Base de dados : LILACS
Pesquisa : N06.850.135.392 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1512 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 152 ir para página                         

  1 / 1512 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-784123
Autor: Drumond Moraes, Thiago.
Título: O uso de simuladores em atividades de formação para profissionais dos transportes rodoviários / El uso de simuladores en las actividades de formación para los profesionales del transporte de carretera / The use of simulators in training activities for road transport professionals
Fonte: Cienc. Trab;18(55):48-57, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Profissionais de transportes rodoviários terrestre figuram entre as principais vítimas em acidentes de trabalho. Entre as soluções para o quadro dos acidentes envolvendo esses condutores, sugerem-se aprimoramento das formações profissionais. Entre os métodos para viabilizar tais treinamentos, verifica-se aumento do uso de simuladores de direção. verifica-se também aumento de estudos investigando seus usos, eficácia e efetividade. Revisões sobre a eficácia dos usos de simuladores de condução foram publicados, porém nenhum restringe-se às formações direcionadas aos profissionais rodoviários. Contribuindo para superar tal lacuna, realizamos uma revisão da literatura internacional sobre o uso de simuladores de direção para a formação dos profissionais rodoviários, verificando suas potencialidades, bem como os pressupostos teórico-epistemológicos embasando as decisões metodológicas e as possibilidades ainda não exploradas. Recorremos a: artigos de revistas indexadas, resumos de conferências e relatórios de pesquisas, consultados por diversas bases de dados internacionais. Observamos que não há grandes justificativas para se investir em simuladores, eles são instrumentos promissores, apesar de tudo, sobretudo por haver possibilidades de usos ainda não estudadas, sendo necessárias mais pesquisas sobre o assunto. Apresentamos algumas dessas possibilidades ainda não investigadas, demonstrando suas viabilidades.

Trabajadores del transporte de carretera se encuentran entre las principales víctimas de accidentes. Entre las soluciones al asunto los de accidentes que envuelven a esos conductores se sugiere la mejora de la formación profesional. Entre los métodos para viabilizar tales entrenamientos, se verifica un aumento del uso de simuladores de conducción. Se verifica también un aumento de estudios investigando sus usos, eficacia e efectividad. Revisiones sobre la eficacia de los usos de simuladores de conducción fueron publicados, pero ninguno se restringe a las formaciones direccionadas a los profesionales del transporte. Contribuyendo para superar tal laguna, realizamos una revisión de la literatura internacional sobre el uso de simuladores de dirección para la formación de los profesionales del transporte, verificando sus potencialidades, también como los presupuestos teórico-epistemológicos basando las decisiones metodológicas y las posibilidades todavía no exploradas. Recurrimos a: artículos de revistas indexadas, resúmenes de conferencias e informes de investigaciones, consultados por diversas bases de dados internacionales. Observamos que no hay grandes justificaciones para invertir en simuladores, estos son instrumentos promisorios, a pesar de todo, sobre todo por haber posibilidades de usos todavía no estudiadas, siendo necesarias más investigaciones sobre el asunto. Presentamos algunas de esas posibilidades todavía no investigadas, demostrando sus viabilidades.
Descritores: Condução de Veículo/educação
Transportes
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Treinamento por Simulação
-Capacitação Profissional
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  2 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1146149
Autor: CAMPOS, Amanda Lohanny Sousa; COLARES, Carlos Matheus Pierson; LIMA, Danilo Pereira; ALVES, Rhuan Rosa; NOVAIS, Marina Rodrigues; RÉZIO, Geovana Sôffa; MELCHIOR, Lorena Morena Rosa.
Título: Uma iniciativa para prevenção de acidentes de trânsito de um hospital de urgência de alta complexidade / An initiative for the prevention of traffic accidents in a highly complex emergency hospital / Una iniciativa para la prevención de accidentes de tráfico en un hospital de urgencias de alta complejidad
Fonte: REVISA (Online);9(4):846-853, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Apresentar uma iniciativa de um hospital de urgência de alta complexidade, em ações de prevenção, educação e conscientização sobre os acidentes de trânsito. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da vivência de residentes na participação de ações de conscientização de motoristas do estado de Goiás. Resultados: O programa institucional intitulado "Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (PARE), engloba três ações distintas que têm o mesmo objetivo, de prevenir e promover reeducação no trânsito, a fim de diminuir o quantitativo de acidentes e índices de morbimortalidade relacionada ao trânsito. As três ações compreendidas pelo o PARE Paciente, PARE Rodovias e PARE Cidade, são iniciativas, que juntas já abordaram mais de 50 mil motoristas. Conclusão: Os benefícios das intervenções do programa é orientar a população os riscos a que está exposta no trânsito e reforçar o comportamento seguro.

