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Pesquisa : SH1.020.010.020 [Categoria DeCS]
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Id: lil-763901
Autor: Bastos, Alana Queiroz; Almeida, Ana Raquel Campos; Carneiro, Cintia Maria Moraes; Rivemales, Maria da Conceição Costa; Paiva, Mirian Santos.
Título: Produção científica sobre DST/HIV/AIDS: análise de periódicos de enfermagem / Cientific production on STD/HIV/AIDS: analysis of nursing journals / Producción científica sobre ETS / VIH / SIDA: análisis de revistas de enfermería
Fonte: Rev. baiana enferm;26(1), 2012.
Idioma: pt.
Resumo: As Doenças Sexualmente Transmissíveis tornaram-se um dos grandes problemas contemporâneos da SaúdePública, trazendo implicações objetivas e subjetivas para a sociedade em diversas dimensões. Pela sua magnitude,transcendência, vulnerabilidade e factibilidade de controle, as DSTs devem ser priorizadas enquanto agravos emsaúde pública. O estudo buscou analisar a produção do conhecimento de enfermagem em periódicos nacionaisnos últimos cinco anos. Trata-se de uma revisão integrativa. O corpus da pesquisa foi constituído por 86 artigos. Oconjunto das publicações analisadas demonstrou que 63 (73,25%) dos 86 artigos selecionados tratavam sobre o HIV/AIDS; 18 artigos (20,93%) discorriam sobre as DSTs de uma forma geral, associando questões de vulnerabilidade,comportamento de risco, sexualidade e tuberculose; e apenas 5 (5,81%) publicações versavam unicamente sobre oHPV. Concluiu-se que as DSTs continuam a apresentar riscos à saúde da população brasileira, mesmo com todo oavanço técnico-científico e evolução do setor saúde, fator que justifica a relevância deste estudo e a importância daprodução científica de enfermagem nesta área.

Sexually Transmitted Diseases (STD) have become one of the greatest contemporary public health issues, bringingobjective and subjective implications for society in various dimensions. By its magnitude, transcendence, vulnerabilityand feasibility of control, STD should be prioritized while matter in public health. The study sought to analyze theproduction of nursing knowledge about sexually transmitted diseases (STD) in national journals in the last five years.It is an integrative review. The corpus of the research consisted of 86 articles. All the publications analyzed showedthat 63 (73.25%) of 86 selected articles were on HIV/AIDS; 18 articles (20.93%) spoke about STDs in general, linkingissues of vulnerability, risk behaviour, sexuality, and tuberculosis; only 5 (5.81%) publications dealt solely on HPV.It was concluded that STD continue to pose risks to the health of the Brazilian population, even with all the technicaland scientific development and advancement of the health sector, a factor that justifies the relevance of this studyand the importance of nursing scientific production in this area.

