of at least one plastic surgeon was assessed in two periods: from 1966 to 2003 and from 2004 to 2008. The objective is to evaluate the evolution of the quality of RCTs published by plastic surgeons in the subsequent five-year period, from 2009 to 2013. Methods: RCTs published from 2009 to 2013, in English, with the participation of at least one plastic surgeon, were identified by an electronic search and classified according to allocation concealment by two independent evaluators. The quality of the studies with adequate allocation concealment was evaluated by two evaluators using the Delphi List and the Jadad Scale. Results: Of the 6,997 identified studies, 261 were classified according to allocation concealment. Of these, 43 (16.47%) had adequate allocation concealment. According to an assessment conducted using the Delphi List, there was an improvement in the items "most important characteristics of the prognosis" (p < 0.001), "use of an independent evaluator" (p = 0.0029), and "measures of variability and estimation of points for the primary variable" (p = 0.0057) compared to the 1966-2003 assessment ; there was no difference in the assessment of the same items from 2004-2008. Regarding the Jadad Scale, there was an increase in the scores from 2009 to 2013 compared to the 1996-2003 period (p < 0.0004); however, there was no significant difference in the 2004-2008 period. Conclusion: There was no difference in the quality of the RCTs published by plastic surgeons in the 2009-2013 period compared to the previous five-year period (2004 to 2008). However, both periods indicated higher quality compared to the 1966-2003 period.
Descritores: Cirurgia Plástica/efeitos adversos
Cirurgia Plástica/métodos
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto/métodos
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto/estatística & dados numéricos
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto/ética
Análise Estatística
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Revisão
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Estudos de Avaliação
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


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Id: biblio-1015276
Autor: Ciapponi, Agustín.
Título: Una pequeña proporción de las recomendaciones de las principales guías cardiovasculares es apoyada por ensayos aleatorizados / A small proportion of the recommendations of the main cardiovascular guidelines is supported by randomized trials
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(1):e001992, abr. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Doenças Cardiovasculares/prevenção & controle
Guias de Prática Clínica como Assunto/normas
Medicina Baseada em Evidências/normas
Tomada de Decisões
-Doenças Cardiovasculares/diagnóstico
Métodos Epidemiológicos
Epidemiologia Experimental
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde/tendências
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-978876
Autor: Herrera-Lopez, Vanessa; Aguilar, Néstor; Valdivieso, Jacqueline; Cutipé, Yuri; Arellano, César.
Título: Implementación y funcionamiento de hogares protegidos para personas con trastornos mentales graves en Iquitos, Perú (2013-2016) / Implementation and operation of protected residences for people with serious mental illness in Iquitos, Peru (2013-2016) / Implementação e funcionamento de residências terapêuticas para pessoas com transtornos mentais graves em Iquitos, Peru (2013-2016)
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;42:e141, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo Evaluar el proceso de implementación y funcionamiento de los hogares protegidos para las personas con trastornos mentales graves en Iquitos, con base en el beneficio y la mejora en la calidad de vida percibida. Métodos Estudio con enfoque cualitativo y transversal. Se realizaron 36 entrevistas a profundidad a residentes del hogar, cuidadores, vecinos y profesionales de salud. Se llenó una ficha sociodemográfica y clínica por cada residente y una ficha de procesos de gestión por cada hogar protegido. Se realizaron grupos focales con gestores y cuidadores. Resultados El tiempo de estancia prolongada manicomial previa de los residentes de hogares protegidos fue de 7 años y 3 meses. Solo 28 % habían presentado recaída clínica durante el último año. Los residentes percibieron mejoría en su calidad de vida y mayor satisfacción en la estancia en hogar protegido respecto a la estancia manicomial previa. Los hogares evaluados se encuentran en lugares accesibles a servicios sociales y comunitarios, con adecuado acceso a medios de transporte. Se realizaron supervisiones periódicas a los cuidadores, infraestructura y mantenimiento del hogar. Conclusiones Existe percepción favorable de cuidadores, gestores, residentes y vecinos sobre el funcionamiento de los hogares protegidos.

