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Id: biblio-1290464
Autor: Loja Neto, Gil Pinto; Oliveira Junior, Almir de.
Título: Avaliação e desenvolvimento da governança em hospitais federais: o caso EBSERH.
Fonte: Brasília; IPEA; 2019. 77 p.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da meta avaliação de um processo de mensuração da maturidade do ambiente de governança em ambiente hospitalar, o presente trabalho analisa e identifica se o processo implementado em 20 hospitais universitários federais, com a participação de mais de 15.000 profissionais da rede Ebserh em todo País, produziu informações que foram utilizadas pelos gestores em seu processo de governança, bem como se a cultura organizacional foi afetada pelos resultados do programa.

Based on the goal evaluation of a governance environment maturity measurement process in a hospital environment, this paper analyzes and identifies if the process implemented in 20 federal university hospitals, with the participation of more than 15,000 Ebserh professionals throughout the country, produced information that was used by managers in their governance process, as well as whether organizational culture was affected by program outcomes.
Descritores: Cultura Organizacional
Governança
Hospitais
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
[{"text": "BR1541.1"}]


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Id: biblio-1282714
Autor: Paraguay. Ministerio de Salud Publica y Bienestar Social; .OPS/OMS.
Título: Política Nacional de Salud 2015-2030 / Politics National of health 2015-2030.
Fonte: Asunción; MSPBS/OPS/OMS; Abril 2016. 44 p p.
Idioma: es.
Resumo: El Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social ha elaborado la Política Nacional de Salud como mapa a seguir, en materia de salud pública para el acceso universal a la salud y la cobertura universal de salud en todo el territorio nacional. Esta idea tiene que perdurar en el tiempo como Política de Estado, independientemente del gobierno que lleve la administración de la República. La misma posee siete estrategias bien marcadas para su ejecución, entre ellas: el fortalecimiento de la Rectoría y la Gobernanza; el fortalecimiento de la atención primaria de la salud articulada en redes integradas; el fortalecimiento de las acciones intersectoriales e interinstitucionales para el abordaje de los determinantes sociales; el mejoramiento de la eficiencia del sistema de salud, mediante el aumento, la optimización del uso y la debida preservación de los recursos; el fortalecimiento de la gestión del talento humano en salud; el desarrollo y fortalecimiento de la Salud Pública en las Fronteras; y garantizar el acceso, la calidad, la seguridad, la eficacia y el uso racional de los medicamentos, así como promover el acceso e innovación a tecnología sanitaria. La Política Nacional de Estado, como Política Nacional de Salud, servirá como orientación y conducción, por el cual se define en términos claros y precisos, lo que se pretende alcanzar en la salud pública y las estrategias para lograrlo a nivel país.
Descritores: Organização e Administração
Saúde Pública
Gestão da Qualidade
Política de Saúde
-Paraguai
Atenção Primária à Saúde
Acesso Universal aos Serviços de Saúde
Governança
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1254874
Autor: Pernisa Júnior, Carlos.
Título: O papel dos líderes diante da pandemia de Covid-19 / The role of leaders in the face of the Covid-19 pandemic / El papel de los líderes ante la pandemia de Covid-19
Fonte: RECIIS (Online);15(2):411-426, abr.-jun. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A atuação de líderes de diversos países pode ser determinante no enfrentamento de uma pandemia, como a de Covid-19. De acordo com suas posturas, entrevistas e discursos, há maneiras diferentes de se encarar a crise de saúde e suas consequências em cada local afetado. Com o intuito de demonstrar como isso vem ocorrendo de modo mais efetivo, este artigo pretende analisar posturas, entrevistas e discursos de presidentes e primeiros-ministros ou chanceleres. Para um recorte que permita verificar melhor como alguns chefes de governo influenciam suas nações, foram escolhidos como exemplos Jacinda Ardern, da Nova Zelândia; Jair Bolsonaro, do Brasil; Angela Merkel, da Alemanha; e Donald Trump, dos Estados Unidos. A análise vai abranger um período específico do início da pandemia, levando em conta os meses de janeiro até abril de 2020.

The performance of leaders of different countries can be decisive to tacke a pandemic, such as that of Covid-19. According to their postures, interviews and speeches, there are different ways of facing the health crisis and its consequences in each affected territory. In order to demonstrate how this has been happening more effectively, this article intends to analyse postures, interviews and speeches of presidents and prime ministers or chancellors. To make possible an analysis in detail observing how some heads of government influence their nations, we have chosen Jacinda Ardern, from New Zealand; Jair Bolsonaro, from Brazil; Angela Merkel, from Germany; and Donald Trump, from the United States. The analysis focuses on a specific period at the beginning of the pandemic, taking into account the months from January to April 2020.

