Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP1 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 507 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 51 ir para página                         

  1 / 507 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1121550
Autor: Lopes, Mirtys Vivianne Pedroza.
Título: Planejamento estratégico situacional como ferramenta para impulsionar a integração entre vigilância em saúde e atenção básica no município de Calçado/PE / Situational strategic planning as a tool to boost the integration between health surveillance and primary care in the municipality of Calçado / PE.
Fonte: Calçado; s.n; 2017. 54 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: A Vigilância em Saúde tem como objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, já a Atenção Básica é definida como um conjunto de ações coletivas e/ou individuais que contemplam a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, desta forma, fica clara a importância de desenvolver estratégias que fomentem a articulação entre esses setores. O trabalho trata-se de um Projeto de Intervenção que tem por finalidade utilizar o Planejamento Estratégico Situacional como ferramenta para impulsionar a integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica no município de Calçado/PE. Valorizando a educação permanente e a gestão compartilhada, busca-se articular as ações e melhorar o fluxo de informações na rede de atenção à saúde e, consequentemente, o serviço ofertado a população. Além disso, a articulação entre os setores também tem por finalidade melhorar os indicadores e metas estipulados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao repasse de incentivos financeiros para o município.(AU)
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Planejamento Estratégico
Vigilância em Saúde Pública
-Atenção Primária à Saúde
Políticas de eSaúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 35.077:614(813.42), L864p


  2 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1121553
Autor: Farias, Maria Aparecida Brasil.
Título: A reorganização do setor de administração financeira da VI gerência regional de saúde do estado de Pernambuco / The reorganization of the financial administration sector of the VI regional health management in the state of Pernambuco.
Fonte: Arcoverde; s.n; 2017. 20 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O presente projeto de intervenção tem por objetivo propor atividades de capacitação profissional de servidores públicos do setor de administração financeira de uma unidade da Gerência de Saúde de Pernambuco, localizada na cidade de Arcoverde-PE. Espera-se, com a intervenção proposta, desenvolver a autonomia de servidores no que se refere à elaboração de planejamentos orçamentários conscientes e exequíveis a fim de que se possa, senão encerrar, diminuir as dificuldades envolvidas nas atividades dos servidores, que os tornam sujeitos dependentes dos colegas para a realização produtiva de tarefas. Busca-se, assim, procurar descentralizar as atividades das mãos de funcionários específicos de modo a garantir a equidade de trabalho e de posicionamentos quando das decisões orçamentárias que devem ser implementadas.(AU)
Descritores: Capacitação Profissional
Empregados do Governo
-Organização e Administração
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração Pública
Administração Financeira
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 658.15:614(813.42), F224r


  3 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1122773
Autor: Pernambuco( Estado). Secretaria de Saúde.
Título: Plano de educação permanente em saúde de Pernambuco / Permanent health education plan in Pernambuco.
Fonte: Recife; Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco; 2018. 102 p. ilus, mapa, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Plano de Educação Permanente em Saúde do Estado de Pernambuco foi organizado segundo a estrutura de uma Política de Gestão da Educação na Saúde, entendendo que a Educação Permanente em Saúde deve ser a estratégia ordenadora da formação e desenvolvimento de trabalhadores, das relações ensino-serviço e das interações ensino-atenção-gestão-participação. Nesse sentido, Plano de Educação Permanente em Saúde e Política de Gestão da Educação na Saúde guardam relações orgânicas de correspondência e convergência. O objetivo é o fomento desse campo, buscando promover e integrar ações formativas, incentivar capacidades pedagógicas e valorizar as potencialidades que o trabalho em saúde apresenta em seu cotidiano.(AU)
Descritores: Educação Continuada
Políticas Públicas de Saúde
-Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Gestão em Saúde
Política de Saúde
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 377:614(813.4), P452p


  4 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-708363
Autor: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde.
Título: Termo de compromisso de gestão estadual / Term of commitment of state management.
Fonte: São Paulo; São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde; [2008]. 38 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Gestão em Saúde
Programação
Regionalização
Cooperação Internacional
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; Digital


  5 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-478819
Autor: Silva, Mara Regina Santos da; Bernardi Neto, Claudio.
Título: A convivência do velho e do novo num contexto que preconiza desinstitucionalização da doença mental / The coexistence the old and of the new in a context that preconizes surpassing internament for people with mental disease
Fonte: Texto & contexto enferm;8(2):377-380, maio-ago. 1999.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Internacional Família e Violência, Florianópolis, 19-23 abr. 1999.
Resumo: This study was developed in Rio Grande, RS to verify health assistance to those families who live mental disease situations in a Brazilian State where de reformation of Psychiatric Assistance has been promoted. Data were gathered with 32 families who had family members' inpatients in the local psychiatric hospital from October/97 to January/98. The data analysis showed that these families have not received the assistance, even after having requested those legally rightful services. That is, the legal determinations exist and services ate offered by general hospitals and health services of the basic county state network. The results evidences the practice developed by health professional goes against what is stated by law, making these families protagonists of an ambiguous process which represents both a proposal for liberation and a denial of the rights, as well as the restriction of freedom...
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Desinstitucionalização
Família
Pessoas Mentalmente Doentes
Saúde Mental
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  6 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Carraro, Telma Elisa
Texto completo
Id: lil-475181
Autor: Silva, Luiz Anildo Anacleto da; Mercês, Nen Nalú Alves das; Schmidt, Sandra Marcia Soares; Marcelino, Silvana Romagna; Pires, Denise Elvira Pires de; Carraro, Telma Elisa.
Título: Um olhar sócio-epidemiológico sobre o viver na sociedade atual e suas implicações para a saúde humana a social-epidemiological / Perspective on current society's lifestyle and its implications for human health
Fonte: Texto & contexto enferm;15(n.esp):170-177, 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Na atualidade, aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, religiosos, influenciam o processo de viver humano. Mostra o estudo, elevados índices de desenvolvimento humano em determinadas regiões da Europa, América do Norte, Oceania, enquanto que na América Latina, Ásia e África predominam baixos índices. No Brasil os melhores índices estão nos estados das regiões sul e sudeste e os mais baixos estão nas regiões nordeste e norte. Percebe-se que diversos órgãos internacionais e de fomento vêm desenvolvendo políticas visando à compensação destas desigualdades. Neste, procuramos entender, refletir e nos conscientizar que o processo de viver, incluindo aspectos relacionados à saúde depende da estruturação social, de ações políticas efetivas e econômicas destinadas a redução das desigualdades e promoção dos sujeitos. Nesta visão de mundo, saúde, processo de viver, dimensão individual, e vida social, estão inexoravelmente interconectados.

Currently, socio-economic, political, cultural, and religious aspects influence the human living process. The study shows high indexes of human development in regions of Europe, North America, and Oceania while in Latin America, Asia, and Africa low indexes prevail. In Brazil the best values are found in the Southern and Southeastern States and the lowest are in Northern and Northeastern States. Several international agencies and funding agencies have developed policies that aim to balance these differences. In this study we attempt to understand, reflect, and become more conscious that the living process, including health-related aspects, depends on social structure and effective political actions directed to reduce the differences and promote human beings. Health, living process, individual dimension and social life are interconnected inexorably in this worldview.

En la actualidad, aspectos socio-económicos, políticos, culturales, religiosos, influyen en el proceso de vivir humano. El presente estudio muestra los altos índices de desarrollo humano en ciertas áreas de Europa, América del Norte, Oceanía, mientras que en América Latina, Asia y África prevalecen bajos índices de desarrollo. En Brasil, los mejores índices están en los estados del sur y del sudeste, y los más bajos están en el nordeste y en el norte. Se percibe que varios órganos internacionales y de fomento están desarrollando políticas para la compensación de estas desigualdades. En este estudio intentamos entender, reflejar y darnos cuenta que el proceso de vivir, incluyendo aspectos relacionados a la salud, depende de la estructuración social, de acciones políticas y económicas eficaces para la reducción de las desigualdades y promoción de los individuos. En esta visión de mundo, la salud, el proceso de vivir, lo individual, y la vida social, están inexorablemente interconectados.
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração em Saúde Pública
Desenvolvimento Humano
Filosofia em Enfermagem
Meio Ambiente
Pesquisa em Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  7 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lacerda, Rúbia Aparecida
Id: lil-469274
Autor: Turrini, Ruth Natalia Teresa; Lacerda, Rúbia Aparecida.
Título: Capacitação de recursos humanos para a implementação do programa de controle de infecção / Capacitation of human resources for the implementation of an infection control program
Fonte: Texto & contexto enferm;13(n.esp):25-33, 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo realizado em hospitais de São Paulo, buscando identificar e discutir as dificuldades relacionadas aos recursos humanos para a implementação do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH). Os dados foram obtidos com entrevistas aos profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e utilizou-se a análise temática para identificar as sete categorias apresentadas neste estudo. Nos discursos fica claro que a responsabilidade pela implementação do PCIH não é exclusiva dos profissionais do SCIH e, sim, de toda a organização hospitalar e seus trabalhadores, incluindo o pessoal técnico e administrativo. Duas ordens de questões se destacam: organizacionais e individuais, apesar de alguns aspectos individuais refletirem a cultura da organização e as condições da realidade social. Constata-se que iniciativas e boa vontade isoladas não são suficientes, tampouco a capacitação técnica, se não houver condições infra-estruturais que viabilizem este programa, assim como não é possível sua generalização, sendo necessário contextualizá-lo às realidades em que se inserem...

