Base de dados : LILACS
Pesquisa : SH1.040.040.010.020.030 [Categoria DeCS]
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Id: lil-682938
Autor: Rodríguez-Morales, Alfonso J.
Título: Midiendo la productividad científica de los hospitales venezolanos / Measuring the scientific production of the venezuelan hospitals
Fonte: Gac. méd. Caracas;118(4):326-332, oct.-dic. 2010. tab, graf.
Idioma: es.
Descritores: Auditoria Clínica/estatística & dados numéricos
Bibliografia de Medicina
Bases de Dados como Assunto/estatística & dados numéricos
Hospitais/estatística & dados numéricos
MEDLINE
-Bases de Dados de Texto Completo
Publicações Periódicas como Assunto
Tipo de Publ: Carta
Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: lil-663001
Autor: Whizar-Lugo, Victor.
Título: Actas Peruanas de Anestesiología en el buscador de LILACS: una invitación para superar la grabofobia / Actas Peruanas de Anestesiología in the LILACS search: an invitation to overcome grabophobia
Fonte: Actas peru. anestesiol;20(2):45-47, abr.-jun. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Acesso à Informação
Bases de Dados de Texto Completo
Publicações Seriadas
Redação
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-640232
Autor: Arantes, Luis Fernando Resende.
Título: Binge drinking: um estudo bibliométrico (1999-2010) dos artigos publicados na base de dados SciELO / Binge drinking: a bibliometric study (1999-2010) of articles published in the SciELO Database
Fonte: Estud. psicol. (Campinas);29(2):253-257, abr.-jun. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliométrica dos artigos publicados na base de dados Scientific Electronic Library Online, a fim de examinar os avanços científicos em relação ao comportamento de beber em excesso, nas diversas populações identificadas. Utilizaram-se os descritores binge e drinking, em inglês, na referida base de dados, tendo sido encontrados 22 trabalhos, sete dos quais repetidos pelo sistema de busca, resultando em 15 artigos distintos publicados entre 1999 e 2010. Foram criadas oito categorias de análise. Verificou-se a predominância de: parcerias entre universidades e centros de pesquisa (66,7%); pesquisas multiprofissionais (66,7%); publicações em revistas brasileiras (73,3%); uso do idioma inglês (53,3%); emprego do método quantitativo (86,7%); população adulta (60,0%); fatores associados ao binge drinking (26,7%); e definições quantitativas do comportamento analisado (100,0%). Os resultados apontam a baixa produção brasileira a respeito do tema, bem como a necessidade de pesquisas qualitativas a fim de compreender melhor a complexidade do binge drinking.

The aim of this research was to undertake a bibliometric study of articles published in the Scientific Electronic Library Online database in order to examine scientific advances regarding binge-drinking behaviour in the different populations identified. We searched for key words "binge" and "drinking" in journals and found 22 papers in the SciELO database. Seven of these had been repeated by the search system, therefore resulting in 15 separate articles dating from 1999-2010. We then created eight categories for analysis. We encountered a predominance of; partnerships between universities and research centers (66.7%); multidisciplinary research (66.7%); publications in Brazilian journals (73.3%); articles in English (53.3 %); use of quantitative methods (86.7%); adults (60%); factors associated with binge drinking (26.7%); and quantitative definitions of binge drinking (100%). The results point to the low number of articles produced in Brazil on the subject and the need for qualitative research to better understand the complexity of the phenomenon.
Descritores: Bebidas Alcoólicas
Alcoolismo
Bases de Dados de Texto Completo
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-627851
Autor: Arencibia Jorge, Ricardo; Vega Almeida, Rosa Lidia; Araújo Ruiz, Juan Antonio; Corera Álvarez, Elena; de Moya Anegón, Félix.
Título: Hitos de la ciencia cubana en el siglo XXI, una revisión a partir de los trabajos más citados en Scopus en el período 2001-2005 / Milestones of the Cuban Science in the XXI Century, a review of the most cited papers in Scopus, 2001-2005
Fonte: ACIMED;23(1):45-58, ene.-mar. 2012.
Idioma: es.
Resumo: La presente revisión, estructurada en dos partes, identifica y describe los artículos de investigación desarrollados con la intervención de autores e instituciones cubanas que han tenido mayor impacto sobre la comunidad científica internacional durante la primera década del Siglo XXI. Esta primera parte abarca el período 2001-2005. La cantidad de citas recibidas fue el criterio utilizado para la identificación de los trabajos más relevantes. Se utilizó la base de datos Scopus y el portal SCImago Journal & Country Rank como fuentes de información. Se tuvo en cuenta el rol de los autores e instituciones cubanas, así como el aporte de la colaboración internacional y la visibilidad de las publicaciones seriadas donde se dieron a conocer los trabajos, como variables de análisis para la caracterización de las investigaciones. Se confirmó la concentración de las investigaciones con mayor visibilidad internacional en el área biomédica durante los primeros cinco años de la década.

