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Id: biblio-954343
Autor: Vendruscolo, Carine; do-Prado, Marta Lenise; Kleba, Maria Elisabeth; Barison-Matos, Izabella.
Título: Representation and participation in management committees of teaching and service integration / Representación y participación en espacios colegiados de la integración docente asistencial en salud / Representação e participação em espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde
Fonte: Invest. educ. enferm;34(3):474-482, Dec. 2016.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective To analyze the representation and participation of the management, attention, teaching and social control segments in management committees of health teaching-service integration. Methods Qualitative research with exploratory-analytical approach that involved representatives of these segments who participate in the management instances of the Pro-Health integrated proposal of Chapecó, Santa Catarina, Brazil. The data was collected through semi-structured interviews with 11 members of the segments and observation of six meetings of instances between October 2012 and April 2013. Results The following categories emerged: Representation through dialogue: possibility to negotiate; Legitimacy of representation: establishing fecund relationships; Disparity in the representation of the segments: the four-way approach in disharmony. Conclusion It is incipient participation of some segments; there are different understandings as to the perception of the meaning of representation. There are conflicts, but the dialogue prevails, provided that the subjects need improve their communication skills.

Resumen Objetivo Analizar la representación y participación de los segmentos de gestión, atención, educación y control social en los espacios colegiados de integración docente-asistencial en salud. Métodos Investigación cualitativa con abordaje exploratorio-analítico realizada con representantes de los sectores que participan de las entidades colegiadas de la propuesta integrada Pro-Salud de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. La recolección de datos se realizó, por un lado, mediante entrevistas semiestructuradas a 11 miembros de los segmentos y, por otro lado, observación de las reuniones, entre octubre de 2012 y abril de 2013. Resultados Surgieron las categorías: Representación a partir del diálogo: posibilidad de negociar; legitimidad de la representación: el establecimiento de relaciones fructíferas; disparidad en la representación de los segmentos: el cuadrilátero en desarmonía. Conclusión Es incipiente la participación de algunos segmentos que tienen diferentes entendimientos con respecto a la percepción de lo que sea representación. Existen conflictos, pero el diálogo prevalece, aunque los sujetos requieren mejorar sus habilidades de comunicación.

Resumo Objetivo. Analisar a representação e a participação dos segmentos: gestão, atenção, ensino e controle social nos espaços colegiados de integração ensino-serviço em saúde. Métodos. Pesquisa qualitativa com abordagem exploratório-analítica que envolveu representantes desses segmentos que participam das instâncias colegiadas da proposta integrada do Pró-Saúde Chapecó, Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com 11 membros dos segmentos e observação de seis reuniões das instâncias, entre outubro de 2012 e abril de 2013. Resultados. Emergiram as categorias: Representação por meio do diálogo: possibilidade de negociar; Legitimidade da representação: estabelecendo relações fecundas; Disparidade na representação dos segmentos: o quadrilátero em desarmonia. Conclusão. É incipiente a participação de alguns segmentos; havendo entendimentos diversos quanto à percepção do significado da representação. Existem conflitos, mas o diálogo prevalece, ainda que os sujeitos necessitem aprimorar sua capacidade de comunicação.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Sociedades
Sistemas de Saúde
Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
Política de Educação Superior
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1177351
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados.
Título: Gestão de Hemocentros: relatos de práticas desenvolvidas no Brasil: IV Curso de Especialização em Gestão de Hemocentros: resumos das monografias finais / Hemocenters Management: reports of practices developed in Brazil: IV Specialization Course in = Hemocenters Management: summaries of final monographs.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2016. 596 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Serviço de Hemoterapia
-Organização e Administração
Administração de Recursos Humanos
Assistência Integral à Saúde
Política de Saúde
Hematologia
Limites: Humanos
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-791557
Autor: Alvarez Santos, Lilisbeth; de Miguel Guzmán, Margarita; Noda Hernández, Marcia Esther; Alvarez López, Luis Felipe; Galcerán Chacón, Galina.
Título: Diagnóstico de la satisfacción laboral en una entidad asistencial hospitalaria / Diagnosis of job satisfaction in a hospital assistance service
Fonte: Rev. cuba. salud pública;42(3), jul.-set. 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En la actualidad, las organizaciones reconocen al recurso humano como el activo más importante de las mismas, pues contribuye en el aseguramiento de los resultados y representa una ventaja competitiva, de ahí la necesidad de contar con trabajadores cada vez más satisfechos. El sector de la salud se ha planteado la necesidad de elevar los niveles de satisfacción de sus trabajadores. Objetivo: Diagnosticar la satisfacción laboral en una entidad asistencial hospitalaria. Métodos: Estudio cuasi experimental. La muestra estuvo compuesta por 301 trabajadores que se encuentran vinculados directamente a los servicios de atención de salud en el hospital. Se empleó una metodología, en la cual se integra la utilización de la encuesta para el diagnóstico de la satisfacción laboral, la observación directa ylas entrevistas individuales y grupales para profundizar en los resultados. En el estudio se incluyeron el análisis por servicios y categorías ocupacionales. Resultados: El índice de satisfacción laboral resultante del diagnóstico fue de 74,39 por ciento; las condiciones de trabajo y la estimulación moral y material fueron las dimensiones que más influenciaron en este resultado. En la evaluación por servicios solo 14 adquirieron los valores deseados, y la categoría de enfermeras resultó la más afectada. Conclusiones: La entidad asistencial hospitalaria presenta niveles no muy favorables de satisfacción laboral. A partir del análisis de las causas que generan los niveles de insatisfacción en los trabajadores, se derivó una estrategia para el progresivo mejoramiento de la organización(AU)

