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Id: biblio-1177990
Autor: Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho; Coutinho, Marcio Lemos; Santos, Maria Ruth dos.
Título: As escolas estaduais de saúde pública: contribuições pedagógicas e político-institucionais para o SUS / State schools of public health: pedagogical and political-institutional contributions to SUS.
Fonte: Brasília; CONASS; dez. 2020. 96 p. (CONASS documenta, 35).
Idioma: pt.
Resumo: O investimento em aperfeiçoamento profissional sempre foi objetivo prioritário durante minha carreira no serviço público. Acredito que o incentivo à capacitação técnica e humana daqueles que conduzem a burocracia brasileira seja o caminho mais sólido para garantirmos políticas públicas que façam a diferença e beneficiem toda a população, tanto em médio quanto em longo prazo. Assim, enxergo a gestão da educação na saúde como um mecanismo essencial para o pleno desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Constituição Federal de 1988 estabelece como competência do SUS a ordenação e a formação de Recursos Humanos na área da saúde. A Lei federal 8.080, de 1990, reforça e completa esse conceito. O dispositivo legal, além de incluir a ordenação da formação de recursos humanos entre as atividades do SUS, afirma que entes da federação têm como prerrogativa participar, no seu âmbito administrativo, da formulação e da execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde. Pensar as diferentes relações institucionais, operando em um sistema por natureza complexo, é um desafio para poucos. Esse aprimoramento da visão estratégica dentro da gestão de saúde, discernindo suas prioridades e enxergando com nitidez suas limitações, proporciona a superação de desafios e, consequentemente, a melhoria do sistema. Dessa forma, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é, ao mesmo tempo, um conceito e uma estratégia político-pedagógica. Digo isso porque ela estabelece relações orgânicas entre o ensino e o serviço; a docência e a atenção à saúde; o trabalho e a gestão. Além disso, reconhece o caráter educativo do trabalho, porque entende o trabalho como lugar de problematização. As Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP), vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde, são espaços institucionais fundamentais para desenvolver essas ações. Reúnem funções pedagógicas que aprecio muito e que são fundamentais para a formação dos profissionais do SUS. O Conass, pelas razões apresentadas, tem clareza sobre a importância da educação permanente em saúde e o papel das EESP. Por essa razão, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, um conjunto de ações de apoio ao tema. Esta publicação, que muito nos orgulha, insere-se no contexto do projeto de apoio à ampliação e ao fortalecimento das EESP. Nos apresenta um quadro claro e objetivo da história, missão, natureza jurídica, público-alvo e ações desenvolvidas pelas EESP, bem como as ações concebidas para ampliá-las. Estamos fortemente empenhados em contribuir para o permanente fortalecimento dessas Escolas e reunindo esforços para, em breve, constituir uma potente rede colaborativa de EESP. Por fim, nunca é demais lembrar que promover a disseminação da informação, a produção e difusão do conhecimento, assim como a inovação e o incentivo à troca de experiências, integra a missão do Conass. Este livro vem em boa hora. A ciência continua sendo um porto seguro, no qual ancoramos nossas maiores esperanças de que nada, além da ciência, nos livrará da negação da realidade. Iniciativas como esta só reforçam o pacto indelével que temos com o avanço constante da educação, na sua valorização e no papel importantíssimo que ela desempenha em fortalecer a saúde pública no Brasil.
Descritores: Sistema Único de Saúde/organização & administração
Faculdades de Saúde Pública/organização & administração
Educação Profissional em Saúde Pública/organização & administração
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1152123
Autor: Fernandes, Fabíola Chaves; Laprovita, Daniel; Bonin, Wagner Luiz Melo; Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti; Cortez, Elaine Antunes; Corvino, Marcos Paulo Fonseca.
Título: Educação permanente no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência: revisão integrativa / Permanent education in the emergency mobile pre-hospital care service: an integrative review / Educación permanente en el servicio de atención prehospitalaria móvil de urgencia: revisión integradora
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(2), jun. 2020. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: identificar como a educação permanente em saúde vem sendo incorporada na prática de ensino em publicações acerca do serviço de atendimento móvel de urgência. MÉTODO: revisão integrativa em três bases de dados, com corte temporal de 2010 a 2020. RESULTADOS: três artigos selecionados, emergindo duas categorias: Necessidade da prática de educação para atender demandas no atendimento pré-hospitalar móvel; e Incorporação da educação permanente como estratégia para novas práticas no serviço de atendimento móvel de urgência. CONCLUSÃO: há grande demanda de atendimentos nas redes de urgência, sobretudo no componente pré-hospitalar. Porém, a incorporação da educação permanente como estratégia para novas práticas no serviço ainda não está bem clara, posto que apenas três artigos a referiram. Sugere-se novas pesquisas introduzindo a educação permanente na prática do serviço pré-hospitalar móvel de urgência, já que proporciona uma releitura crítica das práticas de trabalho e das necessidades advindas delas, para, assim, transformá-las.

