Base de dados : LILACS
Pesquisa : SH1.020 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 240 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 24 ir para página                         

  1 / 240 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1222435
Autor: Rodríguez Holguín, Yanira Astrid.
Título: Currículo y abordaje pedagógico: reflexión de la producción investigativa en formación bioética / Curriculum and pedagogical approach: reflection of research production in bioethical training
Fonte: Horiz. enferm;29(2):101-113, 2018.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este artículo es realizar una revisión de las investigaciones realizadas desde el 2010, con relación a la formación bioética en la Educación Superior en áreas de salud. La metodología consistió en definir los objetivos de revisión, efectuar búsqueda bibliográfica, realizar lectura crítica, organizar la información y redactar el artículo a partir del análisis de resultados. Estos permitieron establecer dos categorías, la primera, la perspectiva curricular, se pudieron analizar los criterios acerca de su finalidad, razones filosóficas y profundidad; la segunda, el abordaje pedagógico, en esta se evidenciaron los beneficios de la utilización de metodologías dinámicas que permiten el desarrollo de capacidades bioéticas.

The purpose of this article is to carry out a review of the research carried out since 2010, in relation to bioethical training in Higher Education in health areas. The methodology consisted in defining the objectives of the review, carrying out the bibliographic search, performing critical reading, organizing the information and writing the article based on the analysis of results. These allowed to establish two categories, the first, the curricular perspective, the criteria could be analyzed about their purpose, philosophical reasons and depth; the second, the pedagogical approach, in which the benefits of the use of dynamic methodologies that allow the development of bioethical capabilities were evidenced.
Descritores: Bioética/educação
Currículo
Educação Superior
Ciências da Saúde
-Atividades Científicas e Tecnológicas
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-970284
Autor: Queiroz, Aline Macêdo de; Florencio, Raíssa Millena Silva; Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Elizabeth; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Amestoy, Simone Coelho.
Título: (In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem / (In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines / (In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31292, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica divulgada nos SENADEn® sobre a educação/formação em saúde mental após a instituição da Política Nacional de Saúde Mental. Método: estudo descritivo documental; dados coletados nos Anais do SENADEn® no período 2002- 2014. Incluídos os resumos que apresentaram no título pelo menos um dos descritores: saúde mental, enfermagem psiquiátrica e/ ou psiquiatria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Respeitados os direitos autorais e não houve necessidade de submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: dos 21 resumos selecionados, a maioria citou descritores, foram elaborados por três autores e objetivaram relatar experiências do processo ensino/aprendizagem em nível superior. Predominaram estudos da Região Sudeste, publicados em 2012; e que não apresentaram a temática numa perspectiva transdisciplinar. Conclusão: constatou-se a invisibilidade da temática nos Anais, o que não se coaduna com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde e com a necessidade de consolidar a educação/formação em enfermagem em saúde mental no paradigma da atenção psicossocial.

Objective: to examine the scientific production divulged at the SENADEn® on mental health education and training after introduction of Brazil's National Mental Health Policy. Method: in this descriptive documentary study, data were collected from the SENADEn® Annals for the period 2002-2014. Abstracts were included when the title contained one of the descriptors: mental health, psychiatric nursing and/or psychiatry. Thematic content analysis was used. Copyright was respected and research ethics committee approval was unnecessary. Results: of the 21 abstracts selected, most cited descriptors, were drafted by three authors, and reported experiences from the higher education teaching and learning process. The studies were predominantly from Brazil's Southeast Region; published in 2012; and did not address the subject from a transdisciplinary perspective. Conclusion: the subject was found to be invisible in the Annals, which is incompatible with the Ministry of Health agenda priorities and with the need to establish education and training in mental health nursing in line with the psychosocial care paradigm.