Objective: To present an initiative of a highly complex emergency hospital, in prevention, education and awareness actions about traffic accidents. Method: This is a descriptive study, an experience report, based on the experience of residents participating in actions to raise awareness among drivers in the state of Goiás. Results: The institutional program entitled "Accident Prevention and Traffic Re-education (PARE), encompasses three distinct actions that have the same objective, to prevent and promote re-education in traffic, in order to reduce the number of accidents and traffic-related morbidity and mortality rates. The three actions comprised by PARE Paciente, PARE Rodovias and PARE Cidade, are initiatives, which together have approached more than 50 thousand drivers. Conclusion: The benefits of the program's interventions are to guide the population to the risks to which they are exposed in traffic and to reinforce safe behavior.

Objetivo: Presentar una iniciativa de un hospital de urgencias de alta complejidad, en acciones de prevención, educación y sensibilización sobre accidentes de tráfico. Método: Se trata de un estudio descriptivo, un relato de experiencia, basado en la experiencia de los vecinos que participan en acciones de sensibilización de los conductores del estado de Goiás. Resultados: El programa institucional titulado "Prevención de accidentes y reeducación vial (PARE), engloba tres acciones diferenciadas que tienen el mismo objetivo, prevenir y promover la reeducación en el tránsito, con el fin de reducir el número de accidentes y las tasas de morbilidad y mortalidad relacionadas con el tránsito. Las tres acciones integradas por PARE Paciente, PARE Rodovias y PARE Cidade, son iniciativas, que en conjunto se han acercado a más de 50 mil conductores. Conclusión: Los beneficios de las intervenciones del programa son orientar a la población hacia los riesgos a los que está expuesta en el tránsito y reforzar comportamientos seguros.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Acidentes de Trânsito
Prevenção de Acidentes
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  3 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1003410
Autor: Becerra, Ángel; Trujillo, Héctor; Valencia, Lucía; Rodríguez-Pérez, Aurelio.
Título: Looking for the reason of hemodynamic instability: a case report of the role of intraoperative ultrasound / Buscando o motivo da instabilidade hemodinâmica: relato de caso sobre o papel do ultrassom intraoperatório
Fonte: Rev. bras. anestesiol;69(2):200-203, Mar.-Apr. 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background and objectives: A prompt and effective management of trauma patient is necessary. The aim of this case report is to highlight the importance of intraoperative echocardiography as a useful tool in patients suffering from refractory hemodynamic instability no otherwise explained. Case report: A 41 year-old woman suffered a car accident. At the emergency department, no abnormalities were found in ECG or chest X-ray. Abdominal ultrasound revealed the presence of abdominal free liquid and the patient was submitted to urgent exploratory laparotomy. Nevertheless, she persisted suffering arterial hypotension and metabolic acidosis. Looking for the reason of her hemodynamic instability, intraoperative transthoracic echocardiography was performed, finding out the presence of pericardial effusion. Once the cardiac surgeon extracted pericardial clots, patient's situation improved clinically and analytically. Conclusion: Every anesthesiologist should be able to use the intraoperative echocardiography as an effective tool in order to establish the appropriate measures to promote the survival of patients suffering severe trauma.