AIM: identify how continuing health education has been incorporated into teaching practice in publications about the mobile emergency service. METHOD: integrative review in three databases, with a time cut from 2010 to 2020. RESULTS: three selected articles, emerging in two categories: Need for education practice to meet demands in mobile pre-hospital care; and Incorporation of continuing education as a strategy for new practices in mobile emergency care. CONCLUSION: there is a great demand for services in emergency networks, especially in the pre-hospital component. However, the incorporation of continuing education as a strategy for new practices in the service is still unclear, since only three articles have mentioned it. New research is suggested introducing permanent education into the practice of mobile pre-hospital emergency service, since it provides a critical re-reading of work practices and the needs arising from them, thus transforming them.

OBJETIVO: identificar en publicaciones sobre el servicio de atención móvil de urgencia, cómo la educación Permanente en salud está siendo incorporada a la práctica de enseñanza. MÉTODO: revisión integradora en tres bases de datos, con corte temporal de 2010 a 2020. RESULTADOS: tres artículos seleccionados, emergiendo dos categorías: Necesidad de la práctica de educación para atender demandas en la atención prehospitalaria móvil; e Incorporación de la educación Permanente como estrategia para nuevas prácticas en el servicio de atención móvil de urgencia. CONCLUSIÓN: Hay una demanda grande del número de atendimientos en las redes de urgencia, principalmente en el componente prehospitalario. Sin embargo, la incorporación de la educación Permanente como estrategia para nuevas prácticas en el servicio, todavía no está muy clara, ya que solo tres artículos la mencionaron. Se sugiere que se realicen nuevas investigaciones que introduzcan la educación Permanente en la práctica del servicio prehospitalario móvil de urgencia, lo que proporcionaría una relectura crítica de las prácticas de trabajo y de sus necesidades, para, así, poder transformarlas.
Descritores: Educação Continuada
Serviços Médicos de Emergência
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Capacitação em Serviço
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Tavares, Cláudia Mara de Melo
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Id: biblio-1151570
Autor: Lima, Thainá Oliveira; Tavares, Cláudia Mara de Melo.
Título: O desenvolvimento das competências socioemocionais na formação do enfermeiro: revisão integrativa / The development of socio-emotional competencies in nursing education: integrative review / El desarrollo de competencias socioemocionales en la formación de enfermeros: una revisión integradora
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(4), dez. 2020. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: identificar como ocorre o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais na formação do enfermeiro. MÉTODO: revisão integrativa de literatura, através das bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, IBECS, BDENF. A pesquisa incluiu publicações entre 2004 e 2019, sendo identificado 8 artigos para a revisão que obedeciam aos critérios estabelecidos. RESULTADOS: identificou-se, nos artigos encontrados, que na formação do enfermeiro, o desenvolvimento dos aspectos emocionais dos estudantes de enfermagem ainda é incipiente, muitas vezes são tangenciados, ou trabalhados de forma indireta. DISCUSSÃO: a proposta dos estudos encontrados é desenvolver uma gestão emocional interna que traga uma expressão emocional adequada às situações. CONCLUSÃO: os estudos por mais que ressaltem a necessidade de quebra do modelo cartesiano/tradicional de formação, ainda seguem o norte de buscar uma conduta pronta, aceitável, identificável, conduzindo para racionalização de questões que são intrinsicamente da dimensão humana, como as emoções.

