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Id: biblio-1093193
Autor: da Silva Dantas, Bruno Araújo; de Lima Gomes, Andréa Tayse; da Fonseca Silva, Micheline; Neves Dantas, Rodrigo Assis; de Vasconcelos Torres, Gilson.
Título: Avaliação do trauma nos acidentes com motocicletas atendidos por um serviço pré-hospitalar móvel de urgência / Evaluación de trauma en accidentes de motocicleta atendidos por un servicio móvil pre-hospitalaria de urgencias / Assessment of trauma after motorbike accidents assisted by a pre-hospital emergency mobile service
Fonte: Rev. cuba. enferm;33(2):0-0, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: os acidentes de trânsito configuram-se como um relevante problema na saúde pública diante de grande impacto no que concerne à morbimortalidade da população e ganha destaque entre os jovens do sexo masculino. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico e avaliar a gravidade do trauma de vítimas de acidentes com motocicletas atendidas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192 RN). Métodos: estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 667 fichas de atendimentos de enfermagem do SAMU 192 RN de vítimas de acidentes com motocicletas, no período de janeiro a junho de 2014. Resultados: a faixa entre 25 e 34 anos de idade apresentou 32,5 percento, destacando-se, dentro dessa faixa, os homens, com 26,4 percento de todos os atendimentos. A pontuação máxima (melhor prognóstico) do instrumento, esteve presente em 95,7 percento dos atendimentos. Conclusões: a caracterização do perfil epidemiológico da população enfatizou a presença masculina nos eventos acidentais com motocicletas, além dos jovens entre 15 e 34 anos de idade(AU)

Introducción: los accidentes de tráfico configuran como un problema de salud pública importante, de gran impacto en la morbilidad y mortalidad de la población y se destaca entre los hombres jóvenes. Objetivo: describir el perfil epidemiológico y evaluar la gravedad del trauma de las víctimas de los accidentes de motocicleta atendidos por los equipos de Atención Móvil de Urgencia de Rio Grande do Norte (SAMU 192 RN). Métodos: estudio descriptivo, transversal, con abordaje cuantitativo. Los datos fueron recolectados por 667 fichas de cuidados de enfermería SAMU 192 RN de víctimas de accidentes de motocicleta en el periodo enero-junio de 2014. Resultados: el intervalo entre 25 y 34 años de edad representa 32,5 por ciento, destacando, dentro de esta gama, los hombres, con 26,4 por ciento de todas las asistencias. La puntuación máxima (mejor pronóstico) del instrumento, estuvo presente en 95,7 por ciento de los casos. Conclusiones: la caracterización del perfil epidemiológico de la población destacó la presencia de los hombres en todos los accidentes con motocicletas, además de los jóvenes entre 15 y 34 años de edad(AU)

Introduction: Car accidents constitute an important public health concern, which has a great impact on population morbidity and mortality mainly standing out among young men. Objective: To describe the epidemiological profile and to assess trauma severity in victims of motorcycle accidents assisted by Rio Grande do Norte Emergency Mobile Assistance teams (SAMU 192 RN). Methods: Descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach. The data were collected by 667 SAMU 192 RN nursing care records from motorcycle accident victims in the period January-June 2014.Results: The range between 25 and 34 years of age represents 32.5 percent, standing out in this range, men, with 26.4 percent of all assistance. The maximum score (best prognosis) of the instrument was present in 95.7 percent of the cases. Conclusions: The characterization of the epidemiological profile of the population highlighted the presence of men in all motorcycles accidents, in addition to young people aged 15-34 years(AU)
Descritores: Ferimentos e Lesões/etiologia
Motocicletas
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Ambulâncias/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Marques, Amelia Pasqual
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Id: biblio-1052885
Autor: Kerber, Vera Lúcia; Santos, Natália Quevedo dos; Branco, Bráulio Henrique Magnani; Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes; Bortolozzi, Flávio; Marques, Amélia Pasqual.
Título: Atropelamento de idosos em vias públicas: caracterização e evolução do evento no período de 2007 a 2017, em um município brasileiro / Overrunning of elderly people on the streets: characterization and evolution, between 2007 and 2017, in a brazilian city
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);13(1):19-30, jan/mar 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar os atropelamentos de idosos nas vias públicas de Maringá (PR), no período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa do tipo transversal descritivo. Foram pesquisados dados de natureza secundária nos Relatórios de Atendimento do Socorrista - RAS, do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá. Das 4213 ocorrências de atropelamentos registradas, 21,78% (918 casos) envolveram idosos. Aplicando-se o teste para comparação de proporções entre os sexos, não foram identificadas evidências amostrais suficientes de diferença significativa entre ambos (p = 0,508). Em 53,81% o veículo caracterizava-se como automóvel. Verificou-se uma grande variação do número de ocorrências anuais ao longo do período avaliado. O mês de maio teve maior ocorrência (11,33%). Identificou-se uma grande quantidade de escoriações no membro superior esquerdo (33%). Verificou-se que 22,11% dos acidentes foram no centro da cidade. Conclui-se que prevalecem como vítimas de atropelamento no município de Maringá idosos jovens, sem diferenças significativas em relação ao sexo. Apesar de preocupante, o número de ocorrências de atropelamento vem se mantendo estável nos últimos anos e os automóveis são os principais veículos envolvidos.