This study was performed in hospitals of São Paulo, looking to identify and discuss the difficulties related to human resources towards the implementation of the Hospital Infection Control Program (PCIH). The data was obtained through interviews with the professionals of the Service for Hospital Infection Control (SCIH) and used thematic analysis in order to identify the seven categories represented in this study. In the discussions, it became clear that the responsibility for implantation of the PCIH is not exclusive to the professionals of the SCIH, but rather the entire hospital organization and all its employees, both technical and administrative. Two orders of questions have been made clear: organizational and individual, although some individual aspects reflect the culture of the organization and the conditions of the social reality. We conclude that isolated initiatives and good will, as well as technical capability, are not sufficient if there is not an adequate infrastructure that permits the implementation of the program. Generalizing such an infrastructure is not possible, considering the specific contextual necessities that each environment demands...

Estudio realizado en hospitales de São Paulo, buscando identificar y discutir las dificultades relacionadas a los recursos humanos para la implementación del Programa de Control de Infección Hospitalar (PCIH). Los datos fueron obtenidos através de entrevistas con los profesionales del Servicio de Control de Infección Hospitalar (SCIH), identificándose siete categorías mediante el análisis temático. En los discursos está claro que la responsabilidad por la implementación del PCIH no es exclusiva de los profesionales del SCIH y, sí, de toda la organización hospitalaria y sus trabajadores, incluyendo al personal técnico y administrativo. Se destacan todos de cuestionamientos: organizacionales e individuales, a pesar de que algunos aspectos individuales reflejan la cultura de la organización y las condiciones de la realidad social. Se constata que las iniciativas y la buena voluntad alejadas no son suficientes, tampoco la capacitación técnica, si no existen condiciones infra-estructurales que encaminhem este programa, así como no es posible su generalización, siendo necesario su contextualización en las realidades en que se encuentram inseridos...
Descritores: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Tutoria
Recursos Humanos em Hospital
Infecção Hospitalar
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  8 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1119830
Autor: Torres, Severo, Fernanda Thereza Martins.
Título: Regulação em saúde: sistematização no processo de trabalho para uma otimização das cotas de especialidades em um município do Alto Pajeú - PE / Health regulation: systematization in the work process to optimize the quotas for specialties in a municipality in Alto Pajeú - PE.
Fonte: Serra Talhada; s.n; 2017. 20 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo desse estudo foi evidenciar que o processo de trabalho de uma funcionaria do serviço de regulação em saúde municipal, interferi diretamente na utilização adequada das cotas programadas do seu município, devido a pouca qualificação e sistematização por parte desse profissional da regulação. Com base nisso, o presente estudo visa melhorar a utilização das cotas programadas para especialidades na UPAE localizada em Afogados da Ingazeira ­ PE, do município de Brejinho, através de capacitação, visitas mensais e monitoramento mais especificam. Com a finalidade de ajudar a melhorar a capacidade de organização das atividades no setor da regulação do referido município, para a correta manipulação do sistema e a efetividade da equidade por meio da regulação em saúde.(AU)
Descritores: Gestão em Saúde
-Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Assistência Ambulatorial
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 614.2(813.42), S498r


