Base de dados : LILACS
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Id: lil-726728
Autor: Costa, Andréia Cristina Barbosa; Chaves, Erika de Cássia Lopes; Terra, Fábio de Souza; Monteiro, Lidiane Aparecida.
Título: Perfil dos grupos de pesquisa de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Profile of Nursing research groups of the National Council for Scientific and Technological Development
Fonte: Rev. RENE;15(3):471-479, maio-jun. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: A Enfermagem tem se desenvolvido no campo da pesquisa, por isso é importante que esteja inserida em um grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência de fomento que apoia os estudos, fortalecendo o saber. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e transversal, que objetivou investigar o perfil dos grupos de pesquisa em Enfermagem cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. No primeiro semestre de 2012, foi realizado um levantamento de dados dos grupos de pesquisa em Enfermagem, sendo encontrados 440 grupos. A região que mais possuía grupos de pesquisa cadastrados foi a Sudeste do Brasil (49,5%). Os líderes dos grupos possuíam entre uma e dez produções com Fator de Impacto (49,1%). Conclui-se que a Enfermagem está se expandindo no campo da pesquisa e que muitas regiões brasileiras precisam ser incentivadas, já que esta é uma forma de desenvolvimento da área.
Descritores: Enfermagem
Institutos Governamentais de Pesquisa
Pesquisa em Enfermagem
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1076737
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria de Estado da Saúde. Instituto de Saúde.
Título: Relatorio de atividades 2011 / Report of activities 2011.
Fonte: São Paulo; Instituto de Saude; 2012. 43 p.
Idioma: es; pt.
Descritores: Academias e Institutos
Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Sistema Único de Saúde
-Institutos Governamentais de Pesquisa
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Tipo de Publ: ANNUAL REPORTS
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; A, S452r, 2011


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Id: biblio-1075166
Autor: Greger, Sandra(coord).
Título: Instituto de Saúde: narrativas e imagens sobre práticas de pesquisa em saúde coletiva para o Sistema Único de Saúde / Health Institute: narratives and images about research practices in public health for the Health System.
Fonte: São Paulo; Instituto de Saúde; 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Academias e Institutos/história
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Pesquisa/história
Sistema Único de Saúde/história
-Institutos Governamentais de Pesquisa
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; V, F, G832i


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Id: biblio-1074735
Autor: Secretaria de Estado da Saúde de São PauloInstituto de Saúde.
Título: Relatório do Intituto de Saúde 1993-1996 / Report Intituto Health 1993-1996.
Fonte: São Paulo; IS; 1997. 153 p.
Idioma: pt.
Descritores: Institutos Governamentais de Pesquisa
Relatórios Anuais como Assunto
-Academias e Institutos
Brasil/epidemiologia
Governo Estadual
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; A, S241r, ex.1, ex2


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Id: biblio-983478
Autor: Instituto Oswaldo Cruz.
Título: Relatório de atividades, 2002.
Fonte: Rio de Janeiro; Fiocruz; 2002. 175 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Relatórios Anuais como Assunto
Institutos Governamentais de Pesquisa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: ANNUAL REPORTS
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 651.78060981, I59r


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Id: biblio-983470
Autor: Abreu, Alcione Basílio de.
Título: Trajetórias profissionais e mudanças nos processos de trabalho dos egressos da Fiocruz na África: a cooperação estruturante em saúde.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2016. 86 p. tab, graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: as pesquisas sobre as percepções de egressos, de cursos Stricto sensu,fornecem uma base que torna possível analisar como os conhecimentos e competênciasadquiridas nesses cursos estão relacionados com as trajetorias e mudanças nas habilidadesdesenvolvidas no trabalho. Objetivo: Analisar a trajetória profissional dos egressos dos cursosde mestrado da Fiocruz na África, ofertados em Angola e Moçambique por meio daCooperação Estruturante em Saúde, no período de 2008 a 2013, buscando conhecer osimpactos dos cursos para os processos de trabalho desses trabalhadores. Metodologia:Pesquisa de natureza descritiva e exploratória com egressos dos mestrados em Saúde Públicae em Ciências da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, formados entre os anos 2008 e 2013,através da Cooperação Internacional do Brasil com Angola e Moçambique. Foram analisadasas mudanças de cargo ou função após a conclusão do mestrado; suas percepções de mudançasnas práticas de trabalhos do ponto de vista pessoal, profissional e trabalho coletivo; os grausde satisfação profissional e de impacto do mestrado no modo como desenvolvem as atividadesprofissionais. Utilizou-se questionário em formato eletrônico para preenchimento on-line paracoleta de dados. Resultados e Conclusões: De um universo de 36 egressos, obteve-se taxa deretorno de 47,2 %. Atualmente todos os egressos continuam trabalhando em instituições denatureza pública. Houveram mudanças de cargos e funções em ambos os grupos estudados,com uma predominância de cargos de gestão, pesquisa e docência. Foi elevado, o percentualque avaliou como “alto” o grau de impacto do mestrado na vida profissional. Os egressos dosdois grupos apontaram como “alto grau” de impacto os atributos “Formação acadêmicoprofissional”,“Crescimento pessoal” e “Ampliação da rede de relações...

Introduction: research on the perceptions made by Stricto sensu alumni, provides thebasis for analysing how the knowledge and skills acquired in such courses can relate to theskill paths and changes made at work. Goal: To analyse the professional path of alumni of theFiocruz Master's Degree in Africa, offered in both Angola and Mozambique via the HealthStructuring Cooperation, from 2008 to 2013, in an attempt to understand the impact of thosecourses as regards the labour process of those workers. Methodology: Research of adescriptive and exploratory nature undertaken on Master's Degree alumni in Public Healthand Health Sciences of the Oswaldo Cruz Foundation, who graduated between 2008 and2013, via Brazil's International Cooperation with Angola and Mozambique. The changes tojob position and duties were analysed after completion of the Master's Degree; theirperception of the changes in work practices from a personal, professional and teamworkperspective; the degree of job satisfaction and the impact that the Master's Degree has had onhow they undertake their jobs. An online questionnaire was used for data collection. Resultsand Conclusions: From a total of 36 alumni, the response rate was of 47.2%. Currently allalumni continue working in institutions of a public nature. There were changes to jobpositions and duties in both groups researched, with a predominance of management, researchand teaching positions. The percentage of those choosing "important" as regards the impact ofthe Master's Degree towards their professionals lives, was high. The graduates of both groupschose "very important" as regards the impact of the following attributes "Academic andVocational training", "Personal growth" and "Expanding the relationship network". There isevidence that the graduates have applied in the workplace, some of the skills acquired duringthe courses...
Descritores: Educação de Pós-Graduação
Institutos Governamentais de Pesquisa
Cooperação Internacional
Trabalho
-África
Pessoal de Saúde/estatística & dados numéricos
América do Sul
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; T362.1042, A162t


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Id: biblio-971836
Autor: Fundação Oswaldo Cruz.
Título: Fiocruz: uma instituição a serviço da vida.
Fonte: Rio de Janeiro; FIOCRUZ; s.d. 95 p. ilus.
Idioma: en; pt.
Descritores: Institutos Governamentais de Pesquisa
História
Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Educação Continuada
Assistência Farmacêutica
-Organizações de Planejamento em Saúde
Atenção à Saúde
Monitoramento Epidemiológico
Vigilância Sanitária
Política de Saúde
Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Livro-Texto
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
MTBR599.1; 640.522.2(81)(09)=134.3=111, F981f, MTBR599.1. 10001031851


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Id: biblio-935620
Autor: Superitendência de Saúde do Estado do Amazonas. Instituto de Dermatologia tropical e Venereologia Afredo da Mata.
Título: Instituto Alfredo da Matta ontem e hoje: uma história de saúde pública(1955 - 1997).
Fonte: Manaus-AM; IDTVAM; 1997. 251 p.
Idioma: pt.
Descritores: Academias e Institutos/história
Institutos Governamentais de Pesquisa
Hanseníase/diagnóstico
Hanseníase/prevenção & controle
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR276.2 - Biblioteca Doutor Orlando Costa
BR276.2; 614.(811.3), S959i, AG


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Modena, Celina Maria
Texto completo
Id: biblio-916728
Autor: Bento, Sílvio Fernando Bento; Modena, Celina Maria; Cabral, Stephanie dos Santos.
Título: Produção de vídeos educativos sobre saúde a partir da interlocução entre estudantes e pesquisadores / Production of educational videos about health based on the interlocution between students and researchers / Producción de vídeos educativos acerca de la salud basada en la interlocución entre estudiantes e investigadores
Fonte: RECIIS (Online);12(3):1-11, jul.-set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A escola como um espaço de saber ­ social, dialógico e cultural ­ é de fundamental importância no processo de popularização dos conhecimentos científicos. Com base em um projeto que se encontra em desenvolvimento, em uma parceria entre a Fiocruz Minas e três escolas da rede pública estadual no município de Belo Horizonte, este artigo relata a interlocução entre escola e pesquisa/ciência. Como estratégia de pesquisa buscou-se envolver ativamente os educandos na construção de questões relacionadas a temas de saúde. Nesse processo de articulação entre escola e instituição de pesquisa, dúvidas e questionamentos distintos levantados em cada uma das escolas foram apresentados aos pesquisadores da Fiocruz, que dialogaram com os discentes. Toda a pesquisa foi registrada na forma de vídeos, visando à construção de um material midiático educativo, que será distribuído na rede pública de ensino do estado de Minas Gerais.(AU)

The school as a social, dialogical and cultural space of learning plays a crucial role in the popularization of scientific knowledge. In the context of a research partnership between Fiocruz Minas and three state schools in Belo Horizonte, this paper describes the experience of a dialogue process between school and research/science. The project's strategy focused on actively involving students in the development of questions related to health issues. As a result of this articulation process different doubts and arguments were raised in each one of the schools and presented to researchers from Fiocruz and all the research participants talked about them. This whole process was filmed and recorded on tapes in order to produce educative media materials that will be distributed to public schools of the state of Minas Gerais.

La escuela, como un espacio de saber ­ social, dialógico y cultural ­, desempeña un papel importante en el proceso de popularización de los conocimientos científicos. Con base en un proyecto en desarrollo en una asociación entre Fiocruz-MG y tres escuelas de la rede pública estadual del municipio de Belo Horizonte, este artículo relata la interlocución entre escuela e investigación/ciencia. Como estrategia de investigación se ha buscado involucrar activamente los alumnos en la construcción de cuestiones relacionadas a temas de salud. En ese proceso de articulación entre la escuela y la institución de investigación, las dudas y los cuestionamientos han sido identificados en cada escuela y han sido presentados a los investigadores de la Fiocruz, que dialogaron con los discentes. Toda la investigación ha sido registrada en vídeos con el objetivo de construir un material mediático educativo, que va a ser distribuido en la rede pública de enseñanza del estado de Minas Gerais.
Descritores: Recursos Audiovisuais/estatística & dados numéricos
Educação em Saúde
Materiais Educativos e de Divulgação
Tecnologia da Informação
-Instituições Acadêmicas
Institutos Governamentais de Pesquisa
Publicações de Divulgação Científica
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-883687
Autor: Maia, Bárbara Ávila; Massarani, Luisa.
Título: Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz / Scientists and the mass media: a case study at the Instituto Oswaldo Cruz / Los científicos y los medios de comunicación masivos: un estudio de caso en el Instituto Oswaldo Cruz
Fonte: RECIIS (Online);11(4):1-15, out.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a relação dos cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)com os meios de comunicação de massa e com a divulgação científica em geral. O Instituto é uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localiza-se no Rio de Janeiro (Brasil), e é reconhecido internacionalmente por sua relevante produção científica na área da saúde. O estudo foi realizado por meio de uma enquete online, respondida por 103 cientistas de um universo de 487 pesquisadores e tecnologistas do IOC, e 20 entrevistas semiestruturadas feitas com stakeholders. Os resultados indicam um processo decrescente divulgação da ciência no Instituto, em contato relativamente frequente com a mídia e uma adesão às ações voltadas para o público promovidas pelo IOC. Por outro lado, identificamos poucas iniciativas próprias de divulgação científica por meio de blogs e redes sociais. (AU)

This article presents a case study about the relationship between the scientists of IOC - Instituto OswaldoCruz (Oswaldo Cruz Institute) and the mass media as well as their science diffusion in general. The Instituteis one of the units of the Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz (Oswaldo Cruz Foundation), located in Rio deJaneiro (Brazil), and it is internationally recognized for its relevant scientific production in health. The studywas conducted through an online survey, answered by 103 scientists from a universe of 487 researchersand technologists members of IOC staff, and 20 semi-structured interviews with stakeholders. The result sindicate a growing process of science dissemination in the Institute, relatively frequent contact with the media and compliance in relation to actions aimed at the public promoted by IOC. On the other hand, we have identified few own initiatives of science diffusion through blogs and social networks.

Este artículo presenta un estudio de caso sobre la relación de los científicos del Instituto Oswaldo Cruz(IOC) con los medios masivos de comunicación y con la divulgación científica en general. El Instituto esuna de las unidades de la Fiocruz ­ Fundação Oswaldo Cruz (Fundación Oswaldo Cruz), se ubica en Riode Janeiro (Brasil) y es reconocido internacionalmente por su relevante producción científica en salud. El estudio fue realizado a través de una encuesta en línea, respondida por 103 científicos de un universo de 487 investigadores y tecnólogos del IOC, y 20 entrevistas semiestructuradas hechas con stakeholders. Los resultados indican un creciente proceso de divulgación de la ciencia en el Instituto, contacto relativamente frecuente con la prensa y adhesión a las acciones dirigidas al público promovidas por el IOC. Por otro lado,identificamos pocas iniciativas propias de divulgación científica a través de blogs y redes sociales
Descritores: Jornalismo
Meios de Comunicação de Massa/tendências
Pesquisadores
Comunicação e Divulgação Científica
-Institutos Governamentais de Pesquisa
Internet/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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