Current essay characterizes the overrunning of elderly people on the streets of Maringá, Brazil, between 2007 and 2017, through a quality, descriptive and transversal research. Secondary data in the Attendance Reports of First-Aid Helpers from the Fire Brigade of Maringá were researched. There were 4213 hits, with 918 (21.78%) cases involving elderly people. Tests for comparing gender ratios failed to show evidences with significant difference (p=0.508). The car comprised 53.81‰ of vehicles involved, but there was a great numerical variation of yearly occurrences throughout the period, with May as peak (11.33%). Wounds in the left upper limbs (33%) were detected, whilst 22.11% of accidents occurred downtown. Results show prevalence of young elderly hit victims in Maringá without any significant gender differences. However, number of hit occurrences maintained stable during the last years, with the main involvement of cars.
Descritores: Envelhecimento
Acidentes de Trânsito
Pedestres
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-1093203
Autor: Tayse de Lima Gomes, Andréa; Andrade Alves, Kisna Yasmin; Euzébia Santos, Viviane Pereira.
Título: Evidências sobre a segurança do paciente vítima de acidente motociclístico à luz do modelo proposto por Donabedian / Evidencias sobre la seguridad del paciente víctima de accidente motociclistico a la luz del modelo propuesto por Donabedian / Evidence on the safety of patients as victims of motorbike accidents in the light of Donabedian-proposed model
Fonte: Rev. cuba. enferm;33(2):0-0, jun. 2017. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: os acidentes motociclísticos têm aumentado sobremaneira a demanda de atendimentos no âmbito hospitalar de urgência e emergência. Este aumento de AM requer que o cuidado prestado seja imprescindivelmente seguro, visto que, o paciente admitido nos serviços de emergência, na grande parte dos casos, encontra-se em risco eminente de morte. Objetivo: sumarizar as evidências científicas relacionadas a o cuidado de enfermagem e a segurança do paciente à vítima de acidente motociclístico conforme o modelo proposto por Donabedian acerca da estrutura, processo e resultado. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL, SCOPUS, Web of Science e BDENF, em junho de 2015. Para a busca eletrônica, utilizaram-se os descritores "Enfermagem/Nursing", "Segurança do Paciente/Patient Safety" e "Motocicletas/Motorcycle". O cruzamento entre estes se deu através do operador booleano AND. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Conclusões: denota-se a importância da avaliação contínua dos serviços de saúde, vislumbrando um cuidado de melhor qualidade à vítima de acidente motociclístico. Esta qualidade reflete a disponibilidade de uma estrutura adequada, um processo qualificado e proativo, em busca do resultado positivo, que culmine em satisfação para profissionais e paciente(AU)

Introducción: los accidentes de motocicleta han incrementado en gran medida la demanda de atención en los hospitales de urgencia y emergencia. Este aumento requiere que la atención recibida sea indispensablemente segura, visto que, el paciente admitido en los servicios de emergencia, en la mayoría de los casos, está en riesgo inminente de muerte. Objetivo: resumir las evidencias científicas relacionadas con los cuidados de enfermería y la seguridad de los pacientes víctimas de accidente de motocicleta como el modelo propuesto por Donabedian sobre la estructura, proceso y resultado. Métodos: revisión integradora realizada en las bases de datos LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science y BDENF en junio 2015. Para la búsqueda electrónica, se utilizaron los descriptores "Enfermagem/Nursing", "Segurança do Paciente/PatientSafety" e "Motocicletas/Motorcycle". La intersección de estas fue a través del operador booleano AND.Los datos se analizaron mediante laestadística descriptiva. Conclusiones: se denota la importancia de la evaluación continua de los servicios de salud, vislumbrando un cuidado de mejor calidad para la víctima de accidentes de motocicleta. Esta cualidad refleja la disponibilidad de una estructura adecuada, un proceso calificado y proactivo, en la búsqueda de un resultado positivo que culmine en la satisfacción de los profesionales y los pacientes(AU)

Introduction: Motorcycle accidents have greatly increased the demand for care in emergency ad urgency hospitals. This increase requires that the care received be indispensably safe, since the patient admitted to emergency services is mostly at imminent risk for death. Objective: To summarize the scientific evidences related to nursing care and the safety of patients as victims of motorcycle accidents, as Donabedian-proposed model on structure, process and result. Methods: An integrative review was carried out in the LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science and BDENF databases in June 2015. For the electronic search, the descriptors "Enfermería/Nursing", "Seguridad del paciente/Patient Safety", and "Motocicleta/Motorcycle" were used. Their intersection was attained through the Boolean operator AND. The data were analyzed using descriptive statistics. Conclusions: The importance of continuous assessment of health services is highlighted, with better-quality care for the motorcycle accident victims. This quality reflects the availability of an appropriate structure, a qualified and proactive process, in the search for positive outcome that culminates in the satisfaction of professionals and patients(AU)
Descritores: Motocicletas
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Segurança do Paciente
Assistência Ambulatorial/métodos
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Interpretação Estatística de Dados
Bases de Dados Bibliográficas
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1095186
Autor: Gutierrez, Lorena; García, María Alejandra; Herrera, Jorge Luis.
Título: Caracterización sociodemográfica y clínica del trauma maxilofacial en un hospital de referencia de Bogotá / Clinical and sociodemographic characteristics of maxillofacial injuries in a tertiary hospital in Bogotá
Fonte: Acta otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;47(3):153-158, 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el trauma maxilofacial es un motivo de consulta frecuente, y puede llevar a daño funcional, estético y emocional. Existen estudios previos sobre su epidemiología, sin embargo, sabemos que esta cambia a través del tiempo porque está determinada por diversos factores. El objetivo de este estudio es describir las características del trauma maxilofacial en un hospital de referencia de Bogotá. Diseño: estudio observacional descriptivo. Metodología: Se revisaron historias clínicas de pacientes mayores de 18 años que ingresaron por urgencias a la Unidad de Cirugía Maxilofacial del Hospital San José entre el 2013 y 2017. Se calculó frecuencias absolutas y relativas para las variables cualitativas. Resultados: se obtuvieron 391 pacientes. La mayoría fueron hombres (76,3 %) entre los 30-49 años. Las causas más comunes son la violencia (36,8 %) y los accidentes de tránsito (25 %). Las fracturas más frecuentes fueron las de huesos propios nasales (52 %). De las fracturas mandibulares, las más prevalentes fueron las fracturas condilares y subcondilares, ángulo y cuerpo con 21,4 % cada una. El tratamiento más usado fue el manejo médico (52,9 %). Discusión: el trauma maxilofacial es una patología frecuente en hombres adultos jóvenes. Sin embargo, el tipo de fractura y etiología podría estar influenciado por factores como el sexo y la edad. La causa más común es la violencia y los accidentes de tránsito, las cuales son potencialmente prevenibles. Esto debe servir como referencia para incitar a la realización de medidas preventivas para estas situaciones.

Background: Nowdays, the maxilofacial injuries are a common cause for consultation in the emergency department. These kinds of fractures may cause functional, and emotional damage. There are many publication about the epidemiology of maxilofacial trauma. Nevertheless, this data can change through the time. The aim of this study was to describe the maxilofacial injuries in a tertiary hospital in Bogotá. Desing: observational study. Methods: We retrospectibly assessed 391 medical records from the department of maxilofacial surgery in our Hospital during the period between 2013 to 2017. We include patients over 18 years admitted in the emergency department, we exclude patients seeing in the outpatients clinic. All the cases were assessed according age, sex, etiology and type of the fractures, in addition, we analyzed the treatment modalities. Results: We recolected 391 medical records. The majority of the facial fractures were man (76.3 %) between 30 and 49 years old. The most common cause of maxilofacial fracture was violence (36.8 %). The most common fracture site was nasal bones (52 %). Within the mandibular fractures the most common was the condylar, subcondylar fracture and body (21 % each). 53 % of cases were treated with conservative methods. Conclusion: The maxilofacial injuries are a common in our service especially in young men. Moreover depending on the sex and age we could observed diferents etiologies and typess of fracture. Mostly of the cases were for violence reasons or traffic accidents, which are preventable causes. This information is importante for public health awarness and it can be use as a referral for prevental measures for this situations.
Descritores: Fraturas Maxilares
-Fraturas Orbitárias
Acidentes de Trânsito
Fraturas Mandibulares
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO361.9