  9 / 507 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1118641
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde.
Título: Plano Estadual de Saúde 2016-2019 / State Health Plan 2016-2019
Fonte: Rev. baiana saúde pública;44(supl.3):1-124, out.-dez. 2016. ilus, graf, mapas, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Plano Estadual de Saúde do Estado da Bahia (PES) constitui-se como o instrumento de gestão, em que está expressa a Política de Saúde do estado para o período de 2016 a 2019. As orientações para implementação de todas as iniciativas de gestão do SUS no âmbito do território baiano estão neste documento, explicitando os compromissos setoriais de governo, além de refletir, por meio da análise situacional, as necessidades de saúde da população e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para supri-las
Descritores: Planos Governamentais de Saúde
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Sistema Único de Saúde
Política de Saúde
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  10 / 507 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-974835
Autor: Bezerra, Valéria Peixoto; Serra, Maria Angélica Pinheiro; Almeida, Sandra Aparecida de; Pereira, Ivoneide Lucena; Chaves, Rebeca Bezerra; Nogueira, Jordana de Almeida.
Título: Ações de prevenção do hiv e de promoção à saúde no contexto da aids pela estratégia saúde da família em joão pessoa-pb / Acciones de prevención del vih y promoción de la salud en el contexto del sida por la estrategia salud de la familia en joão pessoa-pb / Actions of prevention of hiv and health promotion in the context of aids by strategy health of the family in joão pessoa-pb
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(2):343-349, Abr.-Jun. 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O estudo objetivou analisar as ações de prevenção do HIV e promoção à saúde no contexto da Aids desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), em João Pessoa-PB. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 16 enfermeiros atuantes na ESF. Para a obtenção dos dados, utilizouse um roteiro de entrevista semiestruturado e seguiu-se as etapas de análise de conteúdo temática. Os enfermeiros atuam no contexto da Aids com ações em educação em saúde e contextos do cuidar, além de vivenciar facilidades e dificuldades para que essas ações sejam implementadas com êxito. Concluiu-se que as ações voltadas para a prevenção do HIV e promoção à saúde no contexto da Aids estão presentes nas atividades dos profissionais enfermeiros atuantes na ESF, no entanto, não se constituem ações cotidianas e préestabelecidas, acontecendo, em sua maioria, em momentos pontuais e nas demandas durante as consultas de enfermagem.

RESUMEN El estudio tuvo como objetivo analizar las acciones de prevención del VIH y promoción de la salud en el contexto del SIDA desarrolladas por la Estrategia Salud de la Familia (ESF) en João Pessoa-PB. Se trata de un estudio descriptivo, con enfoque cualitativo, realizado con 16 enfermeros que trabajan en la ESF. Para la recogida de datos, se utilizó un guión de entrevista semiestructurado y fueron seguidos los pasos del análisis de contenido temático. Los enfermeros actúan en el contexto del SIDA con acciones en educación para la salud y contextos de la atención, además de vivir facilidades y dificultades para que esas acciones sean implementadas con éxito. Se concluyó que las acciones dirigidas a la prevención del VIH y promoción de la salud en el contexto del SIDA están presentes en las actividades de los profesionales de enfermería que trabajan en la ESF, sin embargo no se constituyen acciones cotidianas y preestablecidas, ocurriendo, sobre todo, en momentos puntuales y en las demandas durante las consultas de enfermería.

ABSTRACT The study aimed to analyze the prevention of the actions of HIV and health promotion in the context of AIDS developed by the Strategy Family Health (ESF) in João Pessoa-PB. This search is a descriptive study with qualitative approach, performed with 16 nurses working in the ESF, using a semi-structured interview guide and followed the steps of content analysis. Nurses work in the context of AIDS with actions in health education and care contexts, additionally ease and difficulties in these experiences for these actions are implemented successfully. It was concluded that the actions aimed at prevention of HIV and health promotion in the context of AIDS are present in the activities of professional nurses who are working in the ESF, however not constitute everyday actions and pre-established, happening mostly in special moments and the demands during nursing visits.
Descritores: Serviços Preventivos de Saúde/tendências
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde/organização & administração
Infecções por HIV/prevenção & controle
HIV/imunologia
Promoção da Saúde/normas
-Atenção Primária à Saúde/normas
Educação em Saúde/normas
Soropositividade para HIV/enfermagem
Centros Comunitários de Saúde/normas
Enfermagem de Atenção Primária/normas
Epidemias/prevenção & controle
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



página 1 de 51 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde