Base de dados : LILACS
Pesquisa : SH1.020.030.020 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 22 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 22 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1254242
Autor: Cartes Velásquez, Juan.
Título: CePiS, a great opportunity for innovation in health
Fonte: Int. j. med. surg. sci. (Print);5(3):91-92, sept. 2018.
Idioma: en.
Descritores: Tecnologia Biomédica
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Invenções
-Chile
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


  2 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-978730
Autor: Hernández Nariño, Arialys; Rodríguez Casas, Miriam Marlén; Castañeda Piñero, Yosver; Piedra Herrera, Blanca; Cárdenas Garavito, Delvis.
Título: Planificación del presupuesto. Un tema clave para la Ciencia y la Innovación Tecnológica / Budget planning. A key issue for Science and Technological Innovation
Fonte: Rev. medica electron;40(6):2219-2224, nov.-dic. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Orçamentos/organização & administração
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Recursos Financeiros em Saúde
-Efetividade
Eficácia
Atividades Científicas e Tecnológicas
Objetivos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  3 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1037970
Autor: Truppel, Thiago Christel.
Título: Processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva: análise de requisitos para a estruturação de um modelo informatizado / Nursing process in intensive care unit: analysis of requirements for structuring a computerized model.
Fonte: Curitiba; s.n; 20081126. 160 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa, cujo objetivo foi estruturar um modelo de processo de enfermagem (PE) a ser informatizado para unidade de terapia intensiva (UTI). Os sujeitos foram enfermeiros selecionados de maneira intencional que atuavam na UTI de um Hospital de Ensino. O referencial metodológico utilizado foi a engenharia de software composta de três etapas genéricas: definição, desenvolvimento e manutenção. O estudo se restringiu à etapa da definição, a qual abordou a engenharia de requisitos e suas sete funções (concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão). A coleta de dados foi realizada em dois momentos, os quais subsidiaram a identificação dos requisitos. O primeiro ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com vistas à concepção, levantamento e elaboração do modelo de PE. Os dados oriundos das entrevistas foram agrupados de forma quantitativa, o que culminou com identificação de inúmeros requisitos. Estes foram submetidos à negociação, especificação, validação e gestão no grupo focal (segundo momento). Utilizou-se a análise de Conteúdo para os dados produzidos, dos quais emergiram duas categorias denominadas de "Estrutura Teórica: requisitos para o desenvolvimento do software" e "Estrutura Prática: requisitos para o desenvolvimento do software". Com base nestas categorias, elaboraram-se dois documentos: "Especificação de Requisitos" e "Modelo de Processo de Enfermagem a ser Informatizado". O presente estudo permitiu que a primeira etapa (definição) para o desenvolvimento do software fosse concluída, de modo que os requisitos imprescindíveis fossem identificados para atender as exigências dos enfermeiros e da realidade da UTI. Acredita-se que a engenharia de software contribuiu para o alcance do objetivo e mostrou-se referencial metodológico inovador no campo da enfermagem. Investir em pesquisas e na construção de novos conhecimentos é o caminho para a consolidação da profissão enquanto Ciência.

Study of descriptive nature and qualitative approach that aimed to structured a model of nursing process (NP) to be computerized for intensive care unit (ICU). The subjects were nurses who were acting in the ICU of a Hospital of Teaching selected intentionally. The methodological reference was the software engineering composed by three generic stages: definition, development and maintenance. The study was restricted to the stage of definition, which approached the engineering of requisites and his seven functions (conception, lifting, preparation, negotiation, specification, validation and management). The data collection took place at two moments, which subsidized the identification of the requisites. The first one took place through interviews semi-structured aiming the conception, survey and preparation of the model of NP. The data provided by the interviews were grouped in quantitative form, which culminated in identification of countless requisites. These were subjected to the negotiation, specification, validation and management in the focal group (second moment). The content analyses were used with the data produced in this last one, from witch raised two categories called "Theoretical Structure: requisites for the software development" and "Practical Structure: requisites for the software development". Based on these categories, two documents were prepared: "Specification of requisites" and "Model of Nursing Process to be Computerized". The present study allowed the conclusion of the first stage (definition) for the software development, so that the essential requisites were identified to attend the demands of the nurses and of the reality of the ICU. It is believed that the software engineering contributed to accomplish the objective and it has shown a innovative referential approach. To invest in inquiries and in the construction of new understandings is the way for the consolidation of the profession as a science.

