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Lima, Rita de Cássia Duarte
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Id: biblio-878599
Autor: Felsky, Camila Nogueira; Lima, Rita de Cássia Duarte; Garcia, Ana Claudia Pinheiro; França, Tania; Andrade, Maria Angélica Carvalho.
Título: Gestão do trabalho na saúde: com a palavra, atores da Estratégia Saúde da Família / Management of labor in healthcare: health workers' perceptions of the Family Health Strategy Program
Fonte: Rev. bras. pesqui. saúde;18(1):102-110, jan.-mar. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A implantação da Estratégia Saúde da Família representou uma expressiva ampliação do mercado de trabalho em saúde, trazendo à cena problemas relacionados à gestão do trabalho. As dificuldades vão desde o despreparo de trabalhadores de saúde e de gestores, entendendo ambos como atores da gestão, para agirem dentro da lógica desse novo modelo, passando pelos vínculos precários de trabalho, pela alta rotatividade de trabalhadores, até pela fragmentação do processo de trabalho. Objetivo: discutir a gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir dos sentidos atribuídos pelos gestores e trabalhadores às políticas nesse campo, bem como de suas implicações para as equipes de saúde da família. Métodos: a pesquisa é exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e grupos focais com trabalhadores de equipes de saúde da família. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Resultados: Observou-se pouca valorização de iniciativas voltadas para a melhoria de relações, condições e processos de trabalho das equipes, necessárias para o aprimoramento do processo de produção de saúde na ESF, em Linhares. Conclusão: Considerando o caráter estratégico do campo da gestão do trabalho e da educação para o favorecimento de um maior protagonismo desses trabalhadores na consolidação da ESF, verificamos que essa valorização ainda se encontra mais no plano do discurso e não se reflete na agenda política municipal, enquanto ações capazes de provocar mudanças paradigmáticas no processo de produção de saúde, de modo a romper com o modelo assistencial tradicional.(AU)

Introduction: The implementation of the Family Health Strategy represents a significant expansion of the health labor market, bringing into play issues related to labor management. Obstacles range from the unprepared health workers and managers to act within the logic of this new health model through the precarious work relations, high employee turnover, to the fragmentation of the work process. Objective: To discuss labor management in the Family Health Strategy Program (ESF), from the meanings assigned by managers and workers to the policies in this field, as well as the implications for family health teams. Methods: This is an exploratory, descriptive, qualitative study. Semi-structured interviews were conducted with managers and focus groups were carried out with workers of the family health teams. Data analysis was performed using the content analysis technique. Results: The initiatives aimed at improving working relations, conditions and processes of teams were undervalued, and these are critical to improve health delivery at ESF in Linhares. Conclusion: The strategic role of the labor management on strengthening the role of these workers in the consolidation of the ESF was generally acknowledged in the discourse of health professionals; however, this has yet to be reflected on municipal policy, in order to encourage paradigmatic changes in health delivery, and as such, overcome a traditional and ineffective health care model(AU)
Descritores: Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família
-Reorganização de Recursos Humanos
Pessoal de Saúde
Gestor de Saúde
Política de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Meneghim, Marcelo de Castro
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Id: biblio-1135572
Autor: Cavalcanti, Yuri Wanderley; Silva, Rennis Oliveira da; Ferreira, Leonardo de Freitas; Lucena, Edson Hilan Gomes de; Souza, Andreza Maria Luzia Baldo de; Cavalcante, Denise de Fátima Barros; Meneghim, Marcelo de Castro; Pereira, Antonio Carlos.
Título: Economic Impact of New Biosafety Recommendations for Dental Clinical Practice During COVID-19 Pandemic
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20(supl.1):e0133, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract COVID-19 pandemic implied new biosafety recommendations to avoid dissemination of SARS-CoV-2 virus within healthcare centers. Changes on recommended personal protective equipment (PPE), decontamination protocols and organization of patient demand resulted may result in cost variation. Based on this, the present study aimed to evaluate the economic impact of new biosafety recommendations for oral healthcare assistance during COVID-19. An Activity Based Costing evaluation was used to calculate the acquisition of PPE and decontamination solutions recommended for dental practice during COVID-19 pandemic in Brazil. PPE and decontamination solutions quantity and frequency of use were based on the newly COVID-19 recommendations. Costs (in Brazilian Real - R$) for biosafety recommendations pre- and post-COVID-19 were outlined and calculated for each patient, service shift and year. A sensitivity analysis considered 20% variation of direct costs. Previously to COVID-19 pandemic, direct costs of biosafety recommendations consisted of R$0.84 per patient, R$6.69 per service shift and R$3,413.94 per year. Post-COVID-19 costs of biosafety recommendations resulted in R$16.01 per patient, R$128.07 per service shift, and R$32,657.96 per year. Yearly costs can vary between R$26,126.37 and R$39,189.56. The annual budget increase necessary to adopt post-COVID biosafety recommendations was R$29,244.02. Newly biosafety recommendations increased significantly the costs of oral healthcare assistance during COVID-19 pandemic. Decision making of healthcare managers must consider rational and equity allocation of financial resources.
Descritores: Custos de Cuidados de Saúde
Custos e Análise de Custo
Serviços de Saúde Bucal
Equipamento de Proteção Individual/normas
COVID-19
-Avaliação em Saúde
Brasil/epidemiologia
Contenção de Riscos Biológicos
Protocolos/métodos
Atenção à Saúde
Gestor de Saúde
Recursos Financeiros em Saúde
Equidade
Pandemias
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1124796
Autor: Guedes, Haline Costa dos Santos; Silva Júnior, José Nildo de Barros; Silva, Glaydes Nely Sousa da; Trigueiro, Débora Raquel Soares Guedes; Nogueira, Jordana de Almeida; Barrêto, Anne Jaquelyne Roque.
Título: Integralidade na Atenção Primária: análise do discurso acerca da organização da oferta do teste rápido anti-HIV / Integralidad en Atención Primaria: análisis del discurso sobre la organización de la oferta de la prueba rápida del VIH / The integrality in Primary Healthcare: discourse analysis about the organization of the provision of the rapid anti-HIV test
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(1):e20190386, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar o discurso dos gerentes saúde relacionado à organização da oferta do teste rápido anti-HIV, na perspectiva do atributo integralidade. Método Pesquisa exploratória de natureza qualitativa realizada em um distrito sanitário do município de João Pessoa/PB. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2017, utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturado, o qual foi aplicado a treze gerentes de saúde de serviços de Atenção Primária à Saúde. O material empírico foi analisado à luz do dispositivo teórico-metodológico de Análise de Discurso, identificando-se o bloco discursivo: Organização dos serviços para a realização do teste rápido anti-HIV. Resultados Os discursos apontam a filiação ideológica que compreende a fragmentação da assistência, normatização da demanda com enfoque em agendamentos, estigmatização e desresponsabilização do cuidado, dificultando a realização da integralidade na perspectiva da descentralização da oferta do teste rápido anti-HIV. Conclusão e implicações para a prática O discurso dos gerentes de saúde aponta fragilidades na qualidade do serviço e organização da oferta do teste rápido anti-HIV. Executar as políticas para reverter a situação atual e a educação permanente dos profissionais podem potencializar a integralidade do serviço.

RESUMEN Objetivo Analizar el discurso de los gerentes de la salud relacionados con la organización de la oferta de pruebas rápidas anti-VIH, desde la perspectiva del atributo de integralidad. Método Investigación exploratoria de naturaleza cualitativa, realizada en un distrito sanitario del municipio de João Pessoa/PB. La recogida de datos se llevó a cabo en septiembre de 2017, utilizando un plan de entrevista semiestructurada, que se aplicó a trece gerentes de la salud de servicios de Atención Primaria de la Salud. El material empírico se analizó a la luz del dispositivo metodológico teórico del Análisis del Discurso, identificando el bloqueo discursivo: Organización de servicios para realizar la prueba rápida anti-VIH. Resultados Los discursos señalan la afiliación ideológica que incluye la fragmentación de la asistencia, la normatización de la demanda con enfoque en los horarios, la estigmatización y la irresponsabilidad de la atención, lo que dificulta alcanzar la integralidad desde la perspectiva de la descentralización la oferta de prueba rápida anti-VIH. Conclusión e implicaciones para la práctica El discurso de los gerentes de la salud señala las deficiencias en la calidad del servicio y la organización de la oferta de pruebas rápidas anti -VIH. La implementación de políticas para revertir la situación actual y la educación permanente de los profesionales puede potenciar la integralidad del servicio.

