Base de dados : LILACS
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Id: lil-538843
Autor: Fernandes, Haggeas da Silveira; Pulzi Júnior, Sérgio Antônio; Costa Filho, Rubens.
Título: Qualidade em terapia intensiva / Intensive care unit quality
Fonte: Rev. Soc. Bras. Clín. Méd;8(1), 2010.
Idioma: pt.
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A Unidade de Terapia Intensiva é um setor de alta complexidade no ambiente hospitalar. A monitoração da qualidade de serviços prestados torna-se a cada dia fundamental para segurança do paciente crítico. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de conceitos e práticas úteis na melhoria contínua do atendimento do paciente grave. CONTEÚDO: Revisão de literatura sobre qualidade e segurança em Medicina Intensiva, incluindo modelos de outras áreas de conhecimento agora aplicados na gestão de uma Unidade de Terapia Intensiva. CONCLUSÃO: A utilização de conceitos e práticas que envolvem análise de processos e desfechos é fundamentalno processo de melhoria contínua e na segurança do atendimento do paciente crítico. Modelos vindos de áreas como administração e engenharia de produção podem ser adaptados em Medicina Intensiva, facilitando fluxos internos e equilibrando uma boa prática médica com controle adequado de custos.
Descritores: Gestão da Qualidade
Medicina de Emergência/organização & administração
Qualidade da Assistência à Saúde
Unidades de Terapia Intensiva/organização & administração
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-987098
Autor: Barros Filho, Marcos Antonio; Pedroso, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz; Miranda, Yves de Holanda Batista de; Sarmento, José Pedro; Silva, Victor Henrique Rodrigues; Corte-Real, Nuno; Fonseca, António Manuel; Dias, Cláudia.
Título: Qualidade de serviços e satisfação de espectadores de eventos esportivos: uma revisão sistemática / Service quality and satisfaction of sporting events' audience: a systematic review / Calidad de servicios y satisfacción de espectadores de eventos deportivos: una revisión sistemática
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1381-1394, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os modelos de avaliação da qualidade de serviços e a relação da qualidade dos serviços na satisfação de espectadores de eventos esportivos. O estudo é uma revisão sistemática. A busca por artigos originais publicados a partir de janeiro de 2000 até junho de 2017 foi realizada nas bases de dados: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science e SciELO Citation Index. Foram incluídos 19 artigos. Os resultados apontaram a existência de inúmeros modelos de avaliação que estão relacionados com a qualidade de serviços no esporte. Atributos do serviço principal como qualidade do jogo e desempenho dos atletas, além de serviços periféricos, como instalação, empatia dos funcionários e segurança influenciaram significativamente a satisfação dos espectadores esportivos. Portanto, os resultados indicam que a percepção da qualidade de serviços é um antecedente da satisfação

This study analyzed service quality evaluation models and the relations among service quality and audience satisfaction in sporting events. The study is a systematic review. Original articles published from January 2000 to June 2017 were searched on databases SPORTDiscus, Scopus, Web of Science and SciELO Citation Index. Nineteen articles were included. The results pointed out the existence of numerous evaluation models related to service quality in sports. Core service attributes such as game quality and athletes' performance, in addition to peripheral services such as facilities, employee empathy and security, have significantly influenced sports audience's satisfaction. Therefore, these results indicate that service quality perception precedes satisfaction

El objetivo de este artículo fue analizar los modelos de evaluación de la calidad de servicios y su relación con la satisfacción de espectadores de eventos deportivos. El estudio es una revisión sistemática. La búsqueda de artículos originales publicados a partir de enero de 2000 y hasta junio de 2017 fue realizada en las siguientes bases de datos: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science y SciELO Citation Index. Fueron incluidos 19 artículos. Los resultados mostraron la existencia de innumerables modelos de evaluación relacionados con la calidad de servicios en el deporte. Atributos del servicio principal, como: calidad del juego y desempeño de los atletas; servicios periféricos, como: instalaciones, empatía de los funcionarios y seguridad influenciaron significativamente sobre la satisfacción de los espectadores deportivos. Por lo tanto, los resultados indican que la percepción de la calidad de servicios es un antecedente de la satisfacción
Descritores: Revisão
Comportamento do Consumidor
Gestão da Qualidade
Marketing
-Esportes
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-967835
Autor: Zanatta, Thaís Camargo; Freitas, Daiane Miranda de; Carelli, Filipe Gomide; Costa, Israel Teoldo da.
Título: O perfil do gestor esportivo brasileiro: revisão sistemática da literatura / The profile of brazilian sports managers: a systematic literature review / El perfil del gestor deportivo brasileño: revisión bibliográfica sistemática
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(1):291-304, jan.- mar. 2018. ILUS.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os perfis dos gestores esportivos brasileiros apresentados pela literatura, no período de 1980 a 2016. Os trabalhos analisados foram obtidos em bases de dados eletrônicas e repositórios de universidades. As palavras-chave utilizadas foram "gestão esportiva", "gestão do esporte", "gestor esportivo", "dirigente esportivo", "administração esportiva" e "perfil e gestor esportivo". Com a utilização do método PRISMA, 19 estudos foram analisados. Esses trabalhos evidenciaram que o gestor esportivo brasileiro atua em organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos e é, em sua maioria, do sexo masculino, com idade média de 42 anos, formação predominante em Educação Física e Administração e tempo de experiência máximo de 14 anos. Tais resultados apontam a necessidade de estratégias para a inserção da mulher no campo da gestão esportiva, além de enfatizar a importância de uma formação específica para os gestores esportivos brasileiros

This study looked into the profiles of Brazilian sports managers presented in the literature from 1980 to 2016. The articles analyzed were obtained from electronic databases and university repositories. The keywords used were "sports management", "sports manager", "sports director" and "profile and sports manager" (in their Portuguese versions). Nineteen studies were examined by the PRISMA's method. They showed that Brazilian sports managers work in public, private and nonprofit organizations and are predominantly male. On average, they are 42 years old, predominantly trained in Physical Education and Business Administration, and have maximum work experience of 14 years. These results point out the need for strategies to include women in the field of sports management. In addition, they emphasize the importance of specific training for Brazilian sports managers

Este estudio tuvo como objetivo analizar los perfiles de los gestores deportivos brasileños presentados por la literatura en el período de 1980 a 2016. Los trabajos analizados se obtuvieron en bases de datos electrónicas y repositorios de universidades. Las palabras clave utilizadas fueron "gestión deportiva", "gestión del deporte", "gestor deportivo", "dirigente deportivo", "administración deportiva" y "perfil y gestor deportivo". Con el método PRISMA, se analizaron 19 estudios. Estos trabajos evidencian que el gestor deportivo brasileño actúa en organizaciones públicas, privadas y sin fines de lucro y es, en su mayoría, del sexo masculino, con edad media de 42 años, formación predominante en Educación Física y Administración y con tiempo de experiencia máximo de 14 años. Estos resultados apuntan hacia la necesidad de estrategias para la inserción de la mujer en el campo de la gestión deportiva, además de enfatizar la importancia de una formación específica para los gestores deportivos brasileños
Descritores: Organização e Administração
Esportes
Gestão da Qualidade
-Literatura de Revisão como Assunto
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960889
Autor: Roque González, Rosalba; Guerra Bretaña, Rosa Mayelín; Torres Peña, Rafael.
Título: Gestión integrada de seguridad del paciente y calidad en servicios de salud / Integrated management for patient safety and quality of health care
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;17(2):315-324, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde/ética
Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos/métodos
Gestão da Qualidade
Segurança do Paciente/normas
-Colecistectomia Laparoscópica/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Marcon, Sônia Silva
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Id: biblio-897456
Autor: Oliveira, João Lucas Campos de; Hayakawa, Liliana Yukie; Versa, Gelena Lucinéia Gomes da Silva; Padilha, Elaine Fátima; Marcon, Sonia Silva; Matsuda, Laura Misue.
Título: Atuação do enfermeiro no processo de acreditação: percepções da equipe multiprofissional hospitalar / Actuación del enfermero en el proceso de acreditación: percepciones del equipo multi-profesional hospitalario / Nurses' performance in the accreditation process: perceptions of the multiprofessional team from the hospital
Fonte: Rev. baiana enferm;31(2):e17394, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo apreender as percepções da equipe multiprofissional hospitalar sobre a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação. Método pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 96 participantes de quatro hospitais da Região Sul do Brasil, de diferentes características em relação à Acreditação nacional. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais em maio de 2014. Após transcrição do material empírico, os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo com uso de figuras metodológicas próprias. Resultados os depoimentos apreenderam conteúdo para quatro Discursos do Sujeito Coletivo, referentes ao enfermeiro enquanto líder da equipe; a valorização do enfermeiro na equipe; o profissional como cerne ao cumprimento das exigências da Acreditação; e a educação continuada para o sucesso da certificação. Conclusão a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação é elementar, pois, de acordo com os participantes, atrelando o trabalho gerencial ao domínio do cuidado direto, ele é o profissional bem habilitado para atuar nessa empreitada.

Objetivo observar las percepciones del equipo multi-profesional hospitalario sobre la actuación del enfermero en el proceso de Acreditación. Método investigación descriptiva, exploratoria y cualitativa. Los datos fueron recogidos por medio de entrevista con 96 participantes de cuatro hospitales de la Región Sur de Brasil, de diferentes características en relación a la Acreditación nacional. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas individuales en mayo de 2014. Después de la transcripción del material empírico, los datos fueron analizados basados em el Discurso del Sujeto Colectivo con el uso de figuras metodológicas propias. Resultados los testimonios mostraron contenido para cuatro Discursos del Sujeto Colectivo, referentes al enfermero como líder del equipo; la valorización del enfermero en el equipo; el profesional para el cumplimiento de las exigencias de la Acreditación; y la educación continuada para el suceso de la certificación. Conclusión la actuación del enfermero en el proceso de Acreditación es elementar, pues, de acuerdo con los participantes, atreviendo el trabajo gerencial al dominio del cuidado directo, él es el profesional bien habilitado para actuar en esa función.

Objective to understand the perceptions of the multiprofessional hospital team about the nurses' performance in the Accreditation process. Method descriptive, exploratory and qualitative research. Data were collected through interviews with 96 participants from four hospitals in the Southern Region of Brazil, with different characteristics in relation to the national Accreditation. Individual semi-structured interviews were held in May 2014. After transcription of the empirical material, the data were analyzed in light of the Discourse of the Collective Subject with the use of own methodological figures. Results the statements seized contents for four Discourses of the Collective Subject, referring to the nurse as team leader; the valuation of the nurse in the team; the professional as core to the fulfillment of the Accreditation requirements; and continuing education for the success of the certification. Conclusion the nurses' performance in the Accreditation process is elementary because, according to the participants, linking the managerial work to the field of direct care, they are well qualified professionals to work in this endeavor.
Descritores: Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Avaliação de Desempenho Profissional
-Gestão da Qualidade
Acreditação Hospitalar
Administração Hospitalar
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-883437
Autor: Mariño, Andrea Irene; Crisafulli, Alejandra; Brescia, Sergio; Zárate, Silvia.
Título: Gestión de la comunicación en el primer nivel de atención de la ciudad de Bahía Blanca, 2014. Análisis desde la perspectiva de una situación de conflicto: la certificación de la libreta de asignación universal por hijo / Communication management at first level healthcare in the city of Bahía Blanca, 2014. Analysis from a conflict situation perspective: certification of the universal child allowancebooklet
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;24(2):40-46, abril-junio 2014.
Idioma: es.
Resumo: La comunicación en el trabajo en terreno del sector salud es vital para realizar diagnósticos oportunos y tratamientos acordes al mismo en forma eficaz y segura. En estos ámbitos se generan conflictos por la tensión entre familias con una problemática de salud determinada y equipos de trabajo con una demanda creciente. Algunos de estos conflictos se expresan a nivel comunicacional, generando un terreno propicio de acción para mejorar la tarea. Una de las situaciones que produjo aumento de la demanda asistencial ha sido el trámite para el cobro de la Asignación Universal por Hijo, es decir la exigencia de un control anual de ciudadanos hasta 18 años de edad con certificación expresa de profesionales de la salud del ámbito público. Esta normativa genera fuerzas antagónicas entre la población usuaria del Sistema Público de Salud, que no logra conseguir turnos en tiempo y forma para su atención, y los equipos de salud, ya de por sí sobrecargados de trabajo burocrático y administrativo, sumado a su tarea específica de atención de la salud. Este trabajo pretende describir, luego del diagnóstico de situación realizado con la opinión de los profesionales del Sistema de Salud Municipal del ámbito de la Atención Primaria, algunas herramientas para mejorar la comunicación en los equipos de trabajo, hacia el interior y el exterior de los mismos, de manera tal de disminuir la conflictividad de situaciones como la confección de la Libreta de Asignación Universal por Hijo. Objetivos: Identificar y caracterizar aspectos comunicacionales institucionales en el ámbito de la Atención Primaria de la Salud de Bahía Blanca durante el proceso de confección de Libretas para el cobro de la Asignación Universal por Hijo. Materiales y Métodos: Es un trabajo analítico y descriptivo, de tipo etnográfico, que utiliza técnicas cualitativas recabando datos primarios a través de entrevistas semiestructuradas a Profesionales de la Salud del primer nivel de atención del Sistema Público de Salud (SPS) de la ciudad de Bahía Blanca. Resultados y Conclusiones: El estudio se desarrolló en tres etapas:Etapa I: Realización del diagnóstico de situación; Etapa II: Desarrollo de las Encuestas; Etapa III: Análisis de los Datos y elaboración de la Propuesta de Mejora. Se aprecia a través del desarrollo de este trabajo que las acciones de salud destinadas a cumplimentar los requisitos establecidos para el cobro de la AUH han generado situaciones de desborde de la demanda asistencial, disconfort en el equipo de salud y en la comunidad a la que asisten.

Communication when performing field work in the healthcare sector is vital for timely diagnosis and proper treatment in an efficient and safe manner. In these environments, conflicts arise due to the tension among families with a certain health problem and work teams with a growing demand. Some of these conflicts are expressed at the level of communication, thus generating a proper action environment to improve work. One of the situations that caused an increase in the demand for assistance has been the procedure to collect the Universal Child Allowance, i.e. the requirement of an annual health control of children up to 18 years old with an express certification issued by public healthcare professionals. This regulation generates antagonist strengths between users of the Public Health System, who cannot get timely medical appointments, and healthcare teams, already overburdened with bureaucratic and administrative work, in addition to their specific healthcare practice. This work is an attempt to describe, after the diagnosis of the situation carried out by surveying the Municipal Health System Primary Healthcare, some tools to improve communication in work teams, both inside and outside the teams so as to reduce the degree of conflict in situations such as the preparation of the Universal Child Allowance booklet. Objectives: To identify and characterize institutional communication aspects in Bahía Blanca Primary Healthcare area during the process of preparing booklets for collecting the Universal Child Allowance. Materials and Methods:This is an analytical, descriptive, ethnographic-like work that uses qualitative techniques by collecting primary data through semi-structured interviews to primary level healthcare professional of Bahía Blanca city Public Health System (SPS, according to the Spanish acronym). Results and Conclusions: The study was carried out in three stages: Stage I: Diagnosis of the situation; Stage II: Surveys; Stage III: Data analysis and drafting of improvement proposal. Throughout this work we have noticed that health actions for meeting the requirements set forth for collecting the Universal Child Allowance have generated situations of overburden in healthcare demand, discomfort in the healthcare team and also in the community they serve.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Salário-Família
-Gestão da Qualidade
Comunicação em Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-1023313
Autor: Muñoz-Huby, Luis; Miranda-Soberón, Ubaldo; García-Wong, Martha.
Título: Nivel de calidad en los laboratorios clínicos hospitalarios de Ica, Perú / Level of quality in hospital clinical laboratories of Ica, Peru
Fonte: Rev. méd. panacea;5(1):11-14, ene.-abr. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Evaluar el nivel de calidad en el laboratorio clínico del Hospital A y del Hospital B de la ciudad de Ica, mediante indicadores de error en la calidad por factor humano. Materiales y métodos: Se utilizaron hojas de recolección de datos para verificar los eventos producidos durante el proceso total de análisis de un número representativo de muestras, midiéndose doce indicadores de calidad expresados en porcentaje, especificando si el procedimiento estuvo calificado dentro del intervalo de aceptabilidad (hasta 3% de error fue conforme). Resultados: De diciembre del 2012 a marzo del 2013, se estableció que en ambos hospitales dos indicadores presentaban valores inaceptables: el porcentaje de solicitudes médicas incompletas de la fase preanalítica (hasta 29,05 %), y el porcentaje de falta de correlación entre cuadro clínico y resultado de análisis de la fase post analítica (hasta 24,30%). Conclusión: El estudio confirma que el nivel de calidad en los laboratorios clínicos evaluados no es totalmente aceptable, los errores identificados durante el proceso permiten planificar mejoras en el servicio, garantizando la seguridad del paciente. (AU)

Objective: To assess the level of quality in the clinical laboratory of Hospital A and B in the city of Ica,by error indicators on the quality of the human factor. Materials and Methods: Sheets of data collec-tion were used to verify the events produced during the entire process of analyzing a representative num-ber of samples, measuring twelve indicators of quality expressed in percentages, each specifying whether the procedure is qualified with in the range of acceptability (up to 3% error was satisfied). Results: From December 2012 and March 2013, it was established that two indicators at both hospitals had unacceptable quality values: the percentage of incomplete medical applications for the pre-analytical phase (up 29.05%),and the percentage of lack of correlation between clinical and result of analysis of the post analytical phase (up 24.30%).Conclusion: The study confirmed that the level of quality in clinical laboratories as-sessed is not totally acceptable, errors identified during the planning allow service improvements, ensuring patient safety. (AU)
Descritores: Laboratórios Hospitalares
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Gestão da Qualidade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: PE382.9


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1004131
Autor: Vera-Rivero, Daniel Alejandro; Blanco Barbeito, Nubia.
Título: ¿Son los estudios bibliométricos valiosos para medir indicadores de calidad de una revista o de investigaciones en sí mismas? / Are the bibliometric studies valuable quality indicators for the measurement of journals or research results in themselves?
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;18(1):176-178, ene.-feb. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Gestão da Qualidade
Indicadores Bibliométricos
Publicações Periódicas
-Indicadores de Produção Científica
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991342
Autor: Placeres Hernández, José Fernando; Alonso Triana, Lena; Cabrera Pérez, Maridena; Cepero Molina, Niraida; Alonso Gómez, Mileidys.
Título: A propósito de los 50 años de docencia médica superior en Matanzas / Apropos of 50 years of high medical teaching in Matanzas
Fonte: Rev. medica electron;41(1):239-242, ene.-feb. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Ensino
Universidades
Gestão da Qualidade
Educação Superior
Docentes de Medicina
Acreditação
Aniversários e Eventos Especiais
-Acreditação de Instituições de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-991339
Autor: Semper González, Abel Iván; Mercader Rossel, Berardo; Hernández Nariño, Arialys; Álvarez Escobar, María del Carmen; Mestre Cárdenas, Vilma Aleida; Rodríguez López, Justo.
Título: Clima organizacional y competencias no técnicas. Enfoque sistémico y propuesta de acciones para emergencias obstétricas / Organizational climate and non-technical competences. Systemic approach and propositions of actions for obstetric emergencies
Fonte: Rev. medica electron;41(1):211-220, ene.-feb. 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La necesidad de garantizar calidad en salud demanda métodos de pensamiento y gestión diferentes. Especialmente ante las transformaciones que implementa el Sistema Nacional de Salud de Cuba. Dentro de estos se enmarca el clima organizacional como elemento que media entre los factores del sistema organizacional y el comportamiento individual y que se relaciona con las llamas "competencias no técnicas" a que se hace referencia. En la práctica obstétrica se redobla la necesidad de tener en cuenta estos factores y se necesita un enfoque sistémico. Las complicaciones durante el embarazo y el parto tienen frecuencia considerable y existe interés creciente en el análisis de la morbilidad materna extremadamente grave como un indicador de calidad del cuidado materno y el enfrentamiento a las emergencias obstétricas. El artículo presenta la opinión de los autores y propuestas de acciones.

ABSTRACT The necessity of guaranteeing the quality in health demands different methods of thoughts and management, especially in front of the transformations implemented in the Cuban National Health System. Among them, it could be found the organizational climate seen as an element mediating between the factors of the organizational climate and individual behavior, what is related to the so called "non-technical competences" the authors refers to. In the obstetric practice, the necessity of taking into account these factors increases and a systemic approach is needed. The complications during pregnancy and delivery have a considerable frequency and there is a growing interest in the analysis of the extremely serious maternal morbidity as an indicator of quality of the maternal care and obstetric emergencies facing. The article presents the authors' opinion and propositions of actions.
Descritores: Competência Profissional
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Desenvolvimento Institucional
Emergências
Prevenção de Doenças
Administração Sistêmica
Serviços de Saúde Materna
-Morbidade
Artigo de Revista
Gestão da Qualidade
Assistência à Saúde Culturalmente Competente
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas



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