Introduction: The organizations recognize human resources as their most important asset because they contribute to consolidate the results and represent a competitive edge, hence the need of having increasingly satisfied workers at work posts. The health sector has set to increase the levels of job satisfaction among its workers. Objective: To diagnose job satisfaction at a hospital assistance service. Methods: A quasi-experimental study was made. The sample consisted of 301 workers who were directly linked to health care services at the hospital. The methodology combined use of surveys to diagnose job satisfaction, direct observation, individual and group interviews to delve into the results. The study included analyses by service and by occupational category. to hospital assistance services were diagnosed. Results: The results of the diagnosis proved that the highest incidence variables in hospital were those associated to moral and material incentives, working conditions and working/rest system. Nursing reached the lowest scoring in the job satisfaction diagnosis. These results gave rise to a strategy aimed at improving the organization. Conclusions: The hospital assistance service shows job satisfaction levels which are not very positive. Based on the analysis of the causes of lack of job satisfaction, a strategy is drawn for progressive improvement of the organization(AU)
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Satisfação no Emprego
Serviços de Saúde do Trabalhador/normas
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1151359
Autor: Sousa, Fernando Miguel de; Dored, Gabriele Mariano; Nogueira, Gabriele; Vasconcelos, Diogo do Araguaia; Kuriyama, Mitsuy Luana dos S; Martins, José Antônio Ferreira; Souza, Jessica.
Título: Gestão estratégica no enfrentamento da Covid-19 em um hospital privado / Strategic management in coping with Covid-19 in a private hospital
Fonte: Rev. Saúde Pública Paraná (Online);3(supl. 1):276-287, dez. 11, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Os serviços de saúde estão vivenciando um novo cenário devido à pandemia ocasionada por um novo subtipo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2), denominado de Covid-19. Com isso, se fez necessário ações voltadas para um cuidado especializado à população. O objetivo deste estudo é descrever a experiência de gestão de um hospital privado do litoral Paranaense. O método utilizado foi o relato de experiência no período de seis meses, relatando o fluxo desenvolvido para atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 durante a pandemia e a descrição das ações de enfrentamento adotadas pela instituição. Concluiu-se que foi evidenciada a atuação de áreas estratégicas como a Gestão de pessoas e Financeira. Houve a necessidade de contratação de profissionais e remanejamentos para a atuação in loco e o monitoramento diário dos custos visto esta imprevisibilidade, bem como a antecipação dos processos para a continuação e validação do plano de contingência. (AU)

Health services are experiencing a new scenario due to the pan-demic caused by a new subtype of Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS--CoV-2), called Covid-19. With this, actions directed to a specialized care of the population were necessary. The objective of this study is to describe the management experience of a private hospital on the coast of Paraná. The method used was the report of experience in the period of six months, reporting the flow developed to care for patients suspected or confirmed of Covid-19 during the pandemic and the description of the actions of confrontation adopted by the institution. It was concluded that the performance of strategic areas such as Personnel and Financial Management was evidenced. There was the need to hire professionals and relocations for the performance in loco and the daily monitoring of costs given this unpredictability, as well as the anticipation of processes for the continuation and validation of the contingency plan. (AU)
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Hospitais Privados
Infecções por Coronavirus
Monitoramento
Administração Financeira
Serviços de Saúde
-Custos e Análise de Custo
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1961 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1123413
Autor: Gleriano, Josué Souza; Fabro, Gisele Caroline Richi; Tomaz, Wanderson Borges; Goulart, Bethania Ferreira; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi.
Título: Reflexões sobre a gestão do Sistema Único de Saúde para a coordenação no enfrentamento da COVID-19 / Reflections on the management of Brazilian Unified Health System for the coordination in facing COVID-19 / Reflexiones sobre la gestión del Sistema Unico de Salud de Brasil para la coordinación en el enfrentamiento a la COVID-19
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(spe):e20200188, 20200000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Refletir acerca da gestão em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de desafios e possibilidades para superar lacunas de coordenação no enfrentamento da COVID-19. Método: Trata-se de estudo reflexivo, fundamentado na formulação discursiva sobre a gestão em saúde no SUS organizado nas seguintes seções: introdução com a contextualização da temática, macrodesafios no âmbito do SUS na coordenação da atenção à saúde no enfrentamento da COVID-19, aspectos para subsidiar ações de coordenação da gestão e considerações finais. Resultados: Constatam-se desafios na coordenação entre os entes federativos, de financiamento, de consolidação da vigilância em saúde, da regulação, da capacidade instalada e gestão de pessoas que remetem à importância de estabelecer estratégias para o fortalecimento do SUS, principalmente, na coordenação da gestão em saúde. Conclusões e implicações para a prática: Destaca-se a relevância da autoridade da gestão regulatória no SUS para a coordenação e sua potencialidade de organização em prover melhores condições de atenção, porém, entende-se que é necessário revistar a territorialidade, o planejamento e o processo de trabalho, como elementos constituintes da vigilância em saúde.

Objective: to reflect on the Unified Health System (SUS) health management, from the perspective of challenges and possibilities to overcome coordination gaps in facing COVID-19. Method: this is a reflective study, based on the discursive formulation on health management in SUS organized in the following sections: an introduction with the context of the theme, macro challenges in the scope of SUS in the coordination of health care in facing COVID-19, aspects of supporting management oordination actions and final considerations. Results: there are challenges in the coordination among federal entities, financing, consolidation of health surveillance, regulation, installed capacity, and in the management of people who refer to the importance of establishing strategies to strengthen SUS, mainly in the coordination of healthcare management. Conclusions and implications for practice: the relevance of the regulatory management authority in SUS for coordination and its organizational potential in providing better care conditions is highlighted, but it is understood that it is necessary to review the territoriality, planning, and work process, as constituent elements of health surveillance.

Objetivo: reflexionar sobre la gestión de la salud del Sistema Único de Salud (SUS), desde la perspectiva de los retos y posibilidades de superar las lagunas de coordinación en el enfrentamiento a la COVID-19. Método: Se trata de un estudio reflexivo, basado en la formulación discursiva sobre la gestión de la salud en el SUS organizada en las siguientes secciones: introducción con la contextualización del tema, macro retos en el ámbito del SUS en la coordinación de la atención de la salud para el enfrentamiento a la COVID-19, aspectos para apoyar las acciones de coordinación de la gestión y onsideraciones finales. Resultados: existen desafíos en la coordinación entre las entidades federales, el financiamiento, la consolidación de la vigilancia de la salud, la regulación, la capacidad instalada y la gestión de las personas que se refieren a la importancia de establecer estrategias para fortalecer el SUS principalmente en la coordinación de la gestión en salud. Conclusiones e implicaciones para la práctica: Se destaca la relevancia de la autoridad de gestión reguladora en el SUS para la coordinación y su potencial organizativo para proporcionar mejores condiciones de atención, aunque se entiende que es necesario revisar la territorialidad, la planificación y el proceso de trabajo, como elementos constitutivos de la vigilancia de la salud.
Descritores: Pneumonia Viral/epidemiologia
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Gestão em Saúde
Pandemias
Betacoronavirus
-Administração de Recursos Humanos
Planejamento Estratégico
Brasil/epidemiologia
Orçamentos/organização & administração
Estratégias
Atenção à Saúde
Vigilância em Saúde Pública
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1125368
Autor: Peres, Ana Maria Auler Matheus; SantAna, Denise Rangel; Rodrigues, Paulo Henrique de Almeida.
Título: O processo de desmonte da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e sua invisibilidade / The dismantling process of the Rio de Janeiro State Secretariat of Health and its invisibility
Fonte: Physis (Rio J.);30(3):e300315, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Administração em Saúde Pública
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Gestão em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Betacoronavirus
-Política
Sistema Único de Saúde/história
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Brasil
Privatização
Investimentos em Saúde/economia
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135681
Autor: Marinho, Cristiane da Silva; Bispo Júnior, José Patrício.
Título: Supervisão de agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: entre controle, apoio e formação / Supervision of Community Health Worker in the Family Health Strategy: among control, support and training
Fonte: Physis (Rio J.);30(3):e300328, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estudo objetivou analisar os mecanismos de supervisão do trabalho dos agentes comunitários de saúde na Saúde da Família e examinar como a supervisão exercida repercute na organização do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado em Vitória da Conquista, Bahia. Utilizou-se como referencial analítico uma matriz composta por três dimensões: controle do trabalho, apoio ao trabalho e educação e formação. As informações foram obtidas por meio de três grupos focais, 33 entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental. Os participantes do estudo foram 42 agentes, oito supervisores e cinco gestores. Os resultados demonstraram o predomínio da supervisão como "controle do trabalho". Evidenciou-se uma perspectiva produtivista, com o controle das atividades desenvolvidas, especialmente as visitas domiciliares. Os mecanismos de avaliação exerceram forte influência nas práticas desenvolvidas. A dimensão "apoio" demostrou que o suporte dos supervisores contribui para o aprimoramento do trabalho, maior satisfação e respaldo social. A sobrecarga de atividades e o insuficiente apoio institucional influenciaram negativamente na supervisão de apoio. A dimensão "prática educativa" evidenciou processos formativos pontuais, instrumentais e direcionado para o controle de agravos. Conclui-se que é importante considerar, na supervisão, os aspectos políticos e socioculturais e buscar o equilíbrio entre essas três dimensões.

Abstract The study aimed to analyze the supervision mechanisms regarding the work of Family Health community health workers (CHW) and how the practiced supervision affects the work organization. This is a qualitative study carried out in Vitória da Conquista, state of Bahia, Brazil. In the analytical referential, a matrix comprised three dimensions: work control, work support, education and training. Information was collected through three focus groups, 33 semi-structured interviews, direct observation, and document analysis. Study participants were 42 CHW, eight supervisors and five managers. The outcomes showed predominance of supervision as work control. A productive approach was noticed with the control of the developed activities, particularly home visits. Assessment mechanisms displayed a strong influence on the developed practices. The support dimension demonstrated that the supervisors support foment work performance, higher satisfaction and social support. Activity overcharge and the deficient institutional support negatively affected supportive supervision. The practical educational dimension displayed punctual and instrumental formative process directed to diseases control. We concluded that it is essential to take into account in the supervision the political and sociocultural aspects and pursue the balance among the three dimensions.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Atenção Primária à Saúde
Agentes Comunitários de Saúde/educação
Agentes Comunitários de Saúde/organização & administração
Gestão em Saúde
Estratégia Saúde da Família
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1123526
Autor: Grivol, Daniele Ellen; Bernardes, Andrea; Moura, André Almeida de; Zanetti, Ariane Cristina Barboza; Gabriel, Carmen Silvia.
Título: A liderança exemplar na perspectiva de enfermeiros do atendimento pré-hospitalar: estudo descritivo / Liderazgo ejemplar en la perspectiva de enfermeros de la atención prehospitalaria: estudio descriptivo / The exemplary leadership from the perspective of pre-hospital care nurses: a descriptive study
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(2), jun. 2020. tab.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: Identificar e analisar os aspectos relacionados às práticas da liderança exemplar na perspectiva de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), distinguindo a autopercepção desses profissionais enquanto líderes e caracterizando a percepção da liderança exercida por enfermeiros integrantes de suas equipes. MÉTODO: Estudo descritivo, realizado com enfermeiros do SAMU Regional dos 26 municípios de um Departamento Regional de Saúde do interior de São Paulo. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação das versões EU e OBSERVADOR do Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTADOS: Considerando as versões do LPI, as avaliações dos participantes atinentes ao comportamento do líder apresentaram diferenças mínimas em comparação com suas autoavaliações. Contudo, os respondentes se autoavaliaram positivamente na maior parte das práticas que delineiam a liderança exemplar. CONCLUSÃO: As práticas da liderança exemplar mostraram-se presentes no comportamento dos enfermeiros que atuavam no SAMU, despontando como competências imprescindíveis aos enfermeiros do atendimento pré-hospitalar.

OBJETIVO: Identificar y analizar los aspectos relacionados a las prácticas de liderazgo ejemplar en la perspectiva de enfermeros del Servicio de Asistencia Móvil de Urgencia (SAMU), distinguiendo su autopercepción como líderes y caracterizando la percepción del liderazgo ejercida por enfermeros integrantes de sus equipos. MÉTODO: Estudio descriptivo, realizado con enfermeros del SAMU Regional de los 26 municipios de un Departamento Regional de Salud del interior de São Paulo. Los datos se recolectaron mediante la aplicación de las versiones YO y OBSERVADOR del Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTADOS: Considerando las versiones del LPI, las valoraciones de los participantes atinentes al comportamiento del líder presentaron diferencias mínimas en comparación a sus autovaloraciones. Sin embargo, los respondientes se autoevaluaron positivamente en la mayoría de las prácticas que delinean el liderazgo ejemplar. CONCLUSIÓN: Las prácticas del liderazgo ejemplar se mostraron presentes en el comportamiento de los enfermeros que actuaban en el SAMU, destacándose como competencias imprescindibles en los enfermeros de la atención prehospitalaria.

OBJECTIVE: Identify and analyze the aspects related to the practices of exemplary leadership from the perspective of nurses of the Mobile Emergency Services (SAMU), distinguishing the self-perception of these professionals as leaders and characterizing the perception of leadership exercised by nurses in their teams. METHOD: This is a descriptive study, carried out with nurses from SAMU Regional of the 26 municipalities of a Regional Health Department of the interior of São Paulo. The data collection occurred through the application of the SELF and OBSERVER versions of Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTS: Considering the LPI versions, the participants' evaluations regarding the leader's behavior presented minimal differences compared to their self-evaluations. However, respondents rated themselves positively in most of the practices that delineate exemplary leadership. CONCLUSION: The practices of exemplary leadership were present in the behavior of the nurses who worked at SAMU, emerging as essential skills for nurses in pre-hospital care.
Descritores: Serviços Médicos de Emergência
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
Equipe de Enfermagem
-Administração de Recursos Humanos
Relações Interprofissionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1141437
Autor: El Salvador. Ministerio de Salud.
Título: Manual de organización y funciones de la Dirección de Recursos Humanos / Organization and functions manual of the Human Resources Department.
Fonte: San Salvador; MINSAL; nov. 20, 2020. 20 p. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: La Dirección de Recursos Humanos con el propósito de cumplir su misión y procurar alcanzar su visión estratégica, ha establecido la organización y funciones a desarrollar por las distintas unidades que la conforman, en cumplimiento con lo establecido por las diferentes leyes y normativas que rigen el funcionamiento de esta Dirección. En este sentido, el presente Manual como una herramienta administrativa, constituye un apoyo importante para la ejecución de las labores inherentes a la Dirección de Recursos Humanos como dependencia de la Gerencia General, contribuyendo a la comprensión del ejercicio de las responsabilidades encomendadas y convirtiéndose en un documento de consulta obligatoria para todos los funcionarios inmersos en el proceso de gestión de los recursos humanos

The Human Resources Department, in order to fulfill its mission and seek to achieve its strategic vision, has established the organization and functions to be developed by the different units that comprise it, in compliance with the provisions of the different laws and regulations that govern the operation. of this Directorate. In this sense, this Manual as an administrative tool, constitutes an important support for the execution of the tasks inherent to the Human Resources Department as a dependency of the General Management, contributing to the understanding of the exercise of the responsibilities entrusted and becoming a Mandatory consultation document for all officials involved in the human resources management process
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Recursos Humanos
-Manuais como Assunto
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-843614
Autor: Gil, Maria Fuensanta Hellín; Montesinos, Maria José López; Llor, Ana Myriam Seva; Bas, Maria Pilar Ferrer; Soler, Maria Loreto Maciá.
Título: Adecuación de escalas para medir cargas de trabajo mediante metodología de calidad / Adequação de escores para medir cargas horárias através de uma metodologia de qualidade / Assessing the adequacy of workload measurement tools using a quality-based methodology
Fonte: Rev. bras. enferm;70(1):39-46, jan.-fev. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo: Determinar cuál de las escalas evaluadas (NEMS y NAS), es más adecuada para Unidades de Cuidados Intensivos aplicando metodología de calidad. Método: Tras identificar como oportunidad de mejora la no adecuación de la escala NEMS para determinar cargas de trabajo de enfermería en UCI, se aplica metodología de los ciclos de mejora a dicha escala y a la NAS, como propuesta de mejora, evaluando los criterios: medición de cargas de trabajo al día y por turno, inclusión de todas las actividades enfermeras, y análisis por paciente y unidad. Resultados: Escala NEMS no muestra diferencias significativas en el cumplimiento (67%). Comparación NEMS-NAS, todos los criterios excepto el 1º, obtienen mejora significativa. NEMS sólo valora el criterio 1 (64,22%), y NAS todos con un cumplimiento para el 1º, 2º y 4º del 64,74%, y el 3º del 100%. Conclusión: La escala NAS es más adecuada para medir cargas de trabajo de enfermería en UCI.

RESUMO Objetivo: determinar qual dos escores avaliados (NEMS e NAS), é o apropriado para as Unidades de Tratamento Intensivo aplicando a metodologia da qualidade. Método: após identificar como uma oportunidade de demonstrar a não adequação do escore NEMS para determinar as cargas de trabalho dos enfermeiros na UTI, aplicou-se a metodologia dos ciclos de melhoria para esse escore e para o NAS como propostas de melhorias, avaliando os critérios: medição da carga horária por dia e por turnos, incluindo todas as atividades de enfermagem e análise por paciente-unidade. Resultados: o escore NEMS não demonstrou diferenças significativas na efetividade (67%). Comparando o NEMS-NAS, todos os critérios, exceto o 1º, obtiveram uma melhora significativa. O NEMS valoriza apenas o critério 1º (64,22%) e o NAS, todos, com efetividade de 64,74% para o 1º, 2º e 4º de e de 100% para o 3º. Conclusão: o escore NAS é o mais apropriado para medir a carga de trabalho de enfermagem na UTI.

ABSTRACT Objective: determine which tool (NEMS and NAS) is most suitable for use in intensive care units using a quality-based methodology. Method: after identifying the opportunity for improvement "Inadequacy of the NEMS for determining nursing workload in the intensive care unit (ICU)", we assessed the NEMS and the NAS, as a proposed improvement to the NEMS, using quality improvement cycles methodology based on the following criteria: measurement of daily nursing workload on a daily and shift basis; the tool encompasses all nursing activities undertaken in the ICU; and workload assessed per patient and unit. Results: there was no significant difference in level of compliance for the NEMS (67%). The comparison NEMS-NAS showed that there was a statistically significant improvement for all criteria except criterion 1. The NEMS only assesses criterion 1 (64.22%); while the NAS assessed all four criteria, obtaining a compliance rate of 64.74% for criteria 1, 2, and 4, and 100% for criterion 3. Conclusion: the NAS is more suitable for measuring nursing workload in UCIs.
Descritores: Administração de Recursos Humanos/métodos
Carga de Trabalho/normas
Melhoria de Qualidade/normas
Recursos Humanos de Enfermagem/estatística & dados numéricos
-Estudos Transversais
Recursos Humanos
Unidades de Terapia Intensiva/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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