Objetivo: analizar la producción científica divulgada en los SENADEn® sobre la educación/formación en salud mental después de la institución de la Política Nacional de Salud Mental. Método: estudio descriptivo documental; datos recolectados en los Anales del SENADEn® en el período 2002-2014; se incluyen los resúmenes que presentaron en el título por lo menos uno de los descriptores: salud mental, enfermería psiquiátrica y/o psiquiatría. Se utilizó el análisis de contenido temático. Se han respetado los derechos de autor y no hubo necesidad de someterlo al Comité de Ética en Investigación. Resultados: de los 21 resúmenes seleccionados, la mayoría mencionó descriptores. Fueron elaborados por tres autores y objetivaron relatar experiencias del proceso enseñanza/ aprendizaje en nivel superior. Predominaron estudios de la Región Sudeste; publicados en 2012 y que no presentaron la temática desde una perspectiva transdisciplinaria. Conclusión: se constató la invisibilidad de la temática en los Anales, lo que no coincide con la agenda de prioridades del Ministerio de Salud y con la necesidad de consolidar la educación / formación en enfermería en salud mental en el paradigma de la atención psicosocial.
Descritores: Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Educação em Enfermagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
ALLYLAMINE0ABDOMINAL INJURIES
-Brasil
Epidemiologia Descritiva
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  3 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Muccioli, Cristina
Costa, Vital Paulino
Texto completo
Id: lil-461940
Autor: Muccioli, Cristina; Campos, Mauro; Goldchmit, Mauro; Dantas, Paulo E. C; Bechara, Samir J; Costa, Vital Paulino.
Título: A produção científica no Brasil: [editorial] / Scientific production in Brazil: [editorial]
Fonte: Arq. bras. oftalmol;70(4):571-571, jul.-ago. 2007.
Idioma: pt.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/provisão & distribuição
Atividades Científicas e Tecnológicas
-Transferência de Tecnologia
Ciências da Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Soriano, Jeane Barcelos
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-995141
Autor: Silva, Priscilla Maia da; Soriano, Jeane Barcelos.
Título: Qualis Periódicos e a produção de capital científico nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física / Qualis Periódicos and the production of scientific capital in Physical Education Graduate Programs / Qualis Periódicos y la producción de capital científico en los Programas de Posgrado en Educación Física
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(1):281-304, jan.- mar. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: verificar nos documentos oficiais da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação Física (EF) (triênios de 2007 e 2010) o funcionamento do Qualis Periódicos (Qualis P) na determinação de regras objetivas para obtenção de capital científico. Metodologia: a abordagem qualitativa e o estudo do tipo exploratório foram os meios mais adequados para a condução do estudo. Selecionamos seis PPGs em EF. Coletamos os dados nos comentários dos avaliadores em doze Fichas da Avaliação Trienal de 2007 e 2010. Conclusão: o Qualis P funciona como estrutura estruturada estabelecendo o princípio lógico de acúmulo de capital científico

Objective: to verify in the official documents of the Triennial Assessment of Physical Education Graduate Programs (triennium of 2007 and 2010) the operation of Qualis Periódicos in the determination of objective rules to acquire scientific capital. Methodology: a qualitative approach and an exploratory study was the most adequate strategy to conduct this research. W e selected six graduate programs in Physical Education. We collected data from comments in twelve Triennial Assessment forms of 2007 and 2010. Conclusion: the Qualis P functions as a structured structure establishing the logical principle of accumulation of scientific capital

Objetivo: verificar en los documentos oficiales de la Evaluación Trienal de los Posgrados en Educación Física (período de 2007 y 2010) el funcionamiento de Qualis Periódicos para determinar las reglas objetivas para la obtención de capital científico. Metodología: el foco cualitativo y el estudio exploratorio fue la mejor forma hacia conducir el estudio. Seleccionamos seis programas de postgrado en Educación Física. Colectamos el datos en comentários de doce fichas de la Evaluación del años 2007 y 2010. Conclusión: Qualis P funciona como estructura estructurada que se establece la lógica de la acumulación de capital científico
Descritores: Educação Física e Treinamento
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Educação de Pós-Graduação
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  5 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1102929
Autor: Andrade, Camila Gomes de Souza; Souza, Mariluce Karla Bonfim de.
Título: Produção científica e elementos conceituais relacionados às condições sanitárias na atenção primária à saúde / Scientific production and conceptual elements related to sanitary conditions in primary health care
Fonte: Rev. APS;22(2):440-454, 20190401.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo de revisão teve por objetivo analisar a produção científica sobre condições sanitárias das unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (1999-2013), considerando o perfil da produção e os elementos conceituais relacionados ao tema. Foram utilizadas as bases on-line LILACS, SciELO e MEDLINE, e selecionados 27 artigos. Os estudos selecionados foram realizados no contexto nacional e internacional. Quanto aos aspectos metodológicos, a maioria dos estudos é descritiva, sendo três do tipo revisão. Muitos relacionaram gestão e organização, vigilâncias e processo de trabalho com aspectos gerenciais e operacionais dos serviços de saúde. Quanto aos elementos conceituais, destacam-se: estrutura, qualidade, avaliação, condições de trabalho e capital social, com base em referenciais teóricos, como Starfield e Donabedian, e normativos. Este estudo aponta para o crescente interesse sobre o tema e a possibilidade de utilização de diversas perspectivas para discussão das condições sanitárias e para o estímulo a mudanças que qualifiquem os serviços e as práticas em saúde.