Las actuaciones de líderes de diferentes países pueden ser decisivas en el enfrentamiento de una pandemia, como la de Covid-19. Según sus actitudes, entrevistas y discursos, hay diferentes maneras de enfrentar la crisis de salud y sus consecuencias en cada territorio afectado. Para demostrar como eso está sucediendo de manera más efectiva, este artículo intenta analizar posturas, entrevistas y discursos de presidentes y primeros ministros o cancilleres. Para un análisis que posibilite ver con más detalles como algunos jefes de Gobierno influyen en sus naciones, fueron seleccionados Jacinda Ardern, de Nueva Zelanda; Jair Bolsonaro, de Brasil; Angela Merkel, de Alemania; y Donald Trump, de los Estados Unidos. El análisis abarca un período específico del inicio de la pandemia, teniendo en cuenta los meses desde enero hasta abril de 2020.
Descritores: Comunicação
Pandemias
Governança
COVID-19
-Notícias
Discurso
Comunicação em Saúde
Governo
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155648
Autor: Santos, Niedja de Andrade e Silva Forte dos.
Título: Multi-level governance tackling the COVID-19 pandemic in China / A governança multinível no enfrentamento da pandemia de COVID-19 pela China / Gobernanza multinivel en China para el combate de la pandemia de COVID-19
Fonte: Rev. adm. pública (Online);55(1):95-110, Jan.-Feb. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This paper investigates China's leadership over intergovernmental and private actions in tackling the COVID-19 pandemic and identifies sectors, levels, and roles played. The main argument is that successful control over the pandemic depends on effective and integrated leadership at different levels. The conceptual, theoretical, and analytical framework is given by the multi-level governance theory. Through a case study, the actions adopted in China (n = 374) were mapped from reports issued by the Chinese government, the World Health Organization, and media information. Content analysis was adopted to categorize data. Quantitative and qualitative findings show different roles of actors, as well as usefulness of the multi-level governance to provide fast and complex responses required during the pandemic. In the last section, the conclusion and recommendations for future research are addressed. The lack of studies on the application of multi-level governance in non-democratic regimes especially during a pandemic indicates the relevance and contribution of this study to the literature.

Resumo O artigo objetiva investigar a liderança pública das ações, relações privadas e intergovernamentais da China no enfrentamento da pandemia de COVID-19, identificando setores e níveis envolvidos, bem como os papéis desempenhados. O argumento central é o de que o controle bem sucedido da pandemia depende da liderança eficaz e integrada das relações intergovernamentais e privadas nos diversos níveis. O enquadramento conceitual, teórico e analítico é dado pela teoria da governança multinível. Através do método de estudo de caso, as ações de enfrentamento adotadas na China (n = 374) foram mapeadas a partir dos relatórios emitidos pelo governo chinês, pela Organização Mundial da Saúde e informações da mídia. As ações foram categorizadas através da técnica de análise de conteúdo. Resultados quantitativos e qualitativos são apresentados e mostram os papéis dos atores, bem como a relevância da governança multinível diante da rápida e complexa resposta exigida pela emergência da pandemia. Na última seção são apresentadas as conclusões e oportunidades para desenvolvimentos futuros. A relevância da pesquisa também reside na escassez de estudos sobre a aplicação da governança multinível em regimes não democráticos, especialmente durante pandemias.

Resumen El artículo investiga el liderazgo público de China en las acciones y relaciones intergubernamentales y privadas para enfrentar la pandemia de COVID-19, al identificar los sectores y niveles involucrados, así como los roles. El argumento central es que el control exitoso de la pandemia depende de un liderazgo efectivo e integrado a diferentes niveles. La teoría de gobernanza multinivel es el marco conceptual, teórico y analítico. Las acciones adoptadas en China (n = 374) se mapearon a través del método de estudio de caso, a partir de informes emitidos por el gobierno chino, la Organización Mundial de la Salud e información de los medios y, para categorizar esos datos, se adoptó la técnica de análisis de contenido. Se presentan hallazgos cuantitativos y cualitativos que muestran los roles de los actores, así como la relevancia de la gobernanza multinivel ante la respuesta rápida y compleja requerida por la emergencia pandémica. En la última sección se exponen las conclusiones y recomendaciones para futuras investigaciones. La falta de estudios sobre la aplicación de la gobernanza multinivel en regímenes no democráticos, especialmente durante una pandemia, demuestra la relevancia de este estudio y su contribución a la literatura.
Descritores: Estratégias de Saúde Nacionais
Adaptação Psicológica
Governança
COVID-19
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155647
Autor: Renteria, Cesar; Arellano-Gault, David.
Título: How does a populist government interpret and face a health crisis? Evidence from the Mexican populist response to COVID-19 / Como um governo populista interpreta e enfrenta uma crise na área de saúde? Evidências provenientes da resposta populista mexicana à COVID-19 / ¿Cómo interpreta y enfrenta un gobierno populista una crisis de salud? Evidencia de la respuesta populista mexicana a la COVID-19
Fonte: Rev. adm. pública (Online);55(1):180-196, Jan.-Feb. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract In 2020, governments were faced with addressing the health crisis caused by the COVID-19 pandemic, without certainty about what would work best to reduce the health crisis without ruining the economy. Through all the uncertainty, national governments based their responses to COVID-19 on beliefs and political ideas, which was reflected on the diversity of the responses: liberal, authoritarian, centralized, decentralized, transparent, or opaque. In this article we focus on one of these responses, populism, and seek to understand how populist beliefs drive bureaucratic actions taken by a populist government to handle the health crisis. We conducted a comparative case study between the Mexican populist federal government and the non-populist Jalisco state government. Our findings suggest that the administrative actions chosen by the Mexican populist government were based on negative beliefs towards expert scientific knowledge from outside the government; a disinterest in searching for more information from distant or unfamiliar sources; and a strengthening of flagship programs as the main way to address the upcoming economic crisis. We also found that the Mexican government shows a peculiar manifestation of populism, which we refer as downsizing populism. Our article advances our understanding about how populism may affect the form and function of bureaucracies.

Resumo Em 2020, os governos foram confrontados com a necessidade de enfrentar a crise sanitária causada pela COVID-19, sem ter certeza sobre quais as melhores alternativas para lidar com a pandemia sem arruinar a economia. Em um marco de incerteza causada pelo novo vírus, os governos nacionais basearam suas respostas em crenças e ideias políticas, o que se refletiu na diversidade de respostas: liberais, autoritárias, centralizadas, descentralizadas, transparentes ou opacas. Nesse artigo, nos concentramos em um desses tipos de resposta, o populismo, e buscamos entender como as crenças populistas determinam as ações burocráticas adotadas por um governo para lidar com a crise sanitária. Com esse objetivo, fizemos um estudo de caso comparativo entre o governo federal mexicano (populista) e o governo do estado de Jalisco (não-populista). Nossos resultados sugerem que as ações administrativas adotadas pelo governo federal (populista) foram baseadas em crenças negativas com relação ao conhecimento científico especializado procedente de fora do governo; um desinteresse em buscar mais informações em fontes distantes ou pouco conhecidas; e o fortalecimento dos programas emblemáticos como a principal forma de enfrentar a crise econômica que se aproxima. Também descobrimos que o governo federal mexicano representa uma manifestação peculiar de populismo, que denominamos populismo downsizing (populismo que promove a redução do tamanho do estado). Nosso artigo permite avançar nosso entendimento sobre como o populismo pode afetar a forma e a função das burocracias.

Resumen En 2020, los gobiernos se enfrentaron a la necesidad de abordar la crisis de salud causada por la COVID-19, sin estar seguros de qué funcionaría mejor para abordar esta crisis de salud sin arruinar la economía. En un marco de incertidumbre provocado por el nuevo virus, los gobiernos nacionales basaron sus respuestas en creencias e ideas políticas, lo que se reflejó en la diversidad de respuestas: liberales, autoritarias, centralizadas, descentralizadas, transparentes o veladas. En este artículo, nos enfocamos en uno de esos tipos de respuestas, el populismo, y buscamos entender cómo las creencias populistas determinan las acciones burocráticas tomadas por un gobierno para enfrentar la crisis de salud. Para ello, realizamos un estudio de caso comparativo entre el gobierno federal mexicano (populista) y el gobierno del estado de Jalisco (no populista). Nuestros resultados sugieren que las acciones administrativas tomadas por el gobierno federal se basaron en creencias negativas con respecto al conocimiento científico especializado proveniente de fuera del gobierno; falta de interés en buscar más información de fuentes lejanas o poco conocidas; y el fortalecimiento de programas emblemáticos como principal forma de enfrentar la crisis económica que se avecina. También encontramos que el gobierno federal mexicano representa una manifestación peculiar del populismo, al que denominamos "populismo reductor" (populismo que promueve la reducción del tamaño del estado). Nuestro artículo nos permite avanzar en nuestra comprensión de cómo el populismo puede afectar la forma y función de las burocracias.
Descritores: Política Pública
Administração Pública
Estratégias de Saúde Nacionais
Estudo Comparativo
Governança
COVID-19
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155645
Autor: Bello-Gomez, Ricardo A; Sanabria-Pulido, Pablo.
Título: The costs and benefits of duality: Colombia's decentralization and the response to the COVID-19 pandemic / Custos e benefícios da dualidade: a descentralização da Colômbia e a resposta à pandemia de COVID-19 / Los costos y efectos de la dualidad: descentralización en Colombia y la respuesta a la pandemia de COVID-19
Fonte: Rev. adm. pública (Online);55(1):165-179, Jan.-Feb. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Colombia's duality between the relative strength of the central government and the broad process of decentralization towards subnational and local governments has shaped the country's response to the COVID-19 pandemic. Substantial tensions have arisen between the national and subnational governments in the handling of the crisis. Thus, blurred policy boundaries challenge multi-level government coordination. Yet, intergovernmental relations and multi-level governance have worked at some extent. Meanwhile, leadership styles, the level of political support, the local governance environment and the level of local institutional capacity have affected the strategies of local government leaders and their success to tackle the pandemic. Moreover, uneven healthcare capacity across the Colombian territory posits further challenges for a national response to the pandemic that ensures both effectiveness and equity.

Resumo A dualidade da Colômbia, entre a força relativa do governo central e o amplo processo de descentralização com fortalecimento de governos subnacionais e locais, estabeleceu os contornos da resposta do país à pandemia de COVID-19. Testemunhou-se uma substancial tensão entre os governos nacional e subnacionais no tratamento da crise. Os limites pouco claros das políticas desafiam a coordenação governamental em vários níveis. No entanto, as relações intergovernamentais e a governança em vários níveis funcionaram até certo ponto. Enquanto isso, os estilos de liderança, o nível de apoio político, o ambiente local de governança e o nível local de capacidade institucional, afetaram as estratégias das lideranças governamentais locais e seu sucesso no combate à pandemia. Além disso, as desigualdades na capacidade de prover serviços de saúde em todo o território colombiano apresentam desafios adicionais para uma resposta nacional à pandemia que garanta efetividade e equidade.

Resumen La dualidad del modelo unitario descentralizado de Colombia, entre la fuerza relativa del gobierno central y el amplio proceso de descentralización hacia los gobiernos subnacionales y locales ha influido en la respuesta del país frente a la pandemia de COVID-19. Algunas tensiones sustanciales han aparecido entre los gobiernos nacional y subnacionales en el manejo de la crisis. Un contexto con algunos límites jurisdiccionales borrosos impone un reto a la coordinación gubernamental multinivel. Sin embargo, las relaciones intergubernamentales y la gobernanza multinivel parecen haber funcionado en alguna medida. Por otro lado, los estilos de liderazgo, el nivel de apoyo político, el entorno local de gobernanza y el nivel local de capacidad institucional han afectado las estrategias de las autoridades locales y su éxito al enfrentar la pandemia. Más aun, las disparidades en la capacidad de protección en salud a lo largo del territorio colombiano plantean desafíos adicionales para una respuesta coordinada nacional a la pandemia que asegure tanto efectividad como equidad.
Descritores: Política
Gestão em Saúde
Governança
COVID-19
Relações Interinstitucionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1132248
Autor: Oliveira, Fábio Ribeiro de; Santos, Rui Ferreira dos; França, Sergio Luiz Braga; Rangel, Luís Alberto Duncan.
Título: Strategies and Challenges for the Circular Economy: a Case Study in Portugal and a Panorama for Brazil
Fonte: Braz. arch. biol. technol;63:e20180646, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CAPES.
Resumo: Abstract: This article is about a case study based on the participation and contact with dynamized activities through action plans for the circular economy in Europe, specifically in Portugal. It aims to identify the main in-progress actions and the challenges for the diffusion of the circular economy in the Portuguese nation and draw a panorama for Brazil, transiting through different data sources, economic sectors and stakeholders. Through data triangulation, the investigative plan contemplated participatory observations in workshops, interviews with experts, documental analyses and means of communication. After going through data cross checking for validation, the content was aggregated to a strategic analysis matrix. As a result, it was possible to identify the strengths, weaknesses, opportunities and challenges associated with the growth of the circular economy in Portugal, as well as to indicate directions and possibilities in the Brazilian context. It is possible to realize, for both countries, the importance of the international benchmarking for the recognition and promotion of circular economy actions, besides the necessity to revise laws aligned with the internal e external market rules, by increasing the offer of circular products and services.
Descritores: Desenvolvimento Econômico
Política Ambiental/economia
Governança
-Portugal
Planejamento Estratégico
Brasil
Benchmarking
Países em Desenvolvimento/economia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1156890
Autor: Zúñiga-Escobar, Marianela; Grisa, Cátia; Coelho-de-Souza, Gabriela.
Título: Redes de política pública: un abordaje para analizar la gobernanza de la Seguridad Alimentaria y Nutricional / Public policy networks: an approach to analyze the governance of Food and Nutrition Security
Fonte: Saúde Soc;29(4):e180890, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El concepto de gobernanza adquiere cada vez más relevancia en los debates y práctica de la gestión de estrategias políticas de Seguridad Alimentaria y Nutricional (SAN). Sin embargo, su análisis demuestra una complejidad por la influencia de actores locales, regionales, nacionales e internacionales. El enfoque sistémico de la SAN contempla, dentro de otros principios, la participación y la intersectorialidad, tales estrategias parten de una perspectiva multidisciplinaria que no presupone homogeneidad, sino que se conforma de diversos actores y sus distintas formas de relacionamiento multinivel. Para comprenderlo, este artículo propone una ruta teórico-metodológica que consiste en el análisis de actores involucrados en determinada problemática, utilizando las contribuciones del abordaje de las Redes de Política Pública (RPP). Las herramientas analíticas de dicho abordaje ofrecen caminos para delimitar el estudio y definir cómo y quiénes ejercen la gobernanza en la SAN del contexto a estudiar.

Abstract The concept of governance acquires more and more relevance in the debates and practice of the management of political strategies of Food and Nutrition Security (FSN). However, its analysis demonstrates a complexity due to the influence of local, regional, national and international actors. The systemic approach of the FNS contemplates participation and intersectorality, among other principles. Such strategies are based on a multidisciplinary perspective that does not imply homogeneity, but rather consists on diverse actors and their different forms of multilevel relationship. In order to clarify it, this article proposes a theoretical-methodological route that consists on the analysis of actors involved in a given problem using the contributions of the Public Policy Networks (PPN) approach. The analytical tools of this approach offer ways to delimit the study and define the way, as well as who exercises the governance in FSN under the context to be studied.
Descritores: Política Pública
Colaboração Intersetorial
Segurança Alimentar
Governança
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1134542
Autor: Fuentes-Fernández, Ramón; Del-Valle-Rojas, Carlos; Riquelme-Macalusso, Claudia; Calle-Recabarren, Marcos.
Título: Reflexiones y Propuestas en Torno al Dilema entre Campo Disciplinar y Quehacer Profesional: Prácticas, Políticas y Organización / Reflections and Proposals Regarding the Dilemma Between Disciplinary field and Professional Work: Practices, Policies and Organization
Fonte: Int. j. odontostomatol. (Print);14(4):581-585, dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN: El presente artículo reflexiona sobre cómo la sociedad del conocimiento actual entiende el concepto "gobernanza universitaria", respecto de su producción científica. De igual modo, planteamos que el quehacer científico de las universidades es dinámico, pues deben proponer adaptaciones según los momentos de cambios y transformaciones sociales que experimentan en su interior las casas de estudios superiores.

ABSTRACT: This article reflects on how current knowledge society understands the concept of "university governance", with regard to scientific production. Similarly, we propose that scientific work of the universities is dynamic and should present modifications according to the social changes and transformations of the times, which institutions of higher education also experience.
Descritores: Ciência
Universidades/organização & administração
Governança
-Organização e Administração
Pesquisa
Publicações Científicas e Técnicas
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1156343
Autor: Alfonso Manzanet, José Enrique.
Título: Por qué Cuba no tiene DOI? / Why Cuba don´t have DOI?
Fonte: Rev. cub. inf. cienc. salud = Rev. cuba. inf. cienc. salud;31(4):e1816, oct.-dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: El sistema de Identificador de Objetos Digitales (DOI, por sus siglas en inglés) se originó a finales de la década de 1990, a partir de una iniciativa conjunta de tres asociaciones comerciales de la industria editorial (International Publishers Association; International Association of Scientific, Technical and Medical Publishers; Association of American Publishers).1) Consiste en una cadena de caracteres que identifica de forma unívoca un objeto digital y que es almacenado en un Directorio DOI junto con su URL. De esa forma, permite el acceso permanente a artículos y a otros objetos disponibles en la red, independientemente de su localización. Su desarrollo y administración está cargo de la International DOI Foundation (IDF), organización sin ánimo de lucro, que sirve de cuerpo de gobernanza a una federación de agencias registradoras(AU)
Descritores: Organização e Administração
Sistema Único de Saúde
Governança
Inosina Difosfato
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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