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Pesquisa : SH1.020.030.020 [Categoria DeCS]
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Id: lil-518366
Autor: Mouta, Ricardo José Oliveira.
Título: A reconfiguração do espaço social da Maternidade Leila Diniz: a luta das enfermeiras obstétricas pela implantação do modelo humanizado de assistência ao parto / The reconfiguration of social space from Leila Diniz Maternity: the fight of obstetrics nurses for the implementation of humanized model in the childbirth assistance.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 131 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, cujo objeto é as estratégias de luta das enfermeiras obstétricas pela ocupação do espaço hospitalar de assistência ao parto durante o processo de implantação da assistência humanizada na Maternidade Leila Diniz. A delimitação temporal do estudo abrange o período de 1996 a 1998. Os objetivos da pesquisa são: Descrever as circunstâncias da inserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto humanizado na Maternidade Leila Diniz; Analisar as estratégias de luta utilizadas pelas enfermeiras obstétricas para implantar as práticas humanizadas de assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz; e Discutir os efeitos das estratégias de luta utilizadas pelas enfermeiras obstétricas para implantar as práticas humanizadas de assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz. O estudo apóia-se teoricamente nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu e utilizou o método da história oral temática. Na análise, houve a articulação de documentos escritos e depoimentos orais. Os resultados da pesquisa evidenciam que a enfermeira obstétrica participou como agente estratégico da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com o objetivo de divulgar e implantar o modelo humanizado na Maternidade Leila Diniz; desenvolveu estratégias de luta simbólica eficientes para a ocupação do campo pela enfermeira obstétrica e neste processo de reconfiguração da assistência ao parto na Maternidade Leila Diniz, ganhou autonomia no campo obstétrico hospitalar.

This is a social historic study, wich the object in the strategies of obstetrics nursing fight for the space that occupation on hospital of childbirth assistance during the implantation of process assistance on Leila Diniz maternity. The temporal delimitation of the study include the period of 1996 to 1998. The objectives of the search are: Describe the circumstances of the obstetrics nursing insertion on the humanized childbirth assistance on Leila Diniz maternity; Analysis the strategies of fight used for obstetric nursing to implant the humanized practices of assistance to childbirth on Leila Diniz Maternity, and discuss the effectives of strategies of the fight used for obstetrics nursing to implant the humanized practices to childbirth on Leila Diniz Maternity. The study support theoretically on the concepts developed by the Sociologist Pierre Bourdieu and used the method of thematic oral history. On the analysis, the articulation described documents and orals evidence. The results of the search proves that the obstetric nursing participated like strategic agent of Rio de Janeiro Municipal Health Secretary with the objective of spread and implant the humanized mode on Leila Diniz Maternity developed strategies of efficient symbolic fight for the field occupation by the obstetric nursing and on this process of reconfiguration of childbirth assistance on Leila Diniz Maternity, won autonomy on hospital obstetric.
Descritores: Enfermagem Obstétrica/história
Enfermeiras Obstétricas
Gênero e Saúde
Maternidades/história
Parto Humanizado
Poder Psicológico
Saúde da Mulher
-Brasil
Estratégias Locais
Pesquisa Qualitativa
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Teoria de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE437


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Id: biblio-1037970
Autor: Truppel, Thiago Christel.
Título: PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: análise de requisitos para a estruturação de um modelo informatizado / Nursing process in intensive care unit: analysis of requirements for structuring a computerized model.
Fonte: Curitiba; s.n; 20081126. 159 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa, cujo objetivo foi estruturar ummodelo de processo de enfermagem (PE) a ser informatizado para unidade deterapia intensiva (UTI). Os sujeitos foram enfermeiros selecionados de maneiraintencional que atuavam na UTI de um Hospital de Ensino. O referencialmetodológico utilizado foi a engenharia de software composta de três etapasgenéricas: definição, desenvolvimento e manutenção. O estudo se restringiu à etapada definição, a qual abordou a engenharia de requisitos e suas sete funções(concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação egestão). A coleta de dados foi realizada em dois momentos, os quais subsidiaram aidentificação dos requisitos. O primeiro ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadascom vistas à concepção, levantamento e elaboração do modelo de PE.Os dados oriundos das entrevistas foram agrupados de forma quantitativa, o queculminou com identificação de inúmeros requisitos. Estes foram submetidos ànegociação, especificação, validação e gestão no grupo focal (segundo momento).Utilizou-se a análise de Conteúdo para os dados produzidos, dos quais emergiramduas categorias denominadas de “Estrutura Teórica: requisitos para odesenvolvimento do software” e “Estrutura Prática: requisitos para odesenvolvimento do software”. Com base nestas categorias, elaboraram-se doisdocumentos: “Especificação de Requisitos” e “Modelo de Processo de Enfermagema ser Informatizado”...
Descritores: Processo de Enfermagem
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Unidades de Terapia Intensiva
-Informática em Enfermagem
Processo de Enfermagem/tendências
Limites: Feminino
Masculino
Humanos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
610.736; T871


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1094088
Autor: Semper González, Abel Iván.
Título: Los Consejos Científicos y la ética de la investigación científica en salud / The Scientific Councils and the ethics of scientific research in health
Fonte: Rev. medica electron;41(3):791-793, mayo.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Comitês de Ética em Pesquisa
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Validade Social em Pesquisa
-Faculdades de Medicina
Universidades
Gestão da Qualidade
Ética em Pesquisa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-895645
Autor: Kameda, Koichi; Corrêa, Marilena C. D. V; Cassier, Maurice.
Título: A incorporação do teste diagnóstico baseado na amplificação de ácidos nucleicos (NAT) para triagem de sangue no SUS: arranjos tecnológicos para a nacionalização do "NAT brasileiro" / The introduction of nucleic acid tests (NAT) for blood screening in the Brazilian public healthcare system: technological arrangements for the nationalization of the "Brazilian NAT"
Fonte: Physis (Rio J.);28(1):e280108, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre Aids e Hepatites Virais; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo Os testes de ácidos nucleicos (NAT) são ferramentas complementares aos testes sorológicos para controle da transmissão de doenças infecciosas por meio de produtos obtidos a partir do sangue. Em 2002, um decreto do Ministério da Saúde tornou obrigatória a realização do NAT por todos os bancos de sangue, medida dificultada por razões como os custos necessários para a sua implantação. Como estratégia para a sua incorporação nos bancos de sangue ligados ao SUS, um consórcio público foi criado para desenvolver uma versão local do kit. A partir de métodos de pesquisa qualitativa, os autores analisam essa iniciativa, visando esmiuçar os detalhes da "nacionalização tecnológica" de um teste diagnóstico in vitro. O artigo descreve como o consórcio compreende o kit e como cada uma das tecnologias que o compõem são obtidas e reunidas no teste brasileiro. A relevância dessa análise é identificar quais os desafios e os limites à produção de testes in vitro para doenças infecciosas no Brasil, assim como a repercussão desse tipo de iniciativa para o sistema nacional de inovação em saúde.

Abstract Nucleic acid based amplification tests (NAT) are employed as complementary tools to control the transmission of infectious diseases through contaminated blood. In 2002, a decree from the Brazilian Ministry of Health made compulsory the use of NAT by all the blood services in the country, a measure that was challenged by costs related to the test incorporation. As the strategy to introduce the test in the blood banks serving the public healthcare system (Sistema Único de Saúde), a public Consortium was constituted to develop a local version of the kit. On the basis of qualitative fieldwork, the authors investigate the strategies used by the Brazilian laboratories and universities to nationalize the kit through capturing and assembling its various components. The paper contributes to revealing the challenges and limits to the production of in vitro tests for infectious diseases in Brazil, as well as the repercussion of such an initiative to the national healthcare innovation system.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Bancos de Sangue
Brasil
Ácidos Nucleicos/sangue
Saúde Pública
HIV
Tecnologia Biomédica/economia
Pesquisa Qualitativa
Diagnóstico
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Segurança do Sangue
Hepatite Viral Humana/diagnóstico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1040470
Autor: González Capdevila, Orestes; Ballesteros Hernández, Marianela; González Alcántara, Senia María; Hernández Moreno, Vicente.
Título: La política científica de la salud en Villa Clara: fundamentos, problemas y líneas de investigación / Science policy of the health sector in Villa Clara: bases, concerns and lines of research
Fonte: Medicentro (Villa Clara);21(2):157-160, abr.-jun. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Comunicação e Divulgação Científica
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1000059
Autor: Tolozano Benites, Manuel Roberto; Ferrer Vicente, Maribel; Forgas Brioso, Jorge.
Título: Proyecto de gestión educativa institucional para la formación de técnicos de salud basado en competencias / Institutional educative management project based on competences for the training of health technicians
Fonte: Medisan;21(4), abr. 2017.
Idioma: es.
Resumo: En Ecuador se han evidenciado diferentes prácticas representativas de la educación técnica y tecnológica en salud. Los programas, en mayor o menor medida, han estado desarticulados, de manera que no responden a los proyectos de desarrollo y a los proyectos educativos comunes. Teniendo en cuenta la escasa tradición y experiencia en la elaboración de estos últimos y la ausencia de una política pública explícita que vaya más allá de los reglamentos de implementación de la LOES, tanto el profesorado como otros actores decisores, han encontrado grandes dificultades para asumir el reto. Por tanto, el análisis crítico de la situación del Instituto Tecnológico Bolivariano de Tecnología, así como las indagaciones empíricas realizadas por los investigadores, permitió la elaboración de un proyecto de gestión educativa institucional.