Resumo Justificativa e objetivos: O atendimento rápido e eficaz do paciente de trauma é necessário. O objetivo deste relato de caso foi destacar a importância do ecocardiograma intraoperatório como uma ferramenta útil em pacientes que sofrem de instabilidade hemodinâmica refratária sem explicação aparente. Relato de caso: Uma mulher de 41 anos sofreu um acidente de automóvel. No departamento de emergência, nenhuma anormalidade foi encontrada no ECG ou na radiografia de tórax. Uma ultrassonografia abdominal revelou a presença de líquido livre no abdome, e a paciente foi submetida à laparotomia exploradora de urgência. No entanto, a paciente continuou apresentando hipotensão arterial e acidose metabólica. Na busca pelo motivo de sua instabilidade hemodinâmica, um ecocardiograma transtorácico foi realizado no período intraoperatório e constatou a presenc¸a de derrame pericárdico. Após a remoção dos coágulos pericárdicos pelo cirurgião cardíaco, a condição da paciente melhorou clínica e analiticamente. Conclusão: Todo anestesiologista deve saber utilizar o ecocardiograma intraoperatório como ferramenta eficaz para estabelecer as medidas adequadas para promover a sobrevida de pacientes com traumatismos graves.
Descritores: Derrame Pericárdico/diagnóstico por imagem
Ecocardiografia/métodos
Ultrassonografia/métodos
Hemodinâmica
-Acidose/etiologia
Acidentes de Trânsito
Hipotensão/etiologia
Cuidados Intraoperatórios/métodos
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-425336
Autor: Tici Hernández, Bertha; Montejo Montejo, José; Gutiérrez Muñoz, Fredy.
Título: Comportamiento de la presión intracraneal en niños con traumatismo craneoencefálico severo / Behavior of intracranial pressure in children with severe cranioencephalic traumatism
Fonte: Rev. cuba. enferm;21(3), sept.-dic. 2005. tab.
Idioma: es.
Resumo: El traumatismo craneoencefálico severo en niños se relaciona con un alto porcentaje de mortalidad y secuelas. Se realizó un estudio descriptivo retrospectivo para valorar el comportamiento de la presión intracraneal en niños con este traumatismo en un período de 4 años, desde enero 1999 hasta 2003. La muestra estuvo conformada por 58 pacientes, la totalidad de los niños ingresados con esta afección en el período de estudio. De las historias clínicas se tomaron los datos para caracterizarla. El grupo de edad entre 11 y 15 años y el sexo masculino fueron las particularidades predominantes. Los accidentes de tránsito y las caídas de alturas, las causas más frecuentes. En 38 niños la escala de coma de Glasgow estuvo entre 6 y 8 puntos, los valores de presión intracraneal de mayor incidencia fueron los menores de 15 mmHg en 42 niños (72,4 por ciento y el valor predominante de la presión de perfusión cerebral fue de más de 70 mmHg en 27 pacientes (46,6 por ciento. El factor de daño neurológico más relevante fue la fiebre presente en 49 pacientes (84,5 por ciento y egresaron vivos 41 niños que representaron el 70,7 por ciento. Se corroboró que la importancia de la atención de enfermería en el control de la presión intracraneal en el traumatismo craneoencefálico severo radica en el buen manejo de los factores que se asocian al daño neurológico que agravan las condiciones de estos niños, en evolucionarlos clínicamente y comunicar los cambios que se aprecien(AU)