OBJECTIVE: to identify how the socio-emotional skill development process occurs in the nursing training. METHOD: integrative literature review, in LILACS, MEDLINE, SCIELO, IBECS, BDENF databases. The research included publications between 2004 and 2019, 8 articles that met the established criteria were identified for the review. RESULTS: it was identified in the articles that the development of the emotional aspects of nursing students is still emerging, are often tangentially, or worked indirectly. DISCUSSION: the proposal of the studies is to develop an internal emotional management that allows an emotional expression appropriate to the situations. CONCLUSION: although studies emphasize the need to break away from the Cartesian/traditional training model, they still seek a ready, acceptable, identifiable conduct, leading to rationalization of issues that are intrinsically part of the human dimension, such as emotions.

OBJETIVO:Identificar como ocurre el proceso del desarrollo de competencias socioemocionales en la formación de enfermeros. MÉTODO: revisión integradora de la literatura, utilizando las bases de datos LILACS, MEDLINE, SCIELO, IBECS, BDENF. La investigación incluyó publicaciones entre 2004 y 2019, y se identificaron 8 artículos para la revisión que cumplían con los criterios establecidos. RESULTADOS: Se identificó, en los artículos encontrados, que en la formación de enfermeros, el desarrollo de los aspectos emocionales de los estudiantes de enfermería es aún incipiente, muchas veces son tangenciales o indirectamente trabajados. DISCUSIÓN: el propósito de los estudios encontrados es desarrollar un manejo emocional interno que aporte una expresión emocional adecuada a las situaciones. CONCLUSIÓN: Los estudios, aunque enfatizan la necesidad de romper el modelo cartesiano / tradicional de formación, siguen el norte para buscar una conducta preparada, aceptable, identificable, que lleve a la racionalización de cuestiones que son intrínsecamente de la dimensión humana, como las emociones.
Descritores: Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Educação em Enfermagem
Emoções
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Universidades
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-969406
Autor: Matos, Camila Carvalho de Souza Amorim; Tourinho, Francis Solange Vieira.
Título: Saúde da População Negra: como nascem, vivem e morrem os indivíduos pretos e pardos em Florianópolis (SC) / Black Population Health: how black and brown people born, live and die in Florianopolis (SC) / Salud de la Población Negra: cómo nacen, viven y mueren los individuos negros y pardos en Florianópolis (SC)
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;13(40):1-13, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional das condições de saúde da população negra no município de Florianópolis (SC). Métodos: Trata-se de estudo do tipo levantamento, descritivo. Os dados dos sistemas de informação em saúde foram consultados nas bases disponíveis (prontuários eletrônicos municipais, dados censitários e TABNET DATASUS estadual e nacional), com análise da variável raça/cor, no período de 2010 a 2016. Resultados: Os resultados revelam, na população negra, piores condições de escolaridade e renda, maior proporção de mães adolescentes, menor número de consultas pré-natal, maiores proporções de casos de sífilis em gestantes e tuberculose e menor cobertura de plano privado de saúde. Os pacientes negros frequentaram proporcionalmente mais os Centros de Atenção Psicossocial, em comparação aos atendimentos nos Centros de Saúde. Dentre as três primeiras causas de óbitos que encurtam a vida, AIDS e homicídios aparecem todos os anos dentre a população negra, não aparecendo na população branca. Causas perinatais também aparecem apenas dentre negros. Em 2016, suicídio tornou-se a terceira causa de óbito que encurta a vida na população parda. Conclusão: As piores condições de saúde na população negra podem refletir as piores condições socioeconômicas dessa população, bem como o racismo institucional e o mito da democracia racial brasileira

Objective: To achieve a situational diagnosis of the health conditions of the black population in the city of Florianopolis (SC). Methods: It is a survey-type research, descriptive. Data from the health information systems were consulted in the available databases (municipal electronic records, census data and state and national TABNET DATASUS), analyzing the race/color variable, from 2010 to 2016. Results: The results reveal, among black population, worst schooling and income conditions, higher proportion of adolescent mothers, lower number of prenatal consultations, higher proportions of cases of syphilis in pregnant women and tuberculosis, and lower coverage of private health plans. Black patients attended the Psychosocial Care Centers proportionally more than in the Health Centers. Among the three leading causes of life-shortening deaths, AIDS and homicides appear every year among the black population, not appearing in the white population. Perinatal causes also appear only among black people. In 2016, suicide became the third leading cause of death that shortens life in the brown population. Conclusion: The worst health conditions in the black population may reflect also the worst socioeconomic conditions of this population and the institutional racism and the myth of Brazilian racial democracy.