This review article aimed to analyze the scientific production on sanitary conditions of health facilities of Primary Health Care (1999-2013), considering the production profile and the conceptual elements related to the topic. The online databases LILACS, SciELO and MEDLINE were used, and 27 articles were selected. The selected studies were performed in national and international context. As for the methodological aspects, most studies are descriptive, with 3 of them being review studies. Many connected management and organization, surveillance and the process of working with management and operational aspects of health services. As for the conceptual elements, the ones that stand out are: structure, quality evaluation, working conditions and social capital, based on theoretical frameworks, as Starfield and Donabedian and normative. This study show the growing interest in the subject and the possibility of using different perspectives to discuss sanitary conditions and the stimulus to change that qualify services and health practices.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Centros de Saúde
Perfis Sanitários
Atividades Científicas e Tecnológicas
-Qualidade da Assistência à Saúde
Estrutura dos Serviços
Estudos Retrospectivos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  6 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Capp, Edison
Texto completo
Id: biblio-1247796
Autor: Ribeiro, Vera Susana; Garcia, Lucas França; Caumo, Wolnei; Capp, Edison.
Título: Desempenho acadêmico de doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da UFRGS / Academic performance of doctoral graduates from the Graduate Program in Medicine: Medical Sciences at UFRGS School of Medicine
Fonte: Clin. biomed. res;40(3):154-160, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: embora, no Brasil, muito tenha sido feito para estimular a criação e manutenção de programas de pós-graduação ainda há carência de meios para avaliar e para mensurar a evolução profissional dos egressos. O objetivo é compreender a trajetória dos Doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Ciências Médicas (PPGCM), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e propor um índice de desempenho acadêmico e de inserção profissional. Métodos: foi realizado um estudo transversal. Foram coletados dados dos Currículos Lattes dos egressos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas (PPGCM), no período de 1987 a 2014. Foram extraídos apenas os dados pertinentes a sua origem, curso de graduação e de mestrado, produção intelectual, inserção acadêmica e a posição profissional. Resultados: foram analisados 324 doutores egressos, 221 eram graduados em Medicina. Foram utilizadas as variáveis: graduação em medicina, vínculo laboral em universidade pública, exerce atividade como orientador em nível de doutorado, exerce atividade como orientador em nível de mestrado, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e possui registro do índice H no currículo Lattes. O coeficiente de determinação (R2) demonstrou que as variáveis incluídas no modelo explicam 99% do modelo hierárquico. Conclusão: os resultados demonstram que os egressos têm contribuído para a construção de conhecimento qualificado disseminado em jornais de circulação internacional, formação de recursos humanos, interagir e criar parcerias em seu ambiente de trabalho, gerenciar e repassar o conhecimento, bem como para fomentar o conhecimento na área das ciências médicas com relevância regional, nacional e internacional. (AU)

Introduction: Although, in Brazil, much has been done to encourage the creation and maintenance of graduate programs, there remains a lack of means to assess and measure the professional outcomes of graduates. The objective is to understand the trajectory of doctoral graduates from the Graduate Program in Medicine: Medical Sciences (PPGCM), School of Medicine, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), and propose an index for academic performance and professional placement. Methods: A cross-sectional study was conducted. Data available at CV Lattes database of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) were collected on doctoral graduates from the PPGCM, from 1987 to 2014. Only data pertaining to their origin, undergraduate and master's degrees, intellectual output, academic performance, and professional placement were retrieved. Results: Data on 324 doctoral graduates were analyzed, 221 had graduated in medicine. Undergraduate degree, employment at a public university, working as a doctoral-level advisor, working as a master's-level advisor, CNPq research productivity grantee, and having a recorded h-index in the Lattes curriculum were collected. The coefficient of determination (R 2 ) demonstrated that the variables included in the model explain 99% of the hierarchical model. Conclusion: The results show that the graduates have contributed to developing qualified knowledge disseminated in international newspapers, training human resources, interacting and creating partnerships in the workplace, managing and passing on knowledge, as well as fostering knowledge in the area of medical sciences with regional, national, and international relevance. (AU)
Descritores: Universidades
Desempenho Acadêmico
-Médicos/estatística & dados numéricos
Educação Médica
Avaliação Educacional
Atividades Científicas e Tecnológicas
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


  7 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1247687
Autor: Ankah Anka, Rawi; Rojano Rada, Jairo.
Título: Análisis de las prescripciones potencialmente inapropiadas en un servicio de medicina interna según los criterios de BEERS / Analysis of potentially inappropriate prescriptions in an internal medicine department according to BEERS criteria
Fonte: Biociencias;15(2), 2020. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Análisis de las prescripciones potencialmente inapropiadas en un servicio de medicina interna según los criterios de Beers. Métodos: Se realizó un estudio de único centro, transversal, en pacientes de consulta externa, hospitalización y emergencia del servicio de Medicina Interna del Hospital Central del Instituto Venezolano de los Seguros Sociales (IVSS) "Dr. Miguel Pérez Carreño", aplicando los criterios de Beers en pacientes mayores de 65 años. Resultados: La población estuvo representada por 300 pacientes, con una edad media de 73 ± 7, un 51,7% correspondió al sexo femenino, la mayoría de los pacientes provinieron de la unidad de consulta externa con 55,3% y presentaban un grado de instrucción en el nivel de primaria con 51,6% (n = 155). El antecedente personal más relevante fue la HTA con 69,7%. Los AINES se constituyeron los fármacos más formulados con 35.3%, el principal rango de prescripción inadecuada de medicamentos (PIM) se ubicó entre de 2 ­ 4 medicamentos con 53,5%, y la relación de PIM y multimorbilidad el principal grupo fue de 2 ­ 4 medicamentos con 50,7%, no siendo estadísticamente significativo (p= 0,310), Conclusión: Se observo que los pacientes > 65 años de consulta externa y hospitalización, tuvieron una elevada prescripción inadecuada de medicamentos según los criterios de Beers, con predominio del sexo femenino.

Objective: Analysis of potentially inappropriate prescriptions in an internal medicine service according to the Beers criteria. Methods: A single-center, cross-sectional study was conducted in outpatient, hospitalization and emergency patients of the Internal Medicine service of the Central Hospital of the Venezuelan Institute of Social Security (IVSS) "Dr. Miguel Pérez Carreño", applying the Beers criteria in patients over 65 years of age. Results: The population was represented by 300 patients, with a mean age of 73 ± 7, 51.7% were female, most of the patients came from the outpatient unit with 55.3% and had a grade of instruction at the primary level with 51.6% (n = 155). The most relevant personal history was hypertension with 69.7%. NSAIDs were the most formulated drugs with 35.3%, the main range of inappropriate prescription of drugs (PIM) was between 2 - 4 drugs with 53.5%, and the relationship of PIM and multimorbidity in the main group was 2 - 4 medications with 50.7%, not being statistically significant (p = 0.310), Conclusion: It was observed that patients> 65 years of outpatient consultation and hospitalization, had a high inappropriate prescription of medications according to the Beers criteria, with a predominance of the female sex.
Descritores: PATIENT CARE0
-Atividades Científicas e Tecnológicas
Lista de Medicamentos Potencialmente Inapropriados
GENEALOGY AND HERALDRYABDOMEN, ACUTE
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Histórico
Responsável: CO69.3 - Biblioteca


  8 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-686741
Autor: Brigeiro, Mauro.
Título: A emergência da assexualidade: notas sobre política sexual, ethos científico e o desinteresse pelo sexo / La emergencia de la asexualidad: notas sobre política sexual, ethos científico y desinterés por el sexo / The emergence of asexuality: notes on sex politics, the scientific ethos, and disinterest towards sex
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(14):253-283, agosto 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo trata da emergência da assexualidade. Com base em uma etnografia de comunidades virtuais conformadas por sujeitos autodenominados assexuais e também de artigos que vêm sendo publicados em periódicos acadêmicos a respeito, analiso a conjugação entre política sexual e produção de conhecimento. Os nexos entre as formulações elaboradas por as-sexuais e as que são realizadas por representantes do campo científico-acadêmico estão entre os aspectos mais idiossincráticos e instigantes dessa emergência. Como uma espécie de dobradiça, o encadeamento mencionado deixa ver os atravessamentos e as preocupações que se configuram atualmente em torno do tema do desinteresse pelo sexo. Busca-se também entender como argumentos e conceitos migram, se desterritorializam e reterritorializam, constituindo-se em meio a tais movimentos e interações. No caso analisado, as agendas de ativismo e de avanço da ciência não só confluem, como parecem em certos momentos confundirem-se. Os resultados permitem uma reflexão sobre o ethos científico, sua importância não somente para o campo de estudos sobre sexo, como também para grupos marginalizados em face do ideal de democracia sexual, além de indicar certa fluidez das fronteiras entre leigos e peritos nesse campo de conhecimento.

El presente artículo se ocupa de la emergencia de la asexualidad. A partir de una etnografía en comunides virtuales conformadas por sujetos autodenominados asexuales, y de artículos publicados en periódicos científicos respecto del tema, se analiza la confluencia entre política sexual y producción de conocimiento. Los nexos entre las formulaciones elaboradas por asexuales y las realizadas por representantes del campo académico-científico se encuentran entre los aspectos más idiosincráticos e instigantes de dicha emergencia. Como una especie de bisagra, tal confluencia deja ver entrecruzamientos y preocupaciones que en la actualidad vienen configurándose en torno de la cuestión del desinterés por el sexo. Se procura, asimismo, com-prender cómo migran conceptos y argumentos, cómo se desterritorializan -y re-territorializan-, constituyéndose entre acciones y movimientos. En el caso analizado, las agendas de activismo y los avances científicos no sólo confluyen sino que, por momentos, parecen confundirse. Los resultados posibilitan una reflexión sobre el ethos científico, su importancia no sólo para el campo de estudios sobre el sexo sino también para grupos marginalizados frente al ideal de democracia sexual, además de indicar en este campo de conocimiento cierta fluidez de las fronteras entre legos y especialistas.

This paper discusses the emergence of asexuality. I analyze how sexual politics and the production of knowledge combine in online virtual communities whose members self-identify as 'asexual,' and on papers on the subject published in scholarly journals. The connections between formulations produced by asexual, and those by scholars and scientists are the most idiosyncratic and exciting aspects of this emergence. As a kind of hinge, the thread mentioned shows the crosscuts and concerns configured around the topic of sexual disinterest today. I seek to understand how arguments and concepts migrate, are de-territorialized and re-territorialized, and by virtue of those movements become set. In the case study, the agendas of activism and the advancement of science converge, and often mingle. These findings lead to reflection on the scientific ethos and its importance to the field of sexuality studies, as well as to marginalized groups, regarding the ideal of sexual democracy, about the fluidity of boundaries between lay people and experts.
Descritores: Comportamento Sexual
Redes Comunitárias
Políticas
Ativismo Político
Assexualidade
-Pesquisa
Disseminação de Informação
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  9 / 240 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1178407
Autor: Frasson, Jéssica Serafim; Molina Neto, Vicente; Wittizorecki, Elisandro Schultz.
Título: A produção científica resultante de teses e dissertações em programas de pós-graduação em Educação Física no período de 2013 a 2017 / Scientific production resulting from theses and dissertations in Graduate Programs in Physical Education in 2013-2017 / La producción científica resultante de tesis y disertaciones en Programas de Posgrado en Educación Física en el período de 2013 a 2017
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25091, jan.- dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma configuração da produção científica resultante de teses e dissertações da Educação Física (EF) brasileira nos programas de pós-graduação (PPG) da Área 21 entre os anos 2013/2017. Para tal, foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Plataforma Sucupira e uma análise do Relatório de Avaliação Quadrienal da Área 21. Foram identificadas 2.969 produções, sendo 2.371 dissertações de mestrado e 598 teses de doutorado. Olhando para as produções, foi possível destacar a pluralidade e a polissemia do conhecimento na Área. Identificou-se, porém, também uma hegemonia que demonstra uma certa visão sobre uma forma específica de produzir/construir conhecimento, que é regido por aqueles que dominam o campo da EF com um maior capital científico, a subárea biodinâmica