Estudio de carácter descriptivo y cualitativo, cuyo objetivo en la estructuración de un modelo de proceso de enfermería (PE) a ser computarizado en la unidad de cuidados intensivos (UCI). Los sujetos fueron enfermeros seleccionados de manera intencional que trabajaban en la UCI de un hospital docente. El punto de referencia la metodología utilizada fue la de ingeniería de software compuesta por tres gran etapas: definición, desenvolvimiento y mantenimiento. El estudio se limita a la fase de definición, que se dirigió a la ingeniería de requisitos y sus siete funciones (diseño, estudio, elaboración, negociación, especificación, validación y gestión). La recopilación de datos se realizó en dos puntos, que subvencionó la identificación de las necesidades. La primera se produjo a través de entrevistas semi-estructuradas para el diseño, los estudios topográficos y la elaboración del modelo de PE. Los datos de las entrevistas se agruparon en términos cuantitativos, que culminó en identificación de numerosos requisitos. Estos se presentaron a la negociación, especificación, validación y gestión en lo grupo focal (segundo momento). Utilizando la análisis de los contenidos en los datos producidos en la última, de las cuales surgieron dos categorías denominadas 'Teoría de Estructura: los requisitos para el desenvolvimiento de software' y 'Estructura de la práctica: que los requisitos para el desenvolvimiento de software'. Fundamentado en estas categorías, se elaboró dos documentos: 'Especificación de Requisitos' y 'Modelo de Proceso de Enfermería a ser computarizado'. Este estudio permitió que el primer paso (definición) para el desenvolvimiento de software se completó, a fin de que los requisitos esenciales a que se identificaron para satisfacer las demandas de las enfermeras y la realidad de la UTI. Se cree que la ingeniería de software contribuyó a la alcance de la meta y metodológico de referencia fue innovador en el campo de la enfermería. Avanzar en la investigación y la construcción de nuevos conocimientos es el camino a la consolidación de la profesión como una ciencia.
Descritores: Processo de Enfermagem
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Unidades de Terapia Intensiva
-Tecnologia
Informática em Enfermagem
Processo de Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.736, T871


  4 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-518366
Autor: Mouta, Ricardo José Oliveira.
Título: A reconfiguração do espaço social da Maternidade Leila Diniz: a luta das enfermeiras obstétricas pela implantação do modelo humanizado de assistência ao parto / The reconfiguration of social space from Leila Diniz Maternity: the fight of obstetrics nurses for the implementation of humanized model in the childbirth assistance.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 131 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, cujo objeto é as estratégias de luta das enfermeiras obstétricas pela ocupação do espaço hospitalar de assistência ao parto durante o processo de implantação da assistência humanizada na Maternidade Leila Diniz. A delimitação temporal do estudo abrange o período de 1996 a 1998. Os objetivos da pesquisa são: Descrever as circunstâncias da inserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto humanizado na Maternidade Leila Diniz; Analisar as estratégias de luta utilizadas pelas enfermeiras obstétricas para implantar as práticas humanizadas de assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz; e Discutir os efeitos das estratégias de luta utilizadas pelas enfermeiras obstétricas para implantar as práticas humanizadas de assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz. O estudo apóia-se teoricamente nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu e utilizou o método da história oral temática. Na análise, houve a articulação de documentos escritos e depoimentos orais. Os resultados da pesquisa evidenciam que a enfermeira obstétrica participou como agente estratégico da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com o objetivo de divulgar e implantar o modelo humanizado na Maternidade Leila Diniz; desenvolveu estratégias de luta simbólica eficientes para a ocupação do campo pela enfermeira obstétrica e neste processo de reconfiguração da assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz, ganhou autonomia no campo obstétrico hospitalar.

This is a social historic study, wich the object in the strategies of obstetrics nursing fight for the space that occupation on hospital of childbirth assistance during the implantation of process assistance on Leila Diniz maternity. The temporal delimitation of the study include the period of 1996 to 1998. The objectives of the search are: Describe the circumstances of the obstetrics nursing insertion on the humanized childbirth assistance on Leila Diniz maternity; Analysis the strategies of fight used for obstetric nursing to implant the humanized practices of assistance to childbirth on Leila Diniz Maternity, and discuss the effectives of strategies of the fight used for obstetrics nursing to implant the humanized practices to childbirth on Leila Diniz Maternity. The study support theoretically on the concepts developed by the Sociologist Pierre Bourdieu and used the method of thematic oral history. On the analysis, the articulation described documents and orals evidence. The results of the search proves that the obstetric nursing participated like strategic agent of Rio de Janeiro Municipal Health Secretary with the objective of spread and implant the humanized mode on Leila Diniz Maternity developed strategies of efficient symbolic fight for the field occupation by the obstetric nursing and on this process of reconfiguration of childbirth assistance on Leila Diniz Maternity, won autonomy on hospital obstetric.
Descritores: Enfermagem Obstétrica/história
Enfermeiras Obstétricas
Gênero e Saúde
Maternidades/história
Parto Humanizado
Poder Psicológico
Saúde da Mulher
-Brasil
Estratégias de Saúde Locais
Pesquisa Qualitativa
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Teoria de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE437


  5 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1094088
Autor: Semper González, Abel Iván.
Título: Los Consejos Científicos y la ética de la investigación científica en salud / The Scientific Councils and the ethics of scientific research in health
Fonte: Rev. medica electron;41(3):791-793, mayo.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Comitês de Ética em Pesquisa
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Validade Social em Pesquisa
-Faculdades de Medicina
Universidades
Gestão da Qualidade
Ética em Pesquisa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  6 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-895645
Autor: Kameda, Koichi; Corrêa, Marilena C. D. V; Cassier, Maurice.
Título: A incorporação do teste diagnóstico baseado na amplificação de ácidos nucleicos (NAT) para triagem de sangue no SUS: arranjos tecnológicos para a nacionalização do "NAT brasileiro" / The introduction of nucleic acid tests (NAT) for blood screening in the Brazilian public healthcare system: technological arrangements for the nationalization of the "Brazilian NAT"
Fonte: Physis (Rio J.);28(1):e280108, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre Aids e Hepatites Virais; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo Os testes de ácidos nucleicos (NAT) são ferramentas complementares aos testes sorológicos para controle da transmissão de doenças infecciosas por meio de produtos obtidos a partir do sangue. Em 2002, um decreto do Ministério da Saúde tornou obrigatória a realização do NAT por todos os bancos de sangue, medida dificultada por razões como os custos necessários para a sua implantação. Como estratégia para a sua incorporação nos bancos de sangue ligados ao SUS, um consórcio público foi criado para desenvolver uma versão local do kit. A partir de métodos de pesquisa qualitativa, os autores analisam essa iniciativa, visando esmiuçar os detalhes da "nacionalização tecnológica" de um teste diagnóstico in vitro. O artigo descreve como o consórcio compreende o kit e como cada uma das tecnologias que o compõem são obtidas e reunidas no teste brasileiro. A relevância dessa análise é identificar quais os desafios e os limites à produção de testes in vitro para doenças infecciosas no Brasil, assim como a repercussão desse tipo de iniciativa para o sistema nacional de inovação em saúde.

Abstract Nucleic acid based amplification tests (NAT) are employed as complementary tools to control the transmission of infectious diseases through contaminated blood. In 2002, a decree from the Brazilian Ministry of Health made compulsory the use of NAT by all the blood services in the country, a measure that was challenged by costs related to the test incorporation. As the strategy to introduce the test in the blood banks serving the public healthcare system (Sistema Único de Saúde), a public Consortium was constituted to develop a local version of the kit. On the basis of qualitative fieldwork, the authors investigate the strategies used by the Brazilian laboratories and universities to nationalize the kit through capturing and assembling its various components. The paper contributes to revealing the challenges and limits to the production of in vitro tests for infectious diseases in Brazil, as well as the repercussion of such an initiative to the national healthcare innovation system.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Bancos de Sangue
Brasil
Ácidos Nucleicos/sangue
Saúde Pública
HIV
Tecnologia Biomédica/economia
Pesquisa Qualitativa
Diagnóstico
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Segurança do Sangue
Hepatite Viral Humana/diagnóstico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  7 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1040470
Autor: González Capdevila, Orestes; Ballesteros Hernández, Marianela; González Alcántara, Senia María; Hernández Moreno, Vicente.
Título: La política científica de la salud en Villa Clara: fundamentos, problemas y líneas de investigación / Science policy of the health sector in Villa Clara: bases, concerns and lines of research
Fonte: Medicentro (Villa Clara);21(2):157-160, abr.-jun. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Comunicação e Divulgação Científica
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  8 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1000059
Autor: Tolozano Benites, Manuel Roberto; Ferrer Vicente, Maribel; Forgas Brioso, Jorge.
Título: Proyecto de gestión educativa institucional para la formación de técnicos de salud basado en competencias / Institutional educative management project based on competences for the training of health technicians
Fonte: Medisan;21(4), abr. 2017.
Idioma: es.
Resumo: En Ecuador se han evidenciado diferentes prácticas representativas de la educación técnica y tecnológica en salud. Los programas, en mayor o menor medida, han estado desarticulados, de manera que no responden a los proyectos de desarrollo y a los proyectos educativos comunes. Teniendo en cuenta la escasa tradición y experiencia en la elaboración de estos últimos y la ausencia de una política pública explícita que vaya más allá de los reglamentos de implementación de la LOES, tanto el profesorado como otros actores decisores, han encontrado grandes dificultades para asumir el reto. Por tanto, el análisis crítico de la situación del Instituto Tecnológico Bolivariano de Tecnología, así como las indagaciones empíricas realizadas por los investigadores, permitió la elaboración de un proyecto de gestión educativa institucional.

Different representative practices of technical and technological education in health have been evidenced in Ecuador. Programs, in a greater or lesser extent, have been broken up, so they do not respond to the common developed and educative projects. Taking into account the limited tradition and experience in the elaboration of these projects and the absence of an explicit public politics that goes beyond the rules of LOES implementation, either the professors staff or other decision actors, have found great difficulties to assume the challenge. Therefore, the critical analysis of the Bolivian Technological Institute situation, as well as the empirical investigations carried out, allowed the investigators to elaborate an institutional educative management project.
Descritores: Competência Profissional
Educação Baseada em Competências
Pessoal Técnico de Saúde/educação
-Equador/etnologia
Projetos
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


  9 / 22 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-996081
Autor: Kuhlmann Lüdeke, Angelika; Sánchez Zúñiga, María Claudia.
Título: Educational Alignment: Learning ­ Teaching Approaches as Influencing Factors / Alineamiento educacional: abordajes de aprendizaje y enseñanza como factores influyentes
Fonte: Univ. med;58(1), 2017.
Idioma: en.
Resumo: Innovations in medical curricula require a thorough evaluaron of all aspects playing a role in the complex intenelations between leamers ­teachers­educacional context. Among these numerous factors, the congruency of the educational alignment is of upmost importance. To evaluare this alignment, two essential components need to be examined: the leaming approach of students (deep approach vs surface approach) and the teaching approach of staff members (student centered approach vs teacher centered approach). The results obtained can be used to determine if the leaming objectives and the educational interventions are properlv aligned to assure a high quality program, fostering self-directed and lifedong leaming professionals. The litera ture here presentad can serve the purpose of encouraging ¿nstitutions undergoing curricular changes into analyzing important aspects that were commonly ignored in more tradicional programs.

La implementación de innovaciones en programas académicos de medicina requiere evaluar los aspectos que cumplen papeles fundamentales dentro de la compleja relación del sistema estudiante
Descritores: Educação
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Aprendizagem
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


  10 / 22 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-971864
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde.
Título: Entendendo a incorporação de tecnologias em saúde no SUS: como se envolver.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2016. 34 p. graf, ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Observatórios de Ciência e Tecnologia
-Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Difusão de Inovações
Política de Inovação e Desenvolvimento
Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde