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Id: biblio-1287950
Autor: Fontana, Patricia Maia; Pinto, Adriana Avanzi Marques; Marin, Maria José Sanches.
Título: Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem / Puntos y contrapuntos en el desarrollo de la interdisciplinariedad en la formación técnica en enfermería / Points and counterpoints in the development of interdisciplinarity in nursing technical training
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03771, 2021. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Caracterizar os pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em Enfermagem. Método Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Resultados No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. Conclusão A instituição define uma trajetória visando à interdisciplinaridade, os docentes buscam percorrer o caminho de sua implementação, porém encontram entraves estruturais, pouca compreensão conceitual e resistência a mudanças. Depreende-se que são necessários esforços para avançar na implementação curricular na lógica interdisciplinar.

RESUMEN Objetivo Caracterizar los puntos y contrapuntos en el desarrollo de la interdisciplinaridad en la formación técnica en Enfermería. Método Estudio exploratorio-descriptivo con abordaje cualitativa realizada por medio de entrevistas con 30 docentes y coordinadores de cursos técnicos en Enfermería de 12 diferentes regiones de la provincia de São Paulo. El análisis de los datos fue de contenido temático. Resultados En lo que concierne al tema de direccionamiento institucional, se verificó que, aunque existan iniciativas para promover la interdisciplinariedad, una vez que hay capacitación a los docentes y definición de metas para articulación con otros cursos y para el trabajo en equipo entre los docentes de las disciplinas, todavía son imprecisas y poco efectivas. En el tema implementación de la interdisciplinariedad por los docentes se verificó que buscan diferentes formas de integración, pero encuentran obstáculos en la estructura curricular, en la manera de contratar a los docentes y en la resistencia a cambios. Acerca de la comprensión conceptual, existe el reconocimiento de aspectos relevantes de su significado, pero se admite la existencia de límites. Conclusión La institución define una trayectoria que tiene como objetivo la interdisciplinariedad, los docentes buscan su implementación, pero encuentran barreras estructurales, poca comprensión conceptual y resistencia a cambios. Se concluye que esfuerzos son necesarios para avanzar en la implementación curricular en la lógica interdisciplinar.

ABSTRACT Objective To characterize the points and counterpoints in the development of interdisciplinarity in the nursing technical training. Method This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach conducted through interviews with 30 teachers and coordinators of nursing technical courses from 12 different regions of the state of São Paulo. Data analysis was performed through theme-based content analysis. Results Regarding the theme of institutional orientation, it was found that, although there are initiatives to promote interdisciplinarity, since there is teacher training and definition of goals for articulation with other courses and for the joint work among the teachers of the disciplines, these are still vague and ineffective. As for the theme, the implementation of interdisciplinarity by the teachers, it is observed that they seek different forms of integration, but they come across the curricular structure, the form of teacher hiring, and the resistance to changes. With respect to the comprehension of the concept, relevant aspects of its meaning are recognized; however, they admit the existence of limits. Conclusion The institution defines a trajectory aiming at interdisciplinarity, the teachers try to follow the path for its implementation; however, they find structural obstacles, little comprehension of the concept, and resistance to changes. It appears that efforts are needed to advance the curricular implementation with the logics of interdisciplinarity.
Descritores: Educação Técnica em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Práticas Interdisciplinares
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-836527
Autor: Rocha, Fany; Ferreira, Laura; Rodriguez, Carolina; Lima, Nadia; Romero, Paola.
Título: Fortalecimiento de la formación pedagógica y didáctica para la enseñanza de enfermería / Strengthening of the pedagogical and didactic training for nursing education / Fortalecimento da formação pedagógica e didática para o ensino de enfermaria
Fonte: Rev. urug. enferm;11(1):1-5, may. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La política educativa actual de la Universidad pública del Uruguay estipula la necesidad de formación pedagógica de su cuerpo académico. Desde el Departamento de Educación de la Facultad de Enfermería, Universidad de la República, se implementa e investiga la formación pedagógica y didáctica del cuerpo docente. En este sentido se realizó un estudio mixto, descriptivo y retrospectivo centrado en conocer la formación pedagógica y didáctica dedocentes de Enfermería participantes del Programa Formación Docente en el período 2010-2015. Se realizó un análisis documental con elaboración de categorías cualitativas a través del análisis de los informes elaborados por el Departamento de Educación y por el Proyecto Formación didáctica docentes Área Salud. Para el análisis de los datos se aplicó estadística descriptiva. En el período estudiado participaron 212 docentes, en su mayoría profesores en etapa de formación. Las temáticas de los cursos transitaron la agenda clásica de la didáctica e incluyeron aspectos relacionados a los nuevos desafíos educativos teniendo en cuenta el contexto y las características de los actores del proceso educativo. Se trabajó en enseñanza, aprendizaje, evaluación, contexto educativo y currículum.

The current educational politics of the public University of the Uruguay stipulates the need of pedagogical training of his academic staff. The Education Department of the Faculty of Infirmary, University of the Republic, implements and investigates the pedagogical and didactic training of the educational staff. In this sense it make a mixed, descriptive and retrospective research, centred in knowing the pedagogical and didactic training of the participants in the Educational Training Program in the period 2010-2015. It was made a documentary analysis with qualitative categories through the analysis of the reports elaborated by the Education Department and by the Didactic Training Project for the Health Area'teachers. For the analysis of the data it was applied descriptive statistics. 212 teachers participated in the period studied, mainly professors in stage of training. The thematic of the courses was the didactic classical which includes appearances related to the new educational challenges taking into account the context and the characteristics of the actors of the educational process. It worked in education, learning, evaluation, educational context and curriculum.

A política educativa atual da Universidade pública do Uruguai estipula a necessidade da formação pedagógica de seu corpo acadêmico. Essa formação é implementada desde o Departamento de Educação da Faculdade de Enfermagem, Universidad de la República, e pesquisa sobre a formação pedagógica e didática do corpo docente. Nesse sentido, foi realizado um estudo misto, descritivoe retrospectivo, com o objetivo de conhecer a formação pedagógica e didática dos professores de Enfermagem que participaram do Programa Formação Docente no período 2010-2015. Foi realizada uma análise documental, com elaboração de categorias qualitativas,mediante análise dos relatórios elaborados pelo Departamento de Educação e pelo Projeto Formação Didática Docentes Área Saúde. Para essa análise dos dados foi aplicada estatística descritiva, no período estudado, com participação de 212 docentes, em sua maioria professores em fase de formação. As temáticas dos cursos transitaram a agenda clássica da didática e incluíram aspectos relacionados aos novos desafios educativos, levando em conta o contexto e as características dos atores do processo educativo. Astemáticas trabalhadas foram ensino, aprendizagem, avaliação, contexto educativo e currículo.
Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
-Ensino
Processos Grupais
Uruguai
Limites: Humanos
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-970285
Autor: Sá Neto, José Antônio de; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Vidal, Amanda Ribeiro; Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira; Barcia, Leila Leontina do Couto; Barreto, Ana Claudia Mateus.
Título: Conhecimento de enfermeiros acerca do cateter central de inserção periférica: realidade local e desafios globais / Nurses' knowledge of the peripherally inserted central catheter: local realities and global challenges / Conocimiento de los enfermeros acerca del catéter central de inserción periférica: realidad local y desafíos globales
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e33181, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o conhecimento dos enfermeiros quanto à utilização do cateter central de inserção periférica (PICC) como dispositivo intravenoso na prática assistencial, em três hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro. Método: estudo descritivo seccional, através da análise univariada e bivariada, com cálculo das medidas de tendência central. Participaram do estudo 41 enfermeiros. Resultados: embora 38 (92,7%) enfermeiros informaram conhecer o PICC, 29 (70,8%) destes não possuíam habilitação para inserção do cateter; 23 (56,1%) desconheciam as vantagens do dispositivo; 26 (63,4 %) informaram que o cateter não é indicado nas instituições pesquisadas, prevalecendo a punção profunda. Conclusão: a maioria dos enfermeiros pesquisados não possui o título de e habilitação para a indicação e inserção do referido cateter. Do mesmo modo, as instituições pesquisadas não indicam o PICC como dispositivo intravenoso, apesar de suas inegáveis vantagens, como a qualidade e a segurança na prática clínica.

Objective: to examine nurses' knowledge of use of the peripherally inserted central catheter (PICC), as an intravenous device in practical care, at three public hospitals in Rio de Janeiro State. Method: this descriptive, cross-sectional study used univariate and bivariate analysis and calculated central tendency measures. Results: although 38 (92.7%) of the nurses reported knowing about the PICC, 29 (70.8%) had no qualification in inserting the catheter; 23 (56.1%) were unaware of the advantages of the device; and 26 (63.4%) stated that the catheter was not indicated at the institutions studied, but that deep puncture predominated. Conclusion: most of the nurses surveyed lacked the title or qualification enabling them to indicate and insert the PICC. Likewise, the institutions surveyed did not indicate the catheter as an intravenous device, despite its undeniable advantages, such as quality and safety in clinical practice.

Objetivo: analizar el conocimiento de los enfermeros en cuanto a la utilización del catéter central de inserción periférica (PICC) como dispositivo intravenoso en la práctica asistencial en tres hospitales públicos del estado de Río de Janeiro. Método: estudio descriptivo seccional, a través del análisis univariado y bivariado, con cálculo de las medidas de tendencia central. Participaron en el estudio 41 enfermeros. Resultados: aunque 38 (92,7%) enfermeros informaron conocer el PICC, 29 (70,8%) entre ellos no poseían habilitación para inserción del catéter; 23 (56,1%) desconocían las ventajas del dispositivo; 26 (63,4%) informaron que el catéter no está indicado en las instituciones investigadas, que dan preferencia a la punción profunda. Conclusión: gran parte de los enfermeros encuestados no posee el título de habilitación para la indicación y la inserción del PICC. De igual modo, las instituciones investigadas no indican el PICC como dispositivo intravenoso, a pesar de sus innegables ventajas como la calidad y la seguridad en la práctica clínica.
Descritores: Cateterismo Periférico/enfermagem
Competência Clínica
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Cuidados de Enfermagem
-Brasil
Epidemiologia Descritiva
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-969679
Autor: Silva, Adaiele Lucia Nogueira Vieira da; Candido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; Duarte, Sebastião Junior Henrique; Sampaio, Ana Tania Lopes; Santos, Regina Maria dos.
Título: Relação entre tempo de exercício profissional e ocorrências éticas em enfermagem / Relationship between length of service and ethics violations in nursing / Relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas en enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e23058, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a relação entre tempo de exercício na profissão e ocorrências éticas de profissionais de enfermagem envolvidos em denúncias registradas no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: trata-se de pesquisa documental, descritiva e retrospectiva, sendo analisadas as denúncias registradas junto ao COREN/MS, no período de 2003 a 2013. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram analisadas 111 denúncias, envolvendo 68 enfermeiros, 41 técnicos e 41 auxiliares de enfermagem. O grupo de profissionais com 1 a 5 anos de formação envolveu-se mais em ocorrências éticas (44,7%). Conclusão: o predominante envolvimento de profissionais de enfermagem recém-formados em ocorrências éticas indica que é imperativa a realização de mais pesquisas sobre a bioética na formação da enfermagem brasileira, seja para conhecer a real situação, quanto para fornecer subsídios para a tomada de decisão da equipe de enfermagem.

Objective: to examine the relationship between length of service and ethics violations by nursing personnel involved in complaints filed with the Mato Grosso do Sul Regional Nursing Council (COREN/MS). Method: this retrospective, descriptive, documentary study examined complaints filed with the COREN/MS, from 2003 to 2013. The study was approved by the research ethics committee. Results: 111 complaints were filed from 2003 to 2013, relating mostly to mid-level workers (54.6%). Personnel with 1-5 years of training were involved in more ethics complaints (44.7%). Conclusion: ethics complaints involved predominantly newly-graduated nurses, indicating that further bioethics research is imperative in Brazilian nursing training, both to learn the real situation and to provide input to nursing teams' decision-making.

Objetivo: analizar la relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas de profesionales de enfermería involucrados en denuncias registradas en el Consejo Regional de Enfermería de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: se trata de investigación documental, descriptiva y retrospectiva, donde se analizaron las denuncias registradas junto al COREN/MS, en el período de 2003 a 2013. Investigación aprobada por Comité de Ética en Investigación. Resultados: se analizaron 111 denuncias, involucrando a 68 enfermeros, 41 técnicos y 41 auxiliares de enfermería. El grupo de profesionales, que tenían de 1 a 5 años de recibidos, se involucró en mayor número en ocurrencias éticas (44,7%). Conclusión: la predominante implicación de los profesionales de enfermería recién recibidos en ocurrencias éticas indica que es imperativa la realización de más investigaciones sobre la bioética en la formación de la enfermería brasileña, ya sea para conocer la real situación, como para proporcionar subsidios para la toma de decisión del equipo de enfermería.
Descritores: Ética Baseada em Princípios
Denúncia de Irregularidades
Educação em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Ética em Enfermagem
Ética Profissional
-Justiça Social
Brasil
Registros
Epidemiologia Descritiva
Má Conduta Profissional
Autonomia Pessoal
Beneficência
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1281924
Autor: Pinheiro, Carlon Washington; Alves e Souza, Ângela Maria; Rolim, Karla Maria Carneiro; Luna, Geisy Lanne Muniz; Brandão, Maria Vilma Leal; Sequeira, Carlos Alberto da Cruz; Falcão, Lucília Maria Nunes; Alencar, Alexsandro Batista de.
Título: Panorama de saúde mental de discentes em um programa de residência multiprofissional / Panorama de la salud mental de los estudiantes en un programa de residencia multiprofesional / Panorama of mental health of students in a multiprofessional residence program
Fonte: J. nurs. health;11(1):2111119020, jan. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: mensurar a situação de saúde mental dos discentes de um programa de residência multiprofissional. Método: estudo descritivo, quantitativo, usando amostra não probabilística, com profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará. A coleta de dados foi por meio do Google Docs, durante o período de março a maio de 2019. Utilizou-se questionário com informações socioeconômicas e Escala Transversal de Sintomas de Nível 1. Procedeu-se a análise descritiva dos dados através do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. Resultados: as principais características sociodemográficas foram faixa etária entre 22 e 30 anos, cor parda, solteiros, com orientação heterossexual e identidade de gênero mulher cis. Evidenciou-se escores elevados nos domínios ansiedade, depressão e sintomas psicóticos. Conclusões: recomenda-se a criação de projetos de intervenção em saúde mental para mitigar os problemas apresentados.(AU)

Objective: to measure the mental health situation of students from a multiprofessional residency program. Method: descriptive study, quantitative, using a non-probabilistic sample, with professionals from the Multiprofessional Residency Program of the School of Public Health of Ceará. The data was gathered through Google Forms, during the period from March to May 2019. Questionnaire with socioeconomic information and Level 1 Symptom Cross Scale were used. The descriptive analysis of the data was carried out using the Statistical Package for the Social Sciences program, version 20.0. Results: the main sociodemographic characteristics were age group between 22 and 30 years old, black, single, with heterosexual orientation and female cisgender identity. High scores were evidenced in the domain's anxiety, depression and psychotic symptoms. Conclusions: it is recommended to create mental health intervention projects to mitigate the problems presented.(AU)

Objetivo: medir la situación de salud mental de los estudiantes de un programa de residencia multiprofesional. Método: estudio descriptivo, cuantitativo, utilizando muestra no probabilística, con profesionales residentes del Programa de Residencia Multiprofesional de la Escuela de Salud Pública de Ceará. La recopilación de datos se realizó por Google Forms, de marzo a mayo de 2019. Se utilizó cuestionario con información socioeconómica y Escala Cruzada de Síntomas de Nivel1. El análisis descriptivo de los datos se realizó utilizando el Statistical Package for the Social Sciences, versión 20.0. Resultados: las principales características sociodemográficas fueron grupo de edad entre 22 y 30 años, negra, soltero, con orientación heterosexual e identidad de mujer cisgénero. Se evidenciaron altas puntuaciones en los dominios ansiedad, depresión y síntomas psicóticos. Conclusiones: se recomienda crear proyectos de intervención de salud mental para mitigar los problemas presentados.(AU)
Descritores: Saúde Mental
Saúde Pública
Saúde do Trabalhador
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Internato e Residência
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1060.1 - Biblioteca do Campus Porto


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Id: biblio-1250746
Autor: Püschel, Vilanice Alves de Araújo; Oliveira, Larissa Bertacchini de; Gomes, Eduardo Tavares; Santos, Kelli Borges dos; Carbogim, Fábio da Costa.
Título: Educating for the implementation of evidence-based healthcare in Brazil: the JBI methodology / Formación para la implementación de la evidencia en salud en Brasil: la metodología del JBI / Formando para implementação de evidências em saúde no Brasil: a metodologia JBI
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03718, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To present the JBI evidence implementation methodology and report the Brazilian experience in educating health professionals. Method: This is an experience report on professional education in the Brazilian context as per the JBI methodology. Results: In four years, 29 clinical fellows were trained in Brazil, with technical and scientific theoretical bases and tools for evidence-based practice, focusing on the transformation of the health contexts in which they are inserted. Conclusion: The JBI methodology offers systems and tools to evaluate existent practices; it also reinforces and disseminates evidence-based healthcare, potentializing the achievement of effective change in healthcare.

RESUMEN Objetivo: Presentar la metodología para la implementación de la evidencia del JBI y reportar la experiencia brasileña en la formación de los profesionales de la salud. Método: Este es un informe de experiencia sobre la formación profesional en el contexto brasileño según la metodología del JBI. Resultados: En cuatro años, 29 clinical fellows fueron formados en Brasil con fundamentos teóricos y herramientas técnico-científicas de la práctica basada en la evidencia, con enfoque en la transformación de los contextos de salud en los que están insertos. Conclusión: La metodología del JBI ofrece sistemas y herramientas para evaluar las prácticas existentes, además de fortalecer y difundir la atención sanitaria basada en la evidencia, permitiendo lograr cambios efectivos en la atención sanitaria.

RESUMO Objetivo: Apresentar a metodologia de implementação de evidências do JBI e relatar a experiência brasileira na formação de profissionais de saúde. Método: Trata-se de relato de experiência sobre a formação profissional no contexto brasileiro segundo a metodologia JBI. Resultados: Em quatro anos, foram formados 29 clinical fellows no Brasil, com bases teóricas e ferramentas técnico-científicas da prática baseada em evidências, focando a transformação das realidades de saúde em que se inserem. Conclusão: A metodologia do JBI oferece sistemas e ferramentas que avaliam as práticas existentes, além de reforçar e disseminar o cuidado em saúde baseado em evidências, possibilitando o alcance de mudanças efetivas no cuidado em saúde.
Descritores: Prática Clínica Baseada em Evidências
Enfermagem Baseada em Evidências
-Assistência Centrada no Paciente
Tomada de Decisões
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: lil-467876
Autor: Ferreira, Oranice; Martinez, Edson Z; Mota, Celso A; Silva, Antônio M.
Título: Avaliação do conhecimento sobre hemoterapia e segurança transfusional de profissionais de enfermagem / Evaluation of knowledge about hemotherapy and transfusional care of nurses
Fonte: Rev. bras. hematol. hemoter;29(2):160-167, abr.-jun. 2007. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os riscos envolvidos na transfusão de sangue e hemoderivados podem ser conseqüentes de procedimentos inadequados, erros ou omissões dos profissionais responsáveis pela transfusão. O presente estudo objetivou determinar o nível de conhecimento sobre o assunto e a adequação das práticas transfusionais dos profissionais de Enfermagem que atuam em um grande hospital universitário do interior de São Paulo. O estudo foi realizado durante um treinamento teórico em Hemoterapia, onde foi aplicado um instrumento de coleta de dados antes e após o treinamento, caracterizando estes profissionais e avaliando seus conhecimentos sobre o tema. Participaram enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem responsáveis pela administração de transfusões. Mais da metade se sente pouco ou mal informada sobre o assunto. Grande parte referiu que os pacientes não são orientados sobre sinais e sintomas de reações transfusionais, ainda referindo procedimentos incorretos para aquecimento do sangue. A avaliação de conhecimentos evidenciou lacunas importantes na capacitação destes profissionais.

The risks involved in blood and blood component transfusion can be caused by inadequate procedures and mistakes or omissions by professionals responsible for transfusion. The present study aims at evaluating the level of knowledge on this issue and about the adequacy of the transfusional practices of nurses at a large university hospital in the State of São Paulo, Brazil. The study was conducted during an in-service training course on hemotherapy. A data collection instrument was applied before and after the training, when the professionals were asked about their knowledge of transfusion practices. Study participants were nurses and nursing assistants, all of whom were responsible for transfusion procedures. More than half the participants felt that they were given little information or were badly informed about transfusions. A large portion of the professionals mentioned that the signs and symptoms of transfusion reactions are not explained to patients. Many participants reported inadequate blood warming procedures. The evaluation of the knowledge showed significant defects in the education of these nursing professionals.
Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Enfermeiros
-Transfusão de Sangue
Conhecimento
Educação Continuada em Enfermagem
Serviço de Hemoterapia
Segurança do Sangue
Reação Transfusional
Técnicos de Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
Assistentes de Enfermagem
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1043379
Autor: Matias, Maria Claudia; Verdi, Marta; Finkler, Mirelle; Ros, Marco Aurelio Da.
Título: O Programa Mais Médicos no contexto das estratégias de mudança da formação médica no país: reflexões e perspectivas / Mais Médicos Program in the context of changing strategies of medical training in the country: reflections and perspectives
Fonte: Saúde Soc;28(3):115-127, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A formação profissional, como estratégia de sustentabilidade da política pública de saúde, precisa se aproximar das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse contexto, a formação médica tem capitaneado grande parte das iniciativas governamentais voltadas à mudança no modelo formador em saúde. A mais recente, empreendida via Programa Mais Médicos (PMM), tem gerado um debate polêmico e revelador do jogo de forças e interesses que interferem no problema da insuficiência de vagas e da baixa efetividade da formação no que tange às necessidades do SUS. Essas forças, por condicionarem os rumos do processo de ampliação e reestruturação da formação médica, e isso inclui implicitamente todos os cursos da área da saúde, demandam análise histórica e acompanhamento crítico dos movimentos em curso no país. Nesse sentido, as reflexões aqui aportadas visam contribuir na potencialização do PMM como dispositivo de interferências no campo, capaz de agregar novas dimensões ao processo formativo do médico e, ao fazê-lo, repercutir em todos os cursos da área da saúde.

Abstract The professional training as a sustainability strategy of public health policy has to approach the needs of the Brazilian National Health System (SUS). Therefore, medical training has been the object of many governmental initiatives aimed at changing the training model. Recently, there has been a controversial and revealing debate of forces and interests that interfere in the problem about lack of vacancies and little training effectiveness regarding the SUS needs through the Mais Médicos Program (PMM) model. These forces condition the process of expansion and restructuring course of medical training and require a historical analysis and critical follow-up of the movements in progress, in the country. Thus, the reflections provided here aim to contribute to the PMM potentiation as an interference device in the field, and capable of adding new dimensions to the training process.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação Médica
Consórcios de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1248971
Autor: Kara-Junior, Newton.
Título: Who is the ophthalmologist that developing countries need? / Quem é o oftalmologista que os países em desenvolvimento precisam?
Fonte: Arq. bras. oftalmol;84(3):V-VI, May-June 2021.
Idioma: en.
Descritores: Especialização
Alocação de Recursos para a Atenção à Saúde/organização & administração
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Oftalmologistas/tendências
Internato e Residência/organização & administração
-Países em Desenvolvimento
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-771421
Autor: Carneiro Junior, Nivaldo.
Título: Ensino da saúde coletiva na faculdade de medicina do ABC: alguns apontamentos sobre os desafios da saúde coletiva na formação médica / Teaching of collective health in the ABC medical school: some notes on the challenges of collective health in medical training
Fonte: ABCS health sci;40(3):348-351, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A saúde coletiva, campo de saberes e práticas sobre o processo saúde-doença-cuidado, leva às graduações em saúde questões teórico-metodológicas e tecnologias de intervenções ao exercício profissional. Historicamente, posiciona-se à margem do projeto político-pedagógico da formação em saúde, particularmente médica, de modelo biologizante e hospitalocêntrico. De acordo com a Constituição de 1988, Saúde é um Direito Social e o Sistema de Saúde, público e universal. Surgem formulações às políticas educacionais e saúde. É competência do Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos. As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações em saúde apontam perfis profissionais voltados às necessidades de saúde da população,exigindo novas metodologias de ensino-aprendizagem e cenários de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, o ensino da saúde coletiva emerge com importância singular. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A saúde coletiva na Medicina da Faculdade de Medicina do ABC era grade de disciplinas básicas do 2º ano. Um novo currículo modifica essa inserção. Até 2013, disciplina anual, em 3 módulos: epidemiologia, bioestatística e políticas e organização de serviços de saúde. Temas de ciências sociais e humanas desenvolviam-se no 1º ano, módulo interdisciplinar Bases do Exercício Profissional. A grande concentração, nesse período, das disciplinas de morfologia e fisiologia, aproximações incipientes nos serviços de saúde e baixa exposição aos problemas de adoecimento e cuidado da população desafiavam o ensino-aprendizagem da saúde coletiva. CONCLUSÃO: Desenvolveram-se estratégias pedagógicas que superassem esse contexto, propiciando experiências cognitivas e habilidades psicomotoras favoráveis à apreensão dos conteúdos da saúde coletiva. Resultados positivos do exame recente do Conselho Regional de Medicina fortalecem essas iniciativas pedagógicas.

INTRODUCTION: Collective health, a of knowledge and practices concerning health, illness and care, introduces medicine students to methodological and theoretical issues and intervention technologies for professional practice. Historically, collective health occupies a subordinate position within the political and pedagogical project which orients health education. This project is hospital-centered and emphasizes biological themes. Accordingto the Brazilian's 1988 Constitution, health is a social right and the Health System is public and universal. New educational and health policies were then formulated. It is the role of Unified Health System to organize the training of human resources. The National Curriculum Guidelines for health undergraduate courses point to professional profiles which can meet population's health needs. This requires new teaching methodologies and scenarios for pedagogical practices. From this view, the collective health teaching becomes very important. EXPERIENCE REPORT: Collective health in the Medical course at ABC Medical School was one of the basic disciplines for second year students. A new curriculum changed this. Until 2013, it was an annual discipline in three modules: epidemiology, biostatistics and policies and organization of health services. During the first year, themes of social and human sciences were approached as part of Professional Practices Basis. But the teaching of collective health faces several challenges: the great concentration, during this period, of Morphology and Physiology subjects, few contacts with health services and problems concerning illness and care. CONCLUSION: To solve this, new pedagogical strategies were developed, providing cognitive experiences and skills suitable to learning collective health subject matters. Positive results showed in recent Regional Medical Council examination supports these pedagogical strategies.
Descritores: Faculdades de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Currículo
Ensino
Saúde Pública
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF



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