The traumatism severe craneoencefálico in children is related with a high percentage of mortality and sequels. He/she was carried out a retrospective descriptive study to value the behavior of the pressure intracraneal in children with this traumatism in a 4 year-old period, from January 1999 up to 2003. The sample was conformed by 58 patients, the entirety of the children entered with this affection in the period of study. Of the clinical histories they took the data to characterize it. The age group between 11 and 15 years and the masculine sex was the predominant particularities. The traffic accidents and the falls of heights, the most frequent causes. In 38 children the scale of coma of Glasgow was between 6 and 8 points, the values of pressure intracraneal of more incidence were those smaller than 15 mmHg in 42 children (72,4 percent and the predominant value of the pressure of cerebral perfusión was of more than 70 mmHg in 27 patients (46,6 percent. The factor of more excellent neurological damage was the present fever in 49 patients (84,5 percent and egresaron alive 41 children that represented 70,7 percent. It was corroborated that the importance of the infirmary attention in the control of the pressure intracraneal in the traumatism severe craneoencefálico resides in the good handling of the factors that you/they associate to the neurological damage that you/they increase the conditions of these children, in to evolve them clinically and to communicate the changes that are appreciated(AU)
Descritores: Acidentes por Quedas
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Pressão Intracraniana
Lesões Encefálicas Traumáticas/epidemiologia
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  5 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1145581
Autor: Mendes, Sueli de Oliveira; Moraes, Marco Antonio; Shirassu, Mirian Matsura; Paula, Regiane Cardoso de; Carvalho, Mércia Gomes Oliveira; D' Agostini, Tatiana Lang.
Título: Panorama contemporâneo de Acidentes de Trânsito Terrestre em diferentes territórios / Contemporary Panorama of Land Traffic Accidents in different territories
Fonte: BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Impr.);17(203):25-32, 2020. map.
Idioma: pt.
Resumo: Acidente de trânsito terrestre é um evento inesperado que ocorre em uma via envolvendo veículos ou entre veículos e pedestres ou animais, ou ainda, entre veículos e qualquer obstáculo presente nas proximidades desta via.1 Esses acidentes representam a oitava causa de morte no mundo, segundo o último Relatório Global sobre Segurança Viária, produzido pela OMS, chegando em 2016 à cifra de 1,35 milhão de vidas perdidas por ano e 50 milhões de feridos. As crianças e jovens de 5 a 29 anos correspondem a faixa etária com maior mortalidade devido às condições inseguras das vias.
Descritores: Organização Mundial da Saúde
Acidentes de Trânsito
Mortalidade
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  6 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-783848
Autor: Almeida, Gilmara Celli Maia de; Medeiros, Fabianna da Conceição Dantas de; Pinto, Lígia Oliveira; Moura, Jamile Marinho Bezerra de Oliveira; Lima, Kenio Costa.
Título: Prevalência e fatores associados a acidentes de trânsito com mototaxistas / Prevalencia y factores asociados a accidentes de tránsito con mototaxistas / Prevalence and factors associated with traffic accidents involving motorcycle taxis
Fonte: Rev. bras. enferm;69(2):382-388, mar.-abr. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar a prevalência de acidentes motociclísticos envolvendo mototaxistas e fatores associados. Método: estudo transversal e exploratório, com aplicação de questionários aos mototaxistas das 32 praças de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil (N=420). Resultados: os mototaxistas têm alta carga horária de trabalho diária (12 horas em média) e foi verificado que 63,6% já se envolveram em pelo menos um acidente motociclístico. A ocorrência de acidentes motociclísticos foi associada significativamente apenas com escolaridade (p<0,001), não havendo associação significativa com as demais variáveis, tais como idade (p=0,132), tempo de serviço (p=0,744) e carga horária de trabalho (p=0,830). Conclusão: é necessário implementar ações preventivas e educativas com os mototaxistas e usuários do serviço acerca dos acidentes e condutas emergenciais, devido à constante exposição a acidentes durante sua rotina de trabalho.

RESUMEN Objetivo: identificar la prevalencia de accidentes motociclísticos involucrando mototaxistas y factores asociados. Método: estudio trasversal y exploratorio, con aplicación de cuestionarios a los mototaxistas de las 32 plazas de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil (N=420). Resultados: los mototaxistas tienen alta carga horaria de trabajo diario (12 horas en media), y se verificó que 63,6% ya se involucraron en por lo menos un accidente motociclístico. La ocurrencia de accidentes motociclísticos se asoció significativamente apenas con escolaridad (p<0,001), no habiendo asociación significativa con las demás variables, tales como edad (p=0,123), tiempo de servicio (p=0,744) y carga horaria de trabajo (p=0,830). Conclusión: es necesario implementar acciones preventivas y educativas con los mototaxistas y usuarios del servicio acerca de los accidentes y conductas emergenciales, debido a la constante exposición a accidentes durante su rutina de trabajo.

