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Casarotto, Raquel Aparecida
Marques, Amelia Pasqual
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Id: biblio-1090416
Autor: Casarotto, Raquel Aparecida; Fonseca, Marisa de Cássia Registro; Marques, Amelia Pasqual.
Título: Prática clínica e pesquisa em fisioterapia: compromisso da revista Fisioterapia e Pesquisa / Clinical practice and research in physical therapy: commitment of the journal Fisioterapia e Pesquisa / Práctica clínica e investigación en fisioterapia: compromiso de la revista Fisioterapia e Pesquisa
Fonte: Fisioter. Pesqui. (Online);27(1):1-1, jan.-mar. 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa
Medicina Baseada em Evidências
Publicação Periódica
Fisioterapia
-Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Atividades Científicas e Tecnológicas
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-687339
Autor: Goldenberg, Dov Charles.
Título: A produção científica e o exercício da medicina fora dos grandes centros / Scientific research output and medical practice outside of large centers
Fonte: Rev. bras. cir. plást;28(1):1-1, jan.-mar. 2013.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Artigo de Revista
Atividades Científicas e Tecnológicas
-Projetos de Pesquisa/normas
Limites: Humanos
História do Século XXI
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1094088
Autor: Semper González, Abel Iván.
Título: Los Consejos Científicos y la ética de la investigación científica en salud / The Scientific Councils and the ethics of scientific research in health
Fonte: Rev. medica electron;41(3):791-793, mayo.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Comitês de Ética em Pesquisa
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Validade Social em Pesquisa
-Faculdades de Medicina
Universidades
Gestão da Qualidade
Ética em Pesquisa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-885965
Autor: HENRIQUES, Luiza Magalli Pinto; UNGAR, Mark; REBELO, George Henrique.
Título: A critical assessment of INPA's scientific cooperation based on publications from 2004 to 2014 / Uma avaliação crítica da cooperação científica do INPA baseada em publicações entre 2004 e 2014
Fonte: Acta amaz;47(3):247-258, July-Sept. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In the 1990s, scientific cooperation at the National Institute for Amazonian Research (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA), one of the oldest research institutions in Amazonia with the highest regional international cooperation, was dominated by research conducted by INPA's foreign partners. In this article, the evolution of this situation is evaluated, with the hypothesis that, as the internal and the external environments have changed over the past decade, this should be reflected in more symmetrical research cooperation. The analysis was based on a 2004 to 2014 Web of Science search of scientific production at INPA, from which 786 papers were recovered. The results indicated an increase in scientific production but without a corresponding increase in symmetrical cooperation. The level of symmetry varied according to the type of cooperation; it increased when Brazilian institutions were exclusively involved, although these papers tended to be published in journals with a low impact factor. However, the scientific relationships remained relatively asymmetrical when only foreign institutions were involved, although these papers were published in journals with high impact factors. Network analyses indicated that most international scientific cooperation was concentrated in just two INPA research departments: Biodiversity and Environmental Dynamics. In contrast, INPA's other two research departments, Technology & Innovation and Society, Environment & Health were peripheral, fragmented and benefited little from international cooperation.