ABSTRACT Objective Evaluate the implementation and operation of protected residences for people with serious mental illness in Iquitos, based on the benefits and perceived improvement in their quality of life. Methods Qualitative and cross-cutting study. Thirty-six in-depth interviews of residents, caregivers, neighbors, and health professionals were conducted. A sociodemographic and clinical file was completed for each resident, along with a file on managerial processes for each facility. Focus groups were conducted with managers and caregivers. Results Residents' previous length of stay in a psychiatric hospital was 7 years and 3 months. Only 28 % had suffered a clinical relapse in the past year. Residents reported an improvement in their quality of life and greater satisfaction with their stay in the facility compared with their stay in the psychiatric hospital. The residences evaluated are located in areas accessible to social and community services, with adequate access to transportation. Periodic supervision of caregivers, infrastructure, and residence maintenance was performed. Conclusions Caregivers, managers, residents, and neighbors have a positive view of residence operations.

RESUMO Objetivo Avaliar o processo de implementação e funcionamento de residências terapêuticas ("pensões protegidas") para pessoas portadoras de transtornos mentais graves segundo a percepção de benefício e melhoria da qualidade de vida. Métodos Trata-se de um estudo transversal qualitativo realizado em Iquitos, no Peru. Trinta e seis entrevistas em profundidade foram conduzidas com os moradores de residências terapêuticas, cuidadores, vizinhos e profissionais de saúde. Foi feito o preenchimento de uma ficha sociodemográfica e clínica para cada morador e uma ficha do processo de gestão por residência. Foram realizados grupos de discussão com gestores e cuidadores. Resultados A permanência prolongada anterior em instituição manicomial dos moradores das residências foi de 7 anos e 3 meses. Apenas 28% tiveram recaída clínica no último ano. Os moradores perceberam melhoria da qualidade de vida e informaram um nível maior de satisfação com a permanência nas residências terapêuticas em comparação à permanência anterior em instituição manicomial. As residências estudadas se situavam em locais acessíveis aos funcionários dos serviços sociais e comunitários, com acesso adequado ao transporte público. O trabalho dos cuidadores e a infraestrutura e manutenção das residências receberam supervisão periódica. Conclusões O funcionamento das residências terapêuticas é percebido favoravelmente por cuidadores, gestores, moradores e vizinhos.
Descritores: Instituições Residenciais
Apoio Social
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde
Transtornos Mentais
-Peru
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-966676
Autor: Segalini, Agustín Marcos; Weisbrot, Mariela; Vietto, Valeria; Rezzónico, María; Vázquez Peña, Fernando; Kopitowski, Karin; Terrasa, Sergio Adrian.
Título: Valoración de la atención primaria de la salud en el Centro de Medicina Familiar y Comunitaria San Pantaleón desde la perspectiva de los profesionales de la salud: estudio de corte transversal / Assessment of primary health care at the San Pantaleon Family and Community Medicine Center from the perspective of health professionals: a cross-sectional study
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);37(1):4-9, mar. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: La atención primaria de la salud (APS) favorece un cuidado más eficiente y equitativo en relación con las necesidades de la población. El objetivo de este estudio de corte transversal realizado durante 2013 fue evaluar el grado de implementación de las funciones fundamentales de la APS en el Centro de Salud de Medicina Familiar y Comunitaria San Pantaleón (CMFyCSP), ubicado en Boulogne, partido de San Isidro, Buenos Aires, República Argentina, desde la perspectiva de los profesionales de la salud. Se administró en forma electrónica la Herramienta de Evaluación de la Atención Primaria (en inglés Primary Care Assessment Tools: PCAT) para profesionales de salud validada en la Argentina. Todos los profesionales con una antigüedad de dos años o mayor (n=25) la contestaron en forma completa. La puntuación global de las funciones esenciales de APS fue 16,75 (DE 1,42) para un máximo de 24 puntos. Enfoque Familiar, Integralidad/Servicios Prestados y Coordinación/Sistemas de Información fueron las funciones con mejor puntaje (3,51 [DE 0,55], 3,49 [0,58] y 3,16 [0,47], respectivamente. (AU)

Primary health care (PHC) favors more efficient and equitable attention to the needs of the population. The objective of this cross-sectional study carried out during 2013 was to evaluate the degree of implementation of the basic functions of PHC in the San Pantaleón Family and Community Medicine Health Center (CMFyCSP), located in Boulogne, San Isidro, Buenos Aires, Argentina, from the perspective of health professionals. The Primary Care Assessment Tool (PCAT) for health professionals validated in Argentina was administered electronically. All professionals with a seniority of at least two years (n = 25) responded the survey. The overall score for essential APS functions was 16.75 SD (1.42) for a maximum of 24 points. Family Focus, Integrality / Rendered Services and Coordination / Information Systems were the functions with the highest scores (3.51 [0.55], 3.49 [0.58], and 3.16 [0.47], respectively. (AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Centros de Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Comunitária/tendências
Recursos Humanos em Saúde
-Fatores Socioeconômicos
Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde)/estatística & dados numéricos
Estudos de Avaliação como Assunto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-966850
Autor: Carrer, Fernanda Campos de Almeida; Cayetano, Maristela Honório; Gabriel, Mariana; Melani, Andrea Carla Franchini; Martins, Julie Silva; de Araujo, Maria Ercilia.
Título: Situation of Endodontics in the Public Health Service in Brazil through the Access and Quality Improvement Program (PMAQ-CEO)
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;18(1):3198, 15/01/2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To describe and analyze the situation of endodontics in the Brazilian public service. Material and Methods: Data from questions about endodontics were divided by states and regions and organized in spreadsheets for descriptive statistical analysis, with absolute and relative data. Results: It was found that the northern region of Brazil concentrates the smaller number of services (6.4%). Pre-established protocols with basic attention to the endodontics specialty are applied in 73.3% of CEOs. Overall, 24% of services use rotating instruments and 38% use apical locators; 87.4% perform endodontic treatment in teeth with 3 or more roots. In these centers, 75.7% of dentists who perform endodontics are specialists, masters or PhD in dentistry. Endodontics has the highest absenteeism rate and the longer waiting time to initiate treatment compared to the other basic specialties. Conclusion: The endodontics situation of the resulting PMAQ-CEO revealed that the specialty is the most requested, but services lack more effective management mechanisms to minimize the observed absenteeism problem by reducing existing waiting lines. The situation also revealed that endodontics services at CEOs are provided by specialists, almost half of the services perform single session treatment on vital pulp teeth and that the same proportion of CEOs use apical locators and / or rotating instruments to perform endodontic treatment. Investments in the installed capacity, permanent management and education are still needed to improve the quality of services provided to the population.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Odontologia em Saúde Pública
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Endodontia
Serviços de Saúde
-Protocolos
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-908977
Autor: Velásquez Girón, Rocío del Pilar; Vargas Díaz, Elfa Janeth.
Título: Estado de servicios de salud para la detección temprana de hipoacusia en instituciones prestadoras de servicios de salud / Health services state for early detection of hearing loss in services providers
Fonte: Rev. colomb. rehabil;10(1):68-85, 2011. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: Early detection of hearing loss in children under six months of age, is supposed an appropriate care for the acquisition and early development of a language, to ensure that children under a comprehensive care and quality of life as part of their human development, as well as respond to their rights as part of existing national policies around children. In this regard research attempted to know the status of some health services, in struc-ture, organization and institutional functioning in the framework of the General system of Social Security, in the promotion and prevention programs, It will be demonstrated (or evidenced) the correspondence among as stated from the legal level, include the business promoters of health EPS, assume the lenders of IPS ser-vices institutions and the benefit they get in assistance or service of quality in which hearing loss is detected early. The research methodology used was descriptive to characterize the territorial conditions of structure, organization and institutional functioning available to some IPS, to advance actions of promotion of the ear health and detection of hearing loss. The research method was observational qualitative approach to analítico-sintético, since that was expected to meet each of the parties that characterized the reality of the current state of the studied health services, through the review and documentary analysis of laws and the investigation of knowledge of administrative and healthcare professionals.
Descritores: Perda Auditiva
-Determinação
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Acesso Universal aos Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO214.1 - Biblioteca


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Id: biblio-906367
Autor: López Soracipa, Víctor Alfonso; España Barrios, Eilyn Alexandra; Hernández Garcés, Ana Elena.
Título: Estimación de calidad del cuidado de enfermería en pacientes sometidos a hemodiálisis / Estimation of quality of nursing care in patients subjected to hemodialysis / Estimativa da qualidade do cuidado de enfermagem em pacientes submetidos a hemodiálise
Fonte: Rev. cienc. cuidad;15(1):71-82, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Evaluar la calidad del cuidado de enfermería en una población de pacientes con tratamiento de hemodiálisis en la ciudad de Bogotá. Materiales y Métodos: Se realizó un estudio descriptivo de corte transversal, mediante la aplicación de la adaptación colombiana del instrumento Care-Q que relaciona actitudes y actividades de cuidado que realiza el enfermero(a) y que fueron evaluadas por el paciente a través de una escala Likert. El universo estuvo conformado por la totalidad de los pacientes en hemodiálisis que pertenecen a un grupo de apoyo de pacientes crónicos, se llegó a un tope de 100 pacientes convocados a los cuales se les aplicó el instrumento. Resultados: Se determinó que entre el 60 % y 85 % de la población evaluaba de manera positiva los cuidados proporcionados por el personal de enfermería. Conclusiones: Se encontró un porcentaje considerable de satisfacción dentro de la población participante, lo cual se contrasta con lo evidenciado en la literatura donde se plantea que el enfermero(a) es el profesional más indicado para el cuidado de este tipo de pacientes. También se hizo evidente la necesidad de generar investigaciones dirigidas a la evaluación continua de la atención de enfermería, debido a que ello facilita la creación de acciones de mejoramiento en la gestión del cuidado y permite trabajar por el cumplimiento de la calidad en la atención en salud.

Objective: To evaluate the quality of nursing care in a population of patients with hemodialysis treatment in the city of Bogotá. Materials and Methods: A cross-sectional descriptive study was carried out, through the application of the Colombian adaptation of the Care-Q instrument that relates attitudes and nursing care activities that were evaluated by the patient through a Likert scale. The universe consisted of all the patients on hemodialysis who belong to a support group of chronic patients, reaching a limit of 100 patients summoned to whom the instrument was applied. Results: It was determined that between 60% and 85% of the population evaluated in a positive way the care provided by the nursing staff. Conclusions: A considerable percentage of satisfaction was found within the participating population, which is contrasted with what is evidenced in the literature where it is stated that the nurse is the most suitable professional for the care of this type of patients. It made evident the need to generate research aimed at the continuous evaluation of nursing care, because it facilitates the creation of actions for improvement in the management of care and allows working for the fulfi llment of quality in health care.

Objetivo: Avaliar a qualidade do cuidado de enfermagem numa população de pacientes com tratamento de hemodiálise na cidade de Bogotá, Colômbia. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo descritivo de corte transversal, através da aplicação da adaptação colombiana do instrumento Care-Q que relaciona atitudes e atividades de cuidado que realiza o enfermeiro (a) e que foram avaliadas pelo paciente através de uma escala Likert. A amostra esteve conformada pela totalidade dos pacientes em hemodiálise que pertencem a um grupo de apoio de pacientes crônicos, chegouse a um limite de 100 pacientes convocados nos quais o instrumento foi aplicado. Resultados: Determinou-se que entre 60% e 85% da população avalia positivamente os cuidados prestados pela equipe de enfermagem. Conclusões: Encontrou-se uma porcentagem considerável de satisfação dentro da população participante, o qual se contrasta com o evidenciado na literatura onde afirma-se que o enfermeiro (a) é o professional mais indicado para o cuidado deste tipo de pacientes. Também se tornou evidente a necessidade de gerar pesquisas dirigidas à avaliação contínua dos cuidados de enfermagem, já que facilita a criação de ações de melhoramento na gestão do cuidado e permite trabalhar pelo cumprimento da qualidade no atendimento em saúde.
Descritores: Satisfação do Paciente
-Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Falência Renal Crônica
Responsável: CO648.1


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Id: lil-776018
Autor: Silva, Eni Hilario; Padoveze, Maria Clara; Tanaka, Arnaldo Toyokazu; Higa, Raquel Carneiro Machado; Cavalcante, Lubiana Guilherme Americo.
Título: Avaliação da prevenção de tuberculose ocupacional em um hospital brasileiro / Evaluation of occupational tuberculosis prevention in a brazilian hospital
Fonte: Rev. RENE;16(4):549-556, jul.-ago. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o processo institucional de prevenção da tuberculose ocupacional. Métodos: pesquisa quasi-experimental em um modelo de pré e pós-intervenção (3 fases), realizado em um hospital brasileiro. Utilizaram-se indicadores de qualidade específicos para avaliação de estrutura (recursos físicos e educacionais) e processo (52 observações diretas da adesão ao uso de máscara N95 em cada fase). Resultados: os índices de conformidade foram de 33,0% e 94,2%, na fase pré-intervenção; e 44% e 100% na fase pós-intervenção, respectivamente para estrutura e processo. As intervenções elaboradas a partir do resultado inicial dos indicadores (fase pré-intervenção) foram estruturais e educativas. Conclusão: houve melhora dos indicadores na fase pós-intervenção a partir das intervenções realizadas, contribuindo para melhoria da qualidade do serviço.
Descritores: Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Riscos Ocupacionais
Tuberculose
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
Bento, Ricardo Ferreira
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Id: lil-697616
Autor: Bacchetti, Erica Miranda da Silva; Akiyama, Renata; Bento, Ricardo Ferreira; Samelli, Alessandra Giannella.
Título: Indicadores de qualidade para serviços de audiologia / Quality indicators for audiology services
Fonte: Audiol., Commun. res;18(4):270-276, out.-dez. 2013. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Construir indicadores de qualidade para Audiologia Clínica, sob a ótica do usuário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de pesquisa de satisfação, aplicada por meio de 13 perguntas (sendo apenas uma aberta). Foi solicitado ao participante que opinasse sobre o último atendimento na unidade, com relação aos seguintes aspectos: acesso ao atendimento; tempo de espera; cordialidade; atenção dada às queixas; impressão sobre o procedimento; confiança; explicações (queixa e seguimento); satisfação; avaliação geral. As respostas foram dadas por meio de uma escala visual-analógica, representada por cinco ícones, que deveriam expressar a opinião dos participantes. Os resultados foram analisados considerando-se a pontuação de cada questão (mínima de 1 e máxima de 5 pontos) e a pontuação total do questionário. Os dados foram submetidos à análise estatística para a construção dos indicadores de qualidade. RESULTADOS: A pontuação dos questionários atingiu um escore médio de 55,5 pontos. Os dados levantados foram homogêneos, configurando material adequado para a construção de indicadores de qualidade. CONCLUSÃO: Os indicadores construídos para o serviço foram: acesso ao atendimento, tempo em sala de espera, acolhimento, atuação profissional, agendamento e avaliação do atendimento.

PURPOSE: To construct quality indicators for Audiology services from the perspective of the user. METHODS: A cross-sectional study using a satisfaction survey with 12 closed questions and one open-ended question was administered to users. Patients were asked to give their opinion about their last appointment regarding the: Ease of access to the service, Time spent in the waiting room, Cordiality, Attention dispensed to complaints, Impressions about the procedure, Confidence conveyed by the audiologist, Explanations on the complaint by the audiologist, Scheduling satisfaction, Overall service assessment. The patients were presented with a visual-analogue scale represented by five icons, followed by the question: "Which of these pictures best expresses your opinion?" The analysis considered the score of each question (a minimum score of one and a maximum of five points) and the overall score of the 12 questions. The data were compiled and analyzed for the construction of quality indicators. RESULTS:The scores of the questionnaires were high, with an average score of 55.5 points, indicating a high level of satisfaction with the service. The data collected are homogeneous and suitable for the construction of quality indicators. CONCLUSION: The indicators constructed for the service were: access to care, time in the waiting room, reception, performance of the professional staff, scheduling, and overall service assessment.
Descritores: Audiologia
COXSACKIEVIRUS INFECTIONS9
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Inquéritos e Questionários
-Estudos Transversais
Pacientes
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Fonoaudiologia
Análise Estatística
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-651280
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Programa de Fortalecimiento de Servicios de Salud; .Fundación Aga Khan. Programa de Desarrollo Gerencial.
Título: Evaluación de las necesidades y cobertura de salud: guía del usuario / Evaluation of needs and health cover: user guide.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 1997. 223 p. tab. (Manuales de Gestión, Módulo 2).
Idioma: es.
Descritores: Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Cobertura de Serviços de Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Organização e Administração
Atenção Primária à Saúde
Participação da Comunidade
Coleta de Dados/normas
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
PE18.1 MS/PFSS 0151



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