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Id: biblio-1042295
Autor: Furtado, Betise Mery Alencar Sousa Macau; Lima, Ana Carolina Bezerra de; Ferreira, Ranna Carinny Gonçalves.
Título: Road traffic accidents involving elderly people: an integrative review / Acidentes de transporte terrestre envolvendo pessoas idosas: revisão integrativa
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online);22(3):e190053, 2019. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: Abstract Objective: To identify the epidemiological and socio-demographic profile of elderly victims of traffic accidents reported in articles published in scientific literature from 2013 to 2018. Method: The Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (Latin American Literature in Health Sciences), Base de Dados de Enfermagem (Database in Nursing), Scientific Electronic Library Online, and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online databases were used, with the guiding question being: What is the scientific production on traffic accidents involving elderly people? A total of 355 articles were found. After the application of the selection criteria, 16 were evaluated, and nine remained for final analysis. Results: The age range was 60 to 69 years and the majority of the sample were men, who were married and had low schooling. Being run over was the most frequent accident. The width of the traffic lanes and the time of the accident influenced the frequency and risk of accidents and the severity of the injuries. Conclusion: Younger elderly persons were the most affected, and being run over was the most frequent type of accident.

Resumo Objetivo: Conhecer o perfil epidemiológico e sociodemográfico de idosos vítimas de acidentes de transporte terrestre relatados em artigos publicados na literatura científica no período de 2013 a 2018. Método: Foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a plataforma ScienceDirect, com a pergunta norteadora: Qual a produção científica sobre acidentes de transporte terrestre envolvendo pessoas idosas? Encontrados 355 artigos. Após aplicação dos critérios de seleção, 16 artigos foram avaliados, restando nove para análise final. Resultados: A faixa de idade mais prevalente foi de 60 a 69 anos, homens, casados, com baixa escolaridade. Os atropelamentos foram os mais frequentes. A largura das vias, e o horário dos acidentes influenciam na frequência, no risco de acontecer os acidentes e na gravidade das lesões. Conclusão: Os idosos mais jovens foram os mais afetados, e o atropelamento foi o tipo de acidente mais frequente.
Descritores: Ferimentos e Lesões
Acidentes de Trânsito
Saúde do Idoso
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1421.1 - Centro de Referência e Documentação sobre o Envelhecimento


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Id: lil-784297
Autor: Ulinski, Sandra L; Moysés, Simone T; Werneck, Renata I; Moysés, Samuel J.
Título: High-risk behaviors and experiences with traffic law among night drivers in Curitiba, Brazil
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;38(2):106-112, Apr.-June 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To explore high-risk behaviors and experiences with traffic law among night drivers in Curitiba, Brazil. Method: Data from 398 drivers on sociodemographic parameters, high-risk behaviors, experiences with traffic law, and traffic law violations were collected through interviews conducted at sobriety checkpoints. Exploratory-descriptive and analytical statistics were used. Results: The mean age of the participants was 32.6±11.2 years (range, 18 to 75 years). Half of the drivers reported having driven after drinking in the last year, predominantly single men aged 18 to 29 years who drive cars and drink alcohol frequently. Only 55% of the drivers who had driven after drinking in the last year self-reported some concern about being detected in a police operation. Conclusions: A significant association was found between sociodemographic variables and behavior, which can help tailor public interventions to a specific group of drivers: young men who exhibit high-risk behaviors in traffic, such as driving after drinking alcohol, some of whom report heavy alcohol consumption. This group represents a challenge for educational and enforcement interventions, particularly because they admit to violating current laws and have a low perception of punishment due to the low risk of being detected by the police.
Descritores: Assunção de Riscos
Condução de Veículo/legislação & jurisprudência
Condução de Veículo/estatística & dados numéricos
Bebedeira/epidemiologia
-Brasil/epidemiologia
Consumo de Bebidas Alcoólicas/epidemiologia
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Acidentes de Trânsito/psicologia
Estudos Transversais
Fatores Etários
Dirigir sob a Influência/legislação & jurisprudência
Dirigir sob a Influência/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-897099
Autor: Rodríguez, Jorge Martín; Camelo, Fredy Armindo; Chaparro, Pablo Enrique.
Título: Seguridad vial en Colombia en la década de la seguridad vial: resultados parciales 2010-2015 / Road safety in Colombia on the decade of action for road safety: preliminary results 2010-2015
Fonte: Rev. Univ. Ind. Santander, Salud;49(2):280-289, abr.-jun. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: Anualmente cerca de 1.25 millones de personas mueren y otros 50 millones resultan lesionados por el tránsito en el mundo. Para cambiar esta tendencia y reducir en 50% las lesiones y muertes por el tránsito, la Organizaciòn Mundial de la Salud y la Organizaciòn de Naciones Unidas (2011) promovieron en los países miembros la adopción del Plan mundial para la década de acción en seguridad vial 2011-2020. Objetivo: Este estudio describe resultados preliminares de los primeros años del plan mundial para la década de acción en seguridad vial en Colombia. Metodología: Estudio descriptivo sobre el comportamiento de Lesiones y Muertes causadas por el Tránsito (LMT) en Colombia 2010-2015. La información de muertes se tomó del Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE) y de los informes anuales del Instituto Nacional de Medicina Legal. Para estimar la meta del plan mundial para la década de acción en seguridad vial se empleó la metodología propuesta en 2011, donde los resultados se expresan como un delta- Δ entre el número de casos esperados/reportados para cada año. Resultados: Aunque hubo discrepancias entre las fuentes de información, coinciden en que las tasas de mortalidad por LMT se han incrementado anualmente entre 1,5% y 2,6%. Cerca de 70% de los decesos se concentró en motociclistas (37,7%), peatones (27,4%) y ciclistas (5,0%). Las lesiones se han incrementado 3,2% promedio anual. El delta nacional de LMT es mayor al 40% en 2015 respecto a la meta del plan mundial para la década de acción en seguridad vial. Conclusiones: Las intervenciones en motociclistas y peatones, deben priorizarse, aportan más del 65% de la siniestralidad vial. Debe disminuirse la brecha entre la existencia de la ley y su aplicación, además, la calidad de información debe ser un tema a profundizar que permita a los tomadores de decisiones orientar los recursos y disminuir el rezago frente a los objetivos del plan mundial para la década de acción en seguridad vial.

ABSTRACT Introduction: Approximately 1.25 million people die each year and another 50 million are injured by traffic events around the world. To change this trend and reduce Road Traffic Injuries and deaths (RTI) by 50%, the Would Health Organization and the United Nations (2011) promoted the adoption of the decade of global road safety action plan in its members DRSA-2011-2020. Objective: This study describes the preliminary results of the Decade of Global Road Safety Action Plan program in Colombia. Methodology: This is a descriptive study about of RTI in Colombia during the 2010-2015 years. The information on deaths was taken from the National Administrative Department of Statistics and the annual reports from National Institute of Legal Medicine. To estimate the decade of global road safety action plan goal, a methodology proposed in 2011 was used. The results are expressed as delta-Δ between the number of expected/reported cases per year. Results: Although there are discrepancies between the sources of information, they coincide that mortality rates due to RTI have increased annually between 1.5% and 2.6%. Nearly 70% of the deaths are concentrated in motorcyclists (37.7%), pedestrians (27.4%), and cyclists (5.0%). The injuries have increased 3.2% in average annually. The national RTI delta is greater than 40% by 2015 regarding to the DRSA target. Conclusion: Priority policy interventions on motorcyclists and pedestrians must be carried out right away, since they are contributing to more than 65% of RTI. It is also vital law's enforcement, reducing gaps between norms from the law and its real application. In addition, the quality of information should be an aspect to be analyzed carefully, so that decision-makers can guide resources and reduce growing lag related to DRSA objectives.
Descritores: Acidentes de Trânsito
-Ferimentos e Lesões
Colômbia
Morte
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


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Id: biblio-1046579
Autor: Barros, Caroliny de Souza e; Dias, Megliane Lopes; Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da; Fernandes, Flávia Emília Cavalcante Valença.
Título: Caracterização dos acidentes de transporte terrestre ocorridos em rodo-vias federais / Characterization of land transport accidents occurring in federal roads
Fonte: Arch. Health Sci. (Online);25(1):35-40, 23/04/2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O crescimento desordenado da frota de veículos sem o planejamento para adaptação do trânsito eleva o número de acidentes, que, por conseguinte, aumenta o número de óbitos, tornando-se, portanto, um problema de saúde pública, que necessita de medidas emergenciais para seu enfrentamento. Objetivo: Descrever o perfil das vítimas e as condições dos acidentes ocorridos nas rodovias federais circunscritas a VIII Região de Saúde do estado de Pernambuco, no período de janeiro de 2010 a junho 2015. Material e Métodos:Estudo descritivo-quantitativo a partir de dados da Polícia Rodoviária Federal. Foram analisadas variáveis relacionadas às vítimas e às condições do acidente. As variáveis numéricas foram analisadas por meio das medidas de tendência central, dispersão e intervalo de confiança para a média. Distribuição de frequência foi calculada para as variáveis categóricas com intervalo de confiança de 95%, calculado assumindo a distribuição binomial. Resultados: No período de janeiro de 2010 a junho de 2015 foram registradas 3.164 ocorrências. O sexo masculino foi o mais acometido por acidentes de trânsito (79,7%), a média de idade das vítimas foi de 34 anos (desvio padrão 13,4), os principais veículos envolvidos eram da categoria B e os tipos de acidentes mais frequentes foram colisões. Em relação às características temporais o primeiro semestre do ano agregou o maior número de acidentes; de sexta-feira a domingo houve maior prevalência de acidentes, bem como no entardecer, a partir das 18 horas. Conclusão: As vitimas de acidentes de trânsito, que ocorreram nas rodovias federais da VIII Região de Saúde do estado de Pernambuco, no período de janeiro de 2010 a junho 2015, foram principalmente homens adultos e os veículos envolvidos eram da categoria B.

Introduction:The disorderly growth of the vehicle fleet without planning for traffic adaptation increases the number of accidents. Consequently, it increases the number of deaths, becoming a public health problem that requires emergency measures to deal with it.Objective: Describe the profile of the victims of traffic accidents and the conditions in which the accidents occurred on federal highways within the VIII Health Region of the State of Pernambuco from January 2010 to June 2015.Material and Methods:We carried out a quantitative descriptive study based on data from the Federal Highway Po-lice database. We analyzed the variables related to the victims and the conditions in which the accident happened. Numeri-cal variables were analyzed by measures of central tendency, dispersion and confidence interval for the average. Frequency distribution was calculated for categorical variables with 95% confidence interval, which was calculated assuming binomial distribution. Results:From January 2010 to June 2015, 3,164 occurrences were recorded. Males were the most affected by traffic accidents (79.7%). The mean age of victims of traffic accidents was 34 years (standard deviation 13,4); the vehicles most involved in traffic accidents belong to B category (auto-mobile, pickup truck, van, utility vehicles), and collisions were the type of accident most frequently registered. Regarding the temporal characteristics, the highest number of accidents oc-curred in the first half-year; From Friday to Sunday, there was a greater prevalence of traffic accidents, as well as in the eve-ning, after 6 p.m. Conclusion:. The traffic accident victims, who occurred on the federal highways of the VIII Region of Health of the state of Pernambuco, from January 2010 to June 2015, were mainly due to accidents with different characteris-tics in their profile reaching adult men and vehicles concerned were category B.
Descritores: Estradas/estatística & dados numéricos
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Veículos Automotores/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-974578
Autor: Vera-López, Juan Daniel; Pérez-Núñez, Ricardo; Gómez-García, Lourdes; Hidalgo-Solórzano, Elisa; Fraga-Sastrías, Juan Manuel.
Título: La respuesta del Sistema Médico de Emergencias y su relación con distintos resultados en salud en personas lesionadas por el tránsito de dos ciudades mexicanas / The Emergency Medical System's response and its association with different outcomes in traffic accident victims in Mexican cities / A resposta do Sistema Médico de Emergências e sua relação com distintos resultados na saúde em pessoas lesionadas pelo trânsito de duas cidades mexicanas
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(10):e00144916, oct. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: El objetivo fue analizar la oportunidad de la atención médica de emergencias (tiempo transcurrido desde que ocurrió la lesión hasta el primer contacto con el Sistema Médico de Emergencias -SME) y su relación con distintas consecuencias negativas en salud, en pacientes con lesiones causadas por el tránsito, atendidos en dos hospitales de México, uno en Guadalajara, Jalisco y otro en León, Guanajuato. Se utilizó información del Sistema de Vigilancia Epidemiológica de las Lesiones Causadas por el Tránsito, establecido como parte del Programa Global de Seguridad Vial de la Filantropía de Bloomberg. Se recabó información de todos los pacientes atendidos por lesiones causadas por el tránsito en dos hospitales de referencia, de mayo 2012 a noviembre 2014. Se realizó una regresión logística multinomial para modelar los resultados en salud, categorizados en estancia corta, hospitalización prolongada, discapacidad y defunción, con la oportunidad de la atención, ajustando por distintas variables de interés. 2.575 lesionados fueron analizados. La oportunidad de la atención fue 103,74min (± 231,36) en León y 75,37min (± 156,87) en Guadalajara, siendo 38,02 y 36,23min en quienes recibieron atención médica prehospitalaria, respectivamente. La oportunidad de la atención se asoció con una menor estancia hospitalaria prolongada, pero no con una menor incidencia de discapacidad o muerte. Recibir atención médica prehospitalaria estuvo asociado con consecuencias negativas en salud. Una atención oportuna está asociada a una menor posibilidad de tener hospitalizaciones prolongadas. Es necesario impulsar estrategias para evaluar, y eventualmente mejorar la calidad técnica de la atención médica prehospitalaria, incluyendo la oportunidad de la atención y la adecuada regulación.

Abstract: The aim of this article was to analyze the timeliness of emergency medical care (time transpired between the injury and the first contact with the Emergency Medical System) and its assocation with different negative health outcome in traffic accident victims treated at two Mexican hospitals, one in Guadalajara, Jalisco, and the other in León, Guanajuato, based on data from the Motor Vehicle Accident Epidemiological Surveillance System of the Bloomberg Philanthropies' Global Road Safety Program. Information was obtained on all patients treated for motor vehicle injuries in referral hospitals from May 2012 to November 2014. Multinomial logistic regression was used to model the health outcomes, categorized as short stay, prolonged hospitalization, disability, and death, compared to timeliness of care, adjusted by different target variables. A total of 2,575 patients were analyzed. Time from injury to care was 103.74 minutes (± 231.36) in León and 75.37 minutes (± 156.87) in Guadalajara; it was 38.02 and 36.23 minutes, respectively, in patients that received prehospital medical care. Timely care was associated with less prolonged hospital stay, but not with lower incidence of disability or death. Receiving prehospital medical care was associated statistically with negative health consequences. Timely care was associated with lower probability of prolonged hospitalization. Strategies are needed to evaluate and in turn improve the technical quality of prehospital medical care, including timeliness of care and adequate regulation.

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a oportunidade da atenção médica de emergências (tempo transcorrido desde que ocorreu a lesão até o primeiro contato com o Sistema Médico de Emergências) e sua relação com distintas consequências negativas para a saúde, em pacientes com lesões causadas pelo trânsito, atendidos em dois hospitais do México, um em Guadalajara, Jalisco e outro em León, Guanajuato. Foi utilizada informação do Sistema de Vigilância Epidemiológica das Lesões Causadas pelo Trânsito, estabelecido como parte do Programa Global de Segurança Rodoviária da Filantropia de Bloomberg. Foram recolhidas informações de todos os pacientes atendidos por lesões causadas pelo trânsito nos hospitais de referência, de maio 2012 a novembro 2014. Foi realizada uma regressão logística multinomial para modelar os resultados na saúde, categorizados como: permanência curta hospitalar, hospitalização prolongada, portadores de deficiência e óbito com oportunidade de atenção, sendo ajustada por diferentes variáveis de interesse. Foram analisados 2.575 lesionados. A chance da atenção foi 103,74min (± 231,36) em León e 75,37min (± 156,87) em Guadalajara, sendo 38.02 e 36.23 min naqueles que receberam atenção médica pré-hospitalar, respectivamente. A chance da atenção foi associada com uma menor permanência hospitalar prolongada, mas não com uma menor incidência de deficiência ou morte. Receber atenção médica pré-hospitalar foi associado com consequências negativas na saúde. Uma atenção oportuna está associada à uma menor possibilidade de sofrer hospitalizações prolongadas. É necessário estimular estratégias para avaliar, e eventualmente melhorar a qualidade técnica da atenção médica pré-hospitalar, incluindo a chance da atenção e uma adequada regulação.
Descritores: Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde/estatística & dados numéricos
Serviços Médicos de Emergência/estatística & dados numéricos
-Fatores de Risco
Ambulâncias/estatística & dados numéricos
Cidades/estatística & dados numéricos
Escolaridade
Tempo de Internação
México/epidemiologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Autor: Abreu, Débora Regina de Oliveira Moura; Souza, Eniuce Menezes de; Mathias, Thais Aidar de Freitas.
Título: Impacto do Código de Trânsito Brasileiro e da Lei Seca na mortalidade por acidentes de trânsito / Impact of the Brazilian Traffic Code and the Law Against Drinking and Driving on mortality from motor vehicle accidents / Impacto del Código de Tráfico Brasileño y la Ley Seca en la mortalidad por accidentes de tráfico
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(8):e00122117, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo foi analisar o impacto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da Lei Seca na mortalidade por acidentes de trânsito no Estado do Paraná, Brasil, no período de 1980 a 2014. Estudo ecológico de séries temporais das taxas de mortalidade por acidentes de trânsito de residentes de 15 a 49 anos por sexo, idade e categorias das vítimas, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. O estudo da tendência foi realizado por meio do modelo de regressão linear segmentada e pelo procedimento iterativo de Cochrane-Orcutt. O pressuposto de independência dos resíduos foi verificado por correlogramas e teste de Box-Pierce. Em todo o período, as maiores taxas de mortalidade foram observadas para sexo masculino, motociclistas e faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Após a implantação do CTB, houve redução de 9,69 óbitos, por ano, para todas as categorias de acidentes de trânsito (p < 0,001), de 6,90 para pedestres (p = 0,001) e de 1,96 para ocupantes de veículo (p < 0,001). Quanto à faixa de etária, o maior impacto na mortalidade foi observado de 15 a 19 anos para pedestres (p < 0,001) e entre 20 a 29 anos para todas as categorias (p < 0,001). Após a Lei Seca, os dados apresentaram variabilidade e as tendências não foram significativas. Entretanto, houve diminuição da mortalidade para a categoria geral e pedestre. Para as categorias de motociclista e veículo, houve estabilização das taxas. Os resultados mostram impacto nas taxas de mortalidade por acidentes de trânsito após a implantação do CTB e da Lei Seca, com posterior aumento destas. Evidencia-se a demanda por efetividade na fiscalização das leis e avanço nas políticas públicas para que não haja retrocesso no já realizado.