RESUMO Na década de 1990, a cooperação científica no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônica (INPA), uma das instituições de pesquisa mais antigas da Amazônia e que concentra grande parte da cooperação internacional regional, foi dominada por pesquisas realizadas pelos parceiros estrangeiros do INPA. Neste artigo, a evolução desta situação é avaliada, com a hipótese de que, à medida que os ambientes interno e externo mudaram ao longo da última década, isso deve refletir-se em uma cooperação cientifica mais simétrica. A análise baseou-se em um levantamento da produção científica do INPA na Web of Science de 2004 a 2014, em que foram recuperados 786 documentos. Os resultados indicaram um aumento na produção científica, mas sem um aumento correspondente na simetria da cooperação. O nível de simetria variou de acordo com o tipo de cooperação; aumentou quando estavam envolvidas exclusivamente instituições brasileiras, embora esses artigos tenham sido publicados em revistas com baixo fator de impacto. No entanto, as relações científicas permaneceram relativamente assimétricas quando apenas instituições estrangeiras estavam envolvidas, embora esses trabalhos tenham sido publicados em revistas com fatores de impacto mais altos. As análises de rede indicaram que a maior parte da cooperação científica internacional se concentrou em apenas dois departamentos de pesquisa do INPA: Biodiversidade e Dinâmica Ambiental. Em contraste, os outros dois departamentos de pesquisa do INPA, Tecnologia & Inovação e Sociedade, Ambiente & Saúde foram periféricos, fragmentados e pouco se beneficiaram da cooperação internacional.
Descritores: Pesquisa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Buss, Paulo Marchiori
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Id: biblio-1047679
Autor: Quental, Cristiane Machado; Minayo, Miryam Souza; Paula, Danúzia Rocha; Amâncio, Rodrigo Teixeira; Galvão, Luiz Augusto; Bozza, Fernando Augusto; Buss, Paulo Marchiori.
Título: A saúde na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável na América Latina: quem está publicando? / Health in the Sustainable Development Agenda 2030 in Latin America: who is publishing? / La salud en la Agenda 2030 de Desarrollo Sostenible en América Latina: ¿Quién está publicando?
Fonte: RECIIS (Online);13(4):923-934, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um trabalho que consistiu no levantamento quantitativo das publicações sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável na América Latina, ou que foram escritas por autores afiliados às instituições da região, focando no tema saúde. Foram realizadas buscas em bancos de dados, para o período entre janeiro de 2009 e maio de 2017, e encontradas 127 publicações voltadas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 ­ Boa Saúde e Bem-Estar. A maior parcela dos resultados (92%) é constituída de artigos científicos que foram descritos segundo o ano e veículo de publicação, instituições de filiação dos autores e sua localização. Quase a metade das publicações (47%) foi feita sem a participação de organizações latino-americanas e em apenas 30% dos casos o primeiro autor pertence a uma organização latino-americana. Esse quadro se torna mais nítido quando se observa a concentração da produção latinoamericana em torno de organizações brasileiras: a produção científica sobre as resoluções da Agenda 2030 em relação à saúde ainda está ausente em grande parte do território latino-americano.

This article presents a work that consisted of a quantitative research about publications on Agenda 2030 on Sustainable Development in Latin America, or written by authors affiliated with institutions in the region, focusing on health. A search using databases on the subject for the period between January 2009 and May 2017 was made, and 127 publications focusing on Sustainable Development Goal 3 ­ Good Health and Well-Being. The majority (92%) of the publications were scientific articles and were described in relation to the year and vehicle of publication, authors' affiliation institutions and their location. Almost half of the publications (47%) were made without the participation of Latin American organizations and only 30% of cases have the first author who belongs to a Latin American organization. This picture becomes clearer when we see the concentration of Latin American production at Brazilian organizations: scientific production onAgenda 2030 regarding health is still absent in much of the Latin American territory.

Este artículo presenta un trabajo que ha consistido en el levantamiento cuantitativo de las publicaciones sobre la Agenda 2030 en América Latina o que fueron escritas por autores afiliados a instituciones de la región con el foco en salud. Se realizaron búsquedas en bancos de datos para el período entre 2009 y mayo de 2017. Se encontraron 127 publicaciones sobre el Objetivos de desarrollo sostenible 3 ­ Salud y Bienestar. Constituyen la mayoría (92%) artículos científicos que fueron descritos según el año y el vehículo de publicación, las instituciones de filiación de los autores y su ubicación. En casi la mitad de las publicaciones (47%) no hubo participación de organizaciones latinoamericanas y solamente en 30% de los casos el primer autor pertenece a una organización latinoamericana. Este cuadro es más nítido cuando observada la concentración de la producción latinoamericana en organizaciones brasileñas: La producción científica sobrela Agenda 2030 en el área de la salud todavía está ausente en gran parte de la América Latina.
Descritores: Seguridade Social
Nível de Saúde
Comunicação Acadêmica
Desenvolvimento Sustentável
-Bases de Dados Bibliográficas
Academias e Institutos
Atividades Científicas e Tecnológicas
Política de Saúde
América Latina
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-791699
Autor: Arantes, Shirley de Lima Ferreira; Peres, Simone Ouvinha.
Título: Programas de iniciação científica para o ensino médio no Brasil: educação científica e inclusão social / Programs of scientific initiation for high schools in Brazil: scientific education and social inclusion / Programas de iniciación científica en la enseñanza secundaria en Brasil: educación científica y inclusión social
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;10(1):37-54, jun. 2015. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta panorama do levantamento do conjunto de programas de iniciação científica focados no ensino médio no Brasil, em perspectiva qualitativa e contrastiva, sem pretender análise crítica. São discutidos os objetivos, modalidades de ingresso e caracterização dos estudantes inseridos, evidenciando que nos ambientes formais de pesquisa estão sendo construídas estratégias didáticas para a educação científica e inclusão social de jovens. A participação na IC/EM repercute sobre a trajetória escolar, profissional e pessoal dos jovens e está associada de modo importante aos seus projetos futuros e expectativas de inserção no mercado de trabalho. É necessário qualificar essas iniciativas quanto aos aspectos sociais das escolas conveniadas, posição social, gênero e etnia dos estudantes participantes como meio de dar maior visibilidade da realidade desse assunto, compondo quadro histórico-político conceitual da participação dos jovens, mais orientado pela proposta de inclusão social na nossa breve história já acumulada dos programas de IC/EM.

