Base de dados : LILACS
Pesquisa : SH1.020.030 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 97 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 10 ir para página                        

  1 / 97 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040868
Autor: Yacoman, Macarena; Diaz, Claudio.
Título: Utilização do Inglês Oral na Aprendizagem Baseada em Projetos / Utilización del Inglés Oral en el Aprendizaje Basado en Proyectos / Use of Oral English in Project Based Learning
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e185835, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo centra-se no uso de tarefas orais para desenvolver a vontade de comunicação dos alunos na Aprendizagem Baseada em Projetos. Os participantes foram 31 alunos da 10ª série de uma escola particular no Chile. Os dados desta pesquisa foram coletados através de aulas gravadas por áudio e uma escala de classificação de percepção. Os resultados mostram que, sempre que os alunos foram expostos a tarefas orais específicas, eles usaram o inglês com mais frequência para solicitar informações, em oposição ao L1, espanhol. Os alunos também se inclinam a dar mais informações em inglês ao responder a perguntas de sim/não, em oposição a perguntas de conteúdo de respostas completas. Além disso, os alunos usaram sua L1 poucas vezes; no entanto, o espanhol ainda era usado quando o professor não estava monitorando as tarefas. O estudo também revelou que os estudantes perceberam que usavam o inglês em diferentes frequências para diferentes funções do idioma.

Este estudio se centra en el uso de tareas orales para desarrollar las ganas de comunicación de los alumnos en el Aprendizaje Basada en Proyectos. Los participantes eran treinta y un alumnos de la 10º grado de una escuela particular en Chile. Se recolectaron los datos de esa investigación por intermedio de clases grabadas por audio y una escala de clasificación de percepción. Los resultados apuntan que, siempre que los alumnos fueron expuestos a tareas orales específicas, ellos usaron el inglés con más frecuencia para solicitar información, en oposición al L1, español. Los alumnos también se inclinan a dar más información en inglés al contestar preguntas del tipo sí/no, en oposición a preguntas de contenido de respuestas completas. Además, los alumnos usaron su L1 pocas veces; sin embargo, el español aún era usado cuando el profesor no estaba monitoreando las tareas. El estudio también apuntó a que los estudiantes percibieron que usaban el inglés en distintas frecuencias para diferentes funciones del idioma.

This study focuses on the use of oral tasks to develop students' willingness to communicate (WTC) under a Project Based Learning (PBL) approach. The participants were thirty-one 10th graders from a private school in Chile. The data of this research was collected through audio-recorded lessons and a students' perception rating scale. The findings show that whenever the students were exposed to specific oral tasks, they used English more frequently to ask for information, as opposed to their L1, Spanish. The students also inclined to give more information in English when answering yes/no questions, as opposed to wh- questions. Moreover, the students used their L1 very few times; however, Spanish was still used when the teacher was not monitoring the tasks. The study also revealed that the students perceived they used English in different frequencies for different language functions.
Descritores: Ensino
Projetos
Aprendizagem
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


  2 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-909265
Autor: Caron, Ana Elisa Guginski; Marchi Junior, Wanderley; Silva, Marcelo Moraes e.
Título: O mapeamento da produção científica sobre projetos esportivos no Brasil / Mapping the cientific prodution on sports projects in Brazil
Fonte: Licere (Online);21(2):i:26-f:49, junho2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo busca mapear a produção científica brasileira na área de projetos esportivos, visando oferecer um panorama do conhecimento produzido nessa temática para auxiliar na discussão sobre a utilização do esporte em projetos sociais. As pesquisas foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Scielo. Foram encontrados 29 artigos, 9 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado sobre a temática com produções que datam de 2003 a 2016. A título de conclusão o estudo aponta que se trata de uma temática com um grande espectro de abordagens e temáticas.