Las Enfermedades de Transmisión Sexual (ETS) se convirtieron en uno de los grandes problemas contemporáneosde Salud Pública, implicando en consecuencias objetivas y subjetivas para la sociedad en sus diversas dimensiones.Por su magnitud, trascendencia, vulnerabilidad y factibilidad de control, las ETS deben tener prioridad, en cuanto aagravios en materia de salud pública. El estudio objetivó analizar la producción del conocimiento en enfermería enrevistas nacionales durante los últimos cinco años. Se trata de una revisión integradora. El corpus de la investigaciónse compuso de 86 artículos. El conjunto de las publicaciones analizadas mostraron que 63 (73,25%) de los 86artículos seleccionados trataban sobre el VIH/SIDA; 18 artículos (20,93%) trataban, de forma general, sobre ETS,asociando cuestiones como vulnerabilidad, comportamiento de riesgo, sexualidad y tuberculosis; sólo 5 (5,81%) delas publicaciones trataban exclusivamente sobre el VPH. Se concluye que las ETS continuan ofreciendo riesgos parala salud de la población brasileña, a pesar de todos los avances técnicos-científicos y la evolución del sector de lasalud, factor que justifica la relevancia de este estudio y la importancia de la producción científica de enfermeríaen esta área.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Publicação Periódica
-Doenças Sexualmente Transmissíveis
Sexualidade
Pesquisa Aplicada
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: lil-764931
Autor: Therrien, Sílvia Maria Nóbrega; Andrade, Laurinete Sales de.
Título: Pesquisa na Pós-graduação: impasses na elaboração do projeto / Research in graduate programs: difficulties in preparing the project / Investigación en el postgrado: impases en la elaboración del proyecto
Fonte: Rev. baiana enferm;22/23(1/3), 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa, no Brasil, concentra-se atualmente nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado),no entanto são identificados vários problemas para a sua realização que tanto podem estar relacionados acaracterísticas do corpo discente, quanto ao sistema de ensino e ao corpo docente, notadamente nas áreas de saúde eeducação. Este artigo teve como objetivo identificar as dificuldades, limitações e potencialidades de alunos, para odesenvolvimento e conclusão de seus trabalhos de investigação, procurando evidenciar sua formação para pesquisa.Quanto à natureza dos dados, o estudo foi classificado como qualitativo; no que concerne aos objetivos, éexploratório-descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questõesabertas. As respostas foram analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a descoberta doobjeto de investigação aconteceu, em ordem de frequência, com suporte na vivência profissional, seguida do interessepessoal, orientação do professor, relevância do tema e experiência de cada um. As dificuldades na elaboração doprojeto foram relatadas como desconhecimento da metodologia, seguida do estranhamento com a literatura, dainsegurança na argumentação teórica e dificuldades na escrita. Os resultados remetem a ausência de formação inicialpara investigação na graduação, o que confirma a necessidade de se integrar melhor a pesquisa com o ensino.

Research in Brazil is currently restricted to graduate programs; however, there are various problems, which complicate thecompletion of research projects. These could be related to the student body, as well as to the teaching system, or the professors,especially in the areas of health and education. The objective of this article was to identify students? difficulties, limitations,and potentials in the development and conclusion of their research projects, aiming to illustrate their training on research.This is an explorative-descriptive study, with a qualitative approach. For data gathering, a questionnaire with two open-endquestions was utilized. The answers were analyzed using content analysis. The results illustrated that the discovery of theresearch subject happens in order of frequency: first, based on professional experience; followed by personal interest;advisor?s suggestions; relevance of the subject; and individual experience. The difficulties in the preparation of the projectwere identified as lack of information about methodology, unfamiliarity with the literature, lack of confidence intheoretical justification, and writing difficulties. The results point to the lack of preliminary training in research duringundergraduate programs. This confirms the need to integrate research and education.

La investigación, en Brasil, actualmente se concentra en los programas de postgraduación stricto sensu (maestría ydoctoramiento), sin embargo, son identificados varios problemas para su realizacióno que tanto pueden estar relacionados a características del cuerpo discente, cuanto al sistema de enseñanza y al cuerpo docente, notadamenteen las áreas de la salud y la educación. Este artículo tuvo como objetivo identificar las dificuldades, limitaciones ypotencialidades de los alumnos, para el desarrollo y conclusión de sus trabajos de investigación, procurandoevidenciar su formación para la investigación. Cuanto a la naturaleza de los datos, el estudio fue clasificado comocualitativo; en lo que concierne a los objetivos, es exploratóriodescriptivo. Como instrumento de colecta de datos fueutilizado un cuestionario con dos cuestiones abiertas. Las respuestas fueron analizadas a la luz del análisis decontenido. Los resultados indicaron que la descubierta del objeto de investigación aconteció, en orden de frecuencia,con soporte en la vivencia profesional, seguida del interés personal, orientación del profesor, relevancia del tema yexperiencia de cada uno. Las dificultades en la elaboración del proyecto fueron relatadas como desconocimiento de lametodología, seguida del distanciamiento con la literatura, de la inseguridad en la argumentación teórica y dificultadesen la escrita. Los resultados remiten la ausencia de formación inicial para la investigación en la graduación, lo queconfirma la necesidad de integrar mejor la investigacióna con la enseñanza.
Descritores: Educação Superior
Educação de Pós-Graduação
Acreditação de Programas
Programação
-Estudantes
Revisão da Pesquisa por Pares
Pesquisa Aplicada
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1146255
Autor: Silva, Alexandre Anselmo da; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Sousa, Leonardo Pereira de; Barra, Daniela Couto Carvalho; Lazzari, Daniele Delacanal; Nascimento, Keyla Cristiane do.
Título: Desenvolvimento de protótipo de reanimação cardiopulmonar para educação em saúde / Development of a cardiopulmonary resuscitation prototype for health education / Desarrollo de un prototipo de reanimación cardiopulmonar para la educación en salud
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e53033, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de baixo custo para reanimação cardiopulmonar em adultos, com ênfase nos fluxos arteriais e venosos para fins educacionais. Método: trata-se de estudo oriundo de trabalho de conclusão de curso, utilizando abordagem do design thinking para elaboração do protótipo, realizado em uma universidade pública federal no sul do Brasil, entre setembro e novembro de 2019. Na validação, participaram 13 indivíduos com expertise em Urgência e Emergência, sendo utilizado um instrumento com escala Likert, composto por sete itens sobre aparência e usabilidade. Resultados: o protótipo foi idealizado usando um manequim de exposição de roupas como estrutura principal. Além do tórax permitir compressões, uma rede de ductos que simulam os fluxos sanguíneos demonstrou visualmente a circulação sanguínea e a injeção de medicações intravenosas. Conclusão: o protótipo possui capacidade de potencializar o processo de ensinoaprendizagem em suporte básico e avançado de vida, especialmente quando sustentado por metodologias ativas.

Objective: to develop and validate a low-cost prototype for cardiopulmonary resuscitation in adults, with an emphasis on arterial and venous flows, for educational purposes. Method: this study, which originated from a course conclusion project to develop a prototype using the design-thinking approach, was conducted at a federal public university in southern Brazil between September and November 2019. Thirteen individuals with expertise in emergency care took part in validation, using a Likert scale instrument consisting of seven items on appearance and usability. Results: the prototype was designed using a clothing display mannequin as the main structure. Compressions could be performed on the chest, and a network of ducts simulated blood flows visually, demonstrating blood circulation and intravenous medication injections. Conclusion: the prototype was able to enhance teaching and learning on basic and advanced life support, especially when supported by active methodologies.

Objetivo: desarrollar y validar un prototipo de bajo costo para reanimación cardiopulmonar en adultos, con énfasis en los flujos arteriales y venosos, con fines educativos. Método: este estudio, que se originó a partir de un proyecto de conclusión de curso para desarrollar un prototipo utilizando el enfoque de pensamiento de diseño, se realizó en una universidad pública federal en el sur de Brasil entre septiembre y noviembre de 2019. En la validación participaron trece personas con experiencia en atención de emergencias , utilizando un instrumento de escala Likert que consta de siete ítems sobre apariencia y usabilidad. Resultados: el prototipo se diseñó utilizando un maniquí de exhibición de ropa como estructura principal. Se podían realizar compresiones en el pecho y una red de conductos simulaba visualmente los flujos sanguíneos, lo que demostraba la circulación sanguínea y las inyecciones de medicación intravenosa. Conclusión: el prototipo fue capaz de mejorar la enseñanza y el aprendizaje sobre soporte vital básico y avanzado, especialmente cuando fue apoyado por metodologías activas.
Descritores: Universidades
Reanimação Cardiopulmonar/educação
Treinamento por Simulação
Estudo de Prova de Conceito
-Circulação Sanguínea
Brasil
Simulação
Tecnologia de Baixo Custo
Pesquisa Aplicada
Aprendizagem
Manequins
Modelos Anatômicos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-986139
Autor: Donk, Cyrilla van der; Lanen, Bas van.
Título: Practitioner research in the practice and education of healthcare professionals in the netherlands
Fonte: Texto & contexto enferm;27(4):e0650017, 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: the purpose of this study is to explore the increased attention for practitioner research in the practice of healthcare professionals in the Netherlands and its consequences for the implementation of research in higher professional healthcare education. Method: this study is a reflection based on a literature review. Results: recent developments in the practice of healthcare professionals in the Netherlands have led to the belief that an analytic, inquisitive and reflective capacity is playing an increasingly important role for healthcare professionals to function optimally and to improve clinical practice through innovation. In the Netherlands professionals in healthcare carry out practitioner research projects to construct local knowledge and improve their own professional practice. Increasingly, institutes for higher professional healthcare education have implemented continuous research curricular strands to teach students to conduct practitioner research. Conclusion: practitioner research is seen as an effective professional learning strategy that promotes the use of theory and recognizes practical knowledge and expertise of the healthcare professionals and their patients and clients. Practitioner research should be implemented in practice and education as a distinct form of research. In continuous research curricular strands in higher professional healthcare education students should acquire sufficient research self-efficacy and the experience that practitioner research can enhance professional learning and practice development.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Setor de Assistência à Saúde
Educação Superior
Pesquisa Aplicada
Inovação
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-648104
Autor: Anon.
Título: Conclusiones de las presentaciones del III Congreso Internacional de Investigación Aplicada a la Nutrición - CIIANUT 2010 / Conclusions of the presentations of the III Congreso Internacional de Investigacion Aplicada a la Nutricion - CIIANUT 2010
Fonte: ReNut;4(12):582-584, abr.-jun. 2010.
Idioma: es.
Descritores: Pesquisa Aplicada
Ciências da Nutrição
-Congressos como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-646642
Autor: Gómez-Sánchez, Iván; Quintana, Margot; Ysla, Marlit; Carbajal, Iván.
Título: Resumen de la mesa redonda No 5 investigación aplicada a la nutrición / Summary of the round table No 5 nutrition applied research
Fonte: ReNut;3(8):385-390, abr.-jun. 2009. tab.
Idioma: es.
Descritores: Pesquisa
Pesquisa Aplicada
Ciências da Nutrição
Sistemas de Informação
-Congressos como Assunto
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-646637
Autor: Anon.
Título: Conclusiones de las mesas redondas del II Congreso de Investigación Aplicada a la Nutrición - CIIANUT 2009 / Conclusions of the round tables of the II Congreso de Investigacion Aplicada a la Nutricion - CIIANUT 2009
Fonte: ReNut;3(8):358-360, abr.-jun. 2009.
Idioma: es.
Descritores: Cálcio
Esportes
Ferro
Pesquisa Aplicada
Ciências da Nutrição
Valor Nutritivo
Vitamina A
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-619899
Autor: Marcon, Patrícia Maria.
Título: O processo de tomada de decisão do enfermeiro no cenário administrativo / The nurse's decision making processin the administration cenery.
Fonte: Curitiba; s.n; 2006. 138 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo, caracterizado como uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, teve como objetivo descrever e analisar a estrutura do porcesso de Tomada de Decisão do Enfermeiro ao exercício das funções administrativas desenvolvidas em unidades de terapia intensiva. A pesquisa ocorreu em uma instituição hospitalar, de grande porte, no município de Curitiba, cuja população abordada foram os Enfermeiros com cargo administrativo. A fim de subsidiar as reflexões foi construído um referencial teórico estruturado nos seguintes temas: Processo de trabalho; Teorias Administrativas e a Enfermagem; e Processo de Tomada de Decisão. Para a coleta de ados, foram utilizadas as técncias de observação não-participante e entrevista semi-estruturada. Os dados foram sistematizados e analisados seguindo a proposta de Análise de Conteúdo, que resultou na definição de cinco categorias: Processo de Tomada de Decisão como função administrativa; Tipos de Decisões; Elementos que influenciam a tomada de decisão; Participação no porcesso decisório; e Etapas para uma decisão. A partir da análise foi possível definir uma estrutura para o Processo de Tomada de Decisão, o qual se caracterizou como uma atividade administrativa, que perpassa o ambiente de trabalho e acompanha o indivíduo, por meio da reflexão, até a resolução; entendido como responsabilidade do Enfermeiro, desvinculado de ser apenas solução de problemas, constituído de decisões programadas e não porgramadas, que estabelecem grau de complexidade, previsão de tempo e prioridade para as decisões. Identificou-se ainda, que o processo decisório é influenciado por aspectos individuais, nível de conhecimento,m características institucionais, desenvolvimento intuitivo e ético. Foi possível pontuar quatro etapas a serem seguidas para se atingir uma decisão: análise da situação; elaboração e avaliação das alternativas; implementação e seu monitoramento.
Descritores: Pesquisa Aplicada
Pesquisa Qualitativa
Teoria da Decisão
Tomada de Decisões Gerenciais
Unidades de Terapia Intensiva
Ética Profissional
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde
T 362.173068; M321, 2006


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Id: lil-533496
Autor: Manhães, Vivian Marilia da Silva.
Título: Cronotipo e privação do sono nos trabalhadores do serviço noturno hospitalar de enfermagem / Chronotip and sleep privation in the night shift nursing hospital workers.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 71 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo, estudar a influência dos aspectos cronobiológicos individuais na tolerância dos profissionais de enfermagem ao serviço noturno hospitalar. Classificou os profissionais de enfermagem do serviço noturno de acordo com o perfil cronobiológico, quantificou a sonolência desses profissionais, relacionou o grau de sonolência dos mesmos com seus respectivos cronotipos e discutiu teoricamente a aplicação da cronobiologia na organização do trabalho de enfermagem. Caracterizou-se como pesquisa de natureza aplicada; quantitativa quanto à forma de abordagem do problema; descritiva, do ponto de vista de seus objetivos e de levantamento, quanto aos procedimentos técnicos. A instituição campo da pesquisa foi um hospital universitário situado no estado do Rio de Janeiro. Através da técnica de amostragem não probabilística intencional, 33 profissionais de enfermagem, foram selecionados como sujeitos da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Matutinidade/Vespertinidade de Horne e Ostberg e a Escala de Sonolência de Epworth. A coleta de dados durou dez dias do mês de agosto de 2008, cobrindo os três plantões da escala 12X60h. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e os resultados apresentados sob a forma de gráficos. Diante dos resultados apresentados, verifica-se que houve o predomínio de técnicos de enfermagem na amostra estudada; a maior parte foi do sexo feminino, com idade média de 46 anos. O cronotipo predominante foi o indiferente e não se encontraram os extremos definitivamente matutinos e definitivamente vespertinos. Quanto ao grau de sonolência, a maioria dos sujeitos apresentou resultados diferentes da normalidade nos mais diferentes níveis. Quando o grau de sonolência foi aplicado a cada cronotipo separadamente, observou-se que os sujeitos de cronotipo moderadamente vespertino apresentaram uma boa tolerância ao trabalho noturno...

The present study has as objective to study the influence of the individual chronobiological aspects in the tolerance of the nursing professionals to the hospital night shift. Classified the professionals of nursing of the hospital night shift in accordance with their chronobiological profile, quantified the sleepiness of these professionals, related the degree of sleepiness of the professionals of nursing of the night shift with its respective chronotips and argued, in theory, the application of the chronobiology in the organization of the nursing work. This research was characterized as applied nature; quantitative to the form of boarding of the problem; descriptive, of the point of view of its objectives and survey, according to technician procedures. The institution of the research was an university hospital located in the state of Rio de Janeiro. Through the intentional sampling, 33 professionals of nursing is selected as citizens of the research. The instruments used were the Eveningness/Morningness Questionnaire and the Epworth Sleepiness Scale. The collection of data lasted ten days of the month of August of 2008, covering the three shifts in a 12X60h scale. The data were analyzed through descriptive statistics and the results presented under the form of graphs. Ahead of the presented results, most was verified that it had the predominance of nursing technician in the studied sample; of female sex, with average age of 46 years. Predominant chronotip was the indifferent one and it does not meet the definitly morningness and definitly eveningness one extrems. About the sleepiness degree, the majority of the citizens presents resulted different of normality in the most different levels. When the sleepiness degree was applied to each chronotip separately, was observed that the citizens of moderately eveningness chronotip presented a good tolerance to the night shift work...
Descritores: Enfermagem do Trabalho
Fenômenos Cronobiológicos
Periodicidade
Privação do Sono/enfermagem
Jornada de Trabalho em Turnos
-Brasil
Condições de Trabalho
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Aplicada
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE441


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Id: lil-747446
Autor: Vilarinho, Lílian Machado; Nogueira, Lidya Tolstenko; Nagahama, Elizabeth Eriko Ishida.
Título: Avaliação da qualidade da atenção ao trabalho de parto e parto de adolescentes / Evaluation of the quality of labor obstetric and delivery care to teenagers / Evaluación de la calidad de la atención al trabajo de parto y parto de adolescentes
Fonte: Rev. enferm. UERJ;21(2):221-227, abr.-jun. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa avaliativa que objetivou avaliar a qualidade da atenção ao trabalho de parto e parto de adolescentes com filhos nascidos vivos em instituição de saúde de Teresina, Piauí, e identificar fatores associados à qualidade da atenção. Foram analisados 174 prontuários e entrevistadas 44 adolescentes de maio a julho de 2010. Com base em recomendações do Ministério da Saúde, selecionaram-se indicadores relacionados ao processo assistencial. A qualidade da atenção foi categorizada em adequada superior, adequada, intermediária e inadequada. Utilizou-se estatística descritiva uni e bivariada, adotando-se nível de significância de 5%. Verificou-se que a atenção ao trabalho de parto e parto foi adequada para 24,7% das adolescentes. Identificou-se que as adolescentes que realizaram menos de seis consultas no pré-natal, ou com antecedentes de cesárea, receberam atenção intermediária ou inadequada ao parto. Há necessidade de melhoria da qualidadee humanização da assistência durante o trabalho de parto e no processo de parturição.

Evaluative research aimed to evaluate the quality of care during labor and live births to teenagers in a health institution in Teresina, Piauí and identify factors associated with quality of care. We analyzed 174 medical records and interviewed 44 teenagers from May to July 2010. Based on recommendations from the Ministry of Health, indicators related to the care process were selected. The quality of care was categorized as more appropriate, adequate, intermediate and inadequate. We used univariate and bivariate descriptive statistics, adopting a significance level of 5%. It was found that labor and delivery care was adequate for 24.7% of teenagers. It was found that teenagers who had less than six prenatal consultations or a history of cesarean delivery care received intermediate or inadequate birth care. There is a need to improve the quality and humanization of care during labor and in the process of parturition.

Investigación evaluativa con el objetivo de evaluar la calidad de la atención al trabajo de parto y al parto de adolescentes con hijos nacidos vivos en institución de salud en Teresina, Piauí-Brasil e identificar los factores asociados con la calidad de la atención. Se analizaron 174 historias clínicas y se entrevistó a 44 adolescentes, de mayo a julio de 2010. Con base en las recomendaciones del Ministerio de la Salud se han seleccionado los indicadores relacionados con el proceso de atención. La calidad de la atención fue categorizada como más apropiada, adecuada, intermediaria e inadecuada. Se utilizó estadística descriptiva univariante y bivariante, con la adopción de un nivel de significancia de 5%. Se encontró que la atención al trabajo de parto y al alumbramiento era adecuadapara el 24,7% de las adolescentes. Se identificó que las adolescentes que tuvieron menos de seis consultas prenatales o una historia de parto por cesárea recibieron atención intermediaria o inadecuada. Hay una necesidad de mejorar la calidad y la humanización de la atención durante el parto y en el proceso de parturición.
Descritores: Avaliação em Saúde
Parto
Trabalho de Parto
-Brasil
Pesquisa Aplicada
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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