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Id: biblio-1287526
Autor: Ignatti, Carmencita; Nakamura, Eunice.
Título: Acompanhamento da implantação de uma Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares: principais desafios / Monitoring the implementation of a Municipal Policy on Complementary and Integrative Practices: the main challenges
Fonte: Physis (Rio J.);31(1):e310107, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This paper is an excerpt of an ethnographic study conducted within a doctoral program in a Complementary and Integrative Practices referral unit located in Peruíbe-SP, Brazil. It presents an analysis of the implementation of a Municipal Policy on Complementary and Integrative Practices (MPCIP), including participant observation of meetings held with workers and managers, field diaries, documents from the Brazilian Ministry of Health and the World Health Organization, legislation, and reports of those involved. The analysis was based on hermeneutic interpretation (GEERTZ, 1989), and the main challenges faced during the process are presented. Even though the format of the MPCIP in Peruíbe meets national and international requirements, it only warranted legal-institutional aspects. Despite advancements in policy development, there remain political and operational challenges to its implementation and expansion, which shall be overcome to fully implement Complementary and Integrative Practices in the city's health service.

Resumo Este artigo é fruto de um recorte da pesquisa etnográfica de doutorado realizada em uma Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), no município de Peruíbe-SP. A abordagem centra-se na análise da implantação da Política Pública Municipal de PICS (PMPIC), possibilitada pela observação participante de reuniões com profissionais e gestores, registradas em diários de campo, leitura de documentos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde e do próprio texto da lei, bem como das narrativas dos atores envolvidos. A análise do material baseou-se na interpretação de base hermenêutica (GEERTZ, 1989), sendo apontados os principais desafios observados durante o acompanhamento do processo. O formato da PMPIC em Peruíbe, embora atenda ao recomendado em nível nacional e internacional, garantiu somente os aspectos jurídico-institucionais. Apesar do avanço na construção da política, os desafios para sua implementação e ampliação esbarram em dificuldades políticas e operacionais, que deverão ser superadas para o estabelecimento de amplas perspectivas para as práticas integrativas e complementares nos serviços de saúde do município.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Sistema Único de Saúde
Terapias Complementares
Gestão em Saúde
Política de Saúde
-Brasil
Pessoal de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1283294
Autor: Rio de Janeiro (Estado). Secretaria de Estado de Saúde.
Título: Plano Estadual de Saúde Rio de Janeiro 2020-2023 / Rio de Janeiro State Health Plan 2020-2023.
Fonte: Rio de Janeiro; SES-RJ; 11/02/2020. 204 p.
Idioma: pt.
Resumo: A Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro ­ SES-RJ apresenta o Plano que irá conduzir as ações da saúde pública estadual entre os anos de 2020 e 2023. Este Plano marca a mudança na gestão com a reorientação da política pública de saúde na direção da estruturação e fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e a retomada dos investimentos nos sistemas de saúde municipais. A construção do novo Plano foi realizada com a intensa participação da comunidade de trabalhadores de saúde e gestores estaduais, do Conselho Estadual de Saúde e levou em conta a situação sanitária das regiões do estado, em parceria com o COSEMS-RJ. Cabe à SES-RJ conduzir a recuperação do SUS por meio de sua forte operação na prestação de serviços estratégicos à população e no fortalecimento da regionalização. É nosso papel expandir e consolidar o trabalho realizado, oferecendo um sistema público de saúde de qualidade, integrando municípios, prestadores de serviços, universidades, controle social e outros atores intersetoriais, propiciando uma vida de potencialidades e desenvolvimento das comunidades. O plano está organizado em diretrizes, objetivos, metas e indicadores, estruturados para orientar a atuação de gestores e técnicos, dando visibilidade para o cidadão fluminense das condições de saúde mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro. Temos a expectativa, no ciclo de 2020 a 2023, de avançar na organização da RAS, cumprindo o papel da SES na coordenação e fomento do SUS, provendo à sociedade os melhores avanços tecnológicos baseados em evidências, aliados a práticas humanizadas e respeitosas, ampliando a expectativa de vida saudável dos cidadãos fluminenses.
Descritores: Planejamento em Saúde/organização & administração
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
-Planos Governamentais de Saúde
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Planejamento Estratégico
Gestão em Saúde
Responsável: BR454.4


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Id: biblio-1149548
Autor: Hernández-Álvarez, Mario; Mesa-Melgarejo, Lorena; Galván-Villamarín, Fernando; Mayorga, Clemencia; Vega, Marcela.
Título: Characterization of the number, distribution and pertinence of pediatricians in Colombia. 2017 / Caracterización de la cantidad, distribución y pertinencia de los pediatras en Colombia. 2017
Fonte: Rev. Fac. Med. (Bogotá);68(4):490-498, oct.-dic. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Health human resources estimation and planning in the country require analyzing the relationship between socio-demographic and epidemiological aspects of the population and the supply of health services in different territories. Objective: To analyze the number, distribution and pertinence of pediatricians in Colombia. Materials and methods: Cross-sectional study. Data obtained from different sources were aggregated and refined to obtain a single database that allowed conducting an analysis of the number and distribution of pediatricians in Colombia and, this way, make an approximation of the census of Colombian pediatricians. Results: By 2017, there were 3 398 pediatricians in Colombia. Most pediatricians worked in Bogotá D.C. (35.96%) and in the departments of Antioquia (12.30%) and Valle del Cauca (9.59%). In contrast, in the departments of Vichada and Vaupés, there were no pediatricians and this service was not available. Conclusion: The distribution of pediatricians in Colombia depends more on the dynamics of healthcare service providers than on the health care needs of children in the different regions of the country. Therefore, the implementation of new policies aiming at achieving a better distribution of the available resources is required to strengthen local authorities and to regulate the provision of pediatric care services throughout the country according to the multiple health needs of each region.

Resumen Introducción. La estimación y planificación del recurso humano en salud a nivel nacional requiere analizar las relaciones entre la situación sociodemográfica y epidemiológica de las diferentes poblaciones y la oferta de servicios de salud en los territorios que ocupan. Objetivo. Analizar la cantidad, la distribución y la pertinencia de pediatras en Colombia. Materiales y métodos. Estudio trasversal. Los datos obtenidos de distintas fuentes fueron agregados y depurados para obtener una base de datos única que permitió analizar la cantidad y distribución de pediatras en el país y, de esta forma, realizar una aproximación del censo de pediatras en Colombia. Resultados. Para 2017 había 3 398 pediatras en Colombia. Además, la mayoría ejercía en Bogotá D.C. (35.96%) y en los departamentos de Antioquia (12.30%) y Valle del Cauca (9.59%), mientras que en los departamentos de Vichada y Vaupés no se reportó la presencia de estos especialistas o la prestación de sus servicios. Conclusión. La distribución de pediatras en Colombia responde más a la dinámica de los prestadores de servicios de salud que a las necesidades de la población infantil en los diferentes territorios, por lo que es necesario plantear nuevas políticas que permitan una mejor redistribución de los recursos disponibles y, de esta forma, fortalecer a los entes territoriales y regular la prestación de los servicios pediátricos en todo el país de acuerdo a las múltiples necesidades en salud de las diferentes regiones.
Descritores: Pediatria
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Saúde da Criança
Recursos Humanos
Limites: Humanos
Responsável: CO136.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1247697
Autor: Goiás (Estado). Secretaria de Estado da Saúde; .Subsecretaria de Saúde; .Gerência de Informações Estratégicas em Saúde; .Conecta-SUS.
Título: Teoria das filas e sua aplicação no serviço público de saúde / Queue theory and their application in the public health service.
Fonte: Goiânia; SES-GO; 17 mar. 2021. 1-4 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Formulada em 1908, pelo dinamarquês Agner Krarup Erlang, a teoria das filas é um método estatístico que utiliza cálculos matemáticos de probabilidade com o objetivo de prover um modelo que explique a formação de uma fila com base no padrão de entrada, atendimento e saída (OLIVEIRA et al., 2017). A finalidade de tais estudos é melhorar o desempenho do serviço e reduzir os custos. Foram citados três aplicações da teoria no serviço público: um trabalho realizado em Duque de Caxias (RJ); um estudo de caso realizado no Hospital das Clínicas de Uberlândia e um realizado no Estado do Rio de Janeiro

Formulated in 1908 by the Danish Agner Krarup Erlang, the theory of queues is a statistical method that uses mathematical probability calculations in order to provide a model that explains the formation of a queue based on the pattern of entry, service and exit (OLIVEIRA et al., 2017). The purpose of such studies is to improve service performance and reduce costs. Three applications of theory in the public service were mentioned: a work carried out in Duque de Caxias (RJ); a case study conducted at the Hospital das Clínicas de Uberlândia and one conducted in the State of Rio de Janeiro
Descritores: Controle Social Formal/métodos
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde/organização & administração
Saúde Pública/métodos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1759.1 - Biblioteca Professora Ena Galvão


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Id: biblio-1247691
Autor: Cervantes De la Torre, Karol; Rodríguez Rodríguez, Sebastián; Coronado Cuentas, Jesús; Acuña Terán, Karen.
Título: Impacto en costos por embarazos adolescentes 15 a 18 años en un hospital del departamento del Atlántico 2013 a 2017 / Impact on costs for adolescent pregnancies 15 to 18 years in a hospital in the department of Atlantic 2013 to 2017
Fonte: Biociencias;15(2), 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introduction: Adolescence is the transition between childhood and adulthood. The beginning of reproductive sexual life in this phase means to 1 in 5 adolescents becoming pregnant. 64% of these pregnancies are not planned, which entails high costs in health institutions. Objective: Show by proportional analysis the costs of care for pregnant adolescents in a hospital in the Atlantic department in 2013 and 2017. Materials and methods: Cross-sectional descriptive study, by means of proportional analysis, estimated costs of vaginal delivery by caesarean section and ICU care in 2013 and 2017 periods. Results: It was found that the costs of patients attended in 2013 and 2017, the 2013 proportion is lower (chi-square: 2,287; P> 0.05). In the costs of patients attended by vaginal delivery in 2013 and 2017, the proportion of 2013 is lower (chi-square: 17,340; P <0.05). The costs of patients attended by Cesarean in 2013 and 2017, the proportion of 2013 is lower (chi-square: 5,771; P <0.05). The costs of patients cared for by Caesarean section and patients referred to the ICU for the year 2013, the proportion of patients referred to the ICU is lower. (chi-square: 5,771; P = 0.00 for Cesarean section in 2013 and a chi-square value: 2,276; P = 0.03 for ICU referral in 2013). Conclusions: adolescent pregnancy is a public health problem with an increasing trend that leads to obstetric complications that can occur during this period, plus the high rate of caesarean sections, which therefore increases costs in the provision of health services.

Introducción: La adolescencia marca la separación entre la infancia y la vida adulta, con el inicio de la vida sexual reproductiva conlleva a que 1 de cada 5 adolescentes quede embarazada. El 64% de estos embarazos no sean planeados, generando altos costos en las instituciones de salud. Objetivo: Determinar mediante análisis de proporciones los costos de la atención en embarazadas adolescentes en un hospital del Departamento del Atlántico en los periodos 2013 y 2017. Materiales y métodos: Estudio descriptivo transversal, mediante análisis de proporciones se estimaron costos de parto vaginal cesárea y atención en uci en periodos 2013 y 2017. Resultados: se encontró que los costos de pacientes atendidas en los años 2013 y 2017, la proporción 2013 es menor (chi ­ cuadrado: 2,287; P > 0,05). Los costos de pacientes atendidas por parto vaginal en los años 2013 y 2017, la proporción del 2013 es menor (chi ­ cuadrado: 17,340; P < 0,05). Los costos de pacientes atendidas por Cesárea en los años 2013 y 2017, la proporción del 2013 es menor (chi ­ cuadrado: 5,771; P < 0,05). Los costos de pacientes atendidas por Cesárea y las pacientes remitidas a UCI para el año 2013, la proporción de pacientes remitidas a UCI es menor. (chi ­ cuadrado: 5,771; P = 0,00 para Cesárea en 2013 y un valor de chi ­ cuadrado: 2,276; P = 0,03 para remisión a UCI en 2013). Conclusiones: el embarazo adolescente es un problema de salud pública con tendencia al aumento que acarrea complicaciones obstétricas que pueden presentarse en el transcurso de este periodo más el índice elevado de cesáreas que por ende aumenta los costos en la prestación de los servicios de salud.
Descritores: PATIENT CARE1
-Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Ciências da Nutrição
GENERAL ADAPTATION SYNDROME9
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Histórico
Responsável: CO69.3 - Biblioteca


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Id: biblio-1224410
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Dirección General de Regulación, Vigilancia, Acreditación y Control de la Salud.
Título: Manual de organización y funciones: Departamento de Regulación, Acreditación y Control de Establecimientos de salud / Organization and functions manual: Department of Regulation, Accreditation and Control of Health Establishments.
Fonte: Guatemala; MSPAS; feb. 2021. 62 p.
Idioma: es.
Resumo: Un poco apagado, que dificulta un poco la lectura. Entre los diversos objetivos del reglamento, está la de servir de inducción al nuevo personal de la unidad, puesto que da sentido al trabajo, desde los aspectos: técnicos, administrativos y legales. Específicamente el objetivo general es: tener un documento técnico de gestión institucional que describa y establezca la organización, funciones generales y específicas de cada unidad y puesto de trabajo. Contiene la base legal del departamento en cuestión, así como los antecedentes del mismo; se describen además, su visión y misión, objetivos generales y específicos, así como las funciones del mismo. Incluye la estructura organizacional, organigrama, así como una detallada descripción de los puestos de mando, técnicos y administrativos. Otro tanto se hace con cada unidad del departamento.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração de Serviços de Saúde/normas
Administração de Instituições de Saúde/métodos
-Normas Jurídicas
Guatemala
Manuais como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


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Id: lil-488844
Autor: Laurell, Asa Cristina; Soares, Laura Tavares.
Título: Serviços de saúde em grandes cidades latinoamericanas: o caso da cidade do México/DF / Health care services in large Latin American cities: the case of Mexico City
Fonte: Physis (Rio J.);12(1):23-45, jan.-jun. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta a atual política de saúde e a experiência de gestão dos serviços de saúde da Cidade do México, por parte da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal. A herança deixada por governos anteriores foi a fragmentação dos serviços de saúde prestados por diferentes instituições, num país onde ainda não foi possível construir um Sistema Único de Saúde e onde a divisão entre os segurados e os não-segurados da Previdência (Seguridade) Social Mexicana traz desigualdades no acesso aos serviços. As condições de saúde determinadas pela segregação da pobreza em territórios definidos fazem com que as estratégias do Governo do DF sejam territorializadas, com adoção de programas sociais integrados, nos quais a saúde ocupa lugar de destaque. Destaca-se o esforço da Secretaria de Saúde em reorganizar e fortalecer os serviços de saúde, optando corajosamente pela gratuidade dos mesmos de modo inédito no país.

This article discusses the current health policy and experience with health services management in Mexico City under the Health Secretariat of the Federal District. The legacy of previous administrations is one of fragmentation of health services provided by different institutions, in a country stin lacking a Unified Health System and where the division between those covered and not covered by the Social Security System leads to unequal access to services. Since health conditions are determined by the segregation of poverty in defined territories, the strategies adopted by the government of the Federal District are territorialized, adopting integrated Social Programs in which Health occupies an outstanding position. The article highlights efforts by the Health Secretariat to reorganize and bolster health services, taking a daring stance in the choice to offer free services, a unique approach in the country.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Gestão em Saúde
Disparidades nos Níveis de Saúde
Política de Saúde
-México
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-516133
Autor: Sarandría, Ricardo; Augustovski, Federico.
Título: Reflexiones acerca del uso de evaluaciones de costo-efectividad para la toma de decisiones sanitarias: a propósito de un caso / Reflections about the use of evaluations of cost-effectiveness for the sanitary decision making: with regard to a case
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;9(3):66-67, mayo-jun. 2006.
Idioma: es.
Resumo: En el presente editorial se sintetizan las metas de la Declaración del Milenio de las Naciones Unidas firmado en septiembre del 2000 y un artículo de publicación reciente que intenta utilizar una metodología desarrollada por la OMS (llamada WHO-CHOICE) para priorizar la asignación de recursos sanitarios a través de los estudios de costo-efectividad. Dicho estudio evalúa el desarrollo de esas metas a la luz de estudios de costo efectividad, y los alcances de los mismos. En base a esta metodología, se definen los criterios para definir a una intervención como altamente costo efectiva o costo efectivas. Se hace hincapié en la finitud de los recursos y en el costo de oportunidad que implica cualquier decisión político-sanitaria. Se reflexiona acerca de la utilización de las herramientas de la economía de la salud, no solo en países muy pobres como los considerados en el artículo de referencia, sino, y como lo hacen los industrializados, en países como el nuestro, con alta fragmentación de su sistema de salud. Se mencionan experiencias locales en esa dirección.
Descritores: Análise Custo-Benefício
Gestão em Saúde
Planejamento em Saúde
-Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Países em Desenvolvimento
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1182354
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Programas de Salud.
Título: Proceso de programación en los servicios de salud del ministerio / Programming process in the health services ministry.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Dirección General de Programas de Salud; Abr., 1978. 87 p. graf.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación describe la organización de las funciones de las Direcciones Generales, así como los criterios técnicos que precisan los niveles de acción de gobierno y de producción de servicios y de bienes para la salud. Asimismo, pone en evidencia la programación en los servicios de salud, la cual debe orientarse y desarrollarse en forma tal como comprometa en su dinámica a todas las dependencias del Ministerio de Salud en sus tres niveles: Decisión Política, Técnico Administrativo y Operacional
Descritores: Assistência Integral à Saúde/organização & administração
Planos de Sistemas de Saúde/organização & administração
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde/organização & administração
-Peru
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "MINSA 1372"}]


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Id: biblio-1182270
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Escuela Nacional de Salud Pública; .Centro de Investigación y Desarrollo de Programas de Salud - CIDEPSA; .Organización Panamericana de la Salud - OPS.
Título: Políticas y planificación de recursos humanos en salud / Policies and planning health human resources.
Fonte: Lima; Centro de Investigación y Desarrollo de Programas de Salud - CIDEPSA; s.f. 108 p. (Documentos Básicos. Desarrollo de Recursos Humanos en Salud, 1).
Idioma: es.
Descritores: Ocupações Relacionadas com Saúde/educação
Pessoal Técnico de Saúde
Pessoal Técnico de Saúde/educação
Pessoal Técnico de Saúde/organização & administração
Planejamento Estratégico
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde/organização & administração
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde/tendências
-Planejamento em Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "IDREH-DB1"}]



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