The present study seeks to map the Brazilian scientific production on sports projects area, in order to draw an overview of produced knowledge in this issue, helping discussions about using sports on social projects. The researches were carried out in the Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) and Scielo. As a results of the researches were found 29 articles, 9 master's dissertation and 2 doctoral theses about this issue dating from 2003 to 2016. In conclusion, this study points out this is an issue with wide range of approaches and themes.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Planejamento Social
Esportes
Educação
Projetos
Atividades Científicas e Tecnológicas
Iniquidade Social
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  3 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-998119
Autor: Peres, Juliana de Morais; Pereira, Aline Costa Silva; Santos, Thalita Trajano da Fonsêca; Guedes, Deyse Cristina Valença; Nascimento, Isabele Batista do; Bezerra, Marlos Alves; Presgrave, Fabio Soren.
Título: RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO MUSICAL ERUDITA: ESTUDO EM PROJETO SOCIAL COM JOVENS DE PERIFERIA / Resilience and Erudite Music Education: Study in Social Project with Outskirts Youth / Resiliencia y Educación Musical Erudita: Estudio en Proyecto Social con Jóvenes de Periferia
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(46):61-70, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar se a participação em um projeto social de musicalização erudita facilita a construção de resiliência em jovens de periferia. Participaram jovens inseridos num projeto de musicalização, promovido por uma ONG da cidade de Natal, Brasil. Foram utilizadas, como procedimentos de obtenção dos dados, a observação participante, a técnica da Linha da Vida e entrevistas semi-estruturadas. Como resultados, verificou-se que, apesar de os jovens buscarem com a participação no projeto algo positivo depois de dificuldades vividas, a maioria deles não vê tal projeto como prioridade. A despeito das falas positivas com relação ao projeto e à música, evidenciou-se que a ligação dos jovens com o projeto é, na maioria das vezes, atribuída somente à aquisição de técnica musical. Os jovens relatam que, sobre sua dedicação à música erudita, existe entre seus familiares e amigos olhares de estranhamento e desencorajamento, mas também curiosidade e cobrança de maior dedicação. Alguns dos jovens apontam que a música erudita não é atrativa ou amparadora quando se tem uma vida difícil; outros, porém, encontraram nela apoio para enfrentar adversidades ­ um suporte ao desenvolvimento da resiliência.

The aim of this study was to investigate whether the participation in a social project of erudite musicalization supports or facilitates the construction of resilience in young people from the outskirts. The participants were young members of a musicalization project, promoted by an NGO in the city of Natal, Brazil. Participant observation, the Life Line technique and semi-structured interviews were used as data collection procedures. As a result, it was found that, although the participants have sought, with involvement in the project, something positive after difficulties experienced, most of them do not see such project as a priority. In spite of the positive statements about the project and music, it was evidenced that the connection with the project is, in most cases, only attributed to the acquisition of musical technique. The participants report that some friends and relatives find it odd and discourage them when it comes to erudite music, but some are also curious about it or ask for more dedication. Some of the participants point out that erudite music is not attractive or helpful when one has a difficult life; others, however, found support in dealing with adversity ­ a support for the development of resilience.