The current review, structured in two parts, identifies and describes the research articles developed by Cuban authors and institutions with the highest impact on the international scientific community during the first decade of XXI Century. The first part covered the period 2001-2005. The amount of citations was the used criteria for the identification of the most relevant papers. Scopus database and the SCImago Journal & Country Rank portal were used as information sources. The role of Cuban authors and institutions, the support of international collaboration, and the visibility of the journals where the papers were published, as analytical variables for the researches characterization, were studied. The concentration of the higher visibility in the biomedical area during the first five years of the decade was confirmed.
Descritores: Ciência/tendências
Bases de Dados de Texto Completo
Publicações Científicas e Técnicas
-Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-585327
Autor: Acosta Mendoza, Diana Rosa; Mayor Guerra, Esther; Castillo Asensio, Ileana; Díaz Ferrer, Lisette.
Título: Utilización de las bases de datos biomédicas en la Biblioteca de la Facultad de Ciencias Médicas No 1 de Santiago de Cuba / Using biomedical databases at the Library of the Medical College No. 1 of Santiago de Cuba
Fonte: Medisan;15(1):82-86, ene. 2011.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un estudio descriptivo y transversal sobre la utilización de las bases de datos biomédicas en la biblioteca de la Facultad de Ciencias Médicas No.1 de Santiago de Cuba, en el período de febrero a marzo de 2009. En la semana del 9 al 14 de este último mes se escogió a 138 usuarios que solicitaron los servicios de la sala de navegación: búsqueda bibliográfica, actualización de antivirus y consulta de los contenidos disponibles en la intranet, pues esa fue la semana de mayor afluencia al local. Solo 13,8 por cientohabían recibido cursos de adiestramiento para acceder a esas fuentes, 70,0 por ciento desconocían que existieran y 81,9 por ciento no las consultaban. Entre los principales problemas identificados se hallaban: disponer de una conexión defectuosa, no haber sido adiestrados por las bibliotecarias y contar con insuficiente tiempo de máquina. Se recomendó impartir cursos de alfabetización informacional para que lograsen satisfacer por sí mismos sus demandas de información en biomedicina

A descriptive and cross-sectional study on the use of biomedical databases at the library of the Medical College No.1 of Santiago de Cuba was conducted from February to March 2009. From March 9th to 14th, 138 users that requested services of the navigation room were selected: literature search, antivirus updating and references of the available contents on the intranet, because that was the busiest week of the room. Only 13,8 per cent had received training courses for access to those sources, 70,0 per cent were unaware of the existence of them, and 81,9 per cent were not using them. Among the main identified problems were a faulty connection, not having been trained by the librarians and not having enough time on the computer. It was recommended information literacy courses so that users are able to comply by themselves with their demands of information in biomedicine
Descritores: ALLYL COMPOUNDSABO BLOOD-GROUP SYSTEM
Bases de Dados Bibliográficas
Educação
Bases de Dados de Texto Completo
Bibliotecas Médicas
-Estudos Transversais
Epidemiologia Descritiva
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-557897
Autor: Pinto, Fabiana Pessini; Santeiro, Tales Vilela; Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes.
Título: Produção científica sobre psicoterapias na base de dados PePsic (1998/2007) / Scientific production concerning psychotherapies in PePsic databases (1998/2007)
Fonte: Fractal rev. psicol;22(2):411-430, maio-ago. 2010. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a produção científica publicada no período entre 1998 e 2007 sobre psicoterapia, considerando: distribuição das publicações ano a ano; periódicos; quantidade e sexo dos autores; tipos de pesquisa; enfoque teórico das produções; afiliação institucional dos autores e estratégias de avaliação psicológica utilizadas, material constituído de artigos publicados em periódicos científicos indexados à base de dados PePsic (N=117), obtido com o verbete "psicoterapia". A análise apresentada é quantitativa. Os autores das produções são do sexo feminino em sua maioria. Dos tipos de trabalhos analisados, houve predomínio de teóricos, seguidos por empíricos. Cinco dos periódicos possuem 50,5 por cento da produção pesquisada. O enfoque teórico psicanalítico teve maior predominância, seguido do cognitivo e comportamental. A maior parte dos autores está afiliada a instituições brasileiras, as quais estão concentradas na região sudeste do país. Houve uma maior prevalência para o uso de entrevistas e escalas como estratégias de avaliação psicológica.

