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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1002350
Autor: Ferreira, Marcelo José Monteiro; Ribeiro, Kelen Gomes; Almeida, Magda Moura de; Sousa, Maria do Socorro de; Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão; Machado, Márcia Maria Tavares; Kerr, Ligia Regina Franco Sansigolo.
Título: New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education / Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação / Nuevas Directrices Curriculares Nacionales para los cursos de Medicina: oportunidades para resignificar la formación
Fonte: Interface (Botucatu, Online);23(supl.1):e170920, 2019. ilus.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The new National Curriculum Guidelines aim at restructuring and adapting medical curricula. The objective is to conduct a critical-reflective analysis of the restructure of a medical course's curricular matrix. This action research was conducted at a Brazilian federal university. The material was analyzed using the discourse analysis method. Among the results, the proposal of a curriculum that values life and transfers the biomedical paradigm to incorporate other dimensions in healthcare is highlighted. The need to strengthen a curricular matrix based on social demands and preferably focused on primary care is indicated. The establishment of longitudinal and transversal relationships among the competency areas of the 2014 National Curricular Guidelines and the curricular components is proposed. The intention is to foster the understanding of determinants and relationships between diseases and the communities' ways of living.

RESUMO As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) visam à reestruturação e adequação dos currículos médicos. Objetiva-se realizar uma análise crítico-reflexiva da reestruturação da matriz curricular para um curso de Medicina. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma universidade federal brasileira. Para a análise do material, procedeu-se com Análise de Discurso. Como resultados, destacou-se uma proposição curricular que valorize a vida, capaz de transpor o paradigma biomédico para incorporar outras dimensões no cuidado em Saúde. Apontou-se para o fortalecimento de uma matriz curricular retroalimentada pelas demandas sociais, tendo a Atenção Primária como cenário preferencial para a formação. Propõe-se o estabelecimento de relações de longitudinalidade e transversalidade entre as áreas de competência das DCN de 2014 e os componentes curriculares ofertados. Intenciona-se fomentar a compreensão dos determinantes e relações das doenças com os modos de vida das comunidades.

RESUMEN Las nuevas Directrices Curriculares Nacionales (DCN) apuntan a la reestructuración y adecuación de los currículos médicos. Objetivo: Realizar un análisis crítico-reflexivo de la reestructuración de la matriz curricular para un curso de Medicina. Se trata de una investigación-acción participativa realizada en una universidad federal brasileña. Para el análisis del material se procedió con un Análisis de Discurso. Como resultado, se destacó una proposición curricular que valorice la vida, capaz de transponer el paradigma biomédico incorporando otras dimensiones al cuidado de la salud. El objetivo fue el fortalecimiento de una matriz curricular retroalimentada por las demandas sociales, con la atención primaria como escenario preferencial para la formación. Se propone establecer relaciones longitudinales y transversales entre las áreas de competencia de las DCN de 2014 y los componentes curriculares ofertados. Se intenta fomentar la comprensión de los factores determinantes y las relaciones de las enfermedades con la forma de vida de las comunidades.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Faculdades de Medicina/tendências
Currículo/normas
Educação Médica/tendências
-Brasil
Saúde Pública
Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Integralidade em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1049118
Autor: Pichelli, Karin Rejane; Monteiro, Marcia Valeria de Carvalho; Hora, Senir Santos da.
Título: Desafios à Intervenção Interdisciplinar no Olhar da Equipe Multiprofissional em um Hospital de Referência em Tratamento de Câncer no Brasil / Challenges of the Interdisciplinary Approach under the Perspective of the Multidisciplinary Team in a Referral Hospital for Cancer Treatment in Brazil / Desafíos del Enfoque Interdisciplinario a los Ojos del Equipo Multidisciplinario en un Hospital de Referencia para el Tratamiento del Cáncer en Brasil
Fonte: Rev. bras. cancerol;65(4), 20191216.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A interdisciplinaridade é vista como uma alternativa que, somada ao desenvolvimento tecnológico, possa a contribuir para a melhoria do cuidado em saúde, mas cuja construção é cercada de desafios. O Grupo de Estudos e Tratamento do Câncer Gástrico e Esofágico de um hospital referência em tratamento de câncer, composto por equipe multiprofissional, foi criado no sentido de promover interação entre a equipe e a melhoria no atendimento ao paciente, mas ainda precisa avançar no sentido da interdisciplinaridade. Objetivo: Conhecer e analisar os desafios à intervenção interdisciplinar no olhar dos profissionais que integram a equipe. Método: Pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por entrevista com profissionais das categorias inseridas no grupo e análise com base na hermenêutica-dialética. Resultados: O entendimento acerca do propósito do grupo e das temáticas integralidade e interdisciplinaridade, incluindo-se a percepção sobre a rede de cuidados ao paciente. Foram apresentados desafios objetivos e subjetivos, vinculados, respectivamente, à gestão e à relação entre a equipe e entre os profissionais e os pacientes, para os quais é fundamental destinar o cuidado. Foram ainda apresentados avanços e resultados positivos e a necessidade de se direcionar o olhar também à equipe e ao seu cuidado. Conclusão: Verifica-se a importância de levar os profissionais à reflexão acerca de sua intervenção, individual e coletiva, tendo em vista as possibilidades que estão ao alcance da equipe e de outras que poderiam ser alvo de pleitos e lutas para a efetiva implementação do Sistema Único de Saúde, como também valorizar as potencialidades e os ganhos já conquistados.