Objetivo: Se pretende realizar un diagnóstico situacional de las condiciones de salud de la población negra en el municipio de Florianópolis (SC). Métodos: Se trata de estudio del tipo compilación, descriptivo. Los datos de los sistemas de información en salud fueron consultados en las bases disponibles (prontuarios electrónicos municipales, datos censales y TABNET DATASUS estadual y nacional), analizando la variable raza/color, en el período de 2010 a 2016. Resultados: Los resultados revelan, en la población negra, peores condiciones de escolaridad y renta, mayor proporción de madres adolescentes, menor número de consultas prenatales, mayores proporciones de casos de sífilis en gestantes y tuberculosis y menor cobertura de plan privado de salud. Los pacientes negros frecuentan proporcionalmente más los Centros de Atención Psicosocial, en comparación a los atendimientos en los Centros de Salud. Entre las tres primeras causas de muertes que acortan la vida, la SIDA y los homicidios aparecen todos los años entre la población negra, no apareciendo en la población blanca. Causas perinatales también aparecen sólo entre negros. En 2016, el suicidio se convirtió en la tercera causa de muerte que acorta la vida en la población parda. Conclusión: Las peores condiciones de salud en la población negra pueden reflejar las peores condiciones socioeconómicas de esa población, bien como el racismo institucional y el mito de la democracia racial brasileña.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Saúde das Minorias Étnicas
Política de Saúde
-Pessoal de Saúde
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-764927
Autor: Silva, Valdenir Almeida da; Cruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da; Camargo, Climene Laura de.
Título: O Programa de Educação Tutorial (PET) como instrumento pedagógico para os alunos de enfermagem / Tutorial Education Program (PET) as a pedagogic instrument for nursing students / El Programa de Educación Tutorial (PET) como instrumento pedagógico para los alumnos de enfermería
Fonte: Rev. baiana enferm;22/23(1/3), 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos degraduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino,pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo decaracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência noPrograma, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes doPET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se comoinstrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica deanálise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federalda Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Suametodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico--científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades emconjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para odesenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores comopositiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, naEEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favoreceo amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formaçãoampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dosconhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem.

The Tutorial Education Program (PET) is directed toward improving the education of students from variousundergraduate programs in Higher Education Institutions in the country, through the promotion of teaching, research,and extracurricular activities. Based on a qualitative methodology, the study was elaborated with the objectives ofcharacterizing the ex-participants of the PET program, scholarship students, and volunteers in terms of sex, age, ethnicity,time in the program, level of education, social class, and income; and analyze the experience of the ex-participants of thePET-Nursing program and the factors that interfere with the development of their activities. Semi-structured interviewswere used for data gathering. The data gathered was analyzed using content analysis. The results of the study illustratedthat the PET program, in the Nursing School of the Federal University of Bahia (EEUFBA), is characterized as an efficientlearning strategy for the students of this group. Its methodology favors professional and personal development; influencestechnical-scientific improvement in the nursing school area; and provides for the construction of collective activities withgroups of other areas. Students classify the PET program as fundamental for the development of academic life. Tutorsevaluated the experience of advising the group as positive, for it promotes the exchange of information, and professionaland personal growth and empowerment. The conclusion illustrates that the PET program in EEUFBA has established itselfas an important pedagogic instrument. Its work methodology favors professional and personal development, achievingthe objective of its role as comprehensive education, preparing professionals more committed to reality, and improvingtechnical-scientific information, which is indispensable for Nursing.