On main purpose of scientific production analysis, published in the period between 1998-2007, on the subject of psychotherapy, take into consideration: distribution of publications year by year; regular advisers; quantity and gender of authors; types of research; focus on the theory of the productions; institutional affiliation of the authors and strategies for psychological evaluation. The body is constituted by articles published in scientific periods, indexed to the PePsic databases (N=117) was obtained by the time the word "psychotherapy" was used. The analysis presented is quantitative. Authors of the productions are, mainly, the feminine sex. There were a higher number of theoretical works. Five from the regular advisers own 50.5 percent of the entirely searched production. Psychoanalytic approach had more theoretical dominance. Most authors are affiliated to Brazilian institutions, which are concentrated in the southeast region. There were a higher prevalence for the use of interviews and scales as assessments strategies.
Descritores: Bases de Dados de Texto Completo
Publicações Periódicas
Psicologia Clínica
Psicoterapia
Domínios Científicos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Texto completo SciELO Brasil
Yoshida, Winston Bonetti
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Id: lil-557202
Autor: Yoshida, Winston Bonetti.
Título: Mudanças necessárias no Jornal Vascular Brasileiro / Necessary chages in our Journal Vascular Brasileiro
Fonte: J. vasc. bras;9(2):13-14, jun. 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Bases de Dados Bibliográficas/classificação
Bases de Dados de Citações
Bases de Dados de Texto Completo
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: lil-549382
Autor: Christensen, Marisa Corrêa; Barros, Nelson Filice de.
Título: Medicinas alternativas e complementares no ensino médico: revisão sistemática / Complementary and alternative medicine in medical teaching: systematic review
Fonte: Rev. bras. educ. méd;34(1):97-105, jan.-mar. 2010. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O aumento crescente da utilização das medicinas alternativas e complementares (MAC) requer que os profissionais de saúde estejam aptos a informar e atender seus pacientes, reconhecer efeitos colaterais, interações medicamentosas e praticar com segurança as medicinas complementares, isoladas ou associadas às medicinas convencionais. Este trabalho faz uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o ensino das MAC em escolas médicas, com a finalidade de refletir sobre as evidências publicadas. Foram analisados 33 artigos indexados no banco eletrônico de referências Pubmed, identificados a partir dos descritores: "ensino das medicinas alternativas e complementares" e "comple mentary and alternative medicine teaching". Observaram-se diferentes formas de inserção das MAC no ensino, atitudes positivas dos estudantes de Medicina frente a elas e desejo de aprendê-las com o objetivo de tratar e orientar futuros pacientes. Conclui-se que o ensino das MAC nas escolas de Medicina tem como fundamento adicionar à prática médica ferramentas diagnósticas e terapêuticas para a atenção, prevenção e promoção, nos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde.

The continuous increase in the use of complementary and alternative medicines (CAM) requires health professionals to be prepared to inform and treat their patients, recognize side effects and drug interactions, and safely practice complementary medicines, whether singly or in combination with conventional medicine. The current study includes a systematic literature review on the teaching of CAM in medical schools, with the aim of reflecting on the published evidence. A total of 33 articles were analyzed, indexed in the Pubmed database, identified by the descriptors "complementary and alternative medicine teaching" in English and Portuguese. The articles discussed different ways of in cluding complementary and alternative medicines in teaching, positive attitudes towards them by medical students, and the desire to learn them in order to treat and orient future patients. In conclusion, the rationale for teaching CAM in medical schools is to add diagnostic and therapeutic tools to medical practice for patient care, disease prevention, and health promotion at various levels of complexity in the health system.
Descritores: Educação Médica
Educação Médica Continuada
Bases de Dados de Texto Completo
Terapias Complementares/educação
Responsável: BR430.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-531460
Autor: Cañedo Andalia, Rubén.
Título: Hinari-PubMed: Más de seis millones de artículos libres a texto completo en el área de la salud / Hinari-PubMed: More than six millions of free full text in health area
Fonte: ACIMED;19(4), abr. 2009. tab.
Idioma: es.
Resumo: HINARI (Health InterNetwork Access to Research Initiative; en español, InterRed-Salud Iniciativa de Acceso a la Investigación) (http://hinari-gw.who.int/whalecomextranet.who.int/whalecom0 /hinari/en/journals.php) es el resultado de un proyecto presentado, a propuesta de la Organización Mundial de la Salud, por el Secretario General de las Naciones Unidas, Kofi Anan, en la Cumbre del Milenio de la ONU en el año 2000, con el objetivo de asegurar un acceso equitativo a la información en salud entre los distintos países a nivel mundial y concretamente de la información médica en forma gratuita o prácticamente gratuita a las instituciones públicas de los países en vías de desarrollo...
Descritores: Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Bases de Dados Bibliográficas
Bases de Dados de Texto Completo
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-507044
Autor: Cañedo Andalia, Rubén; Santovenia Díaz, Javier.
Título: Ebsco Web 2.0 / Ebsco Web 2.0
Fonte: ACIMED;18(4), oct. 2008. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Bases de Dados Bibliográficas/métodos
Bases de Dados de Texto Completo
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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