ABSTRACT Objective: to determine the prevalence of motorcycle accidents involving motorcycle taxi drivers and associated factors. Method: this is a cross-sectional and exploratory study, with application of questionnaires to motorcycle taxi drivers of 32 regions of Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil (N=420). Results: motorcycle taxi drivers have a high level of daily working hours (12 hours on average), and it was found that 63.6% were involved in at least one motorcycling accident. The occurence of motorcycling accidents was significantly associated only to level of education (p<0.001), with no significant association with the other variables, such as age (p=0.132), time of service (p=0.744) and working hours (p=0.830). Conclusion: it is necessary to implement preventive and educational actions with motorcycle taxi drivers and users of this service concerning accidents and emergency measures, due to constant exposure to accidents during work routine.
Descritores: Motocicletas
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
-Estudos Transversais
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Rossi, Lídia Aparecida
Texto completo
Id: lil-785124
Autor: Paiva, Luciana; Pompeo, Daniele Alcalá; Ciol, Márcia Aparecida; Arduini, Glendha Oliveira; Dantas, Rosana Aparecida Spadoti; Senne, Eva Claudia Venâncio de; Rossi, Lídia Aparecida.
Título: Estado de saúde e retorno ao trabalho após os acidentes de trânsito / Estado de salud y retorno al trabajo después de accidentes de tránsito / Health status and the return to work after traffic accidents
Fonte: Rev. bras. enferm;69(3):443-450tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: comparar o estado de saúde de vítimas de acidente de trânsito, na alta hospitalar e após 6 meses, bem como analisar as variáveis preditoras do estado de saúde e retorno ao trabalho. Método: estudo observacional, longitudinal. Dados coletados por entrevistas e consulta aos prontuários, com 102 pacientes com média de idade de 33 anos; a maioria, homens e vítimas de acidente motociclístico. As variáveis foram avaliadas por instrumentos validados, analisadas por teste "t" de Student, regressão linear múltipla e regressão logística. Resultados: houve melhora da percepção do estado de saúde 6 meses após alta associada à idade, medida geral do estado de saúde imediatamente após a alta e capacidade funcional. Os indivíduos que retornaram ao trabalho apresentaram melhor avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde. Conclusão: constatou-se melhora da percepção do estado de saúde 6 meses após a alta. Não foram identificados fatores que influenciaram o retorno ao trabalho.

RESUMEN Objetivo: comparar el estado de salud de víctimas de accidentes de tránsito al alta hospitalaria y seis meses después, y analizar las variables predictoras del estado de salud y de retorno al trabajo. Método: estudio observacional, longitudinal. Datos recolectados por entrevistas y consulta de historias clínicas, con 102 pacientes, media etaria de 33 años, mayoritariamente hombres, víctimas de accidente motociclístico. Variables evaluadas por instrumentos validados, analizadas por test "t" de Student, regresión lineal múltiple y regresión logística. Resultados: Hubo mejora de la percepción del estado de salud 6 meses después del alta, asociada a edad, medida general del estado de salud, inmediatamente después del alta y capacidad funcional. Los individuos que retornaron al trabajo presentaron mejor evaluación de calidad de vida relacionada a la salud. Conclusión: se constató mejora de percepción del estado de salud 6 meses después del alta. No fueron identificados factores que influyeron en el regreso laboral.

ABSTRACT Objective: to compare the health status of traffic accident victims, at hospital discharge and after six months, and to analyze the predictive variables of their health status and return to work. Method: observational, longitudinal study. Data were collected through interviews and medical records of 102 patients with a mean age of 33 years; with the majority being men and victims of motorcycle accidents. The variables were analyzed by means of validated tools, student's t-test, multiple linear regression, and logistic regression. Results: there was an improvement of perception in the patients' health status six months after hospital discharge and functional capacity. The individuals who returned to work showed better health-related quality of life evaluation. Conclusion: improvement of the perceived health status six months after hospital discharge was found. Factors that influenced the patients' return to work were not identified.
Descritores: Ferimentos e Lesões/reabilitação
Acidentes de Trânsito
Nível de Saúde
Retorno ao Trabalho
-Alta do Paciente
Fatores de Tempo
Estudos de Coortes
Estudos Longitudinais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo Observacional
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1003311
Autor: Constâncio, Jocinei Ferreira; Nery, Adriana Alves; Mota, Edilene Curvelo Hora; Santos, Clarice Alves dos; Cardozo, Maitana Carvalho; Constâncio, Tatiane Oliveira de Souza.
Título: Perfil clínico-epidemiológico de indivíduos com histórico de traumatismo cranioencefálico / Perfil clínico-epidemiológico de individuos con historial de traumatismo craneoencefálico / Clinical-epidemiological profile of individuals with traumatic brain injury history
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e28235, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo descrever o perfil clínico-epidemiológico dos indivíduos com histórico de Traumatismo Cranioencefálico atendidos em um hospital público do interior do estado da Bahia e conhecer as características clínico-epidemiológicas desses indivíduos segundo sexo e causas (violentas e não violentas). Método estudo descritivo de abordagem quantitativa, exploratório, realizado com pacientes internados por Traumatismo Cranioencefálico. Os dados foram submetidos à análise bivariada, utilizando o Teste Qui-quadrado de Pearson. Resultado compôs a amostra, um total de 1.140 prontuários de indivíduos com média de idade de 37,6 (± 20,5) anos, sendo a maioria do sexo masculino (81,9%). Predominou, na casuística, indivíduos com traumatismo cranioencefálico leve (36%), sendo as causas mais incidentes os acidentes de transportes envolvendo motocicleta (30,5%), automóvel (16,4%) e as quedas da própria altura (14,6%). Conclusão as principais vítimas de traumatismo cranioencefálico foram adultos jovens do sexo masculino e as principais causas foram os acidentes de transporte e as quedas.

Objetivo describir el perfil clínico-epidemiológico de individuos con historial de traumatismo craneoencefálico atendidos en hospital público del interior del estado de Bahia y conocer sus características clínico-epidemiológicas según sexo y causas (violentas y no violentas). Método estudio descriptivo de abordaje cuantitativo, exploratorio, realizado con pacientes internados por traumatismo craneoencefálico. Datos sometidos a análisis bivariado, utilizándose el Test de Chi-cuadrado de Pearson. Resultado muestra constituida por 1.140 historias clínicas de individuos con media etaria de 37,6 (±20,5) años, siendo la mayoría (81,9%) de sexo masculino. Predominaron en la casuística los individuos con traumatismo craneoencefálico leve (36%), resultando las causas más repetidas los accidentes de transportes involucrando motocicleta (30,5%), automóvil (16,4%) y caídas desde la propia altura (14,6%). Conclusión las principales víctimas de traumatismo craneoencefálico fueron adultos jóvenes de sexo masculino, y las principales causas fueron los accidentes de tránsito y las caídas.

Objective to describe the clinical-epidemiological profile of individuals with traumatic brain injury history admitted to the public hospital of a city in the state of Bahia, and learn their clinical-epidemiological characteristics according to gender and causes (violent and non-violent). Method a descriptive and exploratory study with a quantitative approach was carried out with patients hospitalized due to traumatic brain injury. Data were submitted to bivariate analysis with the use of Pearson's chi-square test. Result the sample was made up of 1,140 medical records of individuals with a mean age of 37.6 (± 2.5) years, mostly men (81.9%). In casuistry, there was a prevalence of individuals with minor traumatic brain injury (36%), mostly caused by transport accidents involving motorcycles (30.5%), cars (16.4%) and falls from their own height (14.6%). Conclusion the main victims of traumatic brain injury were young male adults and the main causes were transport accidents and falls.
Descritores: Perfil de Saúde
Morbidade
Lesões Encefálicas Traumáticas
Traumatismos Craniocerebrais
-Sistema Único de Saúde
Acidentes por Quedas
Motocicletas
Acidentes de Trânsito
Distribuição de Qui-Quadrado
Registros Médicos
Epidemiologia
Prevalência
Causalidade
Hospitais Públicos
Pacientes Internados
Tempo de Internação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  9 / 1512 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-759565
Autor: Barbosa, Cavalcante Andreia Karla de Carvalho; Veridiana, Maciel Holanda; Rocha, Carla Fabiana Mauriz; Wanderley, Cavalcante Silvanio; Sousa, João Paulo Rêgo; Sousa, Francisco Helder Rêgo.
Título: Perfil dos acidentes de trânsito atendidos por serviço pré-hospitalar móvel / Profile of assisted traffic accidents in service pre-hospital mobile / Perfil de accidentes de tráfico asistida en servicio pre-hospital móvil
Fonte: Rev. baiana enferm;29(2), 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa retrospectiva, documental e quantitativa, com o objetivo de descrever o perfil das vítimas e das ocorrências de acidentes de trânsito atendidas pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) em Teresina (PI). Os dados foram coletados em formulários estruturados, entre os meses de janeiro a março de 2012. Os resultados evidenciaram que 71,8% das vítimas eram do sexo masculino, 71,3% entre 18 e 29 anos; 38% dos acidentes ocorreram na zona norte; 79,1% foram com colisão; 50,9% envolviam motocicletas, 90% dos atendimentos foram realizados pela unidade de suporte básico, 66,5% dos acidentados tiveram bom prognóstico e em 75,7% dos casos o principal destino era o Hospital. Concluiu-se que o perfil dos acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU caracteriza-se por pessoas do sexo masculino em idade produtiva e repercute na economia e em custos diretos para o setor de saúde.

Retrospective, documentary and quantitative research, with the purpose of describing the profile of victims and occurrences of traffic accidents attended by the mobile medical emergency services (SAMU) in Teresina (PI). Data was collected through structured forms, between the months of January to March, 2012. The results evidenced that 71.8% of the victims were male, 71.3% between 18 and 29 years of age; 50.9% involved motorcycles, 79.1% prevailed collision accidents, 38% located in the north; 90% were attended by the basic support unit, 66.5% of the accidents had good prognosis, and 75.7% of the cases had the Emergency Hospital as the main destination. It was concluded that the profile of the traffic accidents attended by the SAMY was characterized by people of the male gender, in a productive age, affecting the economy and resulting in direct costs to the health sector.

Pesquisa retrospectiva, documental y cuantitativa, con el objeto de describir el perfil de ocurrencias de accidentes de tránsito atendidas por el servicio de atendimiento móvil de emergencia (SAMU) en Teresina (PI). Los datos fueron recolectados a través de un formulario estructurado. Se encontró que 71,8% de las víctimas eran hombres, el 71,3% entre 18 y 29 años; 38% de los accidentes ocurrieron en la zona norte; en 50,9% la motocicleta estaba involucrada; 90% de los atendimientos fueron realizados por la unidad de soporte básico, el 66,5% de los accidentes tuvieron buen pronóstico, y el 75,7% de los casos el principal destino era el Hospital. Se concluye que el perfil de los accidentes de tránsito atendidos por el SAMU se caracteriza por personas del sexo masculino en edad productiva y repercute en la economía y en costos directos para el sector de la salud.
Descritores: Perfil de Saúde
Acidentes de Trânsito
Serviços Médicos de Emergência
Assistência Ambulatorial
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  10 / 1512 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1140431
Autor: Tocantins (Estado). Secretaria da Saúde.; .Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis. Área Técnica de Fatores de Risco.
Título: Informe epidemiológico doenças transmissíveis e não transmissíveis 1º quadrimestre de 2020 / Epidemiological report of communicable and non-communicable diseases 1st quarter of 2020.
Fonte: Palmas; [S.n]; 2020. 15 p.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta o informe epidemiológico do Tocantins dando alusão aos Número de Casos de Beribéri, Doenças Crônicas, Taxa de óbitos por acidente de transporte terrestre, Acidentes de Trânsito, Coberturas das Vacinas, casos confirmados de meningites por etiologia, Hanseníase, tuberculose, doenças diarreica aguda, Toxoplasmose Gestacional e Congênita, HIV/AIDS, hepatites virais no ano de 2020.

It presents the epidemiological report of Tocantins alluding to the Number of Beriberi Cases, Chronic Diseases, Death rate due to land transport accidents, Traffic Accidents, Vaccine Coverage, confirmed cases of meningitis by etiology, Hansen's disease, tuberculosis, acute diarrheal diseases, Gestational and Congenital Toxoplasmosis, HIV / AIDS, viral hepatitis in 2020.

Presenta el informe epidemiológico de Tocantins referido al Número de Casos de Beriberi, Enfermedades Crónicas, Tasa de mortalidad por accidentes de transporte terrestre, Accidentes de tráfico, Cobertura de vacunas, Casos confirmados de meningitis por etiología, Enfermedad de Hansen, Tuberculosis, Enfermedades diarreicas agudas Toxoplasmosis gestacional y congénita, VIH / SIDA, hepatitis viral en 2020.

Il présente le rapport épidémiologique de Tocantins faisant allusion au nombre de cas de béribéri, aux maladies chroniques, au taux de mortalité dû aux accidents de transport terrestre, aux accidents de la circulation, à la couverture vaccinale, aux cas confirmés de méningite par étiologie, à la maladie de Hansen, à la tuberculose, aux maladies diarrhéiques aiguës, Toxoplasmose gestationnelle et congénitale, VIH / SIDA, hépatite virale en 2020.
Descritores: Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Estatísticas Sanitárias
Relatório Anual
-Tuberculose
Toxoplasmose
Doença Crônica/epidemiologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Disenteria
Doenças Preveníveis por Vacina
Hanseníase
Meningite
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Conjunto de Dados
Responsável: BR1965



página 1 de 152 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde