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Id: biblio-1282392
Autor: Farias, Deborah Elaine Caristo Santiago de.
Título: Conflitos éticos no gerenciamento em enfermagem: da percepção à tomada de decisão / Ethical conflicts in Nursing Management: from perception to the decision taking.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 222 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: Os conflitos éticos na saúde, geralmente, ocorrem entre os atores envolvidos na ação assistencial. Essa ação, no entanto, é realizada em estruturas organizacionais, sofrendo implicações desse ambiente. Dependendo da organização do trabalho e das metas institucionais pode haver maior ou menor intensidade dessas interferências. Assim, não raro os enfermeiros atuantes no gerenciamento se deparam com situações que apresentam problemas éticos nessa área. Objetivos: Identificar conflitos éticos na percepção de enfermeiros com vivência no gerenciamento de Serviços de Enfermagem hospitalar e analisar como os enfermeiros com vivência no gerenciamento em enfermagem tomam decisões frente a conflitos éticos. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados do primeiro objetivo, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, foram entrevistados 20 enfermeiros, com vivência profissional na área gerencial hospitalar, constituindo uma amostra intencional, através da técnica bola de neve\" (snow ball). As entrevistas gravadas foram realizadas através de uma pergunta norteadora: Conte-me a respeito de conflitos éticos que tenha vivido na sua atuação gerencial. A coleta de dados do segundo objetivo foi realizada através da técnica de grupo focal, sendo utilizado um caso fictício (caso-conflito), contendo uma situação gerencial hipotética para o debate sobre a decisão. No caso-conflito os dois valores éticos situaram-se nos cursos de ação extremos: prestar assistência de enfermagem segura e atender ordem institucional de redução de quadro de pessoal para viabilizar a sobrevivência financeira do hospital.Os discursos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin, balizados pelo referencial metodológico-conceitual do procedimento da Teoria de Deliberação Moral de Diego Gracia. Resultados: Emergiram inicialmente três categorias: igualdade na distribuição da carga de trabalho; autonomia profissional nas decisões gerenciais e justiça e prudência nas decisões gerenciais. Evidenciou-se que os conflitos éticos no gerenciamento em enfermagem decorreram da percepção dos valores confrontados, presentes no problema ético. Os conflitos éticos materializam-se na gestão de recursos em saúde, nas relações de poder no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais, na organização do trabalho e nas determinações da política institucional, como partes da conjuntura que constitui a assistência ao paciente, visando à proteção e manutenção de sua dignidade. Na decisão realizada coletivamente, em geral, os cursos de ação tendenciaram para o curso médio, considerados prudentes, indicando conciliar os valores em conflito do caso, ordem e cuidado. Entretanto, mesmo com tendência para o espaço da prudência, a maioria das argumentações dos cursos de ação, se situou privilegiando a preservação do cuidado de enfermagem. Conclusão: Os enfermeiros-gerentes, diante de fatos impositivos das determinações organizacionais, elegem a assistência de enfermagem como prioridade, mas tentam uma conciliação das partes. A prudência, como resultado do debate colegiado dos enfermeiros, revela a necessidade de investimentos em espaços grupais de discussão (bio)ética e na capacitação dos profissionais, expandido os diálogos éticos, inclusive interinstitucionalmente. Vislumbra-se um terreno fértil a ser explorado, que possibilite debates e deliberação sobre os problemas éticos que afligem os enfermeiros, contribuindo para amenizar momentos de angustia e, até, de sofrimento moral presentes nos conflitos de valores desses profissionais.

