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Id: biblio-1287522
Autor: Amaral, Vanessa de Souza; Oliveira, Deíse Moura de; Azevedo, Clayver Viktor Moreira de; Mafra, Rennan Lanna Martins.
Título: Os nós críticos do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde: uma pesquisa-ação / The critical nodes of the work process in Primary Health Care: an action research
Fonte: Physis (Rio J.);31(1):e310106, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação cujo objetivo foi identificar os nós críticos inscritos no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram 44 profissionais/gestores da APS de um município do interior de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de junho a dezembro de 2019, por meio da técnica de observação participante e, posteriormente, de oficinas. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e sob a perspectiva dos referenciais teóricos de Rudimar Baldissera e Paulo Freire. Na análise, emergiram cinco categorias, que expressaram os nós críticos identificados na observação participante e validados pelos profissionais nas oficinas: ambiência, comunicação, educação permanente, planejamento e identidade profissional. Esta pesquisa sinaliza a importância do diálogo e da reflexão crítica das práticas de saúde como instrumentos de transformação do processo de trabalho em saúde.

Abstract Qualitative research with an action research approach whose objective was to identify the critical nodes enrolled in the Primary Health Care (PHC) work process. Forty-four PHC professionals / managers from a municipality in the interior of Minas Gerais participated. Data collection took place from June to December 2019, using the participant observation technique and later through workshops with the participants. The data were analyzed using Bardin's Content Analysis technique and from the perspective of the theoretical frameworks of Rudimar Baldissera and Paulo Freire. The analysis allowed the emergence of five categories, which expressed the critical nodes identified in the participant observation and validated by the professionals in the workshops: ambience, communication, continuing education, planning and professional identity. This research signals the importance of dialogue as an instrument of transformation within the health work process.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Administração de Recursos Humanos
Atenção Primária à Saúde
Condições de Trabalho
Pessoal de Saúde
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Disseminação de Informação
Educação Continuada
Planejamento em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1252964
Autor: Pinho, Ana Paula Moreno(edt); Silva, Mara Rosália Ribeiro(edt); Evangelista, Nathania Ramos da Silva(edt).
Título: Cognições gerenciais sobre inovação gerencial e gestão de pessoas / Managerial cognitions regarding managerial innovation and people management
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):66-80, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o contexto da gestão de pessoas e a inovação gerencial numa empresa de comunicação, através da percepção de seus gestores. Os objetivos específicos foram: identificar mudanças ocorridas na área de gestão de pessoas, analisar a percepção de gestores a respeito das ações gerenciais que indicam inovação e analisar a relação entre o contexto da gestão de pessoas e da inovação gerencial. A metodologia foi qualitativa com a realização de 6 entrevistas semiestruturadas com gestores de alto cargo dentro da empresa. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo. As cognições gerenciais revelaram que as inovações estão presentes nas ações dos gestores e no processo evolutivo da gestão de pessoas da empresa. Também, foi observado a necessidade de alinhamento dos arranjos internos da empresa a fim de possibilitar o alcance das expectativas dos seus stakeholders. Este artigo contribui ao tratar da implementação de práticas que promovem a evolução da gestão de pessoas e estimulam a criação de inovações gerenciais. Além de promover melhor entendimento sobre a dinâmica gerencial de uma empresa de comunicação que enfrenta o desafio de ser competitiva e produzir informações de valor para seus clientes.

The general objective of this research was to analyze the context of people management and managerial innovation in a communication company, through the perception of its managers. The specific objectives were: to identify changes that occurred in the area of people management, analyze the perception of managers about management actions that indicate innovation and analyze the relationship between the context of people management and managerial innovation. The methodology was qualitative with the realization of 6 semi-structured interviews with senior managers within the company. The results were analyzed through content analysis. Management cognitions revealed that innovations are present in the actions of managers and in the evolutionary process of managing the company's people. Also, the need to align the company's internal arrangements in order to enable the achievement of the expectations of its stakeholders was observed. This article contributes by addressing the implementation of practices that promote the evolution of people management and stimulate the creation of managerial innovations. In addition, it promotes better comprehension about the management dynamics of a communication company that faces the challenge of being competitive and producing value information for its customers.
Descritores: Percepção
Administração de Recursos Humanos
Comunicação
ERYTHROMELALGIAABBREVIATIONS AS TOPIC
-Organização e Administração
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1120156
Autor: Santos, Danilo José dos; Henriques, Silvia Helena; Leal, Laura Andrian; Soares, Mirelle Inácio; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Silva, Beatriz Regina da.
Título: A competência relacional de enfermeiros em unidades de centros cirúrgicos / Relational competence of nurses in surgical center units / Competencia relacional de enfermeras em unidades de centros quirúrgicos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51314, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar e descrever como é desenvolvida a competência relacional no cotidiano do trabalho de enfermeiros cirúrgicos e identificar em que momento/situações o enfermeiro utiliza essa competência. Método: estudo exploratório, qualitativo. O cenário foram unidades cirúrgicas pertencentes a cinco instituições hospitalares privadas de um município no Estado de Minas Gerais e a amostra composta por 43 enfermeiros atuantes destas unidades. Foi realizada a técnica de grupo focal em 2018 e os dados foram interpretados pela análise temática indutiva. Resultados: evidenciou-se que a competência relacional se dá por meio do desenvolvimento de capacidades a serem adquiridas pelos enfermeiros, tais como o gerenciamento de conflitos, comunicação assertiva, gestão de pessoas por meio do dimensionamento de pessoal e inteligência emocional. Considerações finais: O ambiente cirúrgico demanda atividades que potencializam o desgaste físico e emocional do enfermeiro com demais membros da equipe de saúde, o que torna imprescindível o aprimoramento de capacidades/aptidões associadas a competência relacional.

Objective: to identify and describe how relational competence is developed in surgical nurses' day-to-day work and identify when and in what situations nurses use this competence. Method: qualitative, exploratory study. The scenario were surgical units at five private hospitals in a municipality in Minas Gerais, and the sample comprised 43 nurses working in these units. The focal group technique was applied in 2018 and the data were interpreted by inductive thematic analysis. Results: relational competence was found to be developed by the nurses' acquiring and developing capacities/skills, such as conflict management, assertive communication, people management by appropriate personnel scaling, and emotional intelligence. Final considerations: the surgical environment demands activities that heighten nurses' physical and emotional exhaustion, and its effects on other members of the health team, making it essential to improve capacities/skills in relational competence.

Objetivo: identificar y describir cómo se desarrolla la competencia relacional en el trabajo diario del enfermero quirúrgico e identificar cuándo y en qué situaciones el enfermero utiliza esta competencia. Método: estudio exploratorio cualitativo. El escenario fueron unidades quirúrgicas de cinco hospitales privados de un municipio de Minas Gerais, y la muestra estuvo conformada por 43 enfermeras que laboran en estas unidades. La técnica del grupo focal se aplicó en 2018 y los datos se interpretaron mediante análisis temático inductivo. Resultados: se encontró que la competencia relacional es desarrollada por las enfermeras adquiriendo y desarrollando capacidades / habilidades, tales como manejo de conflictos, comunicación asertiva, manejo de personas por escalamiento apropiado del personal e inteligencia emocional. Consideraciones finales: el ambiente quirúrgico demanda actividades que aumenten el agotamiento físico y emocional del enfermero, y sus efectos sobre otros miembros del equipo de salud, por lo que es fundamental mejorar las capacidades / habilidades en la competencia relacional.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico
Equipe de Assistência ao Paciente
Competência Profissional
Comunicação
Relações Interpessoais
-Administração de Recursos Humanos
Centros Cirúrgicos
Brasil
Hospitais Privados
Pesquisa Qualitativa
Inteligência Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1284448
Autor: Paraguay: Ministerio de Salud Pública y Bienestar, Centro Médico Nacional, Hospital Nacional, Comité de Admisión.
Título: Reglamento general del Comité de Admisión / General regulation of the Admission Committee.
Fonte: Itauguá; El Ministerio; 1997. 22 p. (PY).
Idioma: es.
Símbolo: PY.
Resumo: El Centro Médico Nacional- Hospital Nacional es un centro de alta complejidad y considerando que el nivel de atención en centros de esta naturaleza está en relación directa con el grado de preparación científico-técnica y las cualidades éticas del personal que lo compone, surge que la selección de su personal debe basarse estrictamente en la Constitución Nacional, en las Leyes y reglamentos de la República y en los modelos de selección de personal universalmente aceptados para su óptimo funcionamiento. El reglamento general del Hospital Nacional dispone la creación, a instancias de la Junta Directiva Consultiva, del Comité de Admisión para seleccionar correctamente al personal que ingresará al Centro Médico Nacional, optimizando los servicios de la institución, eligiendo los postulantes más idóneos.

The Centro Médico nacional-Hospital Nacional is a highly complex center and considering that the level of care in centers of this nature is directly related to the degree of scientific-technical preparation and the ethical qualities of the staff that compose it, it appears that the The selection of its personnel must be strictly based on the National Constitution, the Laws and regulations of the Republic and the universally accepted personnel selection models for its optimal functioning. The general regulations of the Hospital Nacional provide for the creation, at the request of the Advisory Board of Directors, of the Comité de Admisión to correctly select the personnel who will enter the Centro Médico Nacional, optimizing the services of the institution, choosing the most suitable applicants.
Descritores: Administração de Recursos Humanos/legislação & jurisprudência
Seleção de Pessoal/normas
Seleção de Pessoal/ética
Constituição e Estatutos
-Admissão e Escalonamento de Pessoal/legislação & jurisprudência
Controle Social Formal/métodos
Padrão de Cuidado
Hospitais Especializados/organização & administração
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PY92.1 - Biblioteca
PY92.1; 614, P212


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Id: biblio-1283353
Autor: Silva, Tamires Leal da; Gomes, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes; Corgozinho, Marcelo Moreira.
Título: Nível de estresse entre profissionais de enfermagem em um centro cirúrgico / Level of stress in nursing professionals of a surgical center / Nivel de estrés en los profesionales de enfermería en un centro quirúrgico
Fonte: Rev. SOBECC;26(2):71-76, 30-06-2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o nível de estresse entre profissionais de enfermagem em centro cirúrgico. Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, que utilizou a Escala Bianchi de Stress para avaliar uma amostra de 50 participantes. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino entre enfermeiros (100%) e técnicos de enfermagem (90,7%), da faixa etária entre 31 e 50 anos (76%), do tempo de formação superior a 16 anos (64%) e do tempo de atuação no centro cirúrgico acima de 16 anos (34%). Os enfermeiros apresentaram escore médio de estresse em todos os domínios, com destaque para atividades relacionadas à administração de pessoal (escore 4,47), enquanto entre os técnicos de enfermagem predominou o baixo nível de estresse, com exceção do médio nível nas atividades de funcionamento adequado da unidade (escore 3,1). Conclusão: Os enfermeiros destacaram-se pelo médio nível de estresse, enquanto os técnicos pelo baixo nível de estresse. Destaca-se a necessidade de buscar estratégias de enfrentamento dos problemas de gestão administrativa, no caso dos enfermeiros, e de funcionamento do centro cirúrgico, para os técnicos de enfermagem.

Objective: To assess the level of stress of nursing professionals in a surgical center. Method: This is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach, based on the Bianchi Stress Scale to assess a sample of 50 participants. Results: Females were predominant among nurses (100%) and nursing technicians (90.7%), aged between 31 and 50 years (76%), with more than 16 years of training (64%) and working time in the operating room above 16 years (34%). Nurses had an medium stress score in all domains, with emphasis on activities related to personnel administration (score 4.47), while among nursing technicians, a low level of stress was more common, except for the medium level in activities related to the functioning of the unit (score 3.1). Conclusion: Nurses had a medium level of stress, while technicians had a low level of stress. It is important to seek strategies for coping with administrative management problems in the case of nurses, and the operation of the surgical center for nursing technicians.

Objetivo: Evaluar el nivel del estrese entre los profesionales de enfermería en centro quirúrgico. Método: Es un estudio descriptivo, exploratorio, con enfoque cuantitativo, que utilizó la Escala Bianchi de Stress para evaluar una muestra de 50 participantes. Resultados: Predominó el sexo femenino entre enfermeras (100%) y técnicos de enfermería (90,7%) con edades comprendidas entre 31 y 50 años (76%), tiempo de formación mayor de 16 años (64%) y tiempo en el centro quirúrgico mayor de 16 años (34%). Las enfermeras habían presentado el puntaje medio del estrese en todos los dominios, con la prominencia para las actividades relacionadas con la administración de personal (puntaje 4.47), mientras que, entre los técnicos de enfermería, predominó el nivel bajo del estrese, con la excepción del nivel medio del estrese en las actividades del funcionamiento adecuado de la unidad (puntaje 3.1). Conclusión: Las enfermeras se destacaron por su nivel medio de estrés, mientras que los técnicos, por su bajo nivel de estrés. Se destaca la necesidad de buscar estrategias para la confrontación de los problemas de la gerencia administrativa, en el caso de las enfermeras, y del funcionamiento del centro quirúrgico, para los técnicos de enfermería.
Descritores: Estresse Psicológico
Centros Cirúrgicos
Profissionais de Enfermagem
-Administração de Recursos Humanos
Adaptação Psicológica
Hospitais Públicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1281266
Autor: Souza, Maressa Priscila Daga de.
Título: Preceptoria em enfermagem na atenção primária à saúde como instrumento de gestão / Nursing preceptorship in primary health care as a tool of management.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 123 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: A preceptoria em enfermagem na Atenção Primária à Saúde tem o desafio de proporcionar aprimoramento aos enfermeiros, ao passo que discute e os apoia na busca por qualificação na assistência prestada ao usuário, família e comunidade. Objetivos: Compreender a preceptoria em enfermagem e suas interações nos processos educativos e de gestão dos serviços de Atenção Primária da Organização Social (OS) Santa Marcelina. Metodologia: Trata-se de um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Fizeram parte da pesquisa três regiões do município de São Paulo gerenciadas pela OS Santa Marcelina: Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Guaianases. Para a coleta de dados trabalhou-se com fontes documentais, utilizadas cotidianamente pela preceptoria, e entrevista com preceptores e técnicos atuantes na gestão regional que coordenam as ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde. Utilizou-se a Análise Temática como método para tratamento dos dados. Foram identificadas cinco categorias temáticas: Preceptoria e seu papel como Educadora; Preceptoria e suas Interações; Preceptoria e a diversidade de seus Elos; Preceptoria e Gestão; e A Ambiguidade no papel da Preceptoria. Resultados: Parte dos envolvidos no processo de preceptoria percebe sua atividade como essencialmente educativa, porém os dados da pesquisa mostraram que está constituída por importantes elementos de gestão. Esses elementos podem atender às necessidades locais, oportunizando qualidade na assistência prestada à população, tendo em vista que seu papel interlocutor pode facilitar a integração entre a assistência direta, realizada pelos enfermeiros, e a gestão realizada tanto pelos gerentes das Unidades Básicas de Saúde quanto pelos gestores regionais. Seu papel como educadores proporciona espaço de troca e escuta aos enfermeiros das Unidades, trazendo consigo importantes elementos pontuados pela Política de Educação Permanente, além de possibilitar aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades requeridas à função. Suas Interações facilitam a interlocução entre Gestão Regional e Gerenciamento Local, frente às necessidades enfrentadas no cotidiano, tornando conhecidas as limitações e potencialidades. O estabelecimento de seus elos proporciona vínculo e transmissão de confiança, tanto à gestão quanto aos enfermeiros das Unidades, apoiando a tomada de decisão, articulando ações nos diferentes espaços e oferecendo suporte às mudanças necessárias. Seu papel na gestão pode ser demonstrado pela similaridade de sua atuação com a função de supervisão, utilizando-se mais dos aspectos pedagógicos e políticos dessa atividade, fortalecendo a organização do trabalho, planejamento, apoio às questões relacionais, avaliação, tomada de decisão, fortalecimento de metas e diretrizes e aumento da qualidade nos processos. Dadas essas características, emerge seu papel ambíguo visto que em determinados momentos o preceptor atua como educador e gestor, podendo gerar desconforto, conflito de papéis e perda de confiança, caso não seja bem trabalhado. Considerações Finais: A união dos cinco temas possibilita a visualização da preceptoria como prática Institucional emergente que tende a ser coletivizada para toda a equipe, abarcando, complementariamente, elementos da gestão de recursos humanos, supervisão e educação permanente. Tais aspectos, entretanto, devem ser tratados cuidadosamente junto à preceptoria e à gestão regional, oferecendo apoio para que não haja perdas na potencialidade de sua atuação.

Introduction: The nursing preceptorship in Primary Health Care is challenged to qualify nurses while it analyzes and supports them to pursue quality in their practice towards the user, the family and the community. Objectives: To understand nursing preceptorship and its interactions in education and management processes of Primary Health Care services of the Social Organization (SO) Santa Marcelina. Methodology: A case study with a qualitative approach. Three regions of São Paulo, managed by the (SO) Santa Marcelina, were part of this research: Itaim Paulista, Tiradentes and Guaianases. For data collection, documents daily applied in preceptorship were used as source in this research, as well as interviews with preceptors and technicians who work in said regions and manage the actions taken in the Primary Health Care Units. A thematic analysis was used as method for data treatment. Five thematic categories were defined: Preceptorship and its Education role; Preceptorship and its interactions; Preceptorship and its several connections; Preceptorship and Management; and the Ambiguity in the Preceptorship role. Results: Most of preceptors think their activity as essentially educational; however, research data indicate that it includes significant management elements that can meet local community needs, increasing quality in the service provided to the population, while it establishes an interaction between the direct service provided by nurses, and the management carried out by either managers of Primary Health Care Units or regional managers. Its role as educator makes room for communication and hearing of the Unit nurses, not only including important aspects focused by the Permanent Education Policy, but also allowing to increase knowledge and skills required to perform their job. Its interactions enable the conversation between Regional and Local Management regarding the needs daily faced, thus becoming aware of limitations and potentials. Establishing connections ensures reliability for both management and nurses of the Units, supporting the decision-making process, promoting initiatives in different rooms and inducing necessary changes. The role of Preceptorship can be found in its similarity to the supervision activity by using the pedagogical and political aspects of it, strengthening work structure and planning, supporting relationship matters, evaluation, decision making, goals and guidelines setting, and adding quality to the processes. Due to these characteristics, it highlights an ambiguous role since, in certain times, this preceptor works as an educator and manager, causing discomfort, conflict and unreliability when such role is not elaborated. Final Considerations: Bringing these five thematic categories together allows us to view preceptorship as an emerging Institutional practice to be made collective for all staff, embracing aspects of human resources, supervision and permanent education on a complementary basis. Still, such aspects must be carefully treated during preceptorship and regional management, providing support to it so as not to cause losses to its potential.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Preceptoria
Atenção Primária à Saúde
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gestão em Saúde
Educação Continuada
Educação em Enfermagem
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-981342
Autor: McDermit, María Teresa.
Título: Nuevas direcciones en el ejercicio de la enfermería / New directions in nursing practice
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;1(2/3):56-58, Mayo.-Dic. 1988. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Planos e Programas de Saúde
Sistemas de Saúde
Saúde Pública
Enfermagem
Pessoal de Saúde
Serviços de Saúde Materno-Infantil
Hospitais
Cuidados de Enfermagem
-México
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-1248190
Autor: Oliveira, Cláudia Denise Giusti de.
Título: Software para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem validado em obstetrícia / Software for analyzing nursing staff sizing validated in obstetrics.
Fonte: Curitiba; s.n; 20201130. 114 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se do relatório de pesquisa da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inserida na linha de pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem com o tema: software para análise do dimensionamento de enfermagem validado nos setores de obstetrícia como tecnologia auxiliar da gestão do cuidado, no qual o objetivo foi desenvolver e validar um software para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem. Método: pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica de engenharia de software segundo o referencial teórico de Pressmann (2011) e Sommerville (2003) fundamentado na Resolução Cofen 543/ 2017 e para validação de conteúdo de enfermagem adaptado de Sperandio (2008), Pereira (2011), Jensen (2012) e Friedrich (2019); avaliação de qualidade técnica, de usabilidade e de informática pelo Modelo do Processo de Avaliação (MPA) segundo a Norma Brasileira International Organization for Standardization/ International Eletrotechnical Comission (NBR ISO/ IEC); ISO/IEC 14598-6 2004, ISO/ IEC 25010: 2011 e ISO/ IEC 25000: 2014. O cenário do estudo é a maternidade/ serviço obstétrico do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, um hospital de grande porte e referência para atendimento de alto risco em obstetrícia. O desenvolvimento metodológico contou com a eleição dos descritores e pesquisa da literatura pertinente em bases de dados científica, seguiu o esboço, prototipagem, programação e arte final das telas (interfaces) do software conjuntamente a um profissional de informática (programador) e após a validação do produto junto a dezesseis juízes especialistas, sendo oito da enfermagem e oito da informática. Resultados: na avaliação da qualidade de sistemas, dos juízes especialistas de enfermagem a característica de adequação funcional recebeu o percentual de 81,25% dos valores pontuados, a de compatibilidade de 87,50%, a de segurança de 100%, a de confiabilidade de 75%, a usabilidade 79,68% e eficiência e desempenho 100%. Os juízes especialistas de informática avaliaram pontuando os valores da característica de adequação funcional em 90%, de compatibilidade em 70,83%, de segurança em 100%, de confiabilidade em 87,55, de usabilidade em 82,81%, de eficiência e desempenho em 100%, de manutenibilidade em 71,87% e portabilidade em 68,75%. Conclusão: a pesquisa culminou com o desenvolvimento do software DIMENF para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem, como produto dessa dissertação. O DIMENF servirá como ferramenta prática, que contempla dados agrupados do dimensionamento de pessoal das diferentes áreas hospitalares, seja de internação, apoio, diagnóstico, centro cirúrgico ou ambulatorial, de forma a auxiliar a gestão do cuidado e permitir ao enfermeiro adequar as necessidades de recursos humanos de enfermagem às necessidades assistenciais dos usuários dos serviços de saúde, tanto para garantir a segurança do paciente e qualidade assistencial, quanto para oferecer adequadas condições de trabalho aos profissionais de enfermagem.

This is the research report of the dissertation presented to the Postgraduate Program in Health Care Practice at the Federal University of Paraná (UFPR), inserted in the line of research Process of Caring for Health and Nursing with the theme: software for analysis of nursing sizing validated in the obstetrics sectors as an auxiliary technology for care management, without the objective of developing and validating software for analyzing the sizing of nursing staff. Method: applied methodological research, of technological production of software engineering according to the theoretical framework of Pressmann (2011) and Sommerville (2003) based on Resolution Cofen 543/2017 and for validation of nursing content adapted from Sperandio (2008), Pereira (2011), Jensen (2012) and Friedrich (2019); evaluation of technical quality, usability and information technology by the Evaluation Process Model (MPA) according to the Brazilian Standard International Organization for Standardization/ International Electrotechnical Commission (NBR ISO/ IEC); ISO/ IEC 14598-6 2004, ISO/ IEC 25010: 2011 and ISO/ IEC 25000: 2014. The scenario of the study is the maternity / obstetric service of the Hospital de Clínicas Complex of UFPR, a large hospital and a reference for the care of high risk in obstetrics. The methodological development included the selection of descriptors and research of the relevant literature in scientific databases, followed the outline, prototyping, programming and final art of the screens (interfaces) of the software together with a computer professional (programmer) and after validation of the product with sixteen expert judges, eight from nursing and eight from information technology. Results: when assessing the quality of systems, from the expert nursing judges, the characteristic of functional adequacy received the percentage of 81.25% of the scored values, the compatibility of 87.50%, the safety of 100%, the reliability 75%, usability 79.68% and efficiency and performance 100%. The IT experts judged by scoring the values of the characteristic of functional adequacy at 90%, compatibility at 70.83%, security at 100%, reliability at 87.55, usability at 82.81%, efficiency and performance at 100%, maintainability at 71.87% and portability at 68.75%. Conclusion: the research culminated in the development of the DIMENF software for analyzing the dimensioning of nursing staff, as a product of this dissertation. The DIMENF will serve as a practical tool, which includes grouped data on the dimensioning of personnel from different hospital areas, whether inpatient, support, diagnosis, surgical or outpatient centers, in order to assist the management of care and allow nurses to adapt resource needs. Nursing staff to the care needs of users of health services, both to ensure patient safety and care quality, and to provide adequate working conditions for nursing professionals.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Validação de Programas de Computador
Redução de Pessoal
Informática em Enfermagem
Obstetrícia
-Qualidade da Assistência à Saúde
Desenvolvimento Tecnológico
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Estudo de Validação
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1


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Id: biblio-1253971
Autor: Baptista, Patricia Campos Pavan.
Título: Incapacidade no trabalho: a compreensão de gerentes de enfermagem / Work disability: the understanding of nursing managers.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 148 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Professor Livre Docente.
Resumo: Introdução: no cenário nacional, as más condições de trabalho vivenciadas pelos trabalhadores de enfermagem caracterizadas pela inadequação de recursos materiais físicos e humanos em aspectos quantitativos e qualitativos têm favorecido inúmeros processos de desgastes, os quais comprometem a capacidadelaboral da força de trabalho em enfermagem, temporária ou permanentemente. Objetivo: compreender a ação de gerenciar a força de trabalho em enfermagem incapacitada. Método: trata-se de um pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com 9 gerentes de enfermagem de hospitais públicos universitários brasileiros, das regiões norte, nordeste, centro-este, sul e sudeste. As entrevistas foram individuais, gravadas e os discursos foram transcritos e analisados segundo o referencial da fenomenologia social de Alfred Schütz. Resultados: a partir da análise do estudo foi possível identificar duas categorias concretas do vivido: a experiência de gerenciar a força de trabalho incapacitada e a expectativa para a gestão de pessoas. A primeira categoria elucida o reconhecimento do contexto de adoecimento dos trabalhadores de enfermagem por parte das gerentes de enfermagem, a angústia que elas vivenciam para garantir a segurança do paciente e preservar a saúde dos trabalhadores de enfermagem, o prazer no trabalho gerencial e a organização do trabalho no contexto das incapacidades laborais. A segunda categoria evidencia os projetos de ação das gerentes de enfermagem, incluindo a construção de uma gestão mais participativa, o investimento em recursos humanos e ainda, o delineamento de novos caminhos. Considerações finais: o presente estudo possibilitou a compreensão da ação de gerenciar a força de trabalho em enfermagem incapacitada sob a ótica de gerentes de enfermagem do cenário brasileiro, evidenciando a expectativa de gerentes, marcada não somente pela angústia e pelas dificuldades na organização do trabalho mas, pela expectativa de transformações num contexto tão preocupante da assistência à saúde brasileira.

Introduction: on the national scene, the poor working conditions experienced by nursing professionals, which is characterized by the inadequacy of material, physical and human resources in quantitative and qualitative terms, have contributed to numerous processes of wear and tear, which compromise the labor ability of the nursing workforce, temporary or permanently. Objective: aimed at understanding the action of managing the incapacitated nursing workforce. Method: It is a present qualitative study with a phenomenological approach which was carried out with nine nursing managers of Brazilian public university hospitals from the Northern, Northeastern, Midwestern, Southern and Southeastern regions. The interviews were individual, recorded and the statements were transcribed and analyzed according to framework social phenomenology of Alfred Schütz. Results: from the analysis of the study, two concrete categories of the lived experience could be identified: the experience of managing the incapacitated workforce and the expectation for the personnel management. The first category elucidates the recognition of the context of the nursing workers' illness by nursing managers, the distress they experience to ensure patients' safety and to preserve the nursing staff's health, the pleasure in managerial work, and the work organization in the context of labor incapacities. The second category demonstrates nursing managers' action projects, including the construction of a more participatory management, investment in human resources, and even the outline of new ways. Conclusions: the present study enabled the understanding of the action of managing the incapacitated nursing workforce from the perspective of nursing managers in the Brazilian scene, highilighting managers' experience, marked not only by anguish and difficulties in work organization but also by the expectation for transformations in such worrying context of the assistance to Brazilian health.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
-Atenção à Saúde
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1037745
Autor: Almeida, Maria de Lourdes de.
Título: Competências essenciais de gestores para a saúde pública/coletiva / Enssential competencies for managers of public healthcare.
Fonte: Curitiba; s.n; 20160622. 244 p. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: As competências essenciais para os profissionais que atuam na saúde pública/coletiva correspondem a um conjunto de habilidades fundamentais desejáveis para as dimensões da prática profissional. A identificação dessas competências contribui para o desenvolvimento da força de trabalho, pois serve como ponto de partida e reforço para as organizações de saúde compreenderem a necessidade deste tipo de investimento a fim de melhorar a prestação do cuidado à saúde. Na atenção à saúde, o gestor representa papel de destaque para que os objetivos sejam atingidos e atua num processo contínuo de exercício da autoridade e das responsabilidades a depender da esfera governamental em atua. A presente pesquisa teve como objetivos traduzir e adaptar à realidade brasileira o documento Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas sugeridas pela Organização Pan-Americana de Saúde; e, construir um instrumento para mapear as competências dos gestores a partir deste. A pesquisa é do tipo exploratória, metodológica de abordagem quantitativa realizada em duas etapas: Tradução e adaptação transcultural do documento Marco das Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, e construção de um instrumento para mapeamento de competências de gestores que atuam na atenção à saúde, a partir do documento traduzido e adaptado ao português do Brasil com aplicação da técnica Delphi a 130 especialistas e a 36 gestores por meio do questionário. A população do estudo para a primeira etapa foram tradutores e especialistas em saúde pública/coletiva; para a segunda etapa, na técnica Delphi, foram profissionais de saúde, especialistas em gestão na saúde pública/coletiva, e profissionais de saúde que ocupavam cargos de gestão nos diversos níveis da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu e Secretária Estadual de Saúde (9ª Regional de Saúde) para a fase de verificação do poder de interpretação do instrumento. Os resultados da primeira etapa mostraram que a tradução e adaptação transcultural do documento, a fase da tradução inicial, consenso entre tradutores, retrotradução e comitê de especialistas exigiram ajustes a fim de que o primeiro objetivo da pesquisa fosse atingido; apesar das competências essenciais serem sugeridas para a América Latina, o processo de tradução e adaptação ao contexto brasileiro evidenciou maior dificuldade para atingir o consenso na tradução inicial, que foi realizada por três tradutores independentes; o comitê de especialistas ocorreu de forma que as versões fossem revistas e a adaptação cultural realizada. Os resultados da segunda etapa, a técnica Delphi, indicam que os respondentes concordaram mais sobre a importância dos itens à medida que eles eram avaliados novamente; os resultados direcionaram para a manutenção dos 56 itens no instrumento, pois ao final das três rodadas, a maioria dos itens mostrou-se importante, na opinião dos especialistas, quanto às competências essenciais sugeridas para o gestor na saúde pública; na comparação entre a opinião dos especialistas do painel Delphi com os gestores conclui-se que as opiniões de especialistas e gestores da saúde pública/coletiva não divergem no que concerne à importância das competências essenciais em saúde pública/coletiva definidas no instrumento e as que os profissionais participantes da verificação do poder de interpretação do instrumento consideram importantes para serem desenvolvidas. Conclui-se que as competências essenciais sugeridas no estudo são importantes para o gestor que atua na saúde pública/coletiva.

The essential competencies for professionals who work at the public health system correspond to a set of fundamental desirable skills for the dimensions of professional practice. Identifying these skills contributes to the development of the workforce, as it serves as a starting point and reinforcement for the healthcare organizations to be aware of the necessities required for this type of investment in order to improve the delivery of health care. In health care, the manager plays a prominent role for the achievement of certain objectives and operates a continuous process of exercising his or her authority and responsibilities, depending on the governmental sphere in which the manager acts. This study aimed at translating and adapting to the Brazilian reality the document Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, suggested by the Pan American Health Organization. The study also aimed at building an instrument to map the skills of managers from the Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas, translated and adapted to the Brazilian reality. This research is exploratory and has a methodological quantitative approach performed in two stages: a) the translation and cultural adaptation of the document Marco Regional de Competências Essenciais em Saúde Pública para os Recursos Humanos em Saúde de Região das Américas; b) the formulation of an instrument for mapping the skills of managers who work in health care, utilizing the translated document, which has been adapted to the Brazilian context of key competences for human resources in health in the American continents. The Delphi technique has been applied through a questionnaire to experts and managers. The participants of the first stage of the study consisted of translators and experts in public health; for the second stage, for the Delphi technique, there were health professionals, management experts in public health, and health professionals who held management positions at various levels of the Municipal Department of Foz do Iguaçu and the State Secretary of Health (9th Regional Health) for the verification phase of the power of instrument interpretation. The results of the first stage have shown that the translation and cultural adaptation of the document - the phase of initial translation, consensus amongst translators, back-translation and expert committee - demanded some adjusts for the first objective of the research to be reached. Despite the fact that the essential competencies are suggested for Latin America, the process of translation and adaptation to the Brazilian context presented considerable difficulty in achieving consensus on the initial translation, which was performed by three independent translators; the committee of experts occurred in a way that the versions were reviewed and the cultural adaptation was performed. The results of the second stage, the Delphi technique, indicate that the respondents agreed more on the importance of the items as they were assessed again; the results directed to the maintenance of the 56 items on the instrument, since, at the end of three rounds, most of the items proved to be important, in the opinion of experts, regarding the basic skills suggested to the manager in public health; in comparing the views of experts of Delphi panel with the opinions of the managers, it has been concluded that the judgments of experts and managers of public health do not differ regarding the importance of basic skills in public health which were defined in the instrument, and regarding the ones that the professional participants of the verification of the power of instrument interpretation consider to be important to develop. It has been concluded that the essential skills suggested in the study are important for the manager engaged in public health.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Competência Profissional
Saúde Pública
Gestão em Saúde
Gestor de Saúde
-Tradução
Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.173068, A447



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