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Id: biblio-1047850
Autor: Paulino, Gabriela Machado Ezaias; Matta, Alessandra Cristina Gobbi; Camillo, Nadia Raquel Suzini; Simões, Ana Carolina; Nishiyama, Juliana Aparecida Peixoto; Oliveira, João Lucas Campos de; Matsuda, Laura Misue.
Título: Satisfação profissional e ambiente de trabalho da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva / Professional satisfaction and work environment of the nursing team in intensive care units / Satisfacción profesional y ambiente laboral del equipo de enfermería en unidades de terapia intensiva
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1271, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: verificar a associação do ambiente de trabalho e da satisfação profissional de trabalhadores de Enfermagem pelo tipo de unidade de terapia intensiva, adulto e infantil. MÉTODO: estudo transversal e analítico. Foi realizado com profissionais de Enfermagem (n=226) de unidades de terapia intensiva de três hospitais (H1, H2 e H3) gerais do Paraná, Brasil. Para mensuração da satisfação profissional, utilizou-se a versão brasileira validada do Index of Work Satisfaction e, para extrair a percepção da equipe de Enfermagem sobre o ambiente de trabalho, utilizou-se a versão brasileira validada do Nursing Work Index-Revised. Após os dados tabulados procedeu-se à análise estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: de forma geral, as equipes de todos os hospitais e unidades referiam boa satisfação e percepção sobre ambiente de trabalho. As diferenças estatisticamente significativas a respeito da satisfação profissional foram as seguintes: domínio remuneração pior na UTI infantil em H2 (p-valor=0,035); e domínio interação e interação enfermeiro-médico com médias superiores (piores) na UTI adulto em H3 (p-valor=0,036 e 0,011, respectivamente). Acerca do ambiente de trabalho, houve média superior (pior ambiente) na UTI adulto em H3 para o domínio relação médico-enfermeiro (p-valor=0,023). Não houve significância estatística na comparação dos escores sobre o ambiente de trabalho para as demais instituições. CONCLUSÃO: as equipes estavam satisfeitas com o trabalho e avaliaram positivamente o seu ambiente de prática. Contudo, algumas diferenças pontuais entre as UTIs adulto e infantil podem ser consideradas para estratégias gerenciais mais assertivas, principalmente sobre aspectos relacionais na UTI adulto do hospital público.(AU)

Objectives: to verify the association between the work environment and the professional satisfaction of Nursing workers by type of intensive care unit: adult and child. Method: a cross-sectional and analytical study. It was performed with Nursing professionals (n=226) from intensive care units of three general hospitals (H1, H2 and H3) in Paraná, Brazil. To measure job satisfaction, the validated Brazilian version of the Index of Work Satisfaction was used, and to extract the Nursing team's perception of the work environment, the validated Brazilian version of the Nursing Work Index-Revised was chosen. After the tabulated data, a descriptive and inferential statistical analysis was performed. Results: overall, the teams from all hospitals and units reported a good satisfaction and perception about their work environments. The statistically significant differences regarding job satisfaction were as follows: worse remuneration domain in the child ICU in H2 (p-value=0.035); and interaction and nurse-physician interaction domain with higher (worse) mean values in the adult ICU in H3 (p-values=0.036 and 0.011, respectively). Regarding the work environment, there was a higher mean (worse environment) in the adult ICU in H3 for the physician-nurse relationship domain (p-value=0.023). There was no statistical significance in the comparison of the work environment scores for the other institutions. Conclusion: the teams were satisfied with their work and positively...(AU)

Objetivo: verificar la asociación del entorno laboral y de la satisfacción profesional de los trabajadores de enfermería por tipo de unidad de cuidados intensivos, adulto e infantil. Método: estudio transversal y analítico llevado a cabo con profesionales de enfermería (n = 226) de unidades de cuidados intensivos de tres hospitales generales (H1, H2 y H3) de Paraná, Brasil. Para medir la satisfacción laboral se utilizó la versión brasileña validada del Índice de Satisfacción Laboral, y para extraer la percepción del equipo de enfermería del entorno laboral se utilizó la versión brasileña validada del Índice de Trabajo de EnfermeríaRevisado. Después de la tabulación de datos, se realizó un análisis estadístico descriptivo e inferencial. Resultados: en general, los equipos de todos los hospitales y unidades informaron buena satisfacción y percepción sobre el entorno laboral. Las diferencias estadísticamente significativas con respecto a la satisfacción laboral fueron las siguientes: dominio salario peor en la UCI infantil en H2 (valor p = 0,035); dominio interacción entre el enfermero y el médico promedios más altos (peores) en la UCI de adultos en H3 (valor p = 0,036 y 0,011, respectivamente). Con respecto al ambiente de trabajo, hubo un promedio más alto (peor ambiente) en la UCI de adultos en H3 para el dominio de relación médico-enfermero (valor p = 0,023). No hubo significación estadística en la comparación de las puntuaciones del entorno laboral para las otras instituciones. Conclusión: los equipos quedaron satisfechos con el trabajo y evaluaron positivamente su entorno de práctica. Sin embargo, se pueden considerar algunas diferencias puntuales entre las UCI de adultos y niños para estrategias de manejo más asertivas, especialmente con respecto a los aspectos relacionales en la UCI de adultos del hospital público.(AU)
Descritores: Ambiente de Trabalho
Gestão da Qualidade
Unidades de Terapia Intensiva
Satisfação no Emprego
Equipe de Enfermagem
-Condições de Trabalho
Enfermagem do Trabalho
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1042980
Autor: Pérez Pulido, Miguel Oswaldo; Orlandoni Merli, Giampaolo; Ramoni Perazzi, Josefa; Valbuena Vence, Miguel.
Título: Percepción de la calidad en la prestación de servicios de salud con un enfoque seis sigma / Perceptive analysis of the quality in health services´ delivery with a Six-Sigma approach
Fonte: Rev. cuba. salud pública;44(2), abr.-jun. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Garantizar el acceso a servicios de salud de calidad es una de las condiciones necesarias para la reducción de la pobreza y de la desigualdad en un país. Objetivo: Analizar la percepción de la calidad en la prestación de servicios de salud en un hospital asistencial. Métodos: Estudio transversal realizado en pacientes atendidos durante los meses de marzo y abril de 2016 en las áreas de urgencias y consulta externa del Hospital Lázaro Alfonso Hernández Lara, Colombia. La muestra quedó conformada por 220 pacientes, seleccionados de forma aleatoria. Se aplicó la metodología seis sigma, útil para organizar el mejoramiento continuo de los servicios de salud. Los datos de la población objetivo se obtuvieron mediante la encuesta SERVQUAL, instrumento que mide la percepción de la calidad. Resultados: Respecto a la calidad de atención percibida, la dimensión seguridad apareció confundida con empatía, y, como factor diferenciador, surgió la dimensión comodidad, separada de elementos tangibles. La calificación global de la percepción corroboró que alrededor del 50 por ciento de los pacientes tuvieron percepciones bajas en las dimensiones de calidad evaluadas. Conclusiones: Los pacientes manifiestan una baja percepción de la calidad en servicios de salud recibidos. Ello permite recomendar a las directivas del hospital revisar los procesos relacionados con la calidad de los servicios prestados, y proponer políticas de mejoramiento en las áreas de urgencias y de consulta externa de acuerdo con las necesidades y las condiciones de los usuarios(AU)

Introduction: Ensuring access to quality health services is one of the necessary conditions for reducing poverty and inequality in a country. Objective: To analyze the perception of quality in the provision of health services in a public care hospital. Methods: A cross-sectional study of patients treated from March to April 2016 in the emergency and outpatients clinics of Lázaro Alfonso Hernández Lara Hospital, in Colombia. The sample included 220 patients that were randomly selected. Six sigma methodology which is useful for organizing the continuous improvement of health services was applied. Data from the target population were obtained through the SERVQUAL survey, which measures the perception of quality. Results: Regarding the perceived quality of care, the security dimension appeared confused with empathy, and as a differentiating factor, the comfort dimension emerged, separated from tangible elements. The overall rating of perception confirmed that about 50 percent of patients had low perceptions on the quality's dimensions assessed. Conclusions: Patients show low quality's perception regarding the health services they receive. This makes possible to recommend hospital directives to review the processes related to the quality of the services provided, and to propose improvement policies in the emergency and outpatient areas, according to the needs and conditions of the users(AU)
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde/ética
Gestão da Qualidade
Hospitais
-Estudos Transversais
Análise Fatorial
Colômbia
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-991342
Autor: Placeres Hernández, José Fernando; Alonso Triana, Lena; Cabrera Pérez, Maridena; Cepero Molina, Niraida; Alonso Gómez, Mileidys.
Título: A propósito de los 50 años de docencia médica superior en Matanzas / Apropos of 50 years of high medical teaching in Matanzas
Fonte: Rev. medica electron;41(1):239-242, ene.-feb. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Ensino
Universidades
Gestão da Qualidade
Educação Superior
Docentes de Medicina
Acreditação
Aniversários e Eventos Especiais
-Acreditação de Instituições de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-991339
Autor: Semper González, Abel Iván; Mercader Rossel, Berardo; Hernández Nariño, Arialys; Álvarez Escobar, María del Carmen; Mestre Cárdenas, Vilma Aleida; Rodríguez López, Justo.
Título: Clima organizacional y competencias no técnicas. Enfoque sistémico y propuesta de acciones para emergencias obstétricas / Organizational climate and non-technical competences. Systemic approach and propositions of actions for obstetric emergencies
Fonte: Rev. medica electron;41(1):211-220, ene.-feb. 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La necesidad de garantizar calidad en salud demanda métodos de pensamiento y gestión diferentes. Especialmente ante las transformaciones que implementa el Sistema Nacional de Salud de Cuba. Dentro de estos se enmarca el clima organizacional como elemento que media entre los factores del sistema organizacional y el comportamiento individual y que se relaciona con las llamas "competencias no técnicas" a que se hace referencia. En la práctica obstétrica se redobla la necesidad de tener en cuenta estos factores y se necesita un enfoque sistémico. Las complicaciones durante el embarazo y el parto tienen frecuencia considerable y existe interés creciente en el análisis de la morbilidad materna extremadamente grave como un indicador de calidad del cuidado materno y el enfrentamiento a las emergencias obstétricas. El artículo presenta la opinión de los autores y propuestas de acciones.

ABSTRACT The necessity of guaranteeing the quality in health demands different methods of thoughts and management, especially in front of the transformations implemented in the Cuban National Health System. Among them, it could be found the organizational climate seen as an element mediating between the factors of the organizational climate and individual behavior, what is related to the so called "non-technical competences" the authors refers to. In the obstetric practice, the necessity of taking into account these factors increases and a systemic approach is needed. The complications during pregnancy and delivery have a considerable frequency and there is a growing interest in the analysis of the extremely serious maternal morbidity as an indicator of quality of the maternal care and obstetric emergencies facing. The article presents the authors' opinion and propositions of actions.
Descritores: Competência Profissional
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
Desenvolvimento Institucional
Emergências
Prevenção de Doenças
Administração Sistêmica
Serviços de Saúde Materna
-Morbidade
Artigo de Revista
Gestão da Qualidade
Assistência à Saúde Culturalmente Competente
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1047309
Autor: López-Cocotle, José Juan; Moreno-Monsiváis, María Guadalupe; Saavedra-Vélez, Cristina Hortensia; Espinosa-Aguilar, Ana Luisa; Díaz-Ruiz, Ezequiel.
Título: Diseño y validación de un instrumento para evaluar la calidad de los registros de enfermería / Design and validation of an instrument to assess the quality of nursing records
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;27(3):175-181, Jul-Sep 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El registro clínico de enfermería debe reflejar de forma concreta y precisa la actuación del profesional en la atención del paciente. Por ello, resulta importante contar con instrumentos que evalúen la documentación de enfermería y permitan la mejora del cuidado a partir de la continuidad y la calidad de este. El presente estudio describe el proceso de diseño y validación de un instrumento para evaluar los registros de enfermería. Estuvo conformado por cuatro fases que dieron como resultado la Cédula de Evaluación del Registro Clínico de Enfermería (CERCE), constituida por 48 reactivos de tipo dicotómico, divididos en seis indicadores, la cual reporta un coeficiente global de confiabilidad Kuder-Richardson (KR-20) de 0.917 y cuyos indicadores oscilaron entre 0.77 y 0.93. El producto final representa los esfuerzos para la mejora de los procesos de evaluación de los registros de enfermería como una medida que contribuya a una gestión de la calidad del cuidado.

The nursing record should reflect in a concrete and accurate way the performance of the nursing professional in care of the patient. That is why it is important to have instruments to evalúate the nursing documentation and allow the improvement of care through keeping a good nursing record. This study describes the process of design and validation of an instrument to evalúate nursing records. This instrument comprised four phases that resulted in the Evaluation Card of the Clinical Nursing Registry (CERCE, according to its initials in Spanish), consisting of 48 dichotomous items, divided into six indicators, reporting a Kuder- Richardson reliability coefficient (KR-20) of 0.917, and whose indicators ranged from 0.77 to 0.93. The final product represents the efforts to improve the evaluation processes of nursing records as a measure aimed at the management of quality of care.
Descritores: Registros de Enfermagem
Enfermagem
Gestão da Qualidade
Avaliação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
-México
Limites: Seres Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-1047029
Autor: Jiménez, Marcio(edt); Rayon, Leyva; Rojas, Viridiana; González, Sonia.
Título: Nivel de apego al proceso de identificación del paciente / Level of adherence to the patient identification process
Fonte: Rev. enferm. neurol;17(1):29-34, ene-abr. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la seguridad del paciente es un tema de responsabilidad que compete a todos los profesionales de la salud. Dentro de la seguridad del paciente, el proceso de identificación correcta es esencial para proporcionar seguridad y calidad en la atención del paciente en las instituciones de cuidado a la salud pues es causa raíz de otros errores suscitados en el ambiente hospitalario. Objetivo: conocer el nivel de apego al proceso de identificación correcta de los pacientes en un hospital de tercer nivel de atención. Material y métodos: estudio descriptivo y transversal que se llevó a cabo de febrero a diciembre 2016 en un hospital de tercer nivel de atención. La población de estudio fueron los pacientes hospitalizados dentro de la unidad médica; muestreo aleatorio simple calculado a partir del número de ingresos del hospital (n = 220). Para evaluar el nivel de apego se usó un instrumento validado por consenso de expertos con confiabilidad calculada por alfa de Cronbach de 0.732. Para el análisis de datos se empleó soporte de software estadístico.Resultados: al evaluar el nivel de apego al proceso de identificación correcta de forma general, la media (78.59) se encontró por debajo del puntaje establecido para afirmar que existe un adecuado apego. Con relación a los servicios evaluados, se registran mediciones heterogéneas que corresponden a los servicios de hospitalización 2 (93.75) y pediatría (91.81), en contraste con los servicios de urgencias admisión (66.36) y UTI pediátrica (22). Conclusión: hay desapego al proceso de identificación del paciente con potencial riesgo para su seguridad; existe una gran área de oportunidad para reducir eventos centinela y adversos derivados de la inadecuada identificación del paciente.
Descritores: Segurança do Paciente
-Pacientes
Gestão da Qualidade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-1042877
Autor: Chaple Gil, Alain Manuel; Miranda Tarragó, Josefa Dolores; Gispert Abreu, Estela de los Ángeles.
Título: Guía para revisores sobre el manejo del Open Journal System de la Revista Cubana de Estomatología / A reviewer's guide for management of the Open Journal System in the Cuban Journal of Dentistry
Fonte: Rev. cuba. estomatol;55(3):1-10, jul.-set. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El ejercicio de arbitraje en las revistas científicas consiste en una revisión crítica de artículos científicos que pretende la validación científica de su calidad con vistas a decidir su divulgación a nivel nacional e internacional, y así contribuir al campo de la ciencia que se trate. Los árbitros y editores de las revistas científicas, por consiguiente, despliegan una labor que requiere de preparación integral sistemática, responsabilidad, honestidad y alto grado de altruismo, entre otros valores. Por cuanto, tienen la responsabilidad de dictaminar de manera objetiva y educativa los artículos científicos que evalúan, lo cual generalmente se realiza posterior al cumplimiento de las obligaciones de su perfil ocupacional. El perfeccionamiento de la labor de arbitraje es clave para mejorar las prácticas y la elevación de la calidad de la revista, por lo que se decide confeccionar esta guía para adiestrar a revisores de la Revista Cubana de Estomatología en el manejo del Open Journal System durante proceso de revisión de artículos científicos(AU)

Peer reviewing scientific journals consists in a critical examination of papers seeking scientific validation of their quality for national and international dissemination, thus contributing to the development of the field of science in question. Therefore, the work of peer reviewers and editors in scientific journals requires systematic comprehensive training, responsibility, honesty and a high level of altruism, among other values, for they are in charge of passing objective and educational judgment on the papers evaluated, a task they often perform after fulfilling their occupational obligations. Perfecting peer reviewing is crucial to improve the performance of the journal and raise its quality. This is the reason why it was decided to develop the present guide to train reviewers of the Cuban Journal of Dentistry in the management of the Open Journal System during the process of scientific paper review(AU)
Descritores: Literatura de Revisão como Assunto
Políticas Editoriais
Publicações Periódicas
-Negociação/métodos
Gestão da Qualidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1024840
Autor: Santos, Rafael Maia dos; Dallora, Maria Eulália Lessa do Valle.
Título: Avaliação de indicadores de desempenho da área de engenharia clínica: uma proposta para um hospital público universitário / Evaluation of clinical engineering performance indicators: a proposal for a university public hospita
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);52(1), jan.-mar.,2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Propor um conjunto de indicadores de desempenho para o Departamento de Engenharia Clínica (EC) de um hospital público universitário. Metodologia: Após pesquisa bibliográfica dos indicadores da área de engenharia clínica citados na literatura, foi elaborado um questionário aplicado a gestores de hospitais de alta complexidade, docentes e especialistas para avaliar a pertinência, credibilidade do resultado, esforço de apuração, simplicidade de interpretação e de algoritmo de cálculo dos indicadores. Resultados:Foram propostos 14 indicadores para o departamento de EC: percentual de conclusão do programa de manutenção preventiva, tempo médio de atendimento, tempo médio de paralisação de máquina, número de reparos repetidos, percentual do total de ordens de serviço concluídas, número de ordens de serviço por área, percentual de reparos realizados externamente, percentual de reparos realizados por erro do usuário, custo de manutenção versus custo de aquisição, custo total de manutenção, satisfação do funcionário, treinamento da equipe técnica, satisfação do cliente e treinamento de usuários. Conclusões: Numa instituição pública de grande porte e nível terciário, a escolha dos indicadores para compor um painel para a gestão do Departamento de EC, bem como a apuração dos resultados deve ser ponderada, tendo em vista que, instituições governamentais sofrem impactos diretos quanto à disponibilidade de verba e entraves burocráticos que, muitas vezes, geram impasses difíceis de serem solucionados. É importante que exista um trabalho de conscientização dos funcionários quanto ao seu papel nos resultados dos indicadores e na busca das metas estabelecidas pela organização, pois, somente esse conjunto vai permitir uma gestão de sucesso (AU)

Objective: To propose a set of performance indicators for the Clinical Engineering Department (CE) of a public university hospital. Methodology: After a bibliographic search of clinical engineering indicators cited in the literature, a questionnaire was applied to hospital managers of high complexity, professors and specialists to evaluate the relevance, credibility of the result, calculation effort, sim-plicity of interpretation and calculation algorithm of indicators. Results: 14 indicators were proposed to the CE Department: percentage of completion of the preventive maintenance program, average service time, average machine downtime, number of repeated repairs, percentage of total work or-ders completed, number of service orders by area, percentage of repairs performed externally, per-centage of repairs performed by user error, maintenance cost versus cost of acquisition, total cost of maintenance, employee satisfaction, technical team training, customer satisfaction and user training. Conclusions: In a large public institution and tertiary level, the choice of the indicators to compose a panel of indicators for the management of the CE Department, as well as the calculation of the results, should be considered, since State institutions suffer direct impacts on the availability of funds and bu-reaucratic obstacles that often generate impasses that are difficult to solve. It is important that there is a work of awareness of the employees about their role in the results of the indicators and the search of the goals established by the organization since only this set will allow successful management (AU)
Descritores:
Engenharia Biomédica
Gestão da Qualidade
Indicadores (Estatística)
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-999667
Autor: Pereira, Igor Gabriel Santiago; Lemos, Letícia Wanzeller; Lemos, Kássia Gabrielly Estácio; Akutsu, Rita de Cássia Coelho de Almeida; Botelho, Raquel Braz Assunção; Camargo, Érika Barbosa.
Título: Construção e implementação de fichas técnicas de preparação de unidade de alimentação e nutrição / Construction and implementation of technical datasheets for preparation of food and nutrition unit / Construcción e implementación de fichas técnicas de preparación de unidad de alimentación y nutrición
Fonte: J. Health NPEPS;4(1):210-227, jan.-jun. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: construir e implementar fichas técnicas de preparação de uma unidade de alimentação e nutrição militar de Brasília, Distrito Federal. Método: estudo longitudinal e quantitativo. Coleta de dados através de pesagem e observação in loco, construção de fichas técnicas de preparação com o auxílio do software CookGO. Foram realizadas análises nutricionais e análises de indicadores culinários a partir das informações nutricionais do software e das tabelas de composição de alimentos nele inseridas. Resultados: os dados demonstraram a falta de padronização dentro da unidade de alimentação e nutrição. Com isso há um grande desperdício em relação a alguns alimentos e um grande excesso na utilização de outros, gerando grande aporte de alguns nutrientes, como sódio e lipídeos. Conclusão: a ficha técnica de preparação possibilita identificar erros na produção e corrigi-los. Com ela pode-se padronizar preparações, reduzir desperdício, averiguar custo, criar lista de compras, rótulos e, sobretudo, a avaliação nutricional da preparação e sua adequação, o que permite a prevenção de DCNT.(AU)

Objective: to construct and implement technical preparation files for the preparation of a military food and nutrition unit in Brasília, Distrito Federal. Method: quantitative and longitudinal study. Collection of data through weighing and observation in loco and construction of technical preparation files with the help of CookGO software. Nutritional analyzes and analyzes of culinary indicators were carried out based on the nutritional information of the software and the food composition tables inserted in it. Results: the data demonstrated the lack of standardization within the food and nutrition unit. There was a great waste in relation to some foods and a great excess in the use of others, generating a great contribution of some nutrients, like sodium and lipids. Conclusion: technical preparation files makes it possible to identify errors in production and to correct them. With it, it is possible to standardize preparations, reduce waste, find out cost, create shopping list, labels, and especially the nutritional evaluation of the preparation and its adequacy, which allows the prevention of chronic non-communicable diseases.(AU)

Objetivo: construir e implementar la estandarización de recetas de un Servicio de Alimentación militar de Brasília, Distrito Federal. Método: estudio longitudinal y cuantitativo. Recolección de datos a través de pesaje y observación in loco, construcción de recetas estandarizadas con la ayuda del software CookGO. Se realizaron análisis nutricionales y análisis de indicadores culinarios a partir de las informaciones nutricionales del software y de las tablas de composición de alimentos en él insertadas. Resultados: los datos demostraron la falta de estandarización dentro de lo Servicio de Alimentación. Con ello hay un gran desperdicio en relación a algunos alimentos y un gran exceso en la utilización de otros, generando un gran aporte de algunos nutrientes, como sodio y lípidos. Conclusión: la receta estandarizada permite identificar errores en la producción y corregirlos. Con ella se pueden estandarizar preparaciones, reducir desperdicio, averiguar costo, crear lista de compras, etiqueta, y sobre todo la evaluación nutricional de la preparación y su adecuación lo que permite la prevención de enfermedades crónicas no transmisibles.(AU)
Descritores: Avaliação Nutricional
Gestão da Qualidade
Composição de Alimentos
Serviços de Alimentação/organização & administração
-Análise Quantitativa
Estudos Longitudinais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1025925
Autor: Mattos, Corina Maria; Oliveira, Marcia Farias de; Vilar, Andrea Maria Alves; Silvino, Zenith Rosa; Andrade, Marilda.
Título: A aplicação do kanban como ferramenta de gestão em serviços de saúde: revisão integrativa / The use of kanban as a management tool in health services: integrative review / La aplicación del kanban como herramienta de gestión en serviços de salud: revisión integradora
Fonte: Nursing (Säo Paulo);22(254):3031-3038, jul.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica recente sobre aplicação da ferramenta Kanban na gestão dos serviços de saúde, valorando as evidências e discutindo os resultados. Método: revisão integrativa de literatura, realizada com artigos publicados entre os anos de 2014 a 2018, disponíveis nas bases digitais: LILACS, PubMed e SciELO. Os dados foram tratados qualitativamente, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: foram analisados 13 artigos que apontaram a utilização da ferramenta em três áreas: estoque de medicamento, fluxo de paciente e qualidade de assistência à saúde. Um único artigo, experimental, simulava em laboratório o uso da ferramenta no trabalho diário. Os estudos envolvendo a gestão de leitos não relacionaram kanban ao processo de internação em pediatria. Conclusão: os estudos evidenciaram a aplicabilidade da ferramenta na gestão dos serviços em saúde, reduzindo o tempo de internação, colaborando no processo de insumos hospitalares e agregando qualidade a assistência.(AU)

Objective: to analyze the recent scientific production on the application of the Kanban tool in the management of health services, assessing the evidence and discussing the results. Method: integrative review of literature, using articles published between the years of 2014 and 2018, available in the digital databases: LILACS, PubMed and SciELO. The data were treated qualitatively, applying the thematic content analysis technique. Results: 13 articles that indicated the use of the tool in three areas were analyzed: drug stock, patient flow and health care quality. A single experimental paper simulated in laboratory the use of the tool in daily work. Studies involving bed management did not relate kanban to the process of pediatric hospitalization. Conclusion: the studies revealed the applicability of the tool in the management of health services, reducing hospitalization time, improving hospital supply chain management and adding quality to care.(AU)

Objetivo: analizar la reciente producción científica sobre aplicación de la herramienta Kanban en la gestión de los servicios de salud, valorando las evidencias y discutiendo los resultados. Método: revisión integradora de literatura, realizada con artículos publicados entre los años 2014 a 2018, disponibles en las bases digitales: LILACS, PubMed y SciELO. Los datos fueron tratados cualitativamente, utilizando la técnica de análisis de contenido temático. Resultados: se analizaron 13 artículos que apuntaron la utilización de la herramienta en tres áreas: stock de medicamento, flujo de paciente y calidad de asistencia a la salud. Un único artículo, experimental, simulaba en laboratorio el uso de la herramienta en el trabajo diario. Los estudios involucrando la gestión de lechos no relacionaron kanban al proceso de internación en pediatría. Conclusión: los estudios evidenciaron la aplicabilidad de la herramienta en la gestión de los servicios en salud, reduciendo el tiempo de internación, colaborando en el proceso de insumos hospitalarios y agregando calidad a la asistencia.(AU)
Descritores: Continuidade da Assistência ao Paciente
Gestão da Qualidade
Gestão em Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería



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