ABSTRACT Objective Analyze health managers discourse related to the organization of the rapid anti-HIV test provision, from the perspective of the integrality attribute. Method Exploratory research of qualitative nature, undertaken in a health district of the municipality of João Pessoa, Paraíba. Data collection was carried out in September 2017, using a semi-structured interview script for a semi-structured interview, which was applied to thirteen health care service managers from Primary Health Care services. The empirical material was analyzed in the light of the theoretical-methodological Discourse Analysis device, identifying the discursive block: Organization of services for conducting the rapid anti-HIV test. Results The speeches point out to the ideological affiliation that comprises the fragmentation of the assistance, standardization of the demand with focus on schedules, stigmatization and unaccountability of the care, making it difficult to achieve comprehensiveness in the perspective of the decentralization of the offer of rapid anti-HIV test. Conclusion and implications for practice The discourse of health managers points out weaknesses in the quality of service and organization of the rapid anti- HIV test provision. Implementing policies to reverse the current situation and continuing education for professionals can enhance the integrality of the service.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Sorodiagnóstico da AIDS
Integralidade em Saúde
-Estereotipagem
Infecções por HIV/diagnóstico
Pesquisa Qualitativa
Diagnóstico Precoce
Gestor de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1037745
Autor: Almeida, Maria de Lourdes de.
Título: Competências essenciais de gestores para a saúde pública/coletiva / Enssential competencies for managers of public healthcare.
Fonte: Curitiba; s.n; 20160622. 244 p. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: As competências essenciais para os profissionais que atuam na saúde pública/coletiva correspondem a um conjunto de habilidades fundamentais desejáveis para as dimensões da prática profissional. A identificação dessas competências contribui para o desenvolvimento da força de trabalho, pois serve como ponto de partida e reforço para as organizações de saúde compreenderem a necessidade deste tipo de investimento a fim de melhorar a prestação do cuidado à saúde. Na atenção à saúde, o gestor representa papel de destaque para que os objetivos sejam atingidos e atua num processo contínuo de exercício da autoridade e das responsabilidades a depender da esfera governamental em atua. A presente pesquisa teve como objetivos traduzir e adaptar à realidade brasileira o documento Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas sugeridas pela Organização Pan-Americana de Saúde; e, construir um instrumento para mapear as competências dos gestores a partir deste. A pesquisa é do tipo exploratória, metodológica de abordagem quantitativa realizada em duas etapas: Tradução e adaptação transcultural do documento Marco das Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, e construção de um instrumento para mapeamento de competências de gestores que atuam na atenção à saúde, a partir do documento traduzido e adaptado ao português do Brasil com aplicação da técnica Delphi a 130 especialistas e a 36 gestores por meio do questionário. A população do estudo para a primeira etapa foram tradutores e especialistas em saúde pública/coletiva; para a segunda etapa, na técnica Delphi, foram profissionais de saúde, especialistas em gestão na saúde pública/coletiva, e profissionais de saúde que ocupavam cargos de gestão nos diversos níveis da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu e Secretária Estadual de Saúde (9ª Regional de Saúde) para a fase de verificação do poder de interpretação do instrumento. Os resultados da primeira etapa mostraram que a tradução e adaptação transcultural do documento, a fase da tradução inicial, consenso entre tradutores, retrotradução e comitê de especialistas exigiram ajustes a fim de que o primeiro objetivo da pesquisa fosse atingido; apesar das competências essenciais serem sugeridas para a América Latina, o processo de tradução e adaptação ao contexto brasileiro evidenciou maior dificuldade para atingir o consenso na tradução inicial, que foi realizada por três tradutores independentes; o comitê de especialistas ocorreu de forma que as versões fossem revistas e a adaptação cultural realizada. Os resultados da segunda etapa, a técnica Delphi, indicam que os respondentes concordaram mais sobre a importância dos itens à medida que eles eram avaliados novamente; os resultados direcionaram para a manutenção dos 56 itens no instrumento, pois ao final das três rodadas, a maioria dos itens mostrou-se importante, na opinião dos especialistas, quanto às competências essenciais sugeridas para o gestor na saúde pública; na comparação entre a opinião dos especialistas do painel Delphi com os gestores conclui-se que as opiniões de especialistas e gestores da saúde pública/coletiva não divergem no que concerne à importância das competências essenciais em saúde pública/coletiva definidas no instrumento e as que os profissionais participantes da verificação do poder de interpretação do instrumento consideram importantes para serem desenvolvidas. Conclui-se que as competências essenciais sugeridas no estudo são importantes para o gestor que atua na saúde pública/coletiva.

The essential competencies for professionals who work at the public health system correspond to a set of fundamental desirable skills for the dimensions of professional practice. Identifying these skills contributes to the development of the workforce, as it serves as a starting point and reinforcement for the healthcare organizations to be aware of the necessities required for this type of investment in order to improve the delivery of health care. In health care, the manager plays a prominent role for the achievement of certain objectives and operates a continuous process of exercising his or her authority and responsibilities, depending on the governmental sphere in which the manager acts. This study aimed at translating and adapting to the Brazilian reality the document Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, suggested by the Pan American Health Organization. The study also aimed at building an instrument to map the skills of managers from the Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, translated and adapted to the Brazilian reality. This research is exploratory and has a methodological quantitative approach performed in two stages: a) the translation and cultural adaptation of the document Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas; b) the formulation of an instrument for mapping the skills of managers who work in health care, utilizing the translated document, which has been adapted to the Brazilian context of key competences for human resources in health in the American continents. The Delphi technique has been applied through a questionnaire to experts and managers. The participants of the first stage of the study consisted of translators and experts in public health; for the second stage, for the Delphi technique, there were health professionals, management experts in public health, and health professionals who held management positions at various levels of the Municipal Department of Foz do Iguaçu and the State Secretary of Health (9th Regional Health) for the verification phase of the power of instrument interpretation. The results of the first stage have shown that the translation and cultural adaptation of the document - the phase of initial translation, consensus amongst translators, back-translation and expert committee - demanded some adjusts for the first objective of the research to be reached. Despite the fact that the essential competencies are suggested for Latin America, the process of translation and adaptation to the Brazilian context presented considerable difficulty in achieving consensus on the initial translation, which was performed by three independent translators; the committee of experts occurred in a way that the versions were reviewed and the cultural adaptation was performed. The results of the second stage, the Delphi technique, indicate that the respondents agreed more on the importance of the items as they were assessed again; the results directed to the maintenance of the 56 items on the instrument, since, at the end of three rounds, most of the items proved to be important, in the opinion of experts, regarding the basic skills suggested to the manager in public health; in comparing the views of experts of Delphi panel with the opinions of the managers, it has been concluded that the judgments of experts and managers of public health do not differ regarding the importance of basic skills in public health which were defined in the instrument, and regarding the ones that the professional participants of the verification of the power of instrument interpretation consider to be important to develop. It has been concluded that the essential skills suggested in the study are important for the manager engaged in public health.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Competência Profissional
Saúde Pública
Gestão em Saúde
Gestor de Saúde
-Tradução
Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.173068, A447


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-488840
Autor: Favoreto, César Augusto Orazem; Camargo Júnior, Kenneth Rochel de.
Título: Alguns desafios conceituais e técnico-operacionais para o desenvolvimento do Programa de Saúde da Família como uma proposta transformadora do modelo assistencial / Some conceptual and technicanoperational chanenges for the development of the Family Health Program as a proposal to change the health care model in Brazil
Fonte: Physis (Rio J.);12(1):59-75, jan.-jun. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo discute algumas questões teórico-conceituais e técnico-operacionais que vêm fundamentando os serviços e as práticas dos profissionais médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) no Brasil. Foram utilizados dados de três fontes distintas: a) textos que configuraram o debate internacional sobre promoção de saúde e saúde da família; b) documentos e propostas do Ministério da Saúde e c) dados produzidos em estudos empíricos sobre a implantação do PSF em algumas localidades no Brasil. Procura-se situar, no novo arranjo organizacional proposto pelo programa, os limites e desafios postos ao desenvolvimento de saberes e práticas de saúde capazes de contribuir para a ampliação da resolutividade e da integralidade das intervenções individuais e coletivas em saúde, no âmbito da atenção básica do SUS.

This article discusses key theoretical/conceptual and technical/operational issues underlying the services provided and practices performed by physicians in the Family Health Program (PSF) in Brazil. Three different data sources were used: a) literature from the international debate on health promotion and family health; b) documents and proposals by the Brazilian Ministry of Health; and c) data from empirical studies on the implementation of the PSF in selected areas of Brazil. Within the new organizational framework proposed by the Program, the article attempts to identify the limits and chanenges to the development of health-related knowledge and practice capable of helping expand the case-resolving capacity and integrality of individual and conective health interventions within the basic care provided under the Unified Health System (SUS).
Descritores: Sistema Único de Saúde/organização & administração
Atitude do Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Gestão em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Promoção da Saúde
-Médicos
Prática Profissional
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Gestor de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-547744
Autor: Figueiredo, Paula Pereira de; Cezar-Vaz, Marta Regina; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Sena, Janaina; Cardoso, Letícia Silveira.
Título: Processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família: a concepção de gestão que permeia o agir em saúde / Work process of the Family Health Strategy: a design management that permeates health action
Fonte: Physis (Rio J.);20(1):235-259, 2010. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo, de caráter explicativo e transversal, e natureza predominantemente qualitativa, tem o objetivo de analisar o processo de trabalho dos gestores municipais da Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de apreender a concepção de gestão que permeia seu agir em saúde. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada gravada, junto aos gestores da ESF pertencentes a 12 municípios da Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (3ªCRS/RS), totalizando 15 sujeitos. A análise temática congregou uma abordagem dialética, seguindo os passos de pré-análise, exploração e tratamento do material e interpretação dos resultados. Os resultados foram organizados em três subtemas elucidativos das ações desenvolvidas pelos gestores investigados: 1) Ações de organização/funcionamento da Saúde da Família; 2) Ações de formação/educação permanente ou continuada; 3) Ações de monitoramento e avaliação. Apreendem-se do processo de trabalho duas concepções de gestão, sendo a primeira relacionada à gestão clássica/tradicional e a segunda relativa aos preceitos da cogestão. À guisa de conclusão, depreende-se que o processo de trabalho dos gestores da ESF na 3ªCRS/RS apresenta fortalezas e fragilidades, relacionadas à concepção de gestão que estrutura seu trabalho. Assim, sugere-se a revisão de algumas práticas, de modo que a cogestão seja a concepção preferencial utilizada para a administração da Saúde da Família.

This work, which has explanatory cross-sectional nature and is largely qualitative, aims to analyze the work process of municipal managers of the Family Health Strategy (FHS) in order to grasp the concept of management that permeates their health actions. Data were collected through semistructured interviews taped, with the managers of the FHS belonging to 12 municipalities of the Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (3ªCRS/RS), totaling 15 subjects. The thematic analysis brought together a dialectical approach, following the footsteps of pre-analysis, exploitation and processing of material and interpretation of results. The results were organized into three sub-themes elucidating the actions developed by the managers under consideration: 1) Action for organization / operation of Family Health; 2) Actions for training and continuing education; 3) Actions for monitoring and evaluation. Two management concepts arise from the work process, the first being related to the management classic / traditional and the second on the precepts of co-management. In conclusion, it appears that the working process of the managers at the 3rd ESF CRS / RS has strengths and weaknesses related to design management structures that work. Thus, it is suggested to revise some practices, so that the co-management is the preferred design used for the administration of Family Health.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Sistemas Locais de Saúde
Gestão em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Gestor de Saúde
-Equipe de Assistência ao Paciente
Brasil
Administração em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056965 LILACS-Express
Autor: Santos, Renata Oliveira Maciel dos; Ramos, Danielle Nogueira; Migowski, Arn.
Título: Barreiras na implementação das diretrizes de detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero no Brasil / Barriers to implementing early breast and cervical cancer detection guidelines in Brazil
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290402, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Diretrizes clínicas podem melhorar a qualidade e a segurança da atenção à saúde, reduzindo ações inapropriadas, entretanto, a implementação desses documentos é influenciada por diversos fatores. O objetivo deste estudo foi identificar as barreiras na implementação das diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero no Brasil sob a perspectiva dos gestores do SUS. Trata-se de uma pesquisa transversal e exploratória com desenho quantitativo-qualitativo, com 60 gestores. As principais barreiras para o câncer de mama foram: conflitos com as sociedades de especialidades médicas (31,0%); baixa adesão dos profissionais (20,7%); desorganização dos serviços (17,2%); e para o câncer do colo do útero: pouca tradição organizacional no uso de diretrizes (25,0%); baixa adesão dos profissionais (21,4%); desorganização dos serviços de saúde (21,4%). Demais barreiras identificadas foram a precariedade do sistema de informação e alta rotatividade dos profissionais. Diferenças regionais se destacam na demanda inapropriada da população na Região Sul e na escassez de recursos financeiros na Região Norte. Os resultados reiteram pressupostos de como a comunicação ineficiente pode impactar na prática e adesão dos profissionais e usuários às recomendações e que as barreiras se relacionam a condições interdependentes e de forma sinérgica se potencializam nas dimensões práticas, sistêmicas e organizacionais.

Abstract Clinical guidelines can improve the quality and safety of health care by reducing inappropriate actions. However, the implementation of these documents is influenced by several factors. This study aimed to identify the barriers in the implementation of guidelines for early breast and cervical cancer detection in Brazil, as seen from the public health managers (SUS) perspective. This is a cross-sectional and exploratory research with quantitative-qualitative design, involving 60 managers. The implementation main barriers for breast cancer were: medical society conflicts (31.0%), low professionals' adherence (20.7%); and disorganization of health services (17.2%). For the cervical cancer, these are: little organizational tradition in the use of guidelines (25.0%); low professionals' adherence (21.4%); and disorganization of health services (21.4%). Other identified barriers were the precariousness of the information health system and high turnover of professionals. Regional differences stood out in the inappropriate demand of the population in the South Region and lack of financial resources in the North Region. The results reinforce the fact that inefficient communication does affect the medical practice. Moreover, the adherence of both professionals and users to recommendations are related to interdependent and synergistic conditions that become more relevant at the practical, systemic, and organizational dimensions.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controle
Guias de Prática Clínica como Assunto
Gestor de Saúde
Prática Clínica Baseada em Evidências
-Brasil
Serviços de Saúde da Mulher
Protocolos Clínicos
Saúde da Mulher
Política de Saúde
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1222612
Autor: Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Farias, Pedro Henrique Silva de; Santos, Flávia Andréia Pereira Soares dos; Enders, Bertha Cruz; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Título: Vivenciando as desordens na prática do cuidado do enfermeiro obstetra: o olhar complexo ao fenômeno / Living disorders in the practice of obstetric nurse care: the complex look at the phenomenon / Vivenciando los desordes en la práctica del cuidado del enfermero obstetra: la mirada complejo al fenómeno
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:490-496, jan.-dez. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Compreender as desordens vivenciadas pelo enfermeiro em sua prática do cuidado no parto, à luz da Complexidade. Método: Estudo qualitativo com delineamento da Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico e a Teoria da Complexidade como suporte teórico. Foram entrevistados 31 participantes de maternidades do Rio Grande do Norte, Brasil organizados em três grupos amostrais de enfermeiros, gestores de saúde e médicos. Resultados: Os enfermeiros obstetras vivenciam desordens em relação à sua autonomia, ao poder do médico e a violência obstétrica no processo de parto, à falta de apoio da gestão de saúde e gestão das maternidades, à falta de organização da rede e, como consequência, vivenciam sentimentos negativos na atuação. Conclusão: Essas deverão ser superadas como possibilidade de mudança no modelo de atenção do enfermeiro obstetra

Objective: Understand the disorders experienced by nurses in their practice of childbirth care, in the light of Complexity. We used the Grounded Theory as a methodological reference and the Complexity Theory as theoretical support. Method: Qualitative study. We used the Grounded Theory as a methodological reference and the Complexity Theory as theoretical support. We interviewed 31 participants in three sample groups of nurses, health managers and physicians. Results: Obstetric nurses experience disorders in relation to their autonomy, the power of the doctor and obstetric violence in the birthing process, the lack of support from the health management and maternity management, the lack of organization of the network and, as a consequence, they experience feelings performance. Conclusion: These should be overcome as a possibility of change in the care model of the obstetrician nurse

Objetivo: Comprender los desórdenes vivenciados por el enfermero en su práctica del cuidado en el parto, a la luz de la complejidad. Se utilizaron la Teoría Fundamentada en los Datos como referencial metodológico y la Teoría de la Complejidad como soporte teórico. Método: Estudio de naturaleza cualitativa. Se utilizaron la Teoría Fundamentada en los Datos como referencial metodológico y la Teoría de la Complejidad como soporte teórico. Se entrevistó a 31 participantes organizados en tres grupos muestrales de enfermeros, gestores de salud y médicos. Resultado: Los enfermeros obstetras experimentan desordenes en relación a su autonomía, al poder del médico y la violencia obstétrica en el proceso de parto, a la falta de apoyo de la gestión de salud y gestión de las maternidades, a la falta de organización de la red y, como consecuencia, experimentan sentimientos negativos en la actuación. Conclusión: Estas deben ser superadas como posibilidad de cambio en el modelo de atención del enfermero obstetra
Descritores: Parto Humanizado
Gestor de Saúde
Enfermeiras Obstétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1177328
Autor: Azevedo, Sâmia Jamylle Santos de; Moura, Larissa Kelly Silva de; Nascimento, Camila Matias; Costa, Theo Duarte da; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira.
Título: Percepções de gestores de um hospital universitário sobre a qualidade em saúde / Percepciones de los gerentes de un hospital universitario sobre la calidad de la salud / Perceptions of the managers of a university hospital about quality in health
Fonte: Rev. enferm. UFSM;10:e95, 2020. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: descrever as percepções de gestores de um hospital universitário sobre a qualidade em saúde. Método: trata-se de estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em hospital universitário do Nordeste do Brasil. A população de estudo foi composta por 60 gestores. Os dados foram coletados entre 2017 e 2018, a partir de entrevista semiestruturada. Realizou-se análise textual lexicográfica com suporte do software IRaMuTeQ. Resultados: foram analisados 593 segmentos de texto com elucidação das classes: "Influência do modelo de gestão", "Ferramentas de gestão da qualidade", "Concepções de qualidade em saúde" e "Ações de promoção em saúde". Os gestores compreendiam que o modelo de gestão adotado influencia na assistência e, consequentemente, na qualidade do atendimento. Conclusão: verificou-se que os gestores relacionaram a qualidade à resolutividade do atendimento aos usuários, bem como a um bom relacionamento entre profissionais e à consequente melhoria no processo de trabalho.

Objective: to describe the perceptions of managers of a university hospital about quality in health. Method: this is a descriptive study, with a qualitative approach, carried out in a university hospital in Northeast Brazil. The study population was composed of 60 managers. Data were collected between 2017 and 2018, based on a semi-structured interview. Lexicographic textual analysis was performed with the support of the IRaMuTeQ software. Results: 593 text segments were analyzed and classified in the following categories: "Influence of the management model", "Quality management tools", "Conceptions of quality in health" and "Health promotion actions". The managers understood that the management model adopted influences care, and, consequently, its quality. Conclusion: it was found that managers related quality to the problem-solving service provided to users, as well as to a good relationship between professionals and the consequent improvement in the work process.

Objetivo: describir las percepciones de los gerentes de un hospital universitario sobre la calidad de la salud. Método: estudio descriptivo, con enfoque cualitativo, realizado en un hospital universitario en el noreste de Brasil. La población del estudio consistió en 60 gerentes. Los datos se recopilaron entre 2017 y 2018, a partir de entrevistas semiestructuradas. El análisis textual lexicográfico se realizó con el apoyo del software IRaMuTeQ. Resultados: se analizaron 593 segmentos de texto con las clases: "Influencia del modelo de gestión", "Herramientas de gestión de calidad", "Concepciones de calidad en salud" y "Acciones de promoción de la salud". Los gerentes entendieron que el modelo de gestión adoptado influye en la atención y, en consecuencia, en la calidad de la atención. Conclusión: se encontró que los gerentes relacionan la calidad con la capacidad de resolución de problemas de atención a los usuarios, así como con una buena relación entre los profesionales y la consiguiente mejora en el proceso de trabajo.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Gestão da Qualidade
Gestão em Saúde
Gestor de Saúde
Hospitais
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  10 / 169 LILACS  
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Souza, Silvia Regina de
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Id: biblio-1151217
Autor: Zanqueta, Daiane; Accorsi, Letícia; Soares, Maria Rita Zoéga; Souza, Silvia Regina de; Vila, Edmarcia Manfredin.
Título: Produção de materiais psicoeducativos a gestores da saúde para intervenção na pandemia da Covid-19 / Production of materials to for health managers for intervention in the Covid-19 pandemic
Fonte: Rev. Saúde Pública Paraná (Online);3(supl. 1):168-188, dez. 11, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Intervenção psicológica é uma condição fundamental de saúde pública para superar a pandemia do Coronavirus Disease 2019. Profissionais da saúde e gestores, que estão na linha de frente no combate a essa doença, lidam diariamente com medo, ansiedade e estresse. Este relato de experiência descreve o processo de elaboração de um material psicoeducativo para gestores, a fim de orientá-los no manejo das variáveis ambientais que possam afetar a saúde mental dos trabalhadores sob sua responsabilidade. O material foi elaborado por docentes e discentes de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina e colaboradores do projeto "Suporte Covid-19: atendimento aos profissionais e pacientes do Hospital Universitário". Os conteúdos foram ela-borados com base em documentos específicos sobre como atuar em situação de estresse, desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz e Sociedade Brasileira de Psicologia. O material produzido foi disponibilizado on-line e por meio de cartazes fixados no hospital. (AU)

Psychological intervention is a fundamental public health condition to overcome the Coronavirus Disease 2019 pandemic. Health professionals and managers, who are at the forefront in combating this disease, deal with fear, anxiety and stress on a daily basis. This experience report describes the process of preparing psychoeducational material for managers, in order to guide them in the management of environmental variables that may affect the mental health of the workers under their responsibility. The material was prepared by professors and students of Psychology at the State University of Londrina and collaborators in the project "Support Covid-19: care for professionals and patients at the University Hospital. The contents were prepared based on specific documents on how to act in a stressful situation, developed by the Oswaldo Cruz Foundation and the Brazilian Psychological Society. The material produced was made available online and through posters posted at the hospital. (AU)
Descritores: Psicologia
Saúde Mental
Pessoal de Saúde
Infecções por Coronavirus
Gestor de Saúde
Materiais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1961 - Biblioteca



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