Different representative practices of technical and technological education in health have been evidenced in Ecuador. Programs, in a greater or lesser extent, have been broken up, so they do not respond to the common developed and educative projects. Taking into account the limited tradition and experience in the elaboration of these projects and the absence of an explicit public politics that goes beyond the rules of LOES implementation, either the professors staff or other decision actors, have found great difficulties to assume the challenge. Therefore, the critical analysis of the Bolivian Technological Institute situation, as well as the empirical investigations carried out, allowed the investigators to elaborate an institutional educative management project.
Descritores: Competência Profissional
Educação Baseada em Competências
Pessoal Técnico de Saúde/educação
-Equador/etnologia
Projetos
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Id: biblio-996081
Autor: Kuhlmann Lüdeke, Angelika; Sánchez Zúñiga, María Claudia.
Título: Educational Alignment: Learning ­ Teaching Approaches as Influencing Factors / Alineamiento educacional: abordajes de aprendizaje y enseñanza como factores influyentes
Fonte: Univ. med;58(1), 2017.
Idioma: en.
Resumo: Innovations in medical curricula require a thorough evaluaron of all aspects playing a role in the complex intenelations between leamers ­teachers­educacional context. Among these numerous factors, the congruency of the educational alignment is of upmost importance. To evaluare this alignment, two essential components need to be examined: the leaming approach of students (deep approach vs surface approach) and the teaching approach of staff members (student centered approach vs teacher centered approach). The results obtained can be used to determine if the leaming objectives and the educational interventions are properlv aligned to assure a high quality program, fostering self-directed and lifedong leaming professionals. The litera ture here presentad can serve the purpose of encouraging ¿nstitutions undergoing curricular changes into analyzing important aspects that were commonly ignored in more tradicional programs.

La implementación de innovaciones en programas académicos de medicina requiere evaluar los aspectos que cumplen papeles fundamentales dentro de la compleja relación del sistema estudiante
Descritores: Educação
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Aprendizagem
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


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Id: biblio-971864
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde.
Título: Entendendo a incorporação de tecnologias em saúde no SUS: como se envolver.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2016. 34 p. graf, ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Observatórios de Ciência e Tecnologia
-Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Difusão de Inovações
Política de Inovação e Desenvolvimento
Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL


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Id: biblio-972680
Autor: Silva, Gabriela Oliveira; Elias, Flávia Tavares Silva.
Título: Parcerias para o desenvolvimento produtivo: um estudo de avaliabilidade / Productive development partnerships: an availability study
Fonte: Comun. ciênc. saúde;28(3-4):313-325, jul. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) são uma prática inovadora do Estado brasileiro. Usando o poder de compra da saúde, essas parcerias visam o desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde e a ampliação do acesso da população a produtos estratégicos. OBJETIVO: apresentar o diagnóstico situacional das PDP a partir da percepção dos atores envolvidos e recomendações para o aprimoramento da iniciativa. MÉTODOS: Foi realizado um inquérito com aplicação de questionários eletrônicos a atores envolvidos com as PDP, seguido de análise quali e quantitativa. Foram utilizadas as dimensões do Octógono da Inovação, um instrumento proprietário da Innoscience - Consultoria de Gestão da Inovação, para estruturar o questionário e a análise de dados. RESULTADOS: Obteve-se taxa de resposta de 51% (41/81), sendo 17 envios provenientes de produtores públicos, 10 de entidades privadas e 14 do setor governamental. As respostas foram organizadas e analisadas segundo as dimensões estratégia, pessoas, cultura, liderança, funding, relacionamento, estrutura e processos, e, a partir destas, foram identificadas fragilidades na implementação das PDP, bem como recomendações para aplicação prática pela governança para aprimoramento da iniciativa, inclusive nos instrumentos de monitoramento gerencial existentes e nos recursos disponíveis para essa ação. CONCLUSÕES: Os achados deste diagnóstico podem contribuir para apoiar a governança na continuidade e melhorias das PDP, além de apoiar novos estudos relacionados à avaliação dessa iniciativa inovadora no Brasil.

INTRODUCTION: Productive Development Partnerships (PDP) are an innovative practice of the Brazilian State. Using the purchasing power of health care sphere, these partnerships aim the development of the economic and industrial health care complex and the widening the population access to strategic products. OBJECTIVE: To present a situational diagnosis of PDP from the perspective of the actors involved and recommendations for enhancement of the initiative. METHODS: An inquiry with an electronic survey was applied to actors involved in PDP, followed by qualitative and quantitative analysis. The dimensions from the Octagon of Innovation, an instrument owned by Innoscience - Innovation Management Consulting, were used in order to structure the survey and analyze the data. RESULTS: A response rate of 51% (41/81) was obtained, with 17 of the submissions coming from public manufacturers, 10 from private entities and 14 from the government sector. The responses were organized and analyzed according to the following dimensions: strategy, people, culture, leadership, funding, relationship, structure, processes and henceforth. The fragilities in the PDP implementation process were identified as well as recommendations for the practical applications by the governance in order to enhance the initiative, including existing management monitoring instruments and resources available for this action. CONCLUSIONS: The findings of this diagnosis can contribute to support governance in the continuity and improvement of PDP, besides supporting new studies related to the evaluation of this innovativeinitiative in Brazil.
Descritores: Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Inovação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)


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Id: biblio-937663
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Assistência à Saúde..
Título: Experiências inovadoras: manual operacional para instituições de ensino superior.
Fonte: Brasília-DF; Ministerio da Saúde; 2000. 36 p.
Idioma: pt.
Descritores: Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Responsável: BR276.2 - Biblioteca Doutor Orlando Costa
BR276.2; 614:37, B823e, F, AG



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