This study describes scientific production resulting from thesis and dissertations about Brazilian Physical Education (PE) from Graduate Programs (PPGs) of Area 21, in 2013-2017. Search was conducted on CAPES Thesis & Dissertation Catalog, Sucupira Platform, and the Quadrennial Evaluation Report of Area 21 was analyzed. A total of 2,969 works was found, of which 2,371 were dissertations and 598 were PhD theses. The analysis highlighted the plurality and polysemy of knowledge in the Area, but also hegemony that shows a certain view about a certain form of producing/building knowledge, which is governed by those who dominate the PE field with greater scientific capital, that is, the Biodynamic subarea

Este estudio tiene como objetivo presentar una configuración de la producción científica resultante de tesis y disertaciones de la Educación Física (EF) Brasileña en los Programas de Posgrado (PPGs) del Área 21, entre los años 2013 y 2017. Para ello, fue realizada una búsqueda en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en la Plataforma Sucupira y un análisis del Informe de Evaluación Cuadrienal del Área 21. Se identificaron 2.969 producciones, de las cuales 2.371 son disertaciones de maestría y 598 son tesis de doctorado. En el análisis de las producciones, fue posible destacar la pluralidad y la polisemia del conocimiento en el Área, pero también identificamos una hegemonía que demuestra una cierta visión sobre una determinada forma de producir/construir conocimiento, que se rige por aquellos que dominan el campo de la EF con un mayor capital científico, la subárea Biodinámica
Descritores: Educação Física e Treinamento
Atividades Científicas e Tecnológicas
Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação
-Estudos de Avaliação como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  10 / 240 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1179908
Autor: Celis Schneider, Rubén.
Título: El impacto del 18-O en las condiciones laborales en Chile / The impact of 18-O on labor conditions in Chile
Fonte: Salud bienestar colect;4(1):24-32, ene.-abr. 2020.
Idioma: es.
Resumo: El trabajo se constituye no sólo en una fuente de ingresos con los cuales las personas pueden financiar su estilo de vida, sino que además genera una manera de funcionar, donde se aplican las capacidades y habilidades de cada trabajador, constituyéndose en un elemento que promueve la calidad de vida y la salud mental. Sin embargo, las manifestaciones que se han observado desde octubre de 2019 en Chile, no sólo ha despertado la conciencia acerca de las desigualdades que se aprecian en un país aparentemente estable económicamente, sino que ha generado un incremento en los niveles de cesantía y ha estancado la economía nacional, provocando además efectos en la salud mental de las personas que no se habían previsto inicialmente y que, probablemente, generará cambios duraderos en la fuente laboral de los individuos.

Work constitutes not only a source of income with which people can finance their lifestyle, but also generates a way of functioning, where the capacities and abilities of each worker are applied, becoming an element that promotes quality of life and mental health. However, the demonstrations that have been observed since October 2019 in Chile have not only raised awareness about the inequalities that are seen in an apparently economically stable country, but have also generated an increase in unemployment levels and have stagnated the national economy, also causing effects on the mental health of people that were not initially foreseen and that, probably, will generate lasting changes in the labor source of individuals.
Descritores: Saúde Mental
Atividades Científicas e Tecnológicas
Transtornos Mentais/psicologia
-Estresse Psicológico/epidemiologia
Chile/epidemiologia
Emprego/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



página 1 de 24 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde