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Id: biblio-1135681 LILACS-Express
Autor: Marinho, Cristiane da Silva; Bispo Júnior, José Patrício.
Título: Supervisão de agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: entre controle, apoio e formação / Supervision of Community Health Worker in the Family Health Strategy: among control, support and training
Fonte: Physis (Rio J.);30(3):1-21, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estudo objetivou analisar os mecanismos de supervisão do trabalho dos agentes comunitários de saúde na Saúde da Família e examinar como a supervisão exercida repercute na organização do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado em Vitória da Conquista, Bahia. Utilizou-se como referencial analítico uma matriz composta por três dimensões: controle do trabalho, apoio ao trabalho e educação e formação. As informações foram obtidas por meio de três grupos focais, 33 entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental. Os participantes do estudo foram 42 agentes, oito supervisores e cinco gestores. Os resultados demonstraram o predomínio da supervisão como "controle do trabalho". Evidenciou-se uma perspectiva produtivista, com o controle das atividades desenvolvidas, especialmente as visitas domiciliares. Os mecanismos de avaliação exerceram forte influência nas práticas desenvolvidas. A dimensão "apoio" demostrou que o suporte dos supervisores contribui para o aprimoramento do trabalho, maior satisfação e respaldo social. A sobrecarga de atividades e o insuficiente apoio institucional influenciaram negativamente na supervisão de apoio. A dimensão "prática educativa" evidenciou processos formativos pontuais, instrumentais e direcionado para o controle de agravos. Conclui-se que é importante considerar, na supervisão, os aspectos políticos e socioculturais e buscar o equilíbrio entre essas três dimensões.

Abstract The study aimed to analyze the supervision mechanisms regarding the work of Family Health community health workers (CHW) and how the practiced supervision affects the work organization. This is a qualitative study carried out in Vitória da Conquista, state of Bahia, Brazil. In the analytical referential, a matrix comprised three dimensions: work control, work support, education and training. Information was collected through three focus groups, 33 semi-structured interviews, direct observation, and document analysis. Study participants were 42 CHW, eight supervisors and five managers. The outcomes showed predominance of supervision as work control. A productive approach was noticed with the control of the developed activities, particularly home visits. Assessment mechanisms displayed a strong influence on the developed practices. The support dimension demonstrated that the supervisors support foment work performance, higher satisfaction and social support. Activity overcharge and the deficient institutional support negatively affected supportive supervision. The practical educational dimension displayed punctual and instrumental formative process directed to diseases control. We concluded that it is essential to take into account in the supervision the political and sociocultural aspects and pursue the balance among the three dimensions.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde/educação
Agentes Comunitários de Saúde/organização & administração
Gestão em Saúde
Estratégia Saúde da Família
-Administração de Recursos Humanos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1123526
Autor: Grivol, Daniele Ellen; Bernardes, Andrea; Moura, André Almeida de; Zanetti, Ariane Cristina Barboza; Gabriel, Carmen Silvia.
Título: A liderança exemplar na perspectiva de enfermeiros do atendimento pré-hospitalar: estudo descritivo / Liderazgo ejemplar en la perspectiva de enfermeros de la atención prehospitalaria: estudio descriptivo / The exemplary leadership from the perspective of pre-hospital care nurses: a descriptive study
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(2), jun. 2020. tab.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: Identificar e analisar os aspectos relacionados às práticas da liderança exemplar na perspectiva de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), distinguindo a autopercepção desses profissionais enquanto líderes e caracterizando a percepção da liderança exercida por enfermeiros integrantes de suas equipes. MÉTODO: Estudo descritivo, realizado com enfermeiros do SAMU Regional dos 26 municípios de um Departamento Regional de Saúde do interior de São Paulo. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação das versões EU e OBSERVADOR do Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTADOS: Considerando as versões do LPI, as avaliações dos participantes atinentes ao comportamento do líder apresentaram diferenças mínimas em comparação com suas autoavaliações. Contudo, os respondentes se autoavaliaram positivamente na maior parte das práticas que delineiam a liderança exemplar. CONCLUSÃO: As práticas da liderança exemplar mostraram-se presentes no comportamento dos enfermeiros que atuavam no SAMU, despontando como competências imprescindíveis aos enfermeiros do atendimento pré-hospitalar.

OBJETIVO: Identificar y analizar los aspectos relacionados a las prácticas de liderazgo ejemplar en la perspectiva de enfermeros del Servicio de Asistencia Móvil de Urgencia (SAMU), distinguiendo su autopercepción como líderes y caracterizando la percepción del liderazgo ejercida por enfermeros integrantes de sus equipos. MÉTODO: Estudio descriptivo, realizado con enfermeros del SAMU Regional de los 26 municipios de un Departamento Regional de Salud del interior de São Paulo. Los datos se recolectaron mediante la aplicación de las versiones YO y OBSERVADOR del Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTADOS: Considerando las versiones del LPI, las valoraciones de los participantes atinentes al comportamiento del líder presentaron diferencias mínimas en comparación a sus autovaloraciones. Sin embargo, los respondientes se autoevaluaron positivamente en la mayoría de las prácticas que delinean el liderazgo ejemplar. CONCLUSIÓN: Las prácticas del liderazgo ejemplar se mostraron presentes en el comportamiento de los enfermeros que actuaban en el SAMU, destacándose como competencias imprescindibles en los enfermeros de la atención prehospitalaria.

OBJECTIVE: Identify and analyze the aspects related to the practices of exemplary leadership from the perspective of nurses of the Mobile Emergency Services (SAMU), distinguishing the self-perception of these professionals as leaders and characterizing the perception of leadership exercised by nurses in their teams. METHOD: This is a descriptive study, carried out with nurses from SAMU Regional of the 26 municipalities of a Regional Health Department of the interior of São Paulo. The data collection occurred through the application of the SELF and OBSERVER versions of Leadership Practices Inventory (LPI). RESULTS: Considering the LPI versions, the participants' evaluations regarding the leader's behavior presented minimal differences compared to their self-evaluations. However, respondents rated themselves positively in most of the practices that delineate exemplary leadership. CONCLUSION: The practices of exemplary leadership were present in the behavior of the nurses who worked at SAMU, emerging as essential skills for nurses in pre-hospital care.
Descritores: Serviços Médicos de Emergência
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
Equipe de Enfermagem
-Administração de Recursos Humanos
Relações Interprofissionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1141437
Autor: El Salvador. Ministerio de Salud.
Título: Manual de organización y funciones de la Dirección de Recursos Humanos / Organization and functions manual of the Human Resources Department.
Fonte: San Salvador; MINSAL; nov. 20, 2020. 20 p. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: La Dirección de Recursos Humanos con el propósito de cumplir su misión y procurar alcanzar su visión estratégica, ha establecido la organización y funciones a desarrollar por las distintas unidades que la conforman, en cumplimiento con lo establecido por las diferentes leyes y normativas que rigen el funcionamiento de esta Dirección. En este sentido, el presente Manual como una herramienta administrativa, constituye un apoyo importante para la ejecución de las labores inherentes a la Dirección de Recursos Humanos como dependencia de la Gerencia General, contribuyendo a la comprensión del ejercicio de las responsabilidades encomendadas y convirtiéndose en un documento de consulta obligatoria para todos los funcionarios inmersos en el proceso de gestión de los recursos humanos

The Human Resources Department, in order to fulfill its mission and seek to achieve its strategic vision, has established the organization and functions to be developed by the different units that comprise it, in compliance with the provisions of the different laws and regulations that govern the operation. of this Directorate. In this sense, this Manual as an administrative tool, constitutes an important support for the execution of the tasks inherent to the Human Resources Department as a dependency of the General Management, contributing to the understanding of the exercise of the responsibilities entrusted and becoming a Mandatory consultation document for all officials involved in the human resources management process
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Recursos Humanos
-Manuais como Assunto
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-843614
Autor: Gil, Maria Fuensanta Hellín; Montesinos, Maria José López; Llor, Ana Myriam Seva; Bas, Maria Pilar Ferrer; Soler, Maria Loreto Maciá.
Título: Adecuación de escalas para medir cargas de trabajo mediante metodología de calidad / Adequação de escores para medir cargas horárias através de uma metodologia de qualidade / Assessing the adequacy of workload measurement tools using a quality-based methodology
Fonte: Rev. bras. enferm;70(1):39-46, jan.-fev. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo: Determinar cuál de las escalas evaluadas (NEMS y NAS), es más adecuada para Unidades de Cuidados Intensivos aplicando metodología de calidad. Método: Tras identificar como oportunidad de mejora la no adecuación de la escala NEMS para determinar cargas de trabajo de enfermería en UCI, se aplica metodología de los ciclos de mejora a dicha escala y a la NAS, como propuesta de mejora, evaluando los criterios: medición de cargas de trabajo al día y por turno, inclusión de todas las actividades enfermeras, y análisis por paciente y unidad. Resultados: Escala NEMS no muestra diferencias significativas en el cumplimiento (67%). Comparación NEMS-NAS, todos los criterios excepto el 1º, obtienen mejora significativa. NEMS sólo valora el criterio 1 (64,22%), y NAS todos con un cumplimiento para el 1º, 2º y 4º del 64,74%, y el 3º del 100%. Conclusión: La escala NAS es más adecuada para medir cargas de trabajo de enfermería en UCI.

RESUMO Objetivo: determinar qual dos escores avaliados (NEMS e NAS), é o apropriado para as Unidades de Tratamento Intensivo aplicando a metodologia da qualidade. Método: após identificar como uma oportunidade de demonstrar a não adequação do escore NEMS para determinar as cargas de trabalho dos enfermeiros na UTI, aplicou-se a metodologia dos ciclos de melhoria para esse escore e para o NAS como propostas de melhorias, avaliando os critérios: medição da carga horária por dia e por turnos, incluindo todas as atividades de enfermagem e análise por paciente-unidade. Resultados: o escore NEMS não demonstrou diferenças significativas na efetividade (67%). Comparando o NEMS-NAS, todos os critérios, exceto o 1º, obtiveram uma melhora significativa. O NEMS valoriza apenas o critério 1º (64,22%) e o NAS, todos, com efetividade de 64,74% para o 1º, 2º e 4º de e de 100% para o 3º. Conclusão: o escore NAS é o mais apropriado para medir a carga de trabalho de enfermagem na UTI.

ABSTRACT Objective: determine which tool (NEMS and NAS) is most suitable for use in intensive care units using a quality-based methodology. Method: after identifying the opportunity for improvement "Inadequacy of the NEMS for determining nursing workload in the intensive care unit (ICU)", we assessed the NEMS and the NAS, as a proposed improvement to the NEMS, using quality improvement cycles methodology based on the following criteria: measurement of daily nursing workload on a daily and shift basis; the tool encompasses all nursing activities undertaken in the ICU; and workload assessed per patient and unit. Results: there was no significant difference in level of compliance for the NEMS (67%). The comparison NEMS-NAS showed that there was a statistically significant improvement for all criteria except criterion 1. The NEMS only assesses criterion 1 (64.22%); while the NAS assessed all four criteria, obtaining a compliance rate of 64.74% for criteria 1, 2, and 4, and 100% for criterion 3. Conclusion: the NAS is more suitable for measuring nursing workload in UCIs.
Descritores: Administração de Recursos Humanos/métodos
Carga de Trabalho/normas
Melhoria de Qualidade/normas
Recursos Humanos de Enfermagem/estatística & dados numéricos
-Estudos Transversais
Recursos Humanos
Unidades de Terapia Intensiva/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-759645
Autor: Guimarães, Zelma Barbosa; Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos; Menezes, Igor Gomes.
Título: Indicadores como instrumento de qualidade para a prática da enfermagem: relato de experiência / Indicators as quality instruments for the practice of nurse care: report of an experience / Indicadores como instrumento de calidad para la práctica de la enfermería: relato de experiencia
Fonte: Rev. baiana enferm;27(1):93-97, jan.-abr. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Indicadores são variáveis desenvolvidas devido à necessidade de tratar a informação, na forma original, tornando-a quantificável. O objetivo deste estudo é descrever a experiência sobre a utilização de indicadores como ferramenta da produtividade do serviço de enfermagem ambulatorial no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de um Complexo Hospitalar Universitário. Foram utilizados os bancos de dados do Sistema de Informação do próprio serviço, nos meses de julho de 2011 a julho de 2012 Os dados foram transferidos para o Excell e analisados em números absolutos e índices percentuais. As variáveis analisadas foram: consultas de enfermagem, administração de medicação, atividade educativa, pulsoterapia, curativos e glicemia capilar. Após análise estatística, evidenciou-se maior produtividade dos profissionais de nível médio. Concluiu-se que a utilização destes indicadores é eficaz para a tomada de decisão gerencial e assistencial, para o planejamento estratégico e para a implementação de medidas, visando a melhoria do cuidado prestado, controle da produtividade do serviço pelos gestores e para cumprir as metas organizacionais; servem ainda como elementos que possibilitam certificações e acreditações.

Indicators are variables developed due to the need to deal with information in its original format making it quantifiable. The aim of this study is to describe the experience on the use of indicators as productivity tools of the Ambulatory Care Nursing in caring the patients of the Brazilian Unified health System (SUS) at a University Hospital. The SUS database system was used for this intent, from July 2011 to July 2012. The data were transferred to Excell and were analyzed according to absolute numbers and percentage rates. The analyzed variables were: nursing appointments, medicine management, educational activity, pulse therapy, bandages and capillary blood glucose testing. A higher productivity from the mid-level professionals was demonstrated after statistical analysis. It can be concluded that the use of indicators is efficient for decision-making on management and welfare and it is efficient for the strategic planning and implementation of measures with the purpose of improving the quality of the care. Moreover, the use of indicators help in the control of productivity of the service provided by the management of the organization in order to fulfill organizational goals and yet, it serves as elements that permit certification and accreditations.

Los indicadores son variables desarrolladas de acuerdo a la necesidad de tratar la información, en su forma original, haciéndola cuantificable. El objetivo de este estudio es describir la experiencia sobre la utilización de indicadores como herramienta de productividad del servicio de enfermería ambulatorial en la atención a los usuarios del Sistema Único de Salud (SUS) en un Complejo Hospitalar Universitario. Fueron utilizadas las bases de datos del Sistema de Información del propio servicio, en los meses de julio 2011 a julio 2012. Los datos fueron transferidos para el programa Exell y analizados en números absolutos e índices porcentuales. Las variables analizadas fueron: consultas de enfermería; administración de medicinas; actividades educativas, pulsoterapia; curativos y glicemia capilar. Después del análisis estadístico se evidenció una mayor productividad de os profesionales de nivel medio. Se concluye que la utilización de estos indicadores es eficaz para la toma de decisión gerencial y asistencial, para el planeamiento estratégico y para la implementación de medidas, visando la mejoría del cuidado prestado, del control de la productividad del servicio por los gestores y para cumplir las metas organizacionales. Además sirve como elementos que permite la obtención de certificaciones y acreditaciones.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Gestão da Qualidade Total
Equipe de Enfermagem
-Pesquisa em Administração de Enfermagem
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1140749
Autor: Porras Velásquez, Néstor Raúl.
Título: Aportes de la psicología de la motivación para la comprensión del comportamiento humano en el trabajo / Contributions of the psychology of motivation for the understanding of human behavior at work
Fonte: Poiésis (En línea);28(Dic.):1-7, 2014.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este artículo es analizar los aportes que desde las teorías de la motivación se han producido para la compresión del comportamiento y el trabajo humano en las organizaciones industriales y posindustriales. Se presenta inicialmente, una reflexión sobre la necesidad de ubicar la pregunta por la motivación para el trabajo o la motivación en el trabajo. Luego se abordan en términos bastante amplios el concepto de motivación y se expone la clasificación mas conocida sobre las teorías de la motivación humana en el contexto laboral. Finalmente, se presentaran algunas reflexiones sobre las aplicaciones de dichos modelos en la gestión de los recursos humanos en nuestro país.

The purpose of this article is to analyze the contributions that theories of motivation have produced for the understanding of behavior and human work in industrial and post-industrial organizations. Initially, a reflection on the need to locate the question of motivation for work or motivation at work is presented. Then the concept of motivation is addressed in quite broad terms and the best known classification on the theories of human motivation in the work context is exposed. Finally, some reflections on the applications of these models in the management of human resources in our country will be presented.
Descritores: Planos para Motivação de Pessoal
-Administração de Recursos Humanos/métodos
Psicologia
Motivação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1140585
Autor: Tocantins (Estado). Secretaria da Saúde.
Título: Relatório anual de gestão da secretaria estadual de saúde: exercício 2019 / Annual management report of the state health department: exercise 2019.
Fonte: Palmas; Secretaria de Estado da Saúde; 2019. 363 p.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta o resumo das ações desenvolvidas em 2019 no âmbito da Saúde no Estado do Tocantins.

It presents the summary of the actions developed in 2019 in the scope of Health in the State of Tocantins.

Presenta el resumen de las acciones desarrolladas en 2019 en el ámbito de la Salud en el Estado de Tocantins.

Il présente la synthèse des actions développées en 2019 dans le cadre de la Santé dans l'Etat de Tocantins.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Relatório Anual
Vigilância em Saúde Pública
-Administração de Recursos Humanos/estatística & dados numéricos
Assistência Farmacêutica/estatística & dados numéricos
Educação em Saúde/estatística & dados numéricos
Saúde da Mulher/estatística & dados numéricos
Transplante de Córnea/estatística & dados numéricos
Diálise Renal/estatística & dados numéricos
Procedimentos Cirúrgicos Eletivos/estatística & dados numéricos
Procedimentos Ortopédicos/estatística & dados numéricos
Segurança do Paciente/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Mental/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR1965


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-602942
Autor: Vituri, Dagmar Willamowius; Lima, Solange Moreira; Kuwabara, Cleuza Catsue Takeda; Gil, Roseli Broggi; Évora, Yolanda Dora Martinez.
Título: Dimensionamento de enfermagem hospitalar: modelo OPAS/OMS / Sizing hospital nursing staffs: PAHO/WHO model / Dimensiones de la enfermería hospitalaria: modelo de LA OPAS/OMS
Fonte: Texto & contexto enferm;20(3):347-356, jul.-set. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O dimensionamento de recursos humanos em enfermagem tem sido ampla e intensamente discutido nos vários âmbitos que envolvem a complexidade do atendimento às necessidades de saúde da população. O objetivo do estudo é dimensionar a enfermagem de um hospital universitário público do Paraná, segundo metodologia proposta pela Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Brasil. Mediante aplicação da metodologia foi possível dimensionar o quadro de pessoal ideal e comparar com o real, contemplando aspectos de estrutura, processo e especificidades da clientela. Constata-se um déficit de 118 enfermeiros e 204 funcionários de enfermagem de nível médio em relação ao ideal. Espera-se que o presente estudo possa promover discussões entre os enfermeiros do serviço no sentido de aproximá-los do tema e das variáveis que envolvem o dimensionamento de pessoal, pois, atuando diretamente na assistência, possuem condições de avaliar continuamente os recursos disponíveis, subsidiando os estudos desta natureza.

Dimensioning nursing human resources has been widely and intensely discussed in the various spheres which involve the complexity of attending the population's health care needs. The objective of this study is to dimension the nursing staff at a Brazilian public university hospital in Paraná according to the methodology proposed by the Brazilian Human Health Resources Observatory Network. In doing so, it has been possible to dimension an ideal staff and compare it with the actual one, contemplating aspects such as structure, process, and client needs. The comparison shows a deficit of 118 nurses and 204 nursing technicians. We hope that the present study may further future discussion among nurses in order to approximate them to the issue and the variables involved in staff-sizing, for if they directly act in providing care, they are in the right position to continuously assess the available resources and subsidize studies of this nature.

La dimensión de los recursos humanos de enfermería ha sido amplia e intensamente debatida en diversos ámbitos que abarcan la compleja realidad de atender a las necesidades de salud de la población. El objetivo del estudio es establecer las dimensiones de la enfermería de un hospital universitario público del Estado de Paraná, según la metodología propuesta por la Red de Observatorios de Recursos Humanos en Salud del Brasil. La aplicación de la referida metodología permitió obtener la dimensión del equipo de personal ideal y compararlo con el real, al tener en cuenta aspectos, como la estructura, proceso y especificidades de la población atendida. Se constató un déficit de 118 enfermeros y 204 técnicos de enfermería de nivel intermedio. Se espera que con este estudio se pueda fomentar el debate entre los enfermeros del servicio para que se sensibilicen sobre el tema y las variables que intervienen, ya que se encuentran en la posición adecuada para evaluar continuamente los recursos disponibles y colaborar con estudios de esta naturaleza.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Enfermagem
Downsizing Organizacional
Recursos Humanos de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-981950
Autor: Portela, Gustavo Zoio; Fehn, Amanda Cavada; Sarmento Ungerer, Regina Lucia; Dal Poz, Mario Roberto.
Título: Recursos humanos para la salud: crisis global y cooperación internacional / Human resources for health: global crisis and international cooperation / Recursos humanos em saúde: crise global e cooperação internacional
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;22(7):2237-2246, jul. 2017. tab.
Idioma: es; pt.
Resumo: A partir de los años 90 las economías nacionales se han entrelazado y globalizado. Los cambios en el perfil epidemiológico y demográfico de la población mostraron la necesidad de nuevos debates y estrategias de los Recursos Humanos para la Salud (RHS). La crisis global de la Fuerza de Trabajo en Salud (FTS) incluye dificultades para atraer a profesionales de la salud a las zonas remotas y rurales; la mala distribución y rotación de estos profesionales, especialmente los médicos; la cualificación inadecuada a las nuevas condiciones sanitarias y demográficas; y la necesidad de producir evidencia científica para apoyar la toma de decisiones y la gestión de políticas. Las actividades de cooperación técnica pueden contribuir al desarrollo de las capacidades de los países involucrados, fortaleciendo las relaciones y expandiendo el intercambio, la generación, la difusión y el uso de los conocimientos técnicos y científicos, así como la formación de los trabajadores y el fortalecimiento de sus instituciones. Este artículo explora este contexto, destacando la participación de Brasil en las estrategias de cooperación internacional en el área de RHS y destacando el papel de la Organización Mundial de la Salud para hacer frente a esta crisis que limita la capacidad de los países y sus sistemas de salud para mejorar la salud y la vida de sus poblaciones. (AU)
Descritores: Sistemas de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal/tendências
Emprego/tendências
Mão de Obra em Saúde/tendências
Programas Nacionais de Saúde
-Administração de Recursos Humanos
Saúde Global
Desenvolvimento de Pessoal
Pessoal de Saúde
Pessoal de Saúde/tendências
Políticas Públicas de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Troca de Informação em Saúde
Cooperação Internacional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1130075
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Personal de la Salud.
Título: Procedimiento de convalidación del servicio COVID Especial-SERVICER para su contabilización como parte del Servicio Rural y Urbano Marginal de Salud. Guía técnica / Procedure for the validation of the COVID Especial-SERVICER service for its accounting as part of the Rural and Urban Marginal Health Service. Technical guide.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20201100. 19 p. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene los criterios y actividades para la convalidación del tiempo de prestación del Servicio COVID Especial-SERVICER para su contabilización como parte del Servicio Rural y Urbano Marginal de Salud-SERUMS.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Serviços Urbanos de Saúde
Prestação Positiva de Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central



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