Introduction: The ethical conflicts in health, generally, occur between the actors involved in care action. This action, however, is performed in organizational structures, suffering implications of this environment. Depending on work organization and institutional goals there may be greater or lesser intensity of these interference. So often the nurses working in management are faced with situations that present ethical problems in this area. Objectives: Identifying ethical conflicts in the perception of nurses with experience in hospital Nursing Services management and analyzing how nurses with experience in nursing management take decisions before the ethical conflicts. Method: This is an exploratory, descriptive study of qualitative approach. For collecting the data of the first objective, after the Research Ethics Committee approval, 20 nurses, with professional experience in hospital management area were interviewed, constituting an intentional sample, through \"snowball\" technique. Recorded interviews were conducted by a guiding question: \"Tell me about ethical conflicts that you have lived in your managerial acting.\" The data collection of the second objective was performed through the focus group technique, and used a fictitious case (case-conflict), containing a hypothetical managerial situation to the debate on the decision. In the case-conflict both ethical values stood in extreme \"courses of action\": provide safe nursing care and meet institutional order for staff reduction to enable the financial survival of the hospital.The speeches were analyzed according to content analysis proposed by Bardin, marked by methodological and conceptual framework of the Moral Deliberation Theory procedure of Diego Gracia. Results: First emerged three categories: equal in the distribution of the workload; professional autonomy in management decisions and justice and prudence in management decisions. It was evident that the ethical conflicts in nursing management resulted from the perception of values confronted, present in ethical problem. Ethical conflicts materialize in health resource management, in power relations in the workplace, in interpersonal relationships, work organization and in the determinations of institutional policy, as part of the environment that is patient care, aimed at protecting and maintaining its dignity. In the collectively held decision, in general, courses of action lean toward the middle course, considered prudent, indicating reconcile the conflicting values of the case, order and care. However, even with a tendency for the space of prudence, most of the arguments of \"courses of action\", stood favoring the preservation of nursing care. Conclusion: Nurses-managers, before impositions facts of organizational determinations, elect nursing care as a priority, but try a reconciliation of the parties. Prudence, as a result of collegiate debate of nurses, reveals the need for investment in group spaces for (bio)ethics discussion and professional training, expanded the ethical dialogue, including inter-institutionally.It glimpses a \"breeding ground\" to be exploited, which allow debates and deliberation on the ethical problems that afflict nurses, contributing to soften moments of anguish and even of moral suffering present in value conflicts of these professionals.
Descritores: Tomada de Decisões Gerenciais
-Gestão de Recursos
Ética
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-978702
Autor: Suárez Isaqui, Lázaro; Rodríguez Ramos, Sadys Lázara; Martínez Abreu, Judit; Alfonso González, Ernesto; López Álvarez, Tamay.
Título: Satisfacción de los prestadores que laboran en los consultorios médicos. Colón. 2015-2016 / Satisfaction of the medical staff working at medical houses 2015-2016
Fonte: Rev. medica electron;40(6):1765-1779, nov.-dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: la necesidad de lograr una mayor satisfacción de los servicios de salud, y, así proporcionar un estado de bienestar en todos los que los reciben; obliga a contar con métodos transformadores que permitan identificar todo lo que influye, de forma positiva o negativa, sobre el rendimiento de las personas que trabajan en el sector de la salud pública. Objetivo: identificar el nivel de satisfacción de los prestadores que laboran en consultorios médicos en el municipio Colón, en el período 2015 - 2016. Materiales y métodos: se realizó un estudio de tipo descriptivo, de corte transversal. Universo y muestra estuvo constituido por los 123 médicos y enfermeras que se encontraban trabajando en los 62 consultorios médicos. Se estudiaron las siguientes variables: condiciones de los locales de atención, recursos necesarios para el trabajo, atención al capital humano y trato de la población. Resultados: el 92,6 y el 90,2 % de los prestadores estuvieron satisfechos con la preocupación, la superación y la limpieza de los consultorios. Predominaron los trabajadores no satisfechos (52,0 %) por los recursos que poseen para los exámenes clínicos. Conclusiones: Los prestadores que laboran en los consultorios médicos se encuentran insatisfechos. Las dimensiones estudiadas fueron evaluadas como no aceptables, solo las variables preocupación por la superación y existencia de agua para lavado de manos estuvieron por encima del estándar establecido (AU).

ABSTRACT Introduction: the necessity of reaching a higher satisfaction from the health services and, with that, providing welfare to everybody who receives them, makes it necessary to have transforming methods that allow to identify everything that having positive or negative influence on the performance of the people working in the public health field. Objective: to identify the satisfaction level of people working in the medical houses of the municipality of Colon, in the period 2015-2016. Materials and methods: a descriptive, cross sectional study was carried out, in a universe and sample composed by the 123 physician and nurses who were working at the 62 medical houses. The following variables were studied: conditions of the health care places, resources that are necessary for work, care to human capital and population handling. Results: 92,6 % and 90,2 % of the medical staff were satisfied with the concern, upgrading and cleaning of the consulting rooms. Predominated workers unsatisfied (52,0 %) with the resources they have for the clinical examination. Conclusions: the medical staff working at the medical houses is unsatisfied. The studied dimensions were evaluated as non-acceptable; only the variables concern for upgrading and existence of water for hand washing were above the established standard (AU).
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Condições de Trabalho
Consultórios Médicos
Pessoal de Saúde
Gestão de Recursos
Desempenho Profissional
Satisfação no Emprego
-Médicos
Abastecimento de Água
Exames Médicos
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Educação Profissionalizante
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-902287
Autor: Hernández Nariño, Arialys; Manrique Arango, Esther; Manrique Arango, Noemi; Medina León, Alberto; Nogueira Rivera, Dianelys.
Título: La gestión por procesos, una vía para mejorar la calidad de vida en un hogar de ancianos / Management per processes, a way to improve life quality in an elderly nursing home
Fonte: Rev. medica electron;40(2):258-269, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el envejecimiento poblacional es preocupación de toda la sociedad, ya que esto implica la creación y mantenimiento de una infraestructura social para lograr la calidad de vida de las personas mayores. Esto constituye un desafío permanente. Objetivo: demostrar cómo la inserción de la gestión por procesos, propicia la mejora de la calidad de vida de los pacientes de un hogar de ancianos. Materiales y métodos: se desarrolló un estudio de intervención, fruto del estudio de 70 procedimientos para la gestión y mejora de procesos. Se utilizaron herramientas estadísticas y se caracterizó la organización con el uso de 13 variables. Resultados: se identificaron reservas de mejoras de tipo organizativo, relativas a la planificación y programación, y al sistema de monitoreo y control de procesos como asistencia y enfermería. Las acciones de mejoramiento provocaron un incremento en el nivel de servicio junto a un comportamiento favorable de los indicadores mortalidad, estadía mayor de 1 año e índice de enfermedades infecciosas. Los elementos anteriores impactan en la calidad de vida para un grupo de pacientes en rehabilitación con funciones físicas reducidas. Conclusiones: la función social y vulnerabilidad propia de los hogares de ancianos hacen relevante la búsqueda de métodos que perfeccionen su gestión, y que a vez, mejoren el desempeño de sus procesos. La gestión por procesos demostró su utilidad y pertinencia al contribuir al incremento del nivel de servicio y la calidad de vida de los pacientes geriátricos (AU).

Introduction: population´s ageing fosters society concern, because it implies the creation and maintenance of a social infrastructure to achieve the life quality of elder people. It is an issue of permanent challenge. Objective: to show how the insertion of management per processes helps improving the life quality of the patients of an elderly nursing home. Materials and methods: an intervention study was carried out as a result of the study of seventy procedures for processes´ management and improvement. Statistical tools were used and the organization was characterized using 13 variables. Results: there they were identified reserves of organizational-kind improvement, related to planning and programming, and to monitoring and controlling processes like health care and nursing. The improving actions induced an increase of the service level and a favorable behavior of indicators like mortality, more than one-year staying, and infection diseases rates. The before-mentioned elements impact on the life quality of a group of patients with reduced physical functions in rehabilitation. Conclusions: the social function and vulnerability that are proper of the elderly people homes make relevant to seek for methods improving their management, and improving the performance of their processes at the same time. Process's management showed its usefulness and pertinence contributing to increase the service level and life quality of geriatric patients (AU).
Descritores: Qualidade de Vida
Dinâmica Populacional/tendências
Crescimento Demográfico
Gestão em Saúde
Gestão da Saúde da População
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Processo de Enfermagem
-Administração de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade de Vida
Inquéritos e Questionários
Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos
Organizações de Serviços Gerenciais
Estudos Clínicos como Assunto
Serviços de Saúde para Idosos
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: lil-759637
Autor: Guimarães, Zelma Miriam Barbosa; Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos; Freitas, Norma Barros; Menezes, Igor Gomes.
Título: Gestão de estoque organizacional: relato de experiência / Management of organizational inventory: experience report / Gestión del inventario organizacional: relato de experiencia
Fonte: Rev. baiana enferm;27(2):193-199, maio-ago. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A gestão de estoque é parte fundamental de qualquer organização que produza itens ou serviços de valoreconômico. O objetivo do estudo é descrever a experiência de enfermeiras no gerenciamento de materiais em umserviço ambulatorial de um hospital universitário. Trata-se de um relato de experiência de gestão informatizada dematerial, realizado no período de julho de 2010 a julho de 2012. A informatização do controle de material ratificaa necessidade de revisão dos processos e mudança na cultura organizacional relacionada a tal procedimento.Constatou-se, após a implementação do controle informatizado de estoque, maior resolutividade na previsão,distribuição conforme a necessidade, menos desperdício e redução em relação à falta de material. Esse projetomostrou-se efetivo e resolutivo, com redução de custos e garantia da qualidade e quantidade dos materiais utilizadosna assistência dos pacientes atendidos no ambulatório, visando à melhoria nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde.

The inventory management is a fundamental part of any organization that produces items or services of economic value. The objective of this study is to describe the experiences of nurses in the management of materials in an outpatient care of a university hospital. This is an experience report of computerized material management, conducted from July 2010 to July 2012. The computerization of material control confirms the need to review the processes and change in organizational culture related to the procedure. It was found out after the implementation of computerized inventory control a better resolution in forecasting, distribution with less waste and less material shortage. This project was effective and decisive to work with the control and the validity of the stored products, aiming the improvement of services provided to users of the public health system.

La gestión del inventario es una parte fundamental de cualquier organización que produzca ítem o servicios de valor económico. El objetivo de este estudio es describir la experiencia de las enfermeras en la gestión de los materiales en un servicio ambulatorio de un hospital universitario. Se trata de un relato de experiencia de gestión de materiales computarizada, realizado entre julio de 2010 a julio de 2012. La informatización del control de material confirma la necesidad de revisar los procesos y el cambio en la cultura organizacional relacionada con tal procedimiento. Después de la aplicación de control de inventario informatizado, se constató una mejor resolución en el pronóstico, una distribución de acuerdo con las necesidades, menos desperdicio y escasez de material. Este proyecto se mostró eficaz y decisivo, con la correspondiente reducción de costes e garantía de calidad e cantidad de los materiales utilizados en la atención de los pacientes del ambulatorio, con el objetivo de mejorar los servicios ofrecidos a los usuarios del Sistema Único de Salud.
Descritores: Ambulatório Hospitalar
Almoxarifado Central Hospitalar
Recursos Materiais em Saúde
Administração de Materiais no Hospital
Serviços de Enfermagem
-Gestão de Recursos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-936184
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Título: Relatório de gestão do INCA - 2001.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2001. 77 p p.
Idioma: pt.
Descritores: Gestão em Saúde
Organização e Administração
Gestão de Recursos
Gestão da Qualidade Total
Limites: Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 658.4, B823r, 2001, MT


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-510422
Autor: Cerchiari, Giovanna S. F; Erdmann, Rolf Hermann.
Título: Sistema de informações para acompanhamento, controle e auditoria em saúde pública / Information system for tracking, control and audit in public health
Fonte: Rev. adm. pública;42(5):925-948, set.-out. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta alternativas para a gestão dos recursos destinados à saúde pública, por meio de um sistema de informações para os programas de diabetes e hipertensão e resulta do interesse em analisar a efetividade dos programas destinados aos portadores de doenças crônico-degenerativas. As questões analisadas foram focadas em fatores que traduzem a efetividade das ações desenvolvidas, isto é, a capacidade de gerar resultados a partir dos investimentos feitos. Isso ocorreu por meio de um modelo proposto para análise do resultado, mediante o estabelecimento de um indicador que consolidou três frentes de resultado, o número de óbitos, internações e atendimentos ambulatoriais. O índice estabelecido para análise da efetividade derivou em um indicador de custos. Como percurso metodológico foi aplicado o modelo teórico de planejamento e controle de produção (PCP) elaborado por Erdmann (1998), que considera sete etapas para a consolidação de informações fragmentadas em um sistema.

This article presents alternatives to the management of resources destined for public health through an information system for diabetes and hypertension programs. It intends to analyze the effectiveness of the programs focused on chronic and degenerative disease porters. The questions analyzed were centered on factors that translated the developed actions effectiveness, that is, the capacity to get results through investments you have made. We used a model to investigate the results, intervening in the establishment of an indicator that consolidated three fronts of results, the number of deaths, hospitalizations and ambulatory appointments. The established index for effectiveness analysis resulted in a cost indicator. As a methodology we used a theoretical model of Production Control and Plan (PCP), elaborated by Erdmann (1998), which considered seven stages for a consolidation of a fragmented information system.
Descritores: Controle de Custos
Gestão de Recursos
Gestão em Saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1125525
Autor: Pendon, Rafaela; Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas; Haag, Fabiana Brum; Parker, Alexander Garcia; Maestri, Eleine; Adamy, Edlamar Kátia; Meschial, William Campo.
Título: Avaliação de tecnologia cuidativa aplicada ao processo de enfermagem à luz das melhores práticas / Evaluation of care technology applied to the nursing process in the light of best practices
Fonte: Rev Rene (Online);21:e44420, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo desvelar as percepções de enfermeiros sobre o desenvolvimento de uma tecnologia cuidativa para operacionalização do processo de enfermagem. Métodos estudo qualitativo, desenvolvido com sete enfermeiros de terapia intensiva, por meio de grupo focal, a partir de roteiro semiestruturado. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para interpretação dos dados, à luz do referencial das Melhores Práticas. Resultados o conteúdo do grupo focal foi organizado em duas categorias de análise apriorísticas: Aplicando o conhecimento resolutivo na elaboração de uma tecnologia cuidativa para o processo de enfermagem e Desenvolvimento de tecnologia voltada ao processo de enfermagem, a partir do uso racional de recursos. Conclusão os enfermeiros conceberam a tecnologia cuidativa como uma melhor prática, ao considerarem que estava assentada em evidências científicas. Desenvolveu-se colaborativamente, com uso racional de recursos, a partir da parceria com instituições de ensino superior, e personalizada conforme contexto e necessidades locais.

ABSTRACT Objective to unveil nurses' perceptions about the development of care technology to operationalize the nursing process. Methods qualitative study, developed with seven intensive care nurses, through a focus group, based on a semi-structured script. The content analysis technique was used to interpret the data, in the light of the Best Practices framework. Results the content of the focus group was organized into two categories of a priori analysis: Applying resolutive knowledge in the development of care technology for the nursing process and development of technology focused on the nursing process, based on the rational use of resources. Conclusion nurses conceived care technology as best practice, considering that it was based on scientific evidence. It has developed collaboratively, with rational use of resources, based on a partnership with higher education institutions, and customized according to local context and needs.
Descritores: Tecnologia
Gestão de Recursos
Enfermagem Baseada em Evidências
Cuidados de Enfermagem
Processo de Enfermagem
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1005663
Autor: Simón V, Daniel; Moldes A, Ana; Cordeiro V, Gloria.
Título: Análisis observacional del uso de agua durante el lavado quirúrgico de manos: el agua como recurso hospitalario derrochado / Observational analysis of water use for surgical hand scrubbing: water as a wasted hospital resource / Análise observacional do uso de água durante a lavagem cirúrgica de mãos: a água como recurso hospitalar desperdiçado
Fonte: Rev. colomb. enferm;11(1):57-62, Octubre de 2015.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este estudio descriptivo cuantitativo observacional de corte transversal fue determinar el volumen de agua usada \r\ncomo recurso principal en el lavado quirúrgico de manos de un servicio hospitalario para cuantificar la cantidad total que se \r\nmalgasta, así como proponer vías de actuación y mejoras en el manejo de la situación. Para ello, se registró caudal, volumen, \r\ntiempo total de lavado y tiempo útil del agua. De los 19,44 litros de agua utilizados en promedio en cada lavado, más del 85% es \r\nagua desperdiciada que no entra en contacto con la piel del profesional. Los casi 39.000 litros de agua malgastados por mes no \r\nsolo suponen un gasto inútil e innecesario en términos económicos sino una merma severa en la conciencia ecológica de cual\r\n-\r\nquier entidad.

The objective of this quantitative descriptive observational \r\ncross-sectional study was to determine the volume of water \r\nused as a primary resource in the surgical hand washing of \r\na hospitable service in order to quantify the total amount of \r\nwater that is used unnecessarily, in order to propose courses of \r\naction and improvements in handling the situation. To do this, \r\nwe recorded the flow, volume, total time and useful water use.\r\nOf the 19.44 liters of water used on average in each wash, over \r\n85% is wasted water that never comes into contact with the \r\nskin of the professional. The nearly 39,000 liters of water wasted \r\neach month not only represent useless and unnecessary \r\nspending in economic terms but a severe decline in the \r\nenvironmental awareness of any entity.

A gestão começa pelo conhecimento e descrição da realidade \r\nque nos rodeia, procurando pontos fracos onde atuar e colocar os \r\nmeios necessários para melhorar o nosso trabalho. Objetivo: avaliar \r\no volume de água utilizado como principal recurso na lavagem \r\ncirúrgica de mãos de um serviço hospitalar (bloco operatório), dife\r\n-\r\nrenciando a quantidade total da mesma que é desperdiçada, assim \r\ncomo a proposição de meios de atuação e melhoria da situação. \r\nMaterial e método: estudo descritivo quantitativo observacional \r\nde corte transversal, por meio do registro do fluxo, volume, tempo \r\ntotal de lavagem e tempo de uso útil da água.\r\nResultados: dos 19,44 litros de água utilizados em média em \r\ncada lavagem, mais do 85% é água desperdiçada, que não \r\nentra em contato com a pele do profissional. Conclusões: os \r\nquase 39.000 litros de água desperdiçados por mês não só \r\nrepresentam um gasto inútil e desnecessário em termos econô\r\n-\r\nmicos, mas também uma ferida na consciência ecológica de \r\nqualquer empresa ouentidade.
Descritores: Salas Cirúrgicas
Água
Desinfecção das Mãos
Gestão de Recursos
Desenvolvimento Ecológico
Estudo Observacional
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: lil-476824
Autor: Muller, Silvina Andrea; Zylinski, Vanesa Soledad.
Título: Factores que determinan la implementación del registro de enfermeria informatizado / Factors that determine the implementation of computarized nursing registries
Fonte: Notas enferm. (Córdoba);7(11):5-9, nov. 2007. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Los registros de enfermeria se definen como el soporte documental donde queda recogida toda la información sobre la actividad enfermera referente a una persona, valoración, tratamiento recibido, y evolución, su finalidad asistencial, investigadora y docente esta comprobado que la informatización ha mejorado de manera notable su calidad, disminuyendo tiempos y estandarizando conceptos. El registro constituye una responsabilidad legal que actualmente debe adaptarse del soporte papel al informático, cuesta la transformación a la realidad tecnologica ya que los registros manuscritos siguen vigentes, mas alla de los avances informaticos.
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Gestão de Recursos
Registros de Enfermagem
Responsável: AR475.1 - Biblioteca de la Escuela de Enfermería


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Cordeiro, Ana Lucia Arcanjo Oliveira
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Id: biblio-1119680
Autor: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira.
Título: Capital intelectual na gestão das enfermeiras em organizações hospitalares / Intellectual Capital in Nursing Care Management in Hospital Organizations.
Fonte: Salvador; s.n; 2016. 140 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Este estudo aborda o Capital Intelectual (CI) na gestão das enfermeiras em organizações hospitalares. Seu objetivo geral consistiu em analisar a presença e a utilização dos componentes do CI, por essas enfermeiras, na sua prática de gestão. Compreenderam objetivos específicos: identificar os componentes do Capital Humano (CH); do Capital Estrutural (CE) e do Capital do Cliente (CC) na gestão de enfermeiras em hospitais, assim como identificar o nível de presença desses elementos na gestão, e descrever como tais componentes são utilizados. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e explicativo, na perspectiva mista de investigação, sendo empregados, simultaneamente, os métodos quantitativo e qualitativo, o que permitiu visão ampliada do objeto de estudo. Foram entrevistadas doze enfermeiras gestoras, atuantes em hospitais da cidade de Salvador-Ba. A coleta de informações teve como instrumento um questionário, englobando três partes distintas: a primeira constando de informações sobre as gestoras, que permitiram traçar o perfil das participantes do estudo. A segunda constou de um check list, contendo os componentes do Capital Intelectual e suas respectivas variáveis: do Capital Humano; do Capital Estrutural e do Capital do Cliente, adaptado das propostas de Stewart (1998), Gracioli (2005) e Kim, Jang (2011), visando a identificação e classificação dessas variáveis pelas gestoras, conforme o nível de presença existente em sua prática de gestão, utilizando uma escala do tipo Likert, composta por cinco pontos de intervalo: muito presente, presente, mais ou menos presente, raramente presente e ausente. A terceira parte constou de questões formuladas para a entrevista semiestruturada, buscando informações sobre a utilização desses componentes presentes na gestão. Os dados foram analisados com base na Teoria do Capital Intelectual, proposta por Thomas Stewart (1998). A técnica para a análise dos dados quantitativos foi a estatística descritiva, envolvendo a análise de frequência, média, percentagem e desvio padrão. A abordagem qualitativa baseou-se na técnica de análise temática de conteúdo, segundo Bardin. O projeto desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética, da Fundação Monte Tabor, sob Parecer 812.679 de 30/09/2014. Os resultados demonstraram que os componentes do Capital do Cliente estão mais presentes na gestão das enfermeiras; seguidos dos componentes do Capital Humano e do Capital Estrutural, respectivamente. A utilização dos componentes do Capital Intelectual foi estruturada em três categorias e sete subcategorias de análise: Gestão de pessoas (processo admissional, manutenção de talentos, capacitação dos profissionais, trabalho coletivo); Gestão de processos operacionais (tecnologia assistencial, tecnologia administrativa) e Gestão de atendimento ao cliente (avaliação da satisfação do atendimento de enfermagem). Concluímos que os componentes do CI, integrantes dos Capitais Humano, Estrutural e do Cliente, estão presentes na gestão de enfermeiras em organizações hospitalares, em diferentes níveis, e são utilizadas na Gestão de Pessoas, na Gestão de Processos Operacionais e na Gestão do Atendimento ao Cliente, contribuindo para o desenvolvimento do CI da organização hospitalar.(AU)
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Gestão em Saúde
Gestor de Saúde
Administração Hospitalar
-Gestão de Recursos
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde



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