Abstract: The objective was to analyze the impact of the Brazilian Traffic Code and the Law Against Drinking and Driving on mortality from traffic accidents in the State of Paraná, Brazil, from 1980 to 2014. This was an ecological time series study on mortality from traffic accidents in residents 15 to 49 years of age, stratified by the sex, age, and categories of victims, with data from the Mortality Information System. The time trend study used a segmented linear regression model and the Cochrane-Orcutt iterative procedure. The assumption of independence of residuals was verified by correlograms and the Box-Pierce test. The highest mortality rates during the period were in males 20 to 29 years of age. After enactment of the Brazilian Traffic Code, there was a decrease of 9.69 deaths/100,000 inhabitants per year for all categories of traffic accidents (p < 0.001), 6.90 for pedestrians (p = 0.001), and 1.96 for vehicle occupants (p < 0.001). As for age bracket, the greatest impact on mortality was in pedestrians 15 to 19 years of age (p < 0.001) and all victims 20 to 29 years of age (p < 0.001). Following enactment of the Drinking and Driving Law, the data displayed variability and the trends were not significant. However, there was a decrease in overall and pedestrian mortality. The rates for motorcyclists and vehicle occupants stabilized. The results showed an impact on traffic accident mortality after enactment of the new Brazilian Traffic Code and Drinking and Driving Law, followed by an increase in the rates. The study evidenced the need for more effective enforcement and progress with public policies in order to avoid a reversal of the gains achieved.

Resumen: El objetivo fue analizar el impacto del Código de Tráfico Brasileño (CTB) y la Ley Seca en la mortalidad por accidentes de tráfico, en el Estado de Paraná, Brasil, durante el período de 1980 a 2014. Se trata de un estudio ecológico de series temporales sobre las tasas de mortalidad por accidentes de tráfico, de residentes de 15 a 49 años, por sexo, edad y categorías de las víctimas, con datos del Sistema de Informaciones sobre Mortalidad. El estudio de la tendencia se realizó mediante un modelo de regresión lineal segmentada y por el procedimiento interactivo de Cochrane-Orcutt. El presupuesto de independencia de los residuos se verificó mediante correlogramas y el test de Box-Pierce. Durante todo el período, las mayores tasas de mortalidad se observaron para el sexo masculino, motociclistas y una franja de edad de 20 a 29 años de edad. Tras la implantación del CTB, hubo una reducción de 9,69 óbitos por año, en todas las categorías de accidentes de tráfico (p < 0,001), de 6,90 en peatones (p = 0,001) y de 1,96 en ocupantes de vehículo (p < 0,001). En cuanto a la franja de edad, el mayor impacto en la mortalidad se observó desde los 15 a los 19 años en peatones (p < 0,001) y entre 20 a 29 años en todas las categorías (p < 0,001). Tras la Ley Seca, los datos presentaron variabilidad y las tendencias no fueron significativas. No obstante, hubo una disminución de la mortalidad en la categoría general y peatones. En las categorías de motociclista y vehículo, hubo una estabilización de las tasas. Los resultados muestran impacto en las tasas de mortalidad por accidentes de tráfico, tras la implantación del CTB y la Ley Seca, con un posterior aumento de las mismas. Se evidencia una demanda de efectividad en la fiscalización de las leyes y el avance en las políticas públicas para que no haya retroceso en lo ya realizado.
Descritores: Motocicletas/estatística & dados numéricos
Consumo de Bebidas Alcoólicas/legislação & jurisprudência
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Dirigir sob a Influência/legislação & jurisprudência
-Brasil/epidemiologia
Sistemas de Informação
Modelos Lineares
Fatores de Risco
Pedestres
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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