El Programa de Educación Tutorial (PET) se destina al perfeccionamiento de la formación de los alumnos de los diversoscursos de graduación de las Instituciones de Enseñanza Superior del país, por medio de la promoción de actividadesrelacionadas a la enseñanza, investigación y extensión. Con base en una metodología cualitativa, el presente estudio fueelaborado con el objetivo de caracterizar a los ex-integrantes del PET, becarios y voluntarios, cuanto al sexo, edad, color,tiempo de permanencia en el Programa, nivel de formación actual, clase social y renta; analizar la experiencia vividapor ex-integrantes del PET-Enfermería y los factores que interfieren en el desarrollo de sus actividades. Para tanto, seutilizó como instrumento de colecta de datos, la entrevista semiestructurada. Los datos colectados fueron analizados através de la técnica de análisis de contenido. Al final del estudio, fue observado que el PET en la EEUFBA se caracterizacomo una estrategia de aprendizaje eficaz para los alumnos de este grupo. Su metodología de trabajo favorece lamadurez profesional y personal; influye en el perfeccionamiento técnico-científico, en la elección del área de actuacióndentro de la enfermería; bien como, hace posible la construcción de actividades en conjunto con grupos de otras áreas.El PET fue apuntado por los alumnos como siendo de fundamental importancia el desarrollo de la vida académica,mientras que la experiencia de orientar el grupo fue evaluada por los tutores como positiva, pues promueve el intercambiode informaciones, crecimiento y enriquecimiento profesional. Se concluye que el PET, en la EEUFBA, se ha firmado comoinstrumento pedagógico importante, pues su metodologia de trabajo favorece la madurez profesional y personal, llevandoal cumplimiento de su papel en lo que respecta a la formación amplia, al preparo de profesionales más comprometidos conla realidad, y con el aprimoramiento de los conocimientos técnicocientíficos imprescindibles a la Enfermería.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Tutoria
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: lil-767232
Autor: Mélo, Marisa Leal Correia; Nascimento, Maria Angela Alves do.
Título: As políticas de capacitação de recursos humanos em um Sistema Municipal de Saúde / The developmental politics of human resources at Heathl Municipal System
Fonte: Rev. baiana enferm;14(1), 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo realizado em um sistema municipal de saúde, com o objetivo de analisar as políticas de capacitação para osprofissionais de saúde de nível superior, implementadas no período de 1990 a 1998. Utilizou-se a abordagemqualitativa e, para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, a observação sistemática e documentos oficiaise técnicos. Os resultados demonstraram que essas políticas de capacitação estão desvinculadas de um projetocoletivo de reorganização da área de recursos humanos e de construção de um saber em saúde que atenda àspropostas do Sistema Único de Saúde, além de caracterizadas por programas de capacitação pontuais,verticalizados, voltados a programas de saúde estabelecidos a nível central e descontextualizados das necessidadesda população.

This study was developed in a municipal health system, and its goal is to analyze the qualification politics for universitylevel health professionals, which were implemented from 1990 to 1998. The qualitative approach, to collect thedata were used and a semi-structured interview and systematic observation at official and technical documents. Theresults show that these qualification politics are separated from a human resource area reorganization collectiveproject and from a health knowledge able to respond to the Public Heath System (SUS) proposals. Besides, the politicsare characterized by punctual and directed qualification politics, which are far from the population needs.
Descritores: Planos e Programas de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Estratégias de eSaúde
-Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-897485
Autor: Fernandes, Marcelo Nunes da Silva; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Weiller, Teresinha Heck; Coelho, Alexa Pupiara Flores; Prestes, Francine Cassol; Donaduzzi, Daiany Saldanha da Silveira.
Título: Satisfação e insatisfação de residentes multiprofissionais em saúde na perspectiva da formação / Satisfacción e insatisfacción de residentes multiprofesionales en salud en la perspectiva de su formación / Satisfaction and dissatisfaction of multiprofessional residents in health in the perspective of professional training
Fonte: Rev. baiana enferm;31(3):e18344, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo descrever as vivências de satisfação e insatisfação de residentes multiprofissionais em saúde na perspectiva da formação. Método pesquisa qualitativa, realizada com nove residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados, produzidos por meio de grupo focal realizado em abril de 2013, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados os residentes possuíam vivências de satisfação relacionadas ao compartilhamento de conhecimentos e gratificação do usuário. As vivências de insatisfação davam-se pela falta de comunicação na equipe, sobrecarga de trabalho, extensa carga horária, dificuldade na articulação da teoria com a prática e demandas impostas. Conclusão os participantes vivenciavam sentimentos opostos, apesar de o processo de formação dos residentes conferir-lhes satisfação, o que indica a necessidade de diálogo e sensibilização das instituições formadoras.

Objetivo describir las vivencias de satisfacción e insatisfacción de los residentes multiprofesionales en salud en la perspectiva de su formación. Método investigación de enfoque cualitativo, realizada con nueve residentes de un Programa de Residencia Multiprofesional en Salud de una universidad pública del Sur de Brasil. Los datos, obtenidos a través de un grupo focal, realizado en abril de 2013, fueron sometidos al análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados los residentes poseían vivencias de satisfacción relacionadas a los conocimientos compartidos y a la gratificación del usuario. Las vivencias de insatisfacción se debían a la falta de comunicación en el equipo, la sobrecarga de trabajo, una extensa carga horaria, la dificultad en la articulación entre la teoría y la práctica y, a demandas impuestas. Conclusión los participantes vivenciaban sentimientos opuestos, a pesar de que el proceso de formación de los residentes les confería satisfacción, lo que indica la necesidad de diálogo y sensibilización de las instituciones formadoras.

Objective to describe the experiences of satisfaction and dissatisfaction of multiprofessional residents in health in the perspective of their professional training. Method a qualitative study was performed with nine residents of a Multiprofessional Residency Program in Health from a public university in the south of Brazil. The data obtained through a focus group in April 2013 were submitted to thematic content analysis. Results the residents had experiences of satisfaction associated with knowledge sharing and user gratification. Experiences of dissatisfaction resulted from the team's lack of communication, work overload, excessive working hours, difficulty linking theory to practice, and imposed demands. Conclusion although the professional qualification process provided by the residency course, the participants experienced opposing feelings; which indicates the need for qualifying institutions to promote dialogue and raise awareness.
Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Capacitação Profissional
Internato não Médico
Satisfação no Emprego
-Equipe de Assistência ao Paciente
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1149249
Autor: Ruiz-Rodríguez, Luis Ernesto; Medina-Morales, Jesús Ignacio; Campillo Marrero, Luisdanys.
Título: A propósito del artículo "Capacitación pedagógica de alumnos ayudantes: una necesidad sentida en la carrera de Estomatología" / On the article "Pedagogical training for teaching students: a need indeed in the Dentistry degree"
Fonte: Edumecentro;13(1):302-307, ene.-mar. 2021.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes
Medicina Bucal
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-882797
Autor: Haddad, Ana Estela; Nunes, Fábio Daumas; Cavalcanti, Marcelo; Melani, Rodolfo Francisco Haltenhoff; Braz-Silva, Paulo Henrique; Garrido, Deise; Azevedo, Ana Cristina Moraes; Rivera, Lumena Maria Keller da; Andrade, Sônia Tereza de; Pereira, Maria Cristina dos Santos; Bozzo, Marcel Valentino; Dall´Onder, Adriana; Perazzolo, Claudia Regina; Covas, Iara Maia; Vieira, Luciana Ribeiro da Silva; Limp, Lucilene; Jorge, Emelin Assef; Garcia, Elder Ribeiro; Bafume, André Luiz; Bönecker, Marcelo.
Título: A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência / The Guideline of the National Postgraduate Plan for articulation with Basic Education: reporting the project Experimenting Science
Fonte: Rev. ABENO;17(3):2-9, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O Plano Nacional de Pós-Graduação recomenda que o Sistema Nacional de Pós-Graduação desenvolva estudos tendo em vista as necessidades e os interesses dos estudantes da educação básica. Buscando seguir esta diretriz, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo estabeleceu uma parceria com instâncias gestoras da rede pública de educação no município de São Paulo, formulando e implementando o projeto Experimentando Ciência. O objetivo foi de aproximar os estudantes do ensino fundamental do conhecimento científico produzido na universidade, promovendo a popularização da ciência e da tecnologia. A partir da delimitação de um problema em sala de aula, quatro grupos de dez alunos, percorriam cinco laboratórios da faculdade, com o objetivo de levantar hipóteses, ensaiar e testar desenhos experimentais. Participaram, ao longo do ano de 2016, cinco escolas, perfazendo um total de 200 alunos. Os resultados foram apresentados em conjunto na forma de relatórios, relatos de experiência, e divulgados para a comunidade escolar, no sentido de compartilhar e multiplicar o conhecimento. De acordo com os relatos, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o entendimento da ciência de forma prática, instigando a curiosidade pela pesquisa e despertando a percepção de que a educação superior é uma etapa possível de ser alcançada no ciclo educacional. Para a universidade, o projeto demonstrou a viabilidade e importância da articulação interdisciplinar e entre os diferentes níveis educacionais (AU).

The Brazillian National Postgraduate Plan recommends that the National Graduate System develop studies in view of the needs and interests of students in basic education. Seeking to follow this guideline, the Graduate Program in Dental Sciences, School of Dentistry, University of São Paulo established a partnership with management bodies of the public education network in the city of São Paulo, formulating and implementing the Experimenting Science project. The objective was to bring the students of basic education closer to scientific knowledge, produced in the university, promoting the popularization of science and technology. From the delimitation of a problem in the classroom, four groups of ten students, ran five college labs, with the purpose of hypothesizing and testing experimental designs. Throughout the year 2016, five schools participated, making a total of 200 students. The results were presented in the form of reports, reports of experience, and disseminated to the school community, in order to share and multiply knowledge. According to the reports, students had the opportunity to broaden the understanding of science in a practical way, instigating curiosity for research and awakening the perception that higher education is a possible stage of achievement in the educational cycle. For the university, the project demonstrated the feasibility and importance of the interdisciplinary articulation and between the different educational levels (AU).
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Comunicação Interdisciplinar
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Brasil
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
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Id: biblio-981933
Autor: Tamayo, M; Besoaín-Saldaña, A; Aguirre, M; Leiva, J.
Título: Trabajo en equipo: relevancia e interdependencia de la educación interprofesional / Teamwork: relevance and interdependence of interprofessional education
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(39):1-10, 2017. ilus, tab, graf.
Idioma: en; es.
Resumo: La educación médica se ha enfocado, históricamente, en el desempeño individual de los profesionales de la salud. Sin embargo, ante los cambios en el foco, estructura y necesidades de los sistemas de atención en salud, el foco se ha redirigido hacia el trabajo en equipo. Esta concepción implica una acción coordinada, llevada a cabo por dos o más individuos, lo que implica metas acordadas en conjunto, y exige entendimiento claro y respeto de los roles y las funciones de cada miembro. El trabajo en equipo, más que un fin, es un proceso y requiere la habilidad de trabajar como colegas, en vez de superior-subordinado. En este sentido, se entiende por multiprofesionalismo al trabajo común realizado por profesionales de las diferentes categorías, en las que su contribución individual conduce a un producto final que satisface los requerimientos únicos de cada parte en la solución de los problemas identificados. Tanto la construcción colectiva del trabajo a realizar por el equipo multidisciplinario cuanto las posibilidades de incorporar la atención a las prácticas profesionales, indican la necesidad de identificar y desarrollar dimensiones comunicativas en los sujetos involucrados en el cuidado (trabajadores y usuarios). Los equipos multidisciplinarios deben superar los acuerdos y articulaciones centradas solo en las relaciones. La Organización Mundial de la Salud señala que la práctica colaborativa optimiza los resultados de la atención en salud entregando una atención integral a los pacientes, sus familias, cuidadores y comunidades. Los profesionales preparados para la práctica colaborativa han aprendido a trabajar en un equipo interprofesional mediante entrenamiento efectivo en educación interprofesional; esta educación ocurre cuando estudiantes de dos o más profesiones aprenden sobre, de y entre ellos mismos para permitir una colaboración efectiva. (AU)
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente/tendências
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Relações Interprofissionais
-Percepção Social
Estudantes de Ciências da Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Saúde Pública
Comunicação Interdisciplinar
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME



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