Introduction: The interdisciplinarity is seen as an alternative that, added to the technological development, could contribute to the improvement of healthcare, but whose construction faces challenges. The Gastric and Esophageal Cancer Study and Treatment Group of a referral cancer treatment hospital formed by a multi-professional team, was created to promote interaction between the team and the improvement of patient care; nevertheless, still needs to move towards interdisciplinarity. Objective: To know and analyze the challenges of interdisciplinary intervention through the vision of the professionals who belong to the team. Method: Qualitative approach, with data collected through interviews with professionals of the group's categories and analysis based on hermeneutic-dialectic. Results: One of the results was the understanding about the purpose of the group and the concepts of integrality and interdisciplinarity, including the perception about the patient care network. Other result was the presentation of objective and subjective challenges and their relation, respectively, to the management and relationship between the team, and between professionals and patients, for whom care is provided. In addition, it were presented positive results and progress, and the necessity to focus the attention to the team and its own care. Conclusion: It was verified the importance to encourage the professionals to think about their own individual and collective intervention, bearing in mind the possibilities that are within the scope of the team and others that could be the object of pledges and struggles for the effective implementation of National Health System and to value the potentialities and conquests already achieved.

Introducción: La interdisciplinariedad se considera una alternativa que, sumada al desarrollo tecnológico, puede contribuir a la mejora de la atención médica, pero cuya construcción está rodeada de desafíos El Grupo de Estudio y Tratamiento del Cáncer Gástrico y Esofágico de un hospital de referencia para el tratamiento del cáncer, compuesto por un equipo multiprofesional, fue creado para promover la interacción del equipo y mejorar la atención al paciente, pero aún necesita avanzar hacia la interdisciplinariedad. Objetivo: Conocer y analizar los desafíos de la intervención interdisciplinaria a los ojos de los profesionales que forman parte del equipo. Método: Investigación cualitativa, cuya recopilación de datos se realizó mediante entrevista con profesionales de las categorías incluidas en el grupo y el análisis basado en la dialéctica hermenéutica. Resultados: La comprensión sobre el propósito del grupo y los temas de integralidad e interdisciplinariedad, incluida la percepción sobre la red de atención al paciente. Se presentaron desafíos objetivos y subjetivos, vinculados, respectivamente, al manejo y la relación entre el equipo y entre profesionales y pacientes, para lo cual la atención es esencial. También se presentaron avances y resultados positivos, así como la necesidad de dirigir la mirada hacia el equipo y su cuidado. Conclusión: Existe la importancia de que los profesionales líderes reflexionen sobre su intervención individual y colectiva, considerando las posibilidades que están al alcance del equipo y otros que podrían ser el objetivo de reclamos y luchas para la implementación efectiva del Sistema Único de Salud, además de valorar el potencial y los logros ya alcanzados.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Neoplasias Gástricas/terapia
Neoplasias Esofágicas/terapia
Integralidade em Saúde
Práticas Interdisciplinares
-Institutos de Câncer
Limites: Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: biblio-841973
Autor: Melo, Ana Caroline Viana de; Barros, João Paulo Pereira.
Título: Práticas de saúde na escola: um estudo cartográfico na cidade de Parnaíba-PI / Health practices in school: a study in the city of cartographic Parnaíba-PI / Las prácticas de salud en las escuelas: un estudio cartográfico de la ciudad de Parnaíba-PI
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(2):341-355, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo aborda resultados de uma pesquisa que visou cartografar práticas de saúde no cotidiano de uma escola pública de Parnaíba-PI. Os objetivos específicos foram compreender concepções que sustentam as práticas de saúde desenvolvidas por profissionais de saúde e educação no cotidiano da escola, assim como discutir processos de subjetivação agenciados pelas práticas de saúde no território escolar. A pesquisa teve um direcionamento qualitativo, na perspectiva de uma pesquisa-intervenção que enfoca a implantação do Programa de Saúde na Escola em um estabelecimento educacional na referida cidade piauiense. A pesquisa-intervenção utilizou-se da observação participante de práticas de saúde na escola lócus, além de entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com profissionais da atenção primária e profissionais da escola. A cartografia aponta que o território escolar investigado é fortemente marcado por práticas de saúde pautadas em concepções biologicistas, articulando-se a tecnologias disciplinares e biopolíticas de poder que agenciam processos de sujeição de crianças e adolescentes. Não obstante, a cartografia destaca também processos de deslocamentos e resistências a essas perspectivas.

The article discusses results of a research investigation aims to map health practices developed in the everyday life of a public school in the city of Parnaíba-PI. Have your specific goals conceptions that underlie health practices developed by health and education in the school routine were understanding, as well as discussing the subjectivation processes touted by the practices of health in everyday school life. The research was a qualitative direction, articulating the research intervention and to cartography method. As data production procedure was used participant observation of health practices in school - locus, and semi -structured discussion wheel with the primary care and school professionals and interviews. The results indicate that the school area investigated is strongly restricted by health practices guided by biologicist concept, linking with disciplinary and biopolitical technologies of power that eventually brokering homogenizing processes of subjectivity. However, also highlight the mapping processes and resistance to displacement of these perspectives.

El artículo analiza los resultados de una encuesta que tuvo como objetivo mapear las prácticas de salud en la vida cotidiana de una escuela pública en Parnaíba-PI. Sus objetivos específicos concepciones que subyacen en las prácticas de salud desarrolladas por la salud y la educación en la rutina de la escuela estaban entendiendo, así como discutir los procesos de subjetividad promocionado por las prácticas de salud en los terrenos de la escuela. La investigación fue un sentido cualitativo, la articulación de la intervención de la investigación. Como procedimiento de producción de datos, se utilizo la observación participante de las prácticas de salud en la escuela-locus, y semi-estructurada, rueda conversación con los profesionales y las entrevistas de atención primaria y de la escuela. Los resultados indican que la escuela investigo territorio está fuertemente restringida por las prácticas de salud guiados por conceptos biologicistas, la vinculación con las tecnologías disciplinarias y biopolíticas de poder que eventualmente intermediación procesos homogeneizadores de la subjetividad. Sin embargo, la correlación también destaca los procesos de desplazamiento y resistencia a estos puntos de vista.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
-Prática Psicológica
Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Processo Saúde-Doença
Mapeamento Geográfico
Integralidade em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-946514
Autor: Vecchi, Marjorye Polinati da Silva; Campos, Estela Márcia Saraiva; Farah, Beatriz Francisco.
Título: Autoavaliação: instrumento para reflexão do processo de trabalho nas equipes de saúde da família / Self-assessment: tool for reflection on family health team work processes
Fonte: Rev. APS;20(4):527-538, 20/10/2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar como a autoavaliação desenvolvida pelo PMAQ pode contribuir na organização do processo de trabalho das equipes na perspectiva da integralidade da atenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a entrevista coletiva e os resultados do questionário AMAQ - instrumento de "Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade", que compõe uma das fases do Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ- AB) do Ministério da Saúde. Como resultado emergiu um núcleo de significado, Práticas de integralidade: dialogando com os resultados da autoavaliação AMAQ subdividida em três categorias: educação permanente e qualificação das equipes; organização do processo de trabalho; atenção integral à saúde. Identificou-se que a atenção integral desenvolvida pelos profissionais ainda é embrionária, para organizar o processo de trabalho orientado pela integralidade, apresentando dificuldades: ausência de um programa de educação permanente e de um planejamento integrado; a adscrição do território limitada à atualização de cadastros, não integração entre os pontos da rede de atenção à saúde e contatos intersetoriais prejudicados pela burocracia. Como potencialidades, observou-se o acolhimento; visitas domiciliares programadas; desenvolvimento de ações preventivas e promocionais e acompanhamento de grupos de riscos que, embora frágeis, sinalizam mudanças para transição do modelo assistencial. A autoavaliação pelas equipes do município se apresentou como ferramenta dinamizadora na identificação de demandas para Educação Permanente e organização do processo de trabalho, que possam subsidiar concepções e práticas profissionais na Atenção Básica sob a perspectiva da integralidade.

This study aimed to analyze how the self-assessment developed by the AQIP can contribute to the organization of the work process of teams, from the perspective of integrated care. This is qualitative research that used the group interview and the results of the AQIS questionnaire - the "Access and Quality Improvement Self-assessment" instrument, which is one of the stages of the Access and Quality Improvement Program for Primary Care (AQIP-PC) of the Ministry of Health. As a result, a core of meaning emerged, Integrated Practices: dialoguing with the AQIS self-assessment results subdivided into three categories: ongoing education and qualification of the teams; organization of the work process; integrated health care. It was found that integrated care developed by the professionals is still embryonic in organizing the work process guided by integration, presenting difficulties: the absence of a continuing education program and of integrated planning; information on the coverage area limited to updating entries; no integration between health care network points; and intersectoral contacts hampered by bureaucracy. Seen as possibilities, there was collaborative care, scheduled home visits, development of preventive and promotional activities, and the monitoring of risk groups, which although weak, signal transitional changes to the care model. The self-assessment by the municipality's teams represented a dynamic tool in the identification of demands for ongoing education and work process organization that can support concepts and professional practices in basic care from the integrated perspective.
Descritores: Trabalho
Saúde da Família
-Equipe de Assistência ao Paciente
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Pessoal de Saúde
Educação Continuada
Integralidade em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Aguiar, Maria Geralda Gomes
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Id: biblio-875158
Autor: Silva, Maria Angélica Carneiro; Aguiar, Maria Geralda Gomes; Moreira, Thais Diniz Santos.
Título: ENTRE OS NÓS DA REDE DE SAÚDE MENTAL: AS PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE / AMONG THE NODES OF THE NETWORK OF MENTAL HEALTH: THE PRACTICES OF COMMUNITY HEALTH AGENTS / ENTRE LOS NUDOS DE LA RED DE SALUD MENTAL: LAS PRÁCTICAS DE LOS AGENTES COMUNITARIOS DE SALUD
Fonte: Rev. baiana saúde pública;40 (2016)(3):https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2185, Nov. 08-2017.
Idioma: pt.
Resumo: A Reforma Psiquiátrica apontou novas formas de cuidado em saúde mental mediante a desinstitucionalização da loucura e a criação de uma rede substitutiva de saúde mental no território. O cuidado integral às pessoas com transtornos psíquicos no contexto das ações comunitárias requer a articulação dos dispositivos que compõem a atenção básica, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família. O objetivo deste estudo foi analisar as práticas de cuidado do agente comunitário de saúde junto às pessoas com transtornos psíquicos na perspectiva da integralidade. Tratou-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada com sete agentes comunitários de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família de Feira de Santana, Bahia, mediante entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as práticas de cuidado dos agentes comunitários de saúde à pessoa com transtorno psíquico abrangem o uso de tecnologias leves, como o acolhimento e o vínculo; e que o cuidado integral à pessoa com transtorno psíquico supõe uma comunicação efetiva com a família e a unidade de saúde num processo compartilhado, fortalecido pelo apoio matricial. Concluiu-se que as práticas dos agentes comunitários de saúde teciam o cuidado à pessoa com transtorno psíquico, eram fundadas na comunicação efetiva e na articulação entre comunidade e unidade de saúde e enfatizavam a negociação junto à equipe multidisciplinar na tomada de decisões.

The Psychiatric Reform led to new ways of care in mental health facing deinstitutionalization of madness and the creation of a replacement network of mental health within the territory. Integral care to people with psychic disorders within the context of community actions requires an articulation of the apparatus that constitute basic care, above all the Family Health Strategy. The objective of this study was to analyze community health agent care practices towards people with psychic disorders from the perspective of integrality. It was a qualitative approach research developed with seven community health agents of a Family Health Strategy of Feira de Santana, Bahia, by means of a semi-structured interview. The results evince that the community health agents care practices towards the person with psychic disorders supposes an effective communication with the family and the health unity in a sharing process, strengthened by matrix support. In conclusion, the practices of community health agents practices weave the care towards the person with psychic disorders, were based on effective communication and the articulation between community and the health unity and emphasize the negotiation with the multidisciplinary team for the decisions making.

La Reforma Psiquiátrica apuntó nuevas formas de cuidado en salud mental mediante a la desisntitucionalización de la locura u la creación de una red sustitutiva de salud mental en el territorio. El cuidado integral a las personas con enfermedades psíquicas en el contexto de las acciones comunitarias requiere la articulación de los dispositivos que componen la atención básica, sobretodo a la Estrategia de Salud de la Familia. El objetivo de este estudio fue analizar las prácticas de cuidado del agente comunitario de salud junto a las personas con enfermedades psíquicas, en la perspectiva de la integralidad. Se trató de una investigación de abordaje cualitativo realizada con siete agentes comunitarios de salud de una Estrategia de Salud de la Familia de Feira de Santana, Bahia, mediante entrevista semiestructurada. Los resultados evidenciaron que las prácticas de cuidado de los agentes comunitarios de salud a la persona con enfermedad psíquica abarcan el uso de tecnologías leves, como el acogimiento y el vínculo. El cuidado integral a la persona con enfermedad psíquica supone una comunicación efectiva con la familia y la unidad de salud en un proceso compartido, fortalecido por el apoyo matricial. Se concluyó que las prácticas de los agentes comunitarios de salud tejían el cuidado a la persona con enfermedad psíquica, eran fundadas en la comunicación efectiva y articulación entre comunidad y unidad de salud y enfatizaban la negociación junto al equipo multidisciplinario en la tomada de decisiones.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Saúde Mental
Agentes Comunitários de Saúde
Empatia
Integralidade em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-878951
Autor: Encarnação, Priscila Pereira Santiago da; Santos, Eglia Sara Almeida dos; Heliotério, Margarete Costa.
Título: Consulta de enfermagem para pessoas com diabetes e hipertensão na atenção básica: um relato de experiência / Nursing consultation for people with diabetes and hypertension in primary care: an experience report
Fonte: Rev. APS;20(2):273-278, 20/04/2017.
Idioma: pt.
Resumo: A relevância da assistência de Enfermagem na monitorização dos fatores de risco dos usuários que convivem com diabetes mellitus e hipertensão arterial é evidenciada pelas elevadas taxas de morbimortalidade, principalmente na idade adulta. As complicações provenientes dessas comorbidades revelam a necessidade do fortalecimento da assistência na Atenção Primária. Este relato buscou descrever uma experiência realizada em uma Unidade de Saúde da Família, do interior da Bahia, que teve como objetivo melhorar a adesão dos usuários com diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica às consultas de Enfermagem. Realizou-se uma atividade de educação em saúde com o apoio da equipe da Unidade e do NASF e durante o encontro foram agendadas as consultas individuais de enfermagem, consolidando o retorno dos usuários ao serviço. As consultas foram estruturadas com a finalidade de favorecer o acolhimento e adesão dos usuários de forma estratégica para proporcionar o resgate do vínculo. Ao avaliar a adesão dos usuários ao evento e, posteriormente, às consultas de Enfermagem, ressaltou-se a relevância da tecnologia leve para a captação de uma demanda até então distante da Unidade, necessitando do fortalecimento do acesso dos usuários com o serviço, a fim de diminuir a distância entre a integralidade do cuidado e a qualificação da assistência.

The importance of nursing care in monitoring risk factors of users who live with diabetes mellitus and hypertension is demonstrated by the high morbidity and mortality rates, especially in adulthood. Complications from these comorbidities reveal the need to strengthen assistance in primary care. This report aims to describe an experience conducted at a Family Health Unit, in the interior of Bahia, aimed at improving the adherence of patients with diabetes mellitus and hypertension, to nursing consultations. We conducted a health education activity with the support of the Health Unit team and the Family Health Support Center, and during the meeting the individual nursing consultations were scheduled, consolidating users' return to the service. The consultations were structured with the intent of promoting user acceptance and adherence in a strategy to renew the connection. Assessing user adherence to the event, and later to the nursing consultations, highlighted the relevance of light technology to attract demand until then distant from the unit, requiring strengthened user access to the service, in order to decrease the distance between the comprehensiveness and the quality of care.
Descritores: Diabetes Mellitus
Hipertensão
Cuidados de Enfermagem
-Centros de Saúde
Educação em Saúde
Integralidade em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-878949
Autor: Pucci, Vanessa Rodrigues; Silva, Kauana Flores da; Damaceno, Adalvane Nobres; Weiller, Teresinha Heck.
Título: Integralidade da saúde do idoso na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa / Comprehensiveness of elderly health in Primary health care: an integrative review
Fonte: Rev. APS;20(2):263-272, 20/04/2017.
Idioma: pt.
Resumo: A população mundial vem passando por um processo de transição demográfica, advindo das baixas taxas de fertilidade e aumento da expectativa de vida. Tais fatos desafiam as redes de atenção bem como a equipe de profissionais a colocar a saúde do idoso nas agendas de ações, de maneira a contemplar os preceitos do Sistema Único de Saúde, dentre os quais o princípio da integralidade. O estudo objetiva identificar quais as evidências científicas acerca da integralidade da saúde do idoso na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados LILACS, PubMed e SCOPUS, considerando publicações, a partir do ano de 1982. Foram utilizados os descritores segundo o índice dos Descritores em Ciências da Saúde e os descritores sugeridos pelo Medical Subject Headings. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2015, e 14 artigos compuseram o corpus do trabalho. Após análise, emergiram três áreas para discussão: acesso à atenção primária com vistas à integralidade; serviços de saúde, profissionais e integralidade do cuidado; atendimento domiciliar e apoio familiar, que podem ser entendidas como as evidências científicas. Embora necessários, os cuidados integrais da saúde do idoso ainda não são uma realidade, tornando-se um desafio na Atenção Primária.

The world's population has been undergoing a process of demographic transition, arising from low fertility rates and increased life expectancy. These facts challenge the care networks, as well as teams of professionals, to put the health of the elderly on the action agendas, in order to consider the precepts of the Unified Health System, including the principle of comprehensiveness. This study aims to identify the scientific evidence about the comprehensiveness of elderly health in primary health care. The research was performed in the LILACS, PubMed, and Scopus databases, considering publications from 1982 onward. The descriptors used were according to the index of Descriptors in Health Sciences and the descriptors suggested by the Medical Subject Headings. The data were collected from August to October 2015, and 14 articles were included in the corpus of the text. After analysis of the articles, three categories emerged: access to primary care with a view to comprehensiveness; health services, professional and comprehensiveness care; home care and family support; which can be understood as scientific evidence. Although necessary, the comprehensive care of the elderly's health is not yet a reality, thus becoming a challenge in Primary Healthcare.
Descritores: Saúde do Idoso
Integralidade em Saúde
-Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde
Serviços de Saúde para Idosos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-878915
Autor: Santos, Edirlei Machado dos; Figueredo, Gabriela Anunciação; Mafra, Adriana Luis Sartoreto; Reis, Helca Franciolli Teixeira; Louzado, José Andrade; Santos, Gislaine Machado dos.
Título: Saúde dos homens nas percepções de enfermeiros da estratégia saúde da família / "Men are very tough" ­ men's health in the perceptions of family health strategy nurses
Fonte: Rev. APS;20(2):231-238, 20/04/2017.
Idioma: pt.
Resumo: A saúde do homem adquiriu maior visibilidade a partir da publicação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, cujo objetivo foi analisar as percepções de enfermeiras da Estratégia Saúde da Família sobre a produção de cuidados à saúde do homem. Participaram da pesquisa dez enfermeiras que atuavam nos serviços da Estratégia Saúde da Família de um município localizado no sudoeste baiano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo Temática. A partir da leitura e interpretação dos dados foram construídas três categorias temáticas: 1) Saúde do homem: significados de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; 2) Dificuldades para o desenvolvimento de ações voltadas à saúde do homem e 3) Estratégias de assistência à saúde do homem na Estratégia Saúde da Família. Os resultados apontaram para as fragilidades que o público masculino se depara em relação aos serviços de saúde da família, evidenciadas pela falta de estrutura dos serviços; a falta de qualificação profissional para produção de cuidados dirigidos ao público masculino e os estereótipos de masculinidade que afastam os homens dos serviços de saúde.

Men's health acquired greater visibility from the publication of the National Policy on Comprehensive Attention to Men's Health. This is an exploratory, descriptive study, with a qualitative approach, whose purpose was to analyze the perceptions of Family Health Strategy nurses about the production of men's health care. The participants were ten nurses working in the Family Health Strategy services of a municipality in southwest Bahia. Data were collected through semi-structured interviews. Data analysis was done through Thematic Content Analysis. From the reading and interpretation of the data, three thematic categories were constructed: 1) Men's health: meanings for nurses in the Family Health Strategy; 2) Difficulties in developing actions for men's health; and 3) Assistance strategies for men's health in the Family Health Strategy. The results pointed to the weaknesses that the male public is faced with, compared to family health services, as evidenced by the lack of services structure; the lack of professional qualification for providing care for the male public; and the masculine stereotypes that keep men away from health services.
Descritores: Estratégia Saúde da Família
Saúde do Homem
-Enfermagem em Saúde Comunitária
Integralidade em Saúde
Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-832250
Autor: Maciel, Jacques Antonio Cavalcante; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Silva, Igor Iuco Castro; Teixeira, Ana Karine Macedo; Farias, Mariana Ramalho de; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Título: A integração ensino-serviço em odontologia: uma experiência na atenção primária à saúde no município de Sobral, Ceará / Service-learning integration in dentistry: an experience in primary health care in the city of Sobral, Ceara
Fonte: Rev. APS;19(4):650-655, out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde buscam minimizar as dificuldades de integração do cirurgião-dentista na Atenção Primária. Este relato de experiência descreve a trajetória de dez anos em Saúde Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará e sua interface com o Sistema Único de Saúde da cidade de Sobral para a formação do profissional egresso, com base nas vivências de discentes e docentes e no projeto pedagógico. O ensino modular enfatiza a promoção de saúde, considerando as diversidades sociais e usa metodologias ativas em cenários diversificados, como escolas, comunidade, espaços sociais e domicílios. Há beneficiamento para ampliação da dimensão sanitária e interdisciplinaridade nas atividades multiprofissionais, sem negligenciar abordagens específicas do curso. O principal desafio da Saúde Coletiva é promover a integração curricular. Diante da hegemonia clínico-mecanicista na formação em Odontologia, um cenário de ensino em serviço é potencializador dessa superação, pelo despertar de reflexões das práticas, diálogo de saberes e educação transformadora.

Partnerships between educational institutions and health services aim to minimize difficulties in integration of the dentist in Primary Care. This experience report describes the trajectory of ten years in Public Health of Dentistry course of Federal University of Ceara and its interface with Unified National Health System in the city of Sobral for professional training based on experiences of students and teachers and pedagogical project. Modular teaching emphasizes health promotion considering social diversities and it uses active methodologies in muliple scenario such as schools, community, social spaces and households. Expansion of health dimension and interdisciplinarity in multiprofessional activities are benefited, without neglecting specific course approaches. The main challenge of Public Health is to promote curriculum integration. Given the clinical and mechanistic hegemony in dentistry training, a teaching scenario in service is potentiator of its overcoming by awakening of reflections of practices, knowledge dialogue and transforming education.
Descritores: Odontologia
Capacitação Profissional
-Atenção Primária à Saúde
Ensino
Processo Saúde-Doença
Integralidade em Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Rossoni, Eloá
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Id: biblio-2688
Autor: Quevedo, André Luis Alves de; Rossoni, Eloá; Pilotto, Luciane Maria; Pedroso, Márcia Regina de Oliveira; Pacheco, Pauline Müller.
Título: Direito à saúde, acesso e integralidade: análise a partir de uma unidade saúde da família / Right to health, access, and integrality: analysis from a family health unit
Fonte: Rev. APS;19(1):47-57, jan. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a organização do sistema de referência à Atenção Secundária em Saúde de uma Unidade de Saúde da Família do Rio Grande do Sul, a partir dos conceitos de direito à saúde, acesso e integralidade. Trata-se de uma pesquisa com dados quantitativos e qualitativos, realizada de julho a outubro de 2012, que utilizou como método o estudo de caso. No estudo quantitativo, foi realizada uma análise dos registros, do período de 2002 a 2011 dos encaminhamentos à Atenção Secundária em Saúde. As frequências relativas e absolutas, e medidas de tendência central das variáveis estudadas foram calculadas e analisadas no pacote estatístico SPSS, versão 18.0. Os dados qualitativos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 08 usuários. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise temática. Os resultados demonstram que 38,3% dos usuários esperaram cerca de 30 dias pelo atendimento e, em até 6 meses, 84,9% desses tiveram seu encaminhamento atendido, variando entre as especialidades. Os usuários reconhecem seu direito à saúde, no entanto, apontam o tempo de espera como entrave da integralidade e do acesso; e identificam os fluxos de encaminhamentos na rede de saúde. Conclui-se que é necessário fortalecer a rede de atenção em saúde, com melhor controle das listas de espera, concretizando o direito à saúde, a integralidade e o acesso do usuário ao Sistema Único de Saúde.

The objective of the study was to analyze the organization of the system of reference to Secondary Health Care of a Family Health Unit in Rio Grande do Sul, based on the concepts of the right to health, access, and integrality. This is a survey of quantitative and qualitative data, conducted from July to October 2012, using a case study method. The quantitative study analyzed records of referral to Secondary Health Care covering the period from 2002 to 2011. We calculated absolute and relative frequencies, and measures of central tendency of the studied variables using SPSS PC version 18.0. The qualitative study used thematic analysis for the semi-structured interviews with 8 users. The results show that 38.3% of the users waited around 30 days for care, with 84.9% of those being treated within 6 months, varying among the specialties. Users acknowledge their right to health in Secondary Care, however they report the waiting time as a barrier to integrality and access. Patients are also able to identify how referrals are conducted in the health network. In conclusion, it is necessary to strengthen the health care network, with better control of waiting lists, assuring the right to health, integrality, and access to the Unified Health System by users.
Descritores: Direito à Saúde
Integralidade em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
-Atenção Secundária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central



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