El presente trabajo tuvo por objetivo investigar si la participación en un proyecto social de musicalización erudita facilita la construcción de resiliencia en jóvenes de periferia. Participaron jóvenes componentes de un proyecto de musicalización, promovido por una ONG de la ciudad de Natal, Brasil. Se utilizaron, como procedimientos de obtención de los datos, observación participante, técnica de la Línea de la Vida y entrevistas semiestructuradas. Como resultados, se verificó que, a pesar de los jóvenes buscaren, con la participación en el proyecto, algo positivo después de dificultades vividas, la mayoría de ellos no ve tal proyecto como prioridad. No obstante las palabras positivas con respecto al proyecto y a la música, evidenció que la conexión de los jóvenes con el proyecto es, en la mayoría de las veces, atribuida solamente a la adquisición de técnica musical. Los jóvenes relatan que, sobre su dedicación a la música erudita, existen entre sus familiares y amigos miradas de extrañamiento y desaliento, pero también curiosidad y cobranza de mayor dedicación. Algunos de los jóvenes apuntan que la música erudita no es atractiva o amparadora cuando se tiene una vida difícil; otros, sin embargo, encontraron en ella apoyo para enfrentar adversidades - un soporte al desarrollo de la resiliencia.
Descritores: Educação não Profissionalizante
Projetos
Resiliência Psicológica
Música
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  4 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-839480
Autor: Ortega López, Irma Leonor; Dupotey Varela, Niurka María; Reyes Hernández, Ivette; Verdecia Rosés, Miguel Ernesto; Veranes Vera, Yoenia; Sagaró Yi, Natacha de la Concepción; Núñez Pérez, Claudia Lisset; Barroso Barrientos, Arlettys.
Título: Content design and validation of a Standard Operating Procedure to provide pharmacotherapy follow-up for the elderly in Cuba
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);53(2):e15215, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Incorporating methodological tools that allow uniform and standardized development from the clinical pharmacy services to the Pharmaceutical Care practice, is nowadays a necessity. Considering the importance of pharmaceutical care provision to elderly patients, this manuscript introduces the design and content validation of a standard operating procedure to provide pharmacotherapy follow-up to the elderly in nursing homes in Cuba. The procedure was designed based on a deep analysis of documents relative to experiences focused on holistic care to elderly patients, criteria for the identification and assessment of potentially inappropriate prescriptions and the relationship between functional geriatric evaluation and the use of drugs. The content validation was conducted by a panel of experts, using the Delphi methodology, through two working sessions. In addition, we used Likert-type scale to evaluate the procedure by experts, in line with the indicators described. In general, the criteria issued by the experts were very appropriate and allowed us to modify, add or keep several elements of the instrument for the final version. The findings demonstrated that the instrument can be used at any level of health care.
Descritores: Idoso/estatística & dados numéricos
Tratamento Farmacológico/estatística & dados numéricos
Projetos
/estatística & dados numéricos
ESOPHAGEAL CYST9/estatística & dados numéricos
-Idoso
Métodos
Técnica Delfos
Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde)
Assistência à Saúde/normas
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1011644
Autor: Siafaka, Panoraia; Okur, Mehmet Evren; Ayla, Sule; Er, Sevda; Caglar, Emre Sefik; Okur, Neslihan Üstündag.
Título: Design and characterization of nanocarriers loaded with Levofloxacin for enhanced antimicrobial activity; physicochemical properties, in vitro release and oral acute toxicity
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);55:e18295, 2019. tab, graf, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Inorganic and carbon based nanomaterials are widely used against several diseases, such as cancer, autoimmune diseases as well as fungi and bacteria colonization. In this work, Santa Barbara Amorphous mesoporous silica (SBA), Halloysite Nanotubes (HNTs) and Multiwalled Carbon Nanotubes (CNTs) were loaded with fluoroquinolone Levofloxacin (LVF) to be applied as antimicrobial agents. The prepared via adsorption nanocarriers were characterized by Fourier-Transformed Spectroscopy, Scanning Electron Microscopy as well as High Pressure liquid Chromatography. In vitro release studies were carried out using Simulated Body Fluid at 37oC and data analyzed by various kinetic models showing slow dissolution over 12-24 hours. Antimicrobial studies showed improved antibacterial activity against Escherichia coli, Enterococcus faecalis, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, and Staphylococcus epidermidis compared to neat nanomaterials. CNTs were found to be the most promising candidates for LVF delivery and they were chosen to be further studied for their acute oral toxicity and histopathological examination using C57/Black mice. Histological examination depicted that drug loading did not affect mice organs morphology as well as hepatocyte degeneration, central vein degeneration and parenchymal necrosis scores. To conclude, the prepared nanomaterials present significant characteristics and can act as antimicrobial drug carriers; CNTs found to be safe candidates when orally fed to mice.
Descritores: Nanotubos/efeitos adversos
Nanoestruturas/análise
Projetos
Toxicidade
Levofloxacino/agonistas
-Técnicas In Vitro/classificação
Anti-Infecciosos
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas


  6 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1011643
Autor: Wei, Hongwei; Chang, Jinhua; Liu, Pei; Li, Zhongsi; Miao, Guangxin; Liu, Xigang; Liu, Cuizhe; Zhang, Xiangrong.
Título: Design and evaluation of rhubarb total free anthraquinones oral colon-specific drug delivery granules to improve the purgative effect
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);55:e17110, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Rhubarb is commonly used as a cathartic in Asian countries. However, researchers have devotedextensive concerns to the quality control and safety of rhubarb and traditional Chinese preparations composed of rhubarb due to the instable purgative effect and potential nephrotoxicity of anthraquinones. In this study, we aimed to prepare rhubarb total free anthraquinones (RTFA) oral colon-specific drug delivery granules (RTFA-OCDD-GN) to delivery anthraquinones to colon to produce purgative effect. RTFA-OCDD-GN were prepared using chitosan and Eudragit S100 through a double-layer coating process and the formulation was optimized. Continuous release studies were performed in a simulated gastric fluid (pH 1.2), followed by a small-intestinal fluid (pH 6.8) and a colonic fluid (pH 7.4, containing rat cecal contents). The purgative effect test was performed in rats. The dissolution profile of RTFA-OCDD-GN showed that the accumulative dissolution rate of RTFA was about 83.0% in the simulated colonic fluid containing rat cecal contents and only about 9.0% in the simulated gastrointestinal fluids. And the RTFA-OCDD-GN could produce the comparative purgative activity as rhubarb, suggesting it could deliver the free AQs to the colon. The RTFA-OCDD-GN was a useful media to enhance the purgative activity of free anthraquinones after administered orally.
Descritores: Rheum/efeitos adversos
Preparações Farmacêuticas
Antraquinonas/efeitos adversos
Colo
Projetos
-Catárticos/análise
Limites: Animais
Masculino
Feminino
Ratos
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas


  7 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-375
Autor: Silva, Delton; Silva, Raquel; Guarda, Flávio; Arruda, Silvana; Petribú, Marina.
Título: Projeto Cintura Fina: prevenção e controle da obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis / Cintura fina project: prevention and control of obesity and other non-comunicable chronic diseases
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;19(6):785-790, nov. 2014. fig, quad.
Idioma: pt.
Resumo: O projeto Cintura Fina: prevenção e controle da obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) realiza intervenções voltadas para redução da obesidade e de outras DCNT entre Usuários de Unidades Básicas de Saúde do município da Vitória de Santo Antão ­ PE. São executadas ações educativas interdisciplinares que fomentam a relação ensino, pesquisa e extensão e contribuem para a formação curricular dos discentes. As atividades iniciaram em março de 2012. A equipe é formada por alunos e professores dos Bacharelados em Nutrição e Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória, além de alunos da Residência Multiprofissional das áreas de Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, profissionais de Educação Física e uma Enfermeira do município. As práticas ocorrem três vezes por semana. São realizadas atividade física, orientação nutricional individual e em grupo e oficinas de promoção à saúde. Os usuários participam de avaliação física e nutricional no início do programa e bimestralmente.

The project Cintura Fina: prevention and control of obesity and other non-comunicable chronic diseases (NCCD) performs interventions aiming to reduce obesity and other NCCD among Basic Health Units users of the city of Vitoria de Santo Antão/ PE. Interdisciplinary educational activities which foster in teaching, research and extension and contribute to the training curriculum of the students are executed. The activities started in March 2012. A team formed by students and teachers of Bachelor in Nutrition and Physical Education from Centro Acadêmico de Vitória, and the Multidisciplinary Residency students in the areas of Nutrition, Physical Education, Nursing and Speech, and two Physical Education professionals and a nurse from the city. The practical activities are held three times a week. Physical activity, individual and group nutrition counseling and workshops to promote health are executed. Physical and nutritional assessment is evaluated at the beginning of the program and bimonthly.
Descritores: Projetos
Promoção da Saúde
Atividade Motora
Obesidade
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  8 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-995791
Autor: Samón Cruz, Joel; Cautín Legrá, Lídice; Ruiz Martínez, Irene; Mustelier Ramos, Lorgia Celia.
Título: Necesidad de estudios sobre costos en la Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo / Need for cost studies at the University of Medical Sciences Guantánamo
Fonte: Rev. inf. cient;97(1):i:76-f:85, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se presentaron resultados parciales del Proyecto Institucional Evaluación del impacto de la metodología para el desarrollo del capital intelectual en los servicios de salud, en ejecución por la Universidad de Ciencias Médicas de Guantánamo desde el 2016. La investigación permitió fundamentar la necesidad del efectivo dominio del costo como herramienta de administración económica en Salud, estableciéndose el problema en cómo contribuir a su implementación en el funcionamiento colectivo de la institución. Los métodos de investigación empleados aportaron la información primaria a partir de la cual pudo caracterizarse el estado actual del problema y el diseño de un material instructivo para el tratamiento sistémico del costo que, como objetivo cumplido, puede favorecer la satisfacción de las demandas que tiene la Universidad Médica dentro del desarrollo económico hasta el 2030 en la provincia(AU)

Partial results of the Institutional Project Evaluation of the impact of the methodology for the development of intellectual capital in health services were presented, in execution by the University of Medical Sciences of Guantanamo since 2016. The investigation allowed substantiating the need for effective domain of the cost as a tool of economic administration in Health, establishing the problem in, how to contribute to its implementation in the collective operation of the institution. The research methods were used and provided the primary information from which the current state of the problem could be characterized and the design of an instructive material for the systemic treatment of the cost, as a fulfilled objective, can favor the satisfaction of the demands of the Medical University within the economic development until 2030 in the province(AU)
Descritores: Custos e Análise de Custo/economia
-Universidades
Projetos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU419.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Guantánamo


  9 / 97 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1005642
Autor: Massarani, Luisa; Abreu, Willian Vieira de; Rocha, Jessica Norberto.
Título: Apoio a projetos de divulgação científica: análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz / Financial support for science communication projects: analysis of the call carried out by the Oswaldo Cruz Foundation / Apoyo a proyectos de divulgación de la ciencia: análisis de convocatoria realizada por la Fundación Oswaldo Cruz
Fonte: RECIIS (Online);13(2):391-410, abr.-jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva analisar, por meio de métodos quantitativos e qualitativos e análise de conteúdo, as 145 propostas submetidas ao edital de apoio a projetos de divulgação científica, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, em 2018, visando compreender a demanda existente e dar subsídios para a elaboração de uma política institucional. Foram definidas categorias de análise, tendo em vista a identificação e caracterização do perfil dos proponentes e projetos. Os resultados indicam que, embora haja concentração de projetos na região Sudeste, profissionais de nove estados brasileiros participaram da convocatória, sendo 63% das propostas submetidas por mulheres. Apenas 40% dos projetos previam ação/estratégia de avaliação e somente 7% mencionaram ações de acessibilidade, tema prioritário na Fiocruz. Destacamos, por fim, a necessidade de oferecer frequentemente editais desse tipo, associados ao desenvolvimento de programas e capacitação da comunidade da Fiocruz para estabelecer o diálogo com a sociedade, de forma diversificada, abrangente, acessível e inclusiva.

This paper aims to analyze, through quantitative and qualitative methods and content analysis, the 145 proposals submitted to the call for supporting science communication projects, carried out by the Oswaldo Cruz Foundation, in 2018, intending to provide a better understanding of the existing demand and to contribute to the elaboration of an institutional policy. Categories to be analyzed in order to map the profile and characteristics of the proposals and proponents were defined. The results indicate that, although there is a concentration of projects in the Southeast region, professionals from nine Brazilian states participated in the call, being 63% of them women. Only 40% of the projects proposed evaluation actions and only 7% mentioned accessibility strategies, a priority issue at Fiocruz. Finally, we emphasize the need of frequently offering this kind of calls, associated with the training of scientists and of the Fiocruz community to establish dialogue with society in a diversified, comprehensive, accessible and inclusive way.