This paper presents an overview of the survey of the scientific initiation programs focused in high schools within the Brazil, in qualitative and contrastive perspective, without intending to a critical analysis. It discusses the objectives, inflow strategies and characterization of students inserted, also highlighting, in formal research environments the didactic strategies that are being built for science education and social inclusion of young adults. The SI/IN echoes on the school trajectory, professional and personal, that is importantly associated in students' future projects related to the expectations of entry in the job market. It is necessary to qualify these initiatives, regarding social aspects such as affiliated schools, social position, gender and ethnicity of the students, as a means of providing a greater visibility to the reality of this subject, composing a historical political framework for the participation of young adults, and guided by the proposal of a social inclusion in our brief history in SI/IN programs.

Este artículo presenta panorama de los programas de iniciación científica en la enseñanza secundaria en Brasil, en la perspectiva cualitativa y contrastiva, sin pretender análisis crítica. Se discutió sus objetivos, criterios de admisión y caracterización de estudiantes insertados y apunta que en contextos formales de investigación se están construyendo estrategias educativas para la educación científica y la inclusión social de jóvenes, con importantes repercusiones en sus aspiraciones de futuro en los planos personal, social y su vida profesional. Es necesario calificar los programas en lo que respecta a los aspectos sociales de las escuelas acreditadas, el estatus social, el género y la etnia de los estudiantes como un medio de proporcionar una mayor visibilidad a la realidad del tema, componiendo el marco histórico y conceptual de la participación de jóvenes, que tenga como eje principal la propuesta de inclusión social, en nuestra breve historia de los programas de iniciación científica en la Secundaria.
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Atividades Científicas e Tecnológicas
-Psicologia Social
Inclusão Escolar
Educação
Iniquidade Social
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1047674
Autor: Rizzo, Tamiris Pereira; Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da.
Título: Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira / Conceptions and practices of education and black population health: an integrative review of Brazilian literature / Concepciones y prácticas de educación y salud de la población negra: una revisión integrativa de la literatura brasileña
Fonte: RECIIS (Online);13(4):896-910, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Política de Saúde Integral da População Negra reiterou a urgência de qualificação dos processos educativos no Sistema Único de Saúde (SUS) em prol da superação do racismo institucional. A revisão integrativa, apresentada neste artigo, analisou as concepções teóricas e as práticas educativas em estudos dirigidos à saúde da população negra. Foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); a Scientific Eletronic Library Online (SciELO); a ferramenta de pesquisa na web Google Scholar e o acervo darevista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, a Revista da ABPN. A produção na temática é heterogênea, dispersa entre periódicos das áreas da educação, educação em saúde e interdisciplinar. Há vanguardismo da enfermagem e forte presença de estudos com povos e comunidades tradicionais. Nota-se dificuldade de interpenetração de referenciais teóricos e pedagógicos do campo da educação na sustentação das práticas educativas de saúde. Sugerem-se a cooperação e a integração científica entre esses campos visando ao protagonismo do sujeito negro nos processos de cuidado.

The Política de Saúde Integral da População Negra (Integral Health Policy of the Black Population) reiterated the urgency of qualifying educational processes in the Unified Health System (SUS ­ Sistema Único de Saúde) in order to overcome institutional racism. The integrative review presented in this article analyzed the theoretical conceptions and the educational practices in studies directed to the health of the black population. The databases of the Virtual Health Library (VHL); the Scientific Electronic Library Online (SciELO); the web search engine Google Scholar and the collection of the Revista da ABPN that is the magazine of the Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (Brazilian Association of Black Researchers) were examined. The production in this thematic is heterogeneous, dispersed in periodicals of the areas of education, health education and interdisciplinary. When the matter is the health of black population, the nursing is an avantgarde profession carrying out a number of studies with traditional peoples and communities. It was noted the difficulty of interpenetration of theoretical and pedagogical references of the field of education in support of educational health practices. We suggest the cooperation and the scientific integration between these fields aiming at the protagonism of the black population in the process of care.

La Política de Saúde Integral da População Negra (Política de Salud Integral de la Población Negra) reiteró la urgencia de calificación de los procesos educativos en el Sistema Único de Salud (SUS ­ Sistema Único de Saúde) en pro de la superación del racismo institucional. La revisión integrativa, presentada en este artículo, analizó las concepciones teóricas y las prácticas educativas en estudios dirigidos a la salud de la población negra. Se utilizaron las bases de datos de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS); la Scientific Eletronic Library Online (SciELO); el motor de búsqueda web Google Scholar y el acervo de la Revista da ABPN, la cual es la revista de la Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (Asociación Brasileña de Investigadores/ as Negros/as. La producción en la temática es heterogénea, dispersa entre periódicos del área de la educación, educación en salud y interdisciplinaria. La enfermería se destaca en la literatura acerca de la salud de la población negra en la cual hay fuerte presencia de estudios con pueblos y comunidades tradicionales. Se observa dificultad de interpenetración de referenciales teóricos y pedagógicos del campo de la educación en la sustentación de las prácticas educativas de salud. Proponemos la cooperación y la integración científica entre esos campos visando el protagonismo del sujeto negro en los procesos de cuidado.
Descritores: Educação em Saúde
Equidade em Saúde
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Saúde das Minorias Étnicas
-Pessoal de Saúde
Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde
Educação Continuada
Atividades Científicas e Tecnológicas
Racismo
Política de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-947811
Autor: Reis, Nathália da Silva Pimentel; Peres, Ellen Marcia; Leite, Dayana Carvalho; Gomes, Helena Ferraz; Santos, Maria Fabiane Galdino dos.
Título: A produção científica de enfermagem sobre violência na adolescência / Scientific production in nursing on violence in adolescence / La producción científica de enfermería acerca de la violencia en la adolescencia
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e26475], jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica brasileira de enfermagem sobre violência na adolescência, no período de 1990 a 2015. Método: trata-se de uma revisão de literatura com análise bibliométrica, utilizando as bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e ADOLEC, de janeiro a abril de 2016, por meio dos descritores combinados: adolescente, enfermagem, violência, direitos humanos e defesa da criança e do adolescente. Resultados: toram identificados 32 artigos com início das publicações no ano 2000, e o periódico Acta Paulista de Enfermagem apresentou o maior número de artigos. Quanto à região brasileira, ressalta-se a Região Nordeste com 11 publicações. Vale destacar que 31 dos artigos encontrados advêm de instituições públicas, cujos autores priorizaram a metodologia qualitativa com análise de conteúdo. Conclusão: a produção de enfermagem encontrada totalizou um resultado inexpressivo diante do atual quadro, no qual os adolescentes são as principais vítimas da violência e representam uma importante parcela dos atendimentos do setor saúde.

Objective: to analyze Brazilian scientific production in nursing on violence in adolescence, from 1990 to 2015. Method: this literature review using bibliometric analysis drew on the MEDLINE, LILACS, BDENF and ADOLEC databases, from January to April 2016, applying the combined descriptors: adolescents, nursing, violence, human rights, and defense of children and adolescents. Results: 32 articles published since 2000 were identified, the largest number of which were in the periodical Acta Paulista de Enfermagem. In Brazil, the Northeast region stands out with 11 publications. Strikingly, 31 of the articles came from public institutions and their authors prioritized qualitative methodology with content analysis. Conclusion: production in nursing amounted to an unimpressive total in view of the current situation in which adolescents are the main victims of violence and account for a considerable portion of instances of health care.

Objetivo: analizar la producción científica brasileña de enfermería sobre violencia en la adolescencia, en el período de 1990 a 2015. Método: se trata de una revisión de literatura con análisis bibliométrico, utilizando las bases de datos: MEDLINE, LILACS, BDENF y ADOLEC, de enero a abril de 2016, por medio de los descriptores combinados: adolescente, enfermería, violencia, derechos humanos y defensa del niño y del adolescente. Resultados: se identificaron 32 artículos con inicio de las publicaciones en el año 2000, y el periódico Acta Paulista de Enfermería presentó el mayor número de publicaciones. En cuanto a la región brasileña, se resalta la región Nordeste con 11 publicaciones. Es importante relevar que 31 de los artículos encontrados provienen de instituciones públicas cuyos autores priorizaron la metodología cualitativa con análisis de contenido. Conclusión: la producción de enfermería encontrada totalizó un resultado inexpresivo ante el actual cuadro, en el cual los adolescentes son las principales víctimas de la violencia y representan una importante parte de las atenciones en el sector salud.
Descritores: Atividades Científicas e Tecnológicas
-Violência
Brasil
Pesquisa em Enfermagem
Adolescente
Adolescente/legislação & jurisprudência
Enfermagem
Revisão
Papel do Profissional de Enfermagem
Saúde do Adolescente
Direitos Humanos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-970284
Autor: Queiroz, Aline Macêdo de; Florencio, Raíssa Millena Silva; Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Elizabeth; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Amestoy, Simone Coelho.
Título: (In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem / (In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines / (In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31292, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica divulgada nos SENADEn® sobre a educação/formação em saúde mental após a instituição da Política Nacional de Saúde Mental. Método: estudo descritivo documental; dados coletados nos Anais do SENADEn® no período 2002- 2014. Incluídos os resumos que apresentaram no título pelo menos um dos descritores: saúde mental, enfermagem psiquiátrica e/ ou psiquiatria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Respeitados os direitos autorais e não houve necessidade de submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: dos 21 resumos selecionados, a maioria citou descritores, foram elaborados por três autores e objetivaram relatar experiências do processo ensino/aprendizagem em nível superior. Predominaram estudos da Região Sudeste, publicados em 2012; e que não apresentaram a temática numa perspectiva transdisciplinar. Conclusão: constatou-se a invisibilidade da temática nos Anais, o que não se coaduna com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde e com a necessidade de consolidar a educação/formação em enfermagem em saúde mental no paradigma da atenção psicossocial.

Objective: to examine the scientific production divulged at the SENADEn® on mental health education and training after introduction of Brazil's National Mental Health Policy. Method: in this descriptive documentary study, data were collected from the SENADEn® Annals for the period 2002-2014. Abstracts were included when the title contained one of the descriptors: mental health, psychiatric nursing and/or psychiatry. Thematic content analysis was used. Copyright was respected and research ethics committee approval was unnecessary. Results: of the 21 abstracts selected, most cited descriptors, were drafted by three authors, and reported experiences from the higher education teaching and learning process. The studies were predominantly from Brazil's Southeast Region; published in 2012; and did not address the subject from a transdisciplinary perspective. Conclusion: the subject was found to be invisible in the Annals, which is incompatible with the Ministry of Health agenda priorities and with the need to establish education and training in mental health nursing in line with the psychosocial care paradigm.

Objetivo: analizar la producción científica divulgada en los SENADEn® sobre la educación/formación en salud mental después de la institución de la Política Nacional de Salud Mental. Método: estudio descriptivo documental; datos recolectados en los Anales del SENADEn® en el período 2002-2014; se incluyen los resúmenes que presentaron en el título por lo menos uno de los descriptores: salud mental, enfermería psiquiátrica y/o psiquiatría. Se utilizó el análisis de contenido temático. Se han respetado los derechos de autor y no hubo necesidad de someterlo al Comité de Ética en Investigación. Resultados: de los 21 resúmenes seleccionados, la mayoría mencionó descriptores. Fueron elaborados por tres autores y objetivaron relatar experiencias del proceso enseñanza/ aprendizaje en nivel superior. Predominaron estudios de la Región Sudeste; publicados en 2012 y que no presentaron la temática desde una perspectiva transdisciplinaria. Conclusión: se constató la invisibilidad de la temática en los Anales, lo que no coincide con la agenda de prioridades del Ministerio de Salud y con la necesidad de consolidar la educación / formación en enfermería en salud mental en el paradigma de la atención psicosocial.
Descritores: Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Educação em Enfermagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
Políticas Públicas de Saúde
-Brasil
Epidemiologia Descritiva
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Pordeus, Isabela Almeida
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Id: biblio-1087807
Autor: Freitas, Gabrielle Amaral; Zarzar, Patrícia Maria Pereira de Araújo; Paiva, Saul Martins; Pordeus, Isabela Almeida; Ferreira, Fernanda de Morais.
Título: Perfil dos orientadores de bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais / Profile of the advisors of scientific initiation Scholars at the Faculdade de Odontologia at Universidade Federal de Minas Gerais
Fonte: Arq. odontol;56:1-8, jan.-dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Traçar o perfil dos orientadores de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais durante uma década.Métodos: Foi feita uma avaliação retrospectiva da formação, da carreira e daexperiência de orientações na pós-graduação e na graduação dos professores da Instituição que orientaram alunos como bolsistas do Programa de Iniciação Científica de 2006 a 2016. Com base em informações dos currículos cadastrados na plataforma Lattes do CNPq, a produção intelectual dos docentes foi analisada, quanti e qualitativamente, Qualis 2015. Para avaliar a correlação entre o número de orientações de Iniciação Cientifica e as demais variáveis numéricas, foi usado o coeficiente de correlação de Spearman e para verificar se existia diferença entre o número de orientações de Iniciação Cientifica entre as categorias das variáveis categóricas, foram usados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: Pouco mais de 35% (n = 44) do total de professores da Instituição, com formações, tempo de titulação e níveis de carreira diversos, alocados nos 4 departamentos, orientaram bolsistas no período; dos quais 18 tinham orientações em andamento. Quase 90% destes apresentam vínculo com Programa de pós-graduação. As áreas responsáveis pelo maior número de bolsas vigentes são a Odontopediatria e Odontologia social e preventivas. O número de orientações de Iniciação Científica concluídas e em andamento por orientador apresentou correlação positiva e significante (rs, p < 0,05) com a produção científica qualificada (≥ B3) e com o número de orientações de pós-graduação stricto sensu, mas não esteve correlacionada a outras produções e orientações. Conclusão: O perfil de orientadores de Iniciação Científica entre o período de 2006-2016 foi diversificado, com diferentes áreas de atuação, níveis de carreira e titulação. No entanto, observamos que a participação no Programa é pequena diante do total de docentes com titulação, capacidade de orientação e do número de alunos de graduação da Instituição. Isso se deve principalmente ao número de bolsas de Iniciação Científica não conseguir contemplar todos os professores que se inscrevem no programa.

Aim: To outline the profile of the Scientific Initiation advisors of the School of Dentistry at the Federal University of Minas Gerais over a 10-year period. Methods: A retrospective assessment was made regarding the education, career, and experience of postgraduate and undergraduate guidance rendered by the institution's faculty who advised students who were fellows of the Scientific Initiation Program from 2006 to 2016. Based on information from registered curricula in the CNPq Lattes platform, the intellectual production of teachers was analyzed, both quantitatively and qualitatively, according to Qualis 2015. To evaluate the correlation between the amount of Scientific Initiation guidance rendered and the other numerical variables, the Spearman correlation coefficient was used, and to verify if there was a difference between the amount of Scientific Initiation guidance rendered between the categories of categorical variables, the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests were used. Results: Just over 35% (n = 44) of the total number of teachers of the institution, with different degrees, tenure, and career levels, allocated in the four departments, advised fellows during this period, of which 18 received ongoing guidance, almost 90% of which were linked to the Postgraduate Program. The areas responsible for the largest number of scholarships in effect cane from the fields of Pediatric Dentistry and Social and Preventive Dentistry. The amount of completed and ongoing Scientific Initiation guidance rendered per advisor showed a significant positive correlation (rs, p < 0.05) with qualified scientific output (≥ B3) and with the amount of stricto sensu postgraduate guidance rendered, but was not correlated with other productions and advice. Conclusion: The profile of Scientific Initiation advisors between 2006-2016 was diverse, with different areas of activity, career levels, and titles. However, we observed that participation in the program is minimal, given the total number of professors with a degree, capacity to provide advice, and the number of undergraduate students registered at the institution. This is mainly due to the number of Scientific Initiation scholarships failing to contemplate all teachers who enrolled in the program.
Descritores: Pesquisadores
Estudantes
Mentores
Pesquisa em Odontologia
Educação Superior
Academias e Institutos
Atividades Científicas e Tecnológicas
Docentes
Bolsas de Estudo
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca



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