Este artículo objetiva analizar, por medio de métodos cuantitativos y cualitativos y análisis de contenido, los 145 proyectos sometidos a la convocatoria para apoyo a proyectos de divulgación científica, realizado por la Fundación Oswaldo Cruz, en 2018, buscando proveer subsidios para comprender la demanda existente y contribuir a la elaboración de una política institucional. Se definieron categorías de análisis, teniendo en cuenta la identificación y caracterización del perfil de los proponentes y proyectos. Los resultados indican que, aunque hay concentración de proyectos en la región sudeste, profesionales de nueve estados brasileños participaron de la convocatoria, siendo el 63% de las propuestas sometidas por mujeres. Sólo el 40% de los proyectos preveía acción/estrategia de evaluación y sólo el 7% mencionó acciones de accesibilidad, tema prioritario en la Fiocruz. Por último, destacamos la necesidad de ofrecer a menudo convocatorias de este tipo, asociada al desarrollo de programas y acciones de capacitación de los científicos y de la comunidad de Fiocruz para establecer el diálogo con la sociedad, de forma diversa, completa, accesible e inclusiva.
Descritores: Política Organizacional
Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Projetos
Comunicação e Divulgação Científica
-Pesquisa
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Saúde
Avaliação Institucional
Capacitação Profissional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  10 / 97 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960698
Autor: Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira; Acioli, Sonia; Mello, Alex Simões de; Dias, Juliana Roza; Pereira, Raphael Dias de Mello.
Título: Projeto Terapêutico Singular: reflexões para a enfermagem em saúde coletiva / Personalized Therapy Plan: reflections for nursing in public health / Proyecto Terapéutico Singular: reflexiones para la enfermería en salud colectiva
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(6):e26309, nov.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender o Projeto Terapêutico Singular (PTS) a partir dos conceitos de sujeito da assistência à saúde, prática profissional, profissional de saúde e processo saúde-doença e discutí-los conforme os achados da literatura científica nacional. Método: pesquisa documental, descritiva, qualitativa, realizada em 2015. Foi direcionada por documentos norteadores do Ministério da Saúde, como base reflexiva para a discussão de bibliografias brasileiras. Desenvolveu-se análise de conteúdo orientada pela perspectiva de sistematização temático-categorial. Resultados: foram identificados dois agrupamentos temáticos, destacando que a compreensão do PTS, pela discussão dos seus elementos constituintes, corrobora a articulação com a enfermagem e sua aplicabilidade no cotidiano da atenção à saúde. Conclusão: o PTS representa uma importante contribuição para a reflexão das práticas de cuidado, pois favorece a articulação entre os diversos saberes existentes e a construção de possíveis espaços de diálogo com as necessidades de saúde dos indivíduos e seus projetos de emancipação.

Objective: to understand the Personalized Therapy Plan (Projeto Terapêutico Singular, PTS) by applying the concepts subject of health care, professional practice, health personnel and health-disease process, and discuss them in view of the findings of Brazilian scientific literature. Method: conducted in 2015, this descriptive, qualitative documentary study was informed by Ministry of Health guideline documents as a basis for reflective discussion of Brazilian bibliographies. Content analysis was applied on the principle of thematic category systemization. Results: two thematic groupings were identified, which underscored that discussing the constituents of PTS leads to an understanding that corroborates its interrelation with nursing and its applicability to healthcare routines. Conclusion: PTS makes an important contribution to thinking about care practices, because it favors coordination among the various existing bodies of expertise, and construction of potential spaces for dialogue with individuals' health needs and plans for empowerment.

Objetivo: comprender el Proyecto Singular Terapéutico Singular (PTS) a partir de los conceptos de sujeto de la asistencia a la salud, la práctica profesional, el profesional de salud y el proceso salud-enfermedad y discutirlos según los hallazgos de la literatura científica nacional. Método: investigación documental, descriptiva, cualitativa, realizada en 2015. Fue guiada siguiéndose los documentos del Ministerio de Salud, como base de reflexión para la discusión de la bibliografía brasileña. Se ha desarrollado el análisis de contenido guiado por la perspectiva de la sistematización temático-regional. Resultados: se han identificado dos agrupaciones temáticas, destacando que la comprensión del PTS, por la discusión de sus elementos constituyentes, corrobora la articulación de la enfermería y su aplicabilidad en la rutina de atención a la salud. Conclusión: PTS representa una importante contribución a la reflexión de las prácticas de cuidado ya que favorece la articulación entre los diversos conocimientos y la construcción de posibles espacios de diálogo con las necesidades de salud de los individuos y sus proyectos de emancipación.
Descritores: Assistência Individualizada de Saúde
Processo Saúde-Doença
Saúde Pública
Enfermagem
Projetos
-Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil
Análise Qualitativa
Epidemiologia Descritiva
Políticas Públicas de Saúde
SETIMMEDIATE$0.GLUCOSINOLATESPARTICLE ACCELERATORSDATURA0ABDOMINAL INJURIES$ABDOMINAL NEOPLASMS
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



página 1 de 10 ir para página                        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde